como lidar com o mau comport amen to

3
COMO LIDAR COM O MAU COMPORTAMENTO A maioria dos professores é confrontada com o mau comportamento de alguns alunos, em cada aula que leccionam, pelo menos algumas vezes. A chave para prevenir, ou pelo menos diminuir, o stress provocado por estes comportamentos é ter uma série de estratégias para lidar com qualquer problema. Além de ajudar o professor a lidar com o stress, estas estratégias também tornarão menos provável que o mau comportamento se repita no futuro. Quando o aluno vê que é tratado de forma justa e racional, pela sua acção, rapidamente se apercebe que não vale a pena abusar da disponibilidade do docente. Use “Eu quero…” nas suas declarações O professor eficaz diz ao aluno exactamente o que quer que seja realizado. Em vez de perguntar: “Importas-te de parar a conversa agora… “ deve usar uma declaração mais assertiva: “Eu quero que pares de falar agora e me escutes, se faz favor!” Mantenha a calma No entanto, é natural que se não mantiver a calma após o mau comportamento de um aluno, isso só vem acrescentar stress e aumentar os problemas. Um professor que mantenha a calma lida mais eficazmente com o problema e incentiva o aluno a ficar calmo, também. Mantenha a turma afastada do problema Pode ser tentador resolver o problema de um mau comportamento de um aluno em frente à turma. No entanto isso torna muito mais provável que a situação se transforme num confronto. Em vez disso deve levar o aluno para uma sala vazia, ou até mesmo para fora da sala, antes de ter qualquer tipo de conversa com ele. Acalme-se, não se transtorne É uma reacção vulgar, quando confrontado com as grosserias ou até mesmo confrontações, iniciar um “face a face”, até mesmo uma batalha com o aluno em causa. No entanto, se

Upload: virgilioribeiro

Post on 24-Jun-2015

2.192 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Como Lidar Com o Mau Comport Amen To

COMO LIDAR COM O MAU COMPORTAMENTO

A maioria dos professores é confrontada com o mau comportamento de alguns alunos, em cada aula que leccionam, pelo menos algumas vezes. A chave para prevenir, ou pelo menos diminuir, o stress provocado por estes comportamentos é ter uma série de estratégias para lidar com qualquer problema. Além de ajudar o professor a lidar com o stress, estas estratégias também tornarão menos provável que o mau comportamento se repita no futuro. Quando o aluno vê que é tratado de forma justa e racional, pela sua acção, rapidamente se apercebe que não vale a pena abusar da disponibilidade do docente.

Use “Eu quero…” nas suas declarações

O professor eficaz diz ao aluno exactamente o que quer que seja realizado. Em vez de perguntar: “Importas-te de parar a conversa agora… “ deve usar uma declaração mais assertiva: “Eu quero que pares de falar agora e me escutes, se faz favor!”

Mantenha a calma

No entanto, é natural que se não mantiver a calma após o mau comportamento de um aluno, isso só vem acrescentar stress e aumentar os problemas. Um professor que mantenha a calma lida mais eficazmente com o problema e incentiva o aluno a ficar calmo, também.

Mantenha a turma afastada do problema

Pode ser tentador resolver o problema de um mau comportamento de um aluno em frente à turma. No entanto isso torna muito mais provável que a situação se transforme num confronto. Em vez disso deve levar o aluno para uma sala vazia, ou até mesmo para fora da sala, antes de ter qualquer tipo de conversa com ele.

Acalme-se, não se transtorne

É uma reacção vulgar, quando confrontado com as grosserias ou até mesmo confrontações, iniciar um “face a face”, até mesmo uma batalha com o aluno em causa. No entanto, se fizer uma abordagem implacavelmente calmo e educadamente, será muito mais provável acalmar os ânimos e também irá mostrar um comportamento apropriado ao aluno. Torne o seu tom de voz mais grave e fale com voz baixa, até que a sua fala se torne calma e quase hipnótica.

Não corresponda à expectativa

Muitos dos maus comportamentos têm a intenção de provocar o professor. Se dissimular a atitude de confrontação a táctica fica sem sentido e o aluno verifica que é um desperdício de tempo.

Construir “barreiras”

Uma boa forma de evitar a escalada do mau comportamento é construir, metaforicamente, uma "barreira" entre o professor e o comportamento. Imagine que

Page 2: Como Lidar Com o Mau Comport Amen To

uma barreira se interpõe entre você e o aluno. Por pior que ele ou ela se comportem ficará completamente imune aos seus efeitos. Desta forma, estará numa melhor posição para lidar, com calma e racionalmente, com a situação.

Faça-os decidir

Quando tiver que usar sanções, lembre-os, que têm de efectuar uma escolha em cada uma das etapas. Eles podem começar aceitando um determinado nível de sanções. Em alternativa, caso decidam repetir os actos, irão caminhando para níveis de punição cada vez mais elevados.

Sancionar o mau comportamento

Quando o aluno recebe a punição, provavelmente perceberá isso como um ataque pessoal, neste caso será susceptível a criação de um confronto. Deixe claro que é o comportamento, e não ele, que está a ser sancionado. Mantenha toda a situação o mais impessoal possível.

Fiscalize a sanção

Sempre que uma sanção é aplicada esta deve ser fiscalizada. Por exemplo, vigiando o aluno para verificar se a punição está a ser cumprida, caso contrário, a sanção não terá sentido e não valerá a pena se esta não tiver prioridade.

Faça a contagem de sanção

Se você definir uma sanção despenda algum tempo, durante o período da sanção, conversando com a criança sobre o seu comportamento. Muitas vezes as crianças não percebem muito bem por que é estão a ser punidos, precisam que as coisas sejam explicadas claramente. Em primeiro lugar espera-se que a discussão previna a recorrência do comportamento que originou a sanção.

Este artigo é um excerto do livro “Guerilla Guide to Teaching” (2 ª edição), de Sue Cowley's, publicado pela Continuum.

Tradução de Virgílio Ribeiro