como instituir a ergonomia na empresa

10
COMO INSTITUIR A ERGONOMIA NA EMPRESA- A DINÂMICA DOS COMITÊS DE ERGONOMIA A quem se destina: - A pessoal de escritório, em geral, e para quem usa muito o computador Esclarecimento inicial ao treinador: É importante considerar que, muitas vezes, pode ser difícil passar alguns conceitos fundamentais para o pessoal de escritório, por uma série de motivos: um deles é a noção altamente desenvolvida de espaço pessoal, com a conseqüente dificuldade de aceitação de mudanças no posto de trabalho; outro é a dificuldade que se tem quando a pessoa racionaliza seu risco como baixo tendo a desculpa do pouco tempo na função; o terceiro é que, muitas vezes, uma configuração de um posto de trabalho com computador que atende bem a determinado tipo de trabalho não atende a outro. Sugerimos uma palestra de 2 horas, precedida de uma técnica de alto valor: gravar em vídeo-tape pessoas em situação ergonomicamente correta e em situação ergonomicamente inadequada e, no dia do treinamento, após passados os conceitos básicos, discutir exemplos, inclusive da própria realidade da empresa. Essa auto-identificação ajuda muito na mudança da postura das pessoas, passando a tê-las como aliadas na Ergonomia. Um corolário: é fundamental pedir autorização a essas pessoas para usar suas imagens no treinamento, caso contrário elas irão obstacular os esforços de melhoria de postura. No treinamento, deverão ser abordados:

Upload: co100za

Post on 05-Dec-2014

107 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Como Instituir a Ergonomia Na Empresa

COMO INSTITUIR A ERGONOMIA NA EMPRESA- A DINÂMICA DOSCOMITÊS DE ERGONOMIA

A quem se destina:

- A pessoal de escritório, em geral, e para quem usamuito o computador

Esclarecimento inicial ao treinador:

É importante considerar que, muitas vezes, pode serdifícil passar alguns conceitos fundamentais para opessoal de escritório, por uma série de motivos: umdeles é a noção altamente desenvolvida de espaçopessoal, com a conseqüente dificuldade de aceitação demudanças no posto de trabalho; outro é a dificuldadeque se tem quando a pessoa racionaliza seu risco comobaixo tendo a desculpa do pouco tempo na função; oterceiro é que, muitas vezes, uma configuração de umposto de trabalho com computador que atende bem adeterminado tipo de trabalho não atende a outro.

Sugerimos uma palestra de 2 horas, precedida de umatécnica de alto valor: gravar em vídeo-tape pessoas emsituação ergonomicamente correta e em situaçãoergonomicamente inadequada e, no dia do treinamento,após passados os conceitos básicos, discutir exemplos,inclusive da própria realidade da empresa. Essaauto-identificação ajuda muito na mudança da posturadas pessoas, passando a tê-las como aliadas naErgonomia.

Um corolário: é fundamental pedir autorização a essaspessoas para usar suas imagens no treinamento, casocontrário elas irão obstacular os esforços de melhoriade postura.

No treinamento, deverão ser abordados:

1. Conceitos básicos relacionados à posição sentada.

2. Conceitos básicos relacionados à prevenção dosdistúrbios relacionados ao uso dos computadores.

3. Demonstração de como é um posto de trabalhoergonomicamente correto e como utilizar o ajuste damesa e da cadeira, visando um bom conforto - é de alto

Page 2: Como Instituir a Ergonomia Na Empresa

valor a montagem desse posto de trabalho ideal nopróprio local do treinamento.

4. Análise das situações anti-ergonômicas, em fotosobtidas fora da empresa, ou na própria empresaconforme orientado anteriormente.

5. Para a parte de encerramento do treinamento, ospontos a seguir devem ser reforçados com ostreinandos.

Orientação:

1- Correção visual

Se você necessita de alguma correção visual, garantaque seus óculos ou lentes de contato estejam "em dia".Caso seja portador de astigmatismo, hipermetropia oupresbiopia, será necessário trabalhar com o uso dosóculos ou lentes. Caso seja míope, isso poderá serdispensado.

No caso de presbiopia (dificuldade de enxergar deperto após os 40 anos), a melhor correção visual éfeita com lentes multifocais, com tratamentoanti-reflexo.

2- Posicionamento do computador na sala e eliminaçãode reflexos na tela

Posicione adequadamente seu equipamento na sala:monitor de lado para a janela; caso esteja de frente,ou de costas, deve haver persiana, a ser mantidafechada.

Procure identificar fontes de reflexo na tela domonitor de vídeo. Essa identificação costuma ser maisfácil com o monitor desligado. Elimine essas fontes dereflexo, se necessário, com ajuda do facilitador desua área.

Em algumas situações, a inclinação do monitor de vídeopode ajudar.

Evite os filtros propostos como tendo propriedadesanti-reflexo.

Page 3: Como Instituir a Ergonomia Na Empresa

3- Posicionamento em frente ao monitor de vídeo

O monitor de vídeo deve estar bem em frente aos seusolhos. Não trabalhe com o monitor de lado, pois issoexige torções do tronco e do pescoço, com possíveisconseqüências dolorosas para seus músculos.

Em relação à altura do monitor de vídeo, a posiçãoideal é aquela em que o mesmo se encontra um poucoabaixo da projeção horizontal de seus olhos e um poucoinclinado para cima, facilitando a leitura. O limitesuperior do monitor de vídeo é na projeção horizontalde seus olhos. Se você é baixo, é possível colocar omonitor de vídeo direto sobre o tampo da mesa; porém,se você é alto, essa posição do monitor poderá causardor nos músculos do pescoço.

No caso de uso de óculos multifocais para presbiopia,o melhor posicionamento do monitor de vídeo é um poucomais baixo que a horizontal dos olhos (sobre a mesa ouum pouco acima); monitores no nível da horizontal dosolhos trazem desconforto, pois o usuário terá queinclinar a cabeça para trás a fim de obter foco naparte de baixo das lentes multifocais.

Regule a luminosidade e o contraste da tela, paraevitar esforços visuais.

4- Cadeira adequada e seu ajuste

Use uma cadeira ergonomicamente correta. Evitecadeiras de madeira, cadeiras com ângulo reto entrecoxas e tronco, de palhinha e mesmo cadeiras degerente.

Atenção para com os braços da cadeira. Caso elesimpeçam o seu acesso confortável ao posto de trabalho,prefira cadeira sem braços.

Aprenda a fazer as regulagens da cadeira às suasdimensões, de modo a obter bom conforto. A alturacerta de sua cadeira de trabalho é aquela em que seuscotovelos estejam na altura do tampo da mesa. Casoseus pés fiquem suspensos, coloque um apoio para osmesmos.

Ajuste a altura do apoio lombar da cadeira, de forma a

Page 4: Como Instituir a Ergonomia Na Empresa

lhe proporcionar bom apoio, sem forçar qualquer pontoda coluna.

Quando estiver digitando, usando o mouse ou lendo,ajuste a cadeira de tal forma que seu tronco e suascoxas formem um ângulo de aproximadamente 100 - 110graus.

Quando estiver escrevendo, sente-se mais para aextremidade anterior da cadeira.

5. Mesa de trabalho

Se você é muito alto (maior que 1,75m), provavelmentenecessitará de uma mesa mais alta que o padrão de 75cm; procure alguma forma de elevar sua mesa, atravésde calços ou de mesas especiais dotadas de regulagemde altura.

Procure liberar espaço junto de sua mesa de trabalho;se necessário, afaste a CPU e coloque o monitor devídeo sobre um suporte vazado.

Garanta a existência de algum espaço para movimentar oteclado um pouco para frente e um pouco para trás e,inclusive, procure um arranjo em que seja possívelafastar o teclado, possibilitando assim, usar asuperfície da mesa para a escrita.

Procure trabalhar em uma mesa que tenha bordasarredondas. Caso não as tenha, você pode serbeneficiar de um apoio de punho almofadado, de bordaarredondada, mas que seja mais baixo do que o teclado.Use-o como descanso durante as correções do trabalho edurante o período de interação com o computador.

Caso seu trabalho envolva leitura freqüente de textoou consulta a documentos, arranje um suporte paradocumento e coloque o texto inclinado, o mais próximopossível do monitor de vídeo, ou entre este e oteclado, de forma que o seu deslocamento de pescoçoseja pequeno.

Todos os objetos de uso constante (calculadora,telefone e outros) devem estar o mais próximo possívelde seu corpo; se no seu posto de trabalho você tem quese virar ( posto em "L" ou mesa complementar), garanta

Page 5: Como Instituir a Ergonomia Na Empresa

que na outra posição exista uma extensão telefônica,de forma a evitar torção do tronco ao ter queatendê-lo.

Evite colocar objetos/documentos pesados em gavetasque estejam próximas do piso; de preferência, nãocoloque nada nestas gavetas.

6. Postura correta para o trabalho

Procure sentar-se sempre alinhado com o eixo dacadeira. Evite sentar-se torto. Seu corpo, o teclado eo monitor de vídeo devem estar alinhados.

O monitor de vídeo deve estar bem na frente dosolhos, um pouco para baixo da projeção horizontal dalinha dos olhos; se você é alto, coloque um suporte demadeira debaixo do monitor de vídeo. Somente no casode trabalho constante de entrada de dados é que omonitor pode ficar um pouco de lado, se, nesse caso, àfrente de seus olhos, for colocado o documento-fonte.

A distância correta do monitor de vídeo aos olhos éaproximadamente a distância de seu braço esticado.

Braços soltos, ao lado do corpo; teclado colocado numaposição equivalente à dos cotovelos.

Coluna reta em relação à mesa e ao monitor de vídeo.

Ângulo entre o tronco e as coxas de aproximadamente100 graus.

Ângulo entre coxas e pernas de aproximadamente 100graus.

Pés apoiados, se necessário em um apoio portátil.

Não faça concessões em relação à postura, ou seja, nãoadote posturas erradas, nem em trabalhos de pequenaduração.

Não use talas de imobilização do punho.

7- Operação do teclado

Procure digitar com os 10 dedos, com método.

Page 6: Como Instituir a Ergonomia Na Empresa

Enquanto estiver digitando, não fique com o punhoapoiado sobre a mesa ou sobre uma almofadaeventualmente existente.

Procure conhecer teclas de atalho de seu programa, deforma a reduzir o uso do mouse.

Caso perceba que o teclado está se tornando duro(isso é normal depois de alguns meses ou anos),troque-o imediatamente. Considere que os dedos nãoestão aptos a desenvolver esforços contra resistência.

8. Operação do mouse

Procure um mouse no formato tradicional, mas que sejaadequado ao tamanho da sua mão; existem mouses dosmais diversos tamanhos.

Procure trabalhar com os braços junto do corpo. Eviteao máximo esticar ou abrir o braço para operar omouse. Para isso, uma das alternativas é usar o mousecom a mão esquerda, não se esquecendo de mudar aconfiguração do mesmo para clicar no botão direito.Ou, se você tiver muita dificuldade em operá-lo com amão esquerda, passe a usar um teclado menor. Outraalternativa é usar o mouse sobre o topo de umgaveteiro volante, o mais próximo possível de seucorpo, lembrando que nessa alternativa, há um aumentodo tempo de deslocamento entre o teclado e o mouse.

Com o passar do tempo, é natural que mouse se torneduro. Não hesite em trocá-lo. Movimentos do indicadorcontra resistência costumam ser causa de distúrbiosdolorosos.

9. Pausas de distensionamento e de alongamento

Em qualquer situação, a cada duas horas (no máximo)interrompa o trabalho por 10 minutos, levante-se, andeum pouco e faça uma bateria de exercícios dedistensionamento e de alongamento. Ver bateria deexercícios de distensionamento nesta seção. Ematividades de digitação de dados, a pausa prescritapela legislação brasileira é de 10 minutos a cada 50trabalhados.

Page 7: Como Instituir a Ergonomia Na Empresa

É importante lembrar que essa flexibilidade é aindamais necessária quando o trabalho exige muitaconcentração mental ou quando se está muito tenso,pois nesses casos, a tendência normal do organismo éficar ainda mais estático.

Durante esse período, evite ler, uma vez que duranteo esforço com computador seus músculos ciliares(músculos internos dos olhos) também ficam muitoexigidos.

10- Escute seu corpo

Caso ao usar o computador você perceba algumdolorimento, cansaço visual ou reflexos incômodos,procure mudar de posição ou interromper seu uso poralguns minutos, fazendo outra atividade.

Procure também identificar o que está errado,corrigindo sua condição de trabalho.

Lembrete final: Todas as recomendações acima colocadasdevem ser seguidas também quando o usuário estiverusando o computador em casa.

Orientação especial para usuários de computadoresportáteis:

Na hora de escolher o modelo de laptop:

1. Considerar muito o peso do equipamento. Escolhermodelos bem leves (há alguns que pesam 1,8 kg com afonte). A maioria dos modelos reduz o peso colocandounidades de disk-drive e CD-ROM externos. Prefiraesses modelos.

2. Atentar-se para as dimensões do teclado. Tecladosmuito pequenos são anti-ergonômicos. Dar preferênciaaos teclados em que a dimensão da tecla seja aquelados teclados comuns.

3. É fundamental que o teclado tenha 4 teclas emseparado: Home, PgUp, PgDn e End. Compre somenteequipamentos que tenham essas teclas em separado.Aqueles que, para fazerem essas funções é necessáriousar a tecla de Função (Fn) são inadequados.

Page 8: Como Instituir a Ergonomia Na Empresa

4. Prefira aparelhos de telas maiores.

5. Prefira modelos com apontador no meio (pequenaalavanca vermelha entre as teclas G, H e B). Aquelesdotados exclusivamente de touch pad não atendem emtermos de velocidade. Lembre-se de usar o apontadorcom uma mão e clicar com a outra.

Como usar o equipamento por longo tempo:

1. O ideal é montar um posto com: um minitecladoexterno, um mouse externo e posicionando o laptopsobre uma caixa.. Assim, você terá bom conforto visuale boa condição geral de trabalho. Ao adquirir umminiteclado, verificar se o mesmo também possui asteclas Home, PgUp, PgDn e End em separado.

2. Certifique-se que o nível do teclado esteja naaltura de seus cotovelos. Teclados muito altos oumuito baixos acarretam distúrbios importantes nosmúsculos de todo o membro superior.

3. É sempre bom lembrar que, a cada 2 horas, éimportante fazer uma pausa de aproximadamente 10minutos e, durante a mesma, levantar-se, caminhar efazer alguma ginástica de distensionamento.