colossenses - cap. 04

12

Click here to load reader

Upload: daniel-m-junior

Post on 10-Jul-2015

452 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Colossenses - Cap. 04

Colossenses - cap. 04

Busque as primeiras coisas

Disse Jesus: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas

coisas lhes serão acrescentadas”

Page 2: Colossenses - Cap. 04

Paulo esta preso, algemado. No corredor da morte, com “o pé nasepultura”, mas sem medo e ainda assim ativo no Reino de Deus.Paulo fecha as “cortinas” desta carta e dá suas últimas instruções.Ele fala sobre a necessidade de buscar as primeiras coisas comocompromisso de vida do cristão. Paulo nos ensina o que realmentedevemos fazer em primeiro lugar em nossas vidas, aquilo que deveser prioritário para nós. Vejamos quais são (02-06):

Em primeiro lugar – uma vida de oração. A oração é o oxigênio daalma, o canal aberto que temos para nos comunicar com Deus. Aoração é a expressão mais importante de nossa vida, ela é o meiopela qual podemos obter para nós e para os outros satisfação denossas necessidades, tanto físicas como espirituais. Também é uma

arma eficaz contra os ataques sinistros do Diabo e seus demônios.

Page 3: Colossenses - Cap. 04

A oração deve ser perseverante. A Igreja não pode deixar de orar, ofogo não pode se apagar. Também a oração deve ser vigilante –“estejam alerta”. Vigiar é o contrário de dormir, de letargia, deespírito sonolento, desligado dos problemas e perigos que noscercam - “Mas nós oramos ao nosso Deus e colocamos guardas dedia e de noite para proteger-nos deles” – Neemias 04:09. Jesus nosalertou para a necessidade de “vigiar e orar”. Pedro não vigiou edormiu no Getsêmani por isso, logo após negou a Jesus três vezes.A oração demanda energia e vigilância. Orações frias e rotineirasnão atendem nossas necessidades e muito menos agradam a Deus.O Diabo sempre lutará para esfriar a oração no meio do povo deDeus, pois, ele sabe que se isto acontecer a Igreja perderá suafunção e nós seremos derrotados. A oração é uma arma de vitóriana vida do cristão que está sendo desprezada pela grande maioriada Igreja em nossos dias.

Page 4: Colossenses - Cap. 04

Outra característica que Paulo fala sobre a oração é que ela deveser tomada por gratidão. Agradecimento é uma das marcas doverdadeiro cristão. Paulo estava preso, mas com o coração cheio degratidão. Seus pés estavam acorrentados a um tronco, mas seucoração permanecia diante de Deus. Louvor não é resultado devitória, mas a causa da vitória! Quando louvamos a Deus eledesbarata nossos inimigos – II Cron. 20:22. Paulo depois fala daimportância da oração intercessória (03,04) - “orem também pornós”. O apóstolo sabia o quanto isto é importante na vidacomunitária do povo de Deus. A oração é a chave que abre grandesportas para divulgarmos o Evangelho. Devemos portanto, orar unspelos outros e pelo mundo inteiro! Devemos orar pelosmissionários, pelos pastores, pelas Igrejas espalhadas em todoplaneta. As orações que sobem ao altar de Deus, descem do tronopara a Terra em forma de intervenções soberanas de Deus naHistória!

Page 5: Colossenses - Cap. 04

Em segundo lugar: A urgência do testemunho – Paulo faz um alerta:“Sejam sábios no procedimento para com os de fora...” (05,06). Issodiz respeito à nossa conduta diária, ao nosso testemunho pessoal.Não devemos servir de tropeço para ninguém! Nosso viver deve serirrepreensível:palavras, gestos, namoro, casamento, negócios, estudo, trabalho, vida social e ETC. O andar e o falar do cristão precisam estar emharmonia. Também Paulo destaca a importância de aproveitar todasas oportunidades: “... ao máximo”! Precisamos ter uma palavra boae certa para cada circunstância da vida, lembre-se como o apóstoloaproveitou a oportunidade da prisão para fazer vários discípulospara Cristo. Aproveitar é “fazer uso pleno de alguma coisa”. Por issodevemos ter uma palavra certa na hora certa para alcançar pessoaspara Cristo. O cristão não pode ser rude com as palavras. Suapalavra deve ser sempre “temperada” com amor e sabedoria. Nãobasta ganhar uma discussão, temos que ganhar as pessoas paraCristo!

Page 6: Colossenses - Cap. 04

Aprenda a cultivar bons relacionamentos: 07-18

O apóstolo Paulo não cumpriu seu ministério sozinho. Agora ele fazuma lista de irmãos em Cristo que muito o ajudaram, mesmo àdistância, estas pessoas foram muito importantes para o apóstolo.Não se faz a obra de Deus sozinho, sempre precisaremos da ajuda demuitas pessoas. Vejamos quem são alguns destes personagens:

07 - Tíquico: serviu ao apóstolo como mensageiro. Foi ele quemlevou a carta do apóstolo à Filemom e a Igreja em Éfeso. Quandoestava preso, Paulo foi auxiliado por ele que levava informações dasituação das Igrejas . Era amado por Paulo e fiel cooperador da obrado Senhor, pois em tudo era prestativo, um verdadeiro diácono. Suabandeira era servir e não ser servido.

Page 7: Colossenses - Cap. 04

09 - Onésimo: outrora havia sido escravo, mas agora era livre. OImpério Romano havia feito 60 milhões de escravos na época dosapóstolos. Conheceu Paulo na prisão pois havia tentado fugir daescravidão. Foi na prisão que se converteu a Cristo e passou a servira Igreja do Senhor e ao apóstolo Paulo como colaborador. Onésimosignifica “útil”. Deixou de ser escravo do império para se alistar aoexército de Deus.

10- Aristarco: companheiro de Paulo em algumas prisões por ondepassou. Era amigo do apóstolo e fez algumas viagens com ele.Arriscou sua vida voluntariamente em Éfeso para tentar salvar Paulo(Atos 19:28-41). Acompanhou Paulo em sua viagem para Roma denavio o que significa que ele também foi sobrevivente datempestade que destruiu o barco em que viajavam (Atos 27). Era otipo de amigo que não foge quando as coisas ficam difíceis.

Page 8: Colossenses - Cap. 04

10 - Marcos (primo de Barnabé): Era judeu e nasceu em Jerusalém.Era filho na fé do apóstolo Pedro (I Pedro 05:13). Foi auxiliar dePaulo em sua primeira viagem missionária, mas, quando asdificuldades surgiram abandonou Paulo e o primo Barnabé e voltoupara casa (Atos 13:05-13). Mas Barnabé investiu na vida Marcos(Atos 15:37-40). Agora preso em Roma, Paulo reconhece queMarcos lhe é útil. Marcos aprendeu a superar seus fracassos e seuexemplo nos encoraja a fazer o mesmo. Marcos é um bom exemploa todos que falharam na primeira tentativa de servir a Deus, masdepois, foram usados poderosamente para a Glória do Pai.

11 – Jesus, o justo: era um cristão convertido do judaísmo e foi umgrande colaborador na obra missionária. Ele é símbolo de umagrande multidão que serve a Cristo no anonimato. Era um grandeamigo de Paulo e tinha o dom da consolação. Era o tipo de homemque tornava a vida das pessoas mais amena nas horas de dor.

Page 9: Colossenses - Cap. 04

12 - Epafras: um cristão que orava e agia (12,13). Era o fundador daIgreja em Colossos, Laodicéia e Hierápolis. Não cessava de orar pelaIgreja, era um batalhador para o Reino de Deus. Ele se preocupavacom as Igrejas e se esforçou ao máximo por elas durante toda a suavida. Seu testemunho era de uma entrega total de alguém para oReino de Deus!

14 - Lucas: O médico amado. Foi u único escritor da Bíblia que nãoera judeu. Era gentio, médico, historiador e missionário. Ele é oautor do Evangelho de Lucas e do livro de Atos dos apóstolos. Uniu-se a Paulo em suas viagens missionárias em Trôade (Atos 16:10).Viajou com Paulo tanto para Jerusalém como para Roma (Atos27:01-08). Ele ficou ao lado de Paulo até o fim (II Tim. 04:11). Era otipo de amigo que ficava até o fim ao lado das pessoas sem seimportar onde e em qual circunstância. Por isso era tão amado portodos!

Page 10: Colossenses - Cap. 04

14 - Demas: Ele é chamado por Paulo de “meu cooperador”. Mas aolongo da história com Paulo o abandonou (II Tim. 04:10). Ele amoumais o mundo do que a Deus. Por isso se perdeu.

15 - Ninfa: No grego Ninfa significa “botão de rosa’ ou “noiva”. Foi amulher que abriu as portas de sua casa para a Igreja. Havia umgrupo que se reunia sempre na casa desta irmã. Ela colocou seu lara serviço do Reino de Deus. Existiam Igrejas em lares desde otempo dos apóstolos. Ainda hoje cada lar deveria ser também umaIgreja de Jesus Cristo.

17- Arquipo: o cristão que precisava de encorajamento.Possivelmente era jovem e filho de Filemom. Paulo lembra Arquipoque seu ministério era uma dádiva de Deus e como tal ele deveriaprosseguir em seu chamado.

Page 11: Colossenses - Cap. 04

Até o verso 17 Paulo dita a carta a um de seus companheiros. Masno verso 18, ele toma a carta em suas mãos e escreve de própriopunho uma saudação e uma súplica: “...lembrem-se das minhasalgemas. A Graça seja convosco”. É a oração final de Paulo peloscristãos colossenses. É uma despedida do apóstolo para a Igreja deColossos. Por que Paulo roga à Igreja que lembrem de suasalgemas? Porque suas algemas eram a evidência do seu amor aCristo e aos perdidos! Paulo foi um soldado que deu sua vida paraconquistar o mundo para Cristo. Você também está disposto (a) afazer o mesmo?

Page 12: Colossenses - Cap. 04

A decapitação do apóstolo Paulo – Enrique Simonet – França século XIX