colÉgio tiradentes da pmmg aula 02 a alta idade … · condição do servo: ... quando o senhorio...

10
COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG AULA 02 A ALTA IDADE MÉDIA (II) – A EUROPA FEUDAL Objetivo Principal: Apresentar os Estamentos da sociedade feudal e enfatizar a submissão dos trabalhadores a duas esferas de poder: Local (Nobreza) e Universal (Igreja) Objetivo Consequente: Destacar a importância da Terra e o papel ideológico da Igreja. Prof. Kadú - 702 / 703

Upload: vudiep

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG AULA 02

A ALTA IDADE MÉDIA (II) – A EUROPA FEUDAL

Objetivo Principal:

Apresentar os Estamentos da

sociedade feudal e enfatizar a

submissão dos trabalhadores a duas esferas de

poder: Local (Nobreza) e

Universal (Igreja)

Objetivo Consequente: Destacar a importância da Terra e o

papel ideológico da Igreja.

Prof. Kadú - 702 / 703

INTRODUÇÃO: IMPORTANTE: O feudalismo não se desenvolveu de maneira uniforme em toda a Europa. Elementos de Inter-relação: A) Importância da Terra B) Atividades Agrícolas C) Baixa Mobilidade Social D) Valorização das Relações Pessoais E) Fragmentação Política F) Papel central da religiosidade e da instituição Igreja.

ECONOMIA: - Importância da Terra se constrói de maneira lenta, desde o Baixo Império Romano até meados do Século XI. - Base Econômica: Produção Agrícola e Autossuficiência. - Unidade Produtiva: Senhorio (Busca por satisfazer o próprio consumo devido à produtividade agrícola ser baixa). - O Comércio então acabou durante a Idade Média? NÃO!!! Se tornou regional e/ou modestamente inter-regional.

SOCIEDADE: - Baixa atividade comercial e riqueza associada à terra, cuja propriedade era transmitida por hereditariedade = Baixa Mobilidade Social. ORDENS (Estamentos): - Orattore (Clero) – Função: Orar para a salvação de todos. - Belattore (Nobreza) – Função: Lutar pela proteção da sociedade. -Laborattore (Servos) – Função: Trabalhar para alimentar a todos.

RELAÇÃO DE VASSALAGEM (Relação Feudo-Vassalítica) – Relação entre Nobres: - Vassalo jurava fidelidade ao Suserano (Origem: Comitatus); - Vassalo recebia um feudo (pedaço de terra habitado por camponeses); - Um Vassalo poderia e tornar Suserano de outro.

Obrigações do Vassalo: 1) Prestação de Assistência Militar 2) Participação nos Tribunais do Senhor

Obrigações do Suserano: 1) Permitir o usufruto da terra 2) Proteção.

TRABALHADORES: Mão de Obra Predominante: Servo (Reconhecimento da Condição Humana) Passagem para a Servidão: Escravo Escravo Estabelecido Servo

Condição do Servo: Aprisionado à terra e recebia proteção quando o senhorio era atacado, bem como tinha o direito de cultivar a terra que lhe correspondia e de transferi-la a seus filhos.

Divisão do Feudo: 1) Manso Senhorial 2) Manso Servil 3) Manso Comunal (Aberto)

OBS.: Ler o Texto “O Papel da Floresta” na Pág. 260

TRIBUTOS MEDIEVAIS * CORVÉIA: era a prestação de serviços nas terras do senhor. O Camponês era obrigado a trabalhar durante 3 ou 4 dias por semana nas terras do seu senhor. Deveria cuidar: das semeaduras, das colheitas; da manutenção das cercas, das estradas e das pontes; transportar produtos agrícolas; construir ou fazer a manutenção do castelo; fazer limpezas, etc... * CENSO: Taxa paga pelo usufruto da terra * TALHA: uma porcentagem da produção dos mansos servis deveria ser destinada ao senhor * CHEVAGE: Um valor anual para marcar a dependência * FORMARIAGE: Um valor para o filho do servo poder casar * MÃO-MORTA: Tributo cobrado pela transmissão do lote ao filho quando da morte do pai * BANALIDADES: Taxa pela utilização de benfeitorias do senhor (Moinho, forno, etc...) * ALBERGAGEM: Obrigação de alojamento e fornecimento de produtos ao senhor e sua comitiva * DÍZIMO: Valor pago à Igreja

SACERDOTES IMPORTANTE: A Igreja foi a única Instituição que se manteve de pé ao final do Império Romano. Importância na Sociedade Medieval: A Igreja era o centro da sociedade medieval (Teocentrismo). Exercício do Poder: Religioso (Ideológico – Manutenção da Ordem através das Missas e dos Confessionários), Político e Econômico (Grande Proprietária de Terras – Conquista e Doação de Nobres – Busca de Salvação das Almas). Obs.: Não havia cultura de herança aos membros do Clero (Tudo pertencia à Igreja). OBS.: Ler o Texto “O Milenarismo” – Pág. 261

(Em Classe) (UECE) Leia com bastante atenção a “Fórmula de Tours”, relativa ao séc. VII d.C., que expressa um juramento pelo qual um homem livre se encomendava a um senhor. Ao magnífico Senhor [...], eu [...]. Sendo bem recebido por todos quão pouco tenho para me alimentar e vestir, apelei por esta razão para a vossa piedade, tendo vós decidido permitir-me que eu me entregue e encomende ao vosso mundoburdus; o que fiz nas seguintes condições: devereis ajudar-me e sustentar-me tanto em víveres como em vestuário, enquanto vos puder servir e merecer; e eu, enquanto for vivo, deverei prestar-vos serviço e obediência como um homem livre, sem que me seja permitido em toda a minha vida subtrair-me ao vosso poder e mundoburdus, mas antes deverei permanecer, para todos os dias da minha vida, sob o vosso poder e defesa. Logo, fica combinado que, se um de nós quiser deixar esta convenção, pagará [...] soldos à outra parte e o acordo permanecerá firme. Parece-nos pois conveniente que as duas partes interessadas façam entre si e confirmem dois documentos do mesmo teor, o que assim fizeram. ESPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1972. Esse juramento era proferido em um ritual que fundamentava o sistema feudal. Após proferi-lo, um homem passava a ser: a) senhor feudal. b) vassalo de um senhor. c) domínio de um senhorio. d) suserano de um feudo.

EM RESUMO: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO FEUDALISMO •A Ruralização da Sociedade • O surgimento do Colonato • Enrijecimento da Hierarquia Social • Fragmentação do poder político • Relações de dependência pessoal (Relação de vassalagem ou Contrato Feudo-vassálico.) • Cristianização da sociedade (313 – Edito de Milão (Constantino) e 392 – Edito de Tessalônica (Teodósio))