como reagir diante das aflições da vida

Upload: marcos-di-giacomo-mariano

Post on 08-Jul-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/19/2019 Como Reagir Diante Das Aflições Da Vida

    1/2

    COMO REAGIR DIANTE DAS AFLIÇÕES DA VIDA2 Co 1:3-11

    3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de todaconsolação! 4 É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os

    que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somoscontemplados por Deus. 5 Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam emgrande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio deCristo. 6 Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somosconfortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos. 7 A nossa esperança arespeito de vós está firme, sabendo que, como sois participantes dos sofrimentos, assim osereis da consolação. 8 Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulaçãoque nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmosaté da própria vida. 9 Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para quenão confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos; 10 o qual nos livrou e livraráde tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos, 11ajudando-nos também vós, com as vossas orações a nosso favor, para que, por muitos, sejamdadas graças a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos.

    INTRODUÇÃO:

    Foi Julius Rozenwald, o grande educador, que falou isto: "Quando você tiver umlimão, faça uma limonada!

    Mas o insensato faz diferente; se a vida lhe der um limão, renuncia e diz: "Estouderrotado; não tive sorte".

    O homem sensato recebe um limão e diz: Que lição posso tirar deste infortúnio? Oque Deus quer me ensinar com este problema? O que Deus quer me dizer com aminha situação financeira precária? O que Deus quer fazer em mim neste momento

    crítico que estou passando? Como poderei transformar este azedo limão em umasaborosa limonada?

    William James disse: "As nossas enfermidades auxiliam-nos de maneira inesperada."Veja: Só depois que Milton ficou cego, que escreveu sua melhor poesia. Beethovemcompôs sua melhor música, depois que ficou surdo. Se A VIDA está lhe dando umlimão, faça dele uma limonada.

    Um poeta disse: "Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama,o outro as estrelas."

    O QUE VOCÊ TEM VISTO ATRAVÉS DE SUA AFLIÇÃO?

  • 8/19/2019 Como Reagir Diante Das Aflições Da Vida

    2/2

    1) NÃO DEIXE OS SENTIMENTOS TE DOMINAREM!Nas aflições, não somente sinta,pense! E ALINHE SEUS SENTIMENTOS COM A PALAVRA DE DEUS (v.8b,9a)

    a ponto de desesperarmos até da própria vida. 9 Contudo, já em nós mesmos...

    O pensador Harold disse: "Eu estava triste porque não tinha sapatos, até que, aosubir a rua, encontrei um homem que não tinha pés".

    ALINHE SEUS SENTIMENTOS COM A PALAVRA DE DEUS

    9 Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que nãoconfiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos; o qual nos livrou elivrará de tão grande morte;

    2) ACREDITE NOS PROPÓSITOS DE DEUS!Existe propósito de Deus em sua tribulaçãopara a sua vida e a vida daqueles ao seu redor. (v.4,6)

    Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados,é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz suportando vós com paciênciaos mesmos sofrimentos que nós também padecemos.

    3) LEMBRE-SE DAS PROMESSAS DE DEUS! Não é consolo de conformismo, mas Deus dáconsolo de certeza de livramento. (v.5, 7, 10)

    5 Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medidaa nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo.7 A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que, como sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação.10 o qual nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado queainda continuará a livrar-nos,

    4) BUSQUE AJUDA DOS IRMÃOS! As nossas orações são arma forte de guerra e grandefonte de consolo na aflição!Ser parte da igreja faz a diferença! (v. 11) Ajudando-nos também vós, com as vossas orações a nosso favor, para que, pormuitos, sejam dadas graças a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido pormeio de muitos. DEUS NOS FEZ PARA VIVERMOS EM FAMÍLIA!

    CONCLUSÃO:

    1) NÃO DEIXE OS SENTIMENTOS TE DOMINAREM, MAS ALINHE-OS COM A PALAVDE DEUS! USE A RAZÃO!

    2) ACREDITE NOS PROPÓSITOS DE DEUS! 3) LEMBRE-SE DAS PROMESSAS DE DEUS!

    4) BUSQUE AJUDA DOS IRMÃOS! DEUS NOS FEZ PARA VIVERMOS EM FAMÍLIA!