clique para acessar o planejamento estratégico da bhtrans

33
BHTRANS 2020 Plano Estratégico Revisão 2013

Upload: tranminh

Post on 10-Jan-2017

217 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

BHTRANS 2020Plano EstratégicoRevisão 2013

Page 2: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Capítulo 1

Capítulo

Capítulo

Introdução...............................................................................................

O Posicionamento Estratégico da BHTRANS 2010-2020.........................

Projetos Estratégicos ..............................................................................

3

9

22

Capítulo O Direcionamento Estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte............... 523

4

Page 3: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Mensagem do Presidente da BHTRANS

O Plano Estratégico formulado em 2010 indicou os caminhos a serem trilhados pela BHTRANS na construção de uma cidade com as melhores condições de circulação, serviços de transporte público de qualidade e elevada qualidade ambiental. Para tanto, o modelo de atuação da BHTRANS foi atualizado de modo a transformá-la numa empresa de resultados, ágil e inovadora, reconhecida pela sociedade e referência em gestão e soluções de mobilidade urbana sustentável.

Em 2013, como previsto no próprio Plano, iniciamos a sua revisão, tendo como base o Programa de Governo Municipal 2013-2016 e a nova Carteira de Projetos Sustentadores da Prefeitura de Belo Horizonte. Parte dos projetos estratégicos da BHTRANS integra agora a referida Carteira, demonstrando a

importância e prioridade dadas pelo Governo Municipal ao tema da Mobilidade Urbana e seus desafios. Ademais, permitem a operacionalização do PlanMob-BH – Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, instituído pelo Decreto Municipal nº 15.317, de 02 de setembro de 2013.

Nossa jornada em prol da construção de uma Belo Horizonte de oportunidades, sustentável e com qualidade de vida para todos continua. A Diretoria Executiva da BHTRANS conta com a seriedade, o profissionalismo e a dedicação de todos os envolvidos nesse importante trabalho.

Ramon Victor CesarDezembro/2013

2

Page 4: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

3

Capítulo 1.

De acordo com o Censo de 2010, realizado pelo IBGE, 84% da população brasileira vive em cidades. Como reflexo da falta de investimentos públicos no setor de transportes das últimas décadas, de forma geral, o sistema de transporte coletivo nas cidades apresenta baixa qualidade e a população tem buscado a aquisição de automóveis e motocicletas para tornar os seus deslocamentos diários mais ágeis e confortáveis.

Enquanto o Brasil se depara com o elevado crescimento da frota de veículos privados, como nunca antes visto, os congestionamentos se tornam cada vez mais intensos, a poluição atmosférica vem ganhando espaço nas agendas internacionais, os acidentes de trânsito têm se agravado, as empresas têm se deslocado (buscando os ganhos financeiros provenientes da economia de tempo em seus deslocamentos) e especialistas estão analisando o ponto de saturação das grandes cidades, na tentativa de prever quando simplesmente a movimentação de pessoas e bens irá parar.

Em Belo Horizonte essa realidade não é diferente. A terceira maior região metropolitana do Brasil observou nos últimos 20 anos um forte crescimento populacional, especialmente das cidades do entorno. A capital dos mineiros tem hoje mais de dois milhões de habitantes que exigem do poder público, entre outras medidas, melhorias concretas das condições para assegurar seus deslocamentos diários. Por essa razão, em 2010 a Prefeitura de Belo Horizonte deu destaque em seu Plano Estratégico BH 2030 ao tema Mobilidade, com foco na integração das redes, no gerenciamento da demanda e na qualidade dos serviços de transporte público.

Page 5: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

4

A complexidade do tema e a grandiosidade do desafio exigiram uma mudança de abordagem na formulação do planejamento da BHTRANS. Foi preciso abdicar do tratamento isolado do trânsito, do transporte, da logística urbana e da construção da infraestrutura, para adotar uma visão mais ampla sobre a movimentação de bens e de pessoas, tendo em vista os fatores indutores das demandas por deslocamentos e levando em consideração os diversos modos de transporte. Foi nessa premissa que o Plano Estratégico da BHTRANS 2010-2020 foi baseado, tendo sido concebido para ir além das ações de um ciclo de gestão, envolvendo diversas esferas de poder.

O processo de planejamento abrangeu a construção da missão e a visão de futuro da BHTRANS, os compromissos da empresa com a população da cidade, os objetivos estratégicos e as estratégias de atuação para os próximos dez anos, além da definição dos Projetos Estratégicos, principais instrumentos para passar das estratégias às ações concretas com transformações significativas para a sociedade belo-horizontina no campo da mobilidade urbana. Um importante aspecto do Plano Estratégico da BHTRANS 2010-2020 é tratar-se de um instrumento de caráter dinâmico e, como tal, sujeito a atualizações periódicas.

Os processos de reestruturação da Carteira de Projetos Sustentadores da Prefeitura e de implantação da gestão estratégica pautada por resultados na BHTRANS demandaram a atualização do Plano Estratégico da BHTRANS 2010-2020, que manteve intactas a Missão, Visão de Futuro 2020 e a Proposta de Valor, mas adaptou os Objetivos Estratégicos, Estratégias de Atuação, Projetos Estratégicos e seus respectivos Indicadores Estratégicos à nova estrutura dos projetos da Prefeitura e ao novo modelo de gestão da empresa. O Plano Estratégico da BHTRANS 2010-2020 – revisão 2013 – encontra-se descrito no presente documento.

Page 6: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

5

Capítulo 2.

O Direcionamento Estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte

Uma Carta do Futuro: Belo Horizonte em 2030

Estamos em 2030. Belo Horizonte acaba de alcançar padrões de qualidade de vida equivalentes àqueles observados em países desenvolvidos. O povo belo-horizontino tem grande orgulho pelo fato de sua cidade misturar de forma interessante a tradição mineira com uma agenda cosmopolita e de vanguarda em vários campos. São múltiplas as oportunidades de negócios e de empregos na cidade, em especial em empresas de serviços mais avançados e de base tecnológica. E a vida cultural é uma das mais dinâmicas do Brasil.

Quem vive em Belo Horizonte goza de um ambiente urbano moderno e dinâmico, mas também de paz e tranquilidade. Os níveis de saúde e educação na cidade estão no mesmo patamar daqueles registrados nas principais metrópoles desenvolvidas. A mobilidade melhorou muito no período 2010-2030 e o transporte público de qualidade na capital mineira é para todos [...]

[...]É cada vez melhor viver em Belo Horizonte: uma cidade de oportunidades, sustentável e com qualidade de vida

Fonte: Planejamento Estratégico de Belo Horizonte 2030 - A Cidade que queremos

Page 7: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Belo Horizonte busca, por meio do seu Planejamento Estratégico de Longo Prazo, transformar-se em uma metrópole tão desenvolvida quanto às grandes cidades em países desenvolvidos. Para isso, foi realizado um esforço de mapear os principais desafios à construção de um futuro projetado, bem como mapear as diferentes possibilidades de futuro para a capital mineira, antecipando oportunidades e riscos à sua concretização, colocando a capital das Minas Gerais a par de suas limitações e potenciais.

A partir disso, traçou-se uma Visão de Futuro que aponta a situação na qual a sociedade de Belo Horizonte deseja viver em 2030. A Visão de Futuro no horizonte 2010-2030 tem o propósito de servir de marco referencial para a construção de uma agenda estratégica de longo prazo que contribua para o seu desenvolvimento sustentável. Essa visão projeta Belo Horizonte como uma cidade de oportunidades, sustentável e com qualidade de vida. Complementarmente, a Visão de Futuro se desdobra em seis Objetivos Estratégicos de Longo Prazo, que têm como foco a geração de múltiplas oportunidades de trabalho e negócios, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento urbano em bases ambientalmente sustentáveis.

6

Visão de Futuro de Belo Horizonte

Cidade de oportunidades, sustentável e com qualidade de vida.

Cidade Sustentável

Cidade com Qualidade de Vida

Multiplicar oportunidades de trabalho e promover ambiente favorável àcriação e ao desenvolvimento de negócios

Buscar qualidade de vida para todos

Promover a sustentabilidade ambiental

Consolidar ambiente político-institucional de qualidade

Propiciar ambiente social que estimule a convivência alegre e saudável entreas pessoas

Cidade de Oportunidades1.

2.

3.

4.

5.

6.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DE LONGO PRAZO

Assegurar as melhores condições de em todo o espaço urbano e contribuir para sua melhoria em âmbito

metropolitano

mobilidade, acessibilidade e conecti-vidade

Page 8: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

7

ÁREAS DE RESULTADOS

Cidade com Mobilidade Prosperidade

Modernidade

Cultura

Cidade de Todos

Cidade Sustentável

Cidade Compartilhada

Cidade com Todasas Vilas Vivas

IntegraçãoMetropolitana

Cidade Saudável

Educação

Cidade Segura

O Objetivo Estratégico 4 – “Assegurar as melhores condições de mobilidade, acessibilidade e conectividade em todo o espaço urbano e contribuir para sua melhoria em âmbito metropolitano” é o direcionador do Plano Estratégico da BHTRANS 2010 -2020.

Para traduzir os desejos descritos nesse Objetivo Estratégico em resultados concretos e mensuráveis para a população de Belo Horizonte, a ação gerencial da Prefeitura de Belo Horizonte está organizada em 12 Áreas de Resultado. São áreas nas quais serão reunidos os melhores esforços e recursos visando às transformações e melhorias desejadas.

“(...) qualquer que seja o caminho a seguir, a mobilidade terá um papel decisivo, pois influenciará os padrões de desenvolvimento tanto no campo social, como no econômico”.

Page 9: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

8

O enfoque aqui é dado à área Cidade com Mobilidade que conta com uma carteira de seis projetos Sustentadores, sendo três de gestão da própria BHTRANS.

Projetos Sustentadores da Prefeitura de Belo Horizonte de gestão da BHTRANS – Área de Resultados: Cidade com Mobilidade

Prioridade ao Transporte Coletivo

Gestão Inteligente da Mobilidade

Transporte Seguro e Sustentável

1.

2.

3.

Page 10: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

9

Capítulo 3.

O Posicionamento Estratégico da BHTRANS 2010-2020

A construção de um novo futuro para a mobilidade urbana de Belo Horizonte exige um esforço deliberado de planejamento e, especialmente, grande capacidade de execução e concertação política e institucional, envolvendo diversas instituições e esferas de poder.

Nesse desafio, a BHTRANS, como a gestora do sistema de mobilidade da cidade de Belo Horizonte, possui um papel central. Seu posicionamento e intenções para aperfeiçoamento do sistema de mobilidade são explicitados neste capítulo, com o objetivo de responder à pergunta 'onde queremos chegar no horizonte de 2020?'.

O posicionamento estratégico contém os elementos que descrevem a razão de ser da BHTRANS – Missão, os compromissos que assume com os seus públicos-alvo – Proposta de Valor, e o perfil institucional que a empresa pretende alcançar até o ano de 2020 – Visão de Futuro. Inclui ainda o desdobramento da Proposta de Valor e da Visão de Futuro em Objetivos Estratégicos e respectivas Estratégias de Atuação.

Page 11: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Missão da BHTRANS

Assegurar a mobilidade urbana orientada para a qualidade de vida

das pessoas e o desenvolvimento sustentável de Belo Horizonte,

contribuindo para a integração metropolitana.

Assegurar a mobilidade urbana. É a razão de ser da BHTRANS. Explicita o seu compromisso e a sua função perante a sociedade de Belo Horizonte.

Orientada para a qualidade de vida das pessoas. A BHTRANS priorizará seus esforços para as pessoas de Belo Horizonte e sua qualidade de vida. Direcionará suas ações e decisões, visando ao bem-estar daqueles que circulam e precisam se deslocar pela cidade.

E o desenvolvimento sustentável de Belo Horizonte. No planejamento e execução das ações e projetos serão sempre levados em conta os impactos da mobilidade urbana no desenvolvimento econômico da cidade, a responsabilidade ambiental e a garantia da inclusão social.

Contribuindo para a integração metropolitana. A BHTRANS reconhece as influências mútuas dos sistemas de mobilidade de Belo Horizonte, entre as outras cidades limítrofes e compromete-se a promover ações conjuntas que contribuam para a melhoria das condições de circulação no âmbito da região metropolitana.

10

Page 12: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Empresa de resultados, ágil e inovadora, reconhecida pela sociedade

e referência em gestão e soluções de mobilidade urbana sustentável.

Empresa de resultados. A BHTRANS concentrará seus esforços na geração e entrega de resultados para os seus públicos de interesse, observando as necessidades e prioridades dos usuários, pessoas e empresas do sistema de mobilidade de Belo Horizonte.

Ágil e inovadora. A BHTRANS compromete-se a atender os usuários do sistema de mobilidade de Belo Horizonte com respostas rápidas e diferenciadas, gerando soluções eficientes e com a qualidade que se espera de uma empresa moderna e orientada para resultados.

Reconhecida pela sociedade. A BHTRANS buscará ser reconhecida pela sociedade belo-horizontina como uma empresa de alta relevância e decisiva para o bom funcionamento do sistema de mobilidade da cidade.

E referência em gestão e soluções de mobilidade urbana sustentável. A BHTRANS buscará novas alternativas e soluções para mobilidade urbana que contribuam para sustentabilidade da cidade em suas três dimensões: social, ambiental e econômica.

Visão de Futuro – BHTRANS 2020

11

Page 13: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Proposta de Valor

PESSOAS USUÁRIAS DO SISTEMA DE MOBILIDADE:

Ampliar o acesso aos serviços, às oportunidades de trabalho e ao lazer;

Reduzir os custos e tempos de viagem;

Assegurar a qualidade dos serviços de transporte;

Garantir a segurança no trânsito;

Contribuir para a qualidade ambiental.

EMPRESAS E INDIVÍDUOS PRESTADORES DE SERVIÇOS DE MOBILIDADE URBANA

Assegurar regulamentação que concilie o atendimento de qualidade

aos usuários com a viabilidade dos negócios.

EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES USUÁRIAS DO SISTEMA DE MOBILIDADE:

Reduzir custos e tempo de viagem para deslocamento de empregados

e para abastecimento e entrega de mercadorias;

Garantir a segurança do trânsito nas operações de logística urbana;

Avaliar com agilidade os impactos dos empreendimentos geradores

de tráfego.

12

Page 14: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

O bjetivos Estratégicos

Tornar o transporte coletivo mais atrativo frente ao transporte individual.

Promover um salto de qualidade nos serviços, equipamentos e instalações do sistema de mobilidade.

Promover a segurança no trânsito para melhoria da saúde e garantia da vida.

Assegurar que as intervenções no sistema de mobilidade urbana contribuam para a melhoria da qualidade ambiental e estímulo aos modos não motorizados.

Tornar a mobilidade urbana um fator positivo para o ambiente de negócios da cidade.

Tornar a mobilidade urbana um fator de inclusão social.

Construir uma imagem positiva perante a sociedade.

Adotar padrões de excelência na gestão da empresa.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

13

Page 15: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Objetivo Estratégico 1. Tornar o transporte coletivo mais atrativo frente ao transporte individual

Implantar rede estruturante do transporte coletivo, integrando sistemas de alta e média capacidade.

Ampliar as intervenções de prioridades ao transporte coletivo no sistema viário.

Modernizar os sistemas de informação sobre o transporte coletivo.

Ampliar a integração física, operacional e tarifária do transporte coletivo em Belo Horizonte e na RMBH.

Diversificar os modos de transporte coletivo.

Desestimular, onde necessário, o uso do automóvel de modo articulado à melhoria do transporte coletivo.

Promover uma mudança de percepção da sociedade quanto aos usos do transporte individual e coletivo.

META

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

FONTES: Pesquisa de Origem e Destino, dados de 1992 e 2002.PlanMob-BH, dados de 2008, 2014 e 2020.

¹ Meta pactuada com a Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo o Plano Estratégico da Prefeitura, a meta para 2030 é 70%.

Ampliar o percentual de viagens

em modos coletivos em relação

ao total de viagens em modos

motorizados, de 54,2% em 2008

para 55,5% em 2016 e 57,6% em 2020¹.

Índice de mobilidade em modos coletivos

63,9%

56,6%54,2% 55,5%

57,6%

70,0%

1992 2002 2008 2016 2020 2030

14

Realizado

Meta

Page 16: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Objetivo Estratégico 2 Promover um salto de qualidade nos serviços, equipamentos e instalações do sistema de mobilidade

META

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

Avaliação Geral do Transporte Coletivo (percentual de ótimo / bom)

FONTE: BHTRANS/DOXA, 2013.

Ampliar o percentual de usuários

satisfeitos com os serviços do

transporte coletivo por ônibus de 21%,

de ótimo/bom em 2012, para 30%

em 2016 e 60% em 2020.

Fomentar a implantação de sistemas de gestão da qualidade e a certificação dos prestadores de serviços de mobilidade.

Tornar eficaz a fiscalização dos serviços de transporte por meio da inovação nos métodos e processos.

Monitorar sistematicamente o grau de satisfação da população em relação aos serviços de transporte e trânsito.

Disseminar informações sobre o sistema de mobilidade e sua operação, propiciando a escolha otimizada dos meios de deslocamento.

Modernizar equipamentos e instalações do transporte coletivo.

Alcançar elevada capacidade de inovação tecnológica para a gestão e soluções do sistema de mobilidade.

Melhorar a capacidade de articulação e de cooperação institucional para viabilizar projetos transformadores da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Realizado

Meta

2002 2003 2007 2008 2011 2012 2016 2020

43%

31%36%

12% 12%

21%

30%

60%

15

Page 17: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Objetivo Estratégico 3Promover a segurança no trânsito para melhoria da saúde e garantia da vida

META

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

Acidentes de Trânsito (Mortalidade/100.000 hab)

FONTE: DENATRAN – RENAEST 2011

Reduzir a quantidade de vítimas fatais,

ponderada por 100.000 habitantes,

de 11,21 em 2008, para 7,61 em 2016

e 6,31 em 2020.

Reestruturar a fiscalização para enfatizar a segurança, a orientação aos usuários e a operação do trânsito.

Assegurar espaços adequados e direitos preferenciais aos pedestres nas intervenções no sistema de

mobilidade.

Promover a modernização tecnológica dos equipamentos de monitoramento e controle do tráfego e de

orientação aos usuários.

Desenvolver projetos de educação para o trânsito, com foco em pedestres, motociclistas e jovens

condutores.

Priorizar iniciativas, projetos e investimentos que potencializem a segurança no trânsito.

2020201620112009 20102008

Realizado

Meta

11,21 11,74 11,04

9,107,61

6,3116

Page 18: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

META

Objetivo Estratégico 4Assegurar que as intervenções no sistema de mobilidade urbana contribuam para a melhoria da qualidade ambiental e estímulo aos modos não-motorizados.

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

Índice de mobilidade em modos não motorizados (bicicleta e a pé)

FONTES: Pesquisa de Origem e Destino, dados de 1992 e 2002. PlanMob-BH e BHTRANS, dados de 2008, 2014 e 2020.

Ampliar o percentual de viagens em modos não motorizados em

relação ao total de viagens, de 27,8% em 2002, para 33%

em 2016 e 38% em 2020.

37,4%34%

38%

33%

26,1%27,4%

20202016200820021992

Brasil (cidades com mais de 1 milhão de habitantes) ANTP - Dados de 2013

Monitorar a evolução tecnológica dos meios de transporte e induzir a adoção de tecnologias limpas ou

menos poluentes pelos prestadores de serviços de transporte público.

Atuar em rede com órgãos reguladores e gestores do meio ambiente para reduzir as emissões veiculares e a

poluição sonora e visual.

Garantir valorização do espaço urbano nas intervenções de mobilidade atuando em parceria com os demais

órgãos da administração pública.

Estimular o uso de transportes não motorizados, por meio do gerenciamento da demanda, da integração

aos demais modos e da melhoria da oferta de infraestrutura e equipamentos.

17

Realizado

Meta

Page 19: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Objetivo Estratégico 5 Tornar a mobilidade urbana um fator positivo para o ambiente de negócios da cidade Tornar a mobilidade urbana um fator positivo para o ambiente de negócios da cidade

Reduzir o índice de congestionamentos e saturação,

nas principais vias de Belo Horizonte, em relação ao cenário

tendencial, em 28% em 2016 e em 52% em 2020.

META

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

Índices de Congestionamento e Saturação em BH

FONTE: PlanMob (Cenário Tendencial).

Regular os serviços de mobilidade no sentido de torná-los economicamente viáveis e de garantir a

qualidade para os usuários e a modicidade das tarifas.

Adequar o planejamento, ordenamento e operação da logística urbana, atuando em cooperação com

entidades públicas e privadas e em consonância com as políticas de uso e ocupação do solo,

desenvolvimento econômico e gestão da mobilidade.

Aprimorar os métodos e processos de licenciamento de empreendimentos geradores de tráfego.

8,8%9,6% 9,4%

10,2%

19%

-52%

9,1%

-28%

2020201620142008

Tendencial

Meta

18

Page 20: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

META

Objetivo Estratégico 6Tornar a mobilidade urbana um fator de inclusão social

Reduzir o índice de acessibilidade econômica (custo de 50 viagens em relação ao salário mínimo) de 18,34% em 2013 para 16,73

em 2016 e 14,02% em 2020.%

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

Índice de acessibilidade econômica

FONTE: BHTRANS, INPC/IBGE, Meta de crescimento do PIB/Banco Central - 2013

Promover política tarifária do transporte coletivo com vistas a proporcionar maior inclusão social.

Adequar a infraestrutura e a frota em conformidade aos requisitos de acessibilidade universal.

Garantir a cobertura espacial e temporal para atendimento aos usuários de transporte público.

20202013 2016201220102009 20112008

Realizado

Meta

23,82 23,3421,21 21,11

19,9518,34

16,73

14,0219

Page 21: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

2012

META

Objetivo Estratégico 7Construir uma imagem positiva perante a sociedade

Aumentar o índice de avaliação positiva da imagem da BHTRANS,

por meio de pesquisa de opinião com a população de Belo Horizonte,

de 26% de ótimo/bom em 2008 para 45% em 2016 e 50% em 2020.

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

Índice de avaliação da imagem da BHTRANS (% ótimo/bom)

FONTE: BHTRANS/DOXA 2008, 2010, 2012 e 2013

Realizar ações de comunicação e marketing que deem visibilidade aos resultados alcançados pela empresa,

associados a agendas positivas.

Responder aos usuários do sistema de mobilidade de forma ágil, clara e objetiva, com o monitoramento do

desempenho dos respectivos processos e serviços.

26%

50%45%

42%

34%

20202016201220102008

Realizado

Meta

20

Page 22: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Objetivo Estratégico 8Adotar padrões de excelência na gestão da empresa

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

Implantar sistema de gestão pautado em metas de desempenho, resultados e alta capacidade de resposta, para garantia da sustentabilidade da empresa e alinhamento estratégico à administração municipal.

Aumentar a transparência e a comunicação com a sociedade para a melhoria da qualidade das decisões da empresa.

Consolidar processos de participação da sociedade na formulação e avaliação dos projetos e serviços de mobilidade.

Aprimorar o fluxo de informações, intensificando o uso de recursos de tecnologia da informação.

Intensificar a formação e o aprimoramento do corpo gerencial.

Aprimorar o desempenho dos empregados visando à melhoria dos resultados e o efetivo reconhecimento do trabalho.

Ampliar a capacidade de formulação de soluções integradas de médio e longo prazo para a mobilidade urbana.

21

Page 23: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Capítulo 4.

Projetos Estratégicos

Os objetivos estratégicos e as estratégias de atuação compõem um conjunto de elevada sinergia, dada a grande inter-relação e complementaridade entre todos os elementos. Por isso, a sua materialização consiste em poderoso instrumento de transformação do sistema de mobilidade urbana de Belo Horizonte.

A materialização dos objetivos e estratégias exige forte consenso e coesão social em torno da visão de futuro desejada e da boa qualidade das instituições e políticas públicas ao longo de todo o período 2010-2020.

O principal instrumento de mobilização para a transformações dessas intenções em resultados são os Projetos Estratégicos. São projetos selecionados em função de sua capacidade transformadora e da sinergia entre seus resultados e produtos, visando à efetiva geração de benefícios para a sociedade.

Os Projetos Estratégicos da BHTRANS estão organizados em duas Carteiras. A primeira diz respeito aos Projetos Sustentadores pactuados com a Prefeitura de Belo Horizonte em duas etapas: 2009 e 2013. A segunda trata dos Projetos Estratégicos da BHTRANS, selecionados como prioritários.

22

Page 24: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Durante a revisão dos Projetos Sustentadores da Prefeitura em 2013, cinco Projetos Estratégicos da BHTRANS foram incluídos como ações dos Projetos Sustentadores, passando a ser acompanhados pela Prefeitura. São eles:

Vá de Ônibus! Estímulo ao Uso do Transporte Coletivo

Inovação nos Serviços de Transporte Suplementar, Táxi e Escolar

Segurança no Trânsito

Mais Educação, Melhor Mobilidade

LOGBH - Logística de Carga Urbana em Belo Horizonte

Dois Projetos Estratégicos da BHTRANS foram concluídos em 2013:

Gestão Estratégica

Comprando Melhor – Bens e Serviços sob Medida

1.

2.

3.

4.

5.

1.

2.

23

Page 25: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Carteiras de Projetos Estratégicos da BHTRANS

Projetos Sustentadores da Prefeitura de Belo Horizonte sob a gestão da BHTRANS

Prioridade ao Transporte Coletivo

Gestão Inteligente da Mobilidade

Transporte Seguro e Sustentável

Projetos Estratégicos da BHTRANS

QUALIBUS - Transporte Coletivo de Qualidade

Observatório da Mobilidade

Empreender Pró BH - Melhoria dos Procedimentos de Análise e Controle de Impactos na Circulação

BHTRANS Transparente

BHTRANS Responde!

Motiva BHTRANS!

1.

2.

3.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

24

Page 26: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Projetos Sustentadores da Prefeitura de Belo Horizonte

1. Prioridade ao Transporte Coletivo

Público-alvo

População de Belo Horizonte usuária do transporte coletivo público.

Objetivo geral

Oferecer um serviço de transporte coletivo público de qualidade, reduzindo tempos de viagem, aumentando conforto, segurança e confiabilidade nos deslocamentos dos usuários.

Resultados

Ø 80 km de intervenções para priorização do transporte coletivo de BH projetados até 2015.

Ø Frota de táxi de BH ampliada de 5.955 para 6.560 veículos - 605 novas permissões, sendo 60 acessíveis, em 2013.

Ø Velocidade operacional média no Hipercentro no pico da tarde aumentada, passando de 6 km/h (ref. 2012) para 15 km/h até 2016.

Ø Percentual de viagens em modos coletivos em relação ao total de viagens em modos motorizados aumentado para 55% até 2015.

Ø 5 corredores de BRT implantados até 2016.

Ø Corredor de Transporte da Av. Pedro II implantado até 2014.

Ø 3 novas linhas de ônibus executivos (2 turísticas) implantadas até 2014, totalizando 5 linhas.

Ø Número de veículos de transporte suplementar ampliado de 283 para 309 até 2016.

25

Page 27: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Ø Fiscalização eletrônica de cumprimento de horário em 100% das viagens do serviço suplementar implantada até 2013.

Ø 70% dos usuários de ônibus de BH embarcando em pontos dotados de abrigos até 2016.

Ø Nova rodoviária em operação até 2014.

Ø TERGIP adaptado para utilização como: (1) terminal central do BRT metropolitano, (2) terminal de ônibus turísticos, (3) terminal “Conexão Aeroporto” até 2015.

Público-alvo

População de Belo Horizonte, em especial usuários do transporte coletivo por ônibus, motoristas que circulam na cidade e empreendedores de logística urbana.

Objetivo geral

Implantar mecanismos de controle operacional com disponibilização de informações em tempo real para usuários do transporte coletivo por ônibus e motoristas que circulam em Belo Horizonte e aprimorar a gestão, o controle e a operação do transporte coletivo, do transporte de carga e do trânsito em geral.

Resultados

Ø Número de painéis eletrônicos em pontos de embarque e desembarque, com informação de horário de passagem dos ônibus em tempo real, ampliado para 300 até 2014.

Ø 100% da frota de ônibus convencional monitorada por câmeras e por GPS em tempo real até 2014.

2. Gestão Inteligente da Mobilidade

26

Page 28: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Ø Centro de Operações da Prefeitura - COP - implantado e operando.

Ø Cartão metropolitano de transporte coletivo implantado até 2016.

Ø Plano Diretor de Logística Urbana para o município de Belo Horizonte instituído através de decreto municipal até 2015.

Público-alvo

População que reside e circula em Belo Horizonte.

Objetivo geral

Promover a segurança no trânsito para melhoria da saúde e garantia da vida e contribuir para a melhoria da qualidade de vida urbana por meio de intervenções no sistema de mobilidade, com estímulo aos modos não motorizados.

Resultados

Ø 2280 vagas em estacionamentos subterrâneos implantadas na Área Central, através de concessão à iniciativa privada, até 2016.

Ø Intervenções nos eixos do Projeto Mobicentro na Área Central implantadas (Eixo Boulevard Arrudas; Eixo Afonso Pena; Eixo Amazonas; Eixo BRT Área Central; Eixo Hospitais).

Ø Número de mortes no trânsito reduzidas de 9,10 (em 2011) para menos de 7,61 mortes por 100.000 habitantes, até 2016.

Ø Rotas cicloviárias ampliadas na cidade, passando de 43,40 (ref. 2012) para 200 km até 2016.

3. Transporte Seguro e Sustentável

27

Page 29: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

Projetos Estratégicos da BHTRANS

1. QUALIBUS - Transporte Coletivo de Qualidade

2. Observatório da Mobilidade

Público-alvo

Usuários do transporte coletivo convencional de Belo Horizonte.

Objetivo Geral

Assegurar a melhoria contínua da qualidade do transporte coletivo convencional buscando ampliar a satisfação e a adesão dos usuários a esse serviço.

Público-alvo

Representantes de Instituições da sociedade civil interessadas em acompanhar resultados e contribuir para a construção da política de mobilidade urbana sustentável

Objetivo geral

Realizar, com base em indicadores de desempenho, a avaliação da implementação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte - PlanMob-BH, no que toca aos objetivos, estratégias, metas e resultados.

28

Page 30: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

3. Empreender Pró BH - Melhoria dos Procedimentos de Análise e Controle de Impactos na Circulação

BHTRANS Transparente

Público-alvo

População diretamente impactada por empreendimentos e empreendedores de novos e já existentes empreendimentos de impacto.

Objetivo geral

Padronizar os procedimentos de análise, aprovação e implantação de Empreendimentos de Impacto, tornando o processo mais ágil, transparente e eficiente na mitigação dos impactos gerados pelo empreendimento.

Público-alvo

Ø Público interno: lideranças e empregados

Ø Público externo: entidades da sociedade civil , mídia, formadores de opinião e parceiros.

Objetivo geral

Prover a comunicação da BHTRANS de transparência, objetividade e agilidade, atuando de forma estratégica para assegurar à empresa resultados positivos e fortalecimento de sua imagem e reputação nos seguintes aspectos:

Ø Externamente: visibilidade na sua atuação e nos resultados alcançados proporcionando uma melhor comunicação com parceiros estratégicos e a sociedade.

Ø Internamente: engajamento e compromisso do seu público interno com a sua estratégia e objetivos.

29

Page 31: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

4. BHTRANS responde!

5. Motiva BHTRANS!

Público-alvo

Cidadãos, Órgãos do Legislativo, Prefeitura de Belo Horizonte, Governo Estadual, Governo Federal, Conselho Municipal de Mobilidade Urbana - Comurb, Comissões Regionais de Transporte e Trânsito, Associações de Bairros, Sindicatos, Entidades de Classe, etc que solicitam algum serviço à BHTRANS.

Objetivo geral

Melhorar qualitativamente e quantitativamente a prestação dos serviços da BHTRANS, procurando viabilizar um atendimento "online" ao cidadão e demais entidades solicitantes, através de processos informatizados e flexíveis e que trabalhem com informações estruturadas e não estruturadas.

Público-alvo

Todos os empregados da BHTRANS.

Objetivo Geral

Implementar programas de gestão de pessoas e intensificar ações de desenvolvimento para melhoria do desempenho e motivação dos empregados.

30

Page 32: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS

PREFEITO DE BELO HORIZONTE

Marcio Araujo de Lacerda

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA BHTRANS

Daniel Diniz Nepomuceno

Marcello de Lima Santiago Faulhaber Duarte

Pier Giorgio Senesi Filho

Cleise Ferreira dos Santos

Ramon Victor Cesar

- Presidente Ramon Victor Cesar

Ben-hur Silva de Albergaria

Celio de Freitas Bouzada

Daniel Marx Couto

Edson Amorim de Paula

Deusuite Matos Pereira de Assis

- Presidente

- Diretor de Administração e Finanças

- Diretor de Planejamento

- Diretor de Transporte Público

- Diretora de Sistema Viário

- Diretor de Ação Regional e Operação

DIRETORIA EXECUTIVA DA BHTRANS

Gerente do projeto

Katia Kauark Leite - Coordenadora de Planejamento Estratégico

Colaboradores

31

Page 33: Clique para acessar o Planejamento Estratégico da BHTRANS