círculo bíblico -...

20
Círculo Bíblico Círculo Bíblico

Upload: dinhnhan

Post on 11-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

Círculo BíblicoCírculo Bíblico

Page 2: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

2

APRESENTAÇÃO

A Comissão Diocesana de Elaboração de Círculos Bíblicos se inspirou no Projeto Diocesano de Evangelização 2017-2019, que foi aprovado na 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral, para criar o subsídio que tem em mãos.

São quatro encontros, no formato de Círculos Bíblicos, para serem realizados de maneira orante, a fim de tornar o Projeto Diocesano de Evangelização conhecido em todas as nossas Paróquias e Comunidades. Precisamos assumi-lo, colocando-o ao lado da Palavra de Deus, estudando-o, tirando as suas conclusões práticas.

A forma de realizar tais encontros fica a critério de cada Paróquia e Comunidades. Que seja nos lares, nas ruas ou no templo. O importante é que sejam feitos no mês de junho.

Que este Círculo Bíblico ajude-nos a conhecer e colocar em prática as ações de nossa Igreja Particular de Colatina.

Desejamos a todos encontros frutuosos!

Colatina (ES), 7 de abril de 2017

Comissão Diocesana de Elaboração de Círculos Bíblicos

Page 3: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

1º EncontroCONHECENDO O

PROJETO DIOCESANODE EVANGELIZAÇÃO

1.Preparando o ambientePreparar uma mesa com uma toalha branca, Bíblia,

duas velas (que serão acesas antes de iniciar o

encontro).

Formamos a Igreja viva. Que caminha para o Reino do Senhor. Vivendo em comunidade. Nós faremos este mundo melhor.

2.ACOLHIDA

Animador (a) - Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este encontro, onde queremos conhecer e refletir o Projeto Diocesano de Evangelização de nossa Diocese de Colatina. Sabia que este Projeto foi votado na 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada em agosto de 2016? A participação de todos nós foi importante na elaboração desse documento. Agora somos convocados a colocá-lo em prática.3. CANTOÉ missão de todos nós Deus chama, eu quero ouvir a sua voz! (bis)1. Eu sou como a flor por sobre o muro (bis) Eu tenho mel, sabor do céu. Eu vivo pra amar e pra servir. (bis)2. Eu sou como estrela em noite escura. (bis) Eu levo aluz sigo a Jesus. Eu vivo pra amar e pra servir! (bis)3. Eu sou, sou profeta da verdade. (bis) canto a justiça e a liberdade. Eu vivo para amar e pra servir! (bis)

4. SAUDAÇÃO INICIAL

Animador (a) - Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. AmémA graça e a paz de Deus que nos reconciliou consigo, pelo Cristo, estejam com todos vocês. Bendito seja Deus...

3

Page 4: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

Leitor (a) - Durante os anos de 2015 e 2016, todas as paróquias se prepararam para participar da 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que resultou neste projeto que todos têm em mãos. Esta é a nossa direção até 2019.Queremos abraçar este projeto e colocar em práticas suas ações.

Leitor (a) - A Diocese de Colatina é formada por 17 municípios e 31 paróquias, que estão organizadas em cinco áreas pastorais: Área Pastoral de Colatina, do Café, Linha Ita, BR-101 Sul e BR-101-Norte. Todas com realidades diferentes, umas mais urbanas e outras mais rurais . (cantado ou rezado)Tua Igreja é um corpo, cada membro é diferente, e há no corpo, certamente, coração, ó meu Senhor. Dele nasce a caridade, dom maior, mais importante. Nele, enfim, achei radiante minha vocação: o amor.

Leitor (a) - A Área Pastoral de Colatina é formada pelas paróquias Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora da Glória, Santa Clara de Assis, Divino Espírito Santo, Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora da Penha e Sagrada Família.Formamos a Igreja viva que caminha para o Reino do Senhor. Vivendo em comunidade, nós faremos este mundo ser melhor.

Leitor (a) - A Área Pastoral do Café é formada pelas paróquias São Domingo, São Sebastião, Nossa Senhora Auxiliadora e Santa Luzia.Formamos a Igreja viva que caminha para o Reino do Senhor. Vivendo em comunidade, nós faremos este mundo ser melhor.

Leitor (a) - A Área Pastoral Linha Ita é formada pelas paróquias São Pedro, Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, Nossa Senhora Auxiliadora, Missionária São Francisco de Assis, Santa Teresa e São Roque.Formamos a Igreja viva que caminha para o Reino do Senhor. Vivendo em comunidade, nós faremos este mundo ser melhor.

Leitor (a) - A Área Pastoral BR-101 Sul é formada pelas paróquias Coração Eucarístico de Jesus, São José, São Marcos, São João Batista, Santa Teresinha do Menino Jesus e Imaculada Conceição.Formamos a Igreja viva que caminha para o Reino do Senhor. Vivendo em comunidade, nós faremos este mundo ser melhor.

Leitor (a) - A Área Pastoral BR-101 Norte é formada pelas paróquias Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, São Paulo Apóstolo, Bom Pastor, Santa Rita de Cássia, Santíssima Trindade, São João Paulo II e Cristo Rei.

4

Page 5: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

Formamos a Igreja viva que caminha para o Reino do Senhor. Vivendo em comunidade, nós faremos este mundo ser melhor.

Leitor (a) - Percebemos então, o quanto é grande nossa diocese, são 713 CEBs (comunidades eclesiais de base), espalhadas pelas diversas áreas pastorais, todas com seu jeito de ser e celebrar, buscando uma unidade nas diversidades, tema proposto pelo nosso Projeto Diocesano de Evangelização.Formamos a Igreja viva que caminha para o Reino do Senhor. Vivendo em comunidade, nós faremos este mundo ser melhor.

5 - ESCUTANDO A PALAVRAAclamaçãoA vossa Palavra, Senhor, é sinal de interesse por nós! (bis)1 - Como um pai ao redor de sua mesa, revelando seus planos de amor.2 - É feliz quem escuta a Palavra, e a guarda no seu coração.3 - Neste encontro da Eucaristia, aprendemos a grande lição.

Evangelho (Mt 16 13-20) - (ler na Bíblia)

6 - REFLETINDOAnimador (a) - Quem é o Filho do Homem? E seus discípulos (as) responderam de acordo a cultura religiosa das pessoas com quem conviviam, na maioria judeus, por isso responderam com personagens do primeiro testamento. Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas. Jesus ainda não se contenta com a resposta, quer ouvir o que eles pesam. E vocês, quem sou eu? E Pedro responde: Tu és o Messias, Filho do Deus vivo. Jesus é um verdadeiro homem. Nele aparece tudo o que é realmente ser humano: solidariedade, compaixão, serviço aos últimos, que busca o reino de Deus e sua justiça... É Deus, nele se faz presente o Deus verdadeiro, o Deus dos pequenos e crucificados. É por isso que diante da confissão de Pedro Jesus só pode felicitá-lo. É nessa fé que Pedro professa, e nele toda a comunidade cristã, que se funda a Igreja.A fé em Jesus, o Messias, o Filho de Deus é a rocha sobre a qual foi fundada a Igreja, é a herança que recebemos de nossos/as antecessores (as) e é o que somos convidados (as) a continuar comunicando com nossa palavra e vida até o fim dos tempos. 1) Quem é Jesus pra você?2) Quais os desafios de seguir Jesus hoje?

5

Page 6: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

7 - PARA COLOCAR EM PRÁTICA

Animador (a) - Toda a Igreja no Brasil tem um objetivo geral que são as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, assumidas com grande ardor missionário. Vamos ler esse objetivo juntos?Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja, discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, á luz da evangélica opção pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.

Animador (a) - De acordo com as necessidades pastorais de nossas áreas, definimos algumas prioridades para facilitar a nossa evangelização: Área de Colatina: Pastorais Sociais e Missões; Área do Café: Missões e Formação; Área Linha Ita: Missões Permanentes e Pastorais Sociais; Área BR-101 Sul: Pastoral Social e Formação; Área BR-101 Norte: Missões e Pastorais Sociais.Senhor, queremos abraçar com disposição e coragem os desafios da evangelização de nosso tempo para construir um mundo mais fraterno, onde reine a justiça e direito para todos.

8 - DESAFIOS1) Já estou participando de alguma atividade na execução do Projeto Diocesano de Evangelização? Como poderei contribuir?

2) Quais as atividades já estão sendo realizadas em minha área pastoral, conforme as prioridades propostas?

9 - ORAÇÃOAnimador (a) - Senhor Deus, vendo o rosto de tantas pessoas que sofrem, desamparadas pelos meios sociais e políticos, fazei com que, todos nós, nos tornemos uma Igreja Viva, cheia de amor, compaixão e misericórdia para com nosso irmão. Isto vos pedimos por Jesus Cristo, Vosso Filho na Unidade do Espírito Santo. Amém.

10 - PAI NOSSO... AVE MARIA...

11 - BÊNÇÃO

12 - CANTO FINAL (a escolha)

6

Page 7: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

2º EncontroMISSÕES

1.PREPARANDO O AMBIENTEPreparar uma mesa com uma toalha branca, a

Bíblia, duas velas (que serão acesas antes de

iniciar o encontro)

É missão de todos nós Deus chama, eu quero ouvir a sua voz! (bis)

2.ACOLHIDA

Animador (a) - Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este encontro, onde queremos conhecer e refletir sobre uma das prioridades apontadas pelo Projeto Diocesano de Evangelização. O tema do nosso encontro de hoje é “Missões” e os desafios de ser ummissionário.

3 - CANTO

Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor. Cristo também chegou pra anunciar, não tenhas medo de evangelizar!1 - Chegou a hora de mostrarmos quem é Deus à América Latina e aos sofridos povos seus que passam fome, labutam, se condoem, mas acreditam na libertação!2 - Ai daqueles que massacram o pobre, vivendo mui tranquilos, ocultando a exploração, enquanto o irmão à sua porta vem bater, implorando piedade, água e pão.3 - Ai daqueles que promovem a guerra, semeando discórdia, injustiças e rancor. Um mundo novo nós vamos construir na unidade, na paz e no amor.

4. SAUDAÇÃO INICIALAnimador (a) - Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. AmémA graça e a paz de Deus que nos reconciliou consigo, pelo Cristo, estejam com todos vocês. Bendito seja Deus...

7

Page 8: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

5 - ENTENDO MELHOR O QUE É MISSÃO

Leitor (a) - Para entendermos bem esta prioridade, é preciso ter bem claro o significado da palavra missão. Todo dia, em nosso trabalho, somos chamados a realizar uma missão. Missão é como uma ordem, um mandato, um encargo. É uma função que se confere a alguém para fazer algo.Quero entender com clareza, qual é a missão que o Senhor tem para mim.

Leitor (a) - Quando fomos batizados, recebemos a missão de propagar o Evangelho através da Igreja. O missionário é aquele e aquela que têm a missão de divulgar a fé, de se dedicar a pregar e levar a Palavra de Deus aos diversos lugares. (Canto)Pelo Batismo recebi uma missão: vou trabalhar pelo Reino do Senhor. Vou anunciar o Evangelho para os povos, vou ser profeta, sacerdote, rei, pastor. Vou anunciar a Boa-Nova de Jesus: como profeta recebi uma missão. Onde eu for serei fermento, sal e luz, levando a todos a mensagem do cristão.

Leitor (a) - A Alegria do Evangelho, que enche a vida dos discípulos, é uma alegria missionária. A Igreja em saída é a comunidade dos discípulos missionários, aqueles que tomam iniciativas. E pelo mundo eu vou, cantando teu amor, pois disponível estou para servir-te, Senhor! (bis)

Leitor (a) - A Igreja deve ser sempre a casa aberta do Pai. O Papa Francisco nos diz: “prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja já enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às suas próprias seguranças”.Formamos a Igreja viva que caminha para o Reino do Senhor. Vivendo em comunidade, nós faremos este mundo ser melhor.

Leitor (a) - Vemos em nossa sociedade diversos grupos e categorias que merecem nossa atenção. Muitos deles vivem nas periferias de nossas cidades: são indígenas, afrodescendentes, intelectuais, artistas, políticos, formadores de opiniões, nômades, pessoas com deficiência, entre outros. Queremos ser uma Igreja Missionária, acolhedora e que leve o Evangelho nos lugares mais distintos de nossa sociedade, respeitando todas as diversidades culturais.

8

Page 9: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

Leitor (a) - Em uma aldeia, havia um rio onde ninguém ousava tomar banho, pois era muito fundo e a correnteza era forte. Certo dia, um garoto aproximou-se do rio e resolveu entrar. Em poucos instantes, ele estava gritando por socorro, pois começou a se afogar. Toda a aldeia veio para ver o que estava acontecendo, mas ninguém ousou entrar. De repente, apareceu uma mulher gritando e chorando, pois era o seu filho que estava na água. Um homem, vendo o desespero daquela mãe, resolveu entrar para resgatar o garoto, mas impôs uma condição: ele amarraria uma corda na cintura e as pessoas que estavam às margens teriam que segurar a outra ponta e puxarem-na assim que ele alcançasse o garoto. Eles aceitaram a proposta.

Leitor (a) - Chegando ao rio, o homem conseguiu agarrar o garoto e gritou para que as pessoas os resgatassem, puxando a corda. Mas a multidão que estava à margem discutia de quem era a obrigação de segurar a corda. Outros discutiam sobre quem pagaria a corda caso ela fosse arrastada junto com aquele homem. Com isso, eles se esqueceram de segurar a corda e os dois foram vencidos pela correnteza, afogando-se. Quando deram fé, era tarde demais.

Leitor (a) - Este rio representa o mundo; o garoto, as pessoas que precisam de nossa ajuda; o homem que foi resgatar representa o missionário; e as pessoas que estavam à margem do rio, a Igreja. Eu não sei onde você se encaixa nesta história, mas reflita sobre ela, pense sobre o que você tem feito por quem está lá, na outra ponta da corda! “Missão se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram e com as mãos dos que contribuem, não com a filosofia dos que discutem”.

6 - ESCUTANDO A PALAVRAAclamação

Aleluia, Aleluia! Como o Pai me amou assim também eu vos amei. Aleluia, Aleluia! Como estou no Pai permanecei em mim.Vós todos que sofreis, aflitos, vinde a mim. Repouso encontrarão os vossos corações. Dou graças ao meu Pai que revelou ao pobre, ao pequenino seu grande amor.

Evangelho (Mc 6, 7-13) - (Ler na Bíblia)

9

Page 10: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

7 - REFLETINDOAnimador (a) - Jesus envia os doze “de dois em dois”. Ele o faz assim para que se ajudem mutuamente e deem a todos o testemunho da caridade fraterna. Além disso, adverte que não levem nada para o caminho, e desta forma indica que o mais importante para a missão emana do interior. Não são os meios materiais os que dão frutos de salvação, mas sim a caridade. Cristo na cruz é a demonstração mais surpreendente do amor de Deus por cada homem e mulher. Ali na cruz está a orientação de quanto devemos nos entregar pela salvação de cada pessoa, ali temos o guia para saber o quanto devemos amar. O amor fraterno que Deus nos pede, brota de seu amor misericordioso. Por isso o autêntico zelo missionário vem unido à caridade. A alma da missão é o amor. A caridade é o único critério que deve nos guiar em todo o nosso trabalho por Cristo e pelos demais. Quem ama Cristo de verdade não busca seu próprio interesse, mas sim a glória do Pai e o maior bem do próximo! Por isso, devemos nos prestar a ajudar e colaborar com os demais em tudo o que nos seja possível. Que Cristo, a Igreja e os demais encontrem sempre em nós um sim generoso e disponível.

8 - GESTO CONCRETO1) O que podemos fazer de concreto para atingir as pessoas que não participam da comunidade?

9 - ORAÇÃO DO MISSIONÁRIO.Animador (a) – Senhor, Tu me chamaste para ser missionário na tua Igreja, na tua comunidade que também é minha. É difícil o teu chamado, Senhor, e grande a minha responsabilidade, mas se me encolheste, confio nas tuas graças. Caminharemos juntos, Senhor: tu me apoiando e iluminando e eu me colocando à tua disposição, da Igreja e da Evangelização da missão, preparando-me atualizando-me sempre para servir melhor o teu povo, mães, crianças e jovens. Faze-me instrumento para que venha o teu amor, esperança e paz, fraternidade e justiça. Reino onde Deus será tudo em todos.

10 - PAI NOSSO...AVE MARIA...11 - BÊNÇÃO12 - CANTO FINAL (A ESCOLHA)

10

Page 11: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

3º EncontroFORMAÇÃO1.PREPARANDO O AMBIENTEPreparar uma mesa com uma toalha branca, a

Bíblia, duas velas (que serão acesas antes de

iniciar o encontro)

Por isso vem entra na roda com a gente também, você é muito importante. Por isso vem entra na roda com a gente também, você é muito importante, vem.

2.ACOLHIDA

Animador (a) - Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este encontro, onde queremos conhecer e refletir sobre uma das prioridades apontadas pelo Projeto Diocesano de Evangelização. O tema do nosso encontro de hoje é Formação.Animador (a) - Hoje em dia é muito comum se falar em formação. Muitas instituições estão realmente comprometidas com a formação do homem integral, precursor de uma sociedade mais justa e que precisa assumir seu papel no desenvolvimento harmônico da inteligência. Ele deve dar ao sentir e ao querer o mesmo tratamento que tem sido dispensado ao longo da história para a faculdade de pensar. Não apenas os valores da ciência, mas igualmente os do sentimento e da ética precisam ser constantemente aprimorados. Não basta ensinar o homem a pensar, é imprescindível fazê-lo cultivar os mais nobres sentimentos e comportar-se eticamente na construção de uma sociedade mais justa e feliz.

3 - CANTOAgora é tempo de ser Igreja, Caminhar juntos, participar. (2x) 1. Somos povo escolhido. E na fronte assinalados. Com o nome do Senhor. Que caminha ao nosso lado.2.Somos povo em missão. Já é tempo de partir. É o Senhor que nos envia, em seu nome a servir.3. Somos povo esperança. Vamos juntos planejar: Se Igreja a serviço, e a fé Testemunhar.

11

Page 12: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

4. Somos povo a caminho. Construindo em mutirão. Nova terra, Novo Reino. De fraterna comunhão.

4. SAUDAÇÃO INICIALPresidente - Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. AmémA graça e a paz de Deus que nos reconciliou consigo, pelo Cristo, estejam com todos vocês. Bendito seja Deus...

5 - ENTENDO MELHOR O QUE É FORMAÇÃO

Leitor (a) - Para entendermos bem esta prioridade, é preciso ter claro o significado da palavra formação. Sempre, em nossa vida, precisamos estar inovando, aprender coisas novas que nos ajudam no crescimento pessoal e profissional. Na Igreja, na comunidade, não é diferente, pois é sempre tempo de saber e apreender. O que podemos fazer para melhorar a minha vida e a vida das pessoas da comunidade que fazemos parte? (Canto)Por isso vem, entra na roda com a gente também, você é muito importante. Por isso vem, entra na roda com a gente também. Você é muito importante, vem.

Leitor (a) - Nós cristãos cremos que Deus, pelo ato criador, dá forma a uma determinada porção matéria, fazendo com que ela seja uma pessoa humana. A formação de uma pessoa é o processo que faz com que aquela carne e aqueles ossos ganhem uma forma humana. A formação é o desenvolvimento da identidade de uma pessoa rumo à plenitude do que ela “pode” ser e “é chamada” a ser.(Canto)Toma Senhor nossa vida em ação para mudá-la em fruto e missão. Toma Senhor nossa vida em ação para mudá-la em missão.

Leitor (a) – Jesus, quando queria dar formação, quase sempre subia nos montes e falava em parábolas. Depois, explicava de forma que todos compreendiam. Portanto, já somos Filhos Deus, mas ainda não totalmente. Somos discípulos de Jesus, mas não ainda autênticos. Temos já o Espírito Santo pelo batismo, mas ainda não estamos plenificados pelo Espírito Santo. Somos uma Igreja em processo de formação. Assim, “até que Cristo seja formado em nós”, somos discípulos em formação. (Canto)Tomado pela mão com Jesus eu vou, sigo como ovelha que encontrou Pastor. Tomado pela mão com Jesus eu vou, aonde Ele for.(bis)

12

Page 13: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

Leitor (a) - Evangelizar a sociedade é tarefa de quem? Dos bispos? Dos padres e religiosos? De todos os leigos?Evangelizar é um dever de todos nós, da Igreja inteira.

Leitor (a) - Aos discípulos missionários cabe de modo especial evangelizar no meio em que vivem e organizar a sociedade segundo os valores do evangelho. Fazer todas as coisas de modo bem feito. Ser justo e responsável é algo que Deus aprecia.Os discípulos missionários bem formados carregam a Igreja nosombros e fazem acontecer o Reino de Deus com suas mãos e seuspés.

Leitor (a) – Jesus, quando convocou seus discípulos, quis dar-lhes uma formação integral, permanente e atenta às diversas dimensões que contemplam o acompanhamento dos discípulos, uma formação naespiritualidade da ação missionária. (Canto)Quando chamastes os dozes primeiros pra te seguir, sei que chamava todos os que haviam de vir. Tua voz me fez refletir, deixei tudo pra te seguir, nos teus mares eu quero navegar. (Bis)

Leitor (a) - A formação dos discípulos missionários acontece ao longo da vida: na família, nas paróquias, nas pequenas comunidades eclesiais, nos movimentos eclesiais, nas novas comunidades, nos seminários e nas casas de formação religiosa, que são voltadas para a educação católica.Quando pediste aos doze primeiros, "Ide, ensinai" sei que pedias a todos nós: "Evangelizar". Tua voz me fez refletir, deixei tudo pra te seguir, nos teus mares eu quero navegar. (Bis)

Leitor (a) - O discípulo missionário deve ter uma espiritualidade trinitária do encontro com Jesus, pois uma autêntica proposta de encontro com Ele deve estabelecer-se sobre o sólido fundamento da Trindade-Amor.Quando enviaste os doze primeiros, de dois em dois, sei que enviavas todos os que viessem depois. Tua voz me fez refletir, deixei tudo pra te seguir, nos teus mares eu quero navegar. (Bis)

6 - ESCUTANDO A PALAVRAAclamação

13

Page 14: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

1 - Eu vim para escutarTua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de amor.(bis)2 - Eu gosto de escutar.3 - Eu quero entender melhor.

Evangelho (Mt 6-9 a 13) - (Ler na Bíblia)

7 - REFLETINDO

Animador (a) -Ter uma boa formação é tão importante que uma das primeiras coisas que Jesus fez foi formar os discípulos para a vida em oração. Orar é uma prática tão necessária à vida que o próprio Jesus orava. Todos os grandes momentos da sua vida foram precedidos, acompanhados e sucedidos pela oração. Ao ser batizado por João Batista, Jesus se pôs a orar com tanta alegria que o céu se abriu e se pôde ouvir a voz do Pai se rejubilando com Ele (Lucas 3,21). Antes de caminhar sobre as águas do mar, Ele se despediu a multidão e subiu ao monte, a fim de orar sozinho. No cair da tarde, lá estava Ele, só. (Mateus 14,23). Antes de começar seu calvário, Jesus passou por uma longa jornada de oração. Ele sabia qual era o propósito da Trindade, mas também sentia o peso do momento que passaria a viver. Por isto, orou nos seguintes termos: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade (Mateus 26,42). Na hora mesma da morte, seu clamor foi: Pai, por que me desamparastes? (Mateus 27,46) A oração, para Jesus, que era capaz de passar uma tarde inteira (Mateus 14.23) ou uma noite completa orando (Lucas 6,12), não era um teatro, nem uma formalidade, nem uma magia, mas a busca da companhia e da resposta do Pai. Orar, portanto, é uma prática tão necessária à vida que Jesus nos ensinou a orar. Ele ensinou seus discípulos a orar por meio do exemplo, já que era um Mestre de oração, de modo que, quando se retirava para orar, levava-os junto (Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar - Lucas 9,28). Jesus ensinou seus discípulos a orar por meio das palavras. O Mestre gastou tempo com seus discípulos ensinando por que orar, o que orar e como orar.

8 - APRENDENDO COM JESUS1) Em quais momentos você faz suas orações?2) Por que você reza? Como você reza?3)Você tem participado dos momentos de formações na sua comunidade?

14

Page 15: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

9 - ORAÇÃO COMUNITÁRIA.Animador (a) - A cada pedido, rezemos juntos: Senhor, escutai a nossa prece.

2) Com nossa formação, possamos cada vez mais assumir os trabalhos sociais, ajudando a igreja a realizar a transformação social. Rezemos.

3) Que as ações do nosso Projeto Diocesano de Pastoral tornem-se cada vez mais presentes na periferia de nossas cidades, junto aos menos favorecidos. Rezemos.

4) Que Nossa Senhora da Saúde, Nossa Rainha e Mãe, interceda pornossas comunidades, para que sejam locais de acolhida e amor. Rezemos.

Animador (a) - Tudo isso, Vos pedimos, Por Jesus Cristo, Vosso Filho,na Unidade do Espírito Santo. Amém.

10 - ORAÇÃOÓ Deus de bondade, alimentai-nos com tua Palavra, confortai-nos com Vosso Espírito Santo de Amor, por Cristo nosso Senhor. Amém.

11 - PAI NOSSO...AVE MARIA...

12 - BÊNÇÃO

13 - CANTO FINAL (A ESCOLHA)

15

Page 16: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

4º EncontroPASTORAIS SOCIAIS

1.PREPARANDO O AMBIENTEPreparar uma mesa com uma toalha branca, a

Bíblia, duas velas (que serão acesas antes de

iniciar o encontro)

Somos gente nova vivendo a união, somos povo semente de uma nova nação ê, ê. Somos gente nova vivendo o amor somos comunidade, povo do senhor, ê, ê.2.ACOLHIDA

Animador (a) - Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este encontro, onde queremos conhecer e refletir sobre uma das prioridades apontadas no Projeto Diocesano de Evangelização. O tema do nosso encontro de hoje é Pastorais Sociais.

Animador (a) - Uns dos grandes desafios do mundo hoje é a questão social. Na Diocese de Colatina, este desafio está presente em todas as Áreas Pastorais. Por isso, foi apontado como prioridade. Apesar de termos na Diocese o Setor Diocesano das Pastorais Sociais, percebemos que ainda precisamos realizar muitas outras ações para curar os males sociais que atingem toda a sociedade.

3 - CANTOIrá chegar um novo dia, um novo céu, uma nova terra, um novo mar. E nesse dia, os oprimidos numa só voz, a liberdade, irão cantar.

1 - Na nova terra o negro não vai ter corrente, e o nosso índio vai ser visto como gente. Na nova terra o negro, o índio e o mulato, o branco e todos vão comer no mesmo prato.

2 - Na nova terra a mulher terá direitos, não sofrerá humilhações, nem preconceitos. O seu trabalho todos vão valorizar, das decisões ela irá participar

3 - Na nova terra os povos todos irmanados, com sua cultura e direitos respeitados. Farão da vida um bonito amanhecer, com igualdade no direito de viver.

16

Page 17: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

4. SAUDAÇÃO INICIALPresidente - Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. AmémA graça e a paz de Deus que nos reconciliou consigo, pelo Cristo, estejam com todos vocês. Bendito seja Deus...

5 - ENTENDO MELHOR O QUE É PASTORAL SOCIAL

Leitor (a) - Para entendermos bem esta prioridade, é preciso ter bem claro o significado do que é Pastoral Social. A finalidade dessa Pastoral é concretizar, em ações sociais e específicas, as necessidades da Igreja diante de situações reais de marginalização. Nossa tarefa é de identificar, entre os filhos e filhas de Deus, os rostos mais sofridos, para dar-lhes a devida atenção pastoral.(Canto)Entre nós está e não O conhecemos. Entre nós está e nós O desprezamos.(bis)

Leitor (a) - A Pastoral Social sempre se preocupa com as questões relacionadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação, à qualidade de vida, a condições reais de existência. Ela expressa a compaixão de Jesus e o amor de mãe, traduzindo-os numa ação social de promoção humana junto aos setores mais pobres da sociedade. (Canto)Toma Senhor nossa vida em ação para mudá-la em fruto e missão. Toma Senhor nossa vida em ação para mudá-la em missão.

Leitor (a) - A Pastoral Social procura integrar, em suas atividades e no compromisso social, a oração e a ação, a religião e a prática do dia a dia, a ética e a política. Um destaque especial para uma espiritualidade conjunta da prática da ação e oração. A fé cristã tem necessariamente uma dimensão social. (Canto)Vamos irmãos lutar por este mundo novo, com fé no Deus que ama, nos salva e nos liberta.(bis)

Leitor (a) - Específicos em cada Diocese e Paróquia, os setores de atuação da Pastoral Social são: Pastoral da Criança, do Menor, do Idoso, da Mulher, da Saúde, da Moradia, da Pessoa com Deficiência, da Sobriedade, do Mundo do Trabalho, da Fé e Política, dos Pescadores, dos Migrantes, da Terra, dos Nômades, da Ecologia. (Canto)Formamos a Igreja Viva, que caminha para o Reino do Senhor. Vivendo em comunidades, nós faremos este mundo ser melhor. (bis)

17

Page 18: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

6 - ESCUTANDO A PALAVRAAclamação

Tua palavra é lâmpada para meus pés, Senhor! Lâmpada para os meus pés, Senhor, luz para o meu caminho!

Evangelho (Lc 10,25-35) - (Ler na Bíblia)

7 - REFLETINDO

Animador (a): Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?” (Lucas 10, 29). Buscando responder a essa pergunta, Jesus conta uma história: O cenário dessa parábola é o caminho entre Jerusalém e Jericó. Um homem, viajando por esse caminho, veio a ser interceptado por bandidos que, depois de o roubarem, ainda o deixaram gravemente ferido. Três personagens são inseridos por Jesus na história: um sacerdote, um levita e um samaritano. O sacerdote e o levita eram religiosos que estavam descendo de Jerusalém, o que indica que provavelmente voltavam do culto a Deus, já que o templo de adoração dos judeus ficava em Jerusalém.

Leitor (a) - Esperava-se deles que fossem praticantes da Palavra de Deus, pois a conheciam. Eles sabiam o que tinham de fazer. Já o samaritano era considerado pelos judeus uma pessoa de Segunda qualidade, indigna, pois eram inimigos. O detalhe da história é que o sacerdote e o levita nem ligaram para o homem que acabara de ser assaltado e agredido, mas o samaritano faz de tudo para salvá-lo.

Leitor (a) - A presença do samaritano nessa história mostra que o status não vale nada. Os samaritanos tinham o status de odiados e de indignos, já o sacerdote e levita de “santos”. No entanto, a atitude de bondade desse samaritano mostra que é isso que realmente agrada a Deus: um coração verdadeiro que demonstra atitudes de amor ao próximo. O bom samaritano doou-se completamente ao homem que necessitava, empregando cuidado, tempo e dinheiro. Essa é a atitude que Jesus quer ver. Em outras palavras, Jesus quer ver obras decorrentes da fé e não uma fé vazia de boas obras.

18

Page 19: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

8 - APRENDENDO COM JESUS

Animador (a) - As pastorais sociais têm dois desafios: fortalecer seu trabalho nas paróquias e dioceses para alargar seu horizonte numa pastoral de conjunto e conseguir colocar em prática as palavras do Papa Francisco, para que seja uma Igreja em saída. Não basta achar bonito o que o Papa nos fala, mas como a gente assume isso na prática. Ou seja, como ser uma pastoral social em saída, que esteja próxima dos excluídos, que é a nossa razão de ser e a nossa missão?

Para conversar.1) Você participa de alguma Pastoral Social? Quais?2) Você conhecia o Projeto Diocesano de Evangelização?3) Como estão sendo praticadas as ações do Projeto Diocesano de Evangelização na sua paróquia?

9 - ORAÇÃO DO SAMARITANO

Animador (a) - Senhor, abre hoje os nossos corações, para que estejam sempre disponíveis para os nossos irmãos. Que nós os reconheçamos em todos os momentos e em todas as situações. Que nós estejamos sempre dispostos a ajudar, a servir os nossos semelhantes, não para aliviarmos as nossas consciências mas que façamos isso por amor. Para que seja verdade e vida em nós o Teu Mandamento: “Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”. Isto, Vos pedimos, por Cristo Nosso Senhor. Amém.

10 - PAI NOSSO...AVE MARIA...11 - BÊNÇÃO12 - CANTO FINAL (A ESCOLHA)

19

Page 20: Círculo Bíblico - diocesedecolatina.org.brdiocesedecolatina.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/12/C... · Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor

Secretariado Diocesano de PastoralRua Santa Maria, 350, Centro

Colatina (ES) – Cep.: 29.700-200Telefone: (27) - 2105-5031

E-mail: secretariadopastoral@diocesedecolatina.org.brwww.diocesedecolatina.org.br