coeficiente de solubilidade e tipos de saturação

5
1 GRÁFICO DE SOLUBILIDADE E SATURAÇÃO 1. (UNIR - RO) Considere o seguinte gráfico referente ao coeficiente de solubilidade de KNO 3 em água em função da temperatura: Coeficiente de solubilidade de KNO 3 em água em função da temperatura Ao adicionar, num recipiente, 40 g de nitrato de potássio em 50 g de água à temperatura de 40 ºC, pode-se afirmar: a) Apenas parte do sólido se dissolverá, permanecendo aproximadamente 20 g no fundo do recipiente. b) Apenas parte do sólido se dissolverá, permanecendo aproximadamente 10 g no fundo do recipiente. c) Tem-se uma solução insaturada. d) O resfriamento dessa solução não variará a quantidade de sólido dissolvido. e) O aquecimento dessa solução, num sistema aberto, não modificará a quantidade de nitrato de potássio dissolvido. 2. UFSM-RS) Considere o gráfico: Curvas de solubilidade de KNO 3 e de Na 2 SO 4 em 100 g de água. Indique a alternativa correta: a) No intervalo de temperatura de 0 ºC a 30 ºC, há diminuição da solubilidade do nitrato de potássio. b) A solubilidade do sulfato de sódio diminui a partir de 20 ºC. c) Na temperatura de 40 ºC, o nitrato de potássio é mais solúvel que o sulfato de sódio. d) Na temperatura de 60 ºC, o sulfato de sódio é mais solúvel que o nitrato de potássio. e) No intervalo de temperatura de 30 ºC a 100 ºC, há diminuição da solubilidade do sulfato de sódio. 3. Considere o gráfico: Gráfico de curva de solubilidade em exercício Assinale a alternativa que apresenta corretamente qual é o ponto que indica uma solução insaturada e o fator que influencia a solubilidade desse soluto, respectivamente: a) A, temperatura. b) B, temperatura. c) C, temperatura. d) A, natureza do solvente. e) C, natureza do solvente. 4. Com base no gráfico a seguir, indique como está uma solução situada no ponto (20,35): Gráfico de curva de solubilidade em exercício a) insaturada. b) saturada. c) saturada com corpo de fundo. d) supersaturada. e) supersaturada com corpo de fundo.

Upload: welff-junior

Post on 26-Dec-2015

2.326 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Soluções Químicas

TRANSCRIPT

Page 1: Coeficiente de Solubilidade e tipos de Saturação

1

GRÁFICO DE SOLUBILIDADE E

SATURAÇÃO

1. (UNIR - RO) Considere o seguinte gráfico referente ao coeficiente de solubilidade de KNO3 em água em função da temperatura:

Coeficiente de solubilidade de KNO3 em água em função da temperatura Ao adicionar, num recipiente, 40 g de nitrato de potássio em 50 g de água à temperatura de 40 ºC, pode-se afirmar: a) Apenas parte do sólido se dissolverá, permanecendo aproximadamente 20 g no fundo do recipiente. b) Apenas parte do sólido se dissolverá, permanecendo aproximadamente 10 g no fundo do recipiente. c) Tem-se uma solução insaturada. d) O resfriamento dessa solução não variará a quantidade de sólido dissolvido. e) O aquecimento dessa solução, num sistema aberto, não modificará a quantidade de nitrato de potássio dissolvido. 2. UFSM-RS) Considere o gráfico:

Curvas de solubilidade de KNO3 e de Na2SO4 em 100 g de água. Indique a alternativa correta: a) No intervalo de temperatura de 0 ºC a 30 ºC, há diminuição da solubilidade do nitrato de potássio. b) A solubilidade do sulfato de sódio diminui a partir de 20 ºC.

c) Na temperatura de 40 ºC, o nitrato de potássio é mais solúvel que o sulfato de sódio. d) Na temperatura de 60 ºC, o sulfato de sódio é mais solúvel que o nitrato de potássio. e) No intervalo de temperatura de 30 ºC a 100 ºC, há diminuição da solubilidade do sulfato de sódio. 3. Considere o gráfico:

Gráfico de curva de solubilidade em exercício Assinale a alternativa que apresenta corretamente qual é o ponto que indica uma solução insaturada e o fator que influencia a solubilidade desse soluto, respectivamente: a) A, temperatura. b) B, temperatura. c) C, temperatura. d) A, natureza do solvente. e) C, natureza do solvente. 4. Com base no gráfico a seguir, indique como está uma solução situada no ponto (20,35):

Gráfico de curva de solubilidade em exercício a) insaturada. b) saturada. c) saturada com corpo de fundo. d) supersaturada. e) supersaturada com corpo de fundo.

Page 2: Coeficiente de Solubilidade e tipos de Saturação

2

5. A curva de solubilidade do KNO3 em função da temperatura é dada a seguir. Se a 20°C misturarmos 50g de KNO3 com 100g de água, quando for atingido o equilíbrio teremos

a) um sistema homogêneo. b) um sistema heterogêneo. c) apenas uma solução insaturada. d) apenas uma solução saturada. e) uma solução supersaturada. 6. A tabela a seguir mostra a solubilidade de vários sais, a temperatura ambiente, em g/100ml:

Se 25ml de uma solução saturada de um destes sais foram completamente evaporados, e o resíduo sólido pesou 13g, o sal é: a) AgNO3 d) KNO3 b) Al2(SO4)3 e) KBr c) NaCl 7. A 10°C a solubilidade do nitrato de potássio é de 20,0g/100g H2O. Uma solução contendo 18,0g de nitrato de potássio em 50,0g de água a 25°C é resfriada a 10°C. Quantos gramas do sal permanecem dissolvidos na água? a) 1,00 d) 10,0 b) 5,00 e) 18,0 c) 9,00 8. Uma solução contendo 14g de cloreto de sódio dissolvidos em 200mL de água foi deixada em um frasco aberto, a 30°C. Após algum tempo, começou a cristalizar o soluto. Qual volume mínimo e aproximado, em mL, de água deve ter evaporado quando se iniciou a cristalização? Dados: solubilidade, a 30°C, do cloreto de sódio = 35g/100g de água; densidade da água a 30°C = 1,0g/mL. a) 20. d) 100. b) 40. e) 160. c) 80. 9. 160 gramas de uma solução aquosa saturada de sacarose a 30°C são resfriados a 0°C. Quanto do açúcar cristaliza?

a) 20 g. d) 64 g. b) 40 g. e) 90 g. c) 50 g. 10. A curva de solubilidade de um sal hipotético é:

A quantidade de água necessária para dissolver 30 gramas do sal a 35°C será, em gramas: a) 45 b) 60 c) 75 d) 90 e) 105 11. A curva de solubilidade de um dado sal é apresentada a seguir. Considerando a solubilidade deste sal a 30°C, qual seria a quantidade máxima (aproximada) de soluto cristalizada quando a temperatura da solução saturada (e em agitação) fosse diminuída para 20°C?

a) 5 g b) 10 g c) 15 g d) 20 g e) 30 g 12. O processo Solvay de obtenção do Na2CO3, matéria-prima importante na fabricação do vidro, envolve os reagentes CO2, NH3 e solução saturada de NaCl. Na solução final encontram-se os íons NH4

+ (aq), Na+(aq), Cl−(aq) e HCO3

−(aq)

Page 3: Coeficiente de Solubilidade e tipos de Saturação

3

Analisando, no gráfico apresentado, as curvas de solubilidade em função da temperatura, é correto afirmar que, na temperatura de 20°C, o sólido que deverá precipitar primeiro é o

13. O gráfico adiante mostra a solubilidade (S) de K2Cr2O7 sólido em água, em função da temperatura (t). Uma mistura constituída de 30g de K2Cr2O7 e 50g de água, a uma temperatura inicial de 90°C, foi deixada esfriar lentamente e com agitação. A que temperatura aproximada deve começar a cristalizar o K2Cr2O7?

a) 25°C b) 45°C c) 60°C d) 70°C e) 80°C 14. Observe o gráfico a seguir.

A quantidade de clorato de sódio capaz de atingir a saturação em 500 g de água na temperatura de 60 °C, em grama, é APROXIMADAMENTE IGUAL A: a) 70 d) 480 b) 140 e) 700 c) 210

15. O diagrama representa curvas de solubilidade de alguns sais em água.

Com relação ao diagrama anterior, é CORRETO afirmar: a) O NaCl é insolúvel em água. b) O KClO3 é mais solúvel do que o NaCl à temperatura ambiente. c) A substância mais solúvel em água, a uma temperatura de 10°C, é CaCl2. d) O KCl e o NaCl apresentam sempre a mesma solubilidade. e) A 25°C, a solubilidade do CaCl2‚ e a do NaNO2 são praticamente iguais. 16. O gráfico a seguir, que mostra a variação da solubilidade do dicromato de potássio na água em função da temperatura, foi apresentado em uma aula prática sobre misturas e suas classificações. Em seguida, foram preparadas seis misturas sob agitação enérgica, utilizando dicromato de potássio sólido e água pura em diferentes temperaturas, conforme o esquema:

Após a estabilização dessas misturas, o número de sistemas homogêneos e o número de sistemas heterogêneos formados correspondem, respectivamente, a: a) 5 - 1 b) 4 - 2 c) 3 - 3 d) 1 – 5

Page 4: Coeficiente de Solubilidade e tipos de Saturação

4

17. Os fracos contêm soluções saturadas de cloreto de sódio (sal de cozinha).

Diferentes soluções em exercícios sobre solubilidade e saturação Podemos afirmar que: a) a solução do frasco II é a mais concentrada que a solução do frasco I. b) a solução do frasco I possui maior concentração de íons dissolvidos. c) as soluções dos frascos I e II possuem igual concentração. d) se adicionarmos cloreto de sódio à solução I, sua concentração aumentará. e) se adicionarmos cloreto de sódio à solução II, sua concentração aumentará. 18. Quais são as soluções aquosas contendo uma única substância dissolvida que podem apresentar corpo de fundo dessa substância? a) saturadas e supersaturadas. b) somente as saturadas. c) insaturadas diluídas. d) somente as supersaturadas. e) insaturadas concentradas. 19. A uma solução de cloreto de sódio foi adicionado um cristal desse sal e verificou-se que não se dissolveu, provocando, ainda, a formação de um precipitado. Pode-se inferir que a solução original era: a) estável. b) diluída. c) saturada. d) concentrada. e) supersaturada. 20. Relacione as duas colunas abaixo, classificando o tipo de solução que será obtido ao adicionar a 100 g de água as massas dos solutos apresentadas na coluna II em temperatura de 20ºC. (Consulte a tabela de solubilidades): Coluna I: a) insaturada b) saturada c) supersaturada d) saturada com corpo de chão Coluna II: I- 50 g de NaCl. II- 5,0 g de KCl. III- 33,0 g de açúcar.

IV- 0,15 g de hidróxido de cálcio. V- 36 g de NaCl. VI- 80 g de açúcar (a solução é aquecida até 100ºC e deixada esfriar até 20ºC)

Valores de coeficientes de solubilidade de diferentes substâncias em 100 g de água a 20ºC 21. A 42ºC, a solubilidade de certo sal é de 15 g para cada 100 g de água. Assinale a alternativa que indica corretamente a solução que será formada nessa temperatura se adicionarmos 30 g desse sal em 200 g de água e agitarmos convenientemente: a) insaturada. b) saturada. c) supersaturada. d) saturada com corpo de chão 22. Ao acrescentar 652,5 g de nitrato de sódio (NaNO3) a 750 g de água a 20ºC, obtém-se uma solução saturada desse sal. Encontre a solubilidade do nitrato de sódio em 100 g de água nessa temperatura: a) 65,25 g. b) 87 g. c) 100 g. d) 1,0 g. e) 57 g. GABARITO 1. B 2. E 3. C 4. C 5. B

6. D 7. D 8. E 9. A 10. B 11. E 12. B 13. D 14. E 15. E 16. B 17. C 18. B 19. E 20. I- 50 g de NaCl: d) saturada com corpo de chão

II- 5,0 g de KCl: a) insaturada

Page 5: Coeficiente de Solubilidade e tipos de Saturação

5

III- 33,0 g de açúcar: b) saturada IV- 0,15 g de hidróxido de cálcio: a) insaturada V- 36 g de NaCl: b) saturada VI- 80 g de açúcar (a solução é aquecida até 100ºC e deixada esfriar até 20ºC): c) supersaturada 21. B 22. B