“como é agradável o lugar da tua habitação, senhor dos exércitos! a minha alma anela, e até...

15

Upload: internet

Post on 21-Apr-2015

144 views

Category:

Documents


28 download

TRANSCRIPT

Page 1: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo
Page 2: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo

““Como é agradável o lugar da Tua habitação, Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo”. o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo”.

Salmos 84:1 e 2Salmos 84:1 e 2

Page 3: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo

Mostrar que como adoradores Mostrar que como adoradores somos movidos somos movidos por sentimentos e emoçõespor sentimentos e emoções, mas estes devem , mas estes devem estar estar ligados a Deusligados a Deus..

ExpressarExpressar esses sentimentos e emoções esses sentimentos e emoções a a DeusDeus..

Demonstrar Cristo através dos Demonstrar Cristo através dos Salmos.Salmos.

Page 4: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo

Salmos são Salmos são expressões do coração expressões do coração humano a Deushumano a Deus, nosso Criador, Juiz e Rei., nosso Criador, Juiz e Rei.

Page 5: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo

Deus é o nosso Criador e RedentorDeus é o nosso Criador e Redentor, estes , estes atributos são atributos são razões suficientesrazões suficientes para adorá-Lo. para adorá-Lo.

Sua criação Sua criação despertadesperta: (1) : (1) Temor e admiração Temor e admiração do poder Divino; (2) do poder Divino; (2) ApreciaçãoApreciação pelo Seu pelo Seu senso de beleza e perfeição; (3) senso de beleza e perfeição; (3) AlegriaAlegria por por Seus dons generosos.Seus dons generosos.

Page 6: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo

Você tem algum Salmo de sua preferência? Você tem algum Salmo de sua preferência? Algum que você mais se identifica? Em um Algum que você mais se identifica? Em um momento de Crise/Alegria teve algum Salmo momento de Crise/Alegria teve algum Salmo que combinou com o que sentia? Qual?que combinou com o que sentia? Qual?

Page 7: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo

Salmos: Salmos: expressão de sentimentos expressão de sentimentos não só de não só de alegria, mas também de aflições. alegria, mas também de aflições.

Questões como: “por que estou passando por Questões como: “por que estou passando por provações”, “por que os ímpios prosperam?”provações”, “por que os ímpios prosperam?”

Um fator que apresenta Um fator que apresenta Deus como digno de Deus como digno de adoraçãoadoração é que, é que, no fimno fim, não somente ocorrerá o , não somente ocorrerá o juízo, mas juízo, mas Ele será justo e verdadeiroEle será justo e verdadeiro..

Page 8: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo

É muito fácil nos sentirmos atraídos pelas É muito fácil nos sentirmos atraídos pelas facilidades da vida, nos aproveitar de situações facilidades da vida, nos aproveitar de situações e pessoas para termos vantagens pessoais. O e pessoas para termos vantagens pessoais. O que os Salmos falam sobre isso?que os Salmos falam sobre isso?

Page 9: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo

AsAs coisas deste mundo são passageiras, coisas deste mundo são passageiras, basta um basta um segundo e tudo pode mudar, suas prioridades, segundo e tudo pode mudar, suas prioridades, seus interesses, etc. E no final seremos como os seus interesses, etc. E no final seremos como os animais que perecem.animais que perecem.

Devemos entender que Devemos entender que nossa vida terrena não é nossa vida terrena não é tudo que existe!tudo que existe!

Devemos escolher: Devemos escolher: ou viver para este Mundo ou viver para este Mundo e tê-lo como único, e tê-lo como único, ou viver para o Eterno ou viver para o Eterno e tê-lo por completo!e tê-lo por completo!

Page 10: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo

Todo o sistema do Todo o sistema do santuáriosantuário representa por representa por símbolos a símbolos a Obra de Jesus Cristo, Seu sacrifício, Sua Obra de Jesus Cristo, Seu sacrifício, Sua entrega, Sua intercessão por nós.entrega, Sua intercessão por nós.

Os Salmos demonstram nossa pequenez e Os Salmos demonstram nossa pequenez e necessidade de Jesusnecessidade de Jesus como nosso Salvador, como nosso Salvador, Advogado e Senhor.Advogado e Senhor.

Devemos como cristãos Devemos como cristãos nos afastar dos rituais nos afastar dos rituais vaziosvazios, e focalizar nossa , e focalizar nossa adoração em Cristoadoração em Cristo, nunca , nunca por exaltação própria, mas por exaltação própria, mas por amor a Ele.por amor a Ele.

Page 11: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo

Numa aula um professor me disse: As coisas/sons têm Numa aula um professor me disse: As coisas/sons têm memória! Eu duvidei dele até ficar mais velho. Comecei a memória! Eu duvidei dele até ficar mais velho. Comecei a andar pelas ruas e bastou olhar para um carro antigo e me andar pelas ruas e bastou olhar para um carro antigo e me lembrar de que meu velho pai tinha um daqueles. Lembrei-me lembrar de que meu velho pai tinha um daqueles. Lembrei-me das aventuras, viagens e até das vezes que ele quebrou. Mas das aventuras, viagens e até das vezes que ele quebrou. Mas à frente escutei uma música da minha infância e lembrei-me à frente escutei uma música da minha infância e lembrei-me da minha mãe, escutando aquela música enquanto arrumava da minha mãe, escutando aquela música enquanto arrumava a casa! Meu professor tinha razão! As coisas/sons têm a casa! Meu professor tinha razão! As coisas/sons têm memória! Salmos foram escritos também para que o povo de memória! Salmos foram escritos também para que o povo de Deus não se esqueça das maravilhas que Ele operou Deus não se esqueça das maravilhas que Ele operou em nossas vidas!em nossas vidas!

Page 12: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo

A A históriahistória é um é um modo de revelação de Deusmodo de revelação de Deus. Ele . Ele instruiu seus filhos a contarem/testemunharem instruiu seus filhos a contarem/testemunharem sobre suas maravilhas. sobre suas maravilhas. Seu objetivo é Se revelar a Seu objetivo é Se revelar a outros e manter firme o alicerce de nossa Fé e outros e manter firme o alicerce de nossa Fé e Louvor!Louvor!

Os Salmos retratam Os Salmos retratam histórias de um povo separado histórias de um povo separado por Deus, que foi liberto, protegido, amparado, por Deus, que foi liberto, protegido, amparado, salvo e amado por Ele.salvo e amado por Ele.

Devemos aprender a Devemos aprender a adorar e celebrar a Deus de adorar e celebrar a Deus de modo coletivomodo coletivo, como povo de Deus., como povo de Deus.

Page 13: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo

1.1. Devemos apresentar a Deus nossas angústias e Devemos apresentar a Deus nossas angústias e confiar que Ele é o justo e fiel Juiz.confiar que Ele é o justo e fiel Juiz.

2.2. Devemos aprender a, lembrar e compartilhar das Devemos aprender a, lembrar e compartilhar das maravilhas que o Senhor tem feito em nossa maravilhas que o Senhor tem feito em nossa vida (particular) e de nossa comunidade (igreja).vida (particular) e de nossa comunidade (igreja).

3.3. Devemos adorar a Deus de modo sincero e Devemos adorar a Deus de modo sincero e verdadeiro, tendo sempre em vista que Ele verdadeiro, tendo sempre em vista que Ele

é o nosso Criador e Salvador.é o nosso Criador e Salvador.

Page 14: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo

- - Resumo:Resumo: Pr. Douglas Pino – Pastor do distrito Pr. Douglas Pino – Pastor do distrito de Tapes, pertencente à ASR.de Tapes, pertencente à ASR.

- - Slides Apresentação:Slides Apresentação: Departamento de Departamento de Escola Sabatina da USB.Escola Sabatina da USB.

Page 15: “Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo