coluna esplanada - o norte/menu/...vane veloso mora em montes claros e lamenta pelos pais que vivem...

10

Upload: others

Post on 24-Dec-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...vane Veloso mora em Montes Claros e lamenta pelos pais que vivem em Aparecida e estão isola-dos, masnão por causa da pandemia.Amãefaztrata-mento
Page 2: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...vane Veloso mora em Montes Claros e lamenta pelos pais que vivem em Aparecida e estão isola-dos, masnão por causa da pandemia.Amãefaztrata-mento

TÔ FORA

Sem o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) na dis-puta para governador, o senador Fernando Be-zerra Coelho está liberado para aumentar o seucacife e o do partido.

CASA NOVA

O ex-todo poderoso senador do PT Delcídio doAmaral (MS) filiou-se ao PTB.

PELA VIDA

O PTB fechou questão contra o aborto, em seuEstatuto, na convenção nacional de ontem, “des-de a concepção até a morte natural”. Por suges-tão do grupo Pró-Vida.

DESABAFO DE FILHO

Filho do ex-governador condenado Sérgio Ca-bral, o ex-deputado federal Marco Antônio Ca-bral soltou um texto via WhatsApp lembrandoos quatro anos de prisão preventiva do pai – queestá com tornozeleira em casa, mas ficou umbom tempo nas grades.

MEMÓRIAS DO CÁRCERE

Segundo ele, “a situação vai contra a Constitui-ção. Na Lava Jato, Cabral foi pego para ser o‘exemplo’, o famoso “boi de piranha”. Acorrenta-do pelos pés e mãos, exposto em todo canto doPaís a essa humilhação bárbara. Transferidoduas vezes injustamente, com penas dadas pelomesmo juiz, num somatório absurdo de mais de300 anos, em processos fatiados do mesmo perío-do e com os mesmos personagens”.

VERGONHA

Lá se vão mais de dois meses, a assessoria dogoverno do Maranhão não respondeu demandada Coluna. Acionada pela Lei de Acesso à Infor-mação, desdenhou. E agora nem o MP do Estadoem cima consegue cobrar a informação.

PEGOU MAL

Se já foi difícil convencer os aliados a apoia-rem Isabella de Roldão (PDT) como vice na cha-pa de João Campos (PSB), no Recife, a birraaumentou na eleição quando ela usou máscaravermelha – a cor tradicional do PT da adversá-ria Marília Arraes.

AZUL EM ANGRA

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) arti-culou voos regionais semanais da Azul para An-gra dos Reis, com decolagem do Rio e de SãoPaulo. É sua aposta para tornar o litoral Sul doEstado um dos maiores destinos turísticos daAmérica do Sul.

CARIBE BRAZUCA

Há mais investimentos do trade turístico progra-mados para a região que considera o Caribe bra-sileiro. “Todo nosso esforço para ampliar a pistae modernizar o aeroporto de Angra já começa adar resultados”, diz o senador.

MUNDO DIGITAL

Pesquisa feita pela Assurant aponta que 89% dosconsumidores acreditam que as tecnologias co-nectadas à internet tornaram suas vidas melho-res em relação à conveniência, entretenimento esegurança. E 52% estão dispostos a investir emn o v o a p a r e l h o q u e s u p o r t e a s i n o v a ç õ e stecnológicas do 5G.

COMBINE BSB

O Combine Brasília, evento realizado domin-go para seleção de talentos (homens e mulhe-res) para o futebol americano nos EUA, produ-zido pela Echelon, deu resultados. Alguns jáestão com um pé em times da Flórida. Entre osdestaques do dia, o ex-atleta do Tubarões doCerrado Gabriel Piola levou o prêmio de me-lhor pontuação.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

O perigo está à espreita, rondando nossos lares,comunidades, nossos entes queridos. Ele esperaapenas uma distração, ou um descuido, para nosatacar. E ele vem em várias formas: coronavírus,H1N1, febre amarela, sarampo, poliomielite, e vá-rias outras doenças que acreditávamos estarem er-radicadas – ou pelo menos controladas.

Quando é algo inédito, como o novo coronavírus,em que ainda nem se conhece a enfermidade, pode-mos até dizer que não foi nossa culpa. Mas e o quedizer das doenças de décadas atrás, comuns no co-meço do século passado e que, após anos de estu-dos, pesquisas, testes, os cientistas descobriram for-mas de imunização?

Não podemos ignorar o poder e o talento daciência em criar proteções para a humanidade –desde doenças a outros tipos de catástrofes. E porque então tantas pes-soas estão se recusandoa vacinar os filhos con-t r a d o e n ç a s p r e -veníveis? O que leva umpai e uma mãe a deixa-rem seu ou seus filhos ex-postos a enfermidadesque podem deixar seque-las para toda a vida?

Mais uma Campanhade Vacinação se encerrano país, depois de um pe-ríodo de prorrogação,sem que a meta de prote-ção seja alcançada. Ape-sar de todos os alertas da-dos por médicos, infecto-logistas, cientistas, deque essa é a melhor forma que temos de prevenção,muita, mas muita gente mesmo tem ignorado essaprática que temos a nosso favor.

Será preciso rever nossas crianças internadaspor sarampo, difteria, caxumba e incapacitadas pe-la poliomielite para então adotarmos definitiva-mente a vacinação como estratégia de cuidado, desaúde pública?

Países de primeiro mundo já estão vivendo o re-torno de doenças até então erradicadas em funçãodo movimento antivacina.

Esse texto traz muitas perguntas porque para es-se fenômeno de ignorância contra a vacinação ain-da não há resposta.

EDITORIAL

Países de

primeiro mundo

já estão vivendo

o retorno de

doenças até

então

erradicadas em

função do

movimento

antivacina

[email protected]

LEANDRO MAZZINI

A ofensiva do MDB

ComWalmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Passado o primeiro turno das eleições, o MDB de Pernambuco começará a construir o seu caminhode retorno ao governo do Estado com vistas a fortalecer a legenda em outros diretórios do Nordeste,a fim de enfraquecer o domínio de anos do PSB na região. A ofensiva será forte diante da chegada deLula da Silva à Bahia – mesmo condenado, ainda um mito no Nordeste. Com desaprovação na casados 60% em Pernambuco, dificilmente o governador Paulo Câmara (PSB) conseguirá manter osatuais aliados. Além disso, o PSB caiu de 69 para 52 prefeituras conquistadas no Estado. Já o MDB é o2º e subiu de 16 para 22.

Seu filhomereceproteção?

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativo: Jota Dias

(38) 98838-5604

[email protected]

Editora: Janaina Fonseca

Coordenação de redação:Adriana Queiroz

(38) 98428-9079

Departamento Comercial:Rodrigo Cheiricatti

(31) 3236-8001(31) 98884-6999

(38) 3221-7215

[email protected]

Relacionamento com o assinante:(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem

ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou

processo similar em qualquer forma ou meio mecânico,

eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem

autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos

das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião

do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação: [email protected]

Telefone: (38) 3221-7215

Endereço:Rua Justino Câmara, 03 - CentroMontes Claros/MG - f/jornalonorte

2 MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 20DENOVEMBRODE2020 onorte.net

Page 3: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...vane Veloso mora em Montes Claros e lamenta pelos pais que vivem em Aparecida e estão isola-dos, masnão por causa da pandemia.Amãefaztrata-mento

PRETO NOBRANCO

Moradores se unempara reconstruirponte em MOC

Montes Claros

Após meses de espera por ação da prefeitura,comunidade assume papel do poder público

u Até agora não consigo entender qual critério pes-soasdasociedade,eleitoraseadmiradorasdoprefei-toHumbertoSouto, têmusadoparadeclarar,nas re-dessociais,queoatualchefedoExecutivoéconsidera-doomelhorprefeitodahistóriadeMontesClaros,su-perando o ex-prefeito Antônio Lafetá Rebelo. Dizerqueaadministraçãotemsidobemavaliadaémaisdoquenatural.Entretanto, talcomparaçãodevesercre-ditadaàemoçãoenãoàrazão.Primeiro,quesãope-ríodostotalmentedistintos.ToninhoRebelofoieleitoem1966edepoisem1977,quandonãohaviaatecnolo-gia de hoje. Foi o prefeito que pensou além do seutempo,preparandoacidadeparao futuro.

Cotado para EsurbInformaçãoquecirculanosbastidorespolíticosem

MontesClaroséadequeovereadorEdmilsonMaga-lhães(Cidadania),quenãoconseguiuareeleição,es-tásendocotadoparaseraproveitadonadiretoriadaEsurb. Vale lembrar que o referido legislador já fezpartedoquadrode servidoresdaquelaempresa. Ed-milsonéoprimeiro suplentedo seupartido.

Último mandatoAntesmesmodeassumiroseu terceiromandato,o

vereadorRodrigoCadeirante(Rede)afirmouqueesteé o seu últimomandato como vereador. Na sua opi-nião, depoisdo terceiromandato, opolíticodeixadeservir à população e passa a se servir da população.Cadeiranteexplicouqueocompromissodenãodispu-tar um quarto mandato foi feito quando eleito pelaprimeiravez.

Covid e as eleiçõesAimprensadivulgoucomonovidadeoaumentoda

Covid-19 em todo o país. A este respeito, não precisaterboladecristalparaprever talaumento.Asautori-dades, em todas esferas do poder, sequer tiveram apreocupaçãoemdiscuplinaramovimentaçãodepes-soasduranteoperíododeeleição.Aaglomeraçãodepessoasemreuniões,comícios,carreataseoutrasmo-vimentaçõesdecampanhapassouaserumprocedi-mento natural. Somente após a eleição de primeiroturnoéqueoassuntoveioabaile.

Energia LimpaEm reunião semipresencial, na quarta-feira (18), o

plenáriodaAssembleiaLegislativadeMinasaprovouprojeto do deputado Gil Pereira, que garantirá maisenergialimpa,empregoparaoEstadoeespecialmen-teparaoNortedeMinas.Apropostasegueparasan-çãodogovernadorRomeuZema.

Disputa na CâmaraAinda é cedo para antecipar o que poderá aconte-

cercomadisputapelapresidênciadaCâmaradeMon-tesClaros.Ocertoéqueantesdadeflagraçãodopro-cesso, três nomes já foram colocados, e um quartonomeestá sendoarticuladopeloPSL.Nesteprimeiromomento, já seapresentaramparaadisputaoatualpresidente, vereador Marcos Nem (PSC), o vereadorClaudimdaPrefeitura (Cidadania)eavereadoraMa-riaHelena Lopes (MDB). O afunilamentodoprocessopoderá resultarementendimento.

Melhor prefeito

SEAPREFEITURANÃOVEM... - Comunidade deAparecida doMundoNovo cansou de esperar pela obra

Márcia Vieira

Repórter

Há mais de um anomoradores do Distritode Aparecida do Mun-do Novo, na zona ruralde Montes Claros, vi-vem o drama da faltade acesso à localidadeem razão de uma ponteque caiu e não foi re-construída.

Distante cerca de 80quilômetros de MontesClaros, a comunidadetem mais de mil habi-tantes e é ponto de refe-rência para outros po-voados no entorno.Além disso, os morado-res dependem desteacesso para escoar aprodução, transportartrabalhadores e até pa-ra garantir a alimenta-ção da família.

Por diversas vezes, ONORTEbuscou aSecre-taria Municipal deAgricultura para saber

se havia previsão de con-serto da estrutura. O se-cretário Osmani Barbosainformou que uma equi-pe da prefeitura já teriaido ao local para iniciar aobra. Mas, de acordo commoradores, não foi o queaconteceu.

Cansados do isolamen-to imposto pela falta deacesso, a comunidade seuniu e está reconstruindoa ponte.

“Eles estiveram aqui,abriram um buraco paraser uma estrada paralela edeixaramastábuasencos-tadas. Depois, sumiram enada de ponte. Nós vamospassar o resto da vida sen-do deixados de lado? Nósaqui somos um pelos ou-tros, então metemos a ca-ra e vamos fazer o que aprefeitura não faz”, afir-ma o morador J.R..

RISCOS

A microempresária Sil-vane Veloso mora em

Montes Claros e lamentapelos pais que vivem emAparecida e estão isola-dos, mas não por causa dapandemia.Amãefaztrata-mento de saúde em Mon-tes Claros e, muitas vezes,deixoudecomparecerpor-que a falta de acesso im-põe riscos.

Do mesmo modo, a filhanão pode ir até ela. “Nascina zona rural e nunca viviuma situação como essa.Vivemos isso este ano to-do e as pessoas que mo-ram nas redondezas deAparecida ficaram atésem comida, porque o car-r o n ã o p o d i a i r p a r aabastecê-las. Não haviapassagem. O PSF ficousem médico, que entroude férias e não colocaramoutro no lugar. Ou seja,nem na localidade as pes-soas podiam se consultar.Tem uma ambulância nacomunidade,massepreci-sartransportaralguémpa-raMontesClaros,nãocon-

seguem”, denuncia.Nas raras ocasiões em

que a mãe conseguiu che-gar a Montes Claros, opercurso foi trabalhoso ecansativo.

“Ooutroacessotambémjá está comprometido e,nas poucas vezes em queminha mãe conseguiusair de Aparecida, levouduashorasa maisdoqueohabitual para chegaraqui”, disse Silvane.

UNIÃO

Sobre a ação realizadano local, ela revela que otrator foi cedido por umdos moradores e, como acomunidadeéunida,oem-penho e mão de obra é detodos.“Aresponsabilidadeédopoderpúblicoenãode-ve ser transferida a mora-dores”, ressalta Silvane.

O secretário Municipalde Agricultura, OsmaniBarbosa,foi procuradope-la reportagem, mas nãoatendeu às ligações. Jornalista, articulista, analista político e empresarial

DIVULGAÇÃO

Aldeci Xavier

[email protected]

onorte.net MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA,20DENOVEMBRODE2020 3

Page 4: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...vane Veloso mora em Montes Claros e lamenta pelos pais que vivem em Aparecida e estão isola-dos, masnão por causa da pandemia.Amãefaztrata-mento

Última chance paraproteger as crianças

Minas do Norte

Campanha de vacinação termina hoje, mas como é feriado em MontesClaros, apenas a sala de vacina do MOC Shopping estará funcionando

u

EXPOSTASADOENÇAS–Crianças que não receberemas doses necessárias ficamvulneráveis

Da Redação*

A Campanha Nacio-nal de Vacinação con-tra o Sarampo e a Polio-mielitechegaaofimdei-x a n d o m i l h a r e s d ecrianças, jovens e adul-tos sem a devida imuni-zação. Apesar de ter si-do prorrogada de 30 deoutubro para 20 de no-vembro,oalertanão foisuficiente para que ospais se conscientizas-sem da importância delevar os filhos aos pos-tos de saúde.

Em Montes Claros, otérmino da campanhafoi ontem, em funçãodo feriado municipaldo Dia da ConsciênciaNegra, celebrado nestasexta-feira, quando ospostos de saúde ficamfechados.

Mas ainda há umachance para colocar ocartão da criança emdia. A sala de vacina doMontes Claros Shop-ping se manterá abertanesta sexta-feira, das10h às 22h.

De acordo com a Se-cretaria de Estado deSaúde (SES-MG), crian-ças com idades entre 1 e5anosdevemserimuni-zadas, bem como adul-tos entre 20 e 49 anos(para o sarampo).

A meta era vacinar95% do público-alvo.Mas, em Montes Claros,apenas66,61%dascrian-ças receberam a dosecontraapólio,oqueequi-

vale a 14.678 imunizações.Já o índice de vacinação

contra o sarampo ficouainda mais baixo – 57,26%– o equivalente a 103.875pessoas protegidas.

Deacordocomacoorde-nadora da Imunização deMontes Claros, Aline LaraOliva, todas as criançasmenores de 5 anos devemtomar uma dose da goti-nha (vacina contra polio-mielite), mesmo aquelasque estiverem com a ca-derneta completa.

“Etodos os adultos de 20a 49 anos devem tomar avacina contra o sarampo,desde que não tenham to-madonoanode2020,mes-

mo com esquema vacinalcompleto”, ressalta.

EM MINASSegundo Joseanne Dias

Gusmão, coordenadoradeImunizaçãodaSecreta-ria de Estado da Saúde(SES), até 26 de outubroapenas 35,35% das pessoasna faixa etária de 20 a 49anos tinham se vacinadona contra o sarampo.

Já a vacinação contra apólio no Estado está em54%, abaixo da meta de95%esperada peloProgra-ma Nacional de Imuniza-ções (PNI). A vacinação é aúnica forma de protegercontra a poliomielite.

“Essa baixa procura pe-la vacina nos levou a deci-dir ampliar o período dacampanha. Em relação aosarampo, muita gente nãosabe, mas mesmo que aspessoas, dentro desta fai-xadeidade,estejam com ocartão de vacina em dia,deverão ir até uma unida-de de saúde para vacinar”,explicou Gusmão.

MULTIVACINAÇÃOJoseanne Dias Gusmão

lembra que a CampanhaNacional de Multivacina-ção continuará mesmoapósodia20, com oobjeti-vodeatualizarascaderne-tas de vacinação de crian-ças e adolescentes meno-res de 15 anos de idade.

Nesta campanha sãoofertadas todas as vaci-nas do calendário básicode vacinação da criança edo adolescente, visandodiminuir o risco de trans-missão de enfermidadesimunopreveníveis, as-sim como reduzir as ta-xas de abandono do es-quema vacinal.

“A multivacinação temcomoobjetivo a análise doesquemadevacinaçãodascrianças e dos adolescen-tes para verificar se estácompleto. E, para aquelesque estiverem faltando al-guma vacina, será realiza-daaadministração,garan-tindo assim a proteçãocontra diversas doençasimunopreveníveis,melho-randotambémascobertu-rasvacinaisnopaís”,expli-cou Josianne.

MARCELO CAMARGO/AGENCIA BRASIL

Todas as crianças menoresde 5 anos devem tomar umadose da gotinha (vacina contraa poliomielite), mesmoaquelas que estiverem coma caderneta completa

4 MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA,20DENOVEMBRODE2020 onorte.net

Page 5: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...vane Veloso mora em Montes Claros e lamenta pelos pais que vivem em Aparecida e estão isola-dos, masnão por causa da pandemia.Amãefaztrata-mento

Curso ‘Mercado daModa’ chega à Funorte

Educação

Formação é considerada imprescindível para quem quer atuar nessa área,sempre mutante e impactada pela economia e comportamento

u

Da Redação*

Pessoas do grupo derisco para a Covid-19que irão participar doEnem 2020 têm até odia 7 de dezembro parasolicitar a realizaçãodas provas em salas deaulas separadasdos de-mais candidatos.

Essa medida é volta-da para asmáticos, obe-sos e doentes crônicos,por exemplo. Eles fica-rão em uma sala comnúmero reduzido departicipantes.

O edital explica quequem estiver com Co-vid-19 na data do examedeverá comunicar o diag-nóstico pela página doparticipante até a véspe-ra da prova. Casos de ou-tras doenças infectocon-tagiosas, como InfluenzaA e B, sarampo e rubéola,também devem ser comu-nicados.

Por causa da pande-mia do novo corona-vírus, as provas impres-sas serão aplicadas nosdias 17 e 24 de janeiro.Na versão digital, o exa-

me será nos dias 31 dejaneiro e 7 de fevereiro.

FORÇAS ARMADAS

A pedido do InstitutoNacional de Estudos ePesquisas EducacionaisAnísio Teixeira (Inep),órgão do Ministério daEducação (MEC) respon-sável pela aplicação doEnem, as Forças Arma-das vão prestar apoio lo-gístico na realização daedição de 2020.

Na portaria, publica-da nesta quarta-feira(18) no Diário Oficial da

União, o ministro da De-fesa, Fernando Azevedoe Silva, autoriza a atua-ção das forças.

Segundo o Inep, há5.783.357 inscritos parao Enem, sendo 5.687.271para o exame impressoe 96.086 para o digital,que é novidade nestaedição.

Esta não é a primeiravez que militares são re-quisitados para auxi-liar na logística e tam-bém na segurança doexame.

*Com Agência Brasil

ANTENADOS-MariaTherezaTorres ressalta que

valeapena investirna formaçãodasequipesdevenda

GRUPODERISCO-Candidatos poderão fazer prova

emsala commenos participantes

Leonardo Queiroz

Repórter

Quem gosta do mun-dodamodaequer sees-pecializar nesse setortem uma grande opor-tunidade. A partir dapróxima segunda-feira(23),aFunortepromoveo primeiro curso “Mer-cado de Moda”, que se-ráministradoemparce-ria com a especialista econsultora em modaMaria Thereza Torres.

Ocursotem como ob-jetivo proporcionar aformação de pessoasque tenham interesseno mercado de moda,i n t e g r a n d oa ç õ e satuais para efetividadenafidelizaçãodoconsu-

midor junto à empresa.O público-alvo do curso

são pessoas que desejamatuar e ingressar no vare-jo de moda, bem comoaqueles que querem aper-feiçoar na área de vendasdesse segmento.

De acordo com a pales-trante, consultora de mo-da e profissional da áreagraduada e especializadapelo Centro UniversitárioMoura Lacerda, MariaThereza Torres, o merca-do de moda está sempreaquecido.

“Independentementeda pandemia, com seus al-tos e baixos da economia,o mercado de moda vai es-tar sempre aquecido. Oque mudou foram as for-mas de venda, consumo e

relacionamento com ocliente.Pudemosacompa-nhar o crescimento de vá-rios segmentos e ressaltarque, dentro do mercado,se vende também outrascoisas, como comporta-mento, informação e esti-lo”, explica.

Para Maria Thereza,“semprevalea pena inves-tirnocrescimentoeatuali-zação de equipes de ven-das de moda”. O curso évoltado também paraquem quer empreendernessa área, sendo de mui-ta importância se atuali-zar nas informações e sa-ber a realidade do merca-do ecomo lidar com os no-vos clientes que vieramcom a pandemia, ressaltaa palestrante.

As novas formas de ven-daeproduçãodeconteúdosãoessenciaisatodosdora-mo, destaca a especialista.“Percebemosumdéficitnacidade por alguns colabo-radores,comoafaltadeco-nhecimento”, pontua.

CURSO

A programação do cur-so é dividida em seismódulosetemcargahorá-ria de 30h/aula.

As inscrições podem serrealizadas pelo site www.funorte.edu.br/cursosli-vres. As vagas são limita-das!Valorespecialparaes-tudantes e lojistas. A con-sulta pode ser feita tam-bém pelo site funorte.edu.br. Mais informações: (38)2101-9292.

Enem terá sala especial

DIVULGAÇÃO

GABRIEL JABBUR/AGÊNCIA BRASÍLIA

onorte.net MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA,20DENOVEMBRODE2020 5

Page 6: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...vane Veloso mora em Montes Claros e lamenta pelos pais que vivem em Aparecida e estão isola-dos, masnão por causa da pandemia.Amãefaztrata-mento

No dia 7 de novembro, a pequena Dudaganhou uma linda festa dos papais Franci-ne Teixeira e Bruno Tibo para comemorar osseus três aninhos de vida. O local foi decora-do por Hanna (A Cereja do Bolo Festas), como tema “Patrulha canina no jardim”. O bu-ffet ficou por conta de Maria Sabor Buffet ea linda mesa de doces foi assinada por San-dra Jabbur (Sweet Jabbur Gourmet), bolo deLuciana (Bolo Sua Vida mais Doce), cookiesde Marcela (Cookie e Coisinhas), personali-zados papelaria Tia Coruja. Embora tenhasido uma comemoração intimista, não falta-ram alegria e diversão da aniversariantecom os demais pequenos. Afinal, o que im-porta é não deixar a data passar em branco.Parabéns, Duda! Que Deus ilumine sua vidacada dia mais!

Os três aninhos de Duda

Umregistro da aniversariante namesa do bolo

Hora do parabéns pra você

Doces Jabbur Sweet Gourmet by Sandra Jabbur

Diversãogarantidacomaguerrade travesseirosComos papais Bruno Tibo e Francine Teixeira

Ruth Jabbur Ruth [email protected]

FOTOS BÁRBARA XAVIER FOTOGRAFIA

6 MONTESCLAROS,SEXTA-FEIRA, 20DENOVEMBRODE2020 onorte.net

Page 7: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...vane Veloso mora em Montes Claros e lamenta pelos pais que vivem em Aparecida e estão isola-dos, masnão por causa da pandemia.Amãefaztrata-mento

MuitasdenossascidadesnoNortedeMinastiveramasuaorigemdeumpontodepousoparaodescansodas tropas. Geralmente, era nestes pontos de pousoquesurgiamosprimeirosaglomeradosdenegocian-tes(osmascates),criandoemalgumlugarsombreadoum tablado coberto de palhas, que logo depois eratransformadonumgigantebarracãodefeira.Eobar-racãode feira traziapessoas deoutros lugares, e, empouco tempo, formavaali umpequenopovoado.Otropeiro,semdúvida,eraafiguramaisimportan-

tedaépocadacolonização. Ali, estabelecia-seo co-mércio de secos emolhados dentro do barracão defeira. Com o comércio em ascensão, criava-se umaCasa de Oração, que depois os fiéis a transforma-vamemCapela.EssaCapelasempre tinhacomopadroeiraosanto

de devoção de um habitante importante do lugar,ouentão,adatafestivamaispopulardareligiosida-de do povo.O pouso dos tropeiros, de povoado, passava-se a

VilaemvirtudedoMercado,daIgreja,daCadeiaedoCartório Civil. O Povoado deMontes Claros das For-migas em nada foi diferente dos demais povoadosbrasileiros. Quando ainda era Vila de Formigas, elajátinhaoseumercadoeumafeira livre,queagrega-vam pessoas de vários lugares do Norte de Minas.(Dário Cotrim, IHGMC).OantigoMercadoMunicipaldeMontesClarosteve

sua construção iniciadaa 3de setembro de 1899; foiconstruídoali ondehojeseencontraoShoppingPo-

pularMarãoRibeiro.Alihaviaumcomérciocommui-ta variedade e muita riqueza oriunda de nossa re-gião.HaviaoComércio Interno (dentrodomercado)e o Comércio Externo (pelo lado de fora das depen-dências domesmo).Ali haviamuitos comerciantes, comoSeu Jasondo

Caldo de Cana; Seu José Benício, no seu armazém;SeuJonasAlvesAlmeida,comvariedadesemgulosei-mas; Seu Paulinho Leite com sua sorveteria, que eraa nossa alegria de criança (foi a primeira sorveteriadeMontes Claros); Seu Pedro Granadeiro com o seu

cafédelicioso; SeuNozinho, comumafarofadelicio-sa e tinha tambémoCafé Brazil de Juvenal de SouzaCampos,meu saudoso pai.Ali distinguia-se o tira-gosto de dobradinha, que

aguçavaoapetitedostropeiros,quevinhamdelongetrazendosuasmercadorias.Alieupasseipartedemi-nha infância trabalhando commeu pai, aprendendoMatemáticae a lidar comaspessoas.OMercadoMunicipaldeMontesClaros tinhaocon-

dãodeatrair grandes e pequenos no seu reduto am-plo, ondeacolhia a todos. Erauma casaenorme, altamuitoalta,ondeumatorreostentavaumrelógio,quenos fornecia o horário; madeira de lei gigantescas eenormes emolduravamaquele barracão.Foi ali que se desenrolou a minha história infantil.

Um dia, eu vi o Mercado Municipal de Montes Clarossendodemolido; foinadécadadesessenta,maispre-cisamente 1967 -1968.Muitoslamentavam.–Massabeoporquêdademoli-

ção?Aquelamadeirapesadaestavaameaçandoavi-dadosqueporali transitavame/outrabalhavam.Es-tavaprestesaaconteceraliumacidente,emquemui-tavidasseriamceifadas, comaquele telhadodesmo-ronandosobrenósque ali convivíamos.Quantoàhistória, elanãomorreu comaquedada-

quelacasa,porqueelacontinuavivanavidadaquelesquealiconviveram,virameacompanharamcadaper-sonagem,cada fato, cadamomentonumespaçoqueaindaestáaliparaqueahistória ressurjadavidadosqueali conviveram.

O antigo Mercado Municipal de Montes Claros

Pilar Literário Terezinha [email protected]

Ali havia muitos comerciantes,como Seu Jason do Caldo de Cana;Seu José Benício, no seu armazém;Seu Jonas Alves Almeida, comvariedades em guloseimas; SeuPaulinho Leite com sua sorveteria,que era a nossa alegria de criança(foi a primeira sorveteria de MontesClaros); Seu Pedro Granadeiro como seu café delicioso; Seu Nozinho,com uma farofa deliciosa e tinhatambém o Café Brazil de Juvenal deSouza Campos, meu saudoso pai

onorte.net MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 20DENOVEMBRODE2020 7

Page 8: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...vane Veloso mora em Montes Claros e lamenta pelos pais que vivem em Aparecida e estão isola-dos, masnão por causa da pandemia.Amãefaztrata-mento

Chegou! Só que não!

Tecnologia

Sony lança PS5,mas avisos de atrasos deixamconsumidores apreensivosu

Marcelo Jabulas

@mjabulas

O PS5 chega ao Brasil,uma semana após ter si-do lançado no EstadosUnidos e em alguns ou-tros mercados ao redord o m u n d o . E q u e macompanhou os eufóri-cos “unboxing” de quemrecebeuoconsoleláforaestáapreensivo.Issopor-que muitos varejistas jáanunciaram atrasos nasentregas.

Nas redes sociais nãofaltam reclamações deconsumidoresqueforamadvertidospor varejistas,como Amazon, America-nas e Casas Bahia, de queo aparelho poderia nãochegaraindaontem,dataprevista inicialmente. Opior: muitos clientes pa-garam uma taxa de “en-tregaprioritária”paraga-rantir o recebimento nodia da estreia e agora fo-ramadvertidosqueopro-dutopoderásofreratrasode 48 horas.

No grupoPS5Brasil, noFacebook,com20milpar-ticipantes, diversos postsapontavam descontenta-mento com os atrasos.

“Adquiri o meu no dia17de setembro, na Ama-zonepagandoporentre-ga prioritária, para rece-bimento no lançamen-to! Mas, ontem (quarta-feira) eu soube que a en-trega mudou para o dia24. Eles me mandaramum e-mail pedindo des-culpasequeestavamtra-balhando com as trans-portadoras para que aentrega fosse feita nodia combinado. Mas, aoverificarnositedatrans-portadora, continua pa-ra o dia 24. É um desres-

peitocomagente”,reclamaAlex Nobre.

Namesma situação, Gus-tavo Higino fez a comprano dia 15 de outubro, comprevisão de entrega entre20e21denovembro.Nater-ça-feira foi informado deque só vai receber em pri-meiro de dezembro.

TRANSPORTADORA

Outro consumidor, Ra-phael Paz, também com-prou o PS5 no início da pré-venda. Ele mora na Bahia erecebeunotificaçãodequeoproduto tinha sido expedi-do na segunda-feira (16). Noentanto,aprevisãodeentre-ga era para 2 de dezembro.“Meuproblemaagoraécoma transportadora. Nasegun-da, disseram que meu PS5saiu de São Paulo. Terçaatualizaram, dizendo que

eleestavaemMinasGeraisepoderia ser entregue nestaquintaounasexta.Mashoje(quarta) surgiu nova atuali-zaçãodizendoqueoPS5ain-da está em São Paulo. Entãonãoseimaisoquetáaconte-cendo”, relata Paz.

Aliás, as transportadorasse tornaram as vilãs da no-vela.Nascentraisderelacio-namento, os varejistas ale-gamqueoprodutojáfoides-pachadoequenãohácomointervirnalogísticadospar-ceiros.

Outros consumidores re-clamamqueseuspedidosfo-ram cancelados e que deve-riam tentar comprar nova-mente o aparelho. No Twit-ter, um desses consumido-res posta a mensagem docancelamento da compra,quetinhasidofeitanodia17de setembro.

SEM CAIXA

Nasemanapassada,mui-tos clientes que compra-ram o Xbox Series X ou Se-riesStambémsemanifesta-ramnasredessobreatrasosno recebimento do apare-lho. No site Reclame Aqui,consumidoresrelatamsuas frustrações. Em umadas postagens, o Submari-noreconheceoatrasonaen-tregaaocliente,queaconte-ceunosábado,14denovem-bro, dois dias após a estreia.

“Em atenção ao seu conta-to, informo que infelizmen-te tivemos alguns atrasos deenviosdosprodutospelofor-necedor, mas já recebemosos produtos em nosso esto-que e a entrega já foi libera-da, verificando em sistemasua entrega foi concluídadia 14/11/2020 caso queirapodemos fazer a devolução

do frete devido a alteraçãonadatadeentrega,qualquerdúvida peço que me notifi-que em mensagem privadaounomeue-mailquefoidis-ponibilizadopróximoaassi-naturaemmensagempriva-da”, respondeu o atendentedo Submarino.

RETORNO

Sobreasreclamaçõesdosclientes, entramos em con-

tatocomaassessoriadeim-prensadaAmazon.Masatéo fechamento da ediçãonão tivemos retorno. AAmericanas, que chegou afazer contato, também nãodeu resposta oficial.

A Casas Bahia enviou no-ta: “A rede informa que olançamento do produto es-tá marcado para o dia 19 denovembro.Osconsolesqueforam comprados na pré-venda estão sendo fatura-dos hoje (quarta-feira) e se-guirãoparaaentreganada-ta do lançamento, de acor-do com a estratégia de ven-da da marca.

O CONSOLE

O PS5 marca os 25 anosda linha PlayStation e es-treia com design modernorepleto de curvas e um har-dwarecapazde rodarjogosem4Ka120quadrosporse-gundo (FPS). É equipadocom o mesmo processadorAMD Zen 2 do Xbox SeriesX,masroda a 3,5 GHzetemprocessamento gráfico de10,8 Teraflops contra 12 dorival.OSSDde825GBéme-norqueo1TBdoXbox,masroda mais rápido.

O aparelho ainda temslotparaunidadeNVMepa-ra expansão. O PS5 podeser adquirido em duas ver-sões: uma sem leitor de dis-cos (R$ 4.199) e outra comunidade Blu-ray (R$ 4.699).

AGONIA -OPS5 é umdos produtosmais aguardados de 2020;muitos consumidores pagaramamais para

receber na data da estreia,mas não receberão

SONY/DIVULGAÇÃO

8 MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 20DENOVEMBRODE2020 onorte.net

Page 9: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...vane Veloso mora em Montes Claros e lamenta pelos pais que vivem em Aparecida e estão isola-dos, masnão por causa da pandemia.Amãefaztrata-mento

u

De fora para dentro

EXPLOSÃO–OAtlético fez por seismeses umgrande trabalho de prevenção à Covid-19,mas nesta semana foram registrados 20 casos

Esportes

Alexandre Simões

@oalexsimoes

O surto de Covid-19nesta semana se trans-formou no maior ad-versário do Atléticonum momento impor-tante do clube na SérieA do Campeonato Bra-sileiro. A equipe de Jor-ge Sampaoli tinha achance de fazer a me-lhor campanha do tur-no, o que não podemais ter, e de dispararna liderança geral.

Mas a derrota de 2 a0 para o Athletico-PR,na última quarta-feira,no Mineirão, foi umabarreira a isso, numconfronto em que o Ga-lotevequase uma deze-nas de desfalques, amaior por causa do no-vo coronavírus.

A hipótese principalpara o problema en-frentado pelos atletica-nos é a contaminaçãoter acontecido na festade aniversário do ge-rente de futebol, Ga-briel Andreata, queaconteceu na noite de8 de novembro e ma-drugada do dia 9.

“Não consigo expli-car o que aconteceu noAtlético, pois não tenhoacessoaocaso.Oquees-tamos percebendo éque existem os lugaresquentes de transmis-são. E restaurantes, ba-res, fazem parte dessalista. A gente vive tem-pos difíceis, as pessoasvão a uma confraterni-zação, se soltam mais,acontecem os cumpri-mentos, o compartilha-mento de objetos”, afir-ma o infectologistaUnaí Tupinambás, pro-fessor da Escola de Me-

dicinadaUniversidadeFe-deral de Minas Gerais(UFMG)eintegrantedoCo-mitê de Enfrentamento àCovidcriadopelaPrefeitu-ra de Belo Horizonte.

Segundo o infectologis-ta, os surtos que estão sen-do registrados em algunsclubes, sendo neste mo-mento Atlético e Palmei-rasas maioresvítimas,sãofrutos de contaminaçõesdeforaparadentrodofute-bol, pois nos treinamentosejogos, segundoele, émui-

to difícil a transmissão.“Estamos falando de um

grupo que é muito testado,o de jogadores de futebol eintegrantes das comissõestécnicas dos clubes. E trei-namentos e jogos aconte-cem em lugares abertos,arejados. Acontecer a con-taminação neste ambien-te é muito difícil”, afirmaTupinambás.

OprofessordaUFMGre-vela inclusive que há estu-dosdaConfederaçãoBrasi-leira de Futebol (CBF) so-

bre o assunto. “O ambien-tedofutebolédepoucoris-co. A gente tem comprova-do isso com a volta dos jo-gos. A CBF tem dados, nãopublicados,dequeonúme-rode casos de transmissãoem jogos é pequeno”.

Num cenário de pande-mia, é difícil cravar ondecomeça o surto num gru-po,como éo caso do Atléti-conestemomento.Osestu-dos mostram que no fute-bol,oprováveléqueeleve-nha de fora para dentro.

Infectologista vê jogos e treinos seguros e surtos no futebol vindo do externoPEDRO SOUZA/ATLÉTICO

O Atlético volta a jogar muitodesfalcado contra o Ceará, nopróximo domingo, no Castelão,em Fortaleza, e dia 25 denovembro, quando recebe oBotafogo, no Mineirão, numadas partidas de abertura da23ª rodada da Série A doCampeonato Brasileiro

onorte.net MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA,20DENOVEMBRODE2020 9

Page 10: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...vane Veloso mora em Montes Claros e lamenta pelos pais que vivem em Aparecida e estão isola-dos, masnão por causa da pandemia.Amãefaztrata-mento

Devido à pandemiado novo coronavírus,diversos eventos es-portivos estãoparali-sados para evitar aaglomeração de pes-soas. Como até omo-mento não se tem es-timativa de quando osurto da Covid-19 se-r á c on t r o l a do nomundo todo, ea reco-mendação da OMS(Organização Mun-dial da Saúde) é paraque todos permane-çam em isolamentosocial, a comissãoor-ganizadora do even-to cancelou a 5ª edi-ção do Rei dos Mon-tes 2020, que aconte-ceria nos dias 4 e 5 deabril, comapossibili-dadede remarcarpa-

ra 2021. A decisão foiplausível a todos, emrespeito ao período dequarentena, e com issomuitos atletas foram

forçados a diminu i rseus treinamentos diá-rios. A possível data es-támarcadaparaosdias15 e 16 de maio de 2021.

Tomara que a pande-mia já esteja controla-da e aconteça a maiorfesta do MTB do Nortede Minas.

A loja on-line MTBWeb faz sucesso comos novos macaqui-nhos femininos ebre-telles. Este último fi-nal de semana fiz umexperimento e logopercebi um diferen-cial - a roupa modelaocorpoeémuito con-fortável, a barra temum efeito elastanoproduzido pelo pró-pr io formato , quemantém o produtono lugar sem apertarem excesso a pernado ciclista. Confortá-vel emoderna, a peçapossui também ummaterial de excelen-te qualidade, que dábrilho e mais vida àscoreseajudandoadi-minuir a transparên-cia. O tecido usadona confecção tem ostratamentosTrue LifeDry, Bactericida (for-ro) e proteçãoUV +50,além da existência

do renomado fio Lycraem sua construção. Es-tampas são o que fazmais sucessonosmaca-quinhos,pela criativida-de da marca que traba-lha com as novas ten-dências nos designs domundo ciclístico. O for-

ro possui Gel antishockem sua parte interna,umaplaca de gel de sili-coneatóxico, comdensi-dade 100 que absorvemais os impactos e ga-rantemais horas de usosem desconforto e de-monstra que a sua vida

útil é bem extensa. Paraquem não conhece a lo-jaMTBWeb, é só acessaro Instagram @MTBWebe conhecer os produtos.A loja também atende apedidos. Mais informa-ções pelo WhatsApp(38) 98411-2995.

Em comemoraçãoaos 5 anos do Grupode Corrida Divas naPista com Eles, esseano, em virtude dap a n d em i a d a C o -vid-19, vamos realizara corrida demodo vir-tual. Mas, da mesmamaneira, estaremosjuntos e conectadoscurtindo e comemo-randonapista.Aentre-ga de Kits será infor-mada em nossas re-

dessociais@divasnapis-tacomelesoficial e atra-vésdenossosite:www.di-vasnapista.com.br. Paraquemnãofordalocalida-de,haveráaopçãodeen-trega do kit via Correios.Para mais informações,entre em contato conos-co at ravés de nossoW h a t s A p p :( 3 8 )3214-3701. Inscrições nosite minhasinscriçoes.com. (Por equipe Divasna Pista Com Eles)

Nenhum dos candi-datos ao cargo de ve-reador que defendeu abandeiradoesporte seelegeu em 2020. Tive-mos, pelaprimeira vez,omaiornúmerodecan-didatosqueapresenta-rampropostas relacio-nadasaoesporte.Aoto-do, foram mais de 10candidatos que se dis-puseram a apresentarpropostas e melhoriasno sistema desportivo

municipal, alémdasmaisdiferentes ideologias pa-raadisputadaCâmaradeVereadores.Algumasper-sonalidades já são auto-resdegrandesprojetoses-portivos e lutam diaria-menteparamelhorias.Ou-tros são atletasprofissio-naisqueconhecemareali-dadeeveemdepertoafal-tade interesse da gestão.O esporte de Montes Cla-rosmais uma vez sai per-dendo. Lamentável.

Provável data para o Rei dos Montes

MTBWeb

Divas na Pistacomemora 5 anos

Eleições 2020

REI DOS MONTES

MTBWEB

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Aventureiros do Sertão

Ciclistas doRio de Janeiro tambémvestemMTBWeb

Eudóxio Rabelo

[email protected]

a melhor notícia está no arsintonize 104.9

música, informação e entrevistas

10 MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 20DENOVEMBRODE2020 onorte.net