classifloripaedissuu15

8
EDIÇÃO fevereiro 2014• 15 DIVULGAÇÃO ENSAIO COM: JULIANA COELHO PG8 SHOW JACK JOHNSON EM FLORIPA "No mês de Março Florianópolis prestigia o cantor havaiano Jack Johnson, no Devassa on Stage, em Jurerê Internacional". PG2

Upload: doda-designer

Post on 07-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Classifloripaedissuu15

edição fevereiro 2014• nº 15

div

ulg

ão

Ensaio com: JULIANA COELHO Pg8

show

Jack Johnson em Floripa

"No mês de Março Florianópolis prestigia o cantor havaiano Jack Johnson, no Devassa on Stage, em Jurerê Internacional". Pg2

Page 2: Classifloripaedissuu15

Editorial E EvEntos2

Quem faz o Jornal Classi floripa

Diretora/ jornalista responsável

Mariana Hoffmann Correia Bernardo Girotto • poLiCiAL feDerALCarol Saraiva • personal trainer rafaela Silva • nUTriCioniSTAingra araujo • foTóGrAfA Guto fonseca • foTóGrAfo Wesley Souza • arquiteto Anderson Lopes • pUBLiCiTário

foTóGrAfoS

• Guto fonseca • ingra araújo• Jornal Classi floripa

reDaçãoitacorubi, florianópolis/SCCnpJ 17.078.572/0001-9648. 3204-4101 e 9914-3585jornalclassifloripa@gmail.comwww.jornalclassifloripa.com.br www.facebook.com/classi.floripa.9

jornal

ToDoS oS MATeriAiS ASSinADoS São De inTeirA reSponSABiLiDADe De SeUS AUToreS, não TrADUzinDo oBriGAToriAMenTe A opinião Do veíCULo. AS foToS pUBLiCADAS

peLoS CoLUniSTAS TAMBéM São De inTeirA reSponSABiLiDADe DoS MeSMoS.

eDição fevereiro 2014 nº 15

pLAneJAMenTo GráfiCo • Dóda Design www.dodadiagramador.com.br

perioDiCiDADe Mensal. Distribuição Gratuita.

Jack Johnson em Floripa

CoLUniSTAS

Anderson Lopes"Publicitário, apaixonado por música eletrônica, acompanha os melhores eventos da área para o Jornal Classi Floripa."

Dono dos sucessos “Upside Down”, “Sitting, Waiting, Wishing” e “Better Toge-

ther” começará sua turnê brasi-leira no Rio de Janeiro, no dia 13 de março. No dia 15 de março é a vez de Florianópolis prestigiar o cantor havaiano Jack Johnson,

no Devassa on Stage, em Jurerê Internacional.

Sua nova turnê leva o nome do seu último álbum, lançado em se-tembro de 2013: “From Here To Now To You”. O disco estreou em primei-ro lugar em quase todos os rankings dos Estados Unidos e Canadá.

contagem regressiva para o creamfields 2015

O mês de janeiro fechou com chave de ouro na Ilha da Magia. No último dia 25, Florianópolis recebeu mais de 20 atrações de diferentes vertentes da música eletrônica para um grande even-to: o Creamfields Brasil.

Nomes como R3H4B, Life is a Loop e Thomas Gold mar-caram a noite dos mais de 17 mil amantes do eletrônico que fizeram parte do espetáculo. Os três diferentes ambientes do evento proporcionaram ao público uma experiência única: ninguém ficou parado! O Cream Arena foi à loucura com o deep house de Jamie Jones, mas quem fez o chão tremer, literal-mente, foi o norte-americano

Steve Aoki em sua apresentação no Main Stage.

Aoki, com toda sua ousadia no palco, foi destaque. Quem ficou até o final conferiu o DJ fa-zendo jus a sua fama de fanfar-rão. Não faltou bolo para as fãs, que disputaram quem iria levar uma tortada na cara durante o show. Não completamente contente, Aoki ainda se aven-turou num passeio pra lá de turbulento, navegando por cima de todos os seus fãs num bote inflável. São momentos como esses que fazem todos os fãs da música eletrônica começarem uma nova contagem regressiva para o próximo Creamfields Brasil. Vem 2015!

editorial e eventos 2

Classi Fitness 3

ensaioInfantil 5

Casa e decoração 6

ensaio Feminino e Masculino 8

Segurança Pública 7

Saúde 4

FOT

O D

IVU

LGA

ÇÃ

O

FOT

O D

IVU

LGA

ÇÃ

O

saiba mais

QUanDo? 15/03/2014onDE? Devassa On StageingREssoswww.blueticket.com.br

Page 3: Classifloripaedissuu15

Classi FitnEss 3

DiCa Do mÊs

o que vestir

Carol SaraivaAtleta MHP Personal Trainer / Preparadora de AtletasPalestrante Bacharel em Educação Física UDESC/ UTL (Lisboa)Instagram: @carolsaraivafitnessfacebook: /carolsaraivafitness

[email protected]

DiCa DO mÊs

1) no caloR, QUais são as PEças inDicaDas PaRa malhaR?Sentir-se bonita e confiante onde quer que você esteja é fundamen-tal para a mulher, e na academia não deve ser diferente. Esqueça aquela calça larga e desbotada que você usava para ir treinar se escondendo. Como analisar a evolução do próprio corpo se é difí-cil até de olhar no espelho? Usar um look bacana na gym é fundamental, sua autoavaliação ficará mais criteriosa. Escolha peças leves, shorts, tops com bas-tante sustentação e regatas mais cavadas para agregar o look. Fazer as pazes com a autoestima não tem preço e vale a pena investir no visual!

2) QUais são os mElhoREs tEciDos?A indústria têxtil está cada vez mais se preocupando com o desenvolvimento de tecidos tecnológicos, desde materiais com proteção UV até fios que ajudam no combate a celulite. Uma dica, principal-mente na escolha de leggings é procurar por tecidos com fio de poliamida, além de ser super confortável, ajuda na trans-piração.

3) o QUE lEvaR na acaDEmia PaRa aliviaR o caloR?Água, muita água. Assim como muitas atletas eu estou sempre com a minha garrafinha de água. Costumo beber de 2 a 4 litros por dia.

4) algUns tEciDos UsaDos na acaDEmia PoDEm sER também UtilizaDos no Dia a Dia Do vERão PaRa não sofRER com as altas tEmPERatURas?

Sem dúvida. Hoje temos que estar prontas para tudo a todo o momento e a indústria da moda está sempre pensando em tornar nosso dia a dia mais fácil. As estilistas estão preocupando cada vez mais em fazer roupas multifuncionais. Um bom exem-plo disso são as leggings, sinônimos de versatilidade: Com salto para curtir com as amigas ou com um tênis para pegar pesado nos treinos.

5) ExistE algUma PEça QUE não é inDicaDa

PoRQUE PoDE PREjUDicaR a tRansPiRação oU até

os movimEntos?

Qualquer peça que você não se sinta confortável. Na hora que estamos trei-

nando a nossa atenção tem que estar totalmente voltada ao movimento

e execução do exercício. Temos que treinar lindas sim, mas vale

a pena lembrar que nada que prejudique o treino vale a pena. A roupa tem que ser

sua aliada e não te atrapalhar. Quando falamos em materiais,

os tecidos com base de poliester não são muito indicados, pois dificultam a

transpiração. Vale sempre a pena olhar a composição da peça na etiqueta interna.

6) há algUma nova tEcnologia Em tEciDos QUE ajUDa nos momEntos mais QUEntEs?Todo momento estão lançadando novos tecidos com novas tecnologias para a

construção de peças fitness. É um segmento que vem crescendo

com muita velocidade e com isso a adaptação dos matérias é muito exigida pelos usuários. Hoje temos no mercado tecidos que chamamos “inteligentes”, que ajudam na circulação do sangue, assim evitam a fadi-ga muscular. Também existem tecidos que são focados no uso de peças superiores que ajudam na transpiração.

7) E PaRa os ExERcícios ao aR livRE, as Dicas são as mEsmas? Para exercícios que as pessoas são ex-postas ao sol, prefira sempre peças leves, cores claras e fibras naturais. Para quem fica muito tempo treinando também existe tecnologia de proteção UV.

Muitas pessoas que frequentam academias ou praticam exer-cícios físicos me questionam

a respeito sobre o que vestir. Então este mês, vou dar dicas através dessa entre-vista que fiz com uma “expert” no assun-to, minha amiga e proprietária da marca de vestuário Fitness: Alice Matos.

Eu nunca diria a alguém quais são seus objetivos . Porém , aconselharia que , ao estabelecer metas, é importante consi-derar que você foi educado com restrições. Preste atenção nisso para que não subesti-me as possibilidades. Então, considere:

1) você está estabelecendo metas para você e ninguém mais.

2) tudo é possível .

3) você tem muito mais potencial do que imagina .

4) não existe a falta de sucesso

5) independente do tamanho do objetivo, vai exigir esforço . Após analisar esses conceitos, sente-se e escreva seus objetivos. E se comprometa a reescrevê-los todos os dias até que consiga alcançá-los. Bons treinos!!!

RoUPa Labellamafia

fotógRafoAlex Silva

Page 4: Classifloripaedissuu15

saúdE4

Rafaela SilvaNutricionista CRN/SC 3189. Especialista em Nutrição Esportiva.http://www.facebook.com/#!/rafaela.s.nutricionista

[email protected]

alimentação Correta

vamos Às comprasCOmO COmprar?

WA

LLPA

PE

R.P

IPx

x.C

OM

/ND

A melhor forma de evitar a multiplicação de microrganismos é

seguir corretamente todas as normas de segurança durante todo o processo de aquisição do alimento até o seu consumo.

Nos próximos meses vou passar algumas reco-mendações imprescindíveis para obter o melhor apro-veitamento dos produtos em todas as etapas. Iniciaremos pelo ato da compra dos ali-mentos, que exige cuidados especiais. Por isso, procure adotar alguns procedimentos importantes, tais como:

PlanEjamEnto E oRganização• Faça sempre uma

lista dos alimentos que quer comprar, prefira aqueles que estão na safra, o que significa produtos mais econômicos e com qualidade.

• Colocar no carrinho de compras primeiro os produ-tos não perecíveis (grãos em geral, arroz, feijão, açúcar, enlatados, conservas), após, os alimentos refrigerados, as frutas, e, por último, as verduras, porque são menos resistentes aos danos me-cânicos.

RotUlagEm:• Leia os rótulos, pois

fornece todas informações referente ao produto, como a data de validade, fabricação, quantidade, ingredientes, composição nutricional, ori-

gem e instruções de uso. • Sempre observe as carac-

terísticas do alimento antes de comprá-lo, mesmo que esteja dentro da data de validade.

• Comparar preços é muito importante, mas não compre apenas pelo preço. Atenção às promoções, ge-ralmente são produtos que estão para vencer em data próxima.

EmbalagEm:• Não comprar alimentos

em embalagens rasgadas ou danificadas, latas enferruja-das, estufadas ou amassadas, vidros com líquido turvo ou com espuma.

• Ao comprar bebidas, verifique se o lacre não está rompido, apresentando vaza-mentos ou rachaduras.

tEmPERatURa• Observar a temperatura

nos balcões de refrigeração (o ideal é no máximo 7ºC).

• Verifique se este não apresenta placas de gelo na superfície, água acumulada ou embalagens transpiradas, pois são características de temperatura inadequada, ou superlotação do equipamento.

conDiçõEs DE higiEnE Do EstabElEcimEnto comERcial• Dê preferência àqueles

onde é possível verificar a higiene das instalações.

Alimento Dicas Comprar Não comprar

Carne de Aves

• Os açougues devem ter boas condições de higiene. • Verifique a existência de carimbo roxo do SIF (Serviço de Inspeção Federal). • Evite comprar carnes de ambulantes.

Consistência firme, carne rosada e úmida, pele de cor uniforme, superfície brilhante e cheiro suave.

Superfície seca ou pegajosa, manchas esverdeadas ou azuladas, mau cheiro.

Carne BovinaFirme a pressão dos dedos, cheiro característico, cor vermelho-clara.

Superfície pegajosa, amolecida ao toque, Coloração esverdeada ou escura, mau cheiro.

Peixes

• Os peixes frescos devem estar sempre conservados no gelo ou em balcões frigoríficos, o acúmulo de água indica que a conservação está inadequada;

Carne firme, cor branca ou rosada, olhos brilhantes, guelras vermelhas, escamas bem aderentes à pele.

Textura amolecida, mau cheiro, cor alterada, superfície pegajosa.

Ovos• Lave os ovos que estiverem sujos, em água corrente, antes de guardá-los na geladeira.

Superfície limpa, casca inteira sem deformações, coloração fosca.

Superfície rugosa, casca quebrada, suja e com excrementos.

Leite

• Na escolha do leite em “saquinho”, deixe para pegá-lo ao final de suas compras, em casa, mantenha-o sob temperatura de refrigeração.

Dê preferência ao leite pasteurizado “saquinho”, ou ao leite longavida “caixinha”.

Embalagens danificadas, estufadas.

Queijos

• A temperatura ideal para a conservação dos queijos é de 5 a 10°C, exceto o provolone e o parmesão que podem ser mantidos em local fresco. • Evite comprar de ambulantes.

Cheiro suave (exceto nos queijos roquefort e gorgonzola), textura firme e cor do soro ligeiramente esverdeada e límpida.

Textura leitosa, Embalagens estufadas.

Conservas e enlatados

• As conservas devem estar em local ventilado e longe da luz solar.Amassadas: queda do produto ou o mesmo foi submetido ao empilhamento excessivo, o que pode ter levado à perda do vácuo. Enferrujadas: Transporte e/ou armazenamento inadequados. Estufadas: Contaminação por bactérias produtoras de gases

Prefira às conservas e enlatados que apresentam lacre e embalagens intactas.

Embalagens com ferrugens, estufadas ou amassadas, líquidos com espuma, turgidez ou coloração opaca.Conservas caseiras de procedência duvidosa.

Frutas, legumes e verduras

• Frutas climatéricas (continuam a amadurecer): maçã, pêra, pêssego, ameixa, goiaba, caqui, abacate, mamão, manga, maracujá, banana, melancia, damasco, melão kiwi, mirtilo e nectarina. • Frutas não-climatéricas (não comprar verde, pois não amadurem após serem colhidas): abacaxi, morango, lima, laranja, tangerina, cereja, uva, limão, romã, caju, framboesa, carambola e amora, limão, figo e melancia.

Superfície firme e sem rachaduras, a cor deve ser coerente com o grau de maturidade, folhas inteiras e bem verdes.

Secas demais ou pegajosas. Desmancham com a pressão dos dedos, superfícies com rachaduras ou buracos, presença de mofos, cor alterada, cheiro desagradável, folhas amarelas. Batatas brotadas e esverdeadas.

Arroz, feijão, macarrão e farinhas em geral

• Prefira os alimentos integrais. Além de mais fibras, contêm mais vitaminas e minerais, comparado aos refinados.

Embalagens intactas e sem vazamento. Grãos secos e inteiros.

Infestação de larvas, insetos, presença de mofo.

Page 5: Classifloripaedissuu15

Ensaio inFantil 5en

saio mo

me

nto

singra Araujo Seu trabalho tem como característica expressar em imagens o sentimento e a emoção de cada fase da vida das pessoas. www.ingraaraujo.com

facebook.com/ingrafotografia

Você se lembra de todos os momentos impor-tantes da sua vida? E

será que você deu o valor que eles mereciam?

Quando falo de mo-mentos, são literalmente momentos, coisas que duram poucos minutos e até segundos, mas que acabam nos marcando tão profun-damente que nunca mais esquecemos, ou que nunca mais queremos esquecer...

Um momento importante é quando no meio da noite você tem um pesadelo e tem alguém lá pra te abraçar e dizer que tudo vai ficar bem, é quando sua mãe acaricia seus cabelos enquanto faz um rabo de cavalo para você ir para escola, é quando você está doente e alguém levanta de madrugada para ver como você está.

Essas pequenas coisas acabam, muitas vezes, pas-sando despercebidas no dia a dia, sem chamar atenção, vão preenchendo nosso coração e nos fazem pessoas melhores, com mais amor para distri-buir, e é claro mais felizes...então valorize as pequenas coisas que trazem felicidade.

GIR

OT

TO

/ IN

GR

A

Page 6: Classifloripaedissuu15

Casa E dECoração6

Cama retrÁtil

a versatiliDaDe Das camas moDernas

FOT

O D

IVU

LGA

ÇÃ

O

você já conhEcE a cama REtRátil?

Com ela você trans-forma um ambiente pequeno em um espaço sofisticado e hospitaleiro. A cama retrátil é uma solução prática e inteligen-te para o melhor aproveitamento do espaço. Possui diver-sos tamanhos, barra de segurança para travamento e ainda é fácil de montar.

onDE EncontRaR? Arquitetura do Sono:

Page 7: Classifloripaedissuu15

Quem faz o Jornal Classi floripa

sEgurança PúbliCa 7

DiCas

Bernardo Girottoé Agente Federal com 15 anos de experiência e atuação nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Bacharel em Direito pela CESUSC. Faixa preta 3º grau de Jiu Jitsu e Professor de defesa pessoal da Academia Nacional de Polícia (Brasília/dF). Atualmente coordena o Grupo de Pronta Intervenção (GPi), da Polícia Federal em Santa Catarina.

[email protected]

ao contrário do que o título possa sugerir, nossa coluna desse mês não vai trazer dicas de como se

proteger do sol ou do calor durante a estação mais quente do ano. o assunto que será abordado envolve sim algumas sugestões sobre como os leitores do jor-nal classi floRiPa podem aproveitar tranquilamente seus dias na praia. nossa intenção, porém, é repassar alguns pro-cedimentos simples que podem ajudar nosso leitor a curtir a praia sem sofrer os efeitos de outro fator que, infelizmente, também costuma dar as caras durante o verão: o aumento da criminalidade.

a grande maioria dos moradores de santa catarina não tem o privilégio de morar em frente à praia e precisam se deslocar de carro ou ônibus. caso você opte por utilizar seu carro, pode ser uma boa ideia escolher um estacionamento pago em vez de “abandonar” o veículo na rua. lembre-se de que isso não é uma garantia completa contra furtos, por isso exija o comprovante de que você pagou pelo estacionamento e guarde-o consigo até chegar em casa, caso seja necessário pleitear algum tipo de ressarcimento con-tar furto ou dano. a economia de alguns reais pagos por um estacionamento mais seguro não vale a dor de cabeça e o preju-ízo de ter seu carro furtado ou rebocado.

mesmo que você opte por um estacio-namento pago, jamais deixe as chaves escondidas no próprio carro. a fase de esconder as chaves no pneu do carro aca-bou nos anos 70! hoje em dia qualquer pessoa mal intencionada vai direto aos pneus do carro verificar se o seu dono

(talvez um saudosista da época em que não havia furtos desse tipo...) cometeu o erro primário de esconder as chaves ali. não facilite tanto a vida da bandidagem. leve as chaves consigo. caso você vá pra-ticar algum esporte dentro d’água (surf, stand up paddle, kite, etc) e sua chave tiver algum dispositivo eletrônico, suge-

rimos fazer uma chave reserva apenas para abrir as portas do veículo e leva-la para o mar, obviamente bem amarrada no seu corpo.

nas praias da grande florianópolis é muito comum a incidência de furtos a objetos deixados dentro do carro. como evitar isso? não deixando nada de valor

dentro do carro. caso seja extremamente necessário, opte por deixar objetos de va-lor ou que possam chamar a atenção de criminosos eventuais dentro do porta--malas. já imaginou o prejuízo de man-dar consertar um vidro quebrado ou uma porta forçada do seu carro depois que um bandido foi atraído por uma mochila deixada sobre o banco? Previna-se e evi-te ser mais uma vítima do ditado “a oca-sião faz o ladrão”. E lembre-se que isso vale não só para a praia, mas também para outros pontos turísticos, mirantes, restaurantes, casas noturnas, etc.

no verão é comum o aumento do trânsito no trajeto para as praias. Resul-tado: horas de engarrafamento e filas quilométricas. mas não é porque a tem-peratura está alta (aliás, altíssima) que você precisa esquentar a cabeça. tenha paciência, mantenha a calma e evite “es-pertezas” como trafegar pelo acostamen-to, etc. isso evitará multas e problemas com outros motoristas. E, principalmen-te, nunca se envolva em brigas ou discus-sões com outros motoristas. o melhor é esfriar a cabeça, relevar a situação e dei-xar o motorista “esquentadinho” seguir o caminho dele. não são poucos os casos em que uma simples discussão no trân-sito evolui para algo muito mais grave. Definitivamente, não vale a pena!

atitudes preventivas como as des-critas acima podem evitar muitos pro-blemas, não só na praia durante o verão como também no restante do ano, em qualquer situação. Previna-se, mante-nha a calma e aproveite o verão – o atual e os próximos!

como se proteGer Durante o verÃo

Page 8: Classifloripaedissuu15

Ensaio FEminino E masCulino8

ensaio com Juliana coelho

flash

Guto fonseca "publicitário, apaixonado por fotografia, transformou o hobby em profissão. Adora fotografar pessoas dos mais variados tipos, estilos e idades. Amante do novo, busca sempre inovar a cada trabalho".

FOT

OS:

GU

TO

FO

NSE

CA