como cuidar de mudas _ os saberes do jardim

Upload: regis

Post on 05-Jul-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/16/2019 Como Cuidar de Mudas _ Os Saberes Do Jardim

    1/4

    Os Saberes do Jardim

    Menu principal

    Pular para o conteúdo

    Home

    Para LER no Jardim

    Contato

    Como Cuidar de Mudas

    março 14, 2012 · por Bruna Pimentel · em Da Semente à Flor . ·

    Eu já postei no blog técnicas de plantio e germinação de sementes que eu testei, mas agora vou mostrar como cuido das minhas mudas para queelas se desenvolvam e cresçam fortes. Outras dicas além das que vou passar no post são sempre bem-vindas ; )

    O que vou passar nesse post serve para aquelas mudas que plantamos a partir da semente e não para mudas já compradas “prontas”. O período decrescimento da muda logo após a germinação exige atenção porque elas são frágeis e podem morrer com muita facilidade. Além disso énecessário adubar corretamente e transplantar no período adequado para que elas possam crescer vigorosamente.

    Como esse post é dedicado às mudinhas das quais cuidamos com carinho desde que eram só uma sementinha, leia o post Como Plantar Sementese também o post Técnica para Germinar Sementes I e II se você ainda não plantou suas sementes. Caso já tenha plantado a semente veja ao longodo post em que estágio está sua muda e siga a partir daí.

    1º Estágio – Plantio e Germinação

    Obviamente esse deve ser o primeiro estágio da muda, para isso leia os posts que já passei acima sobre plantio e germinação de sementes quetem muita informação e qualquer dúvida me mande um e-mail ou deixe um comentário e vou responder o mais rápido possível.

    Plantio em vasinhos

    Plantio em sementeiras

    http://saberesdojardim.files.wordpress.com/2012/03/cimg6368.jpghttp://saberesdojardim.files.wordpress.com/2012/03/cimg6368.jpghttp://www.saberesdojardim.com/livros/http://www.saberesdojardim.com/http://www.saberesdojardim.com/http://www.saberesdojardim.com/http://www.saberesdojardim.com/http://www.saberesdojardim.com/http://www.saberesdojardim.com/http://www.saberesdojardim.com/http://www.saberesdojardim.com/http://www.saberesdojardim.com/http://saberesdojardim.files.wordpress.com/2012/03/cimg6206.jpghttp://www.saberesdojardim.com/livros/http://www.saberesdojardim.com/da-semente-a-flor/tecnica-para-germinar-sementes-ii/http://www.saberesdojardim.com/http://www.saberesdojardim.com/contato/http://www.saberesdojardim.com/author/admin/http://www.saberesdojardim.com/http://www.saberesdojardim.com/como-cuidar-de-mudas/http://www.saberesdojardim.com/category/da-semente-a-flor/http://saberesdojardim.files.wordpress.com/2012/03/cimg6368.jpghttp://www.saberesdojardim.com/da-semente-a-flor/como-plantar-sementes/http://www.saberesdojardim.com/da-semente-a-flor/tecnica-para-germinar-sementes-i/http://www.saberesdojardim.com/

  • 8/16/2019 Como Cuidar de Mudas _ Os Saberes Do Jardim

    2/4

    2º Estágio – Crescimento

    Depois de germinar a muda quer crescer e para isso precisa de luz, água e nutrientes. O ideal é que o vaso ou sementeira esteja em local sem luzsolar direta e que as regas sejam diárias dependendo do clima e da época do ano. Normalmente, mesmo as plantas que gostam de pouca água,nesse estágio precisam de regas diárias ou quase diárias. A falta de rega por um único dia ou mesmo algumas horas, dependendo do local, podelevar a perda da muda, especialmente no verão e na primavera.

    Tomate cereja amarelo germinando

    Mosquitinho germinando

     Nesse momento, logo após a germinação, eu só rego as mudinhas com borrifador, da mesma forma como faço com as sementes e acrescento naágua da rega o composto Aconchego das Filhas de Gaia. Normalmente leva algum tempo até que eu precise efetivamente borrifar as mudas,

     porque cubro os vasos e sementeiras com plástico filme e as mudas crescem por muitos dias após a germinação sem necessidade de rega. Só passo a borrifar quando elas chegam no limite da altura do vaso e retiro o plástico filme.

    Mudas de ipomoea purpurea

    3º Estágio – Transplante

    Depois da muda germinar e ter um desenvolvimento inicial é hora de fazer o transplante para um vaso maior  ou para o local definitivo para queela possa continuar crescendo. Eu uso a regra dos 30 dias: só transplanto após 30 dias da data da germinação. Também é possível se basear apenas no desenvolvimento da muda, partindo desse princípio o ideal é fazer o transplante apenas quando a muda tiver pelo menos 2 pares defolhas, as duas iniciais e mais duas já bem desenvolvidas.

    Antes de transplantar prepare a terra com húmus, farinha de osso e torta de algodão. É o que sempre uso nos transplantes e funciona muito bem.Eu uso normalmente vasos específicos para mudas, que são mais estreitos e altos e feitos de um plástico bem maleável. Coloco 4 ou 5 colheresde sopa de húmus, 2 colheres de sopa de torta de algodão e 1 colher de sopa de farinha de osso.

    http://www.saberesdojardim.com/montagem-de-vasos/http://saberesdojardim.files.wordpress.com/2012/03/11dia_sementeira.jpghttp://www.saberesdojardim.com/adubos-e-fertilizantes/flores-para-as-flores/http://saberesdojardim.files.wordpress.com/2012/03/mosq_dia_04.jpghttp://saberesdojardim.files.wordpress.com/2012/03/tom_dia_02.jpg

  • 8/16/2019 Como Cuidar de Mudas _ Os Saberes Do Jardim

    3/4

    Vasos de mudas que eu uso. CustamR$0,70 na Cobasi

     No momento da retirada da muda do vaso ou sementeira é melhor que a terra esteja úmida, pois isso facilita a retirada sem agredir as raízes.

    Se você usou uma sementeira pequena no plantio a melhor opção para retirar a muda é usar uma colher de sobremesa (separe uma só pra jardinagem, acredite, é útil), ela se encaixa perfeitamente no espaço da muda e retira toda a terra e raízes de uma vez.

    Se usou um vasinho pode usar uma pequena pá de jardinagem ou mesmo a colher, sempre tomando cuidado para não danificar as poucas efrágeis raízes da muda.

    4º Estágio – Manutenção

    Após o transplante eu costumo esperar por volta de 20 a 30 dias para colocar a muda no sol se for uma planta que precisa de luz solar direta.Faço isso na primavera e no verão quando o sol está mais forte, no inverno e outono 15 dias normalmente são suficientes, mas isso em SP, avalieo clima do local onde você mora.

    Depois que a muda nasceu, cresceu e você transplantou, salvo no caso de você fazer um novo transplante depois, você só precisa manter oscuidados básicos para que ela mantenha um bom ritmo de crescimento. Por cuidados básicos entenda: iluminação adequada, rega, adubação e

     poda (se necessário).

    Eu faço a adubação a cada 30 só com húmus (especialmente para as frutíferas que precisam de adubação periódica para frutificar em vasos) e acada 60 dias com húmus, farinha de osso e torta de algodão. Além disso uso 1 ou 2 vezes por semana o adubo líquido nas regas.

    As ipoméias foram as primeiras sementes que tentei plantar e elas mederam flores lindas logo na primeira tentativa

    Tendo os cuidados necessários sua muda vai crescer e florescer lindamente depois de algum tempo. Eu normalmente as agradeço por me proporcionarem esse momento : )

    http://saberesdojardim.files.wordpress.com/2012/03/cimg2506.jpghttp://www.saberesdojardim.com/adubo-pratico-ii/http://saberesdojardim.files.wordpress.com/2012/03/cimg6646.jpg

  • 8/16/2019 Como Cuidar de Mudas _ Os Saberes Do Jardim

    4/4

    Depois de muitas tentativas tive sucesso plantando tomateiros e essafoi minha saborosa recompensa

    Related Posts

    Compartilhe isso

    Tags: aconchego, adubo, crescimento, ipomoea, mosquitinho, mudas, semente, sementeira, tomate, transplante, vasos

    Navegação de Posts

    ← Hortas em Garrafas PetÉ hora de colher os frutos… →

    Uma resposta para “Como Cuidar de Mudas”

    1.  Roger santos dezembro 29, 2014 às 9:21 pm · · Responder  →

    Bruna, acabei de me mudar para uma casa e estou começando na jardinagem, tenho 2 plantas frutíferas que vão bem, tirando os parasitasque as vezes aa encaram, e estou tendo muita dificuldade para conseguir fazer uma horta em vasos, comecei com sementes jogadas diretonos vasos, até os cotiledones elas crescem bem ( cebolinha, maracujá, arruda, coentro verdão, tomates cereja gaucho italiano, salsinha ,rabanete e rucula) porém depois disso o crescimento quase que para e ficam frageis e acabam morrendo. Será que se eu usar sementeira emuma região que nao pega sol direto ou que pegue poico com um sombrite, terei um rendimento melhor?? Ou é outra coisa, aqui ventamuito também, nao sei se influencia.Parabens pelo blog

      Bruna Pimentel   janeiro 14, 2015 às 10:45 pm · · Responder  →

    Olá Roger! Pode ser que protegendo as sementes e mudas quando ainda são mais frágeis ajude, mas pode ser que seja outra a causadessas perdas. Veja se não há nenhuma praga e se os caules não estão apodrecendo. O vento influencia, mas depende da espécie eacho que não causaria a perda de todas elas.

    Ipomoea Purpurea

    (Ipoméia)

    A Evolução da Estufa Flores para as Flores

    Email   Share   Imprimir 

    Curtir isso

    Carregando...

    http://www.saberesdojardim.com/como-cuidar-de-mudas/?replytocom=1719#respondhttp://www.saberesdojardim.com/tag/adubo/http://saberesdojardim.wordpress.com/http://www.saberesdojardim.com/e-hora-de-colher-os-frutos/http://cartilha.cert.br/ataques/http://www.saberesdojardim.com/como-cuidar-de-mudas/?replytocom=1720#respondhttp://saberesdojardim.files.wordpress.com/2012/03/cimg6424.jpghttp://www.tumblr.com/share/link/?url=http%3A%2F%2Fwww.saberesdojardim.com%2Fcomo-cuidar-de-mudas%2F&name=Como%20Cuidar%20de%20Mudashttp://intranet.meioambiente.mg.gov.br/http://www.saberesdojardim.com/tag/mudas/http://www.saberesdojardim.com/a-evolucao-da-estufa/http://www.saberesdojardim.com/tag/sementeira/http://www.saberesdojardim.com/flores-para-as-flores/http://www.saberesdojardim.com/flores-para-as-flores/http://www.saberesdojardim.com/hortas-em-garrafas-pet/http://www.saberesdojardim.com/tag/tomate/http://www.saberesdojardim.com/como-cuidar-de-mudas/?share=emailhttp://www.saberesdojardim.com/ipomoea-purpurea-ipomeia/http://www.saberesdojardim.com/tag/vasos/http://www.saberesdojardim.com/ipomoea-purpurea-ipomeia/http://intranet.meioambiente.mg.gov.br/http://www.saberesdojardim.com/tag/aconchego/http://www.saberesdojardim.com/tag/semente/http://www.saberesdojardim.com/tag/mosquitinho/http://cartilha.cert.br/ataques/http://www.saberesdojardim.com/tag/crescimento/http://www.saberesdojardim.com/a-evolucao-da-estufa/http://www.saberesdojardim.com/tag/ipomoea/http://www.saberesdojardim.com/tag/transplante/