como construir uma Árvore de problemas

2
Como construir uma ÁRVORE DE PROBLEMAS Um problema é uma situação negativa ou um déficit que se quer resolver. Dentre aqueles listados, deve-se escolher um, considerado importante e possível de ser solucionado no âmbito do projeto. Escolhido aquele que vai ser o problema central, parte-se para a construção da árvore de problemas: Coloca-se no centro da árvore, o problema central – Este será o tronco da árvore; Acima do problema central, coloque outros problemas, dele derivados, que são os efeitos ou consequências, que formam a copa da árvore; Abaixo do problema central, nas raízes de sua árvore, são colocadas as causas, razões ou fatores geradores do problema central. Formam as raízes da árvore. É justamente aí que o projeto deve atuar. Observações: a) Escolha sempre uma situação negativa para a árvore de problemas (exemplo: "leitura" não é um problema, mas a "dificuldade de leitura"); b) Não inclua a solução na formulação do problema central, pois um problema não é ausência de solução, mas uma situação negativa (exemplo: "Falta de reforço para aprendizagem da leitura e escrita" = "dificuldade de leitura e escrita"); c) Não trabalhe com problemas muito genéricos ("violência"); "traduza" o que está sendo entendido como violência; d) O projeto agirá sempre nas causas; e) A árvore é lida de baixo pra cima (e construída ao inverso).

Upload: mesalas-santos

Post on 30-Sep-2015

25 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Como Construir Uma Árvore de Problemas

TRANSCRIPT

Como construir uma RVORE DE PROBLEMAS Um problema uma situao negativa ou um dficit que se quer resolver. Dentre aqueles listados, deve-se escolher um, considerado importante e possvel de ser solucionado no mbito do projeto. Escolhido aquele que vai ser o problema central, parte-se para a construo da rvore de problemas:Coloca-se no centro da rvore, o problema central Este ser o tronco da rvore;Acima do problema central, coloque outros problemas, dele derivados, que so os efeitos ou consequncias, que formam a copa da rvore;Abaixo do problema central, nas razes de sua rvore, so colocadas as causas, razes ou fatores geradores do problema central. Formam as razes da rvore. justamente a que o projeto deve atuar. Observaes: a) Escolha sempre uma situao negativa para a rvore de problemas (exemplo: "leitura" no um problema, mas a "dificuldade de leitura");b) No inclua a soluo na formulao do problema central, pois um problema no ausncia de soluo, mas uma situao negativa (exemplo: "Falta de reforo para aprendizagem da leitura e escrita" = "dificuldade de leitura e escrita"); c) No trabalhe com problemas muito genricos ("violncia"); "traduza" o que est sendo entendido como violncia; d) O projeto agir sempre nas causas; e) A rvore lida de baixo pra cima (e construda ao inverso).

RVORE DE OBJETIVOS Invertendo a rvore de problemas A rvore de objetivos, alm de possibilitar a soluo de problemas e modificao das situaes no desejadas, serve tambm para definir as alternativas de interveno do projeto. Todas as situaes negativas sero convertidas em positivas, ou seja, cada problema (neg.) ser substitudo por um objetivo (pos.). Teremos ento: Causas Meios e Efeitos Fins - Transformar o problema central da rvore de problemas em um objetivo; o Objetivo Geral do projeto; - Transformar as causas em meios para alcanar o objetivo geral. A partir destes surgiro os Objetivos Especficos - Transformar os efeitos ou conseqncias em fins, ou seja, os objetivos que sero alcanados em um prazo maior. Obs.: - Excluir da rvore as causas que no so modificveis (que podem, talvez, fazer parte da justificativa); - Verificar se existe coerncia entre os meios propostos e os fins pretendidos; se no, modificar a rvore de problemas e, consequentemente, os objetivos; - Deve-se definir qual o recorte que se vai fazer da rvore de objetivos para o trabalho, visto no dar para atingir tudo com um s projeto; - Escrever os meios (objetivos especficos) com um verbo a ser perseguido.