cleber pintocleber a sua indignação filejornal do povo pauta do leitor: gestante implora por...

20
J ORNAL DO P OVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus e Paulo Ricardo /3 /2 Brasil faz 4 a 2 na Itália e pega Uruguai na semi Seleção vence terceira seguida e já sonha com a finalíssima da Copa das Confederações. /Drible CACHOEIRA DO SUL, SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JUNHO DE 2013 ANO 84 - Nº 297 - R$ 2,00 www.jornaldopovo.com.br Jovens saem às ruas marcando os 30 dias para a Jornada Mundial Contagem regressiva para o evento católico iniciou. 200 cachoeirenses participarão do encontro no Rio de Janeiro. /4 BRASIL CONFLAGRADO Cachoeira mostra a sua indignação Cerca de 2 mil protestaram em paz pelas ruas do Centro /6 e 10 Com a cara e a coragem: cachoeirenses não se omitiram e apresentaram suas queixas e reivindicações DRIBLE No topo da Série A: Lefor comemora a virada Cachoeira faz 3 a 1 e chega à liderança /ENCARTADO CLEBER PINTO CLEBER PINTO CLEBER PINTO

Upload: dinhdat

Post on 13-Oct-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

JORNAL DO POVO

PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12

Hoje no JPtem Mahfus ePaulo Ricardo

/3 /2

Brasil faz 4 a 2 na Itáliae pega Uruguai na semi

Seleção vence terceira seguida e já sonha com a fi nalíssima da Copa das Confederações. /Drible

CACHOEIRA DO SUL, SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JUNHO DE 2013 ANO 84 - Nº 297 - R$ 2,00

www.jornaldopovo.com.br

Jovens saem às ruas marcando os30 dias para a Jornada Mundial

Contagem regressiva para o evento católico iniciou. 200 cachoeirenses participarão do encontro no Rio de Janeiro. /4

BRASIL CONFLAGRADO

Cachoeira mostraa sua indignação

Cerca de 2 mil protestaram em paz pelas ruas do Centro /6 e 10

Com a cara e a coragem: cachoeirenses não se omitiram e apresentaram suas queixas e reivindicações

DRIBLE

No topo da Série A: Lefor comemora a virada

Cachoeira faz 3 a 1e chega à liderança

/ENCARTADO

CLE

BER

PIN

TOC

LEB

ER

PIN

TOC

LEB

ER

PIN

TO

Page 2: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

Paulo Ricardo

HOJE

Tempo

100 / 190 Chuva: 80%Volume: 4mm

AMANHÃ

120 / 190 Chuva: 0%Volume: 0mm

QUARTA

90 / 180 Chuva: 0%Volume: 0mm

MINUTOSJeferson Silveira, diretor da Secretaria Municipal de Obras

TRÊS PERGUNTAS PARA

Se você quer protes-tar por alguma coi-sa, faça seu cartaz e venha para a rua.

[email protected]

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 24 de junho de 2013 2JORNAL DO POVO

5

Sol e poucas nuvens

Sol e poucas nuvens

Nublado com pancadas de chuva

ASSINATURASTamires

3722-9600

DIÁRIO REGIONAL CIRCULA DE SEGUNDA A SÁBADO

Fundado em 29/6/1929

PABX .................... (51) 3722-9696Linha do Assinante ... (51) 3722-9600Linha Diretada Redação ............ (51) 3722-9666Fax ......................... (51) 3722-9601Classifone ................ (51) 3723-5000

[email protected]

REDAÇÃO Ricardão

3722-9696Ramal 9619

GUIAFONE JPGilmar

3722-9696Ramal 9634

JORNAL DO POVO LTDA CNPJ 90.512.682/0001-04 Rua 7 de Setembro, 1015 CEP 96.508-011Cachoeira do Sul - RS

JORNAL DO POVO

www.jornaldopovo.com.br

PUBLICIDADEJuliana

3722-9696Ramal 9635

Associado à

Ouro no PGQP

SOCIEDADINTERAMERICANADE PRENSA

Filiado ao

DIRETORIA

Diretor-geralEládio Dios Vieira da Cunha

Diretora de relações com a comunidadeHelena Vieira da Cunha

Diretor-editorLiberato Dios

Diretor-comercialMárcio Vieira da Cunha

GERÊNCIASAdministraçãoCristina Kelling

IndustrialJuliano Freitas

ProdutosGilmar Ayres da Cruz

RedaçãoJosé Ricardo Gaspar do Nascimento

Sucursal em Porto Alegre: GRUPO DE DIÁRIOSRua Garibaldi, 659 - Conj. 102 Fone (51) 3272-9595

Representante em Brasília: CENTRAL DE COMUNICAÇÃO Setor Comercial Sul - Bloco D - 10º andar, salas 1002 e 1003 - CEP 70.316-900 - Fone (61) 3323-4701

Representante em São Paulo: CENTRAL DE COMUNICAÇÃORua Pamplona, nº 1465 - São Paulo - SP - Fone/Fax 11 3887 2193 - Cep 01.405-002.

COM QUEM FALAR NO JORNAL DO POVO

Contestações Hoje é difícil escrever sobre

algo que não seja as manifestações populares que acontecem em todo o Brasil nos últimos dias. Como tudo o que é social e humano, todo ato tem causas positivas e nega-tivas. Não acredito que existam “espontaneísmos” quando se trata de manifestações reivindicatórias. É preciso que exista o mínimo de direção, encaminhamento. Do nada

não surge nada.

A grande novidade é que estes protes-tos não são convocados

por partidos políticos, sindicatos, ONGs ou qualquer outro tipo de instituição que tenta fazer manifes-tações expressivas desde o tempo da ditadura militar. Eu, que entrei na Universidade Federal de Santa Maria no auge da abertura política, quando os militares sob o comando do general Figueiredo tentavam prolongar seus abusos de poder, sei o valor que tem um protesto pela dignidade humana. Mesmo que tenha começado por uma questão bem pontual e pragmática, a di-versidade de motivos que foram se agregando, vistos nos cartazes nas atuais manifestações, evidencia um movimento esfacelado, amplo, que “atira” em várias direções.

Talvez a ordem seja: se você está descontente e quer protestar por alguma coisa, faça seu cartaz e venha para a rua. O desconten-tamento que era disperso, sepa-rado e individual agora toma uma proporção que é muito maior que qualquer anseio pessoal. Esta voz, o governo e os partidos conseguem ouvir. Este é um dos méritos destas reivindicações. Tem-se a impressão que os partidos estão sem saber o que fazer, porque não veem como instrumentalizar o movimento.

Alguns oportunistas, ditos de oposição, veiculam propagandas tentando usar o movimento como sinal de descontentamento do povo com o atual governo. Os manifes-tantes dizem que não querem parti-dos metidos nisso. O que é curioso, é que nos programas políticos em épocas de campanha tudo aquilo que é reivindicado pelos atuais manifestantes é prometido pelos candidatos. O que dá prá entender é que os partidos atuais estão com a credibilidade zerada. Não são canais de participação legítimos.

Por outro lado, como podemos fazer democracia representativa sem partidos políticos? Não pode-mos agir como o menino que ao ouvir do pai que não tem dinheiro lhe responde: “Dá um cheque!”. O que vamos colocar no lugar dos partidos? Como vamos conduzir o exercício do poder na sociedade? O que é certo é que as pessoas que-rem ser ouvidas por sua própria voz. Mas, sem dúvida, só levarei estes arroubos manifestatórios a sério numa resposta que deve ser dada nas urnas nas próximas elei-ções. O tempo é nosso mestre.

Qual o pedido campeão na Secretaria Municipal de Obras?

"Recebemos pedidos de serviços de todos os tipos e os mais habituais são patrolamento de ruas, consertos em pavimentação, calçamento de ruas, troca de lâmpadas queimadas da ilumina-ção pública e canalização pluvial".

Qual a principal defi ciência da pasta?

"A falta de recursos, o que resulta em maquiná-rio em número insufi ciente e equipes limitadas, impossibilitando o atendimento de todos os pedidos da comunidade. Para minimizar os efei-tos da carência fi nanceira, temos desenvolvido soluções em parceria com outras pastas e com a comunidade, tudo dentro da proposta do governo municipal, que é priorizar e qualifi car o atendimento à população".

Dizem que servidor concursado da Prefeitura, especialmente das Obras, não é dedica-do ao serviço. Isto é verdade?

"Isto é lenda. Temos excelentes servidores na Secretaria Municipal de Obras. Quando assumimos o comando da pasta, o secretário Tito Bernardi e eu procuramos primeiro identifi car e conhecer melhor os servidores. A partir daí, foi colocado em prática um planejamento de valorização dos servidores que melhor desempenham suas tarefas. Isto interfere na efi ciência e na qualidade dos serviços prestados. A ideia tem dado certo, pois o que temos visto são funcionários cumprindo com mérito as suas obriga-ções funcionais".

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 24 de junho d

e

OFICINA DE CHARGE

MÁXIMA: 16,2º MÍNIMA: 7º

Temperatura em Cachoeira ontem Fases da luaCrescente Cheia MinguanteNova

16/6 23/6 30/68/6

ANTONIA GABRIELA NETO DE LIMA - 12 anosEscola Antônio Vicente da Fontoura

Professora Marlene Venturini de Souza Schmidt

Page 3: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

AGENDA

Julio [email protected]

Bom Dia, LeitorGuerra aos partidos

Há um elemento normal em protestos sociais de qualquer natureza: o ataque à fi gura institucional do partido político. Quem protesta, principalmente estreantes neste tipo de manifestação, enxerga no partido a fi gura incompetente dos governos. Por mais oportunista que possa parecer erguer ban-

deiras partidárias nestes manifestos, constitucio-nalmente, no Brasil só se produz mudanças através da eleição por partidos po-líticos. Só governa quem é eleito e só se elege o fi liado a alguma sigla.

Talvez seja o momento ou de mudar a lei ou daqueles com propostas sérias fi liarem-se aos partidos para construir novas lutas. Apenas expulsá-los das manifestações confi gura-se na autofagia das próprias lideranças. O momento é propício para se incentivar os jovens a também fazerem política.

HÁ 1 ANO NO JP

Baú do Guidugli

Da Redação

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 24 de junho de 2013Opinião 3JORNAL DO POVO

Só governa quem é eleito e só se elege o filiado a alguma sigla.

SERVIÇO

No pasaran!Interessante como os conservadores-golpistas tentam, através da mídia,

criar pautas para que parcela da classe média mais desavisada se aproprie do movimento e crie uma agenda de desestabilização democrática. Mas já viram que não conseguirão! O arrefecimento é latente! E se os protestos prosseguirem, a violência aumentará.

Cachoeira do Sul

Se na quinta tivemos uma procissão, no sába-do já tivemos quase um protesto. E tudo começou a partir do momento que se compreendeu que não temos que reverenciar au-toridades, nem rezar e nem possuir líderes midiáticos.

ManifestantesImportante em uma

manifestação é sabermos qual a nossa bandeira. Ainda no sábado, jovens insistiam com a tese de protestar pela redução de uma tarifa que sequer havia sido reajustada.

PECSem entrar no mérito

da proposta, importante dizer que se a mesma fosse aprovada, a investigação criminal seria atribuição exclusiva das polícias fe-deral e estadual. Portanto, não há que se falar em impunidade. Salvo se não acreditamos em nossa po-lícia. Que me dizem?

CombustãoO start dos movimen-

tos foram os arroubos homofóbicos de Feliciano e as tarifas do transporte coletivo. Corrupção, me-lhoria do serviço público, ordem e progresso, não são pautas dos movimen-tos. São apenas bandeiras de setores localizados que dele fazem parte.

SistemaQuando vamos protestar por algo difuso, como

por exemplo, contra o sistema, estamos dizendo que as autoridades políticas, judiciais, legislativas, militares e religiosas não nos representam. E derrubar o sistema signifi ca derrubar a burguesia. Certo? Portanto, cuidado!

Para onde vamos?E se todos entregassem o poder? O que fa-

ríamos? E se fi zéssemos algo, o que faríamos diferente? Vivemos em um estado democrático de direito e, portanto, a lei é quem nos guia. Por conseguinte, as transformações continuariam sendo vagarosamente.

JoaquimImpressionante a notícia que Joaquim Barbosa

tenha autorizado reforma em banheiro de seu apartamento funcional custando para nós quase cem mil reais. Este é outro que não me representa.

ReformasSe os protestos não são revolucionários, são

reformistas. E, portanto, estas manifestações só serão benéfi cas se tiverem a capacidade de moldar novas e melhores instituições públicas.

FluidezOs movimentos

ciberespaciais ca-racterizam-se pela sua forma ilíquida. Assim como sur-gem, desaparecem. Mas não signifi ca que estejam mor-tos. Estão apenas adormecidos. O que aconteceu em Wall Street acontecerá por aqui.

Meu cartazEu luto pelo fi m

da imunidade tribu-tária religiosa. Um estado laico de direi-to não pode permitir que agendas religio-sas tornem-se políti-cas. E os Felicianos da vida são criados e sustentados pelos im-postos que eles não pagam. Vergonha!

ZamoraChefe de gabine-

te de Tarso mandou e-mail se desculpan-do pelas palavras ditas. Comprome-teu-se a agendar ainda para esta se-mana audiência no gabinete, no sentido de ouvir o movi-mento e tentarmos defi nir de uma vez por todas a questão envolvendo o curso de Agronomia.

CubanosNada contra a vin-

da de médicos cuba-nos. Desde que os mesmos tenham seus diplomas validados no Brasil. Ou isso, ou nada!

Rede Tischler recolhe troco voluntário dos consumidores para repassar ao HCB

Ex-prefeitos no céu e no inferno: enquanto Marlon lidera a pesquisa da Casa Brasil, Pipa é o mais rejeitado

QUARTA-FEIRA Assembleia do Corede

Jacuí Centro para defi -nir a cédula da Consulta Popular Cidadã. 18h, na Ulbra

QUINTA-FEIRA Audiência Pública

da Câmara para lan-çamento da campanha pela construção do anel viário ligando o Bairro Fátima ao Clube Co-mercial. 20h, no Palácio João Neves da Fontoura

1º A 3 DE JULHO 18º Seminário Inter-

nacional de Educação (Sieduca), na Ulbra/Cachoeira

Em 1977, o Interna-cional de Porto Alegre bateu o Cachoeira FC no Joaquim Vidal por 3 a 2. Treinava o Inter o falecido Castilho, que foi grande goleiro do Fluminense do Rio de Janeiro e, apesar de ter apenas nove dedos nas mãos, era ainda reserva de Gilmar na Seleção Brasileira.

Freio de Ouroesbarrou

O ginete cachoei-rense Raul Lima não conseguiu classifi car os dois animais com que competiu na nona etapa classifi catória para o Freio de Ouro, disputada neste fi nal de semana em Cruz Alta. Ele montou a égua Faceira II do Elebê, da Agropecuá-ria Burtet, e o cavalo BT Raio, da Cabanha Renascer, de Barra do Quaraí. A etapa foi a maior deste ano, com 52 animais, e com a areia da pista pesada pelas chuvas. Ain-da restam mais três classifi catórias, que le-varão mais 24 animais para a fi nal do Freio de Ouro, que será disputada durante a Expointer, entre os dias 22 e 25 de agos-to. A próxima disputa será em Chapecó (SC), no fi m de semana.

Pagamentos do Estado

QUARTA - magistério e quadro de escola, quadro geral, inativos ferroviários e Fundo Estadual de Previ-dência Parlamentar (Feppa)

QUINTA - cargos de nível médio da segu-rança pública e da saúde e cargos em comissão vinculados ao quadro geral

SEXTA - demais ser-vidores do Executivo

2 DE JULHO - inativos e pensionistas com pendência superior a 60 dias no recadastra-mento (demais inati-vos e pensionistas re-cebem normalmente)

Page 4: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

FOTO

S P

ATR

ICIA

MI-

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 24 de junho de 2013Cidade 4JORNAL DO POVO

O QUATRILHOPor que ir na Jornada Mundial da Juventude?

POVO NO PODER

Assembleiada consultapopular seránesta sexta

O Conselho Munici-pal de Desenvolvimento de Cachoeira do Sul (Comude) promoveu mudanças na assem-bleia municipal de Cachoeira da Consulta Popular Cidadã (CPC) 2013. Inicialmente pre-vista para esta quarta-feira, a consulta foi transferida para sexta, na Ulbra/Cachoeira. Um dos motivos da mudan-ça de data é o maior tempo para divulgação da assembleia e o au-mento da participação popular.

O evento terá como etapas principais a inscrição de projetos e a triagem das pro-postas que irão para a cédula de votação da CPC. Qualquer entidade poderá cadastrar pro-jetos. Os mais votados pelo público da assem-bleia disputarão R$ 3 milhões do governo do estado na etapa fi nal da consulta, que será rea-lizada nos dias 6 e 7 de agosto. Também serão eleitos os delegados que apresentarão as propos-tas na assembleia fi nal.

COREDE - Dos R$ 165 milhões que o Estado disponibilizou para o orçamento da consulta, R$ 3,5 mi-lhões serão para o sete municípios da região do Corede Jacuí Centro. Deste montante, R$ 1,3 milhão serão direcio-nados para Cachoeira. Nesta semana, a assem-bleia já foi realizada nos municípios de Cerro Branco, Novo Cabrais e São Sepé.

PARA SABER MAIS

As 10 áreas priorizadas pelo

Corede Jacuí Centro

Saúde Educação básica Desenvolvimento

rural Segurança pública Irrigação Desenvolvimento

social Educação superior Habitação e

saneamento Meio ambiente e

recursos hídricos Direitos humanos

JUVENTUDE DO PAPA

30 dias para a Jornada MundialCaminhada marcou ontem, em Cachoeira, a contagem regressiva para o evento

Jovens na frente da Catedral: marcando o período de um mês antes da Jornada da Juventude

Patricia Miranda

Jovens de Cachoeira do Sul marcaram neste domingo o início da contagem regressiva de 30 dias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece en-tre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O grupo não era grande, cerca de 40 pessoas, mas saiu animado pelas ruas cantando e chamando os cachoeirenses a se integrarem ao espírito da jornada e nas atividades da Semana Missionária, que acontece entre os dias 16 e 20 de julho, em Cachoeira do Sul.

A Semana Missioná-ria, que até 2011 era cha-mada de pré-jornada ou dias na diocese, consiste em uma programação para fazer os jovens se integrarem no espírito da jornada e receberem também jovens de fora, até mesmo pessoas de outros países. Apesar dos jovens de Cachoei-ra terem se preparado para receber visitantes estrangeiros, nenhum grupo se inscreveu para vir para cá.

SEMANA - O setor da juventude da dioce-se de Cachoeira do Sul está trabalhando com o pressuposto de que todos os fi éis são peregrinos e precisam vivenciar o tema da JMJ, que é “Ide e fazei discípulos entre as nações”. Por isso a programação contempla

eixos de fé, cultura e de solidariedade. Durante os seis dias de Semana Missionária, as quatro paróquias de Cachoeira do Sul terão atividades diversas, como ofi cinas, momentos de refl exão, noite cultural, torneio de integração, missas e momentos de espiritua-lidade.

Jovens de Cachoeira viajam no dia 21

Um grupo de aproxi-madamente 200 jovens da diocese de Cachoeira do Sul irá para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. Pelo me-nos dois ônibus (um da Paróquia São José e outro da Catedral) sairão dias antes do encontro para poderem ir à cidade de Aparecida, em São Pau-lo. Segundo a jornalista Emilin Grings, assesso-ra de comunicação do setor jovem da diocese, os jovens vão aproveitar a viagem para realizar também este sonho.

Há mais de um ano, os jovens têm reuniões de preparação para a jorna-da. “Todos são orientados a ter postura de jovens cristãos. Sabemos que lá todos terão um com-portamento exemplar, assim como deve ser o dos

outros que também esta-rão lá”, enfatiza Emilin. A passagem e a estadia de cada um custará R$ 1,2 mil, mas os jovens arrecadaram doações, promoveram almoços e outros eventos para di-minuir este custo.

ESTADIA E ALIMEN-TAÇÃO - Do valor pago pelo pacote de viagem, metade é para pagar o ônibus e a outra metade é para custear a estadia e a alimentação. Os jo-vens de Cachoeira do Sul ainda não sabem onde ficarão instalados no Rio de Janeiro. Porém, já sabem que, ao chegar lá, receberão um cartão onde poderão fazer suas refeições em estabele-cimentos conveniados para fornecer a alimen-tação durante a jornada (café da manhã, almoço e janta).

Desejo de todos é chegar perto do papaEstar perto de outros jovens, fazer

novos amigos e ouvir mensagens de fé é o desejo entre jovens que vão para a Jornada Mundial da Juventude. Porém, o sonho comum a todos eles é chegar perto e até mesmo tocar no papa Fran-

cisco, que ao vir no Brasil no próximo mês fará a sua primeira viagem inter-nacional após o conclave, que aconteceu no mês de março. Apesar das chances não serem grandes, eles afi rma que se contentam em apenas vê-lo.

“Sempre foi um sonho conhecer o papa. Quero também, nes-te evento, estar perto de jovens unidos por um único ideal, que é Deus”.

Kevim Bordig-non Guterres,

15 anos, alu-no do Colégio Diva da Costa

Fachin

“Ir nesta jorna-da é um sonho que tenho. Vou viver lá momen-tos únicos com amigos de fé. Lá, poderemos sentir o Espírito Santo e nos encontrar com Deus”.

Alexandra Mar-tins Vieira, 16 anos, aluna do

Colégio Diva da Costa Fachin

“Na jornada, es-taremos ao lado de outros jovens com os mesmos ideais de estar perto de Jesus Cristo. Nos esfor-çamos muitos e nos preparamos para este momen-to único”.

Luísa Jaques Falcão, 15 anos, aluna do Colégio

Marista Roque

“Desde que ouvi falar na jornada, tive muito cer-to de que queria participar. É a realização de um sonho único, onde outros jovens es-tarão reunidos em um mesmo ideal”.

Janderson Pe-reira Jacques, 14 anos, aluno

da Escola Borges de Medeiros

Page 5: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …
Page 6: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

FOTO

S P

ATR

ÍCIA

LO

SS

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 24 de junho de 2013Economia/Geral 6JORNAL DO POVO

BRASIL CONFLAGRADO

Cachoeirenses por um Brasil melhorManifestação foi barulhenta e teve momento de tensão com chutes a dois ônibusROBISPIERRE GIULIANI

Povo nas ruas: cada manifestante defendeu a sua causa na caminhada de Cachoeira do Sul

Patrícia Loss

Aposentados, médicos, homos-sexuais, professores, estudantes. Muitas tribos, com índios de todas as faixas etárias, percorreram as principais ruas da cidade no início da noite deste sábado em uma manifestação barulhenta e com apenas um momento de tensão, uma tentativa de mascarados de depredarem dois ônibus da TNSG.

A participação dos cachoeiren-ses nos protestos nacionais por um país melhor reuniu em seu melhor momento cerca de 2 mil manifestantes, conforme estima-tiva da Brigada Militar e do setor municipal de trânsito. A caminhada Vem pra Rua, convocada para este sábado pela rede social Facebook, foi bem maior do que a primeira, na quinta-feira, que mobilizou em torno de 300 participantes.

O grupo saiu do largo da Cate-dral Nossa Senhora da Conceição pouco depois das 18h, com muitos cartazes improvisados defendendo todo tipo de bandeira. Na largada, eram cerca de mil cachoeirenses. O movimento engrossou após passar pela Praça Honorato, che-gando a cerca de 2 mil pessoas. A grande maioria optou por não se caracterizar. Poucos manifestantes pintaram o rosto. Outros poucos enrolaram-se em bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul.

Com um roteiro diferente do que o planejado, a marcha saiu da frente da Catedral e foi até a Cinco Esquinas, onde o grupo concentrou por cerca de 15 mi-nutos, impedindo a passagem de veículos. Em meio à parada, parte dos manifestantes desceu antecipa-damente a Rua Júlio de Castilhos. Líderes do protesto pediram para eles retornarem, mas, como não foram atendidos, os manifestantes que estavam parados na Cinco Esquinas acabaram antecipando o desfecho da barreira.

DUAS HORAS - A manifestação encerrou na frente da Prefeitura e com cerca de 500 participantes. Parte dos cartazes que eles carre-garam no protesto foram afi xados em grade do Paço Municipal. Os demais manifestantes deixaram a caminhada ao longo do percurso. O protesto durou cerca de duas horas e o roteiro somou aproxima-damente cinco quilômetros. COBERTURA SEGUE NAS PÁGINAS 7, 8, 9 E 10

O empresário Hildo Scherer e os médicos Tadeu Gomes e Eduardo Floren-ce no protesto deste sábado

Juventude foi às ruas protestar por causas variadas

Paulo Sanmartin: empresário foi às ruas

enrolado na bandeira do

Brasil

FALOU & DISSE“Fiquei feliz com o resultado da mani-festação. Foi belo ver aquele pessoal lá, indo à luta. Finalmente, depois de anos reclaman-do, o pessoal está reivindicando seus direitos”.

Gustavo Garske, um dos organizado-res da manifestação

de sábado

COMPRA VENDA

COM. 2,165 2,166

TUR. 2,070 2,210

PAR. 2,170 2,180

DINHEIROIndicadores

Infl açãoÍNDICES ANO

INPC (IBGE) - Mai - +0,35 3,02%

IPCA (IBGE) - Mai - +0,37 2,88%

ICV - DIEESE - Mai - +0,61% 3,63%

IGP - M (FGV) - Mai - +0,00% 0,99%

IGP - DI (FGV) - Mai - +0,32% 1,08%

IPC (IEPE) - Mai - +0,80% 4,49%

TR - DiáriaDATA

* ÍNDICE DE REMUNERAÇÃO MÉDIA

17/5 a 17/6 0,0000

18/5 a 18/6 0,0000

19/5 a 19/6 0,0000

Nova PoupançaDIA RENDIMENTO %

17/6 0,4273

18/6 0,4273

19/6 0,4273

Trabalhadores assalariadosSALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO

ATÉ R$ 1.247,70 8%

DE 1.247,71 A 2.079,50 9%

DE 2.079,51 A 4.159,00 11%

JANEIRO 2012 E MARÇO/2012

Nacional R$ 622,00

Regional de R$ 700,00

a R$ 761,28

JAN 2013 E FEV 2013

Nacional R$ 678,00

Regional de R$ 770,00

a R$ 837,40

Salário-famíliaRENDIMENTO DEV

ATÉ R$ 646,55 R$ 33,16

DE 645,56 ATÉ R$ 971,78 R$ 23,36

Ouro

ACIMA DE R$ 971,78 NÃO TEM DIREITO

Salário

CUB R1-B R$ 1.003,54

UFIR Junho R$ 1,0641

URM 2013 R$ 43,75

UPF Junho R$ 13,7420

COMPRA R$ 97,00

Preços recebidos pelos produtores esta semana

Mercado

Dólar

PRODUTO R$ Mín MáxArroz casca/50 kg 30,00 34,00Feijão/60 kg 120,00 180,00Milho/60 kg 21,00 26,50Soja/60 kg 60,00 65,00Trigo/60 kg 30,00 33,00Boi/kg vivo* 3,20 3,40Vaca/kg vivo* 2,90 3,10Suíno/kg vivo 2,00 2,30* Pagamento em 30 dias

Euro COMPRA VENDA

COM. 2,899 2,901

Page 7: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

PATR

ÍCIA

LO

SS

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 24 de junho de 2013Geral 7JORNAL DO POVO

BRASIL CONFLAGRADO

Líder anônimo perdeu voz de comandoDesta vez foram cidadãos sem máscaras que comandaram a manifestação nas ruas de Cachoeira do Sul

Por que a manifestação saiu do seu controle?

“Temos a informação de que par-tidários organizados estavam com o objetivo de justamente levar a massa à desordem. Quem acom-panhou a manifestação facilmente identifi cou um pequeno grupo que tomou a frente e tentou por diversas vezes trazer o tumulto”.

Que causas você defendeu no protesto?

“A defesa é dos ideais de um estado democrático de direito de fato e com nossas garantias constitucionais, sendo reais e cumpridas por um governo responsável e justo”.

Você foi um dos que chutou o ônibus da TNSG?

“Não. Vi o início destes atos, que rapidamente foram desaprovados pelos demais manifestantes. Mais tarde, quando a manifestação pas-sou por outros ônibus, nada foi feito contra os veículos”.

(*) Entrevista feita pelo bate-papo da rede social Facebook, em que o anônimo tem o perfi l

anonbr ch Mascarado: chefe do protesto de quinta perdeu a liderança

Patrícia Loss

O homem mascarado, que li-derou a prévia do protesto Vem pra Rua desta quinta-feira, não foi obedecido na manifestação do início da noite deste sábado. O anô-nimo tentou escolher novamente o roteiro da marcha, só que não foi

atendido. No protesto de sábado, as decisões também fi caram por conta de cidadãos anônimos, mas desta vez sem máscaras.

Na tentativa de retomar a lide-rança de quinta-feira, o mascarado chegou a pedir o megafone do vereador Vinícius Cornelli, mas a resposta foi não. Cornelli disse

que só emprestaria o equipamen-to se o homem tirasse a máscara. Como ele recusou-se a mostrar sua identidade, fi cou sem o megafone. “Não quero ser personagem da ma-nifestação, por isto cubro o rosto. O protesto é do povo, e não meu”, ressaltou o anônimo na concentra-ção da caminhada.

TRÊS PERGUNTAS PARAAnônimo mascarado que liderou o protesto de quinta-feira,

mas perdeu o comando de voz no de sábado (*)

Cachoeirene Marcelo Dalla Nora na manifestação na Nova Zelândia

Cachoeirenses em protestos internacionais

A onda de protestos no Brasil chegou a outros países neste fi nal de semana. Brasileiros que moram na Nova Zelândia e na Itália ade-riram às manifestações e cachoei-renses participaram do evento. No sábado, na cidade de Auckland, na Nova Zelândia, cerca de mil brasi-leiros tomaram a Queen St., a prin-cipal rua do município, em um ma-nifesto pacífi co e cheio de bandeiras do Brasil. Um dos participantes foi o cachoeirense Marcelo Dalla Nora. Já na cidade de Milão, na Itália, o protesto foi ontem. Acompanhando o evento estava a arquiteta cachoei-rense Renata Streit.

Protesto na Itália: brasileiros na ruas

FOTO

S D

IVU

LGA

ÇÃ

O J

P

Page 8: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

FOTO

S P

ATR

ÍCIA

LO

SS

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 24 de junho de 2013Geral 8JORNAL DO POVO

O QUE O JP VIUPelos bastidores do protesto deste sábadoPERSONAGENS

O presidente da Oscip Defender (que cuida do pa-trimônio histórico), Telmo Padilha César, era um dos últimos da caminhada. Ele carregou uma bandeira vermelha condenando a Proposta de Emenda Parla-mentar (PEC) 37, que limita a atuação do Ministério Público em investigações criminais. Também no fi m do grupo, caminharam comportadamente os médicos Tadeu Gomes e Eduardo Florence (diretor clínico do Hospital de Caridade e Benefi cência) e os empresários Paulo Sanmartin e Hildo Scherer. Também discreta, a vice-prefeita Mariana Carlos distribuiu panfl etos elogiando os movimentos sociais.SEGURANÇA

Pelo menos 40 policiais militares acompanharam a manifestação popular, mas sem necessidade de in-tervenção. Os agentes de trânsito asseguraram trajeto livre para os manifestantes.

Ônibus da TNSG passando pelo pro-testo: dois deles foram chutados por manifestantes mascarados

ATAQUE A ÔNIBUSDois coletivos que trafegavam pela Rua Júlio de

Castilhos, no centro de Cachoeira do Sul, foram chuta-dos por manifestantes que subiam a via na contramão no início da noite deste sábado. Usando máscaras, pelo menos 10 dos cerca de 2 mil participantes deram pontapés nos veículos em protesto contra o pedido de reajuste de 18,5% no valor das tarifas apresentado pelo comando da TNSG ao prefeito Neiron Viegas.

Os ônibus chutados eram das linhas Promorar e Cohab e conduziam cerca de 10 passageiros cada. Enquanto alguns manifestantes tentavam danifi car a lataria dos veículos, outros mostravam cartazes aos passageiros com frases como “fi m do monopólio do transporte público urbano” e “reajuste para a TNSG nem pensar”. O ataque aos ônibus foi o único momento de tensão no protesto Vem pra Rua. No restante do trajeto, a manifestação ocorreu de forma civilizada.ALA DO PT

Marco Lisbôa: um dos petistas que aderiu ao manifesto

Pelo menos 20 fi liados ao PT, partido do prefeito Neiron Viegas, participaram da caminhada, alguns enrolados em bandeiras do partido. Entre os petistas estavam os vereadores Vinícius Cornelli e Bombeiro Frankini, a vice-prefeita Mariana Carlos, o professor Marco Lisbôa e o secretária municipal de Planeja-mento, Eliseu Machado. Durante a caminhada, três meninas gritaram “sem político, sem político” para Cornelli. O vereador mostrou para as garotas seu cartaz com frases contra o capitalismo e elas responderam: “Ah, assim pode”.

VAIAS PARA O PTNa frente da Câmara de Vereadores, um grupo de cinco manifestantes puxou cantos e gritos contra o PT,

repetindo o que vem acontecendo em todas as manifestações pelo Brasil. O vereador Vinícius Cornelli disse que o protesto era legítimo. Já o professor Lisbôa classifi cou os líderes da vaia de alienados.

CANSAÇONa parada do grupo na Cinco Esquinas, alguns manifestantes deram sinais de cansaço e sentaram-se

no meio da rua enquanto a maioria gritava e cantava em pé. Galera enfrentou o frio e a brisa gelada.

HINO DO RIO GRANDEEm um dos momentos mais bonitos do protesto,

quase todos os manifestantes cantaram trechos do hino do Rio Grande do Sul. O ato de demonstração de amor ao estado foi registrado por pelo menos cinco vezes durante o protesto.

Manifestantes sentados na Cinco Esquinas à espera do retorno da caminhada

Page 9: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

Geral 9JORNAL DO POVO Cachoeira do Sul, segunda-feira, 24 de junho de 2013

MANIFESTANTE DA CAPITALO advogado Marcos Augusto Ferreira, 30 anos,

de Porto Alegre, estava na casa de familiares em Ca-choeira e decidiu participar do protesto para mostrar seu descontentamento com a PEC 37, que limita a atuação do Ministério Público em investigações cri-minais. Ele foi ao evento acompanhado da esposa, a administradora Clarissa Steigleder, 30 anos, e da amiga farmacêutica Isabel Piassini, 28 anos.

Ferreira, Clarissa e Isabel na concentração para a caminhada de sábado

BATUCADAPelo menos cinco manifestantes tocaram instrumentos musicais durante a

caminhada. A música ajudou a animar o protesto.

Animação da caminhada dos protestos teve até instrumentos musicais

SAUDAÇÃO DO COMÉRCIOFuncionários dos pontos comerciais que estavam abertos quando os mani-

festantes passaram aplaudiram o protesto. Eles foram para a frente das lojas saudar o grupo, que gritava “você aí parado, também é explorado” e “vem pra rua, vem pra rua”.

Comerciários assistindo o protesto por um Brasil melhor e apoiando os caminhantes no Centro

VEREADORESPelo menos quatro dos 15 vereadores de Cacho-

eira do Sul estavam na caminhada: Homero Tatsch (PSDB), Jeremias Oliveira (PSB), Vinícius Cornelli (PT) e Bombeiro Frankini (PT).ASSEMBLEIA POPULAR

Encerrados os protestos em Cachoeira, o tra-balho seguirá com assembleias populares, ideia do grupo Levante da Juventude. A primeira foi marcada para sábado, na Praça José Bonifácio. O horário será definido nesta semana, no evento Vem pra Rua (na rede social Facebook). A reco-mendação é para que os grupos levem propostas e assuntos a serem discutidos. Dos debates sairá um documento com sugestões da comunidade. O material será entregue à Prefeitura e à Câmara de Vereadores.

Ataque à PEC 37: caminhada marcou posição em uma das polêmicas nacionais

PEC 37

Page 10: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 24 de junho de 2013Geral 10JORNAL DO POVO

BRASIL CONFLAGRADO

EU FUI!Por que participar da manifestação?

“Vim aqui cobrar do prefeito Neiron Viegas o pagamento do piso nacional da categoria aos professores municipais”.

Rosane Deicke, 53 anos, professora, teóloga e radialista“Meu protesto é quanto à volta atrás do

governo do estado no que diz respeito ao curso de Agronomia para a Uergs/Ca-choeira. Primeiro o curso foi anunciado, enchendo a cidade de expectativa, mas dias depois tudo voltou à estaca zero, o que é lamentável”.

Igor Noronha, 33 anos, advogado e agente administrativo da Uergs

“É muita coisa errada no país e que merece protesto, como alta carga tributária, precariedade da saúde pública, corrupção e impunidade”.

Fernanda Lobato, 40 anos, vendedora, e Alessandro Pacheco, 41 anos, técnico em eletrônica

“Viemos defender os gueis. Chega de preconceito e da invenção de fórmulas milagrosas para ‘curar os homossexuais’. Não precisamos de cura, mas de respeito”.

Eduardo Plate, 17 anos, estudante, Itamar Luz, 25 anos, radialista, e Leonardo Lisbôa,

21 anos, cabeleireiro

“Somos contra o ato médico, prática que obriga pacientes de outras áreas da saúde a consultarem primeiro com um médico. A medida prejudica, por exemplo, fi sioterapeutas e biomédicos”.

Alunos dos cursos de Fisioterapia, Biomedicina e Psicopedagogia da Ulbra/Cachoeira

“Participamos do protesto movidos pela indignação, pois entra governo e sai governo e os problemas continuam os mesmos. O SUS não tem qualidade e a educação pública segue o mesmo caminho”.

Bina Barreto, 65 anos, professora, e Oton Barreto, 69 anos, engenhei-

ro agrônomo

“Protestamos para mostrar que não estamos acomoda-das com a situação em que encontra-se o Brasil, país em que vemos corrupção e caos em quase todos os setores”.

Heloísa Haetinger, 44 anos, professora, e suas

fi lhas, as estudantes Diuli Haetinger, 16 anos, e

Lisa Haetinger, 13 anos

“Meu manifesto é por mais oportuni-dade de emprego e pelo crescimento da economia de Cachoeira do Sul”.

Maria Alaídes, 23 anos, estudante

“Queremos melhorias na infraestrutura de Cachoeira do Sul, como acostamento na Volta da Charqueada e investimentos nas redes de água, esgoto e energia elétrica. Pedimos ainda mais agilidade ao Poder Judiciário e somos contra a vinda de médicos estrangeiros para atender pelo SUS no Brasil”.

Márcio Delia, 33 anos, médico, Ana Paula Delia, 41 anos, médica, e Vinícius Oliveira, 33 anos, advogado

“O descaso das autoridades com os aposentados é a principal causa do meu protesto. O salário dos aposentados está cada vez mais defasado”.Antônio Zinn, 70 anos, aposentado, e sua neta

Ana Carolina Zinn, 13 anos, estudante

FOTOS PATRÍCIA LOSS E MICHELE LISBÔA

Page 11: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 24 de junho de 2013Polícia 11JORNAL DO POVO

Resultado extraofi cialLoteriasLOTOMANIA - 1359

02 09 10 25 28

33 38 40 46 53

60 61 68 75 76

77 83 91 93 99

LOTERIA FEDERAL DE SÁBADO

1º prêmio 53.3172º prêmio 32.5433º prêmio 28.9944º prêmio 36.3035º prêmio 00.486

Acer

tos

Núm

ero

de

ganh

ador

es

20 0 612.532,03

19 15 14.682,14

18 122 1.805,19

17 1.132 121,59

16 6.400 21,50

Prêm

io

em R

$

Acer

tos

Núm

ero

de

ganh

ador

es

6 0 24.873.756,07

5 263 9.151,90

4 15.199 226,23

Prêm

io

em R

$

MEGA-SENA - 1505

01 02 06 09 16 32

Prêm

io

em R

$

Acer

tos

Núm

ero

de

ganh

ador

es

7 2 164.711,44

6 5 10.587,59

5 158 478,64

4 2427 6,00

3 20898 2,00

TIMEMANIA - 440

12 27 39 54

56 58 72

Serviço

TIME DO CORAÇÃOINTERNACIONAL/RS

Assalto no CentroUm homem de 43 anos foi assaltado na madrugada de ontem na Avenida Brasil, nas Cinco Esquinas.

Ele foi abordado por um desconhecido, que o convidou para ir a um bar. A vítima aceitou o convite, mas em seguida desistiu e ofereceu algumas moedas ao homem. Ele foi derrubado com uma rasteira e agredido com chutes pelo marginal, que roubou a sua pochete com o telefone celular e R$ 70,00.

Plantão Robson Neves

Dois feridos em acidentesDuas pessoas fi caram feridas em acidentes de trânsito ocorridos neste sábado em Cachoeira do Sul e precisaram ser socorridas pelo Samu para receber atendimento no Hospital de Caridade e Benefi cência:

O primeiro acidente ocorreu à tarde, na Quadra C, no Bairro Promorar. Ao tentar atravessar a rua, Sandra Regina Cardoso Vieira, 54 anos, foi atropelada por um GM Monza, de cor vermelha. O condutor do carro não parou para prestar socorro. Sandra sofreu lesões leves e foi liberada após atendimento no HCB.

O segundo acidente ocorreu sábado à noite, na Rua Dona Odenira, próximo ao Quilômetro Zero. O motoboy Davi Fabricio Maica de Souza, 22, estava saindo da Cia do Gás e cortou a frente do carro conduzido pelo entregador de bebidas Felipe Domingues da Rosa, 21, que transitava pela Dona Odenira. Souza foi socorrido pelo Samu e conduzido para o HCB, onde foi atendido e liberado. As lesões sofridas por ele foram leves. Rosa não se machucou.

O apo-sentado JOSÉ DOLI MORAES BRITES (Doli), 71, morador do Bairro

Fátima, faleceu em do-micílio e será sepultado hoje, às 10h30min, no Cemitério das Irman-dades. Deixou a esposa Maria e os fi lhos Celso, Sérgio, Jorge, Carlos e Jane, as noras Marli, Carla, Itamira e Maria, o genro Flaviano e os netos Carlos Guilher-me, Rodrigo, Eduardo, Tatiana, Gabriel e Maria Luiza. (Funerária Ma-dre Teresa)

O apo-sentado JOÃO DA SILVA PORTO, 81, mo-rador do Centro,

faleceu no HCB e foi sepultado ontem, no Cemitério Municipal. Deixou a esposa Octa-cilia, a neta Sabrina e os irmãos Delicardencio e Ondina. (Funerária Madre Teresa)

O auxiliar administra-tivo DALTO ALSON JA-EGER, 46, morador do Bairro Noêmia,

faleceu no HCB devido

Mortesa uma insufi ciência respiratória. Seu corpo foi levado para o Cre-matório Metropolitano Cristo Rei, em São Leopoldo. Deixou o pai Reneo Filinho Jaeger, a mãe Lúcia Alcida e a fi lha Cecilia. (Funerária Madre Teresa)

A dona de casa LU-CIANA PE-DROSO DE OLIVEIRA (Lúcia), 39, morado-

ra do Capané, faleceu no HCB devido a uma insufi ciência respirató-ria aguda. Seu sepul-tamento foi ontem, no Cemitério Olhos D’água, no Piquiri. Deixou os fi lhos Daniel, Miriam, Eduarda e Rafael, a mãe Eva Valdori, o pai Juarez Pedroso e os ir-mãos Vanusa e Alexan-dre. (Funerária Madre Teresa)

CARLO-TA BICCA DA COSTA PEDROSO (Lota), 88, aposentada, moradora de Morro

Grande, Piquiri, faleceu no HCB e foi sepulta-da no Cemitério Olhos D’água, no Piquiri. Deixou os fi lhos Jose, João, Araci, Francisco, Juarez, Edelci, Ivone, Ione, Ildo, Vilmar, Jose Valdeci, João Valdeli e

Valdemar. (Funerária Madre Teresa)

A apo-sentada JÚLIA CUNHA DA SIL-VEIRA, 100, mo-radora do

Bairro Centro, faleceu no HCB e foi sepultada no Cemitério das Ir-mandades. Deixou os fi lhos Ana Maria, Maria Arminda, Silvio Prota-sio, Floriano, Marilene e Vilmar e sua irmã Ma-ria. (Funerária Madre Teresa)

A dona de casa HILDA SANTOS DE CAS-TRO, 64, moradora do Bairro Tupinam-

bá, faleceu no HCB e foi sepultada ontem, no Cemitério dos Kieffer. Deixou o esposo João Antonio e os fi lhos João Hernandes e Maria Cristina e a nora Már-cia. (Funerária Madre Teresa)

O aposentado ELCI LEAL BARRETO (Ale-mão), 80, morador do Bairro Universitário, faleceu em domicílio e foi sepultado no Cemi-tério Municipal. Deixou a esposa Ilza e os fi lhos Joelci e Elusa. (Funerá-

ria Madre Teresa)

TEREZINHA PADI-LHA DO NASCIMENTO (Nega), 60, moradora de Linha Faxinal, em Novo Cabrais, faleceu no HCB e foi sepultada ontem, no Cemitério de Rincão Bonito. Deixa os fi lhos Paulo César, Elisandra, Fernanda e Luis Carlos. (Funerária Bom Anjo e Freitas)

O mestre de obras TOMAZ COR-REA, 64, morador do Bairro Media-

neira, faleceu no HCB e foi sepultado ontem, no Cemitério Municipal. Deixou a esposa Lorena e os fi lhos Emerson e Elisandra e os enteados Giuliano e Giovana. (Funerária Bom Anjo e Freitas)

SEICHO-NO-IE - Todas as quartas e quintas--feiras, às 20h, há reu-niões na Rua Moacir da Cunha Rösing, 145. Todos os sábados há reuniões, às 15h.

TUTELAR - O tele-fone de plantão do Conselho Tutelar é o 9864-4759. No horário de expediente, o aten-dimento ocorre pelo 3724-6108.

BATISMO - As inscri-ções e preparação para o batismo na Paróquia Nossa Senhora da Con-ceição são do dia 20 a 30 de cada mês.

NARCÓTICOS ANÔ-NIMOS - O Grupo Poder Superior de Narcóticos Anônimos tem reuniões todas as quintas-feiras, às 20h, e aos sábados, às 16h, na Rua Ernesto Barros, 1325, fundos da Igreja Santo Antônio. As três primeiras reuniões do mês são fechadas. A última do mês é aberta à toda a comunidade. Informações no site www.nabrasilsul.org.br. A linha de ajuda é (51) 3333-3550 ou no 8201-5600.

AMOR EXIGENTE - O grupo de prevenção para familiares e ami-gos de dependentes químicos Amor Exi-gente reúne-se nas quartas-feiras, das 20h às 22h, nos fundos da Igreja Santo Antônio.

JOVENS DO AGNUS DEI - O grupo de jovens Agnus Dei se reúne aos sábados, às 17h, junto ao bispado, antes da missa.

JOVENS RUAH DA RCC - O grupo de jovens Ruah do Re-novação Carismática Católica da Igreja São José tem encontros todos os sábados às 19h30min, na sala do grupo. Os jovens estão convidados a partici-par dos encontros.

AL-ANON - O gru-po Al-anon Cachoeira convida a comunidade para as reuniões que são realizadas todos os sábados, às 20h, na Es-cola Municipal Getúlio Vargas. Todo familiar ou amigo de alcoólico pode participar. Os en-contros ocorrem junto com o Grupo Cachoeira de AA, que se reúne às 20h das quartas-feiras e sábados na Getúlio Vargas.

Page 12: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

PATR

ICIA

MIR

AN

DA

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 24 de junho de 2013

JORNAL DO POVO

LINHA DIRETA

PAUTA DO LEITOR

Gestante com câncerpede por laqueaduraPatrícia quer esterilização junto com a cesárea

Patricia Miranda

A dona de casa Patrícia Mota Brito, 35 anos, estava em tratamento contra um câncer de pele quando descobriu que estava grávida do seu terceiro fi lho. Agora, às vésperas da menina nascer, o que está previsto para esta quinta-feira, ela quer aproveitar a cesárea para fazer a laqueadura de trompas e evitar uma nova gestação.

Para Patrícia, fazer o procedimento agora é uma forma de evitar uma nova cirurgia no futuro. Ela es-pera somente o nascimento do bebê para começar o tratamento de radioterapia para evitar que a lesão que ela tem no lado do olho esquerdo aumente. Ela descobriu o câncer de pele em 2007, quando ainda morava em Alvorada. Em novembro do ano passado, ela voltou a morar em Cachoeira do Sul para cuidar do pai, que teve um acidente vascular cerebral.

Moradora do Bairro Tibiriçá, Patrícia

iniciou seu pré-natal no Centro Social Urbano (US 4) e, a partir da terceira consulta, foi transferida para o INSS (US 1) por falta de médico na US 4. A gestante afi rma que em todas as consul-tas perguntava sobre a sua laqueadura, mas nunca ouvia uma resposta defi nitiva sobre o pedido.

DOCUMENTAÇÃO - Agora, no último mês de gestação, ela foi encami-nhada para a médica So-lange Kunzel, que alertou que, para fazer a laquea-dura junto da cesárea, ela teria que ter preparado a

documentação para passar pelo proce-dimento. "Já fi z três cirurgias devido ao câncer e não aguento mais passar por isso. Além da radioterapia que terei que começar a fazer logo depois que a menina nascer, sei que tenho que fazer outra cirurgia no olho", explica Patrí-cia, justifi cando o motivo do pedido da laqueadura.

Patrícia e os fi lhos Nícholas e Ingrid: radioterapia começa logo depois da cesárea

Secretaria da Saúde vai buscar uma soluçãoA diretora da Secretaria Municipal

da Saúde, Andréia Porsch, afi rma que tentará encontrar uma solução para o caso antes de quinta-feira. Ela explica que a indicação é de que a laqueadura aconteça pelo menos seis meses depois do parto, quando o útero já voltou ao seu tamanho normal. No entanto, como o caso de Patrícia é especial, ela con-versará com a médica Solange Kunzel para avaliar se a esterilização defi nitiva

pode ser feita logo depois da cesárea.Ela explica que ainda será preciso

também providenciar a documentação necessária para o procedimento, o que é exigência do Ministério da Saúde e inclui avaliação psicológica e assinatura inclusive do esposo de Patrícia, que precisa estar ciente do ato. O nome de Patrícia não consta na lista de mu-lheres que aguardam por laqueadura pelo SUS.

IMPORTANTE

Patrícia é casada com o serviços-gerais Otávio e já é mãe de Ingrid, 17 anos, e Nícholas, 4 anos. A menina que deve nascer nesta quinta-feira ainda não teve o nome escolhido pela família.

REGISTROEsta reportagem foi sugerida pela leitora Cláudia Pereira.

JP 84 ANOS

99 poemas disputam oPrêmio Paulo Salzano

ATENÇÃO

O Prêmio de Poemas Paulo Salzano Vieira da Cunha é uma iniciativa do Jornal do Povo e Grupo Vieira da Cunha, com o apoio cultural da Apsy Psicologia, Rohde Advogados Associados, Fisk e Núcleo Municipal da Cultura.

IMPORTANTE

Os três vencedores nas categorias adulto, juvenil e infantil do XVI Prêmio Paulo Salzano Vieira da Cunha de Poemas ganharão uma bolsa de estudos de um semestre grátis na Escola de Idiomas Fisk. O vencedor na categoria infantil também ganhará os livros “Chuvesia”, “The giraffe’s neck” e “O que tem na barriga da formiga”, do escritor cachoeirense Marion Cruz.

Julgador Rafael Tatsch Jacóbsen, diretor da Fisk

99 poesias concorrem ao XVI Prêmio de Poemas Paulo Salzano Vieira da Cunha 2013. Nesse ano, o número de poemas au-mentou 67% em relação ao ano passado, quando 59 trabalhos concorre-ram ao título. O prazo de inscrições se encerrou na última quarta-feira. O julgamento acontecerá nesta segunda-feira, às 14h, no Jornal do Povo. A categoria infantil teve o maior número de ins-critos, com 44 poemas. A categoria adulta tem 28 concorrentes e a ju-venil, 27.

Os nomes dos vence-dores serão revelados somente na próxima sex-ta-feira, às 18h, durante a solenidade de premia-ção na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira

Dienifer Brum, no violão, violocelo, guitarra e voz.

MUDANÇA – Os res-ponsáveis por avaliar e escolher os vencedores serão os professores Rafael Tatsch Jacóbsen, Vera Gallisa e Lisane Veloso. Jacóbsen estreia como jurado no prêmio, no lugar de Andréia Rizzato Pohlmann, que devido a compromissos profi ssionais não poderá estar no júri. Jacóbsen é diretor da Fisk e cursa mestrado em Letras – Leitura e Cognição pela Unisc. Também é profes-sor de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão e Língua Portuguesa para brasileiros e estrangei-ros. Vera é professora de Língua Portuguesa e Literatura e Lisane é

da Cunha. O evento de música e poesia será aberto gratui-tamente ao público, com declamação dos poemas premiados e show ao vivo de Cláudio Machado, Dionatam Pinto e

professora de Literatura, Re-dação e Língua Portuguesa.

GurizadacampeiraagradecePaulo Sérgio Fer-

reira, 54 anos, coor-denador do projeto Gurizada Campeira, que ensina práticas da lida do campo para crianças carentes do Bairro Habitar Brasil, contatou a Linha Dire-ta do JP para agrade-cer o auxílio recebi-do. Segundo Ferreira, após o temporal do último dia 29, o galpão onde era realizado o projeto foi destruído com os fortes ventos. Ele pediu auxílio e alguns comércios da cidade ajudaram com doações para recons-trução do espaço.

“A Casa Sanmartin doou todo o telhado, a Olaria Cachoeirense doou tijolos e a Ser-ralheria Müller doou as madeiras. Sem esses auxílios nossas crianças fi cariam de-samparadas”, conclui Ferreira.NOTA 10

O radialista Chi-quinho Pedroso, 41 anos, contatou a Linha Direta do JP para dar nota 10 à Associação Cachoeirense de Fute-bol Varziano (Ascafv). Segundo Pedroso, a gestão atual da asso-ciação tem efetuado um excelente trabalho ao futebol varziano da cidade. “Roberto Nu-nes, junto com Mário Dorneles e Everton Lisbôa, conseguiram revitalizar o futebol de nossa cidade. O trabalho que eles re-alizaram no Centro Esportivo Municipal é nota 10, eles revi-talizaram o espaço. Aproveito também para parabenizar o zelador Aguinaldo, que tem cuidado muito bem do centro espor-tivo”, conclui Pedroso.

Page 13: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

2JP

JORNAL DO POVO segunda-feira,

24 de junho de 2013

O que rolou no fi nal de semana

/Gabi

GURIZADA COM OLHAR APURADO

ALUNOS DAS ESCOLAS MÁRIO GODOY E ANTÔNIO VICENTE VENCEM CONCURSO DE FOTOS

THIERRY FIGUEIRA, que interpretou o guei Patrick Pi-menta em "Balacobaco" (Record), não retornou ao Brasil com os demais integrantes da nossa seleção que venceu o Campe-onato Mundial de Futebol de Artistas, preferindo permanecer na Europa. O ator da emissora dos bispos está em Praga, na República Tcheca, e como não está escalado para nenhum novo trabalho, também visitará outros países do continente.

OS VENCEDORES

Patrícia Miranda

A Secretaria Muni-cipal de Meio Ambiente mobilizou a galera jo-vem com o concurso de fotografi as “O meio am-biente no meu ponto de vista”, que já tem seus campeões. A vencedora na categoria de voto popular é a estudante Vitória Silva Limberger, 11 anos, do sexto ano da Escola Municipal Mário Godoy Ilha, na Volta da Charqueada. Na categoria de voto por profi ssionais, o ven-cedor foi Murilo Quin-tana da Silva, 16 anos, estudante da oitava série da Escola Estadual Antônio Vicente. Cada um deles ganhará uma máquina fotográfi ca di-gital, que será entregue na próxima sexta-feira, às 14h30min, pelo pre-feito Neiron Viegas.

Segundo a profes-sora Silvane Peruffo, coordenadora do con-curso, participaram da avaliação 52 imagens feitas por estudantes de escolas municipais e estaduais de Cachoeira do Sul. As particulares também foram convi-dadas, mas nenhuma se inscreveu. A escolha das fotos mais popula-res foi feita no último dia 9, durante A Praça é Nossa, promovida pelo Jornal do Povo. Nesta etapa foram contabi-lizados 995 votos. Na última sexta-feira foi feita a escolha por um grupo de sete profi ssio-nais de fotografi a, que escolheram as melhores imagens na sua avalia-ção.

Os autores de mais nove imagens serão reconhecidos com menção honrosa tam-bém na próxi-ma sexta-feira.!

VOTO POPULAR1º LUGAR

Vitória Silva Limberger, 11 anos, sexto ano da Escola Municipal Mário Godoy Ilha

Prêmio: uma máquina fotográfi ca digital

2º LUGAR

Tainara Moraes Silveira, 13 anos, sétima série da Escola Estadual Bairro Carvalho

Prêmio: um conjunto de relógios troca pulseira

3º LUGAR

Helen Beatriz Carvalho, 15 anos, sétima série da Escola Estadual Bairro Carvalho

Prêmio: um pen drive de 16 GB

VOTO PROFISSIONAL1º LUGAR

Murilo Quintana da Silva, 16 anos, oitava série da Escola Estadual Antônio Vicente

Prêmio: uma máquina fotográfi ca digital

2º LUGAR

Daniel Pereira Medeiros, 14 anos, oitava série da Escola Municipal Mário Godoy Ilha

Prêmio: um conjunto de relógios troca pulseira

3º LUGAR

Raissa Silveira da Silva, 13 anos, sétima série da Escola Estadual Bairro Carvalho

Prêmio: um pen drive de 16 GBFonte: Secretaria Municipal de Meio

Ambiente

1º LUGAR ESCOLHIDO PELOS CACHOEIRENSES

1º LUGAR ESCOLHIDO PELOS FOTÓGRAFOS

LISTA

Os profi ssionais avaliadores Cristina Rosa - Colortec Sérgio Elwanger - Sulfoto Júlio César Michels Gonçalves - Opção A

Produtora Érico Graeff - Ericograeff Guilherme Pignone - Guilherme Pignone

Fotografi as José Eduardo Ramos da Silva - JE Mídia

Visual Ândrea Santos Araújo - Ândrea Fotos

Page 14: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

CRUZADAS

JP2

ROTelinhaRBS TV5h Sagrado 5h05 Telecurso Educação Básica 5h10 Telecurso Profi ssionalizante 5h25 Telecurso Ensino Médio 5h40 Telecurso Ensino Fundamental 6h Globo Rural 6h30 Bom Dia Rio Grande 7h30 Bom Dia Brasil 8h30 Mais Você 9h55 Bem Estar 10h35 Encontro 12h Jornal do Almoço 12h50 Globo Esporte 13h20 Jornal Hoje 13h50 Vídeo Show 14h40 Vale a Pena Ver de Novo - O profeta 15h55 Sessão da Tarde - "Meninas malvadas" 17h50 Malhação 18h20 Flor do Caribe 19h10 RBS Notícias 19h30 Sangue bom 20h30 Jornal Nacional 21h10 Amor à vida 22h15 Saramandaia 23h15 Tela Quente - "A trilha" 1h05 Jornal da Globo 1h40 Programa do Jô 3h10 Sessão Brasil - "Divã"

RECORD 6h15 Balanço Geral SP Manhã 7h25 São Paulo no Ar 8h40 Fala Brasil 10h Hoje em Dia 12h Balanço Geral SP 14h45 Programa da Tarde 17h15 Cidade Alerta 20h30 Jornal da Record 21h15 CSY Nova York 22h15 Dona Xepa 23h15 Câmera em Ação0h15 Roberto Justus + 1h10 Programação IURD

TVE 6h30 Caminhos da Reportagem 7h30 Táxista Empreendedor 8h Visual 8h20 Nilba e os Desastronautas 8h30 Cocoricó na Cidade 8h45 Espaço Público TVE + AL9h40 Peixonauta 10h05 Pequenos Rôbos 10h30 Contos de Tatonika 10h50 Meu Amigãozão 11h15 Cedric 11h20 Escola pra Cachorro 11h30 Um Verão Qualquer 12h Repórter Brasil 12h30 Jornal da TVE 12h45 Estação Cultura 13h15 Pandorga 13h25 Peixonauta 13h55 Pequenos Rôbos 14h25 Contos de Tatonika 14h40 Meu Amigaozão 15h Escola pra Cachorro 16h Karku 15h30 Pandorga 16h Sem Censura 17h30 Rede Jovem Cidadania 18h Estúdio Móvel 18h30 Radar 19h Cidadania 19h30 Jornal da TVE 20h Estação Cultura 20h30 Nação 21h Repórter Brasil Noite 22h Roda Viva 23h30 Primeira Pessoa 0h30 Brasilianas 1h30 Jornal da TVE 2h Radar

TV PAMPA 5h Show da Fé 7h Pampa Show 8h Show da Fé 8h30 Morning Show 9h30 Você na TV 11h30 Pampa Show 12h Pampa Meio-dia 12h55 Pampa Kids 15h A Tarde é Sua 17h Algo Mais 17h40 Pampa Debates 18h15 Programa Pampa News 19h05 Jornal da Pampa 19h30 TV Fama 20h55 RedeTV News 21h30 Igreja Internacional da Graça de Deus 22h30 Superpop 0h Studio Pampa 2h50 Leitura Dinâmica

SBT6h Jornal SBT manhã 7h SBT Rio Grande Manhã 7h30 Jornal SBT manhã 9h Bom Dia & Cia 12h10 SBT Rio Grande 12h45 Três é Demais 13h15 Arnold 13h45 Chaves 14h30 Marimar 15h30 Cuidado com o anjo16h30 Rubi 17h30 Casos de Família18h25 Plantão Sertanejo 18h30 As Visões da Raven 19h20 Eu, a Patroa e as Crianças 19h45 SBT Brasil 20h30 Carrossel 21h15 Programa do Ratinho 23h Astros 0h SBT Repórter 1h Jornal do SBT 1h45 Dois Homens e Meio 2h15 Big Bang - a Teoria 2h45 A Garota do Blog 3h30 Entourage 4h Jornal do SBT - madrugada

ULBRA TV 6h20 Macgiver 7h10 EAD na TV 8h Toque de Vida 8h10 Sessão Galerinha 11h10 Jornada nas Estrelas12h05 Toque de Vida 12h15 Buffy - a caça- vampiros 13h Versão brasileira - "Um policial em apuros" 14h45 Tarde Toon 16h10 Esquadrão Classe A 17h05 Informação 18h05 Tudo em Casa 18h50 Ulbra Notícias19h15 Atividade 20h10 Cadeira Cativa 21h CPT - Cristo para Todos 21h30 2 Toques 22h15 Cine 48 - "Justiceiros de rua" 23h50 Toque de Vida 0h Tudo em Casa 0h50 Insônia Class - "Desafi o nas ruas"2h20 Insônia - "A última festa" 3h55 "Um policial em apuros" 5h30 Zorro

BAND 4h Igreja Mundial 6h50 1º Jornal 7h30 Agroband 8h Dia Dia 9h10 Band Kids 11h10 Jogo Aberto 13h Os Donos da Bola 14h Ponto de Luz 15h Futurama 15h50 Os Simpsons 16h45 Brasil Urgente 18h50 Band Cidade 19h20 Jornal da Band 20h25 Momento da Sorte 20h30 Show da Fé 21h20 Zoo 21h30 Os Simpsons 22h30 CQC - Custe o Que Custar 0h30 O Mundo Segundo os Brasileiros 1h30 Jornal da Noite 2h15 Claquete 3h15 O Encantador de Cães3h40 Popcorn TV

TV

SOPHIE CHARLOTTE, a Amora de "Sanguebom", novela das 19h da Globo, revelou queestá, ainda, aprendendo a lidar com o assédioda imprensa, mas já está mais preparadado que antes. A atriz afi rma que entende acuriosidade do público em relação à sua vidaparticular, mas desde que seja com o devidorespeito.

Sophie Charlotte: aprendendo a lidar com a imprensa

ELLEN ROCHE , aMulher Mangaba de"Sangue bom" ga-rante que não posa-ria nua novamente,mesmo vivendo umpapel sensual. Ellenafi rma que o seu focoagora é outro e quercontinuar investindo

apenas na sua carreira de atriz.

Page 15: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

Segunda-feira,24 de junho de 2013

JORNAL DO POVO/3

HORÓSCOPO

ÁRIES (21/3 a 20/4) - Aja com bom senso na defesa dos seus inte-resses e não descuide da saúde.

TOURO (21/4 a 20/5) - Encare o futuro com otimismo. Não deixe a melancolia tomar conta do seu coração.

GÊMEOS (21/5 a 20/6) - Visitas inesperadas. Bom dia para negociar com Sagitário.

CÂNCER (21/6 a 21/7) - Não queira ser sem-pre o centro das aten-ções da pessoa que está ao seu lado.

LEÃO (22/7 a 22/8) - Poderá ter de en-frentar um período de contenção econômica, previna-se.

VIRGEM (23/8 a 22/9) - Conseguirá uma me-lhoria na sua posição social e econômica.

LIBRA (23/9 a 22/10) - Necessidade de mu-dança de atitude no que se refere à saúde. Novidades com Peixes.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) - Não gaste mais do que realmen-te pode. Conte com Capricórnio.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) - Tendência para se sentir sau-dosista. Pratique o pensamento positivo.

C A P R I C Ó R N I O (22/12 a 20/1) - Pro-cure ver o que as pessoas realmente são por dentro.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2) - É possível que se sinta um pouco carente e necessite do carinho dos amigos.

PEIXES (20/2 a 20/3) - Não seja irresponsável e pense bem no seu futuro.

Bruno pede Fatinha em casamento. Pilha é ova-cionado em seu show. Fatinha cria regras pro seu relacionamento com Bruno até que a data do casamento chegue. Há uma passagem de tem-po. Os alunos esperam ansiosos os resultados do vestibular. Pilha cobra o beijo que Fatinha pro-meteu se passasse para a faculdade. Chegam os convites de casamento de Bruno e Fatinha. Tizinha e Nando continuam sem se falar. Raquel se culpa pelo leilão do aparta-mento e Lia consola a mãe. Luana volta para o Rio de Janeiro. Orelha tenta ajudar Nando a reconquistar Tizinha. Gil incentiva Ju a falar com seus pais sobre a viagem para Nova York. Pilha, Fera e Orelha fazem uma retrospectiva de imagens da turma. Bruno insiste, mas Fatinha mantém fi r-me as regras do namoro. Luana visita Sal. Peçanha ouve a conversa de Luana e Sal.

Isabel e os tenentes fazem uma busca na casa de Dionísio à procura das obras de arte roubadas. Marizé desconfi a que Lipe não quer ir à escola por causa das ameaças de Mateus. Taís comenta com Marinalva que acha que Paçoquinha está apaixonado por ela. Isabel e os te-nentes encontram o bunker vazio. Ester e Cassiano discutem por causa dos ciúmes que Ester sente de Cristal. Dionísio afi rma a Alberto que alguém em sua casa o traiu, e desconfi a de Ester. Ju-liano convida Donato e Bibiana para serem padrinhos de seu ca-samento. Os tenentes tentam interceptar o avião de Gonzalo, que decola com as obras de arte roubadas.

Amarilys impede Ninho de contar para Bruno que é o pai biológico de Paulinha. Paloma acorda e pede para ver a fi lha. Amarilys e Valentim ten-tam acalmar Ninho. Pilar desconfi a da traição de César. Paloma é levada para ver Paulinha. Ninho conta para Alejandra que encontrou sua fi lha. Pa-trícia confessa que sentiu falta de Michel. Bruno es-tranha a frieza de Paloma e comenta com Amarilys. Carlito defende Valdirene da implicância de Deni-zard. Márcia consegue os falsos documentos para Atílio. Valdirene conhece uma moça que promete ajudá-la a se aproximar dos jogadores. Paulinha melhora, e Bruno co-memora a notícia com a família. Alejandra para-beniza Ninho por ser pai da herdeira do hospital San Magno. Thales beija Nicole. Pilar interroga Priscila sobre o carro que ela supostamente ganhou de seu marido. César manda Aline procurar um fl at para morar. Linda chega para a consulta com Renan. Eron confi r-ma as suspeitas de Lu-tero, que decide marcar uma reunião com César e Félix. Paloma recusa as fl ores que Bruno leva para ela. Lutero acusa Félix de roubar o hospital.

NOVELASMALHAÇÃORBS TV - 17H50MIN

SANGUE BOM RBS TV - 19H30MIN

FLOR DO CARIBE RBS TV - 18H20MIN

AMOR À VIDA RBS TV - 21H10MIN

Maurício discute com Amora. Sheila denun-cia Tito. Tábata muda o visual de Filipinho para uma entrevista. Bárba-ra coloca um vírus no computador de Kevin. Xande pede para con-tinuar namorando Luz escondido. Filipinho e Tábata se preocupam com uma foto em fa-mília que Mônica pede para tirar. Charlene é promovida. Verônica discute com Natan. Malu consola Maurí-cio. Lara ouve Amora falar que rompeu seu noivado. Sheila sofre por ter denunciado Tito. Bento se enfurece com uma entrevista de Amora. Lara fala para Sueli Pedrosa mandar Zito seguir Amora. Gertrudes, Caitana e Pulquéria tentam ani-mar Damáris. Maurício decide viajar e Verônica o apoia. Renata pergun-ta se ainda tem chance de reatar com Érico. Rosemere se recusa a sair na foto de família e Filipinho fi ca arrasado. Zito segue Amora até a casa de Bento. Bárbara mente para os jornalis-tas sobre Kevin e deixa o fi lho em pânico.

ROSINEL COSTA

"Justiceiros de rua"

Ulbra TV - 22h15min Jim Brown, Fred Williamson e John

Bookman. Jake Travor, boxeador fa-moso, retornou à sua cidade natal e encontrou os lugares de sua infância completamente destruídos pela vio-lência e seu pai no hospital depois de levar um tiro de uma gangue local. A primeira proposta de Jake é um acordo entre as gangues e a comunidade, mas a ideia de paz é chacinada com mais mortes. Ação.

"Meninas malvadas"

"A trilha" RBS TV - 22h20min

Mila Jovovich, Kiele Sanchez, Chris Hemsworth e Marley Shelton. No que parecia ser a viagem de lua de mel perfeita, quatro recém-casados fi cam saben-do que há um casal de psicopatas matando na trilha em que viajam. Os jovens aventureiros seguem com cautela, mas vão encontrar perigos surpreendentes, e o paraíso vai se transformar então, no cenário de uma luta desesperada pela sobrevivência. Terror.

RBS TV - 15h55min Lindsay Lohan, Rachel McAdams,

Tina Fey e Tim Meadows. Cady Heron é uma garota que cresceu na África e sempre estudou em casa, nunca tendo ido a uma escola. Após retornar aos Estados Unidos com seus pais, ela se prepara para iniciar sua vida de estu-dante, se matriculando em uma escola pública. Logo Cady percebe como a língua venenosa de suas novas colegas pode prejudicar sua vida. Comédia.

FILMES DE HOJE

gue que dio da

e a da do

INGRID GUIMARÃES, que vive Tina em "Sangue bom", causou espan-to nos bastidores das gravações afi rmando que em casa, por incrível que pareça, é muito séria.

Embora esteja muito satisfeita com os seus papéis, MARISA ORTH, a Damáris em "Sangue bom" (Globo - 19h), revelou que sonha em interpretar per-sonagens dramáticas, tan-to na TV, como no teatro e cinema. A atriz espera ser chamada para fazer uma louca ou outros trabalhos que exijam uma composi-ção mais elaborada.

Marisa Orth quer ser dramática

BRAD PITT cancelou a vinda para o Brasil para a première de seu novo fi lme, "World war Z". O astro de Hollywood, que chegaria ao Rio sá-bado e permaneceria na cidade até hoje, suspendeu o evento por conta das manifestações que tomaram o país. Para o ator e os responsáveis pela divulgação do longa, a temáti-ca do fi lme, que conta a história de uma invasão zumbi e mostra o caos

em várias cidades do mundo, não combinaria com a atual conjuntura no Brasil.

Brad Pitt cancela viagem ao Brasil por conta de

manifestações

a

PALOMA DUARTE, afastada da TV desde "Máscaras" (2012), irá integrar o elenco de "Pecado mortal", a próxima novela das 22h da Record. Na trama, que substituirá “Dona Xepa” em setembro, a atriz dará vida à grande vilã da história, Dorotéia.

a de

ga-sa-te,

um len oco uer do

Page 16: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

[email protected]

[email protected]

TI-TI-TI Dioceses de todo Brasil ce-

lebraram no último domingo a contagem regressiva de um mês para a Jornada Mundial da Ju-ventude (JMJ), que ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. Em Cachoeira do Sul, o setor da juventude da diocese caminhou da Catedral Nossa Se-nhora da Conceição até o centro da cidade. Antes disso, os sinos de todas as paróquias badala-ram simultaneamente por alguns minutos. Pelo menos 200 jovens vão representar a cidade na JMJ - grupos e movimentos estão se organizando em excursões e três ônibus já estão confi rmados. A Jornada Mundial da Juventude será a primeira viagem interna-cional do papa Francisco, desde o conclave de março.

Boutique Inttimação espera seus clientes nessa segunda-fei-ra, a partir das 14h, com muita pipoca, pinhão, cachorro-quente, quentão, carrapinhada e pesca-ria, valendo brindes e descontos especiais para comemorar o mês de São João.

Nos dias 26 e 27 de junho acontece o 2º Arraial da Moda, na Boutique Vértice. Serão dois dias de brincadeiras, guloseimas e muitas surpresas, iniciando às 14h. Compareça!

Monjuá realizará um open house nesta quinta-feira! A loja receberá seus clientes das 17h às 20h para um happy hour, ofere-cendo chocolate quente, com a grife da Chonoko, e tendo como destaque a presença especial da blogueira Pati Albuquerque, do Style Book, que estará propor-cionando consultoria de estilo. A coleção de inverno da loja será apresentada por modelos, produ-zidas pelo salão Espelho Mágico, que circularão entre os clientes. Os presentes concorrerão a um book fotográfi co com Guilherme Pignone Fotografi as. Participe!

Hype Club recebe nesta sexta--feira o cantor Gabriel Valim, dono do hit Piradinha, que será acompanhado pelos DJs Roberto Giuliani e Cassiano Mello. Na pis-ta Red Zone, o DJ Douglas Ninja é o responsável pela animação da galera. Os ingressos, válidos até a 1h, estão disponíveis na sede do Blitz da Balada, lojas Monjuá e Boss Store, postos Best Point, Lolozinho e Nevoeiro e Aquece Bebidas. Sócios da SRB devem garantir seu ingresso na recepção do clube. No sábado, a boate abrirá novamente com os DJs Douglas Ninja e Dionísio Vargas, mais a pagodeira do gru-po Samba de Mesa. Os ingressos da boate do dia 28, com Gabriel Valim, terão passfree até a 1h. Não perca!

Laís Peixoto embar-cou no último fim de semana para os Estados Unidos, pelo programa de estudos Ciência sem Fronteiras, onde permanecerá por um ano estudando na Universidade de Rhode Island. Boa sorte!D

ESTA

CA

ND

O

DIVULGAÇÃO JP

Corte Liberatense, constituída por Magdiane Galvão e Kimberly Assunção, ao lado da pro-

fessora Rosana Ortiz premiando o jovem André Luis como a melhor frase sobre o dia das mães

DIVULGAÇÃO JP

Emilin Grings e Felipe Drews curtindo o jantar do Top of Mind

JENNIFER GONZALEZ

Heloisa Fortes em ensaio de 15 anos

GABRIEL LUIZ

Thaís Dias em book fotográfico

GABRIEL LUIZ

Laura Pohl Costa: curtindo seus 15 anos

GABRIEL LUIZ

Gabriela Borba à espera dos seus

15 anos

GABRIEL LUIZ

Sob flashes: Caroline Mahfus

GABRIEL LUIZ

Quem aceita o mal sem

protestar, coopera

com ele".MARTIN

LUTHER KING

Page 17: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

DRIBLEJORNAL DO POVO Cachoeira do Sul, segunda-feira, 24 de junho de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕESp

Uruguai no caminho do BrasilAtuais campeões da Copa América avançam para a semi inal de quarta-feira

4Chulipa naliderança

Equipe derrotou o São Lourenço por 3 a 1, sábado, pelo Campeonato Municipal de Futebol Master.

3Alexey fecha o gol e chora

Destaque sábado à noite, goleiro declarou amor ao clube e pediu respeito com jogadores do Cachoeira Futsal.

p2

Cachoeira notopo da Ouro

Time derrotou sábado a Alaf por 3 a 1 e se igualou aos lajeadenses com 20 pontos.

Fortalezagarante vagana semifi nalTime derrotouo Tamoyo por 4 a 2 pelasquartas da 2ª Divisão 4

g

pp

CLASSIFICAÇÃO

GRUPO A SELEÇÕES ........... PONTOS1º) Brasil .......................... 9 2º) Itália ........................... 63º) México ........................ 34º) Japão .......................... 0

3ª rodadaSábado

Japão 1 x 2 MéxicoItália 2 x 4 Brasil

GRUPO B1º) Espanha ...................... 92º) Uruguai ....................... 6 3º) Nigéria ........................ 3 4º) Taiti ............................ 0

3ª rodadaDomingo

Nigéria 0 x 3 EspanhaUruguai 8 x 0 Taiti

SEMIFINAL

QUARTA-FEIRA - 16hBrasil x Uruguai

QUINTA-FEIRA - 16hEspanha x Itália

Cleber Pinto

O que todos espera-vam aconteceu. O encon-tro entre Brasil e Espanha na Copa das Confedera-ções só ocorrerá se for na decisão, no próximo domingo. Ontem, o Uru-guai goleou o Taiti por 8 a 0 e garantiu o segundo lugar do grupo B, com seis pontos, contra nove dos espanhóis, que bateram a Nigéria por 3 a 0.

Mas para que ocorra o encontro entre a se-leção mais badalada do planeta no momento e a pentacampeã mundial, espanhóis e brasileiros terão de passar pela semifi nal. Quarta-feira, em Belo Horizonte (MG), o Brasil duelará contra o Uruguai, atuais campe-ões da Copa América. A Espanha, na repetição da fi nal do Eurocopa 2012, terá de superar os vices italianos, quinta-feira, em Fortaleza (CE).

Ontem, o Uruguai op-tou por escalar reservas, mas não teve difi culdades para confi rmar sua clas-sifi cação contra o fraco Taiti. Hernández marcou quatro gols. Diego Pérez, Lodeiro e Suárez (2) completaram a goleada. Scotti foi expulso e não enfrentará o Brasil.

Os jogadores uruguaios deixaram o gramado des-tacando a importância do duelo contra o Brasil por uma vaga na decisão. "É muita responsabilidade enfrentar o Brasil. Foi confi rmada uma semifi nal muito linda", avaliou o atacante Luiz Suárez.

Felipão com força máxima para a semifi nalO técnico Luiz Felipe

Scolari terá todos os joga-dores à disposição para as semifi nais da Copa das Confederações. O médico José Luiz Runco garantiu que nenhum jogador pre-ocupa para o confronto de quarta-feira, em Belo Horizonte (MG), contra o Uruguai, incluindo o volante Paulinho e o za-gueiro David Luiz.

O zagueiro sentiu uma pancada na coxa, sábado, na vitória por 4 a 2 sobre a Itália, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), e foi substituído por Dante ainda no primeiro tempo, quando o jogo estava 0 a 0. "Para David Luiz não deu para continuar, mas não será problema para quarta-feira. Ele não saiu por precaução, foi uma pancada mesmo. Mas estão todos liberados”, disse o médico da Seleção Brasileira.

Já Paulinho fi cou fora da partida em razão de uma entorse no tornoze-lo esquerdo. O próprio volante garantiu a sua presença nas semifi nais da Copa das Confedera-

ções. "Estou recuperado, um ou dois dias já fazem a diferença no tratamen-to. Quarta-feira estarei à disposição do Felipão”, disse Paulinho.

Além de não ter ne-nhum problema por con-tusão, a Seleção Brasileira não está com nenhum jogador suspenso. Assim, a tendência é que o técnico Luiz Felipe Scolari repita a escalação dos dois pri-meiros jogos da Copa das Confederações na semifi -nal de quarta-feira.

CLÁSSICO - No clássi-co contra a Itália, o Brasil saiu na frente com gol de Dante. Giaccherini em-patou no segundo tempo. Neymar, de falta, marcou 2 a 1 e Fred ampliou para 3 a 1. Chiellini descontou, mas Fred defi niu a viória por 4 a 2 e a campanha 100% na primeira fase.

O Brasil jogou com Julio Cesar, Daniel Al-ves, Thiago Silva, David Luiz (Dante), Marcelo; Luiz Gustavo, Hernanes, Oscar; Hulk (Fernando), Neymar (Bernard) e Fred. Dante: gol nos 4 a 2 sobre a Itália no sábado

Espanha bate recordeA Espanha segue fazendo história. Atual campeã

mundial e bicampeã da Eurocopa, a seleção derro-tou ontem a Nigéria por 3 a 0 pela Copa das Con-federações e está a 28 jogos ofi ciais sem perder. A última derrota da Fúria – sem contar jogos amisto-sos - aconteceu no dia 16 de junho de 2010, contra a Suíça, na abertura da Copa do Mundo da África do Sul. Os espanhóis superaram a França, que entre 1994 e 1999 fi cou 27 partidas sem perder.Espanha: 28 jogos ofi ciais sem perder

O QUE DISSE"Meus jogadores

jogaram com o cora-ção e viveram uma experiência incrível neste torneio. A dura realidade que estamos enfrentando, entre o futebol profi ssional e o nosso, nos faz dar conta dessa diferença abismal"

EDDY ETAETA, téc-nico do Taiti, sobre o desempenho do time formado por amadores, com derrota por 6 a 1 para a Nigéria, 10 a 0 para a Espanha e 8 a 0 para o Uruguai.

FOTO

S D

IVU

LGA

ÇÃ

O J

P

Page 18: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

Cachoeira do Sul, quarta-feira, 14 de março de 2012DRIBLE 2>>>FUTSALp

Virada com a força do time e da torcidaVitória do Cachoeira por 3 a 1 sobre a Alaf foi marcada por incentivo de familiares e união em quadra Cleber Pinto

Em noite em que a sintonia entre torcida e jogadores esteve perfeita, o Cachoeira Futsal/Granol reagiu na hora certa e derrotou sábado a Alaf de Lajeado por 3 a 1, se igualando ao adversário na liderança da Série Ouro do Gauchão de Futsal com 20 pontos.

O jogo não era comum. E foi enca-rado como especial. Depois da derrota por 9 a 1 para o Bento Futsal, a maior da Série Ouro, algo deveria ser feito. E foi. A diretoria desde segunda-feira tratou de cobrar mais empenho dos jogadores, mas ao mesmo tempo transmitir confi ança.

O técnico Augusto Brink também fez a sua parte, tratou de corrigir erros e cobrar atenção do grupo. Os jogadores precisavam dar uma resposta. Foi uma semana de cobranças e de alertas sobre a importância da vitória. Uma nova derrota deixaria o time em situação complicada na classifi cação e teria efeito devastador sobre uma equipe que não havia vencido os dois últimos jogos em casa.

Foi na família que os jogadores se agarraram para dar a volta por cima e superar as críticas após a derrota em Bento. O ala cachoeirense Givago teve a iniciativa de motivar os jogadores pouco antes de a bola rolar. Durante a semana, Givago entrou em contato com os familiares, esposas e namoradas dos jogadores em busca de apoio. Queria frases para mostrar aos companheiros que a reação dependia somente deles. As mensagens de incentivo foram lidas no vestiário do Derlizão. Teve choro. E ainda mais motivação para o grupo buscar os três pontos sobre a Alaf.

CLASSIFICAÇÃO

TIMES .................. PONTOSCLASSIFICADOS

1) Alaf Lajeado ............... 20 2) Cachoeira Futsal ........ 203) ADS Sananduva ......... 194) AGSL São L. Gonzaga 18 5) Afusca Cachoeirinha .. 17

TORNEIO DA MORTE 6) Assaf Santa Cruz ........ 167) Bento Futsal ............... 14 8) Asaf Santo Ângelo ...... 119) Sobradinho .................. 9Importante: Lajeado, Sananduva, Bento e Santa Cruz têm um jogo a menos.REGULAMENTO - Jogos em turno e returno, com os cinco primeiros avançando. Os quatro últimos disputarão um torneio que apontará os dois rebaixados.

13ª RODADASÁBADO

Cachoeira 3 x 1 LajeadoADS 1 x 1 Sobradinho

Afusca 3 x 1 AGSLS. Ângelo 0 x 0 Bento

14ª RODADAPRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Santa Cruz x AGSL

PRÓXIMO SÁBADOS. Ângelo x Cachoeira

Afusca x LajeadoSananduva x Bento

FICHA TÉCNICACACHOEIRA FUTSAL

ALAF DE LAJEADO

1

Alexey, Dal-van, Mamau, Zezinho, Lefor, Thia-go, Baton, Luciano, Pessolano, Markinhos,

Givago, Yuri, Lingui-ça e Lucas. Técnico: Augusto Brink.

Chico; Duda, Jamur, Rafi n-ha, Bruno Petry, Ga-briel, Thiago, Gilson, Alex Imer, Edson, Ademar

Neguinho, Coutinho, Mateus e Cássio. Téc-nico: Giba

ÁRBITROTelmo Teixeira e Rafa-el AmaroLOCALGinásio Derlizão

3

Vencer a Alaf por 3 a 1 na noite de sábado, no Ginásio Derlizão, não foi missão fácil para o Cachoeira Futsal/Granol. Foi preciso muita qua-lidade e empenho para encarar um adversário forte e que também tinha de triunfar para acabar com a sequência de jogos sem vitória, com dois empates e uma derrota.

O domínio inicial foi da Alaf. Os lajeadenses pressionaram nos cinco minutos iniciais, mas pararam nas boas defesas de Alexey. O Cachoeira tinha difi culdades para sair da marcação, embora tivesse reclamado um pênalti em Mamau com dois minutos.Restando oito minutos, Gilson marcou 1 a 0 para os visitantes.

Em desvantagem, o Cachoeira foi para cima. Linguiça entrou no jogo e acendeu a equipe com a sua habilidade. Mas estava difícil fi nalizar. Aí o árbitro deu uma mão e errou ao marcar pênalti do goleiro Chico. Linguiça cobrou e empatou a

cinco minutos para o fi nal. Um minuto depois veio a virada. Alexey lançou Lefor, que dominou e com um leve toque marcou 2 a 1.

Na etapa fi nal, o Cachoeira foi mais efi ciente na marcação e deu poucas chances à Alaf. Mas o jogo era tenso e o adversário, qualifi cado. O Cachoeira já tinha desperdiçado chances com Lucas e mandado uma bola na trave com Lefor. O alívio veio a cinco minutos para o fi nal, quando Luciano roubou a bola no meio da quadra, avançou e ampliou para 3 a 1.

A Alaf ainda apelou para o goleiro linha, mas o Cachoeira deu conta do recado. O goleiro Alexey, em noite inspirada, fechou o gol, os jogadores se doaram na marcação e a equipe deixou a qua-dra com a reabilitação garantida, depois de uma semana de cobranças pela derrota para o Bento Futsal por 9 a 1. O time era quarto lugar. Agora só está atrás da Alaf pelo saldo de gols.

Qualidade e empenho de sobra para vencer

Santo Ângelo no caminho

Com quatro pontos de vantagem para a sexta colocada, a Assaf de Santa Cruz do Sul, o Cachoeira volta a jogar no próximo sábado, fora de casa, revivendo contra a Asaf a decisão da Série Prata de 2012, vencida pelo time de Santo Ângelo. No pri-meiro turno, o Cachoei-ra venceu por 6 a 3.

Restamquatro jogos

O Cachoeira terá ainda jogos em casa contra Santa Cruz e Ca-choeirinha e sairá para duelar contra a Asaf de Santo Ângelo e a ADS de Sananduva. Pelo pla-nejamento da diretoria e comissão técnica, com duas vitórias o time garantirá classifi cação à segunda fase.

Os jogadores do Cachoeira Futsal tiveram uma atuação vibrante sába-do à noite. Não havia bola perdida. A concentração era total. O time teve algumas difi culdades na primeira etapa e viu a Alaf ter um leve domínio e abrir o placar com Gilson. Mas aí apareceu a torcida cachoeirense. O apoio foi total da arquibancada. Ao ver a entrega dos jogadores em quadra, a torcida não parou de incentivar. O Cachoeira cresceu e buscou a virada por 3 a 1.

Foram 35 minutos de bola rolando até a vitória fi car bem encaminhada. Nos cinco minutos fi nais, a torcida só faltou entrar em quadra para ajudar o time a buscar mais uma vitória. Vaiou forte a cada ataque da Alaf e vibrou com cada defesa de Alexey ou roubada de bola dos jogadores.

A semana tensa terminou em festa. O goleiro Alexey, ajoelhado na quadra, chorava pela atuação perfeita. O técnico Augusto Brink subia nas costas do ala Zezinho para vibrar pela vitória. Joga-dores iam à rede de proteção agradecer o apoio da torcida. Direção e atletas se abraçavam em quadra. O grupo do Cachoeira foi para o vestiário com a missão cumprida e com a certeza de que se manter a qualidade e a vibração de sábado não deixará escapar a vaga à segunda fase.

Incentivo veio daarquibancada docomeço ao fi m

Lefor e Zezinho com a torcida: Derlizão virou um caldeirão

Sem bola perdida: jogadores se doaram na marcação e seguraram a pressão da Alaf

FOTO

S C

LEB

ER

PIN

TO

Page 19: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 24 de junho de 2013DRIBLE 3>>>FUTSALp

Alexey em noitede MURALHAGoleiro foi decisivo para vitória sobre a Alaf

Cleber Pinto

O goleiro Alexey teve uma atuação destacada no Cachoeira Futsal/Granol, sábado à noite, no Ginásio Derlizão, na vitó-ria por 3 a 1 sobre a Alaf de Lajeado. O paulista de São Bernardo do Campo, de 22 anos, fez defesas decisivas no começo e no fi nal do duelo e foi o nome do confronto.

Após o apito fi nal, Ale-xey se ajoelhou e chorou pela vitória que deixou o time igualado com a líder da Série Ouro do Gauchão com 20 pontos. "A semana foi difícil. Tem de respeitar essa camisa e respeitar essa gente. Somos traba-lhadores. Eu amo esse time e dou a minha vida por esse time", destacou.

Ontem, mais calmo e curtindo a vitória e os elogios pela atuação, o goleiro explicou que as lágrimas foram de emo-ção pela determinação em quadra de todos os jogadores e pelo apoio do torcedor. "Tivemos uma semana difícil. Ví-nhamos de derrota e a cobrança era grande. O grupo matou no peito a cobrança e assimilou a importância do jogo. Me emocionei ao ver meus

companheiros dando carrinho e se dedicando o tempo todo", disse.

Alexey considerou a atuação como a melhor de sua vida. Além de fa-zer defesas importantes, mostrou qualidade na reposição e com as mãos deu a assistência para o gol de Lefor, o da virada sobre a Alaf. "Com certeza foi a minha melhor atuação, não só pelas defesas. Fui bem também na reposi-ção", disse.

O goleiro salientou que o grupo precisava vencer em casa para dar a volta por cima após a derrota por 9 a 1 para o Bento

Futsal. "Mostramos nossa força com muito dedica-ção. Muitos duvidavam, mas mostramos que so-mos capazes", afi rmou.

O camisa 18 lembrou que o clima era de con-fi ança para a vitória desde a chegada ao Derlizão. "No vestiário deu para ver que a noite seria nossa. O grupo estava focado. Mesmo quando estávamos perdendo, eu sabia que íamos ganhar", completou o goleiro, que arrancou elogios também dos ad-versários, que lamentaram que Alexey estava em noite inspirada, em jornada de muralha.

Alexey emocionado: atuação de luxo no sábado

Tão logo o Cachoeira Futsa/Granol confi r-mou a vitória por 3 a 1, sábado à noite, o téc-nico Augusto Brink correu para a torcida para agradecer pelo apoio no Ginásio Derlizão. No meio do caminho, Brink encontrou o ala Zezi-nho. Não pensou duas vezes, pulou nas costas do ala e pegou carona até a rede de proteção para festejar com a torcida.

A cena mostrou a importância de uma vitória sobre a Alaf. Brink tem a confi ança dos joga-dores e da diretoria, mas uma derrota poderia deixar o clima insustentável. A vitória veio em boa hora e reabilitou o Cachoeira após a der-rota fora de casa por 9 a 1 para o Bento Futsal.

Brink elogiou os jogadores pela vitória. "Somos um grupo, uma família. Quando a casa está certa, arrumada, podemos fazer isso que fi zemos hoje (sábado). Foi excepcional o que os jogadores fi zeram. Tiveram empenho o tempo todo. Esse grupo é fantástico", destacou.

O treinador teve motivos de sobra para elo-giar os atletas. Linguiça entrou e deu um novo ritmo ao time. Os experientes Lefor e Luciano marcaram gols e acalmaram o time. Mamau comandou o toque de bola. Zezinho e Dalvan estiveram bem taticamente. Lucas encarou os marcadores e deu trabalho. Givago, Markinhos, Yuri e Baton também se esforçaram quando foram acionados. Não houve vacilos e o empe-nho foi decisivo para a reação na Série Ouro.

Augusto Brink elogia grupo excepcional

RÚSTICASp

Medeiros e Márcia vencem Cross Country

O Circuito Cachoeiren-se de Corridas de Rua 2013 teve início ontem, com o 3º Cross Country do Projeto Integração de Atletas, na área do Jockey Club de Cachoeira do Sul e Centro Esportivo Municipal, em uma distância de 5.000 metros.

O campeão geral foi o padrinho da prova, Rodi-nei Medeiros (Gruppen), com o tempo de 17 mi-nutos e 36 segundos. No feminino, venceu Marcia Cavalheiro, de Restinga Seca, com 23min13s, se-guida pela cachoeirense Aghata Christie Dornelles (24min15s), que neste ano faz a sua estreia entre os corredores maiores.

Já entre os menores o vencedor geral masculino foi Nícolas Rodrigues, da Escola Rio Jacui, e, no feminino, Josiane Thomp-sem, da Escola Ciro Carva-lho de Abreu. Na categoria especial, o vencedor foi Ba-tista, de Bento Gonçalves.

Os organizadores da prova consideraram um sucesso o evento, pois reuniu atletas de Santa Maria, Carlos Barbosa, Farroupilha, Bento Gon-çalves, Erechim e Cachoei-

ra do Sul, totalizando 285 competidores nas mais diversas categorias.

No fi nal do circuito, os campeões gerais levarão o Troféu Rodinei Medeiros, atleta federado de Cacho-eira do Sul.

Para dar apoio ao even-to, a organização da prova teve a participação de Água Mineral Santo Anjo, Sulfoto Digital, Grupo de Escoteiros do Ar Nero Moura, curso de técnico em enfermagem da Escola de Educação Profi ssional de Saúde, curso de Edu-

cação Física da Ulbra, Secretaria de Municipal de Saúde, Secretaria Mu-nicipal de Educação, Setor de Trânsito da Secretaria Municipal. (colaborou Carlos Silveira)

Pódio dos campeões: Edson Júnior, diretor da SMD, Márcia, Rodinei, Jo-siane, Nícolas e Linhares, coordenador do 3º Cross Country do Piá

Linhares e Medeiros (D): no desafi o do cross

Sílvio: mais idoso

Pegasus eEspumon são os vencedores

Pegasus Las Nubes e Espumon venceram ontem os páreos no Hipódromo do Amorim. Pegasus (jóquei J. Correia e proprietário Guilherme Michaelsen, ao cuida-dos de Lauri Flash) venceu nos 1.100 metros, com Righe Handed em segundo e Quickshine em terceiro.

Espumon (jóquei J. Silva e pro-prietário Stud Lost Star) venceu nos 1.400 metros, com Quota Famous em segundo e A Vapor em terceiro. Pegasus: vitória nos 1.100 metrosNa garupa: Brink com Zezinho

CLE

BER

PIN

TO

CLE

BER

PIN

TO

KA

RLO

S S

OLR

AC

FO

TOS

ELE

UTÉ

RIO

STA

HL

Page 20: CLEBER PINTOCLEBER a sua indignação fileJORNAL DO POVO PAUTA DO LEITOR: GESTANTE IMPLORA POR LAQUEADURA NA HORA DA CESÁREA /12 Hoje no JP tem Mahfus …

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 24 de junho de 2013DRIBLE 4>>>FUTEBOLp

Fortaleza goleia o Tamoyoe garante vaga na semifi nalTime espera por Sport ou Cristo Rei para decidir vaga na semi inal

Cleber Pinto

O Fortaleza goleou o Tamoyo por 4 a 2, on-tem à tarde, no Centro Esportivo Municipal, e garantiu classifi cação à semifi nal da 2ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol. O adversário será conhecido no pró-ximo domingo, no duelo entre Sport e Cristo Rei. A outra vaga na decisão e no Cachoeirão 2014 será disputada entre Bom Retiro e Ferreira.

Tamoyo e Fortaleza fi zeram um jogo bastante disputado. Invicto, o Ta-moyo começou melhor, pressionando e man-dando bola na trave do Fortaleza. Estreante na temporada, o Fortaleza também acertou a trave em chute de Bi.

As redes balançaram na segunda metade do primeiro tempo. O For-taleza marcou 1 a 0 em falta de Rodriguinho e Jones ampliou para 2 a 0 após boa jogada de Éder. Zezé descontou para o Tamoyo, mas, em nova cobrança de falta, Rodriguinho ampliou para 3 a 1.

Na etapa fi nal, o Ta-moyo pressionou bas-

tante, deu trabalho ao goleiro Ednilton, se soltou para o ataque, mas o Fortaleza soube aprovei-tar os espaços e ampliou para 4 a 1 com Jordan. Nos acréscimos, Giliano descontou para 4 a 2, mas o Fortaleza já tinha

a vitória garantida para seguir sonhando com a vaga na decisão.

Fortaleza (4): Ednil-ton, Lilica, Clóvis, Gregori e Jacaré; Macalé, Alexan-dre, Fábio e Rodriguinho; Éder e Jones. Técnico: Zezinho Lisboa.Entraram

Bi, Fernando e Jordan.Tamoyo (2): Vilson,

Tonho, Stringuini, Guar-da, Vitor, Maninho, Dudu, Andrezinho, Nega, Dodô e Zezé. Técnico: Dedão. Entraram Márcio, Gilia-no, Alafe, Jairo e Júnior Negão.

Chulipa bate o São Lourenço e encaminha classifi caçãoCLASSIFICAÇÃO

TIMES .................. PONTOS1) Chulipa ...................... 10 2) AABC São José ............. 63) São Lourenço ............... 64) Juventude .................... 65) Nacional ....................... 46) Mauá ............................ 37) Amigos ......................... 0 REGULAMENTO - Jogos em turnoúnico e os quatro primeiros vão à semifinal.

O Chulipa fi cou bem perto da semifinal do Campeonato Municipal de Futebol Master ao derrotar o São Lourenço por 3 a 1, sábado à tar-de. no Centro Esportivo Municipal. Além de ser o único time invicto, o Chulipa chegou aos 10 pontos, na liderança da competição. O São Lou-renço, com duas vitórias e dois empates, caiu para o terceiro lugar, com seis pontos.

Desfalcado de quatro dos seus principais joga-dores, do goleador Flo-res, Chico Faller, Elbio e Martelinho, o Chulipa fez uma única proposta de jogo, a de se defender e atuar nos contra-ataques. E foi assim que chegou à vitória. Aos cinco minu-tos, Ziza marcou 1 a 0.

Depois do gol, o Chu-lipa se fechou ainda

mais. Já o São Lourenço controlava o jogo, tinha mais posse de bola, mas pouco fi nalizava. O gol de empate veio aos 10 mi-nutos do segundo tempo,

em pênalti cobrado por Pitoco.

Os contragolpes deram resultado para o Chulipa. Aos 18, Ziza marcou 2 a 1. Aos 42 minutos, em novo

contra-ataque, Dilson de-cretou a vitória por 3 a 1.

QUEDA - A rodada defi niu a queda de mais um invicto. Com gol de Zequinha, o AABC São José derrotou o Nacional por 1 a 0, chegou aos seis pontos e superou o adversário, que parou nos quatro. No outro jogo da rodada, o Juventude aplicou 9 a 0 no Amigos.

Rodriguinho cobra falta: meia vai marcar o terceiro gol do Fortaleza no CEM 4

O canadense James Hinchcliffe conquistou on-tem a sua terceira vitória na temporada da Fórmula Indy. O piloto da Andretti, que largou na segunda colocação, dominou a etapa de Iowa, foi quem mais voltas permaneceu na liderança e recebeu a bandeira quadriculada seguido por Ryan-Hunter Reay e o brasileiro Tony Kanaan. Ed Carpenter, Graham Rahal e Simon Pagenaud completaram a lista dos seis primeiros colocados. Hinchcliffe venceu também as etapas de Saint Petersburg e de São Paulo.

Tony Kanaan con-seguiu mais um bom resultado, igualando a terceira colocação que obteve na corrida do Te-xas. Este ano, no entanto, fi cará marcado por sua primeira vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, prova mais tradicional

do automobilismo norte--americano.

Hélio Castroneves, por sua vez, fez prova regu-lar. Vencedor da corrida classifi catória, o piloto paulista largou da 11ª colocação após receber uma punição por trocar o motor de sua Penske e cruzou a linha de chegada na oitava posição. Bia Figueiredo abandonou a prova em Iowa.

Castroneves manteve a primeira colocação da temporada da Indy, em parte pelos pontos con-quistados pela pole po-sition. O brasileiro agora soma 332 pontos, seguido de perto por Hunter--Reay, que tem 323. Tony Kanaan chegou a 253, na quinta posição, atrás ainda de Marco Andretti, com 277, e Hinchcliffe, com 266. A próxima etapa do calendário da Fórmula Indy é em Pocono, apenas no dia 7 de julho.

VELOCIDADEM

Hinchcliffe vence a terceira na temporada pela Indy

Vitória fácil em Iowa: canadense venceu fácil ontem

INTERp

Semana para defi niros ajustes por Adriano

A contratação do ata-cante Adriano deve ser defi nida nesta semana pela diretoria do Inter. O diretor de futebol Marcelo Medeiros disse que a ne-gociação está bem enca-minhada. "A gente espera fi nalizar este assunto ao longo desta semana. Exis-te a afi nidade de o quanto antes trazer os reforços e colocar à disposição da comissão técnica", des-tacou o dirigente. "Tem alguns detalhes que preci-sam ser ajustados. Coisas em relação à renovação, por exemplo. Mas numa negociação a gente tem que ter cautela e garantir que o investimento vai dar certo", acrescentou.

Medeiros reconheceu que o assunto criou di-vergências no departa-mento de futebol do Inter. "Não foi racha, como foi mencionado. Teve divergência, que sempre é saudável. As opiniões

contrárias fazem parte. Assim, a gente pode fazer a construção de algo mais forte", disse.

FRED - Ontem, Me-deiros negou que Fred já tenha sido vendido para o Shakhtar Donetsk da Ucrânia por 15 milhões de euros (cerca de R4 44 milhões). "O Fred é jogador do Inter. Ontem (sábado) ele treinou em dois turnos e não viajou para a Ucrânia", avisou.

O dirigente criticou o empresário Assis, irmão de Ronaldinho. Para o diretor de futebol do Inter, Assis se precipitou ao ten-tar novamente pressionar os dirigentes.

ALEX - Apesar da negativa, Fred deve ir mesmo para a Ucrânia. Parte do valor pode ser investido para repatriar o meia Alex, que está no Al Gharafa, do Catar.

Carreta freia Davi: Chulipa (E) venceu por 3 a 1

CLE

BER

PIN

TOK

AR

LOS S

OLR

AC

FO

TOS

DIV

ULG

ÃO

JP