comerciários e programem seu pousada do sindec canoas · escola, iara tossi. semana farroupilha...

4
Ano XXII - Out/14 Comerciários e comerciárias programem seu veraneio na Pousada do Sindec Canoas Comerciários e comerciárias programem seu veraneio na Pousada do Sindec Canoas Pousada do Sindec Canoas à disposição da família comerciária! Pousada do Sindec Canoas à disposição da família comerciária!

Upload: vannhi

Post on 18-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano XXII - Out/14

Comerciários ecomerciárias

programem seuveraneio naPousada do

Sindec Canoas

Comerciários ecomerciárias

programem seuveraneio naPousada do

Sindec Canoas

Pousada do Sindec Canoasà disposição da

família comerciária!

Pousada do Sindec Canoasà disposição da

família comerciária!

2 2

Informativo dos Comerciários

PALAVRA DO PRESIDENTEComerciários,neste ano em que o Sindec Canoas comemorou 34 anos,

podemos dizer que a entidade representativa doscomerciários de Canoas, Gravataí, Cachoeirinha e Nova San-ta Rita, está a cada dia mais atuante e voltado para ostrabalhadores.

Recentemente, obtivemos vitórias na defesa dosempregados(as) do comércio em pleitos específicos de fun-cionários de algumas grandes redes de lojas, mas tambémbuscamos defender e ampliar direitos daqueles trabalha-dores de pequenos estabelecimentos comerciais. Onde ti-ver um empregado passando qualquer tipo de necessidadeno seu ambiente e condições de trabalho, seja pela loja nãoter um banheiro adequado e limpo para uso, ou mesmo,pela falta de um banco para descanso, ali estará o SindecCanoas lutando pelos direitos daqueles que trabalham nolocal.

Assim, confie sempre no seu Sindicato, pois tambémestamos unidos a todo o movimento sindical em busca daregulamentação da profissão de comerciário e do trabalhoaos domingos e feriados, das 40 horas semanais e do fimdo Fator Previdenciário, entre outras reivindicações geraisdos trabalhadores. Também buscamos a obtenção e ampli-ação de direitos já adquiridos, através do fechamento deboas Convenções Coletivas, o que acaba por já atender al-guns pontos reivindicados pelo movimento sindical, enquantoeste não obtiver vitórias para a categoria em todo o Brasil.

Quero ressaltar neste espaço que em novembro já co-meça o veraneio e a Pousada dos Comerciários do SindecCanoas, na praia de Araçá, em Capão da Canoa, está a suaespera. Faça sua reserva e leve sua família para desfrutar

de um período de férias com muito con-forto e diversão.

Fazemos tudo pensando em você. Emmelhorar sua vida, seja no trabalho,como fora dele. Aproveite seu Sindicato!Antonio Fellini,presidente

Sindec Canoas na LutaO Sindec/Canoas com base em Canoas, Gravataí, Cachoeirinha e

Nova Santa Rita informa que ao longo do ano encaminhou à DelegaciaRegional do Trabalho diversas denúncias contra empresas que não res-peitam direitos dos trabalhadores(as) comerciários(as), tais como:

— comerciários(as) descarregando caminhões de mercadoria,— duplicidade de funções,— falta de sanitários no ambiente de trabalho,— local para as refeições sem higiene ,— sobrecargas de trabalho,— horas extras não pagas ou registradas ,— advertências irregulares,— poluição sonora,— falta de representante da CIPA,— falta de assentos para descanso,— trabalho sem folga semanal,— o não fornecimento de contracheques,— não pagamento de insalubridade e etc.Assim, o Sindicato salienta que, em caso de denúncia, o trabalha-

dor procure-o de imediato para a busca de soluções, o que na maioriados casos tem sido resolvido diretamente com a empresa. Só é encami-

nhado à DRT - Delegacia Regional do Trabalho, oscasos em que a empresa não queira resolver o pro-blema.

Fique atento(a) Comerciário(a): se necessário, façasua denúncia. O sigilo é garantido. Contatos pelo fone:3472-5223.

DIRETORIA EXECUTIVAPresidente - Antonio Fellini

Secretário - Luiz Nunes LeandroDiretor Financeiro - Antenor Mariano Federizzi

Jornalista Responsável: Isabel Cristina Romeu Rodrigues -RPMT nº 7403 Produção: Via3 Publicações - (51) 3485-3915

Publicação do Sindicato dos Comerciáriosde Canoas, Cachoeirinha, Gravataí e Nova Santa Rita

Canoas - Rua Alberto Torres, 224 – CentroFone/Fax: 3472-5223 / 3476-4363

E-mail: [email protected]í - Av. Dorival C.L. de Oliveira, 343/212 - Centro - (51) 3042-5517Cachoeirinha - Av. Flores da Cunha, 1320/101 - Centro - (51) 3470-3657

EXPEDIENTE

Inscrições para o veraneio na Pousada dosComerciários começam em novembro

A partir de novembro os comerciários da base do SindecCanoas poderão inscrever-se para o período de férias na Pou-sada. Assim, basta di-rigir-se à sede do Sin-dicato, combinar o pe-ríodo desejado e rea-lizar o procedimentode reserva. Lembra-mos a todos que aPousada oferece caféda manhã, incluso nadiária e que tem ser-viço de economato para almoço e jan-tar. São 42 quartos para até quatropessoas. Aproveite este benefício queo Sindec Canoas oferece a vocês!

3

Informativo dos Comerciários

ESCOLA INFANTIL PEQUENO COMERCIÁRIO

Pais e filhos comemoram Dia dos Pais

As famílias dos alunos da Escola PequenoComerciário, do Sindec Canoas, compareceramem grande número ao Sindicato na homenagem

organizada pela direção em comemoração ao Dia doPapai, na tardinha de 13 de agosto.

Todas as séries participaram e ao final os papais,mamães e filhos desfrutaram de um belo carreteiroacompanhado por saladas, preparado e oferecido es-pecialmente pelos diretores do Sindec Canoas.

O presidente do Sindicato dos Empregados no Co-mércio de Canoas, Antônio Fellini, disse que "a presen-ça dos pais em eventos como este, aproxima oscomerciários de sua entidade representativa e é isto oque queremos a cada vez mais".

Teatro na EscolaEm 30 de junho, a Escola recebeu a visita dos pa-

lhaços PATATÍ & PATATÁ. As crianças se divertiram coma dupla, que fez um show muito especial para os pe-quenos.

“Estas apresentações são feitas para estimular osalunos, principalmente, com a interação e com a ex-pressão te-atral”, expli-ca a coorde-nadora daEscola, IaraTossi.

Semana Farroupilha commuita festa e diversão

No dia 18 de setembro mui-ta festa, prendinhas e peõesvestidos à caráter, churrasqui-nho e boa música deram a tôni-ca da comemoração da SemanaFarroupilha, na Escola PequenoComerciário.

REGISTROS

Crianças diverti-ram-se com as

danças e ochurrasquinho

Pais, mães, filhos,funcionários da Escola e

diretoria fizeram umagrande confraternização

comemorando o Dia dos Pais

Foto

s Fe

sta

Farr

oup

ilha

e T

eatr

o:

Andre

y Xav

ier,

no F

aceb

ook d

e Ia

ra T

oss

i -

Comerciário deCanoas,Cachoeirinha,Gravataí e Nova Santa Rita:para qualquer problemajudicial, seja ele trabalhista,ou previdenciário, procure aSede ou Subsede local doSINDEC, procure os horáriose endereço de atendimentoque a equipe jurídica, forma-

da pelo escritório Kahle e Bitencourt estará prontapara ajudá-lo em suas questões jurídicas.Contatos pelo fone: (51) 3488-1844.

DEPARTAMENTO JURÍDICO

4 4

Informativo dos Comerciários

Homologações na Sede em Canoas

Rua Alberto Torres 224 - Centro - 92310-020 - Canoas - RSFone: (51) 3472-5223 / 3476-4363

Segunda a quinta-feira -Manhã: 8h30min às 11hTarde: 13h30min às 17h

Sexta-feira -Manhã: 8h30min às 11hTarde: 13h30min às 15h

Homologações na Sub-sede de CachoeirinhaAv. Gen. Flores da Cunha, 1320/101 Centro - Cachoeirinha - RS

Fone: 3470-3657Segunda a quinta-feira: 8h30min às 11h /

Tarde: 13h30min às 17hSextas-feiras: 8h30min às 11h / Tarde: 13h30 às 15h

Homologações na Sub-sede de GravataíDorival C.L. de Oliveira, 343/212 - Centro - Gravataí - RS

Fone: 30425517Segunda a quinta-feira: 8h30min às 11h / Tarde: 13h30min às17h. Sextas-feiras: 8h30min às 11h / Tarde: 13h30min às 15h

Sindicato é vitorioso em GravataíConfira aqui a vitória que o Sindec Canoas obteve, no

início de setembro, para os empregados da Lojas Lebes, deGravataí:

DIFERENÇAS SALARIAIS. ACÚMULO DE FUNÇÕES.VENDEDOR. DESCARREGAMENTO DE MERCADORIASNa denúncia, que transformou-se em processo encaminhado pelo

Sindicato, foi comprovada que os empregados vendedores desem-penhavam, além da atividade contratada, tarefas de maior respon-sabilidade e complexidade, e que aos trabalhadores era devido opagamento de acréscimo salarial, pelo acúmulo de funções.

Ao final do julgamento, os Magistrados integrantes da 3ª Turmado Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região acordaram, por una-nimidade de votos, dar parcial provimento ao recurso do Sindicatopara determinar que as Lojas Lebes, de Gravataí, se abstenham deutilizar a mão de obra dos comerciários para descarga de mercado-

rias, sob pena de multa pordescumprimento da obrigação.

Também a Lebes foi conde-nada ao pagamento de acrésci-mo salarial, por acúmulo defunções, à razão de 10% sobrea remuneração, com reflexosem horas extras, férias com 1/3, décimos terceiros salários eFGTS.

Os processos ainda não transitaram em julgado.Assim, é sempre importante que os comerciários e comerciárias

confiem no Sindicato e dirijam suas denúncias a ele quando senti-rem-se lesados de alguma forma.

C&A Modas deverá fornecer aosfuncionários sapatos que eram

exigidos pela empresaO Sindec Canoas recebeu correspondência do MPT-RS dando

conta da decisão do TRT-RS a respeito de ação protocolada pelomesmo, onde a empresa C&A Modas foi condenada, sob pena demulta, a fornecer calçado específico exigido pela mesma durante arotina de trabalho e também ficou impedida de exigir qualquer ou-tra peça de vestuário, acessório ou item de boa aparência, sem odevido fornecimentodo mesmo.

Esta é mais umavitória do Sindec Ca-noas em prol da cate-goria! Confie no seuSindicato!

Farmácia Preço Popular éautuada pelo MTE

O auditor do Trabalho, Claudio Cezar Peres, da SEGUR – Se-ção de Segurança e Saúde do Trabalhador da Regional do Minis-tério do Trabalho e Emprego, atendendo a solicitação de inspe-ção do Sindec Canoas, fiscalizou e autuou a CLAMED – Cia. LatinoAmericana de Medicamentos, de Gravataí, nos seguintes itens:

— manter empregado trabalhando sob condições contráriasàs convenções e/ou acordos coletivos de trabalho. (Art. 444 daConsolidação das Leis do Trabalho).

— Deixar de consignar em registro mecânico, manual ou sis-tema eletrônico, os horários de entrada, saída e período de re-pouso efetivamente praticados pelo empregado, nos estabeleci-mentos com mais de 10 empregados (Art. 74, § 2º, da Consolida-ção das Leis do Trabalho).

— Deixar de treinar ou instruir satisfatoriamente, quanto aosmétodos de trabalho, trabalhador designado para o transportemanual de cargas. (Art. 157, inciso I, da CLT, c/c item 17.2.3 daNR-17, com redação da Portaria nº 3.751/1990).

Imagem meramente ilustrativa

Farmácia Capilé condenada pordescumprimento da Lei Trabalhista

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Canoas por nãoter obtido êxito em conversa com o empregador, ajuizou em 22/07/2013, ação trabalhista contra a Drogaria Capilé, deCachoeirinha, por essa não estar depositando o FGTS de seusfuncionários há mais de dois anos e também porque o pagamentodas férias é efetuado somente quando os funcionários retornamdelas.

Em decisão da Juíza do Trabalho Substituta, Carolina CauduroDias de Paiva, assinada no dia 06/08/14, as Farmácias Capilé foram

SINDEC CANOAS EM BUSCA DE SEUS DIREITOS

condenadas a pagar férias com 1/3, em dobro, aos comerciáriosrepresentados que tenham recebido o seu pagamento após o prazolegal, cuja relação deverá ser apurada em liquidação de sentença,permitido o abatimento dos valores pagos a cada um sob essetítulo e, também, a efetuar os depósitos nas contas vinculadas,das diferenças de FGTS pedidas, de acordo com o extrato de FGTSreferente a cada empregado.