cisop disp… · web viewpara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02...

25
1 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 42/2018 DISPENSA DE LICITAÇÃO POR JUSTIFICATIVA Nº 09/2018 PRÊAMBULO O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO OESTE DO PARANÁ – CISOP, inscrito no CNPJ sob o nº 00.944.673/0001-08, com sede na Rua Erechim, nº 1.381, Centro, na cidade de Cascavel, no Estado do Paraná, por intermédio de seu Presidente LEONIR ANTUNES DOS SANTOS, torna público, para conhecimento dos interessados, a licitação na modalidade DISPENSA DE LICITAÇÃO, tipo MENOR PREÇO, nos termos da Lei Federal nº 10.520/2002 e da Lei Complementar Federal nº 123/2006, aplicando-se, subsidiariamente, a Lei Federal nº 8.666/1993 e alterações subsequentes, de acordo com as condições e exigências estabelecidas neste edital e em seus anexos. 1 - DO OBJETO 1.1 - O presente instrumento de justificativa se presta a cumprir o contido no art. 24 da Lei 8.666/93 1 como antecedente necessário à contratação com dispensa de licitação. 1

Upload: others

Post on 11-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

1

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 42/2018

DISPENSA DE LICITAÇÃO POR JUSTIFICATIVA Nº 09/2018

PRÊAMBULO

O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO OESTE DO PARANÁ – CISOP, inscrito no CNPJ sob o nº 00.944.673/0001-08, com sede na Rua Erechim, nº 1.381, Centro, na cidade de Cascavel, no Estado do Paraná, por intermédio de seu Presidente LEONIR ANTUNES DOS SANTOS, torna público, para conhecimento dos interessados, a licitação na modalidade DISPENSA DE LICITAÇÃO, tipo MENOR PREÇO, nos termos da Lei Federal nº 10.520/2002 e da Lei Complementar Federal nº 123/2006, aplicando-se, subsidiariamente, a Lei Federal nº 8.666/1993 e alterações subsequentes, de acordo com as condições e exigências estabelecidas neste edital e em seus anexos.

1 - DO OBJETO

1.1 - O presente instrumento de justificativa se presta a cumprir o contido no art. 24 da Lei 8.666/931 como antecedente necessário à contratação com dispensa de licitação.

1.2 - DISPENSA PARA CONTRATAÇÃO DE ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS, ESPECIALIZADA NA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADOLESCENTES APRENDIZES, QUALIFICADA EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL METÓDICA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO, FOLHA DE PAGAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZES PARA O CISOP.

1

Page 2: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

2

2 - DA DOCUMENTAÇÃO PARA HABILITAÇÃO

2.1 - Após a conclusão da etapa de cotações, para a empresa que apresentou a proposta comercial mais vantajosa, serão exigidos os seguintes documentos:

a) Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social e alterações em vigor, acompanhado de prova de seu registro ou inscrição e de eleição de seus atuais administradores, em se tratando de sociedades comerciais ou sociedades por ações; ou

b) Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente quando a atividade assim o exigir; ou

c) Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhadas de prova de diretoria em exercício;

c) Prova de Regularidade com a Fazenda Nacional e Secretaria da Receita Federal (Certidão Conjunta Negativa), referente à Dívida Ativa da União, abrangendo a Regularidade das Contribuições Previdenciárias e de terceiros, com validade na data de realização da licitação;

d) Certidão de Regularidade de Situação, CRS, perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, FGTS, c/ validade na realização da licitação;

e) Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

f) Prova de Regularidade com a Fazenda Estadual onde for sediada a Empresa;

g) Prova de Regularidade com a Fazenda Municipal onde for sediada a Empresa.

2.2 - Os documentos necessários à habilitação deverão estar dentro do prazo da sua validade, e sua apresentação poderá ser feita através de original, fotocópia autenticada em Cartório ou emitida através da internet.

4 – DOS SERVIÇOS

4.1 - Os serviços serão prestados ao CISOP e SIMPR.

5 - DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Page 3: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

3

5.1 - As despesas decorrentes desta licitação correrão integralmente por conta de dotação orçamentária própria do CISOP, sob o número:

Categoria Descrição3.3.90.39.99.99.00 DEMAIS SERVIÇOS DE TERCEIROS PESSOA

JURÍDICA

6 - DA FORMA DE PAGAMENTO

6.1 - O pagamento será efetuado, no prazo máximo de 15 (quinze) dias úteis a contar da aceitação e do recebimento definitivo dos serviços pelo CISOP, por meio de depósito bancário ou por outro meio que vier a ser acordado entre as partes, mediante apresentação da correspondente nota fiscal (corretamente preenchida) ao Setor Financeiro do CISOP.

6.2 - A CONTRATADA deverá expedir, mensalmente, nota fiscal em nome do CISOP, constando todos os dados do serviço prestado, as quantidades, preço unitário e preço total, anexando todos os formulários de controle correspondentes para conferência com os quantitativos da nota fiscal, a qual deverá ser encaminhada ao CISOP, com a identificação do processo administrativo, nº do contrato, banco, agência e conta corrente.

6.3 – Após a avaliação dos serviços fornecidos, constatado o atendimento de todas as cláusulas contratuais, o gestor do contrato dará ciente na nota fiscal, encaminhando-a, imediatamente, à Diretoria Financeira do CISOP.

6.4 - A Nota Fiscal que for apresentada com erro será devolvida a empresa para retificação e reapresentação, acrescendo-se, no prazo fixado no item anterior, os dias que se passarem entre a data da devolução e a da reapresentação.

6.5 – A apresentação da nota fiscal não exime da exibição de outros documentos que sejam necessários para atestar o regular pagamento dos compromissos trabalhistas, encargos sociais, ou outros aos quais estejam obrigados, o que deverá ser providenciado no prazo de 3 (três) dias após solicitados.

6.6 – Para atendimento do pagamento da nota fiscal, a CONTRATADA, deverá encaminhar cópia da mesma, no dia da emissão, ao e-mail [email protected].

7 - DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

Page 4: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

4

7.1 - Em caso de não cumprimento da entrega dos serviços constante no Anexo I, ficará o fornecedor sujeito à multa de 0,5% (meio por cento) ao dia de atraso, limitada a 2% (dois por cento) sobre o valor total do serviço podendo o CISOP tomar outras providências legais cabíveis.

7.2 - As penalidades previstas neste Edital serão aplicadas sem prejuízo das cominações estabelecidas na Lei n.º 8.666/93, de 21 de junho de 1993 e suas alterações.

8 - DO CONTRATO

8.1 - O contrato será elaborado pelo GERAR e terá a duração de 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo, nos termos do artigo 57, II da Lei nº 8.666/93, pelo prazo de até 60 (sessenta) meses.

8.2 - Ao CISOP fica assegurado o lídimo direito de subsistindo razões plausíveis e de interesse coletivo, rescindir, unilateralmente, o contrato, em qualquer circunstância e época da execução do contrato, depois de notificada, do ato, à parte contratada, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, sem ônus ou responsabilidades decorrentes para o Poder Público e devidos fins de direito.

8.3 – O contrato poderá ser cancelado nas hipóteses previstas na Lei Federal n° 8.666/93, e, em especial:

8.3.1 - Por ato unilateral escrito da Administração, quando:

a) O fornecedor deixar de cumprir as exigências do ato convocatório que deu origem ao registro de preços. b) O fornecedor não atender à convocação para firmar Contrato decorrente da Dispensa de Licitação ou não retirar o instrumento equivalente no prazo estabelecido, sem justificativa aceita pelo CISOP. c) o fornecedor der causa à rescisão de contrato. d) em qualquer das hipóteses de inexecução total ou parcial do contrato. e) o fornecedor praticar atos fraudulentos no intuito de auferir vantagem ilícita. f) o fornecedor subcontratar, ceder ou transferir, no todo ou em parte, o objeto ajustado e também nos casos de fusão, cisão ou incorporação. g) o fornecedor entrar em regime de falência, dissolver-se ou extinguir-se. h) o fornecedor ser declarado inidôneo e/ou ser suspensa do direito de licitar ou contratar com a Administração Pública. i) por razões de interesse público, mediante despacho motivado, devidamente justificado. 8.3.2 - Amigavelmente, por acordo das partes, quando o fornecedor, mediante solicitação por escrito aceita motivadamente pelo CISOP, comprovar estar impossibilitado de cumprir as exigências do instrumento convocatório que deu

Page 5: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

5

origem ao registro de preços, devendo o termo de rescisão dispor sobre a recomposição dos prejuízos do CISOP decorrentes da rescisão, quando houver.

8.3.3 - No caso de ser ignorado, incerto ou inacessível o lugar do fornecedor, a comunicação será feita por publicação no Órgão Oficial do CISOP, por uma vez e afixado no local de costume do CISOP, considerando-se cancelado o produto na data de publicação.

8.5.4 - Ocorrendo qualquer das hipóteses previstas, a Administração aplicará as sanções previstas neste Edital e no Contrato, garantido o direito de defesa prévia, nos termos da Lei Federal n.º 8.666/93.

9 – DAS OBRIGAÇÕES DAS PARTES

9.2 - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE:

9.2.1 - Formalizar as oportunidades de aprendizagem, em conjunto com a CONTRATADA, atendendo as condições definidas na Lei n° 10.097/00, regulamentada pelo Decreto Federal n° 5.598/05;

9.2.2 - Proporcionar ao aprendiz formação profissional metódica, propiciando atividades práticas correlacionadas com os conteúdos teóricos previstos no programa de aprendizagem;

9.2.3 - Respeitar a condição peculiar do adolescente, como pessoa em desenvolvimento, conforme preceitua a Lei n° 8.069 de 13/07/90 e a Portaria n° 20 de 13/09/01, do MTE/SEFIT;

9.2.4 - Oferecer a aprendizagem em ambientes adequados ao desenvolvimento dos programas de aprendizagem, que apresentem condições de segurança e saúde, em conformidade com as regras do Art. 405 da CLT;

9.2.5 - Designar um orientador, para receber, acompanhar, orientar, esclarecer e estimular o aprendiz durante o processo de aquisição de conhecimentos práticos, ou seja, dando suporte para a efetiva aprendizagem;

9.2.6 - Participar da formação teórica quando houver solicitação da CONTRATADA (aulas, palestras e visitas);

9.2.7 - Colaborar com o monitoramento e avaliação do programa; 9.2.8 - Garantir que o processo de transmissão de conhecimentos se faça metodicamente organizados, em tarefas de complexidade progressiva, desenvolvida no ambiente de trabalho;

Page 6: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

6

9.2.9 - Não atribuir ao aprendiz qualquer atividade que ultrapasse o limite da jornada diária;

9.2.10 - Informar a CONTRATADA, de imediato, sempre que identificada irregularidade na frequência do aprendiz ao ensino regular, quando este estiver cursando o ensino obrigatório;

9.2.11 - Participar da sistemática de acompanhamento, supervisão e avaliação do aprendiz, fornecendo dados a CONTRATADA, quando solicitado;

9.2.12 - Informar e solicitar a manifestação expressa da CONTRATADA, quando for identificada a possibilidade de rescisão antecipada do contrato de aprendizagem, de acordo com as hipóteses previstas no Art. 16° da Instrução Normativa n° 26, § 1 ° e 2° do MTE/SEFIT de 20/12/01;

9.2.13 - Efetuar o controle e a anotação diária do horário de aprendizagem cumprido pelo adolescente ou jovem aprendiz, exigindo a sua assinatura em folha de controle de frequência;

9.2.14 - Remeter mensalmente, à CONTRATADA, o Controle de Frequência do Adolescente Aprendiz, atestado pelo CISOP;

9.2.15 - Efetuar a transferência de recursos à CONTRATADA, de acordo com as condições acordadas;

9.2.16 - Indicar formalmente um monitor para o aprendiz, que ficará responsável pela coordenação de exercícios práticos, de acordo com o Programa de Aprendizagem;

9.2.17 - Fiscalizar, mensalmente, o efetivo pagamento dos aprendizes contratados;

9.2.18 - Observar as restrições legais quanto ao trabalho dos adolescentes;

9.2.19 - A área de Recursos Humanos do CISOP, realizará a gestão e fiscalização do contrato.

10 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 - Para dirimir quaisquer dúvidas, o proponente poderá entrar em contato com a Gerência de Compras e Licitações do CISOP pelo fone (45) 3220-4890, ou pelo e-mail [email protected], durante o período das 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira.

Page 7: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

7

10.2 - Esta Dispensa poderá ser:

a) anulada, a qualquer tempo, por ilegalidade constatada ou provocada em qualquer fase do processo;

b) revogada, por conveniência do CISOP, em decorrência de motivo superveniente, pertinente e suficiente para justificar o ato; c) adiada, por motivo justificado.

11 – DO FORO

11.1 - Fica eleito o Foro da Comarca de Cascavel/PR, para dirimir quaisquer litígios oriundos da licitação e do contrato dela decorrente, com expressa renúncia a outro qualquer, por mais privilegiado que seja.

Cascavel, PR, 01 de novembro de 2018.

LEONIR ANTUNES DOS SANTOSPRESIDENTE

ANEXO I DO EDITALTERMO DE REFERÊNCIA

Page 8: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

8

DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 09/2018

1 - OBJETO:

1.1 - A presente licitação tem por objeto a CONTRATAÇÃO DE ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS, ESPECIALIZADA NA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADOLESCENTES APRENDIZES, QUALIFICADA EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL METÓDICA, PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO, FOLHA DE PAGAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZES, para o CISOP, bem como para o

desenvolvimento de Programa de Aprendizagem Profissional nos termos da Lei n°

10.097/2000, do Decreto n° 5.598/2005 e da Portaria n° 723/2012 do Ministério do

Trabalho e Emprego - MTE e demais legislações subsidiárias observando-se as

condições gerais para execução especificadas no Termo de Referência (Anexo I),

que integra o presente edital para todos os fins.

1.2 - O objeto desta licitação, deverá atender às normas técnicas aplicáveis.

2 - DA JUSTIFICATIVA:

2.1 - A contratação visa o atendimento do Programa de Aprendizagem Profissional nos termos da Lei 10097/2000, do decreto 5598/2005 e da Portaria 723/2012 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e demais legislações subsidiarias.

2.2 - Caracterização da Situação que justifica a Dispensa de Licitação: A dispensa de licitação para a referida contratação tem como fundamento o art. 24, V, da Lei 8.666/93.

2.3 - A dispensa de licitação para a contratação dos referidos serviços se funda no art. 24, inciso V da Lei 8.666/93, e se justifica pelos seguintes motivos:

2.4 - A Licitação Deserta é aquela em que nenhum proponente interessado comparece ou por ausência de interessados na licitação.2.5 - Neste contexto, dispensável é a licitação desde que sua repetição se torne inviável, trazendo prejuízos à Administração, autorizando-se a contratação direta de fornecedor, desde que mantidas as condições presentes na licitação.

Page 9: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

9

2.6 - Para a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017 e o Pregão Presencial 09/2018 aberto em 02/04/2018, sendo que em ambos, conforme se denota das atas de abertura, não acudiram interessados.

2.7 -Assim sendo, mostra-se inviável a abertura de novo certame, pois grande é a probabilidade de que, da mesma forma que os demais, não hajam empresas interessadas.

2.8 - Razão da Escolha do Fornecedor: A empresa GERAR – GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA E APOIO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL foi a empresa que apresentou melhor oferta nos orçamentos consultados junto ao mercado e anexados ao processo.

2.9 - Justificativa do Preço: O preço contratado é compatível com os preços praticados no mercado.

2.10 - Assim, ratifico a presente justificativa e determino a publicação na imprensa oficial para os fins do art. 26 da Lei 8.666/93.

Art. 26. As dispensas previstas nos §§ 2º e 4º do art. 17 e no inciso III e seguintes do art. 24, as situações de inexigibilidade referidas no art. 25, necessariamente justificadas, e o retardamento previsto no final do parágrafo único do art. 8º desta Lei deverão ser comunicados, dentro de 3 (três) dias, à autoridade superior, para ratificação e publicação na imprensa oficial, no prazo de 5 (cinco) dias, como condição para a eficácia dos atos. Parágrafo único. O processo de dispensa, de inexigibilidade ou de retardamento, previsto neste artigo, será instruído, no que couber, com os seguintes elementos:I - caracterização da situação emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa, quando for o caso;II - razão da escolha do fornecedor ou executante;III - justificativa do preço.IV - documento de aprovação dos projetos de pesquisa aos quais os bens serão alocados.

3 - DA ENTIDADE EMPREGADORA:

3.1 - A entidade a ser contratada, doravante denominada Entidade Empregadora, deverá:

3.1.1 - Ser entidade sem fins lucrativos que tenha por objetivos a assistência ao adolescente e a educação profissional, registrada no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, e inscrita no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional - CNAP do MTE;

3.1.2 - Comprovar que possui Programa de Aprendizagem na área de formação de serviços administrativos (CBO de referência: 4110-1), na modalidade presencial, compatível com as atividades a serem desenvolvidas pelos aprendizes, que observe os parâmetros estabelecidos na Portaria MTE n° 723, de

Page 10: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

10

23 de abril de 2012, que seja registrado no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e que seja cadastrado no CNAP do MTE;

3.1.3 - Possuir instalações físicas no ato da contratação, localizada no Município de Cascavel - Pr, em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade, segurança, contando com infraestrutura, composta, minimamente, por salas de aula, laboratório de informática, materiais pedagógicos próprios e necessários ao desenvolvimento dos programas de aprendizagem, de forma a manter a qualidade do processo de ensino;

3.1.4 - Contar com equipe técnica multidisciplinar com reconhecida habilidade profissional para tratar de assuntos relacionados à aprendizagem profissional, composta, minimamente, por profissionais das áreas de pedagogia e assistência social; e

3.1.5 - Apresentar o conteúdo do Programa de Aprendizagem (curso), bem como comprovar sua validação/homologação junto ao MTE.

3.1.6 - O aprendiz terá vínculo empregatício com a Entidade Empregadora, conforme o disposto no inciso I, § 2°, art. 15 do Decreto n° 5.598/2005, e no art. 431 da CLT, cabendo a esta a responsabilidade pelo pagamento dos salários, recolhimentos dos encargos, despesas administrativas e demais verbas rescisórias.

3.2 - A Empresa Contratada é a GERAR – GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA E APOIO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CNPJ 05.653.393/0001-56.

4 - DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ:

4.1 - O Programa Jovem Aprendiz tem por objetivo oferecer, aos adolescentes e jovens, formação profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, caracterizada por atividades teóricas e práticas, visando sua inserção no mercado formal de trabalho, contribuindo, dessa forma, para diminuição da principal causa de desemprego juvenil que é a falta de experiência profissional.

4.2 - A Coordenação do Programa será exercida pela Entidade Empregadora sob a supervisão da Unidade responsável pela Administração de Recursos Humanos do CISOP.

4.3 - O CISOP designará entre seus empregados, no mínimo, um Orientador, o(s) qual(is) será(ao) responsável(is) por monitorar as atividades práticas dos jovens nas dependências do CISOP, em conformidade com as disposições contidas no Programa de Aprendizagem implantado pela Entidade Empregadora.

Page 11: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

11

5 - DO PÚBLICO ALVO: 5.1 - Estudantes maiores de 14 (quatorze) anos e menores de 24 (vinte e quatro) anos, matriculados, no mínimo, no 9° ano do ensino fundamental ou no ensino médio e que pertençam a famílias cuja renda familiar mensal per capita seja de até meio salário mínimo ou cuja renda familiar mensal seja de até três salários mínimos, preferencialmente inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.

6 - DO CONTRATO DE APRENDIZAGEM:

6.1 - Nos termos do que prevê o art. 431 da CLT, o contrato de trabalho especial de aprendizagem deverá ser celebrado, por escrito, entre a Entidade Empregadora e o Jovem Aprendiz, não gerando vínculo de emprego com o CISOP.

6.2 - O Programa de Aprendizagem terá o prazo de duração de 24 (vinte e quatro) meses, nos termos do disposto no Anexo I da Portaria MTE n° 723/2012, devendo o Contrato de Aprendizagem celebrado entre o aprendiz e a Entidade Empregadora estar em conformidade com o que prevê o art. 3° do Decreto n° 5.598/2005.

6.3 - A validade do Contrato de Aprendizagem está condicionada às devidas anotações nas Carteiras de Trabalho e Previdência social, matrícula e frequência dos aprendizes a estabelecimento regular de ensino e inscrição dos mesmos em Programa de Aprendizagem desenvolvido sob a orientação de entidade qualificada em formação profissional metódica, nos termos do disposto no art. 4°, do Decreto n° 5.598/2005.

6.4 - Em caso de desligamento dos aprendizes, sua reposição pela Entidade Empregadora estará condicionada à compatibilização do prazo do contrato de aprendizagem firmado entre o aprendiz e a Entidade Empregadora com o prazo de vigência do Contrato celebrado entre a Entidade Empregadora e o CISOP.

6.5 - O Recrutamento dos aprendizes será realizado pela Entidade Empregadora, objetivando a identificação dos candidatos com perfil mais adequado às atividades a serem exercidas em cada posto de trabalho, bem como a especificação concedida pelo CISOP.

6.6 - Assinado o Contrato com o CISOP, após a realização da Reunião Preliminar a Entidade Empregadora terá o prazo de até 30 (trinta) dias consecutivos, contados a partir da data de realização da referida Reunião Preliminar, para iniciar e concluir o recrutamento, a seleção e a contratação dos aprendizes.

Page 12: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

12

6.7 - A reposição de aprendizes desligados, quando possível deverá ser realizada no prazo de até 15 (quinze) dias úteis.

7- DA CARGA HORÁRIA DOS APRENDIZES:

7.1 - A carga horária dos aprendizes, será de 04 (quatro) horas diárias, nos termos do previsto no Anexo I à Portaria MTE n° 723/2012, será dividida entre atividades teóricas e práticas a serem realizadas sem prejuízo do seu horário escolar, observada a jornada máxima permitida nos termos do art. 432 da CLT.

7.2 - As atividades teóricas serão realizadas em horário definido pela Entidade Empregadora, de acordo com o Programa de Aprendizagem registrado no Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, observado o que dispõe o artigo 11, da Portaria n° 723/2012, do MTE.

8 - DO QUANTITATIVO DE APRENDIZES:

8.1 - Deverá ser considerado pela Entidade Empregadora, para efeitos de contratação, o quantitativo de 3 aprendizes, conforme CAGED de julho/2018.

9 - DO REGIME DISCIPLINAR DOS APRENDIZES:

9.1 - São deveres do aprendiz:

9.1.1 - Ser assíduo e pontual;

9.1.2 - Usar uniforme fornecido pelo CISOP, nos dias de trabalho;

9.1.3 - Tratar com urbanidade os usuários do CISOP, chefes e colegas;

9.1.4 - Acatar e obedecer às ordens superiores; 9.1.5 - Zelar pela economia, guarda e conservação do material que lhe for confiado;

9.1.6 - Guardar sigilo sobre os documentos e assuntos do CISOP de que tenha conhecimento em razão de sua condição de aprendiz;

9.1.7 - Manter, no local de trabalho, atitudes e apresentação compatíveis com os padrões de comportamento social exigidos pela natureza e importância das atividades do CISOP;

9.1.8 - Obedecer às Normas definidas na Política Corporativa de Segurança da Informação do CISOP e ao disposto na resolução que regulamenta o Programa Jovem Aprendiz;

Page 13: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

13

9.1.9 - Apresentar, bimestralmente, à Entidade Empregadora, comprovante de aproveitamento e frequência escolar.

9.2 – Proibições: 9.2.1 - Responsabilizar-se, isoladamente, pela elaboração de documentos de trabalho do CISOP;

9.2.2 - Retirar, sem prévia autorização, qualquer documento ou objeto do CISOP;

9.2.3 - Valer-se da condição de aprendiz para obter proveito pessoal;

9.2.4 - Receber comissão e vantagens de qualquer espécie em razão das atividades que vier a desenvolver;

9.2.5 - Revelar fato ou informação de natureza sigilosa de que tenha ciência em razão do exercício da função de aprendiz;

9.2.6 - Ocupar-se, durante a jornada de trabalho, de atividades estranhas aos serviços;

9.2.7 - Deixar de comparecer ao local de trabalho, sem causa justificada;

9.2.8 - Empregar materiais e bens do CISOP para serviços particulares;

9.2.9 - Promover qualquer atividade de natureza política ou ideológica nas dependências do CISOP;

9.2.10 - Permanecer no CISOP fora de sua jornada de trabalho.

10 - DAS PENALIDADES:

10.1 - O não cumprimento dos deveres ou a inobservância das proibições estabelecidas neste Termo de Referência sujeitará o aprendiz à procedimento disciplinar, podendo-lhe ser aplicada, conforme a gravidade da infração cometida, a penalidade de advertência escrita ou desligamento do Programa.

10.2 - Na aplicação das penas disciplinares serão consideradas a natureza e a gravidade da infração, os danos que dela provierem para o CISOP e, principalmente, as circunstâncias em que a falta se verificou, capazes de agravá-la ou atenuá-la.

Page 14: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

14

10.3 - Compete à Coordenação da Entidade Empregadora aplicar as penalidades previstas deste anexo, devendo comunicar a ação à Unidade responsável pela Administração de Recursos Humanos do CISOP.

11 - DA FREQUÊNCIA:

11.1 - A apuração e o controle de frequência, dos dias de curso do aprendiz serão de controle da Entidade Empregadora, a qual também será responsável por abonar as ausências nos casos legalmente previstos.

11.2 – A apuração e o controle de frequência, dos dias de trabalho do aprendiz serão de controle do CISOP, através de cartão ponto. 11.3 - As ausências não justificadas ou não abonadas serão descontadas por ocasião do pagamento da remuneração do aprendiz.

12 - DA AVALIAÇÃO DO APRENDIZ:

12.1 - A Entidade Empregadora deverá enviar ao CISOP, a cada 6 (seis) meses de vigência do Contrato de Aprendizagem, o resultado da avaliação de desempenho dos aprendizes, que será realizada por intermédio do monitoramento do processo educativo do aprendiz.

12.2 - O acompanhamento de cada aprendiz pela Entidade Empregadora deve incluir sua participação no curso teórico bem como o desenvolvimento das atividades práticas dentro do CISOP.

12.3 - A avaliação de desempenho deverá ser enviada em formato de relatório, que incluirá a análise do desempenho do aprendiz no curso teórico bem como no desenvolvimento das atividades práticas dentro do CISOP, em relação às quais o Orientador do aprendiz deverá ser consultado, sempre que necessário.

12.4 - No tocante às atividades teóricas, deverão constar do relatório, para cada módulo de aprendizado teórico, a análise relativa aos seguintes itens:

12.4.1 - Assiduidade;

12.4.2 - Pontualidade; 12.4.3 - Disciplina

12.4.4 - Cooperação; 12.4.5 - Relacionamento interpessoal;

Page 15: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

15

12.4.6 - Assimilação de conhecimento;

12.4.7 - Organização;

12.4.8 - Interesse e iniciativa;

12.4.9 - Apresentação pessoal.

13 - DO DESLIGAMENTO DO APRENDIZ:

13.1 - O aprendiz será desligado do Programa quando expirado o prazo do Contrato de Aprendizagem ou na incidência das seguintes situações:

13.1.1 - Desempenho insuficiente ou inadaptação às atividades;

13.1.2 - Falta disciplinar grave atestada pelo CISOP;

13.1.3 - Ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo;

13.1.4 - Solicitação do aprendiz.

14 - DO CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL:

14.1 - A Entidade Empregadora deverá emitir certificado de qualificação profissional aos aprendizes que concluírem os cursos de aprendizagem com aproveitamento.

14.2 - O Certificado de Qualificação Profissional deverá enunciar o título e o perfil profissional para a ocupação na qual o aprendiz foi qualificado.

14.3 - Caso o aprendiz se desligue antecipadamente do Programa de Aprendizagem, a Entidade Empregadora deverá emitir atestado de frequência do aprendiz, com informações sobre os conteúdos concluídos;

15 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

15.1 - É expressamente proibida a realização de qualquer serviço externo, bem como de serviço de caráter pessoal para funcionários do CISOP, ainda que a natureza da atividade seja relativa ao trabalho do aprendiz e, ainda, serviço que implique em manuseio de valores e transporte de cargas.

15.2 - No caso de saída particular em horário de expediente, é necessária autorização da Entidade Empregadora, por solicitação do aprendiz feita ao

Page 16: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

16

Coordenador da Entidade Empregadora. A autorização deve ser comunicada ao(s) Orientador(es) do respectivo aprendiz.

15.3 - Na ocorrência de acidente do trabalho e/ou qualquer outro infortúnio durante a execução das atividades práticas, o(s) Orientador(es) designado(s) pelo CISOP, comunicará(ão) o fato ao Coordenador do Programa, para que a Entidade Empregadora adote as providências cabíveis. Caso a ocorrência do infortúnio tenha ocorrido durante a execução das atividades teóricas, a Entidade Empregadora comunicará o fato ao CISOP.

15.4 - Aplicam-se ao Programa Jovem Aprendiz as disposições legais relativas à aprendizagem, em especial aquelas contidas na CLT, no ECA, no Decreto n° 5.598/2005, na Portaria n° 723/2012 do MTE, ou aquelas que vierem a substituí-las, bem como as demais legislações pertinentes.

16 - DO LOCAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO:

16.1 - Os serviços deverão serão prestados ao CISOP e SIMPR na cidade de Cascavel, Estado do Paraná.

16.2 - As atividades teóricas serão realizadas nas instalações da Entidade Empregadora, ou em outro local por ela definido. Este local, no entanto, deverá estar localizado no município de Cascavel - PR e atender às exigências de instalações constantes deste Edital e Anexos.

17 - DA REMUNERAÇÃO:

17.1 - Os aprendizes farão jus à remuneração com base no salário mínimo regional/hora proporcional a 4 horas diárias de trabalho, em atividades teóricas e práticas, conforme item 19.1 do edital.

17.2 - Os atrasos e as ausências às atividades práticas e teóricas que não forem legalmente justificados (art. 131 da CLT) ou autorizados pela Entidade Empregadora, serão descontados do pagamento mensal do aprendiz, inclusive com reflexos no recebimento do repouso semanal remunerado e nos eventuais feriados da semana, por ocasião do pagamento da remuneração do aprendiz.

17.3 - A Entidade Empregadora deverá encaminhar ao CISOP, anexo à Nota Fiscal/Fatura, o demonstrativo de faltas e atrasos descontados dos aprendizes e dos demais profissionais, bem como o respectivo faturamento mensal.

18 - DO VALE TRANSPORTE:

Page 17: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

17

18.1 - A Entidade Empregadora concederá, além dos benefícios determinados em lei e em convenção ou acordo coletivo de trabalho, antecipadamente, em parcela única e mensal, vale-transporte até o 5° (quinto) dia útil de cada mês.

18.2 - O valor diário do vale-transporte deverá ser suficiente para o deslocamento do aprendiz, sendo para este considerado o deslocamento da sua residência à escola e ao Programa de Aprendizagem.

18.3 - Para fins de cotação do vale-transporte, deverão se considerados dias úteis mensais.

17.4 - Nos casos de faltas ou desligamento do Programa, o benefício do vale-transporte poderá ser descontado do aprendiz, sendo os valores deduzidos nos créditos do mês subsequente ou das verbas rescisórias de vidas.

18.5 - Na hipótese de faltas injustificadas do aprendiz às atividades teóricas e/ou práticas o desconto referente ao vale-transporte será feito com base no cálculo proporcional ao(s) dia(s) de efetiva ausência.

19- ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO E CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO:

19.1 - Deverão ser fornecidos pela CONTRATADA, os seguintes serviços:

ITEM QUANT UNID SERVIÇOS

VALORMENSAL R$ 2.135,98X3

VALORTOTAL ANUAL(R$)

01 24 MENSAL

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO, CAPACITAÇÃO, ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZ E FOLHA DE PAGAMENTO

6.407,94 153.790,56

TOTAL: R$ 153.790,56 (cento e cinquenta e três mil, setecentos e noventa reais e cinquenta e seis centavos). VALOR POR APRENDIZ:SALÁRIO 20 HORAS R$ 607,60INSALUBRIDADE R$ 121,52VALE ALIMENTAÇÃO R$ 417,99INSS R$ 145,82FPAS (TERCEIROS) R$ 32,81FGTS R$ 14,58

Page 18: CISOP DISP… · Web viewPara a contratação do objeto da presente dispensa foram realizadas 02 (dois) procedimentos licitatórios, o Pregão Presencial 43/2017 aberto em 13/12/2017

18

PIS R$ 7,29PROVISÃO DÉCIMO TERCEIRO R$ 60,76PROVISÃO FÉRIAS R$ 81,01PROVISÃO INSS/RAT/FPAS/FGTS/PIS SOBRE FÉRIAS E 13º

R$ 39,70

RAT R$ 3,65SEGURO R$ 6,47VALE TRANSPORTE – VALOR DO VALE R$ 3,65 R$ 134,90TIR (TAXA INTERNA DE RISCO) R$ 21,87SUB TOTAL R$ 1.695,98CONTRIBUIÇÃO PARA GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

R$ 155,00

TOTAL GERAL FOLHA R$ 1.850,98CONTRIBUIÇÃO PARA GESTÃO APRENDIZAGEM 155,00TOTAL GERAL FOLHA + GESTÃO R$ 2.005,98EXAME MÉDICO ADMISSIONAL + DEMISSIONAL R$ 50,002 CAMISETAS R$ 80,00TOTAL GERAL R$ 2.135,98