coesÃo textual

16
COESÃO TEXTUAL COESÃO TEXTUAL

Upload: vila

Post on 09-Jan-2016

31 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

COESÃO TEXTUAL. Observe:. As matas nativas desempenham importante papel no ecossistema. Isso pode ser comprovado pelos inúmeros benefícios que elas trazem para o meio ambiente. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: COESÃO TEXTUAL

COESÃO TEXTUALCOESÃO TEXTUAL

Page 2: COESÃO TEXTUAL

Observe:Observe:

As matas nativas desempenham importante papel As matas nativas desempenham importante papel no ecossistema. Isso pode ser comprovado pelos no ecossistema. Isso pode ser comprovado pelos inúmeros benefícios que elas trazem para o meio inúmeros benefícios que elas trazem para o meio ambiente.ambiente.

O primeiro deles é que tais matas diminuem o O primeiro deles é que tais matas diminuem o escoamento superficial e aumentam a infiltração da escoamento superficial e aumentam a infiltração da água no solo; o segundo é que a presença dessas água no solo; o segundo é que a presença dessas matas, principalmente nas encostas íngrimes e topos matas, principalmente nas encostas íngrimes e topos de morros, impede o livre desaguamento e, com isso, de morros, impede o livre desaguamento e, com isso, atenua a erosão; o terceiro é que abrigam no seu atenua a erosão; o terceiro é que abrigam no seu interior muitas espécies de animais e plantas de interior muitas espécies de animais e plantas de menor tamanho, garantindo a preservação da menor tamanho, garantindo a preservação da biodiversidade. biodiversidade.

Page 3: COESÃO TEXTUAL

Percurso do raciocínio:Percurso do raciocínio:

• Afirmação da importância das matas Afirmação da importância das matas nativas para o ecossistema.nativas para o ecossistema.

• Exploração dos benefícios trazidos por Exploração dos benefícios trazidos por elas, como argumento em favor de sua elas, como argumento em favor de sua importância.importância.

• Enumeração de três desses benefícios.Enumeração de três desses benefícios.

Page 4: COESÃO TEXTUAL

Agora, observe novamente:Agora, observe novamente:

• Ou melhor, está querendo voltar Ou melhor, está querendo voltar à à sociedade selvagem.sociedade selvagem.

• Olha, com você está tudo bom. O negócio Olha, com você está tudo bom. O negócio é o seu companheiro. É esse cabeludo.é o seu companheiro. É esse cabeludo.

• Se você educar as pessoas, elas têm muito Se você educar as pessoas, elas têm muito mais o que fazer do que passar na cama o mais o que fazer do que passar na cama o dia inteiro.dia inteiro.

• O que é isso?O que é isso?

Page 5: COESÃO TEXTUAL

TEXTOTEXTO

= tecido= tecido= um todo formado do entrelaçamento = um todo formado do entrelaçamento

de várias partes.de várias partes. O sentido de uma frase solta não O sentido de uma frase solta não

corresponde necessariamente ao que corresponde necessariamente ao que ela assume no texto.ela assume no texto.

A interferência do contexto é A interferência do contexto é decisiva para definir sentidos.decisiva para definir sentidos.

Page 6: COESÃO TEXTUAL

Exemplo:Exemplo:

O motorista atropelou doze pessoas O motorista atropelou doze pessoas num ponto de ônibus da avenida da num ponto de ônibus da avenida da praia.praia.

1. 1. Um motorista de ônibus, sem autorização para Um motorista de ônibus, sem autorização para circular na cidade, recusou-se a parar ao ser abordado circular na cidade, recusou-se a parar ao ser abordado por fiscais de trânsito. Perseguido, fugiu em velocidade por fiscais de trânsito. Perseguido, fugiu em velocidade descontrolada, para não ser autuado em flagrante. descontrolada, para não ser autuado em flagrante. Ao Ao tentar desviar de uma moto, o motorista atropelou tentar desviar de uma moto, o motorista atropelou dozedoze pessoas num ponto de ônibus da avenida da pessoas num ponto de ônibus da avenida da praiapraia.. Além de outras irregularidades, ele estava Além de outras irregularidades, ele estava embriagado.embriagado.

Page 7: COESÃO TEXTUAL

2.2. Um motorista de ônibus vinha pela Um motorista de ônibus vinha pela avenida da praia, a sessenta quilômetros avenida da praia, a sessenta quilômetros por hora, quando inesperadamente perdeu por hora, quando inesperadamente perdeu o controle do veículo. Segundo o controle do veículo. Segundo testemunhas, após percorrer desgovernado testemunhas, após percorrer desgovernado uns trinta metros, uns trinta metros, o motorista atropelou o motorista atropelou doze pessoas num pontodoze pessoas num ponto de ônibus da de ônibus da avenida da praiaavenida da praia. Segundo o depoimento . Segundo o depoimento de passageiros, o motorista deve ter tido de passageiros, o motorista deve ter tido um enfarte fulminante, pois subitamente um enfarte fulminante, pois subitamente caiu debruçado sobre o volante.caiu debruçado sobre o volante.

Page 8: COESÃO TEXTUAL

Marcadores de coesão Marcadores de coesão textual:textual:• Elementos responsáveis pela Elementos responsáveis pela

correlação entre as diferentes partes correlação entre as diferentes partes do texto.do texto.

São eles:São eles:a)a) AnafóricosAnafóricosb)b) CatafóricosCatafóricosc)c) ElipseElipsed)d) Expansão lexicalExpansão lexicale)e) ConectoresConectores

Page 9: COESÃO TEXTUAL

Anafóricos:Anafóricos:

No Brasil, ainda hoje as No Brasil, ainda hoje as mulheres mulheres são menos favorecidas que os são menos favorecidas que os homenshomens: : estes estes ainda são mais bem ainda são mais bem remunerados que remunerados que aquelasaquelas em cargos em cargos equivalentes.equivalentes.

Você acha Você acha que eu bati o carro que eu bati o carro porque euporque eu estava distraídoestava distraído: eu acho : eu acho o mesmoo mesmo de você. de você.

Page 10: COESÃO TEXTUAL

Catafóricos:Catafóricos:

Dentre os recados que eu anotei Dentre os recados que eu anotei da secretária eletrônica, da secretária eletrônica, esteeste era era para você: para você: o pessoal vai se encontrar o pessoal vai se encontrar no portão central do colégio amanhã, no portão central do colégio amanhã, dia 15, às 10h30.dia 15, às 10h30.

Page 11: COESÃO TEXTUAL

Elipse:Elipse:

Os infelizes tinham caminhado o dia Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que bem três léguas. Fazia horas que procuravamprocuravam uma sombra. uma sombra.

Os infelizes (procuravam)Os infelizes (procuravam)

Page 12: COESÃO TEXTUAL

Expansão lexical:Expansão lexical:

Aproximou-se de nós, um Aproximou-se de nós, um homemhomem loiro, loiro, forte, de olhos azuis, falando com um forte, de olhos azuis, falando com um sotaque carregado e inconfundível. O sotaque carregado e inconfundível. O alemãoalemão pediu pousada, alegando cansaço, pediu pousada, alegando cansaço, decorrente de longas horas a pé em busca de decorrente de longas horas a pé em busca de socorro: seu jipe ficara atolado num lamaçal. socorro: seu jipe ficara atolado num lamaçal. Um missionário do povoado apressou-se em Um missionário do povoado apressou-se em acolher aquele acolher aquele personagem de filme de personagem de filme de aventuraaventura. No dia seguinte, . No dia seguinte, o forasteiroo forasteiro, antes , antes de todos, levantou-se e pôs-se a caminho de todos, levantou-se e pôs-se a caminho sem deixar vestígio.sem deixar vestígio.

Page 13: COESÃO TEXTUAL

Coesão por conectoresCoesão por conectores

Conectores (conectivos)Conectores (conectivos): : elementos que, ao longo do texto, têm elementos que, ao longo do texto, têm a função de estabelecer conexões a função de estabelecer conexões entre palavras, grupos de palavras ou entre palavras, grupos de palavras ou unidades maiores.unidades maiores.

São também chamados de São também chamados de relatoresrelatores ou ou marcadores de relação.marcadores de relação.

Page 14: COESÃO TEXTUAL

CoesãoCoesão

A maioria da população das A maioria da população das megalópoles aspira à volta para a megalópoles aspira à volta para a vida mais pacata de centros vida mais pacata de centros menores, menores, mas mas esbarra na falta de esbarra na falta de emprego.emprego.

Page 15: COESÃO TEXTUAL

Coesão e orientação Coesão e orientação argumentativaargumentativa

• Orientação argumentativa: Orientação argumentativa: estratégias adotadas pelo estratégias adotadas pelo enunciador para induzir o enunciador para induzir o interlocutor a interpretar os fatos interlocutor a interpretar os fatos exatamente do modo como ele exatamente do modo como ele deseja.deseja.

Page 16: COESÃO TEXTUAL