com que o exm. sr. dr josÉ maria do valle...

12
ttyp'?***" "*"*"' I mt<{m\t***mfm,[l II jj y... RELATÓRIO COM QUE O EXM. SR. DR JOSÉ MARIA DO VALLE JÚNIOR .». '¦' r'' ¦ ENTREGOU A PRESIDÊNCIA . .-• #? í DA PROVÍNCIA DO ESPIR1TOSANTO @y HE SETEMBRO MS i§6§ AO EXM, SR. Dr. Luiz Antônio Fernandes Pinheiro. & n WB0j^WWrgll^ ».«jW*flH l*Wif*//>- ^^Mll^*^^^^wl*Sl i\f// h - -<H *£*&% { .-* ^^}^^^^&&y A \ffl-ir * æ1 ^ÍP&-SrS^Í^_^^,J^|^_f Vy / ' > -:¦ J / ? 7 ¦'-# *'*í*f í7:> ., lr'^ V*.: :.w--.*8«ft_ %. m.-Y 5, s«s J-*íü: * *S; li? ,m*. W|: «Pi faiS»F «5, . •*• .;t *& ^s'*, --KÍ'. JáTJ& 7 «^aV\AT<a»0|/\AA^- Vietoria.—Typi do—Jornal da Victoria—de D. Áraripe. ..* ;" * +¦¦¦¦ yy. §# JF -#í: y -t' ¦ -7--:.. ,•:•¦ . *.-;. ""' '4'".-S ¦•'.-. ¦.:. .

Upload: nguyenduong

Post on 17-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ttyp'?***" "*"*"' I mt<{m\t***mfm,[l II jj y...

RELATÓRIOCOM QUE O EXM. SR. DR

JOSÉ MARIA DO VALLE JÚNIOR.».'¦' r'' ¦

ENTREGOU A PRESIDÊNCIA

.

.-• #?

í

DA

PROVÍNCIA DO ESPIR1TOSANTO

@y

1° HE SETEMBRO MS i§6§

AO EXM, SR. Dr.

Luiz Antônio Fernandes Pinheiro. &

n

WB0 j^WWrgll^ ».«jW*flH l*Wif* // >-

^^Mll^*^^^^wl*Sl i\f// h - -< H *£*&% { .-*^^}^^^^&&y A \ffl-ir * 1^ÍP&-SrS^Í^_^^,J^|^_f Vy / ' > -:¦ J / ? 7 ¦'-#

*'*í*f

í7:> ., lr'^V* .: :.w-- .*8«ft_ %. m. -Y

5, s«s

J-*íü:

* *S; li?

,m*. W|:«PifaiS»F «5,

. •*• .;t *& ^s'*, --KÍ'. JáT J& 7

«^aV\AT<a»0|/\AA^-

Vietoria.—Typi do—Jornal da Victoria—de D. Áraripe.

..*

;"

*+¦¦¦¦ yy.

§#

JF

-#í:

y

-t' ¦ -7--:..

,•:•¦ . *.-;.

""' '4'".-S ¦•'.-.¦.:.

.

'!^**v*.

Illm e Ixm. Sr.

v ,-

.'-.

¦_

.

¦ v ¦•'{, J-r;

I Ao passar á V. Ex.à administração desta Provincia, corre-me o deverde, em cumprimento do que determina o aviso circular do ministério do;Império de 11 de Março de 1848, informar á V. Ex. da marcha dos ne-

gòcios públicos que estiveram a meu cargo durante o curto espaço de qua-tro mezes e dias.

Honrado, por Carta Imperial de Ul de Dezembro do anno próximo pas-sado, com a nomeação de primeiro Vice-Presidente, e tendo assumi-do a administração na manhã do dia 16 de Abril d'este anno, no im-

pedimento do Exm.'Sr. Presidente Dr. Francisco Leite Bittencourt Sam-

paio, que na madrugada d'esse mesmo dia seguiu para a corte, afim detomar assento na câmara temporária como um,de seus membros, tive delutar, como é natural, com sérios embaraços nos primeiros dias ; porque*achando-se nessa época funccionando a Assembléa Legislativa Provincialem reunião extraordinária, por convocação do mesmo Exm. Sr., para oOm especial de approvar certas medidas por elle tomadas, e para as quaesnão se achava autorisado, nenhuma informação me prestou, limitando-sea deixar em mão do secretario do governo um officio de simples passa-gem, o qual me foi entregue pelo mesmo secretario na manhã do diamencionado, e por tanto, depois de sua partida.

Attentos estes motivos, espero que V. Ex. seja indulgente para comi-go, desculpando-me pelas faltas que encontrar e de que vai eivada estaligeira exposição.

TRANQÜILIDADE PUBLICA.i

Nenhuma alteração notável tem soífrido em toda a Provincia, graçasao espirito ordeiro e á bôà Índole dos seus habitantes. Atenas em Bene-vente houve um pequeno tumulto em dias do mez de Junho sem significa-ção alguma de qualquer natureza.

v Dispenso-me de qualquer informação acerca desse acontecimento, porhaver V. Ex. na qualidade de Chefe de Policia para alli partido, e estarfiaais a par das occurrencias havidas.

>:¦<•>¦¦•:¦ y.y/ .; /, ',-...,¦ : ¦ ' .1, ¦

t•$.'

/ r-s- i

Relatório. \

ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA.

Continuam fora do exercício dos seus cargos os juizes de direito de todas as comarcas da Provincia.Por acto de 26 de Junho ultimo, resolvi elevar a termo judiciário omunicípio do Cachoeiro de Itapemirim, com foro civil e criminal separado do de Itapemirim. Semelhante medida era já. de ha muito reclamadanao só para a boa administração da justiça, como commodidade dos povos''daquella importante localidade. Em seguida a este acto, nomeei os compe-tentes supplentes do juiz municipal e os tabelliães respectivos.

Por acto de 8 de Julho, nomeei o Bacharel Cyrillo de Lemos Nunes Fa -gundes.paraolugar de promotor publico da comarca deS. Matheus nâotendo até esta data entrado em exercício.

\ «!_

ín«laad^SalUbrÍdade' C°m 1uantonâo^^isongeiro, com tudo nãoinspira cuidados;A villa de Linhares, foi este auno durante a administração do Sr DaSampaio, invadida de uma epidemia de febres, que cessou, sem ter-sea.lamentar grande numero de victimas.

variol_m6Z ^ ÍUlh°' d *

1 ItaPômirim foi inva» pela epidemia da

vJO? m Wf VIT 6 intelIiSente ÍQSP^tor de saúde publicai Dr.

indigentes o Dr. Climaco Barboza, que para esse fim fora por mim nome-ado sobre proposta do referido inspector '

ENFERMARIA MILITAR

ÚTaI Ika Íu ??el° meu antecessór restabelecido, contratando, em2 I ° C°rrente aimo'cmn o Dr-Trançisco Gomes de^ Azam-^ija

MeireUes, o serviço da mesma enfermaria, na qüaWe obrigou a tra-târ os guardas do destacamento, recrutas e aprendizes marinheiros.üste contracto, tendo sido submettido ao governo imperial, foi appro-vado, nao só por aviso do ministério da guerra de 19 de Maio deste anno,

l4

¦ >i^ii*___^____r_. _

Relatório 5

mas também por oiitro do ministério da marinha expedido em 10 de Ju-lho ultimo. *.

Marcha com a desejável regularidade sob a direcção daquelle dignoe intelligente medico. \;

d FAZENDA PROVINCIAL. ';¦', "'&-•".-; "¦¦"

O estado das finanças da provincia é lísongeiro, Eiií cofre existe emdinheiro o saldo de quarenta contos ciácoenta é sete mil novecentos ses-senta e seis reis (40:057$966). que devia estar elevado a rs.¦.60:0579966 senão fosse retirada a somma de Vinte contos dé réis (M:000$000) que cons-ta haver meu antecessor-saccado em favor do Exm. Sr. conselheiro Mano-ei Pinto de Souza Dantas para compra de um vapor, aqual, até esta data»nao foi realisada.

0 êgno inspector da thesouraria provincial prestará á V. Ex. amplas

informações relativas a este assumpto.Durante minha administração mandei effectuar os seguintes paga-

mentos por conta da fazenda provincial:Em dalade 29 de Abril deste anno, mandei entregar ao vigário da

freguezia de S. Pedro do Cachoeiro de Itapemirim, Manoel Leite de Sam-

paio Mello, a quantia de 400*000 reis consignada na lei do orçamentovigente, para compra de alfaias"para a respectiva matriz. ,

Em 26 de Maio, mandei entregar i commissão encarregada ' da obr adaogreja matriz da villa da Serra, composta do respectivo vigário ManoelAntunes de Brito e dos cidadãos Manoel Cardoso Castello e João da Costa

Silva Borges,-a importância da segunda prestação, afim de ser applicada áconclusão da dita obra. .

Em Òde Junho, approvei o contracto selebrado com o tenente coro-

nel Manoel do Couto Teixeira, para na casa de sua propriedade, sita á ruade Santa Luzia, fuccionara aula de instrucção primaria desta capital.

Em ti do mesmo mez mandei pagar ao capitão Adrião Nunes Perei-ra a quantia de 237*000 reis, importância de uma botica que forneceu aomedico encarregado do tratamento dos pobres d'esta capital.

Em 19 do mesmo, mandei pagar ao inspector geral das obras publi-cas a quantia de 246*260 reis, importância dos concertos feitos no palácioda presidência.

Em || do mesmo, mandei celebrar o contracto para a .Iluminação

publica d'esta cidade, por seis mezes, com o cidadão Belmiro José Ferrei-ra d'Araújo, o qual foi approvado em data de 3 de Julho ultimo.

Em data de 7 do referido mez, autorisei o engenheiro Leopoldo Au-'

gustó Diocleciano de Mello e Cunha, para proceder a limpa do rio Santa

"-.

,i

I

*>-,¦

Relatório.

Maria, correndo por conta da fazenda provincial a despeza, em virtudeda lei n. 2 do anno de 1866.

Em 27, mandei entregar ao dito engenheiro a quantia de 500$ reispara acquisição de instrumentos próprios para a limpa e desobstrucçãod'aquelle rio, em virtude da citada lei, e bem assim para pagamento deferias semanaes.

Em 30, nomeei uma commissão composta do vigário Octaviano daRosa Costa e dos cidadãos Severo José Simões, e Joaquim José Simões pa-ra se encarregar da obra de que necessitava a egreja matriz da villa deGuarapary, e mandei entregar á referida commissão a quantia de 500»réis, afim de ser applicada á mesma obra.

Em l do corrente mez, mandei entregar á commissão encarregada derealizar a obra de uma das paredes lateraes da egreja matriz da cidade deS. Matheus, metade da quantia orçada para aquellas obras, sendo a ditacommissão composta do respectivo vigário, capitão José Affonso Martins eSebastião José Barbosa. i

Em data de 7, mandei entregar á" camara municipal da mesma cida-de a quantia de 1:500^000 réis pm ser applicada aos melhoramentos detres pontes e da estrada denominada «Caldas» em virtude da lei provin-ciai n. 15 de 13 de Julho de 1867.

INSTRUCÇÃO PUBLICA.i

A direcçâo d'este importante ramo da administração esteve, até o dia14 do passado, a cargo do honesto e zeloso Dr.Aureliano de Azevedo Mon-teiro, que solicitando sua demissão, concedi-a e nomeei para substituil-oo digno Dr. Deolindo José Vieira Maciel.

A instrucção primaria é destribuida por 17 escolas de 1* classe e %lde 2a do sexo masculino e 12 do sexo feminino. Para a secundaria existen'esta capital o collegio Espirito Santo, aberto a 11 de Marco d'este anno.

O seu director, Dr. Deolindo José Vieira Maciel, tem sido incansávelno cumprimento de seus deveres.

O quadro junto mostra as localidades em que as mesmas aulas se a-cham estabelecidas e o numero de alumnos que a freqüentam.

Os professores vitalícios, Manoel Joaquim Pereira e Francisco de Pau-Ia Maia Oyticica, o primeiro da villa da Barra de S. Matheus e o segundoda villa de Guarapary, a seus pedidos foram aposentados depois de ins-peccionados e julgados incapazes de continuar no exercicio do magistério,por deliberação de 8 de Fevereiro e de 6 de Agosto d'este anno.Geralmente todas as administrações hão lamentado o estado poucolisongeiro da instrucção primaria da Provincia.

. \

/

Relatório. '

Não tive tempo para avaliar bem os motivos de semelhante queixa;entretanto é preciso attender, primeiro que tudo, que com mesquinhos or -

denados não 6 possível obter-se pessoal nas condições exigidas para o ma-

izisterio, e a indulgência nos exames dos candidatos a taes empregos tem

se tornado uma necessidade segundo me parece.V. Ex. com os talentos e conhecimentos que o distinguem, sabe ava-

liar quanto pôde influir na indole,e contribuir para o aperfeiçoamento dos

costumes dos povos, a Ínstrucção primaria bem dirigida, e assim, medi-ante o emprego de medidas bem retlectidas e adequadas, logrará alcançar

o fim almejado, tendo-se em vista os exiguos recursos da provincia. *

LOTERIAS PROVINCIAES.«

Tendo o meu antecessor, em data de 18 de Março deste anno, expedi-do regulamento para execução da lei n. 472 de 1864, que instituio lote-rias em beneficio das matrizes d'esta provincia, por acto de 13 de Maioultimo, fiz a distribuição de que trata a lei n. 9 de 22 de Novembro d'a-

quelle anno, e já foram extrahidas duas, uma em beneficio da egreja ma-triz e outra do cemitério da freguezia de Cariacica.

OBRAS PUBLICAS.

Em data de 4 de Junho ultimo, celebrei um contracto com José Se-bastião da Rocha Tavares para os concertos das pontes de Perocão e Unano municipio de Guarapary, pela quantia de 2:420*000 reis.

Em 17 do mesmo mez, contractei comoDr. Francisco Gomes de Azam-buja Meirelles os consertos da ponte de Maruhipe no municipio d'esta ca-

pitai, pela quantia de rs. 4:504$050.Ambas estas obras correram por conta dos cofres geraes e verba « au-

xilio ás obras provinciaes », e eram reclamadas de ha muito, tendo sido

previamente annunciadas.Das obras que correram por conta da fazenda provincial, já tratei d'el-

*

Ias em outro lugar.

FORCA PUBLICA.¦'> .1

As exigências da guerra limitaram a força publica nesta provincia águarda nacional, que comprehende tres commandos superiores, comseis batalhões de infantaria, dous esquadrões de cavallaria, uma secção debatalhão e uma companhia avulsa de artilharia.

*

Relatório.

Tendo o meu antecessor effectuado a remessa para a Corte, com des-tino ao theatrd da guerra, das praças que compunham a companhia depolicia, foi este acto approvádo pela assembléa provincial, pela lei n*. 3de _ de Maio ultimo, por mim sanecionada, autorisando a mesma lei apresidência a fazer completar o quadro da referida companhia, cujo map-pa V. Ex. achará em appenso. '

O serviço da guarnição da capital está a cargo de um destacamento daguarda nacional, cujo estado completo é de um capitão, um tenente, dousalferes, um Ia sargento , quatro segundos ditos, um furriel, oito cabos,cento e quatorze guardas e dous tambores, e que effectivãmente esta re-duzido a um capitão, um tenente, dous alferes, três segundos sargentos,um furriel, seis cabos, quarenta e cinco guardas e dous tambores.

Este estado .de cousas é pouco lisongeiro, por não satisfazer as exigen-cias do serviço publico,

Felizmente os últimos triumphos das armas imperiaes no campo da ba-talha, restabelecerão o paiz a seu estado normal, afim de prosé^uir-secom celeridade na estrada do progresso,

THESOURARIA DE FAZENDA. -

Esta repartição é dirigida pelo digno inspector Leandro Ferreira Cam-pos, empregado conhecido e cujo caracter e habilitações dispensam qual-quer elogio.

A' mesma repartição expedi as ordens seguintes de mais importânciarelativamente a dispendio de dinheiros públicos:

Em data de 16 de Julho enviei as contas da commissao encarregadade reconstruiT e melhorar a estrada entre as villas de Itapemirim e Ca-choeiro, afim de serem as mesmas tomadas.

Em _8 do mesmo mez mandei pagar ao empresário da obra da torreda egreja matriz desta capital, a quantia de 803*848 reis, pela qual con-tractou a mesma obra. '

Em 30 mandei adiantar ao engenheiro Leopoldo Augusto Dioclecianode Mello e Cunha, a quantia de _:0003>000 reis, para oceorrer ás despezasdos trabalhos da commissao de que se acha encarregado por canta do ex-ei:cicio corrente.

Em data de 5 de Maio ultimo, abri um credito sob minha responsa-bilidade da quantia de 1:0_»998 reis, para oceorrer á despezas á pagarpertencentes á verba « soccorros públicos e melhoramento do estado sani-tario» do ministério do império, por conta do exercicio vigente,nos termosdo decreto de 7 de Maio de 184_, e § Io art. 54 do de 1° de Fevereiro dô

\

'77;

Relatório. ,;

1862, assim como, em data de 12 d'este mez, um outro da quantia d e

rs. 4S0&000 para o mesmo fim.

' COLÔNIAS..

. ¦ ..'[¦¦ ¦¦¦:¦¦;. .

Existem na provincia duas colônias ainda nâoemancipadas :— San ta

Leopoldina-, no municipio da Victoria, e—Rio Novo-node Itapemirim.

Ambos estes estabelecimentos prosperam, e o primeiro acaba de receber um

contingente de quarenta e oito emigrantes allemães vindos da corte no

vapor Juparanã, que aqui aportou no dia 15 deste mez.O governo imperial não deve esquecer-se inteiramente da ex-colo-

nia de Santa Izabel, emancipada desde o anno de 1866. Os habitantes

d'esse estabelecimento, tendo por muito tempo vivido sob a tutela do estadb,

têm sobre maneira sentido a repentina passagem que tiveram para o re-

gim«n commum; pois, por mais de uma vez, como fui informado, teem

enviado emissários á corte, afim de implorar protecção ao mesmo governo.

ELEIÇÕES.• ¦

.')') ;• ;• ' '.

' :'¦¦¦..,

r.¦'-. .I : :

Tendo de proceder-se no dia 7 de Setembro próximo futuro ás elei-

ções dos juizes de paz e vereadores das câmaras municipaes, dirigi,em da-

ta de 18 do corrente, uma circular á todas as autoridades declarando-lhes que a presidência estava no firme propósito de punir os empregados

que, esquecidos de seus deveres, procurassem exercer influencia sobre seus

subordinados ou sobre quaesquer cidadãos com o fim de arredal-os dasur-

nas, ou comprimir-lhes a vontade.Em conseqüência da dissolução da câmara dos deputados e observan-

ciado aviso circular do ministério do império datado de 5 deste mez, ex-

pedi as necessárias ordens ás câmaras municipaes relativamente á eleiçãode.eleitores, que tem de eleger os novos deputados para o novo quatriennio.

SECRETARIA DO GOVERNO.tÊ

¦¦l V

Tendo o official maior da secretaria do governo, interinamente noexercicio de secretario, major Antônio José Ferreira de Araújo, que me ser-vio cem muita dedicação e zelo, entrado no goso da licença de trez mezes,

que lhe concedi para tratar de sua saúde, designei para substituil-o o chefede secção, official maior interino, Manoel Augusto da Silveira, no qu aiV. Ex. eneontrará um bom auxiliar.

/

\

'¦-'?¦'m

.V

10 Relatório

Promovi ao lugar de archivista, que vagou em conseqüência da apo-sentadoria concedida a Luiz Barbosa dos Santos, que exercia esse empre-go, o 2o official José Pinto Aleixo; ao de 2o official, o amanuense Manoeldos Passos Ferreira Júnior, preenchendo esta vaga com o cidadão Fran-cisco Manoel da Fonseca e Silva.

DIVERSOS ASSUMPTOS.

Não me foi possivel satisfazer a moção da Assembíea Legislativa Pro-vincial, communicada em officio de Io de Maio ultimo, sobre a nomea-ção de uma commissao, que vá ao Itabapoana estudar qual o melhor meioa empregar-se, afim de ser arrecadada regularmente a renda desta provin-cia, porque tendo de fazer parte da mesma commissao o chefe de secçãoda secretaria Manoel Augusto da Silveira, não podia, por affluencia detrabalho da repartição a que pertence, estar ausente delia.

Julguei conveniente utilisar a esperiencia d'esse empregado, que em1866 esteve na referidada localidade por ordem da presidência, encarrega- ado da respectiva agencia de rendas, em cujo iògar prestou bons serviços,

^arrecadando em um mez mais do que todos os agentes até aquella data emum anno.

Em data de 18 deste mez, renovei o contracto que a 19 de Marçode 1864 a sociedade de navegação a varpor do Itabapoana celebrara coma presidência de conformidade com a lei provincial n. 1 de & de Maio des-te anno, sob idênticas condições com que a referida sociedade renovara ocontracto que tinha com a presidência do Rio de Janeiro.

Demitti a Domingos Francisco do Nascimento do lugar de porteiro dathesouraria provincial por conveniência do serviço publico; bem comoconcedi a demissão que pedio Aureliano Martins de Azambuja Meirelles decommandante da força policial, e nomeei para substi|pil-o o capitão Joa-quim Pereira Pinto de Moraes.

Prasa aos Céos que na luta eleitoral que se vn travar, não tenha esta .provincia de deplorar desastrosos acontecimentos.

Concluo esta ligeira exposielo, fazendo votos para que V. Ex. sejamuito feliz em sua administração.

Palácio do governo do Espirito Santo, 1' de Setembro de 1868.

Illm. e Exm. Sr. Dr. Luiz Antônio Fernandes Pinheiro,Digno presidente desta provincia. mm

José Maria do Valle Juneor.

\\

mmm.

_»^»»M»^MaMM^^«»lMMMia«ltlÍÍ.MMMIrM***»**^^¦•wBagBSgBSg I ^tt^^mi»mssÊÊÊÊSÊSSÊSSSB *g^^^^^=-*-_== „ . *ff|'Si

I COMPANHIA DE POLICIA '

~ MAPPA DIÁRIO _J_^__._»_, *»»<».mu»* » ' ' "WW mm»»mm»mm»+mm trnrnimw tsp mm»9»ms» ¦ i ¦¦¦/¦in-V" fcr* .

.^^^.-.^wMhbmb_mmmwmtttmramm¦¦¦•¦¦¦¦¦¦¦¦¦'¦¦¦¦¦¦¦'^^

1 ^I?*10" Praças montadasRES 1

0 _. —. *

fi 1°Victoria 1.* de Setembro de 1868.

'. _ . 3 a o

;j °« <SM p&4 O co U H o co H O•**H

I ¦!¦ .1 I ¦-, II ..-..! I ¦ I I II II ¦ _..l.. .---.¦_-¦. ¦¦!.,», I ¦ ,..—.. ¦-—-. ,. ." ¦ ,J - _. I _ ^______ ¦ ________

Promptos 11 4 4s —* *— —• .. ¦ ¦- _. -—- —1

Destacados . 1 6 6¦ 1 ¦ "*¦ ¦ i.i 1 ... ... ,, . . . ___________ ¦ ________..""""' V " "-*

__ -- ¦ '- - - _

Ordenancas 3 5 5*" ' " '"* .*-""! ' "'¦ I ¦ ¦ I ¦!¦ II ¦« . !¦ I.U— , | K ¦ I .11 — - l. -—». l -_ ***— '¦" I , . | ii . Ill_. -- ' 8

Recrutas 2 2 J¦¦ ' ¦— ¦ i ¦ in ¦ *.,,,, ¦¦¦,.,, . i j -—.. ..._ - n.1,..»_______--. —

No Quartel 1 1DOENTES ~_* -¦

No Hospital

Com licençaAUZENTES

ÍSem ella•|BgWB**_*^W*«*WI»»**M*»*?r«r-M*M-M»fg----^^ —..._.——p-y^-—.__________„ mm m0^^^mm0mmwmm^mã i\' -i - in. _f-B*a_ar_**____MM^HMB .i mi " ¦ _n i L ..... ri __ i .. n i _> ¦ t ¦j*f_r_*__*___«i_W-«^*^""â **¦••.«P»«*«i _ _ ¦ H ' "" m»mmmtm»»M»mm»tw»wmm»> *mm ¦ ' ' —

Para senteveiar¦ -

I — ^ ,

-- -» ¦¦ , I «-¦ .... — .1 ¦ I !¦¦ _, — Ul I - _•¦- ¦

PREZOS Sentenciados | |¦II i '¦ - **—I i I «__. i'i'._>_i-—_———« , - _________ ¦ ¦ i — •¦——«•——~" M i ¦* ¦ ."*« i . ¦ ¦ 'l _«__u_———*»

De correccão j——————! | || n | - ¦¦¦— - - ~ —* —————— ¦¦ ¦ —— ^________ ¦- - 11 i i i - ___—»—__—» I I > ' """~«—————-

Estado Effeetivo J ¦ 1 1 1 | 1 3 11 | 18 | 18_-__,„_______. _ ___ . „_______-, J______________. _—__¦__— _________________________J_________ _______________ - • _ .____—.__. ^^^^^__-«--*---* ^^^>«-^»»~,,**J*—l**~*" «—*W—I » " '**"* «¦--''•«*¦¦•¦*¦¦•, *¦_—-_-__¦-__-»»

Falta complectar | 1 35 1 37 ! 1 I 5 6 | 43¦

. y

Estado completo | 1 |~T| __ ,| 1 3 | 46 l.| 55 | 1 | 5 | 6 61I d*fltea_-_-_; * |M * -- •______ .... ..„ . — ,„, SSSS5_5Sig55-S-S____S_5-S5^y'*B*?*WMW*<É*».fc**-iw~WWww>wwwww»PW»>.^www_^^ ' —

wm%. MEC DAC Biblioteca Nacional Rio dc janeiro - BrasilSERVIÇO DE REPROGRAFIA

15cm .

il****4***S*8*8iM

r I '*\IBI*^gg-**|

¦".,'"¦'!',•.'. J !!,^airaw««Mdí

; - -ri,'i.[y-«>~^;M.V:^H^mxmmaiiiw&tó »". .-, *-*«»»-»¦ ¦f*'¥,«***HVw'-«'

QUADRO DEMdSTRATIdos professores de insíraecâo primaria de jiinbos os sexos, com as da las de suas nomeações, numero dè alnmi

:*at-ji j*i*3gg

123456789

101112131415

171819

S>21212324

2627

293031

3435363738

4041

4243

.441 454647484950515253

Localidade por ordem Clãs-ALFABÉTICA. SGS

AlegreAldêa VelhaBarra de S. Matheus

BatingaBenevente .Cachoeiro de, Itap"CaioabaCangahiba .CarapinaCariacicaDuas BoccasEspirito SantoGuarapary .ItapemerimItapoca

* ItaquaryItaúnasJacarahype .Lama PretaLinhares .MangarahyNova AlmeidaPicãoPerocãoPiúmaPonta da FrutaPorto do EngenhoQueimadoRiachoRio do NorteRio Pardo .S. Math,eusSanta Cruz

« LeopoldinaSerraTatu AssúUna de Santa MariaYiannaVictoria Ia. cadeiraIdem 2\ cadeira

Barra^de S. MatheusBenevente .Espirito SantoGuaraparyitapemerimLinharesNova AlmeidaS. MatheusSanta Cruz .SerraVianna ,Victoria

2'«

1'« « Itapemerim 2a

i*<»>aá*m

í>4

Ia

cr

«

2a«

i*4

<s)a

1*Ç)m

4

«

i*4«

«

2a«

4

1»«

«

4

«

«

«

NOME DOS PROFESSORES.Yí í" -'..

Natureza pomovimento

&

. -• <Pedro Carmim GalloDomingos Francisco de Mattos ;Martiniano Osório de MirandaAntonio lgnacio RodriguesJosé Ribeiro Machado LimaAntonio Carneiro Lisboa JúniorCarlos Bernardino MacielJosé Dimingues da Silva BragaJosé Pinto CardosoAyres Loureiro de Albuquerque TovarFrancisco de Paula RamosAlexandrino Pedro da Victoria Paiva .Firmino de Almeida e SilvaJoaquim Ramalhete Gameiro A.Bernardino José MacielRicardo Pinto da Silva Queiroz |.Francisco Pereira dos Santos |.Antonio Pereira de MenezesMarcellino José de Barros LimaDomingos Antunes de SiqueiraRicardo da Fonceca Souza Campos .José Alves da Motta . ' .José Soares Leite dos PassosAntonio Pinto MartinsDelfino Ramalhete GameiroDomingos Rodrigues BatalhaMiguel José dos Santos. .

Zeferino Jozé MoluloJoaquim Carlos PereiraAntonio Pereira SoaresFrancisco Prudente RodriguesMiguel Teixeira da Silva Sarmento .Antonio Joaquim Calmon Nogueira da GamaJoaquim Ribeiro de MendonçaManoel Francisco Duarte do NascimentoLuiz da Fraga Loureiro PintoJosé do Patrocínio GrijóJúlio César de Paula MoraesVeríssimo Manoel de AguiarJosé Francisco de Lellis Horta

D. Jeronima Pereira Guimarães

D. Maria dos Pra seres da Penha RibeiroD. Maria Rosa de Oliveira e SilvaD. Anna Maria da Conceição Rodrigues

IX Maria da Penha Pereira de Jesus e SilvaD. Romana Maria Ferreira

D. Rita Carolina da Silva MarynsD. Adelaide Antunes de SiqueipaD. Victoria Antunes da Penha

^"" — ¦' Jm\ - ^_ „,

1Interino«

«x4«

Effectivo

I nterinoEffectivo

«

«

«

Interino« *

Effectivo«

Interino«

Effectivo«

Interino«

H

44

Effectivo

«

Interino«

«

Effectivo«

4Interino

a

Effectivo4

Interina

Effectiva-,lt..

Interina4

EffectivaInterinaVagaEffectiva

«X

4

DATA DAS NOMEAÇÕES

Resolução de 19 de Setembro de 186725 de Junho de «24 de Agosto de 1868.18 de Março de 1867.1° de Agosto de 1865.25 de Junho de 1850.24 de Marco de 1868.27 de Junho de 1866.6 de Março de 1861.7 de Novembro de 1864.

31 de Julho de 1865., 5 de Dezembro de 1857.« de Outubro de 1848.

¦¦¦.'•'« 11 de Asgosto de 1868.«

44t

«

«

«

*

«

«

«

444

13 de Março de 1862.18 de « de 1867.15 de Setembro de 1858.•13 deAbril de 1857.

de Março de 1868.14 de Fevereiro de 1868.27 de Agosto de 1866.10 de Outubro de 1867.

de Setembro de 1*867.17 de Maio de 1865.13 de Abril de 1863.27 de Junho de 1858.

7 de Novembro de 1864.12 de Julho de 1865.26 de Abril de 1867.

6 de Novembro de 1865.17 de Dezembro de J 859.23 de Abril de 1864.

3 de Agosto de 1864.

24 de Marco de 1861.9 de Janheiro de 1862.2 de Agosto de 1858.

23 de Junho de 1860.17 de Jeneiro de 1866.

SEXO FEMININOResolução de 16 de Abril de 1867.

4

«

. 18 de Março de 1865.

23 de Maio de 1863.

Remda. de Vianna por acto de 18 de Ag10, dcResolução de 23 de Abril de 1863.

« *

24 de Dezembro de 1864.9 de Agosto de 1867.

Remda. de S. Cruz em 13 de Junho de 16<Resolução de 19 de Marco de 1855.

MEC-DAC Biblioteca Nacional Rio de janeiro - BrasilSERVIÇO DE REPROGRAFIA

15 cm¦*¦»¦»» w -mi mm.

I ^m^,*"»^. vr" } •" '"*.%»__ü%f B^gj.1»-».,—-¥>*'*-^ií?^f.><r**-*»*4;./^-; ¦ ..f ^^^j^^gf^f*?!» • *>" i* .*".»* ' ' wWWW«pWW»l«^^'«: W-ao^Mt» t\»^^:^m!^^mtfii*m

DRO DEMONSTRATIVOde suas nomeações, numero de alumnos e leis da creaf o das respectivas eadeiras que vão por ordem alphabetiêa.

DATA DAS NOMEAÇÕES

a

Resolução de 19 de Setembro de 186725 de Junho de «24 de Agosto de 1868.18 de Março de 1867.1° de Agosto de 1865.

25 de Junho de 1850..24 de Marco de 1868.27 de Junho de 1866.

6 de Março de 1861.7 de Novembro de 1864.

31 de Julho de 1865., 5 de Dezembro de 1857.« de Outubro de 1848.

11 de Asgosto de 1868.

c

«

«**

«

«

€«

«

«

«

«

«

«

•x

'! coO5

4p p.525 p

LEIS DA CREAÇÃO DAS AULAS.

13Lei n. 11 de 13 de Julho de 1860.

« « 6 de 1 « de 1867.

13 de Março de 1862.18 de « de 1867.15 de Setembro de 1858.•13 deAbril de 1857.

de Março de 1868.14 de Fevereiro de 1868.27 de Agosto de 1866.10 de Outubro de 1867.

de Setembro de 1*867.17 de Maio de 1865.13 de Abril de 1863.27 de Junho de 1858.

7 de Novembro de 1864.12 de Julho de 1865.26 de Abril de 1867.

6 de Novembro de 1865.17 de Dezembro de J 859.23 de Abril de 1864.

3 de Agosto de 1864.<r

'."' ¦"¦•'•¦¦ ¦'« «a24 de Marco de 1861.

9 de Janheiro de 1862.2 de Agosto de 1858.

23 de Junho de 1860.17 de Jeneiro de 1866.

SEXO FEMININOResolução de 16 de Abril de 1867.

« .m 18 de Março de 1865.

23 de Maio de 1863.

Remda. de Vianna por acto de 18 de Ag10, de 1868Resolução de 23 de Abril de 1863.

« *

24 de Dezembro de 1864..« 9 de Agosto de 1867.

Remda. de S. Cruz em 13 de Junho de 1668.Resolução de 19 de Marco de 1855.

53

24 Anterior ao acto addicional.

Lei n. 6 de 7 de Junho de 1862.

Lei n. 14 de 27 de Julho de 18õ7.iResol. Prov. de 22 de Setembro de 1857.

26 Lei n.-llde 16 de Julho de 1860.20 « « 13 de 29 de « de 1847.

5 « « i de 7 de « de 1841.45 Resol. Prov. de 3 de Dezembro de 1857.19 Anterior ao acto addicional.

« «

Lei n. 4 de 19 de Jnlho de 1853.« n. 3 de 3 de Julho de 186k« n. 11 de 26 de Setembro de 1850.« n. 4 de 19 de Julho de 1853.« n. I9de 24 de Junho de 1858.« n 9 de 22 de Marco de 1840.€ n. 4 de 26 de Julho de 1853.

Anterior ao acto adcional.Lei n. 20 de 28 de Julho de 1862.

« n. 26 de 27 de Julho de 1867.« n. 20 de 28 de Julho de 1862.« n. 4 de 26 de Setembro de 1858.« n. 4 de 19 de Julho de 1853.

Resol. do Cons de 19 de Abril de 1820.Lei n. 31 de 23 de Dezembro de 1864.

OBSERVAÇÕES.

Não solicitou o titulo e mudou de residência

14

555

207726

2162142

19

1413

44

A 5 de Março ultimo foi encarregado da re-gencia interina desta cadeira pelo inspector municipal.

Este professor seguiu para o sul como vo-luntario da pátria deixando por seu su-bstituto o padre Jacintho Messias Feijó.

¦

Esta cadeira foi transferida de Muquiçaba.

IAnterior ao acto addicional.Lei n. 9 de 22 de Marco de 1840.

Anterior ao acto addicional.Lei n. 11 de 16 de Julho de 1860.Lei n. 3 de 3 de Julho de 1861.Lei n. 4 de 3 de Julho de 1838.Anterior ao acto addicional.Lei n. 8 de 1841. Esta cadeira funeciona no collegio Espirito

Santo.

Lei n. 2 de 17 de Novembro de 1864« «

« «v«

Lei n. 4 de 10 de Julho de 1854.Lei n. 2 de 47 de Novembro de 1864.

«

«

«

Lei n. 4 de 18 de Marco de 1835.

¦*-i*.'¦•'

f**

^^^^^^^^''^'^'''aaaaaaaíaaaBBMSBBaafcBa»

Ba Nacional Rio de janeiro - BrasilEPROGRAFIA

15cmi

utaeiuwinasEai^aarari