como atualizar o avidyne ex5000

9
- 1 - COMO PREPARAR E ATUALIZAR O BANCO DE DADOS DO AVIDYNE EX500/EX5000 TÓPICOS RELACIONADOS: 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 2. PREPARANDO O PEN DRIVE OU UNIDADE ZIP DISC PARA RECEBER OS DADOS 3. COPIANDOS OS DADOS PARA O PEN DRIVE OU ZIP DISC 4. ATUALIZANDO O BANCO DE DADOS NA UNIDADE AVIDYNE EX500/EX5000 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Upload: fred-mesquita

Post on 31-Mar-2016

262 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

O que diferencia os dois modelos é que o EX500 possui menos recursos que seu sucessor, o EX5000, mas a forma de atualização é a mesma.

TRANSCRIPT

Page 1: Como atualizar o Avidyne EX5000

- 1 -

COMO PREPARAR E ATUALIZAR

O BANCO DE DADOS DO

AVIDYNE EX500/EX5000

TÓPICOS RELACIONADOS:

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 2. PREPARANDO O PEN DRIVE OU UNIDADE ZIP DISC PARA RECEBER OS DADOS 3. COPIANDOS OS DADOS PARA O PEN DRIVE OU ZIP DISC 4. ATUALIZANDO O BANCO DE DADOS NA UNIDADE AVIDYNE EX500/EX5000 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Page 2: Como atualizar o Avidyne EX5000

- 2 -

1º- CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE O AVIDYNE EX500/5000

O que diferencia os dois modelos é que o EX500 possui menos recursos que seu sucessor, o EX5000, mas a forma de atualização é a mesma.

Geralmente trabalhamos com o AVIDYNE conjugado com as informações oriundas de um GPS da Garmin, normalmente um GNS430 ou GN530, ou outro modelo.

O AVIDYNE EX500/5000 é uma unidade consultiva, enquanto que um Garmin530 é um aparelho que executa uma atividade, comanda ou acompanha uma atividade.

Devemos ter o cuidado na hora de fazer as atualizações pois em determinado momento poderemos ter dados irreais ou em duplicidade no AVIDYNE, tudo por uma atualização mal sucedida.

Para que seja criado o dispositivo que irá atualizar nosso AVIDYNE devemos ter em mãos um simples Pen Drive ou uma unidade de disco Zip (pouco usado no Brasil e já em extinção).

É altamente recomendável que tenhamos mais de um Pen Drive à disposição para nosso trabalho e que o mesmo seja de baixa capacidade (algo em torno de 1 a 2 Gb máx) e que este não seja usado para outros fins que não sejam o desse propósito.

Nossa unidade de atualização, um simples Pen Drive, deve sempre ser bem guardado em local arejado e com ausência de umidade. Também longe de dispositivos magnéticos tais como celulares, caixas de som ou outros dispositivos que possam emitir raios nocivos à unidade.

Ao recebermos os dados para a atualização (ciclo de 28 dias, em média) devemos ter em mente que devemos usar um computador ausente de vírus ou trojans (da melhor forma possível) para preparar nosso Pen Drive para que possamos criar e atualizar o banco de dados do AVIDYNE.

Pen Drivers são os dispositivos que mais trazem vírus a computadores pessoais, por isso é que devemos ter essa preocupação redobrada ao manusear esta unidade. Ainda não sei as conseqüências diretas que podem causar com um AVIDYNE no caso de uma possibilidade de infecção com vírus de computador. Algo muito fácil de acontecer. Conheço um caso de usuário que teve a necessidade de remover um AVIDYNE EX5000 para que o fabricante da unidade pudesse recuperar a unidade totalmente de um vírus e não queremos que isso aconteça, não é?

Bem. Como iremos tratar de duas unidades distintas, o EX500 e o EX5000, mas com formas de atualizações iguais, então sempre vou me referir como “EX5000” em vez de EX500, mas que as informações aqui repassadas são para as duas unidades.

Page 3: Como atualizar o Avidyne EX5000

- 3 -

2º- PREPARANDO O PEN DRIVE OU UNIDADE ZIP DISC PARA RECEBER OS DADOS ATUALIZADOS DO BANCO DE DADOS

Em primeiro momento há uma necessidade de prepararmos a unidade de “Pen Drive” em nosso computador com o formato ideal aceito pela unidade do AVIDYNE. Sem isso, não será possível prosseguir.

O formato ideal aceito pela unidade AVIDYNE EX5000 ao nosso “Pen Drive” é o formato FAT16. Como usamos atualmente Windows XP, Windows Vista e o mais moderno Windows Seven, essas três versões de Windows não são capazes de criar com a devida clareza de formato nosso “Pen Drive” em formato FAT16 pois trabalham com formato NTFS e esse formato, FAT16, é o antigo formato usado nos antigos sistemas operacionais Windows 95 e Windows 98 1ª edição.

Dessa forma, só nos resta a necessidade de ter instalado em nosso computador um programa externo para que possamos criar nosso “Pen Drive” no formato FAT16 corretamente. Apresento aqui o programa “HP USB Storage Format Tool”. De fácil manuseio e uso livre, este pequeno programa foi um dos que achei mais fácil de manuseio, até mesmo por pessoas que pouco conhecimento em informática. Então digite em seu navegador web o seguinte endereço para baixar e instalar esse programa em seu micro:

http://www.4shared.com/file/203385589/fd0fab11/HP_USB_Disk_Storage_Format_Too.html

O programa está zipado com WinRar e ao baixar, você abre e instala. Normalmente será salvo na pasta “Meus Documentos” ou em “Downloads”, de seu computador.

Antes de rodar o “programa formatador” (o próprio programa que você acabou de baixar), insira o “Pen Drive” em seu computador e espere o Windows reconhecê-lo. Não faça mais nada, por enquanto.

No término da instalação, um ícone do programa será adicionado no menu Iniciar. Procure por:

Obs.: De forma análoga, também se faz com uma unidade “Zip Drive” ou “Zip Disc” mas como essa unidade é pouco usada no Brasil, pouco comercializada e de difícil manuseio, vou continuar a falar no termo “Pen Drive” – mais prática de se trabalhar.

Obs.: FAT16 significa “Format Alocation Table 16” ou Tabela de Formato Alocado em 16 bits. Nosso novo sistema Windows Seven trabalha com o formato NTFS ou “New Tecnology Format System”, mais segura e com maior capacidade de armazenamento de dados e informações em disco – 64 bits.

Page 4: Como atualizar o Avidyne EX5000

- 4 -

Pronto. Depois de inserido o “Pen Drive” no computador e de rodar o programa, aparecerá uma figura semelhante como essa abaixo:

Em “Device”, deixe como está. Caso não apareça seu Pen Drive, selecione-o.

Em “File system”, selecione FAT. Há outras opções, FAT32 e NTFS mas não é nosso caso.

Em “Volume label” coloque qualquer nome. Pode ser em branco ou AVIDYNE.

Em “Format options” deixe como está na imagem acima.

Agora clique em “Start” e boa sorte.

Lembre-se de que todos os dados anteriores contidos no Pen Drive se apagam naturalmente, como numa mensagem exibida após você clicar no botão “Start”.

No final da formatação, aparecerá uma mensagem informando que a formatação foi concluída com total sucesso (figura da página seguinte).

Caso ocorra algum erro nesse passo, é por que seu Pen Drive pode estar com algum tipo de erro ou já danificado por muitos usos.

Page 5: Como atualizar o Avidyne EX5000

- 5 -

Clique em “Ok”.

Agora clique em “Close” para sair do programa.

Pronto! Seu Pen Drive já está formatado no sistema FAT16 e pronto para receber os dados de atualização do AVIDYNE EX5000.

Agora o próximo passo...

3º- COPIANDO OS DADOS PARA O PEN DRIVE OU ZIP DISC

Bom. Já temos nosso “Pen Drive” ou “Zip Disc” pronto para receber os dados da atualização de nosso AVIDYNE EX5000. Não remova o Pen Drive de seu computador, por enquanto.

Navegue até a pasta ou o local onde você recebeu os dados da atualização.

Selecione todas as informações e copie para dentro de seu Pen Drive.

Feito isso, remova seu Pen Drive cuidadosamente de seu computador, colocando o mouse sobre a seta verde que aparece perto do relógio de seu computador. Como na imagem abaixo:

Pronto! Seu Pen Drive já está pronto para a atualização do AVIDYNE EX5000.

Agora se dirija ao avião sem pressa e prepare para a atualização da unidade AVIDYNE EX5000.

Page 6: Como atualizar o Avidyne EX5000

- 6 -

4º- ATUALIZANDO O BANCO DE DADOS NA UNIDADE AVIDYNE EX5000

Com a bateria do avião e todos os dispositivos elétricos em “OFF”, vá à unidade AVIDYNE e retire a cobertura de borracha que protege a entrada do Pen Drive. Como na imagem abaixo:

Porta USB de Entrada de Dados

Fornece um ponto de acesso do painel frontal para inserir as atualizações de dados.

NOTA

Ao retirar o plugue de borracha da porta de dados, retire a cobertura suavemente pela direita até que ele saia. Verifique se o plugue está desobstruído antes de ligar a unidade de backup na porta USB. Não force a cobertura de borracha da unidade, pois poderá arrancar de sua base de proteção na moldura do EX5000.

Insira o Pen Drive nessa porta USB (com a unidade ainda desligada). Assegure-se de que o Zip Drive seja suportado pelo equipamento e não esteja folgado. Deixando o Zip Drive folgado pode causar dano permanente à porta de dados. Também pode causar uma conexão intermitente, que conduza a uma atualização mal sucedida dos dados.

Ligue a unidade, mas não faça mais nada, por enquanto. A tela inicial do logotipo do FlightMax aparecerá de imediato.

O próprio instrumento irá encontrar o Pen Drive com as novas atualizações, irá comparar os dados antigos com os novos e, em determinado momento, irá lhe pedir para pressionar em qualquer um dos botões laterais do aparelho. Aguarde esse comando.

Page 7: Como atualizar o Avidyne EX5000

- 7 -

Pressione em “Proceed” para começar a atualização. Não desligue o EX5000 ou desconecte o cabo do Zip Drive ou o Pen Drive durante o carregamento dos dados. A transferência dos dados estará terminada quando aparecer a mensagem “Press any Bezel Key”.

Depois que esta mensagem for indicada, desligue o EX5000. Remova o dispositivo portátil USB, então ligue novamente o EX5000. Esta etapa assegura-se de que todos os dados sejam testados e o MFD esteja operacional.

Guarde o dispositivo portátil USB em um lugar seguro.

Obs 1.:

Se a mensagem, “Press any Bezel Key” aparecer, o EX5000 não detectou o dispositivo USB. Isto pode ser causado por que:

As conexões não foram detectadas pelo EX5000. Verifique as conexões e tente outra vez.

Não há nenhum disco Zip Drive conectado ou o disco não foi encontrado.

O disco do Zip Drive está formatado incorretamente.

Obs 2.:

Se o processo de atualização da base de dados falhar, por qualquer razão, a tela inicial indicará a mensagem, “NavData: Not installed”. Se isto ocorrer, a página do mapa não conterá nenhum obstáculo, aeroportos, navaids, interseções, aerovias ou espaço aéreo especial (incluindo áreas interditados e proibidas).

Dados do sensor tais como radar, TAWS, tráfego, trovoados, tempo local, relevo do terreno e do mapa (que inclui estradas nacionais) serão indicados normalmente.

Se houver tentativas repetidas de atualizar a base de dados e não forem bem sucedidas, não continue tentando, procure o suporte da AVIDYNE antes de seu próximo vôo.

Não confie unicamente em uma base de dados e de terreno como sua fonte única de informação de navegação. Como piloto em comando, é seu dever ter múltiplas fontes de informações disponíveis.

Page 8: Como atualizar o Avidyne EX5000

- 8 -

5º- CONSIDERAÇÕES FINAIS

O EX5000 mantém você conectado com uma imagem completa de clima, raios, tráfego e terreno, permitindo a você visualizar as informações graficamente via DataLink, todas integradas com seu plano de vôo do MoveMap. Todos usam cores para melhorar a identificação e clareza das informações, e pode ser visualizado juntamente com o NEXRAD ou radar climático para uma orientação mais completa.

Há a capacidade total de remover tráfego, tempestade ou radar, com visualização de 180 graus, ou central de 360 graus.

O FlightMax EX5000 possui uma interface de usuário que lhe permite a habilidade de acessar e visualizar as informações de vôo. Este design mantém uma simples e consistente operação permitindo o acesso ao que você necessita no MoveMap integrado. Como um substituto para o radar.

O EX5000 permite fácil acesso aos modos de radar, controle e ajustes. Com a operação tipo “mapa centralizado”, você poderá visualizar seu plano de vôo junto com o radar e as informações climáticas, aerovias, tráfego, terreno e tempestades, sem nunca deixar a página de mapa. Simplesmente a melhor forma de uso.

O EX5000 pode conter até quatro bases de dados separadas. São eles:

Dados de carta CMax™

- São cartas opcionais da AVIDYNE com características que permite com que você veja cartas da JeppView em seu EX5000.

Dados NavData

- é usado para a página do mapa. A AVIDYNE usa dados da Jeppesen que inclui aeroportos, navegações, aerovias, fixos navegacionais, espaços aéreos condicionados e obstáculos. É seu dever como o piloto assegurar-se de que os dados que você voa com permaneçam atualizados.

NOTA: É muito importante que você atualize a base de dados do equipamento regularmente antes das operações de vôo para assegurar dados exatos. O uso de uma base de dados antiga será por conta e risco próprio.

Dados de obstáculos NOAA

- São fornecidos pela AVIDYNE, mas distribuídos pela Jeppesen como parte de seu serviço da atualização do banco de dados para o EX5000. A base de dados de obstáculos é automaticamente atualizada quando uma atualização do banco de dados é executada e não está disponível separadamente.

Dados de Terreno

– Dados de terrenos pré-carregado de fábrica para a Região I ou Região II e outras regiões.

As atualizações do banco de dados da AVIDYNE estão disponíveis diretamente pela Jeppesen. A AVIDYNE recomenda que você mantenha sua base de dados atualizada.

Page 9: Como atualizar o Avidyne EX5000

- 9 -

SOBRE OS DISPOSITIVOS PORTÁTEIS TIPO USB

Para a atualização dos dados quando existirem 3 ou mais dados atrasados, você pode usar um dispositivo portátil tipo USB (um Zip Drive ou um cartão de memória Flash USB) para transferir os dados entre seu PC e o EX5000. Para mais informação sobre as bases de dados e sobre dados do carregamento de seu PC a um dispositivo portátil USB, procure informações a respeito no guia de atualização dos dados da AVIDYNE (P/N 600-00148-000).

Existem diversos tipos de memória Flash tipo USB e muitos vêm com tamanhos e configurações diferentes. Eu recomendo o uso de Zip Drive de, no máximo, 2 Gb de espaço físico e dispositivos de marcas consagradas no mercado.