clonagem por micropropagação - projeto kyklos

8

Upload: paulo-filho

Post on 11-Jul-2015

1.416 views

Category:

Education


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Clonagem por micropropagação - Projeto Kyklos
Page 2: Clonagem por micropropagação - Projeto Kyklos

Justificativa Diante da possivelmente duradoura transição energética em todo o mundo, que nos dias atuais depende quase que exclusivamente do petróleo e carvão mineral, procura-se a cada dia buscar novas alternativas para suprir esta demanda.

Devido à vasta dimensão continental que o Brasil oferece e sua diversidade de clima e solo, estima-se a possibilidade de ter-se mais de 200 espécies oleaginosas com potencial para produzir óleo como fonte de matéria - prima para a produção de biocombustível.

Tendo em vista a urgente necessidade de fundir pesquisas na área, busca-se com a planta de girassol (Helianthus annuus) o aprimoramento de estudos para a produção em massa desta oleaginosa, através da micropropagação in vitro. Pois a mesma tem demonstrado grande importância prática e potencial nas áreas agrícolas, apresentando características agronômicas importantes, como maior resistência à seca, ao frio e ao calor do que a maioria das espécies normalmente cultivadas no Brasil.

Page 3: Clonagem por micropropagação - Projeto Kyklos

O Girassol, O Girassol, Helianthus annuus, Helianthus annuus, é uma dicotiledônea é uma dicotiledônea anual da família Asteraceae, originária do continente anual da família Asteraceae, originária do continente Norte Americano. Atualmente, o girassol é cultivado Norte Americano. Atualmente, o girassol é cultivado em todos os continentes, em área que atinge em todos os continentes, em área que atinge aproximadamente 18 milhões de hectares. Destaca-aproximadamente 18 milhões de hectares. Destaca-se como a quarta oleaginosa em produção de grãos e se como a quarta oleaginosa em produção de grãos e a quinta em área cultivada no mundo. a quinta em área cultivada no mundo. O principal produto do girassol é o óleo extraído dos O principal produto do girassol é o óleo extraído dos aquêniosaquênios

Page 4: Clonagem por micropropagação - Projeto Kyklos

ObjetivoObjetivoRealizar a micropropagação de meristemas (tecido de crescimento) do Realizar a micropropagação de meristemas (tecido de crescimento) do girassol, girassol, Helianthus annuus.Helianthus annuus. submetendo-se ao tratamento de assepsia submetendo-se ao tratamento de assepsia das mudas recém plantadas.das mudas recém plantadas.

Page 5: Clonagem por micropropagação - Projeto Kyklos

Materiais e Métodos

1ª ETAPA: Produzir um Jardim Clonal: Produzir um Jardim Clonal:

Plantio de sementes selecionadas.Plantio de sementes selecionadas.Escolha das mudas mais desenvolvidas.Escolha das mudas mais desenvolvidas.

2ª ETAPA: Micropropagação do tecido vegetal (meristema)2ª ETAPA: Micropropagação do tecido vegetal (meristema)

Page 6: Clonagem por micropropagação - Projeto Kyklos

Materiais e equipamentos:*Bico de Bunsen*Bisturi*Béquer com 250ml água destilada*Béquer com solução 10% de hipoclorito de sódio* Álcool etílico 70%*Placas de Petri esterilizadas*Partes de planta mãe com meristema

*Tubo com meio de cultura : 1 litro de água 5g de agar-agar 5 g de sacarose (açúcar) 2 gotas de super adubo

Em ambiente esterilizado (capela de fluxo laminar): Misturar todos os produtos; ferver e colocar nos tubos préviamente esterilizados.

Page 7: Clonagem por micropropagação - Projeto Kyklos

Procedimentos:

•Todo material foi esterilizado, assim quando for utilizar bisturi, pinça e tesoura, sempre levá-lo a chama e resfriado em álcool 70%.

1- Escolher melhor vegetal foi escolhido,1- Escolher melhor vegetal foi escolhido,

2- Lavar em água corrente 30 segundos; depois mergulhadas em etanol (70%) no 2- Lavar em água corrente 30 segundos; depois mergulhadas em etanol (70%) no tempo de 30 segundos; logo após a imersão no álcool mergulhar novamente 30 tempo de 30 segundos; logo após a imersão no álcool mergulhar novamente 30 segundos em solução de hipoclorito de sódio (NaClO) a 10%.segundos em solução de hipoclorito de sódio (NaClO) a 10%.

Em seguida lavadas em água destilada por duas vezes,Em seguida lavadas em água destilada por duas vezes,

3-Passar o bisturi levemente na chama do bico e resfriá-lo em álcool 70%.3-Passar o bisturi levemente na chama do bico e resfriá-lo em álcool 70%.

4- Escolher o meristema (tecido vegetal) e cortar uma haste de aproximadamente 1 4- Escolher o meristema (tecido vegetal) e cortar uma haste de aproximadamente 1 cm.cm.

5- Com uma pinça previamente esterilizada segure o meristema cortado e mergulhe 5- Com uma pinça previamente esterilizada segure o meristema cortado e mergulhe na solução de NaClO.na solução de NaClO.

6-Lavar em água destilada,6-Lavar em água destilada,

7- Pegar o tubo de ensaio (SEM ABRIR) aproximar do bico de Bunsen ((10 a 20cm) 7- Pegar o tubo de ensaio (SEM ABRIR) aproximar do bico de Bunsen ((10 a 20cm) abrir e com uma pinça esterilizada colocar o meristema dentro do meio). FECHAR abrir e com uma pinça esterilizada colocar o meristema dentro do meio). FECHAR IMEDIATAMENTE O TUBO E IDENTIFICÁ-LO COM DATA E NOME E CLASSE.IMEDIATAMENTE O TUBO E IDENTIFICÁ-LO COM DATA E NOME E CLASSE.

8 – Colocar o tubo no suporte.8 – Colocar o tubo no suporte.

Page 8: Clonagem por micropropagação - Projeto Kyklos