coesão 25 março 2013 (1)

2

Click here to load reader

Upload: diogo-morais

Post on 10-Jul-2015

78 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Coesão 25 março 2013 (1)

SÓ CONQUISTA QUEM LUTA

SINDBORRACHA-PE - 20/03/2013Tel: 81 - 3224.0097 / [email protected]

FILIADO À

A empresa Lanxess continua sem res-ponder às reivindicações dos traba-lhadores, mantendo a proposta de reti-

rar direitos. Como entender uma empresa que aumentou sua rentabilidade no ano anterior, graças ao esforço de seus empregados e res-ponde a este nosso empenho, com propostas sem um reajuste digno em alguns direitos e retirada de outros? Por isso fica difícil acre-ditar na palavra de seus dirigentes que todo dia tentam nos convencer e pressionar para fazermos mais do que estamos fazendo. E o que recebemos em troca? Baixos salários, retirada de direitos, demissões, insegurança no trabalho e outras penalidades. Vamos con-tinuar lutando por nossos direitos, não deve-mos nos deixar enganar. Basta de exploração!

Lanxess não reconhece leis

trabalhistasdo Brasil

Após perder na Justiça do Trabalho e ter que reintegrar o dirigente sindical Plínio Alexandri-

no, a Lanxess além de não querer pagar os meses em que o mesmo ficou afastado - por decisão arbitrária da empresa - ela recorreu da sentença e insiste na demissão. Nós vamos, como sempre, lutar até a última instância na Justiça do Trabalho, para que as leis brasileiras sejam respeitadas!

O Brasil é uma democracia! Não vamos aceitar au-toritarismo de empresas estrangeiras que insistem em passar por cima de nossas leis.

LANXESS PREFERE A RADICALIZAÇÃO

O ritmo intenso de tra-balho e a pressão

para que ele seja feito de qualquer jeito fizeram duas vítimas na noite de 7 de março. Dois traba-lhadores se queimaram com vapor e foram hos-pitalizados.

Este acidente, infeliz-mente, não é novidade para os trabalhadores. Faz tempo que alertamos sobre o risco constante de acidentes em decor-rência das condições de trabalho, o ritmo, o su-

Mais um acidente na Lanxess/Cabo

cateamento dos equipa-mentos e a redução das estruturas de segurança com acúmulo de funções e sobrecarga de trabalho, além da falta de manuten-ção preventiva.

É mais um caso que soma-se àqueles cada vez mais graves e cons-tantes. Se ainda não aconteceu uma tragédia com muitos feridos e mor-tos, foi por puro acaso. Esforço nesse sentido a empresa tem feito.

É APROPOSTA

DA LANXESS!

Page 2: Coesão 25 março 2013 (1)

2 • Luta dos trabaLhadores

SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE ARTEFATOS DE BORRACHA NO ESTADO DE PERNAMBUCO Rua Siqueira Campos, 279 - Edf. Brasília - 5º andar - Sala 503 - Santo Antonio - Recife - PE - Tel.: 81 - 3224.0097 - CEP: 50.010-010 Correio eletrônico: [email protected] - Editoração: Paulo Gonçalves (Reg. 1762 - DRT/PE)

Chávez, um líder latino americano

Hugo Chávez foi um venezuela-no que conhecia a história de

seu país e tinha como utopia unir a América Latina sob uma só bandei-ra. Para ele, só unidos os nossos países seriam capazes de resistir ao domínio imperialista.

Inspirado em grandes heróis, como Simon Bolívar e seus con-

Co m o m a i s p r o f u n -do pesar, a Direção do

SINDBORRACHA lamenta o pre-maturo falecimento do compa-nheiro José Erinaldo (27/5/1959 - 14/3/2013), conhecido como “Quero Morrer”. O companheiro será sempre lembrado pelo seu espírito solidário e de amizade irrestrita.

Erinaldo, companheiro sempre solidário

“O grande homem é grande não porque suas particularidades individuais imprimam uma fisionomia individual aos acontecimentos históricos, mas porque é dotado de

particularidades que o tornam o indivíduo mais capaz de servir às grandes necessidades sociais de sua época. É precisamente um iniciador, porque vê mais longe que os outros e deseja mais

fortemente que os outros”.

Pleckanov (revolucionário e teórico marxista russo)

temporâneos como Tupac Amaru, José Marti, Emiliano Zapata e San-dino, Chávez insurgiu-se contra o governo corrupto de Carlos Andrés Perez. Preso e anistiado, deixou as fileiras do exército e iniciou o mo-vimento democrático que o elegeu e o reelegeu, apesar da oposição das oligarquias, financiadas e orien-tadas pelas multinacionais, pelos banqueiros e pelos interesses dos Estados Unidos.

Chávez foi um líder preocupado com as condições dos venezuela-nos que trabalhavam para ganhar apenas o suficiente para continuar sobrevivendo, desnutridos, vivendo em favelas, sob a violência, sem assistência à saúde – e o que é pior, sem esperanças. Chávez, sem violar as regras democráti-cas, e usando os recursos do país, ofereceu-lhes pão, esperança e dignidade.

A d i r e ç ã o d o SINDBORRACHA - PE

participará da Plenária Re-gional Nordeste da CNQ/CUT – Confederação Nacional do Ramo Químico, que acontece nos dias 26 e 27 de março, em Salvador - BA. A Plenária faz parte do processo de prepara-ção do VII Congresso da CNQ, que será realizado nos dias 2, 3 e 4 de julho, em Campinas, São Paulo.

Durante as plenárias regio-nais estarão em pauta temas como: Raio X do Ramo Quími-co; Levantamento do quadro geral do Ramo Químico, da organização sindical na região e políticas para a juventude. O SINDBORRACHA terá como representante o diretor Gilson Góes.

Plenária da CNQ

Exploração da Lanxessatravés da In-Haus

Os trabalhadores da In-Haus andam “comendo o pão

que o diabo amassou com sa-patos de cromo alemão”. A dupla Lanxess / In-Haus continua au-mentando a jornada de trabalho além da ilegalidade, atrasa a entrega do vale transporte e faz descontos fantasmas nos con-tracheques, o que a Justiça pode considerar como apropriação in-débita. Mas que o povão chama mesmo é de assalto.