como sabemos, no princípio dos tempos existia o nada. · como sabemos, no princípio dos tempos...

12

Upload: others

Post on 20-Jan-2020

17 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Como sabemos, no princípio dos tempos existia o nada.Em qualquer lugar do mundo e do universo que hoje conhecemos, havia uma espécie de massa sem forma.

Isto corresponde, no sistema decimal universal, à Classe 0, na qual se

ordenam todas as generalidades, quer dizer, a massa informe dos assuntos que tratam de muitas coisas em geral, mas de nenhum assunto em particular. Como utilizadores, deveremos consultar esta classe para iniciar as pesquisas sobre qualquer assunto.

Classe 1 – Deu-se, em tempos, uma reviravolta na história do mundo e houve algo que se pôs em movimento: o pensamento universal e os princípios da humanidade.

Este momento corresponde na CDU à Classe 1 que agrupa a Filosofia, a

Ética, a Lógica, a Psicologia...é o momento em que o homem começa a pensar e, assim, a diferenciar-se, enquanto ser racional, dos outros seres vivos. A diferença entre o bem e o mal encontra-se aqui.

Classe 2 – Animado de raciocínio, o homem sentiu necessidade de encontrar um ser superior, um ser fundador de todas as coisas.

Para tal, criou-se, no sistema decimal universal, a Classe 2 que trata dosdeuses, das religiões e das crenças. O conhecimento das religiões e do fenómeno religioso é um dever de todos..

Classe 3 – Entretanto, o Homem sentiu necessidade de se organizar .

Criou-se então a Classe 3 que engloba as ciências sociais e humanas: o Direito, a Educação, a Sociologia...no fundo as ciências que ajudam o homem a viver em sociedade. Nesta classe encontramos os teus direitos enquanto criança.

Classe 4 – De seguida, deu-se o aparecimento das línguas resultante da necessidade de comunicar entre si, por isso a CDU criou a Classe 4 que contém as línguas, as gramáticas, os vocábulos e os dicionários.

Alguns países, como o nosso, decidiram juntar a Classe 4 à Classe 8 atendendo à semelhança entre a Literatura e a Língua. Assim, a Classe 4 ficou vazia como uma espécie de arca para guardar uma necessidade futura. Imagina o que poderá ser escondido neste baú.

Classe 5 – Com o aparecimento das linguagens, o Homem começou a investigar criando em primeiro lugar as ciências puras:

a Matemática, a Física, a Química, a Botânica e a Zoologia dando origem à Classe 5. O número, a cor e a luz encontram-se em harmonia nesta parte da tua biblioteca.

Classe 6 – Logo depois, aplicou estas ciências à realidade criando a Medicina, a Engenharia, a Agricultura.

Esta classe é vital porque refere os órgãos do teu corpo e muitos dos nossos alimentos.

Classe 7 – O passo seguinte foi de encontro às artes: a Arquitectura, a Pintura, a Música, e o Desporto…

O Homem sentiu necessidade de se expressar de outros formas, aparecendo a Classe 7. Vamos jogar: a beleza, a diversão e o som são nossos companheiros.

Classe 8 – Com o mundo criado e organizado, o Homem começou a imaginar outras realidades e a exprimir-se através da palavra, dando origem a outra arte, a Literatura.

A Classe 8 contém assim tudo o que é poesia, romance, novela, conto... e também, como já sabes, tudo o que respeita à língua (gramáticas, prontuários…) Era uma vez…

Classe 9 – Depois de organizar o mundo que o rodeava, o Homem sentiu que deveria escrever a sua própria história e deixar o testemunho de tudo o que fez, de todos o lugares por onde passou e de tudo o que descobriu.

Para essa fase da história da humanidade, criou-se a Classe 9 que engloba aGeografia, as Biografias e a História. Esta parte da CDU é óptima para quem tem memória curta porque nos ajuda a recordar o passado. …

Não te esqueças que se gostas de romances procuras na Classe 8, se gostas de pintura procuras na Classe 7, se precisas de fazer um trabalho sobre Química procuras na Classe 5, se quiseres saber quem foi Jesus Cristo ou Buda, procuras na Classe 2. Se não sabes nada, nada de um assunto, perguntas à classe 0.