cobertura tensionada de vidro - arcoweb.pdf

3
19/11/11 André Perry - ARCOWEB 1/3 www.arcoweb.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2« Onda de vidro Tecnologia inédita no mercado brasileiro, a cobertura de vidro tensionado forma uma onda transparente suspensa por tirantes e cabos de aço, em um sistema ancorado em estrutura constituída por tubos de aço carbono de 300 milímetros de diâmetro. Localizada no quilômetro 84 da BR-101, nas imediações da cidade de Barra Velha, litoral de Santa Catarina, a nova fábrica da Cebrace Cristal Plano ganhou, em sua portaria, a inusitada cobertura, que a distância assemelha-se a uma sutil onda de vidro de 252 metros quadrados , suspensa no ar. Corte Para materializar o projeto concebido pelo arquiteto André Perry, foi desenvolvido um sistema de envidraçamento estrutural inédito no Brasil, segundo seus projetistas, em que o vidro é tensionado por um conjunto de cabos de aço e tirantes , em estrutura composta por quatro arcos metálicos. Os quatro arcos - tubos de aço carbono calandrados e pintados, com 300 milímetros de diâmetro - suportam o sistema suspenso de vidro. De um lado, eles estão ancorados em blocos de fundação, no nível próximo ao solo. No lado oposto, concluem a curva sobre a estrutura da guarita. ³Não se trata de estrutura rígida. A conjunção de cabos e tirantes, mais as placas de vidro, proporciona equilíbrio do sistema´, afirma Ricardo Macedo , da Engevidros, empresa contratada pela Cebrace para desenvolver o projeto executivo junto com a Andrade Rezende Engenharia de Projetos, responsável pelo cálculo estrutural. Nos arcos principais, com 25 metros em curva , está pendurado o sistema de cabos de aço de meia polegada tensionados, que impedem o levantamento da cobertura por esforços de sucção, em movimento oposto ao do vento. A outra parte do sistema é o peso pryprio do conjunto pendurado nos arcos através de tirantes de aço inoxidável de dez milímetros de diâmetro. O vidro deixa de ser apenas elemento de vedação e passa a ser componente estrutural . É como o sistema de envidraçamento estrutural de fachadas, mas compondo um conjunto capaz de vencer a lei da gravidade. Os cabos suportam as aranhas de aço inox (sistema Spider), que por sua vez sustentam os vidros afastados da estrutura metálica, em medidas que chegam a atingir cerca de dois metros. A cobertura foi construída no acesso à nova fábrica da Cebrace, em Barra Velha, litoral de Santa Catarina Os tubos de aço carbono, com 25 metros em curva, estão ancorados, de um lado, em blocos de fundação e, no lado oposto, sobre a estrutura da guarita O vidro, que passa a ser componente estrutural, está afastado da estrutura metálica em medidas que chegam a cerca de dois metros André Perry Edifício industrial, Barra Velha-SC

Upload: gustavo-batistuti

Post on 08-Feb-2016

21 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cobertura tensionada de vidro - ARCOWEB.pdf

19/11/11 André Perry - ARCOWEB

1/3www.arcoweb.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2…

Onda de vidro

Tecnologia inédita no mercado brasileiro, a cobertura devidro tensionado forma uma onda transparentesuspensa por tirantes e cabos de aço, em um sistemaancorado em estrutura constituída por tubos de açocarbono de 300 milímetros de diâmetro.

Localizada no quilômetro 84 da BR-101, nas imediaçõesda cidade de Barra Velha, litoral de Santa Catarina, anova fábrica da Cebrace Cristal Plano ganhou, em suaportaria, a inusitada cobertura, que a distânciaassemelha-se a uma sutil onda de vidro de 252 metrosquadrados , suspensa no ar.

Corte

Para materializar o projeto concebido pelo arquitetoAndré Perry, foi desenvolvido um sistema deenvidraçamento estrutural inédito no Brasil, segundoseus projetistas, em que o vidro é tensionado por umconjunto de cabos de aço e tirantes , em estruturacomposta por quatro arcos metálicos.

Os quatro arcos - tubos de aço carbono calandrados epintados, com 300 milímetros de diâmetro - suportam osistema suspenso de vidro. De um lado, eles estãoancorados em blocos de fundação, no nível próximo aosolo. No lado oposto, concluem a curva sobre aestrutura da guarita.

“Não se trata de estrutura rígida. A conjunção de cabose tirantes, mais as placas de vidro, proporciona equilíbriodo sistema”, afirma Ricardo Macedo , da Engevidros,empresa contratada pela Cebrace para desenvolver oprojeto executivo junto com a Andrade RezendeEngenharia de Projetos, responsável pelo cálculoestrutural.

Nos arcos principais, com 25 metros em curva , estápendurado o sistema de cabos de aço de meia polegadatensionados, que impedem o levantamento da coberturapor esforços de sucção, em movimento oposto ao dovento. A outra parte do sistema é o peso próprio doconjunto pendurado nos arcos através de tirantes deaço inoxidável de dez milímetros de diâmetro.

O vidro deixa de ser apenas elemento de vedação epassa a ser componente estrutural . É como osistema de envidraçamento estrutural de fachadas, mascompondo um conjunto capaz de vencer a lei dagravidade. Os cabos suportam as aranhas de aço inox(sistema Spider), que por sua vez sustentam os vidrosafastados da estrutura metálica, em medidas quechegam a atingir cerca de dois metros.

A cobertura foi construída no acesso à nova fábrica da Cebrace,em Barra Velha, litoral de Santa Catarina

Os tubos de aço carbono, com 25 metros em curva, estãoancorados, de um lado, em blocos de fundação e, no lado oposto,sobre a estrutura da guarita

O vidro, que passa a ser componente estrutural, está afastado daestrutura metálica em medidas que chegam a cerca de doismetros

André Perry

Edifício industrial, Barra Velha-SC

Page 2: Cobertura tensionada de vidro - ARCOWEB.pdf

19/11/11 André Perry - ARCOWEB

2/3www.arcoweb.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2…

Elemento de casca

No total, foram utilizadas 112 placas de vidro incolorde 1,875 x por 1,20 metro . São laminados comespessuras variáveis entre 16 e 25 milímetros,compostos por dois vidros temperados. SegundoRicardo Macedo, todas as peças que compõem acobertura foram desenvolvidas no Brasil e aprovadaspela empresa inglesa Pilkington, que detém a tecnologiano exterior.

Elaborado especialmente para essa obra, o sistema estásendo padronizado, para aplicação em outrosempreendimentos. Para isso, a Engevidros e a Pilkingtonassinaram acordo de cessão da tecnologia já utilizada naEuropa e batizada pela empresa inglesa com o nome TGSystem (tension glass).

“Neste projeto, o vidro é um elemento de casca , comatuação similar à de uma laje”, explica Jeferson LuizAndrade, diretor técnico da Andrade Rezende. O vidro,segundo ele, tem funcionamento de placa, que é umelemento de laje sujeito a flexão (o material tem essacapacidade), e também de membrana, ou seja, recebecarga axial ao próprio plano.

Os cabos de aço e os tirantes exercem esforços detração , enquanto a casca de vidro tem a função deplaca que suporta os esforços de compressão , paraequilibrar o sistema. Todos os elementos, suaspropriedades e dimensões foram modeladosespacialmente e submetidos a ensaios de cargas devento, sob pressão e sucção, velocidades de ventoslocais e coeficientes aerodinâmicos requeridos pelasestruturas, com base nas normas técnicas.

A modelagem desenvolvida em software de cálculoestrutural considerou também os efeitos detemperatura , igualmente importantes para estruturasesbeltas, e os esforços de carga permanente e desobrecarga normativos. Trata-se de análise não linear,ou seja, um cabo de aço que suporta efeitos de tração,mas não suporta compressão.

Segundo Jeferson Andrade, a nova tecnologia permitirá aviabilização de pro jetos mais ousados e inovadores,com gastos reduzidos . “Antes, era necessário importara tecnologia e, devido aos custos elevados, muitas vezesos projetos não saíam do papel. Agora, a realidademudou”, afirma o engenheiro.

“ O vidro tensionado é um conceito ”, diz Andrade. “Ea partir dele os arquitetos poderão dar asas àimaginação, criando formas diferenciadas, pois é possíveladequar o sistema às suas propostas.”

A primeira obra realizada no Brasil com o conceito devidro estrutural foi a fachada do edifício do CentroBrasileiro Britânico , projeto do escritório Botti Rubin,em São Paulo. Mas todos os componentes do sistema -vidro, ferragem, cálculo e diagrama de montagem -foram importados da Pilkington na Inglaterra.

A obra da Cebrace é um projeto-piloto que teve todosos componentes fabricados no Brasil, usando tecnologiasofisticada. A Cebrace-Barra Velha é o resultado de umajoint venture entre o grupo francês Saint-Gobain e aPilkington. Sua prioridade é o atendimento do mercado

no Sul do país e as exportações.

Cabos de aço tensionados de meia polegada, pendurados nosarcos principais, impedem o levantamento da cobertura poresforços de sucção

Os cabos suportam as aranhas de aço inox que sustentam os vidros

Detalhe do sistema de tirante

Page 3: Cobertura tensionada de vidro - ARCOWEB.pdf

19/11/11 André Perry - ARCOWEB

3/3www.arcoweb.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2…

no Sul do país e as exportações.

Texto resumido a partir de reportagem de Cida Paiva Publicada originalmente em PROJETO DESIGN Edição 40 Março de 2005

Detalhe do sistema de tirante