com os meus olhos fixos em ti, senhor! · quero estar atenta à tua presença e como te manifestas!...

4
BOLETIM INFORMATIVO DAS PARÓQUIAS DE GAULA E LOMBADA n.º 99 - 10 de fevereiro de 2019 - 5.ª semana do Tempo Comum - ano C Com os meus olhos fixos em Ti, Senhor! Neste novo ano, o que me espera? Terei forças para todos os desafios? Sozinha, não serei capaz! Aprendi, com gestos muito simples, a entregar tudo nas Tuas mãos, Senhor! E como se torna tão leve a caminhadaQuando me sinto fraca, Tu me sustentas! Quando estou triste, procuro o Teu consolo! Quando me alegro, partilho contigo essa felicidade! E quando vem a tribulação, procuro a paz no Teu coração! Mesmo que o mundo me diga o contrário, eu lembrar-me-ei de Ti! Quando não me respondes, procuro a Tua palavra! Sei, que o Teu tempo não é o meu tempo, mas nunca falhas e tantas, tantas vezes me surpreendes! No meu dia a dia, quero estar atenta à Tua presença e como te manifestas! Mas quantas vezes vens ao meu encontro e eu ainda não sou capaz de reconhecer essa graça? Agradeço toda esta sintonia, tudo aquilo que permites, tudo o que concedes e tudo o que me negas, porque sabes o que eu preciso e é benéfico para mim! Porque terei medo? Sei que estás por perto, sinto que estás sempre muito pertoNa minha história, aprendi, que com os olhos fixos em Ti, Senhor, a Tua vontade será feita na minha vida. Mafalda Teixeira - Paróquia da Lombada DIA MUNDIAL DO DOENTE 11 de Fevereiro Recebestes de graça, dai de graça(Mt 10, 8)

Upload: others

Post on 25-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Com os meus olhos fixos em Ti, Senhor! · quero estar atenta à Tua presença e como te manifestas! Mas quantas vezes vens ao meu encontro ... que com os olhos fixos em Ti, Senhor,

BOLETIM INFORMATIVO DAS PARÓQUIAS DE GAULA E LOMBADA

n.º 99 - 10 de fevereiro de 2019 - 5.ª semana do Tempo Comum - ano C

Com os meus olhos fixos em Ti, Senhor!

Neste novo ano, o que me espera? Terei forças para todos os desafios? Sozinha, não serei capaz! Aprendi, com gestos muito simples, a entregar tudo nas Tuas mãos, Senhor! E como se torna tão leve a caminhada… Quando me sinto fraca, Tu me sustentas!

Quando estou triste, procuro o Teu consolo! Quando me alegro, partilho contigo essa felicidade! E quando vem a tribulação, procuro a paz no Teu coração! Mesmo que o mundo me diga o contrário, eu lembrar-me-ei de Ti! Quando não me respondes, procuro a Tua palavra! Sei, que o Teu tempo não é o meu tempo, mas nunca falhas e tantas, tantas vezes me surpreendes! No meu dia a dia, quero estar atenta à Tua presença e como te manifestas! Mas quantas vezes vens ao meu encontro e eu ainda não sou capaz de reconhecer essa graça? Agradeço toda esta sintonia, tudo aquilo que permites, tudo o que concedes e tudo o que me negas, porque sabes o que eu preciso e é benéfico para mim! Porque terei medo? Sei que estás por perto, sinto que estás sempre muito perto… Na minha história, aprendi, que com os olhos fixos em Ti, Senhor, a Tua vontade será feita na minha vida.

Mafalda Teixeira - Paróquia da Lombada

DIA MUNDIAL DO DOENTE 11 de Fevereiro

“Recebestes de graça, dai de graça” (Mt 10, 8)

Page 2: Com os meus olhos fixos em Ti, Senhor! · quero estar atenta à Tua presença e como te manifestas! Mas quantas vezes vens ao meu encontro ... que com os olhos fixos em Ti, Senhor,

2

4º domingo do Tempo Comum

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas Lc 5, 1-11

Naquele tempo, estava a multidão aglome-rada em volta de Jesus, para ouvir a palavra de Deus. Ele encontrava-Se na margem do lago de Genesaré e viu dois barcos estacionados no lago. Os pescadores tinham deixado os barcos e estavam a lavar as redes. Jesus subiu para um barco, que era de Simão, e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Depois sentou-Se e do barco pôs-Se a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca». Respondeu-Lhe Simão: «Mestre, andámos na faina toda a noite e não apanhámos nada. Mas, já que o dizes, lançarei as redes». Eles assim fizeram e apanharam tão grande quanti-dade de peixes que as redes começavam a romper-se. Fizeram sinal aos companheiros

que estavam no outro barco, para os virem ajudar; eles vieram e en-cheram ambos os barcos, de tal modo que quase se afundavam. Ao ver o sucedido, Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse-Lhe: «Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador». Na verdade, o temor tinha-se apoderado dele e de todos os seus companheiros, por causa da pesca realizada. Isto mesmo sucedeu a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Jesus disse a Si-mão: «Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens». Tendo conduzido os barcos para terra, eles deixaram tudo e seguiram Jesus.

A reflexão deste texto deve pôr em paralelo o “caminho cristão”, tal

como Lucas o descreve aqui, com esse caminho – às vezes não tão cristão como isso – que vamos percorrendo todos os dias. Considerar as seguin-tes questões:

O nosso caminho é feito no barco de Jesus, ou, às vezes, embarcamos noutros projetos onde Jesus não está e fazemos deles o objetivo da nos-sa vida? Por outro lado, deixamos que Jesus viaje connosco ou, às vezes, obrigamo-l’O a desembarcar e continuamos viagem sem Ele?

Ao longo da viagem, somos sensíveis às palavras e propostas de Je-sus? As suas indicações são para nós sinais obrigatórios a seguir, ou fa-zem mais sentido para nós os valores e a lógica do mundo?

Reconhecemos, de facto, que Jesus é o “Senhor” que preside à nossa história e à nossa vida? Ele é o centro à volta do qual constituímos a nossa existência, ou deixamos que outros “senhores” nos manipulem e domi-nem?

Chamados a ser “pescadores de homens”, temos por missão comba-ter o mal, a injustiça, o egoísmo, a miséria, tudo o que impede os homens nossos irmãos de viver com dignidade e de ser felizes. É essa a nossa luta? Sentimos que continuamos, dessa forma, o projeto libertador de Jesus?

A nossa entrega é total, ou parcial e calculada? Deixamos tudo na praia para seguir Jesus, porque o seu projeto se tornou a prioridade da nossa vida?

in www.dehonianos.org

Page 3: Com os meus olhos fixos em Ti, Senhor! · quero estar atenta à Tua presença e como te manifestas! Mas quantas vezes vens ao meu encontro ... que com os olhos fixos em Ti, Senhor,

3

99 - Como é que se configura a participação?

Pressupostos importantes para uma correta partici-pação são uma educação e informação orientada para os valores. A participação deve ocorrer na justa medida e nunca ser orientada para a satisfação dos próprios in-teresses. Também não pode consistir apenas no exercí-cio do direito de voto (GS, n.os 30-31; CA, n.os 46-47). A Doutrina Social critica aqui especialmente regimes auto-

ritários, que consideram uma ameaça a participação dos cidadãos. Além do direito de voto, é exigido dos cristãos um empenho social, independente-mente de se tratar de compromisso na comunidade eclesial, num partido político ou num clube despor-tivo. Sobretudo os leigos devem adquirir compe-tências em muitas questões sociais e assim contri-buir para a construção da comunidade (GS, n.º 43). Todavia, como cristãos, não só nos devemos empe-nhar a nós mesmos na sociedade mas também pos-sibilitar aos outros a solidária participação. A real participação de todos é o cerne da justiça participa-tiva, a qual representa um momento absolutamen-te decisivo da justiça social. A exclusão de uma úni-ca pessoa significa o não reconhecimento da sua dignidade e portanto um atentado contra o manda-mento que obriga a prestar-lhe atenção.

Da mensagem do Papa para o XXVII dia Mundial do Doente

Queridos irmãos e irmãs! «Recebestes de graça, dai de graça» (Mt 10, 8):

estas são palavras pronunciadas por Jesus, quan-do enviou os apóstolos a espalhar o Evangelho, para que, através de gestos de amor gratuito, se propagasse o seu Reino.

Por ocasião do XXVII Dia Mundial do Doente, que será celebrado de modo solene em Calcutá, na Índia, a 11 de fevereiro de 2019, a Igreja – Mãe

de todos os seus filhos, mas com uma solicitude especial pelos doentes – lembra que o caminho mais credível de evangelização são gestos de dom gratuito como os do Bom Samaritano. O cuidado dos doentes precisa de profissionalismo e ternura, de gestos gratuitos, imediatos e simples, como uma carícia, pelos quais fazemos sentir ao outro que nos é «querido».

Aproveitando a circunstância desta celebração solene na Índia, quero lembrar, com alegria e admiração, a figura da Santa Madre Teresa de Calcu-tá, um modelo de caridade que tornou visível o amor de Deus pelos pobres e os doentes. Como dizia na sua canonização, «Madre Teresa, ao longo de toda a sua existência, foi uma dispensadora generosa da misericórdia divina, fazendo-se disponível a todos, através do acolhimento e da defesa da vida humana, dos nascituros e daqueles abandonados e descartados. Exorto-vos a todos, nos vários níveis, a promover a cultura da gratuidade e do dom, in-dispensável para superar a cultura do lucro e do descarte. As instituições sanitárias católicas não deveriam cair no estilo empresarial, mas salvaguar-dar mais o cuidado da pessoa que o lucro. Sabemos que a saúde é relacio-nal, depende da interação com os outros e precisa de confiança, amizade e solidariedade; é um bem que só se pode gozar «plenamente», se for parti-lhado. A alegria do dom gratuito é o indicador de saúde do cristão.

Excertos da Mensagem do Papa Francisco

Page 4: Com os meus olhos fixos em Ti, Senhor! · quero estar atenta à Tua presença e como te manifestas! Mas quantas vezes vens ao meu encontro ... que com os olhos fixos em Ti, Senhor,

10 a 17 de fevereiro de 2019

Gaula Lombada

DOMINGO | 10 fev. 5º domingo do Tempo Comum

Eucaristia às 10:30h Eucaristia às 09:15h

Segunda-feira | 11 fev. Nossa Senhora de Lurdes

———————— ————————

Terça-feira | 12 fev. ———————— Não há Eucaristia não há cartório

Quarta-feira | 13 fev. Eucaristia às 19:00h cartório até às 20:00h ————————

Quinta-feira | 14 fev. São Cirilo e São Metódio

Eucaristia às 15:00h na capela do Lar ————————

Sexta-feira | 15 fev. Eucaristia às 09:30h ————————

Sábado | 16 fev. Eucaristia às 18:00h Eucaristia às 19:30h no Centro de Oração

DOMINGO | 17 fev. 6º domingo do Tempo Comum

Eucaristia às 10:30h Festa da Vida

Eucaristia às 09:15h Festa da Vida

Entrada Solene e Tomada de Posse do Senhor Bispo do Funchal D. Nuno Brás

Sé do Funchal às 16:00h

- Reunião do Conselho Paroquial da Paróquia da Lombada, quinta-feira dia 14 de fevereiro, às 20:00h. - Festa de São Francisco Marto, Patrono dos Acólitos, eucaristia e procissão na Paróquia de Gaula, domingo, dia 24 de fevereiro, às 16:00h. - Reunião de Catequistas, Paróquia da Lombada, dia 26 de fevereiro, terça-feira, às 20:ooh, no Salão Paroquial. Paróquia de Gaula, dia 27 de fevereiro, quarta-feira, às 20:00h, na Sala da Direção da Cateque-se. - Viagem paroquial à Irlanda, de 19 a 26 de agosto de 2019. Inscrições com o pároco até 15 de maio de 2019. Preço por pessoa em quarto duplo: 1865,00€ e em single: +268,00€.

Responsável: Pároco; Colaboradores: Leigos das paróquias de Gaula e Lombada Morada: Sítio do Povo, 9100-070, Gaula

Telefone: 291 651 972 e-mail: [email protected] Blog da PARÓQUIA DA LOMBADA: https://paroquiadalombada.wordpress.com

Também temos páginas no FACEBOOK: procurar por PARÓQUIA DE GAULA ou por PARÓQUIA DA LOMBADA.

Tiragem de 250 exemplares / Distribuição Gratuita