clipagem tjam 07 7 2014

30
4, 5, 6 E 7 DE JULHO DE 2014 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO AMAZONAS PODER JUDUCIÁRIO CLIPAGEM IMPRENSA Jornais impressos

Upload: tribunal-de-justica-do-amazonas

Post on 01-Apr-2016

249 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Clipagem tjam 07 7 2014

4, 5, 6 E 7 DE JULHO DE 2014

TRIBUNAL DE JUSTIÇADO ESTADO AMAZONAS

PODER JUDUCIÁRIO

CLIPAGEM IMPRENSA

Jornais impressos

Page 2: Clipagem tjam 07 7 2014

±CAPA

Manaus, 4 de julho de 2014

Page 3: Clipagem tjam 07 7 2014

±TEMA DO DIA

Manaus, 4 de julho de 2014A3

Page 4: Clipagem tjam 07 7 2014

±TEMA DO DIA

Manaus, 4 de julho de 2014A3

Page 5: Clipagem tjam 07 7 2014

±CIDADES

Manaus, 4 de julho de 2014C7

Page 6: Clipagem tjam 07 7 2014

±OPINIÃO

Manaus, 4 de julho de 2014A4

Page 7: Clipagem tjam 07 7 2014

±BEM VIVER

Manaus, 5 de julho de 2014BV3

Page 8: Clipagem tjam 07 7 2014

±OPINIÃO

Manaus, 6 de julho de 2014A4

Page 9: Clipagem tjam 07 7 2014

±BEM VIVER

Manaus, 7 de julho de 2014BV1

Page 10: Clipagem tjam 07 7 2014

±OPINIÃO

Manaus, 7 de julho de 2014A4

Page 11: Clipagem tjam 07 7 2014

±CAPA

Manaus, 4 de julho de 2014

Presidente Cassiano Anunciação

FALE COM OS EDITORES [email protected], [email protected] | SIGA-NOS t w i t te r.com /po r t alD 24am facebook .com / D 24am

Sexta-feira, 4 de julho de 2 014 d 24am .com . b rManaus Amazonas Ano28 Número 12623

R$1,0 0

PMs terão aposentadoria integrale policiais civis 30% de aumento

Reajuste seráconcedidoparcelado,em quatroanos,conformeprojetodeleiaprovadoontem.Mesmoprazo valepara servidores daUEA, que terão reajuste salarialde50%. POLÍTICA PÁG 07

JeffersonBernardes/Vipcomm

TTeennssããoo ee CCoollôômmbbiiaa nnoo ccaammiinnhhoo ddaa sseemmiiffiinnaall.. PPÁÁGG 2233

CIDADES. ESTADOTEMACIDADEMAISDESIGUAL. PÁG13

ECONOMIA

Bancos e lojas abreme fecham mais cedohoje em função dojogo do BrasilAs agências bancáriasfuncionarão das 7h30 às 11h30,enquanto o comércio fecha asportas às 14h e não reabre mais.PÁG 11

Desembargadora recebeu ocargo em cerimônia noTeatro Amazonas, nessaquinta-feira, e defendeuuma “justiça verdadeira”.PÁG 06

POSSEGraça Figueiredo assumepresidência do Tribunal deJustiça do Amazonas

CIDADES

Operação policialfecha farmácia pornegociar remédiosde forma irregularPolícia interditou a Amazon FloraPura, no Centro de Manaus, aoencontrar medicamentos semnota fiscal e licença da Anvisa.PÁG 14

SandroPereira

VVEENNCCEERR DDIIÁÁRRIIOO NNAA CCOOPPAA

Page 12: Clipagem tjam 07 7 2014

±POLÍTICA

Manaus, 4 de julho de 201406

Sexta-feira, 4 de julho de 2 014Diário do Amazonas | visite D24am.com06Polí t ica

Herbert Amazonas é o primeiro candidato aogoverno a pedir registro de candidatura ao TRE

O candidato a governadordo Amazonas pelo PSTU, Her-bert Amazonas, foi o primeirocandidato ao governo a pedir oregistro de candidatura no Tri-bunal Regional Eleitoral(TRE).

Na tarde de ontem, Herbertesteve pessoalmente no tribu-nal para entregar a ata de reali-zação da convenção do PSTU ea documentação dos candida-tos que irão concorrer nas elei-ção deste ano. “O PSTU vaimostrar que sempre lutou pelopovo e pela classe trabalhado-ra”, afirmou Herbert, adiantan-do qual discurso será adotadona campanha política. O parti-

do prevê gastos de R$ 160 milpara a campanha de governo.

Além de Herbert para go-vernador, o partido tambémlançou dois candidatos a depu-tado federal, três a deputado es-tadual e, para o Senado Federal,o PSTU terá o nome de JúlioFe r r a z .

Ainda na tarde de ontem, oPSB e o PSOL entregaram ascópias das atas das convençõese devem encaminhar os pedi-dos de registros de candidaturaaté o próximo sábado, data li-mite para pedir os registros.

O candidato a governadordo PSOL, Abel Alves, afirmouque o partido lançará 26 candi-

datos a deputado estadual e se-te a deputado federal. Para se-nador, o PSOL terá como can-didato, o Professor Queiroz.

O PSB, que terá como candi-dato a governador o deputadoestadual Marcelo Ramos, lança-rá 42 candidatos a deputado es-tadual, entre eles o ex-prefeitode Manaus Serafim Corrêa. Pa-ra concorrer a uma vaga na Câ-mara dos Deputados, o PSB terásete nomes e, para o Senado, overeador Marcelo Serafim.

SegurançaNa sessão de ontem, o TRE

adiou o julgamento de dois pe-didos de envio de forças fede-rais para os municípios de SãoGabriel da Cachoeira e Humai-tá. O TRE quer consultar o go-verno do Estado sobre a segu-rança pública nestes municí-pio s.Herbert Amazonas,doPSTU,pediu,ontem, registrodecandidatura

RaimundoValentim/04/10/12

Graça Figueiredo toma posse do TJAMe promete priorizar atuação de juízes

Também tomaramposseAristóteles Thury,como vice-presidente,eFlávioPascarelli, corregedor

TEXTO SaraMatosFOTO SandroPereira

MANAUS

Adesembargadora

Graça Figueiredotomou posse comonova presidente do

Tribunal de Justiça do Amazo-nas (TJAM), prometendo darprioridade à instância de pri-meiro grau e nomear novos juí-zes para atuar no interior do Es-t ado.

Graça tomou posse da pre-sidência do TJAM na manhãdesta quinta-feira, no TeatroAmazonas, Centro de Manaus.Também tomaram posse o de-sembargador Aristóteles LimaThury, vice-presidente do Tri-bunal de Justiça, e o desembar-gador Flávio Humberto Pasca-relli Lopes, empossado corre-gedor-geral de Justiça.

Em seu discurso, a desem-bargadora enfatizou que após ahomologação dos candidatosque passaram na prova para ocargo de juiz, do concurso reali-zado este ano pelo órgao, osconvocará de imediato e os´no-meará para atuarem nas co-marcas do interior.

“Nós temos muitas priori-dades e desafios, mas o primei-ro grau será o que terá maioratenção porque é nele que o ci-

dadão ingressa. É a porta de en-trada para o nosso grau. É láque o cidadão humilde precisaser colhido, precisa se sentirprotegido e atendido pela Jus-tiça e é isso que eu pretendorealizar ”, disse.

A desembargadora disse emseu discurso de posse que o“momento não é de camarada-gem ou de amizades com ou-tras intenções e sim um tempode justiça verdadeira”.

A nova presidente tambémdisse que a pessoa que quer se

CONVIDADOSA posse de Graça Figueiredocontou com a presença deautoridades do Estado

A cerimônia de posse de Graça Figueiredo como presidente do TJAM foi realizada noTeatro Amazonas, ontem

estabelecer no serviço público,deve buscar isso através deconcursopúblico. Elainformouque adequará o TJAM à PolíticaNacional de Atenção Prioritá-ria ao Primeiro Grau de Juris-dição, um programa do Conse-lho Nacional de Justiça (CNJ),

que visa melhorar a qualidade,a celeridade e a efetividade dosserviços da instância do Judi-ciário onde há a maior taxa deprocessos não finalizados.

Ari Jorge Moutinho, que sedespediu da direção do órgão,disse no seu discurso que cum-

priu sua missão e lembrou al-gumas realizações como o con-curso público, implantação doPortal da Transparência noTJAM, nomeação de 300 servi-dores aprovados no concurso econstrução de fóruns, em Tefé eMa u é s.

FRASE

Graça Figueiredo.Presidente doTJAMNós temos muitasprioridades edesafios,mas oprimeirograuseráo que terámaioratençãoporqueénelequeocidadãoing re ss a ”

Page 13: Clipagem tjam 07 7 2014

±CIDADES

Manaus, 4 de julho de 201415

Sexta-feira, 4 de julho de 2 014Diário do Amazonas | visite D24am.com 15Cidades

OAB constata violaçãoa presos no municípiode Rio Preto da Eva

Detentos sãoacomodados emcondições subumanas

TEXTO DaRedaçãoeassessoriaFOTO Di v u lgação /OAB

MANAUS

Em visita surpresa à De-legacia de Polícia deRio Preto da Eva, o ou-vidor-geral da Ordem

dos Advogados do Brasil Seccio-nal do Amazonas (OAB-AM)Glen Wilde e o ouvidor auxiliarArmando de Oliveira constata-ram graves violações aos direitoshumanos contra os 34 presosdetidos no local.

A inspeção ocorreu na últi-ma quarta-feira. Os advogadosfizeram fotos e encaminharãorelatório à Comissão de Direi-tos Humanos (CDH) daOAB-AM, com pedido de pro-vidências ao Conselho Nacio-nal de Justiça (CNJ), Tribunalde Justiça do Amazonas(TJAM), Secretaria de Justiça eaté à Corte Interamericana deDireitos Humanos.

Os ouvidores relatam queos presos estão divididos emduas celas de 3m x 5m. Por nãocaber mais ninguém nas celas,um detento foi algemado a umbanco no corredor da delega-cia. Segundo Wilde, o detentocontou que está há mais dedois meses nessa situação. “Elepassa o dia sentado. Só se le-vanta três vezes ao dia para irao banheiro. Essa situação éabsurda, fere totalmente os di-reitos humanos”, afirmou GlenWilde.

A superlotação é apenas umdos fatores preocupantes. Se-gundo os ouvidores, os deten-tos são supervisionados porum policial e uma escrivã. GlenWilde explica que o policialnão pode ser obrigado a cuidarde preso de justiça. Quem devecuidar de detentos são os agen-tes carcerários.

Outra denúncia dos ouvi-dores da OAB é a má qualidadeda alimentação servida aos de-tentos. Os presos relatam casosconstantes de falta de higiene eaté da presença de fios de cabe-lo na comida.

Os presos afirmaram quenão possuem colchões sufi-cientes para acomodar todosnas duas celas existentes no

presídio e que não recebem vi-sita íntima há um ano e doismeses. “Em Manaus, todo finalde semana os presos recebemvisita íntima de suas esposasou companheiras. Isso, muitasvezes, evita que sejam pratica-das violências sexuais entreeles”, explicou Wilde.

De acordo com o ouvidor,no começo do ano, foram feitasdenúncias de irregularidadesno local e não houve solução.“O objetivo das cadeias e presí-dios é que os infratores cum-pram suas penas com a pers-pectiva de se ressocializaremapós saírem dessas institui-ções. As condições que estãosendo oferecidas em Rio Pretoda Eva não apresentam estru-tura para isso, pelo contrário,estão criando pessoas revolta-das”, ressalta Wilde.

Ouvidoria flagrou 34 presos sob condições subumanas em Rio Pretoda Eva. OAB comunicará o caso até a Corte Interamericana

Operação da Polícia Civilprende suspeitos de tráfico

Marcos Lima

AoperaçãoBanzeiro, que reuniu aproximadamente 25policiais civis,prendeu,namanhãdeontem,dois suspeitos de tráficodedrogas.Evertondos Santos daSilva, 21,eAdsonKaioFalcãodos Santos, 27,forampresos, respectivamente,nos bairros MauazinhoenoJoãoPaulo 2,ambos na zonalestedeManaus. Outras três pessoas foramdetidas e liberadas,deacordocomaassessoriadecomunicaçãodaPolíciaCivil. ComEverton, quefoipresopróximoa umaescolaestadual,apolíciaapreendeu setepapelotes demaconha,R$ 202 eumaporçãomédiadecocaínapura,alémdedois celulares eduasmunições decalibre 38 intactas.

Adolescente filho de sargento daPMémortocom um tironacabeça

O adolescente Lucivam Araújo Oliveira, 16, foi morto com um tiro nacabeça, na madrugada de ontem, na Avenida Buriti, ComunidadeSanta Martha (foto), Terra Nova, zona norte. Segundo a Polícia Civil, oadolescente é filho de um sargento da Polícia Militar e o suspeito docrime é um comerciante do mesmo bairro, que não teve o nomerevelado. O crime foi motivado por vingança, segundo familiares. Oadolescente era suspeito de roubos no bairro, já tendo, inclusive, sidoapreendido por furtos, informou a assessoria de comunicação daPolícia Civil. Um homem desceu de um carro e atirou no jovem,enquanto outro esperou no veículo.

Marcos Lima

Assaltantes fazem seis pessoasreféns e levamR$8mildaAdefa

Seis pessoas foram feitas reféns durante um assalto à Associação deDeficientes Físicos do Amazonas (Adefa), na Avenida GovernadorDanilo Matos Areosa, no Distrito Industrial, zona sul, na tarde deontem. Segundo o recepcionista da instituição, Manuel Soares, 36,três homens, não identificados até o fechamento desta ediçãoinvadiram o local e levaram uma quantia aproximada de R$ 8 mil.Manuel contou, ainda, que os suspeitos chegaram ao local e logoanunciaram o assalto. O trio estava armado com revólveres calibre38. “Eles chegaram perguntando onde era a secretaria e já foramanunciando o assalto”. Em seguida, os suspeitos fugiram. De acordocom Manuel, ontem era dia de pagamento dos funcionários dain st i t u ição.

FRASE

Glen Wilde.Ouvidor-geral daOABElepassaodiasentado. Só se levantatrês vezes aodiaparair aobanheiro. Essasituaçãoéabsurda,fere totalmenteosdireitos humanos”

Sobre a situação de um dospresos em Rio Preto da Eva.

DELEGACIAPresos estão divididos emduas celas de 3mx5m,segundo ouvidores da OAB

Sexta-feira, 4 de julho de 2 014Diário do Amazonas | visite D24am.com 15Cidades

OAB constata violaçãoa presos no municípiode Rio Preto da Eva

Detentos sãoacomodados emcondições subumanas

TEXTO DaRedaçãoeassessoriaFOTO Di v u lgação /OAB

MANAUS

Em visita surpresa à De-legacia de Polícia deRio Preto da Eva, o ou-vidor-geral da Ordem

dos Advogados do Brasil Seccio-nal do Amazonas (OAB-AM)Glen Wilde e o ouvidor auxiliarArmando de Oliveira constata-ram graves violações aos direitoshumanos contra os 34 presosdetidos no local.

A inspeção ocorreu na últi-ma quarta-feira. Os advogadosfizeram fotos e encaminharãorelatório à Comissão de Direi-tos Humanos (CDH) daOAB-AM, com pedido de pro-vidências ao Conselho Nacio-nal de Justiça (CNJ), Tribunalde Justiça do Amazonas(TJAM), Secretaria de Justiça eaté à Corte Interamericana deDireitos Humanos.

Os ouvidores relatam queos presos estão divididos emduas celas de 3m x 5m. Por nãocaber mais ninguém nas celas,um detento foi algemado a umbanco no corredor da delega-cia. Segundo Wilde, o detentocontou que está há mais dedois meses nessa situação. “Elepassa o dia sentado. Só se le-vanta três vezes ao dia para irao banheiro. Essa situação éabsurda, fere totalmente os di-reitos humanos”, afirmou GlenWilde.

A superlotação é apenas umdos fatores preocupantes. Se-gundo os ouvidores, os deten-tos são supervisionados porum policial e uma escrivã. GlenWilde explica que o policialnão pode ser obrigado a cuidarde preso de justiça. Quem devecuidar de detentos são os agen-tes carcerários.

Outra denúncia dos ouvi-dores da OAB é a má qualidadeda alimentação servida aos de-tentos. Os presos relatam casosconstantes de falta de higiene eaté da presença de fios de cabe-lo na comida.

Os presos afirmaram quenão possuem colchões sufi-cientes para acomodar todosnas duas celas existentes no

presídio e que não recebem vi-sita íntima há um ano e doismeses. “Em Manaus, todo finalde semana os presos recebemvisita íntima de suas esposasou companheiras. Isso, muitasvezes, evita que sejam pratica-das violências sexuais entreeles”, explicou Wilde.

De acordo com o ouvidor,no começo do ano, foram feitasdenúncias de irregularidadesno local e não houve solução.“O objetivo das cadeias e presí-dios é que os infratores cum-pram suas penas com a pers-pectiva de se ressocializaremapós saírem dessas institui-ções. As condições que estãosendo oferecidas em Rio Pretoda Eva não apresentam estru-tura para isso, pelo contrário,estão criando pessoas revolta-das”, ressalta Wilde.

Ouvidoria flagrou 34 presos sob condições subumanas em Rio Pretoda Eva. OAB comunicará o caso até a Corte Interamericana

Operação da Polícia Civilprende suspeitos de tráfico

Marcos Lima

AoperaçãoBanzeiro, que reuniu aproximadamente 25policiais civis,prendeu,namanhãdeontem,dois suspeitos de tráficodedrogas.Evertondos Santos daSilva, 21,eAdsonKaioFalcãodos Santos, 27,forampresos, respectivamente,nos bairros MauazinhoenoJoãoPaulo 2,ambos na zonalestedeManaus. Outras três pessoas foramdetidas e liberadas,deacordocomaassessoriadecomunicaçãodaPolíciaCivil. ComEverton, quefoipresopróximoa umaescolaestadual,apolíciaapreendeu setepapelotes demaconha,R$ 202 eumaporçãomédiadecocaínapura,alémdedois celulares eduasmunições decalibre 38 intactas.

Adolescente filho de sargento daPMémortocom um tironacabeça

O adolescente Lucivam Araújo Oliveira, 16, foi morto com um tiro nacabeça, na madrugada de ontem, na Avenida Buriti, ComunidadeSanta Martha (foto), Terra Nova, zona norte. Segundo a Polícia Civil, oadolescente é filho de um sargento da Polícia Militar e o suspeito docrime é um comerciante do mesmo bairro, que não teve o nomerevelado. O crime foi motivado por vingança, segundo familiares. Oadolescente era suspeito de roubos no bairro, já tendo, inclusive, sidoapreendido por furtos, informou a assessoria de comunicação daPolícia Civil. Um homem desceu de um carro e atirou no jovem,enquanto outro esperou no veículo.

Marcos Lima

Assaltantes fazem seis pessoasreféns e levamR$8mildaAdefa

Seis pessoas foram feitas reféns durante um assalto à Associação deDeficientes Físicos do Amazonas (Adefa), na Avenida GovernadorDanilo Matos Areosa, no Distrito Industrial, zona sul, na tarde deontem. Segundo o recepcionista da instituição, Manuel Soares, 36,três homens, não identificados até o fechamento desta ediçãoinvadiram o local e levaram uma quantia aproximada de R$ 8 mil.Manuel contou, ainda, que os suspeitos chegaram ao local e logoanunciaram o assalto. O trio estava armado com revólveres calibre38. “Eles chegaram perguntando onde era a secretaria e já foramanunciando o assalto”. Em seguida, os suspeitos fugiram. De acordocom Manuel, ontem era dia de pagamento dos funcionários dain st i t u ição.

FRASE

Glen Wilde.Ouvidor-geral daOABElepassaodiasentado. Só se levantatrês vezes aodiaparair aobanheiro. Essasituaçãoéabsurda,fere totalmenteosdireitos humanos”

Sobre a situação de um dospresos em Rio Preto da Eva.

DELEGACIAPresos estão divididos emduas celas de 3mx5m,segundo ouvidores da OAB

Sexta-feira, 4 de julho de 2 014Diário do Amazonas | visite D24am.com 15Cidades

OAB constata violaçãoa presos no municípiode Rio Preto da Eva

Detentos sãoacomodados emcondições subumanas

TEXTO DaRedaçãoeassessoriaFOTO Di v u lgação /OAB

MANAUS

Em visita surpresa à De-legacia de Polícia deRio Preto da Eva, o ou-vidor-geral da Ordem

dos Advogados do Brasil Seccio-nal do Amazonas (OAB-AM)Glen Wilde e o ouvidor auxiliarArmando de Oliveira constata-ram graves violações aos direitoshumanos contra os 34 presosdetidos no local.

A inspeção ocorreu na últi-ma quarta-feira. Os advogadosfizeram fotos e encaminharãorelatório à Comissão de Direi-tos Humanos (CDH) daOAB-AM, com pedido de pro-vidências ao Conselho Nacio-nal de Justiça (CNJ), Tribunalde Justiça do Amazonas(TJAM), Secretaria de Justiça eaté à Corte Interamericana deDireitos Humanos.

Os ouvidores relatam queos presos estão divididos emduas celas de 3m x 5m. Por nãocaber mais ninguém nas celas,um detento foi algemado a umbanco no corredor da delega-cia. Segundo Wilde, o detentocontou que está há mais dedois meses nessa situação. “Elepassa o dia sentado. Só se le-vanta três vezes ao dia para irao banheiro. Essa situação éabsurda, fere totalmente os di-reitos humanos”, afirmou GlenWilde.

A superlotação é apenas umdos fatores preocupantes. Se-gundo os ouvidores, os deten-tos são supervisionados porum policial e uma escrivã. GlenWilde explica que o policialnão pode ser obrigado a cuidarde preso de justiça. Quem devecuidar de detentos são os agen-tes carcerários.

Outra denúncia dos ouvi-dores da OAB é a má qualidadeda alimentação servida aos de-tentos. Os presos relatam casosconstantes de falta de higiene eaté da presença de fios de cabe-lo na comida.

Os presos afirmaram quenão possuem colchões sufi-cientes para acomodar todosnas duas celas existentes no

presídio e que não recebem vi-sita íntima há um ano e doismeses. “Em Manaus, todo finalde semana os presos recebemvisita íntima de suas esposasou companheiras. Isso, muitasvezes, evita que sejam pratica-das violências sexuais entreeles”, explicou Wilde.

De acordo com o ouvidor,no começo do ano, foram feitasdenúncias de irregularidadesno local e não houve solução.“O objetivo das cadeias e presí-dios é que os infratores cum-pram suas penas com a pers-pectiva de se ressocializaremapós saírem dessas institui-ções. As condições que estãosendo oferecidas em Rio Pretoda Eva não apresentam estru-tura para isso, pelo contrário,estão criando pessoas revolta-das”, ressalta Wilde.

Ouvidoria flagrou 34 presos sob condições subumanas em Rio Pretoda Eva. OAB comunicará o caso até a Corte Interamericana

Operação da Polícia Civilprende suspeitos de tráfico

Marcos Lima

AoperaçãoBanzeiro, que reuniu aproximadamente 25policiais civis,prendeu,namanhãdeontem,dois suspeitos de tráficodedrogas.Evertondos Santos daSilva, 21,eAdsonKaioFalcãodos Santos, 27,forampresos, respectivamente,nos bairros MauazinhoenoJoãoPaulo 2,ambos na zonalestedeManaus. Outras três pessoas foramdetidas e liberadas,deacordocomaassessoriadecomunicaçãodaPolíciaCivil. ComEverton, quefoipresopróximoa umaescolaestadual,apolíciaapreendeu setepapelotes demaconha,R$ 202 eumaporçãomédiadecocaínapura,alémdedois celulares eduasmunições decalibre 38 intactas.

Adolescente filho de sargento daPMémortocom um tironacabeça

O adolescente Lucivam Araújo Oliveira, 16, foi morto com um tiro nacabeça, na madrugada de ontem, na Avenida Buriti, ComunidadeSanta Martha (foto), Terra Nova, zona norte. Segundo a Polícia Civil, oadolescente é filho de um sargento da Polícia Militar e o suspeito docrime é um comerciante do mesmo bairro, que não teve o nomerevelado. O crime foi motivado por vingança, segundo familiares. Oadolescente era suspeito de roubos no bairro, já tendo, inclusive, sidoapreendido por furtos, informou a assessoria de comunicação daPolícia Civil. Um homem desceu de um carro e atirou no jovem,enquanto outro esperou no veículo.

Marcos Lima

Assaltantes fazem seis pessoasreféns e levamR$8mildaAdefa

Seis pessoas foram feitas reféns durante um assalto à Associação deDeficientes Físicos do Amazonas (Adefa), na Avenida GovernadorDanilo Matos Areosa, no Distrito Industrial, zona sul, na tarde deontem. Segundo o recepcionista da instituição, Manuel Soares, 36,três homens, não identificados até o fechamento desta ediçãoinvadiram o local e levaram uma quantia aproximada de R$ 8 mil.Manuel contou, ainda, que os suspeitos chegaram ao local e logoanunciaram o assalto. O trio estava armado com revólveres calibre38. “Eles chegaram perguntando onde era a secretaria e já foramanunciando o assalto”. Em seguida, os suspeitos fugiram. De acordocom Manuel, ontem era dia de pagamento dos funcionários dain st i t u ição.

FRASE

Glen Wilde.Ouvidor-geral daOABElepassaodiasentado. Só se levantatrês vezes aodiaparair aobanheiro. Essasituaçãoéabsurda,fere totalmenteosdireitos humanos”

Sobre a situação de um dospresos em Rio Preto da Eva.

DELEGACIAPresos estão divididos emduas celas de 3mx5m,segundo ouvidores da OAB

Page 14: Clipagem tjam 07 7 2014

±CAPA

Manaus, 7 de julho de 2014

Presidente Cassiano Anunciação

FALE COM OS EDITORES [email protected], [email protected] | SIGA-NOS t w i t te r.com /po r t alD 24am facebook .com / D 24am

Segunda-feira, 7 de julho de 2 014 d 24am .com . b rManaus Amazonas Ano28 Número 12626

R$1,0 0

Candidatos ao Governo do AM devemgastar R$ 55,7 milhões em campanha

Quatrodos setecandidatos agovernador jádeclararamas estimativas degastos àJustiçaEleitoral. Os outros três informaramos valores através dos partidos eassessorias POLÍTICA PÁG 05

POLÍTICA . Documentos mostram quegovernoescondeu invasãodeespaçoaéreodaRegião.PÁG 06

Banhi st a s aproveitam praia em dia sem Copa.RADAR PÁG 32

Jair Araújo

ECONOMIA

Custo da energia paraa indústria do Estadoé o sexto menor doPaís, diz pesquisaSegundo pesquisa da Firjan, aindústria do Amazonas paga, emmédia, R$ 279,28 por MWh,abaixo da média nacional de R$313,16 o KWh.PÁG 10

CIDADES

Brigas entre vizinhosresultaram em 285processos na Justiçado Estado, em junhoEntre os motivos das desavençasestão árvores que ficam entre umacasa e outra e problemas deinfiltração. Judiciário investe nasaudiências de conciliação.PÁG 13

Enquanto Neymar serecupera da lesão navértebra da lombar, Williame Bernard treinam paraassumir o lugar do craqueem campo, na semifinalcontra a Alemanha.PÁG 23

RESERVASMeias-atacantes William eBernard disputam vaga deNey ma r

FabioMotta/EstadãoConteúdo

Page 15: Clipagem tjam 07 7 2014

±CIDADES

Manaus, 7 de julho de 201413

Segunda-feira, 7 de julho de 2 014Diário do Amazonas | visite D24am.com 13CidadesFALE COM OS EDITORES [email protected], [email protected] | SIGA-NOS t w i t te r.com /po r t alD 24am facebook .com / D 24am

Brigas entre vizinhos geraram 285processos em Manaus, no mês de junho

Problemas comuns,comoinfiltrações,acabamnaJustiçadoAmazonas embuscade uma solução

TEXTO Thiago FreireFOTO Raimundo Valentim/22/11/2012

MANAUS

Em junho, 285 pro-cessos referentes abrigas entre vizi-nhos tramitavam

no Tribunal de Justiça doAmazonas (TJAM). Os pro-blemas são os mais variadoscomo, por exemplo, árvoreslimítrofes, passagem força-da e falta de contenção deág u a s.

Apesar de não represen-tar uma grande fatia dosprocessos, as questões rela-cionadas à vizinhança mere-cem uma “atenção espe-cial”, segundo afirma o juizdo 10º Juizado Especial Cí-vel do Fórum Azarias Me-nescal de Vasconcellos, juizAlexandre Henrique Novaesde Araújo. “No universo deaproximadamente 1.800processos que nós temos no10º juizado, 46 são de casosde vizinhança. Mas que me-recem uma atenção espe-cial, pacificadora, porquemuitos casos que começamcom uma briga de vizinhos,se não forem tratados com adevida atenção, podem des-cambar para uma violên-cia”, disse.

Dos casos de direito devizinhança, as questões quesão mais recorrentes é a de

VIZINHOSO Judiciário deve seracionado como últimaal te r nat i va

Processos de brigas de vizinhos que poderiam ser resolvidos com acordos, se acumulamna Justiça do Amazonas

não contenção de águas pro-duzidas nas residências, ouseja, infiltrações que escor-

rem para o terreno ou imó-vel do vizinho.

Segundo o magistrado,

geralmente, a primeira in-tervenção da Justiça deConciliação possibilita que

o problema seja resolvidosem que seja iniciado o pro-cesso civil. “Em 90% dos ca-sos, o problema é resolvidona primeira audiência deconciliação”, disse.

O juiz orienta para que,inicialmente, os problemassejam resolvidos pacifica-mente, sem a intervençãoda Justiça, para evitar des-gastes. “O poder judiciário éprocurado como última ra-zão”, afirmou.

Alexandre Henrique Novaes de Araújo.JuizNo universodeaproximadamente 1.800 processos quenóstemos no 10º juizado,46 sãodecasos de vizinhança. Mas quemerecem umaatençãoespecial,pacificadora”

Prazo de adesão à lista de espera do Sisu terminanesta segunda-feira, são 115.101 bolsas

Encerra hoje o prazo deadesão à lista de espera do Sis-tema de Seleção Unificada (Si-su). A adesão é feita no site doSisu. A lista é apenas para aprimeira opção feita na horada inscrição. Os candidatos emlista de espera serão convoca-dos pelas instituições a partirdo dia 14.

O programa oferece bolsasde estudos integrais e parciais

(50% da mensalidade) em ins-tituições particulares de edu-cação superior com cursos degraduação e sequenciais deformação específica. Os candi-datos precisam comprovarrenda familiar, por pessoa, deaté um salário mínimo e meiopara a bolsa integral; para aparcial, renda familiar, porpessoa, de até três salários mí-nimos. Professores dos qua-

dros permanentes das redespúblicas estaduais e munici-pais, em efetivo exercício domagistério, que concorram abolsas em cursos de Licencia-tura, Pedagogia ou Normal Su-perior estão dispensados decomprovar renda.

Os candidatos que não fo-rem selecionados nesta cha-mada podem manifestar inte-resse em integrar a lista de es-

pera, nos dias 21 e 22 de julho.Criado em 2004 pelo go-

verno federal, o programa édirigido a estudantes egressosdo Ensino Médio da rede pú-blica ou da rede particular, nacondição de bolsistas inte-g r ai s.

Na segunda edição de 2014,o ProUni oferece 115.101 bol-sas em 22.139 cursos de 943in st i t u içõe s. Valeapenas aprimeiraopçãodecurso

WilsonDias/ABr

Segunda-feira, 7 de julho de 2 014Diário do Amazonas | visite D24am.com 13CidadesFALE COM OS EDITORES [email protected], [email protected] | SIGA-NOS t w i t te r.com /po r t alD 24am facebook .com / D 24am

Brigas entre vizinhos geraram 285processos em Manaus, no mês de junho

Problemas comuns,comoinfiltrações,acabamnaJustiçadoAmazonas embuscade uma solução

TEXTO Thiago FreireFOTO Raimundo Valentim/22/11/2012

MANAUS

Em junho, 285 pro-cessos referentes abrigas entre vizi-nhos tramitavam

no Tribunal de Justiça doAmazonas (TJAM). Os pro-blemas são os mais variadoscomo, por exemplo, árvoreslimítrofes, passagem força-da e falta de contenção deág u a s.

Apesar de não represen-tar uma grande fatia dosprocessos, as questões rela-cionadas à vizinhança mere-cem uma “atenção espe-cial”, segundo afirma o juizdo 10º Juizado Especial Cí-vel do Fórum Azarias Me-nescal de Vasconcellos, juizAlexandre Henrique Novaesde Araújo. “No universo deaproximadamente 1.800processos que nós temos no10º juizado, 46 são de casosde vizinhança. Mas que me-recem uma atenção espe-cial, pacificadora, porquemuitos casos que começamcom uma briga de vizinhos,se não forem tratados com adevida atenção, podem des-cambar para uma violên-cia”, disse.

Dos casos de direito devizinhança, as questões quesão mais recorrentes é a de

VIZINHOSO Judiciário deve seracionado como últimaal te r nat i va

Processos de brigas de vizinhos que poderiam ser resolvidos com acordos, se acumulamna Justiça do Amazonas

não contenção de águas pro-duzidas nas residências, ouseja, infiltrações que escor-

rem para o terreno ou imó-vel do vizinho.

Segundo o magistrado,

geralmente, a primeira in-tervenção da Justiça deConciliação possibilita que

o problema seja resolvidosem que seja iniciado o pro-cesso civil. “Em 90% dos ca-sos, o problema é resolvidona primeira audiência deconciliação”, disse.

O juiz orienta para que,inicialmente, os problemassejam resolvidos pacifica-mente, sem a intervençãoda Justiça, para evitar des-gastes. “O poder judiciário éprocurado como última ra-zão”, afirmou.

Alexandre Henrique Novaes de Araújo.JuizNo universodeaproximadamente 1.800 processos quenóstemos no 10º juizado,46 sãodecasos de vizinhança. Mas quemerecem umaatençãoespecial,pacificadora”

Prazo de adesão à lista de espera do Sisu terminanesta segunda-feira, são 115.101 bolsas

Encerra hoje o prazo deadesão à lista de espera do Sis-tema de Seleção Unificada (Si-su). A adesão é feita no site doSisu. A lista é apenas para aprimeira opção feita na horada inscrição. Os candidatos emlista de espera serão convoca-dos pelas instituições a partirdo dia 14.

O programa oferece bolsasde estudos integrais e parciais

(50% da mensalidade) em ins-tituições particulares de edu-cação superior com cursos degraduação e sequenciais deformação específica. Os candi-datos precisam comprovarrenda familiar, por pessoa, deaté um salário mínimo e meiopara a bolsa integral; para aparcial, renda familiar, porpessoa, de até três salários mí-nimos. Professores dos qua-

dros permanentes das redespúblicas estaduais e munici-pais, em efetivo exercício domagistério, que concorram abolsas em cursos de Licencia-tura, Pedagogia ou Normal Su-perior estão dispensados decomprovar renda.

Os candidatos que não fo-rem selecionados nesta cha-mada podem manifestar inte-resse em integrar a lista de es-

pera, nos dias 21 e 22 de julho.Criado em 2004 pelo go-

verno federal, o programa édirigido a estudantes egressosdo Ensino Médio da rede pú-blica ou da rede particular, nacondição de bolsistas inte-g r ai s.

Na segunda edição de 2014,o ProUni oferece 115.101 bol-sas em 22.139 cursos de 943in st i t u içõe s. Valeapenas aprimeiraopçãodecurso

WilsonDias/ABr

Segunda-feira, 7 de julho de 2 014Diário do Amazonas | visite D24am.com 13CidadesFALE COM OS EDITORES [email protected], [email protected] | SIGA-NOS t w i t te r.com /po r t alD 24am facebook .com / D 24am

Brigas entre vizinhos geraram 285processos em Manaus, no mês de junho

Problemas comuns,comoinfiltrações,acabamnaJustiçadoAmazonas embuscade uma solução

TEXTO Thiago FreireFOTO Raimundo Valentim/22/11/2012

MANAUS

Em junho, 285 pro-cessos referentes abrigas entre vizi-nhos tramitavam

no Tribunal de Justiça doAmazonas (TJAM). Os pro-blemas são os mais variadoscomo, por exemplo, árvoreslimítrofes, passagem força-da e falta de contenção deág u a s.

Apesar de não represen-tar uma grande fatia dosprocessos, as questões rela-cionadas à vizinhança mere-cem uma “atenção espe-cial”, segundo afirma o juizdo 10º Juizado Especial Cí-vel do Fórum Azarias Me-nescal de Vasconcellos, juizAlexandre Henrique Novaesde Araújo. “No universo deaproximadamente 1.800processos que nós temos no10º juizado, 46 são de casosde vizinhança. Mas que me-recem uma atenção espe-cial, pacificadora, porquemuitos casos que começamcom uma briga de vizinhos,se não forem tratados com adevida atenção, podem des-cambar para uma violên-cia”, disse.

Dos casos de direito devizinhança, as questões quesão mais recorrentes é a de

VIZINHOSO Judiciário deve seracionado como últimaal te r nat i va

Processos de brigas de vizinhos que poderiam ser resolvidos com acordos, se acumulamna Justiça do Amazonas

não contenção de águas pro-duzidas nas residências, ouseja, infiltrações que escor-

rem para o terreno ou imó-vel do vizinho.

Segundo o magistrado,

geralmente, a primeira in-tervenção da Justiça deConciliação possibilita que

o problema seja resolvidosem que seja iniciado o pro-cesso civil. “Em 90% dos ca-sos, o problema é resolvidona primeira audiência deconciliação”, disse.

O juiz orienta para que,inicialmente, os problemassejam resolvidos pacifica-mente, sem a intervençãoda Justiça, para evitar des-gastes. “O poder judiciário éprocurado como última ra-zão”, afirmou.

Alexandre Henrique Novaes de Araújo.JuizNo universodeaproximadamente 1.800 processos quenóstemos no 10º juizado,46 sãodecasos de vizinhança. Mas quemerecem umaatençãoespecial,pacificadora”

Prazo de adesão à lista de espera do Sisu terminanesta segunda-feira, são 115.101 bolsas

Encerra hoje o prazo deadesão à lista de espera do Sis-tema de Seleção Unificada (Si-su). A adesão é feita no site doSisu. A lista é apenas para aprimeira opção feita na horada inscrição. Os candidatos emlista de espera serão convoca-dos pelas instituições a partirdo dia 14.

O programa oferece bolsasde estudos integrais e parciais

(50% da mensalidade) em ins-tituições particulares de edu-cação superior com cursos degraduação e sequenciais deformação específica. Os candi-datos precisam comprovarrenda familiar, por pessoa, deaté um salário mínimo e meiopara a bolsa integral; para aparcial, renda familiar, porpessoa, de até três salários mí-nimos. Professores dos qua-

dros permanentes das redespúblicas estaduais e munici-pais, em efetivo exercício domagistério, que concorram abolsas em cursos de Licencia-tura, Pedagogia ou Normal Su-perior estão dispensados decomprovar renda.

Os candidatos que não fo-rem selecionados nesta cha-mada podem manifestar inte-resse em integrar a lista de es-

pera, nos dias 21 e 22 de julho.Criado em 2004 pelo go-

verno federal, o programa édirigido a estudantes egressosdo Ensino Médio da rede pú-blica ou da rede particular, nacondição de bolsistas inte-g r ai s.

Na segunda edição de 2014,o ProUni oferece 115.101 bol-sas em 22.139 cursos de 943in st i t u içõe s. Valeapenas aprimeiraopçãodecurso

WilsonDias/ABr

Page 16: Clipagem tjam 07 7 2014

±OPINIÃO

Manaus, 7 de julho de 201402

Segunda-feira, 7 de julho de 2 014Diário do Amazonas | visite D24am.com02Opinião

FALE COM OS EDITORES [email protected], [email protected] | SIGA-NOS t w i t te r.com /po r t alD 24am facebook .com / D 24am

deste ano, tramitavam naesfera estadual do Judiciário285 processos relacionados adesavenças entre vizinhos.

Em grande parte, essesprocessos se originaram emproblemas banais, como umaárvore que fica entre duasresidências, a falta decontenção de águas ouinfiltrações que passam de umacasa para outra. Problemas quecomeçam banais, mas quepodem acabar em disputasinfindáveis, custas de processose até em violência.

Por trás dos 285 processosmovidos por brigas de vizinhosem junho, na Justiça doAmazonas, estão problemasbem mais profundos dahumanidade: a falta de diálogo

e a incompreensão. Essas duasfalhas a que o ser humano sesujeita têm sidohistoricamente responsáveispor guerras, assassinatos e atosde discriminação, nuncaresultando em nada positivopara a sociedade.

E é por isso que está certo ojuiz do 10º Juizado EspecialCível do Fórum AzariasMenescal de Vasconcellos,

Alexandre Henrique Novaes deAraújo, quando afirma que,mesmo não representandouma fatia muito grande do totalde processos que tramitam noEstado, as questões entrevizinhos merecem umaatenção especial.

Segundo o juiz, no 10ºjuizado, do total de 1.800processos, 46 são de casos devizinhança, mas estes têm

recebido dedicação no sentidode evitar o prolongamento dade savença .

É preciso sempre educarpara desenvolver sereshumanos capazes de resolverfrustrações e dificuldades deconvivência com a razão dosargumentos e com aflexibilidade da compreensão.Mas, na falta do diálogo,investir nas audiências deconciliação mediadas por umespecialista do Judiciáriotambém se mostra uma boaalternativa.

No caso das brigas entrevizinhos, o “é conversando quea gente se entende” se fazmuito mais eficaz que odesgaste emocional efinancei r o.

Esses processos seoriginaram emproblemas banais,como uma árvoreque fica entre duasre s idência s .

O ESPAÇO DO LEITOR ENVIE SUA SUGESTÃO DE MATÉRIA PARA PUBLICAR: con t ato@d 24am .com

Médico da Seleção veta Neymar de eventual finalFoto: Tasso Marcelo / AFP O médico da Seleção Brasileira, José Luís Runco, descartou qualquer possibilidadede Neymar atuar em caso de uma classificação brasileira para a final da Copa do Mundo. A possibilida-de foi levantada pelo próprio jogador, que está disposto a fazer tratamentos alternativos para entrarem campo em uma eventual final. A matéria foi uma das mais lidas de ontem no Portal D24am.

O“éconversandoqueagente seen tende ”sefaz muitomais eficaz queodesgasteemocionale financeiro.

Ogrande número deprocessosenvolvendo brigasentre vizinhos que

estão tramitando na Justiça doAmazonas é um alerta para osproblemas de convivência,cada dia mais comuns nascidades que concentramgrande número de pessoas.

De acordo com dadosdisponíveis no site do Tribunalde Justiça do Amazonas(TJAM), somente em junho

Edi to r ial

Brigadevizinho

FACEBOOK

USUÁRIO: FÁBIO LIMA

E quem disse que o Brasil vai pra

final!?

USUÁRIO: ROSSANO GUERREIRO

Mesmo que ele não esteja na final,

vamos faturar esse Hexa!

#ForçaNeymar #VaiBrasil

USUÁRIO: ANGELICA SOUZA

Vamos ganhar sem você, Neymar.

Confia em Deus!

USUÁRIO: KLAW ROCHA

Se Deus quiser. Se o Brasil passar da

Alemanha, seremos Hexa.

USUÁRIO: CHARLES TAVARES

Vai te aquietar, vai que bate de novo!

USUÁRIO: ELIANA RIBEIRO PIRES

Se Deus quiser! Você é jovem e tem

garra, a medicina é demais.

USUÁRIO: GELCY SANTOS

Adoro a ciência! Eu acredito

#Fo rçaNey ma r J r

USUÁRIO: GLAUBER MEDEIROS

Que ótima notícia! O Brasil vai passar

pela Alemanha e você vai realizar o

seu sonho, Neymar!

FACEBOOK

USUÁRIO: RUTH VASCONCELOS

Pede ajuda do Estado. O que não pode

é o povo de Manaus ter que passar a

vida inteira nessas condições de

t ran s po r te.

FACEBOOK

USUÁRIO: GERSON BATISTA

Não reelejam ninguém, não votem

nulo! Mesmo que todos os candidatos

não prestem.

TWITTER

USUÁRIO: @KAHVIEIRALVES

Olha que beleza...

USUÁRIO: @KAROL_MORENO

Legal!

O QUE VOCÊ DISSE

Neymar planejatratamento especialpara jogar eventualfinal da CopaA NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL

D 24AM .COM

EMIMAGENS

EM TEXTOS

D Mais comentados noD 24Am

3643-5080Linha direta com o leitor

Candidatos àPresidência devemgastar mais de R$900 milhões emcampanhasÉ umabsurdoos gastos queesses candidatos fazemparavencer umaeleição. Depoisvão ter quedevolver comjuros ecorreçãoessedinheiropara quemfinanciou. E quemvaiperder somos nós,cidadãos!

MARIA LUIZA FONSECA

Enquete - Copa do MundoQuem vocêacha quedevesubstituir Neymar napartidacontraaAlemanha,te rça-fei ra?

39 % 36%

William Be r na rd

Baixe um leitor deQR Code no seucelular ou tablet.Fotografe o códigoe assista àv ideo r repo r t agemou acesse galeriade fotos.

MULTIMÍDIA

Metrô é única solução,mas Prefeitura não temdinheiro, diz SMTUA NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL

D 24AM .COM

Candidatos àPresidência devemgastar mais de R$ 900milhões em campanhasA NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL

D 24AM .COM

Juiz que não viumordida de Suárezapita semi do BrasilA NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL

D 24AM .COM

25%

Rami re s

Segunda-feira, 7 de julho de 2 014Diário do Amazonas | visite D24am.com02Opinião

FALE COM OS EDITORES [email protected], [email protected] | SIGA-NOS t w i t te r.com /po r t alD 24am facebook .com / D 24am

deste ano, tramitavam naesfera estadual do Judiciário285 processos relacionados adesavenças entre vizinhos.

Em grande parte, essesprocessos se originaram emproblemas banais, como umaárvore que fica entre duasresidências, a falta decontenção de águas ouinfiltrações que passam de umacasa para outra. Problemas quecomeçam banais, mas quepodem acabar em disputasinfindáveis, custas de processose até em violência.

Por trás dos 285 processosmovidos por brigas de vizinhosem junho, na Justiça doAmazonas, estão problemasbem mais profundos dahumanidade: a falta de diálogo

e a incompreensão. Essas duasfalhas a que o ser humano sesujeita têm sidohistoricamente responsáveispor guerras, assassinatos e atosde discriminação, nuncaresultando em nada positivopara a sociedade.

E é por isso que está certo ojuiz do 10º Juizado EspecialCível do Fórum AzariasMenescal de Vasconcellos,

Alexandre Henrique Novaes deAraújo, quando afirma que,mesmo não representandouma fatia muito grande do totalde processos que tramitam noEstado, as questões entrevizinhos merecem umaatenção especial.

Segundo o juiz, no 10ºjuizado, do total de 1.800processos, 46 são de casos devizinhança, mas estes têm

recebido dedicação no sentidode evitar o prolongamento dade savença .

É preciso sempre educarpara desenvolver sereshumanos capazes de resolverfrustrações e dificuldades deconvivência com a razão dosargumentos e com aflexibilidade da compreensão.Mas, na falta do diálogo,investir nas audiências deconciliação mediadas por umespecialista do Judiciáriotambém se mostra uma boaalternativa.

No caso das brigas entrevizinhos, o “é conversando quea gente se entende” se fazmuito mais eficaz que odesgaste emocional efinancei r o.

Esses processos seoriginaram emproblemas banais,como uma árvoreque fica entre duasre s idência s .

O ESPAÇO DO LEITOR ENVIE SUA SUGESTÃO DE MATÉRIA PARA PUBLICAR: con t ato@d 24am .com

Médico da Seleção veta Neymar de eventual finalFoto: Tasso Marcelo / AFP O médico da Seleção Brasileira, José Luís Runco, descartou qualquer possibilidadede Neymar atuar em caso de uma classificação brasileira para a final da Copa do Mundo. A possibilida-de foi levantada pelo próprio jogador, que está disposto a fazer tratamentos alternativos para entrarem campo em uma eventual final. A matéria foi uma das mais lidas de ontem no Portal D24am.

O“éconversandoqueagente seen tende ”sefaz muitomais eficaz queodesgasteemocionale financeiro.

Ogrande número deprocessosenvolvendo brigasentre vizinhos que

estão tramitando na Justiça doAmazonas é um alerta para osproblemas de convivência,cada dia mais comuns nascidades que concentramgrande número de pessoas.

De acordo com dadosdisponíveis no site do Tribunalde Justiça do Amazonas(TJAM), somente em junho

Edi to r ial

Brigadevizinho

FACEBOOK

USUÁRIO: FÁBIO LIMA

E quem disse que o Brasil vai pra

final!?

USUÁRIO: ROSSANO GUERREIRO

Mesmo que ele não esteja na final,

vamos faturar esse Hexa!

#ForçaNeymar #VaiBrasil

USUÁRIO: ANGELICA SOUZA

Vamos ganhar sem você, Neymar.

Confia em Deus!

USUÁRIO: KLAW ROCHA

Se Deus quiser. Se o Brasil passar da

Alemanha, seremos Hexa.

USUÁRIO: CHARLES TAVARES

Vai te aquietar, vai que bate de novo!

USUÁRIO: ELIANA RIBEIRO PIRES

Se Deus quiser! Você é jovem e tem

garra, a medicina é demais.

USUÁRIO: GELCY SANTOS

Adoro a ciência! Eu acredito

#Fo rçaNey ma r J r

USUÁRIO: GLAUBER MEDEIROS

Que ótima notícia! O Brasil vai passar

pela Alemanha e você vai realizar o

seu sonho, Neymar!

FACEBOOK

USUÁRIO: RUTH VASCONCELOS

Pede ajuda do Estado. O que não pode

é o povo de Manaus ter que passar a

vida inteira nessas condições de

t ran s po r te.

FACEBOOK

USUÁRIO: GERSON BATISTA

Não reelejam ninguém, não votem

nulo! Mesmo que todos os candidatos

não prestem.

TWITTER

USUÁRIO: @KAHVIEIRALVES

Olha que beleza...

USUÁRIO: @KAROL_MORENO

Legal!

O QUE VOCÊ DISSE

Neymar planejatratamento especialpara jogar eventualfinal da CopaA NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL

D 24AM .COM

EMIMAGENS

EM TEXTOS

D Mais comentados noD 24Am

3643-5080Linha direta com o leitor

Candidatos àPresidência devemgastar mais de R$900 milhões emcampanhasÉ umabsurdoos gastos queesses candidatos fazemparavencer umaeleição. Depoisvão ter quedevolver comjuros ecorreçãoessedinheiropara quemfinanciou. E quemvaiperder somos nós,cidadãos!

MARIA LUIZA FONSECA

Enquete - Copa do MundoQuem vocêacha quedevesubstituir Neymar napartidacontraaAlemanha,te rça-fei ra?

39 % 36%

William Be r na rd

Baixe um leitor deQR Code no seucelular ou tablet.Fotografe o códigoe assista àv ideo r repo r t agemou acesse galeriade fotos.

MULTIMÍDIA

Metrô é única solução,mas Prefeitura não temdinheiro, diz SMTUA NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL

D 24AM .COM

Candidatos àPresidência devemgastar mais de R$ 900milhões em campanhasA NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL

D 24AM .COM

Juiz que não viumordida de Suárezapita semi do BrasilA NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL

D 24AM .COM

25%

Rami re s

Page 17: Clipagem tjam 07 7 2014

±OPINIÃO

Manaus, 7 de julho de 201403

Segunda-feira, 7 de julho de 2 014Diário do Amazonas | visite D24am.com 03Opinião

Claro i Escuro&

PropriedadedaEditoraAnaCássiaLtda.CNPJ: 04.816.658/0001-27Av. Djalma Batista, nº 2010 - Chapada CEP.: 69.050-010Manaus -AM- Tel: 3643-5060Afiliado na: ANJ e IVC

Editor Executivo: Cléber Oliveira Fone: 3643-5037 Fax: 3643-5083 E-mail: [email protected] Financeiro Fone: 3643-5068 Fax:3643-5083 E-mail: [email protected] Comercial Fone: 3643-5076 Fax: 3643-5083 E-mail: [email protected]ênciadeClassificados Fone: 3643-5000 Fax: 3643-5083 E-mail: [email protected] A ss inat u ra Fone: 3643-5000 Fax:3643-5083 E-mail: [email protected] Circulação Fone: 3643-5060 Fax: 3643-5083 E-mail: [email protected]

SucursalBrasília:SRTV/S-Q. 701-Conj. D- lote 05-bl. C- s/209-Ed. CentroEmpresarialBrasilia-Brasilia-DF-CEP.: 70340-907. FoneFax:(61) 3224-3776 Cel:(61)8433-8162Representante:Fênix RepresentaçãodeMídiaSãoPaulo:Fone/fax (11) 3486-7054-E-mail:[email protected] ro:Fone/fax:(21) 2240-5859-email: [email protected]

STAFF A ss ociados Redação

91 2 0 -53 3 3/3 6 4 3 -5 03 4

Vice-Presidente Cyro Batará AnunciaçãoDiretora Financeira Waldelina Maciel TavaresDiretor Comercial Fernando ParaísoDiretor de Redação Sérgio Bártholo

Prorrogaçãoda Zona Francaenfrenta falta de quórum no Senado

Depois da batalha pela aprovação da Proposta deEmenda à Constituição (PEC) que prorroga osincentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM)por mais 50 anos, na Câmara Federal, os parlamentares

do Amazonas enfrentam no Senado dois novos inimigos: a falta dequórum e o curto espaço de tempo para garantir a aprovação daproposta em dois turnos. Isso porque, com a realização da Copa doMundo de Futebol no Brasil, o Senado está desde o mês passadoem ‘recesso branco’, quando não há férias oficiais, mas tambémnão há votação. O parlamento deveria ter retomado as votações noinício da última semana, mas, por falta de quórum, as sessõesdeliberativas ficaram para os três dias que antecedem o recesso,previsto para iniciar no próximo dia 18. E, para garantir o ‘finalfeliz ’, é preciso que a bancada do Amazonas corra com asarticulações. A semana que começa é decisiva.

Bruna Marquezine.At r i zO seu sonho vai serrealizado,nãoacabou!Foi sóinterrompido. Euamo vocêmeu pretoetocom vocêatéofim!Beijos, suaBru”

Emapoio ao namorado.

Eduardo Campos.Candidato àP re s idênciaNãodeveriamnemdisputar aeleição,deveriam ter ahumildadedeadmitirque fracassaram”

Sobre o governo do PT.

CÂMARA13º Salário

A Câmara Municipal de Manaus(CMM) informou que pagará, hoje,a primeira parcela do 13º salárioaos servidores efetivos,comissionados e verba degabinete.

VALORReserva de recursos

De acordo com o diretorfinanceiro da CMM, AntônioSantino, serão pagos R$ 2,5milhões, valor que corresponde àreserva de recursos feitamensalmente na Casa.

PRAZOS ELEITORAISMania de brasileiro

As convenções partidárias feitasno último dia do prazo e ospedidos de registro decandidutura sendo a maioriafeitos no último momento dosábado, também fim de prazo,provam que nem os políticosescapam dessa mania deb ra s ilei ro.

ALE 1‘Esforço Concentrado’

AAssembleiaLegislativadoEstado(ALE) realizahoje uma sessãoextraordinária. Nesta semana,aCasadeve ter uma segunda rodadade ‘esforçoconcentrado’.

91 6 ,7milhões de reais é a previsão de gastos de campanha dos 11candidatos à Presidência da República, segundo dados do TribunalSuperior Eleitoral (TSE).

1,6bilhão de reais serão pagos no segundo lote de restituição doImposto de Renda de Pessoa Física de 2014. A consulta estarádisponível a partir das 9h da próxima terça-feira.

385milhões de dólares é o valor do fluxo comercial entre Brasil eArgentina, de janeiro a maio de 2013. Anteriormente, este valor estavaem US$ 524 milhões.

ALE 2Pauta extensa

A ideia é votar cerca de 40projetos pendentes, inclusive aLei de Diretrizes Orçamentárias(LDO) para elaboração do planofinanceiro do Estado para 2015. ALDO tem que ser votada na Casaaté o dia 16 de julho, dia em que aCasa entrará de recesso.

TJAMAdail Pinheiro

O desembargador RafaelRomano afirmou que todos osprocessos contra o prefeitoafastado de Coari, Adail Pinheiro,nos quais é relator, serãojulgados definitivamente até ofinal deste ano.

PAUTAAlegações finais

Segundo Romando, o processo0001707-64.2013.804.0000, umdos que trata de denúncias deexploração sexual infantil, está nafase das alegações finais.

VOTAÇÃOEconomia de tempo

A juíza eleitoral do município deIranduba, Luciana da Eira Nasser,agregou 32 seções eleitorais nasede do município. A mudança éválida apenas para as eleiçõesdeste ano.

DIVULGAÇÃOLista de seções

A lista com as seções que foramagregadas está disponível noDiário Eletrônico de Justiça (DeJ),da última sexta-feira, e na sede docartório eleitoral, em Iranduba.

BAIXA NO PMNAnoar Samad desiste

O médico urologista AnoarSamad informou ontem quedesistiu, por motivos pessoais, naúltima sexta-feira, da suacandidatura ao Senado peloPMN. O DIÁRIO tentou contatocom o candidato ao governo peloPMN, Chico Preto, para saberquem substituirá Samad, masnão obteve sucesso.

CÂMARAComissões técnicas

ADiretoriadeComunicaçãodaCâmaraMunicipal informou que,de10 defevereiroa11dejunhodesteano,aComissãodeConstituição,JustiçaeRedação(CCJR)daCasaapreciou 197 propostas.

BALANÇOReuniões realizadas

Ainda segundoaDiretoriadeComunicação,as comissões técnicasdaCasa realizaram19 reuniõesordinárias,103 extraordinárias e17audiências públicas.

Page 18: Clipagem tjam 07 7 2014

±CAPA

Manaus, 4 de julho de 2014

Page 19: Clipagem tjam 07 7 2014

±POLÍTICA

Manaus, 4 de julho de 2014A5

Page 20: Clipagem tjam 07 7 2014

±POLÍTICA

Manaus, 4 de julho de 2014A5

Page 21: Clipagem tjam 07 7 2014

±POLÍTICA

Manaus, 4 de julho de 2014A5

Page 22: Clipagem tjam 07 7 2014

±OPINIÃO

Manaus, 4 de julho de 2014A3

Page 23: Clipagem tjam 07 7 2014

±DIA A DIA

Manaus, 4 de julho de 2014C4

Page 24: Clipagem tjam 07 7 2014

±POLÍTICA

Manaus, 5 de julho de 2014A5

Page 25: Clipagem tjam 07 7 2014

±OPINIÃO

Manaus, 6 de julho de 2014A4

Page 26: Clipagem tjam 07 7 2014

±COM A PALAVRA

Manaus, 6 de julho de 2014A7

MÁRIO ADOLFOEquipe EM TEMPO

Page 27: Clipagem tjam 07 7 2014

±COM A PALAVRA

Manaus, 6 de julho de 2014A7

MÁRIO ADOLFOEquipe EM TEMPO

Page 28: Clipagem tjam 07 7 2014

±DIA A DIA

Manaus, 6 de julho de 2014C6

Page 29: Clipagem tjam 07 7 2014

±PLATEIA

Manaus, 6 de julho de 2014D2

Fernando Coelho Jr.

Fernando Coelho Jr.

Page 30: Clipagem tjam 07 7 2014

±PLATEIA

Manaus, 7 de julho de 2014B7

Sérgio Frota

ARLESON SICSÚ/SEMCOM

DIVULGAÇÃO

MARIO OLIVEIRA/SEMCOM

MARIO OLIVEIRA/SEMCOM

MARIO OLIVEIRA/SEMCOM

FOTOS: SÉRGIO FROTACACAU MANGABEIRA

CACAU MANGABEIRA

CACAU MANGABEIRA