circuitos em autocarro - verão 2013

22
viajar aproxima CIRCUITOS GUIADOS EM AUTOCARRO DE TURISMO reservas online: www.solferias.pt SOLFÉRIAS, RNAVT Nº 1989, CRCL 503339938 VIAGENS NA MINHA TERRA 2013 PORTUGAL

Upload: solferias-operador

Post on 14-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Circuitos em Autocarro - Verão 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

v i a j a r a p r o x i m a

CirCuitos guiados em autoCarro de turismoreservas online: www.solferias.pt

SOLF

ÉRIA

S, R

NAVT

Nº 1

989,

CRC

L 50

3339

938

VIAGENSNA MINHA TERRA

2 0 1 3

P o r t u g a L

Page 2: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

PORTUGAL VIAGENS NA MINHA TERRACIRCUITOS DE AUTOCARRO

2

ÍNdiCe

Feira Medieval de Monsanto 3Pescadores, touros e forcados 4Portugal Islâmico 5Jardins de Lisboa 6Passeio à moda do Porto 7Conversas com o Padre Fontes 8Festa da Cereja no Fundão 9Arribas do Douro 10O Douro visto por Baco 11Nordeste Transmontano 12Rota dos Escritores 13Volta ao Minho 14Pelos Trilhos de Santiago 15Sexta-feira 13 16Encontro com a Ribeira Sacra 17Vindimas e Lagaradas 18Montes Pintados 19S. Martinho em Terras de Torga 20

Percorrer paisagens verdadeiramente fascinantes, onde a ruralidade, a vida comunitária, as lendas, os caminhos da fé, o esoterismo e a gastronomia predominam. Regressar às origens, percorrer os tempos que foram outros, desfrutar e revalidar as características do que é nosso. Estes são alguns dos propósitos das nossas Rotas que aqui vos apresentamos, nas nossas “Viagens na Minha Terra”.

iNFormaÇÕes gerais soBre os Nossos Programas:TIPOS DE QUARTOSOs nossos programas têm por base o alojamento em quartos de tipologia stan-dard. Todos os casos de alojamento em tipos de quarto de categoria superior ao proposto nos programas requerem confirmação de disponibilidade e aceitação pelo participante do preço adicional a considerar.

REFEIÇÕESAs refeições incluídas são servidas em conjunto com ementa igual para todo o grupo. Os casos de dieta deverão ser comunicados no ato da inscrição, ficando sujeitos a disponibilidade por parte dos fornecedores de serviços.

HORÁRIOSAs horas de partida estão sujeitas a alteração sendo no entanto requerida a comparência dos participantes à hora indicada. Ressalvam-se os atrasos resul-tantes de razões técnicas ou outras relacionadas quer com os próprios meios de transporte, quer com os locais e entidades objeto de visita.

TRANSPORTE DE BAGAGEMO transporte da bagagem autocarro / hotel / autocarro é da total responsabi-lidade do cliente. Será aceite 1 volume (mala ou saco de viagem) por partici-pante.

ITINERÁRIOS E VISITASNos itinerários dos circuitos faz-se menção de alguns centros urbanos, que são meros pontos de referência, logo sem paragem obrigatória.

As visitas mencionadas poderão ser substituídas por outras similares, em caso de totalimpossibilidade da sua realização.

MÍNIMO DE PARTICIPANTESA realização de cada partida de circuito em autocarro está sujeita à inscrição do número mínimo de participantes indicado em cada programa. Caso não seja atingido o número mínimo de participantes exigido, o Operador poderá cancelar o circuito, notificando o cliente no máximo até 20 dias antes da data prevista para a realização do circuito reservado.O Operador poderá, nesse caso, vir a estabelecer um novo número mínimo de participantes, inferior ao inicialmente previsto, com a indicação do consequente suplemento de valor a aplicar ao mesmo circuito, sujeito à aceitação do cliente.

ACOMPANHAMENTOA maioria dos nossos programas prevê o acompanhamento do grupo por um guia cultural especializado, desde a chegada do grupo à região de cada roteiro até à partida do grupo da região em causa. Todas as viaturas são conduzidas por motoristas profissionais e experientes.

TRANSPORTEViajamos em autocarros com certificado de qualidade para o transporte de pas-sageiros.

as esPeCiaLidades Que Vai eNCoNtrar Nas emeNtas soLFÉrias:Carne de porco com castanhas, bacalhau na broa, à moda de Braga ou à lagareiro, fralda de vitela maronesa assada no forno, borrego assado no forno, vitela barrosã grelhada, vitela assada no forno, posta à Mogadouro, habones sanabreses (favada típica), cabrito à regional, cozido à moda do Barroso, lombos de pescada com molho de camarão, galo estufado, truta do Rio Cávado com batata as-sada, cozido galego, parrillada mista, joelho da porca assado no forno, sopas, fumeiros, queijos, rojões, alheira, moelas, doces, frutas, café, vinhos regionais, sumos e águas.NOTA: em cada refeição está incluído um prato principal; os pratos supra mencionados são exemplos de pratos que se encontram distribuídos ao longo de todos os nossos roteiros.

Page 3: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

3

2013

Feira medieVaL de moNsaNto 2 DIAS / 1 NOITEDATA DE SAÍDA: 4 DE MAIO1º DIA: LISBOA – CASTELO BRANCO / IDANHA-A-NOVA / MONSANTO / TERMAS DE MONFORTINHOPartida de Lisboa em direção a Castelo Branco. Visita à zona histórica e ao Jardim do Paço. Se-gue-se para Idanha-a-Nova. Almoço. Continuação para Monsanto: visita à aldeia histórica, Torre de Lucano, casas típicas de granito, Capela de S. Miguel e ruínas do Castelo Templário. Par-ticipação na Feira Medieval. Continuação para as Termas de Monfortinho. Check-in no Hotel. Regresso a Monsanto. Jantar Medieval com animação: a animação consiste na participação de um conjunto de personagens vestidas à época medieval que ao longo do jantar proporcionam momentos divertidos ao público através de música (com instrumentos medievais), teatro, ma-labarismos. Ao longo do jantar, estas personagens também vão interagindo com o público e vão convidando algumas pessoas a participar na animação, fazendo com que integrem o espírito da época medieval. O espaço onde decorre o jantar inclui decoração temática. Regresso às Termas de Monfortinho e alojamento.

2º DIA: TERMAS DE MONFORTINHO / PENHA GARCIA / PROENÇA-A-VELHA / IDANHA-A-VELHA / LISBOA Pequeno almoço. Saída em direção a Penha Garcia. Realização de parte da Rota dos Fósseis até à gruta da Lapa. Continuação até ao Complexo de Lagares de Proença-a-Velha. Almoço. Saída para Idanha-a-Velha com visita a esta aldeia histórica, à Sé Catedral, ao Lagar das Varas e à Torre templária. Regresso à origem. Fim dos nossos serviços.

Partida (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h45 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo) SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Guia acompanhante; - 1 Pequeno almoço no hotel;- 2 Almoços;- 1 Jantar medieval com animação; - Bebidas selecionadas às refeições; - Visita a Idanha-a-Velha: centro histórico, Sé Catedral, Lagar das varas e Torre Templária;- Participação nos festejos da Feira Medieval;- Visita à aldeia histórica de Monsanto: Torre de Lucano, casas típicas de granito,

Capela de S. Miguel e ruínas do Castelo Templário;- Visita a Penha Garcia: Rota dos Fósseis até à Gruta da Lapa;- Visita ao Complexo de Lagares de Proença-a-Velha;- Visita ao Jardim do Paço;- Seguro de viagem.

Ô HOTEL ASTÓRIA *** Termas de Monfortinho (1 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 165,00

Individual 179,00

Cama extra 160,00

Cama extra criança 04-10 anos 101,50

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 4: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

PORTUGAL VIAGENS NA MINHA TERRACIRCUITOS DE AUTOCARRO

4

PesCadores, touros e ForCados2 DIAS / 1 NOITEDATAS DE SAÍDA: 13 DE JULHO E 7 DE SETEMBRO1º DIA: PORTO / SANTARÉM / CARTAXO / VILA FRANCA DE XIRA Partida do Porto por Coimbra em direção a Santarém. Paragem para efectuar um pequeno per-curso pedonal pelo centro histórico, passando pela Igreja de Marvila para admirar os seus painéis de azulejos, pela Casa do Brasil, pela Igreja da Graça, espelho do Gótico em Santarém, até ao Jardim Miradouro das Portas do Sol. Almoço regional. Saída para o Cartaxo para visita ao Museu Rural e do Vinho. Continuação para a Quinta do Gaio de Baixo: recepção pelos Campinos da Quinta. Visita à ganadaria e aos touros no campo com interpretação de toda a as atividades da quinta. Lanche. Continuação para Vila Franca de Xira, fazendo uma panorâmica pela cidade, com momentos fotográficos junto aos monumentos de evocação ao campino, ao toureiro e ao forca-do. Check-in e jantar no hotel. Alojamento.

2º DIA: VILA FRANCA DE XIRA / SALVATERRA DE MAGOS / ESCAROUPIM / PORTO Pequeno almoço. Saída em direção a Salvaterra de Magos. Paragem e tempo livre onde sugerimos a degustação do famoso barrete (bolo típico e regional de Salvaterra de Magos). Segue-se para a aldeia avieira de Escaroupim. Embarque e passeio de barco pela chamada Rota dos Mouchões, sob o olhar atento dos avieiros que ainda praticam as suas artes de pesca no Rio Tejo, por entre cegonhas, garças, galinholas e outras aves que se juntam nos salgueiros. Contornando sempre os mouchões que vão parecendo no meio do rio, chega-se ao Mouchão da Casa Branca, palco de criação de cavalos lusitanos pela Coudelaria Nacional. Paragem para apreciação e fotografia. Regresso a Escaroupim para prova de vinhos. Almoço. Visita à Casa Museu Avieira do Escaroupim.Continuação em direção a Salvaterra de Magos com visita à Falcoaria (demonstração de falcões a voar em liberdade). Regresso à origem. Fim dos nossos serviços.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h45 – Porto (estádio do dragão)09h15 – CoimBra (hoteL astória)

SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Guia acompanhante; - 1 Pequeno almoço no hotel;- 2 Almoços;- 1 Jantar; - Bebidas selecionadas às refeições; - Visita ao Museu Rural e do Vinho do Cartaxo;- Visita à ganadaria da Quinta do Gaio de Baixo com recepção dos Campinos;- Lanche na Quinta do Gaio de Baixo;- Passeio de barco pela Rota dos Mouchões;- Prova de vinhos;- Visita à Casa Museu Avieira do Escaroupim;- Visita à Falcoaria de Salvaterra de Magos;- Seguro de viagem.

LEZÍRIA PARQUE HOTEL *** Vila Franca de Xira (1 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 210,00

Individual 235,00

Cama extra 208,00

Cama extra criança 04-10 anos 125,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 5: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

5

2013

PortugaL isLâmiCo3 DIAS / 2 NOITESDATA DE SAÍDA: 17 DE MAIO1º DIA: LISBOA / ÉVORA / ELVAS / JUROMENHA / ALANDROAL / BEJA Partida de Lisboa em direção a Évora para descobrir os seus traços Islâmicos distintivos, incor-porados frequentemente nos monumentos construídos uns séculos mais tarde ou substituídos por outros edifícios, tais como a catedral. Parte da muralha da cidade, construída no século X, mencionado pelo árabe ibn-Hayyan no século XI, e visita ao museu da cidade, o Casa Cordovil e o palácio de Dom Manuel que data do século XVI. Construído em diferentes estilos Manuelinos, Mudéjar e Renascimento. Foi aqui que Vasco da Gama recebeu as suas ordens para comandar a frota que descobriria a rota da India. Almoço. Continuação até Elvas com visita aos seus fortes e Aqueduto. Segue-se até ao Castelo de Juromenha, mencionado pelos geógrafos árabes do século X. Visita. Continuação até ao Alandroal. Visita ao seu castelo construído no século XII, um bom exemplo da arte Mudéjar em Portugal. Continuação para Beja. Check-in no hotel, jantar e alojamento.

2º DIA: BEJA / MÉRTOLA / ALCOUTIM Pequeno almoço. Saída em direção a Mértola (capital de um reino de Taifa nos séculos X e XI). Visita ao museu, que exibe achados arqueológicos desde o período romano, paleocristão e dos tempos islâmicos, com as colecções distribuídas em torno da cidade. Visita à Igreja da Anuncia-ção, construído no local de uma antiga mesquita. Almoço livre. Continuação da visita a Mértola com incidência no bairro Islâmico recentemente escavado (século XI), ao castelo (construído durante o século XIII e com vestígios pré-históricos, romanos e islâmicos) e nas ruas velhas da cidade. Participação em atividades do Festival Islâmico. Saída para Alcoutim. Check-in no hotel, jantar e alojamento.

3º DIA: ALCOUTIM / TAVIRA / SILVES / LISBOA Saída em direção de Tavira, uma das cidades mais bonitas do Algarve, com a sua ponte e o seu castelo com vestígios do período islâmico. Continuação até Silves (no século XII sob o Abbadids, Silves foi conhecido por atos periódicos de rebeliões, das quais a mais famosa foi conduzida por Ibn Qasi em 1145 e somente a dinastia dos Almohadas conseguiu controlar a região de Silves. Silves ocupou uma posição importante no Gharb do sul. Conquistado por D. Sancho em 1189, esta cidade foi reconquistada por Ibn Mahfush em 1230 e remanesceu o último território Islami-sado no Gharb do sul). Almoço. Visita ao Museu Arqueológico e à cisterna (meados do séc. XI), castelo e as muralhas da cidade. Regresso à origem. Fim dos nossos Serviços.Nota: o Castelo do Alandroal encontra-se em obras pelo que teremos de confirmar se na data de realização do programa é possível visitá-lo. Fim dos nossos serviços.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

08h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo)

SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Guia acompanhante; - 2 Pequenos almoços no hotel;- 2 Almoços;- 2 Jantares; - Bebidas selecionadas às refeições; - Visita à Catedral de Évora;- Visita ao Museu de Évora;- Visita ao Museu Mértola;- Visita à Igreja Anunciação em Mértola;- Visita ao Castelo Mértola;- Visita ao Museu Arqueológico de Silves;- Visita ao Castelo Silves;- Seguro de viagens.

HOTEL FRANCIS *** Beja (1 noite)HOTEL GUERREIROS DO RIO *** Alcoutim (1 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 285,00

Individual 315,00

Cama extra 265,00

Cama extra criança 03-08 anos 172,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

© C

âmar

a M

unic

ipal

de

Mér

tola

Page 6: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

PORTUGAL VIAGENS NA MINHA TERRACIRCUITOS DE AUTOCARRO

6

JardiNs de LisBoa 2 DIAS / 1 NOITEDATA DE SAÍDA: 25 DE MAIO E 2 DE NOVEMBRO1º DIA: PORTO / LISBOAPartida do Porto com passagem por Coimbra em direção ao Campo Grande, Lisboa. Visita ao Museu da Cidade (a história de Lisboa da pré-história ao século XIX e destaque para a grande maqueta da cidade anterior ao terramoto de 1755). Almoço. Continuação em direção do Par-que Eduardo VII – visita à Estufa Fria (um viveiro natural de vegetação exótica, de diferentes regiões como China, Coreia, África, Austrália, Brasil, Antilhas, Peru e México. Podemos também observar a parte envidraçada da estufa, que designadamente se chama Estufa Quente, essencial para plantas que necessitam de mais calor e humidade. Porém, a visita só fica completa quando observados os pequenos lagos, o jardim de cactos com várias espécies, o viveiro com peixes de água doce, os regatos, cascatas e nichos, o viveiro natural com vegetação exótica com espécies raríssimas e a estatuária existente). Visita à Praça de Touros do Campo Pequeno. Segue-se para o hotel para check-in. Saída para jantar típico de Fados. Regresso ao hotel fazendo uma panorâmica noturna sobre Lisboa. Alojamento.

2º DIA: LISBOA / ALMADA / PORTO Pequeno almoço. Saída em direção a Belém. Visita ao Jardim Museu Agrícola Tropical que possui uma área de sete hectares e cerca de 450 espécies de árvores e plantas, na sua maioria de zo-nas tropicais e subtropicais, muitas delas raras e em perigo de extinção. O jardim oriental, com lagos, pontes e hibiscos, inclui um grande portão chinês que representou Macau na Exposição do Mundo Português em 1940. Os edifícios de investigação e o Museu Tropical estão instalados no Palácio dos Condes da Calheta, uma mansão do século XVIII cujo interior está coberto de azulejos que abrangem três séculos. O museu tem 50 000 plantas secas e 2414 amostras de madeiras. Este jardim é também conhecido como Jardim do Ultramar. Continuação pela Ponte 25 de Abril, atravessando o rio Tejo na direção do Cristo Rei em Almada. Visita e apreciação da vista sobre Lisboa. Segue-se para o Miradouro do Castelo em Almada. Almoço em restaurante tradicional. Segue-se pela Ponte Vasco da Gama na direcção do Parque das Nações – tempo livre. Regresso à origem. Fim dos nossos serviços.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h45 – Porto (estádio do dragão) 09h15 – CoimBra (hoteL astória)

SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Guia acompanhante; - 1 Pequeno almoço no hotel;- 2 Almoços;- 1 Jantar de Fados; - Bebidas selecionadas às refeições; - Visita ao Museu da Cidade;- Visita aos jardins da Estufa Fria;- Visita guiada à Praça de Touros do Campo Pequeno;- Visita ao Jardim Museu Agrícola Tropical;- Visita ao Cristo Rei;- Seguro de viagem.

HOTEL ROMA *** Lisboa (1 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 235,00

Individual 263,00

Cama extra 216,00

Cama extra criança 04-10 anos 142,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 7: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

7

2013

Passeio à moda do Porto2 DIAS / 1 NOITEDATA DE SAÍDA: 25 DE MAIO E 5 DE OUTUBRO1º DIA: LISBOA / PORTO Partida de Lisboa com passagem por Coimbra em direção ao Porto. Percurso pedonal a começar no Café Magestic até à Sé do Porto (visita). Travessia da Ponte D. Luís a pé (tabuleiro superior), continuando de teleférico até à Ribeira de Gaia. Almoço. Visita a umas Caves de Vinho do Porto com prova de vinhos. Cruzeiro das 6 Pontes. Segue-se para o Palácio da Bolsa (visita). Continua-ção até à Torre dos Clérigos (visita). Check-in no hotel, jantar e alojamento.

2º DIA: PORTO / LISBOA Pequeno almoço. Saída em direção até ao Palácio de Cristal (visita aos jardins). Visita ao Museu Romântico. Segue-se em passeio panorâmico pela zona ribeirinha, Foz e Castelo do Queijo – pa-ragem. Continuação para Leça da Palmeira. Almoço. Saída para a Fundação Serralves (visita aos jardins). Regresso à origem. Fim dos nossos serviços.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo) 09h30 – CoimBra (hoteL astória)

SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Guia acompanhante; - 1 Pequeno almoço no hotel;- 2 Almoços;- 1 Jantar; - Bebidas selecionadas às refeições; - Teleférico em Vila Nova de Gaia;- Visita a Caves de Vinho do Porto;- Cruzeiro das 6 Pontes;- Visita ao Palácio da Bolsa;- Visita à Torre dos Clérigos;- Visita aos Jardins do Palácio de Cristal e Museu Romântico;- Visita aos Jardins da Fundação Serralves;- Seguro de viagem.

CLIPHOTEL *** Vila Nova de Gaia (1 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 220,00

Individual 240,00

Cama extra 206,00

Cama extra criança 04-06 anos 108,00

Cama extra criança 07-11 anos 146,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 8: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

PORTUGAL VIAGENS NA MINHA TERRACIRCUITOS DE AUTOCARRO

8

CoNVersas Com o Padre FoNtes2 DIAS / 1 NOITEDATA DE SAÍDA: 1 DE JUNHO E 26 DE OUTUBRO1º DIA: LISBOA / BRAGA / RUIVÃES / PARQUE NATURAL DA PENEDA GERÊS / MOURILHEPartida de Lisboa com passagem em Coimbra e no Porto em direção a Braga. Almoço. Continua-ção pelas Cerdeirinhas, Salamonde até Ruivães, ladeando a Albufeira da Barragem de Salamonde. Visita à Ponte da Misarela (Ponte do Diabo). Continuação por Cabril, entrando-se no Parque Natural da Peneda-Gerês por Bostochão, Lapela, Sirvozelo, Paradela até Outeiro, com peque-na paragem para admirar a paisagem sobre a Barragem de Paradela. Segue-se por Paredes até Mourilhe. Receção no hotel com a máscara do Padre Fontes, molhada com Porto. Visita à capela do solar e à exposição “temas transmontanos”. Jantar - ceia do Diabo com queimada das bruxas e feitiços vários. Alojamento. Jantar Ceia do Diabo com:• Presunto fumado nas lareiras do inferno• Pão que o diabo amassou no forno do povo• Caldo de urtigas malditas colhidas nas bordas do paraíso• Vitela embruxada barrosã com batatas excomungadas• Rabanada com leite e mel de bruxa malvada• Vinho de Stª. Valha do outro Verão• Café negro como o Diabo, e quente como o Inferno• Levanta o pau do diabo

2º DIA: MOURILHE / MONTALEGRE / NEGRÕES / CARREIRA DE LEBRE / LISBOAPequeno almoço. Partida em direção a Montalegre com visita ao centro histórico e ao Ecomuseu do Barroso. Continuação pela Albufeira da Barragem do Alto Rabagão – Pisões, com passagem por Morgade e Negrões. Paragem e visita à aldeia. Prosseguimos por Alturas do Barroso, Car-valhelhos até Carreira da Lebre. Almoço regional com prova do “Vinho dos Mortos”. Regresso à origem. Fim dos nossos serviços.Nota: recomenda-se aos participantes o uso de calçado apropriado para caminhar e que aparecerem trajados na “Ceia do Diabo”.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo) 09h30 – CoimBra (hoteL astória)

11h00 – Porto (estádio do dragão)

SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Acompanhamento com guia cultural;- 1 Pequeno almoço no Hotel;- 2 Almoços;- 1 Jantar temático;- Prova de Vinho dos Mortos- Bebidas incluídas às refeições;- Visita ao Ecomuseu do Barroso;- Animação: queimada galaico-transmontana;- Seguro de viagem.

HOTEL RURAL SENHORA DOS REMÉDIOS *** Mourilhe (1 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 210,00

Individual 231,00

Cama extra 187,00

Cama extra criança 04-11 anos 137,00

Preço em euros (Mín. 20 participantes adultos)

Page 9: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

9

2013

Festa da CereJa No FuNdão 2 DIAS / 1 NOITEDATA DE SAÍDA: 8 DE JUNHO1º DIA: LISBOA / SEIA / MANTEIGAS / COVILHÃ Partida de Lisboa em direção a Seia. Visita ao Museu do Brinquedo seguido de visita ao Museu do Pão. Almoço no Museu do Pão. Segue-se até Manteigas com pequena paragem. Continuação em direção à Covilhã, com passagem pela Torre e pelo Vale Glaciar do Zêzere. Check-in no hotel, Jantar e alojamento.

2º DIA: COVILHÃ / FUNDÃO / ALCONGOSTA / CASTELO BRANCO / LISBOA Pequeno almoço. Saída em direção ao Fundão (pequena visita). Continuação para a Aldeia de Alcongosta para visita à Festa da Cereja. Segue-se para Castelo Branco. Almoço regional. Visita à zona histórica e ao Jardim do Paço. Regresso à origem. Fim dos nossos serviços.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo)

SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Guia acompanhante; - 1 Pequeno almoço no hotel;- 2 Almoços;- 1 Jantar; - Bebidas selecionadas às refeições; - Entrada no Museu do Brinquedo;- Entrada no Museu do Pão;- Visita ao Jardim do Paço em Castelo Branco;- Seguro de viagem.

HOTEL TURISMO DA COVILHÃ **** Covilhã (1 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 188,00

Individual 200,00

Cama extra 181,00

Cama extra criança 04-06 anos 122,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 10: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

PORTUGAL VIAGENS NA MINHA TERRACIRCUITOS DE AUTOCARRO

10

arriBas do douro 2 DIAS / 1 NOITEDATA DE SAÍDA: 8 DE JUNHO E 7 DE SETEMBRO1º DIA: LISBOA / FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO / ESCALHÃO / MIRADOURO DA SAPINHA / SAUCELLEPartida de Lisboa por Coimbra em direção a Figueira de Castelo Rodrigo. Almoço. Visita ao po-voado medieval de Castelo Rodrigo. Continuação para Escalhão – visita ao Museu Etnográfico de Escalhão. Segue-se em direção a Barca de Alva, parando no Miradouro da Sapinha.Continuação até ao Poblado Salto de Saucelle. Check-in no Complexo Turístico de Aldeaduero. Jantar no hotel. Alojamento.

2º DIA: SAUCELLE / MIRADOURO PENEDO DURÃO / CONGIDA / ÁVILA / FREIXO DE ESPADA À CONTA / VILA NOVA DE FOZ CÔAPequeno almoço. Saída em direção ao Miradouro de Penedo Durão – paragem e interpretação. Segue-se por Freixo de Espada à Cinta, continuando até à Congida. Passeio de barco pelas Ar-ribas do Douro Internacional entre a Congida e a Aldeia de Ávila (cerca de 2h e 15 m). Regresso a Freixo. Almoço. Segue-se em direção a Torre de Moncorvo continuando pelo Pocinho até Vila Nova de Foz Côa – paragem. Regresso à origem. Fim dos nossos serviços.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

08h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo) 10h30 – CoimBra (hoteL astória)

SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Guia acompanhante; - 1 Pequeno almoço no hotel;- 2 Almoços;- 1 Jantar; - Bebidas selecionadas às refeições; - Entrada e visita guiada às ruínas do Palácio de Castelo Rodrigo;- Entrada e visita guiada ao Museu de Escalhão;- Passeio de barco pelas Arribas do Douro;- Seguro de viagem.

ALDEADUERO / Saucelle (Parque Natural das Arribas do Douro) - Espanha (1 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 219,00

Individual 245,00

Cama extra 206,00

Cama extra criança 04-10 anos 152,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 11: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

11

2013

o douro Visto Por BaCo3 DIAS / 2 NOITESDATA DE SAÍDA: 28 DE JUNHO1º DIA: LISBOA / TAROUCA / SÃO JOÃO DE TAROUCA / SALZEDAS / DÁLVARES / VILA REAL Partida de Lisboa com passagem por Coimbra e pelo Porto em direção a Tarouca. Almoço. Peque-no percurso pela Rota das Vinhas de Cister. Saída para São João de Tarouca. Visita ao Mosteiro. Segue-se para o Mosteiro de Salzedas (visita). Continuação para Dálvares, Tarouca com visita ao Museu do Espumante com prova de espumante. Prossegue-se para Vila Real. Check-in no hotel, jantar e alojamento.

2º DIA: VILA REAL / QUINTA DO TEDO / PINHÃO / FERRADOSA / RIBALONGA / VILA REAL Pequeno almoço. Saída em direção à Quinta do Tedo passando pela Régua – visita à quinta por entre os vinhedos, lagares e adega, ao que se segue uma prova de vinhos do Porto (serão pro-vados dois vinhos). Segue-se em direção ao Pinhão com visita à Estação dos Caminhos de ferro. Continuação e contemplação dos vinhedos no Vale do Rio Torto no caminho para São João da Pesqueira continuando até à Ferradosa. Almoço. Segue-se atravessando o Rio Douro na Barra-gem da Valeira. Descida para Ribalonga em direção ao Tua, com paragem e contemplação dos seus vinhedos e olivais em escadaria até ao Douro. Continuação para Vila Real com passagem por Alijó. Saída para jantar. Jantar temático “Hino a Baco”. Regresso ao hotel. Alojamento.

3º DIA: VILA REAL – RÉGUA – TABUADELO – LISBOA Pequeno almoço. Saída em direção ao Miradouro São Leonardo de Galafura com paragem e in-terpretação. Segue-se com destino à Régua para paragem e pequeno percurso pedonal pela margem do Rio Douro. Visita ao Museu do Douro. Continuação em passeio panorâmico na dire-ção de Tabuadelo, Fontes. Almoço. Regresso à origem. Fim dos nossos Serviços.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo) 09h30 – CoimBra (hoteL astória)

11h00 – Porto (estádio do dragão)

SERVIÇOS INCLUÍDOS

- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Acompanhamento com guia cultural;- 2 Pequenos almoços no hotel;- 3 Almoços;- 2 Jantares (1 temático); - Prova de vinhos; - Visita ao Museu do Espumante com provas;- Visita ao Museu do Douro;- Recital de viola e violino;- Seguro de viagem.

HOTEL MIRA CORGO **** Vila Real (2 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 299,50

Individual 340,00

Cama extra 275,00

Cama extra criança 04-10 anos 172,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 12: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

PORTUGAL VIAGENS NA MINHA TERRACIRCUITOS DE AUTOCARRO

12

Nordeste traNsmoNtaNo3 DIAS / 2 NOITESDATA DE SAÍDA: 5 DE JULHO E 6 DE SETEMBRO1º DIA: LISBOA / VILA REAL / MIRANDELA / ROMEU / BRAGANÇAPartida de Lisboa com passagem por Coimbra e pelo Porto em direção a Vila Real. Almoço. Conti-nuação em direção a Mirandela com pequena paragem. Segue-se para Romeu e visita do Museu das Curiosidades. Prosseguimos em direção a Bragança com visita ao centro histórico. Check-in no hotel, jantar e alojamento.

2º DIA: BRAGANÇA / VINHAIS / LAGARELHOS / PUEBLA DE SANABRIA / SAN MARTIN DE CASTAÑEDA / LAGO DE SANABRIA / PUEBLA / BRAGANÇAPequeno almoço. Partida em direção a Vinhais com panorâmica e passagem junto do maior as-sador de castanhas do mundo. Segue-se para o Parque Biológico de Vinhais para visita. Con-tinuação pelo interior do Parque Natural de Montesinho até Lagarelhos. Visita à Castanheira. Segue-se com destino a Puebla de Sanabria (Espanha). Almoço. Prosseguimos para o Parque del Lago de Sanabria, até San Martin de Castañeda com visita à capela do Mosteiro Cistercience de San Martin de Castañeda. Continuação para o Lago dos peixes para pequena paragem. Visita ao Centro de Interpretação do Parque Natural do Lago de Sanábria. Regresso a Puebla para visita. Continuação para Bragança. Jantar e alojamento.

3º DIA: BRAGANÇA / MIRANDA DO DOURO/ MOGADOURO / POCINHO / LISBOAPequeno almoço. Saída por Vimioso em direção a Miranda do Douro. Visita ao Museu Terra de Miranda e à Sé de Miranda do Douro. Continuação para Mogadouro. Almoço. Regresso à origem. Fim dos nossos Serviços.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo) 09h30 – CoimBra (hoteL astória)

11h00 – Porto (estádio do dragão)

SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Acompanhamento com guia cultural;- 2 Pequenos almoços no hotel;- 3 Almoços;- 2 Jantares;- Bebidas incluídas às refeições;- Visita ao Museu das Curiosidades;- Visita ao Parque Biológico de Vinhais;- Visita ao Centro de Interpretação do Parque Natural do Lago de Sanábria; - Visita ao Museu Terra de Miranda;- Seguro de viagem.

HOTEL TURISMO DE S. LÁZARO **** Bragança (2 noite)

Preços por pessoa e programa 5 de Julho 6 de Setembro

Duplo 302,00 294,00

Individual 361,00 341,00

Cama extra 283,00 275,00

Cama extra criança 04-11 anos 175,00 171,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 13: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

13

2013

rota dos esCritores 3 DIAS / 2 NOITESDATA DE SAÍDA: 5 DE JULHO1º DIA: LISBOA / PORTO / AREGOS / SANTA CRUZ DO DOURO (BAIÃO) Partida de Lisboa com passagem por Coimbra em direção ao Porto. Visita à Casa Museu Guerra Junqueiro. Almoço. Transfer para a Estação de Campanhã. Partida do Porto, em combóio, até Aregos. Pequeno percurso pedonal pelo Caminho de Jacinto. Continuação em autocarro até à Fundação Eça de Queirós – visita à Casa de Tormes. Segue-se para Santa Cruz do Douro (Baião). Check-in. Saída para jantar temático: “As Intimidades de Eça de Queiroz”. Regresso ao hotel e alojamento.

2º DIA: SANTA CRUZ DO DOURO (BAIÃO) / AMARANTE / RÉGUA / VILA REAL Pequeno almoço. Saída por Marco de Canavezes na direção de Amarante. Visita aos jardins da Casa de Teixeira de Pascoais com evocação da sua obra literária. Segue-se para o centro de Amarante com pequena paragem. Continuação por Mesão Frio em direção à Régua. Paragem no monumento a João de Araújo Correia. Almoço. Saída para o Miradouro de S. Leonardo de Galafura – paragem e interpretação da paisagem. Continuação em direção a Vila Real, parando no Grémio Literário Vila-Realense – tertúlia sobre alguns escritores contemporâneos da Região. Segue-se para o hotel. Check-in. Tempo livre. Saída para jantar temático – leitura de alguns trechos da obra de João de Araújo Correia com acompanhamento musical. Regresso ao hotel e alojamento.

3º DIA: SANTA CRUZ DO DOURO (BAIÃO) / S. MARTINHO DA ANTA / VILARINHO DA SAMARDÃ / LISBOA Pequeno almoço. Pequeno percurso pedonal com passagem pela Casa dos Brocas – evocação a Camilo Castelo Branco (pequena surpresa). Partida para S. Martinho de Anta: Roteiro Miguel Torga – locais de vivência, de escrita e de memória pelo “Círculo Miguel Torga”. Continuação para Vilarinho da Samardã. Almoço à moda de Camilo. Regresso à origem. Fim dos nossos Serviços.Nota: em caso de indisponibilidade da CP, o percurso do primeiro dia do Porto a Aregos realizar-se-á no au-tocarro de turismo do grupo.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

08h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo) 10h30 – CoimBra (hoteL astória)

SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Acompanhamento com guia cultural;- 2 Pequenos almoços no hotel;- 3 Almoços;- 2 Jantares; - Visita à Casa Museu Guerra Junqueiro;- Visita guiada à Fundação Eça de Queiroz;- Visita aos jardins da Casa de Teixeira de Pascoais;- Tertúlia no Grémio Literário Vila-Realense;- Animação no jantar do 1º dia – sketch teatral;- Animação no jantar do 2º dia – sketch teatral com acompanhamento musical;- Seguro de viagem.

HOTEL DOURO PALACE **** Baião (2 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 365,00

Individual 425,00

Cama extra 402,00

Cama extra criança 04-11 anos 172,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 14: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

PORTUGAL VIAGENS NA MINHA TERRACIRCUITOS DE AUTOCARRO

14

VoLta ao miNho 4 DIAS / 3 NOITESDATA DE SAÍDA: 29 DE AGOSTO1º DIA: LISBOA / BRAGA / PÓVOA DE LANHOSO / S. BENTO DA PORTA ABERTA / GERÊS Partida de Lisboa por Coimbra e pelo Porto em direção a Braga. Almoço. Saída para o Santuário do Bom Jesus do Monte para paragem e visita. Segue-se para Póvoa de Lanhoso com visita ao Castelo de Lanhoso e ao Santuário Nossa Senhora do Pilar. Prosseguimos pelas Pontes do Rio Caldo para efetuar um passeio fluvial pela Albufeira da Caniçada. Continuação até ao Santuário de S. Bento da Porta Aberta com paragem. Seguimos para a Vila do Gerês, conhecida pelas suas famosas termas. Check-in no hotel, jantar e alojamento.

2º DIA: GERÊS / PONTE DA BARCA / ARCOS DE VALDEVEZ / SOAJO / LINDOSO / N. SRA. DA PENEDA-GERÊS / MELGAÇO Pequeno almoço. Saída em direção às Pontes do Rio Caldo, continuando para Terras de Bouro, la-deando a margem esquerda do Rio Homem e observando as paisagens únicas e típicas do Gerês. Segue-se por Vila Verde, até Ponte da Barca onde faremos uma pequena paragem. Continuação para Arcos de Valdevez. Almoço. Prosseguimos para o Soajo, observando a Serra do Soajo, sétima maior elevação de Portugal Continental que faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Pa-ragem na aldeia do Soajo para visita aos Espigueiros e Eira Comunitária. Segue-se até à Barragem do Alto do Lindoso com paragem. Continuação até ao Miradouro Sto. António, apreciando as pai-sagens das Serras do Soajo e da Peneda com paragem e interpretação da paisagem. Prossegue--se até à N. Sra. da Peneda para visita ao Santuário. Continuação até Melgaço, check-in no hotel, jantar e alojamento.

3º DIA: MELGAÇO / MONÇÃO / VALENÇA / VILA NOVA DE CERVEIRA Pequeno almoço. Visita ao centro histórico e ao Solar do Alvarinho com prova de vinhos. Saída para Monção para pequena paragem. Continuação para Valença incluindo visita. Almoço. Saída para Vila Nova de Cerveira com visita ao centro histórico e ao Aquamuseu do Rio Minho. Check--in no hotel. Jantar e alojamento.

4º DIA: VILA NOVA DE CERVEIRA / VIANA DO CASTELO / VILA DO CONDE / LISBOA Pequeno almoço. Saída em direção ao Miradouro do Cervo com interpretação da paisagem. Con-tinuação por Caminha até Viana do Castelo, seguindo até ao Monte de Sta. Luzia para visita à Basílica de Sta. Luzia e observação da panorâmica. Segue-se por Póvoa do Varzim até Vila do Conde. Almoço. Visita ao Museu Alfândega Régia, onde se poderá ver duas exposições: constru-ções navais e trabalhos alfandegários. Regresso à origem. Fim dos nossos Serviços.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo) 09h30 – CoimBra (hoteL astória)

11h00 – Porto (estádio do dragão)

SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Guia acompanhante; - 3 Pequenos almoços no hotel;- 4 Almoços;- 3 Jantares; - Visita ao Castelo de Lanhoso;- Visita ao Aquamuseu do Rio Minho;- Visita ao Museu Alfândega Régia;- Passeio Fluvial no Gerês;- Seguro de viagem;

HOTEL UNIVERSAL *** Gerês (1 noite)HOTEL MONTE PRADO **** Melgaço (1 noite)

HOTEL INATEL CERVEIRA **** Vila Nova de Cerveira (1 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 435,00

Individual 500,00

Cama extra 390,00

Cama extra criança 04-09 anos 230,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 15: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

15

2013

PeLos triLhos de saNtiago7 DIAS / 6 NOITESDATA DE SAÍDA: 1 DE SETEMBRO E 6 DE OUTUBRO1º DIA: LISBOA / CHAVES Partida de Lisboa com passagem por Coimbra e pelo Porto em direção a Casas Novas (Chaves). Check-in no hotel e almoço. Saída para pequena visita ao centro histórico de Chaves. Regresso ao hotel e briefing. Missa em honra a Santiago. Jantar regional e alojamento.

2º DIA: CHAVES / SOUTELINHO DA RAIA / VILAR DE PERDIZES / MONTALEGRE Pequeno almoço. Saída de autocarro em direção a Soutelinho da Raia. Percurso pedonal entre Soutelinho da Raia e Vilar de Perdizes (± 8 km), atravessando um território que já foi de peregrinos, de contrabando e que hoje se destaca pela medicina popular. Chegada a Vilar de Perdizes. Almoço. Pequena visita a Vilar de Perdizes. Saída de autocarro para Montalegre com visita ao Castelo, centro his-tórico e ao Eco Museu do Barroso. Check-in no hotel. Resto de tarde livre. Jantar e alojamento.

3º DIA: MONTALEGRE / SANTIAGO DE RUBIÁS / SAN SALVADOR / ALHARIZ / OURENSE Pequeno almoço. Saída em direção a Espanha, atravessando a fronteira com des-tino a Santiago de Rubiás no Couto Misto. Percurso pedonal entre Santiago de Rubiás e Rubiás pelo “Caminho Privilegiado” (± 2.5 km), um caminho cheio de história dentro uma região que já foi “nem portuguesa nem galega”. Continuação em autocarro até San Salvador. Percurso pedonal entre San Salvador e Paiocor-deiro (± 1.9 km), duas pequenas aldeias inseridas num lindo vale arborizado, onde abundam os cogumelos silvestres. Continuação em autocarro até Alhariz. Almoço. Visita guiada a Alhariz. Tempo livre. Continuação para Ourense. Check-in no hotel, jantar e alojamento.

4º DIA: OURENSE / ALHARIZ / SANTA MARIÑA DE AUGAS SANTAS / OURENSE Pequeno almoço. Saída em direção a Alhariz. Percurso pedonal entre Alhariz e Santa Mariña de Augas Santas (± 6 km), atravessando densos carvalhais, soutos de castanheiros, ribeiros e lameiros numa paisagem bucólica. Visita a Santa Mariña de Augas Santas. Continuação em autocarro até Ourense. Percurso pedonal entre as Burcas e a Catedral de Ourense (± 0,6 km), pontos de paragem obrigatória para quem percorre os Caminhos de Santiago. Almoço. Tempo livre. Jantar livre. Alojamento.

5º DIA: OURENSE / OSEIRA / BOUZAS / CEA / LALÍN Pequeno almoço. Partida em autocarro na direção de Oseira. Percurso pedonal entre Cudeiro e Sartédigos (± 2.5 km), num caminho rural que atravessa as al-deias, deixando para trás a bonita paisagem sobre o vale de Ourense. Continuação em autocarro até Bouzas. Percurso pedonal entre Bouzas e Faramontaos (± 4.3 km), num trilho ainda com troços de calçada antiga, passando por uma bonita ponte medieval sobre o rio Barbantiño. Almoço. Saída para Oseira passando por Cea – visita ao Mosteiro de Oseira. Continuação para Lalin. Check-in no hotel. Resto de tarde livre. Jantar e alojamento.

6º DIA: LALIN / PRADO / SILLEDA / PIÑEIRO / SANTIAGO DE COMPOSTELA Pequeno almoço. Saída em autocarro até Prado seguido de percurso pedonal entre Prado e Silleda (± 4 km.), passando pela ponte medieval de Taboada e pelo Pazo de Transfontao, um espaço único em beleza natural. Chegada a Silleda. Almoço. Continuação de autocarro até Piñeiro. Percurso pedonal entre Piñeiro e Santiago de Compostela (± 4 km), de onde se começa a avistar a catedral de Santiago, à medida que a emoção de chegar aumenta. Chegada a Santiago: a entrada na cida-de faz-se pela porta de Mazarelos, a única que resta da muralha antiga da cidade. Check-in no hotel. Resto de tarde livre. Jantar e alojamento.

7º DIA: SANTIAGO DE COMPOSTELA / LISBOA Pequeno almoço. Manhã livre. Visita à Catedral de Santiago de Compostela. Almo-ço livre. Regresso à origem. Fim dos nossos Serviços.

Notas: 1. Os percursos pedestres podem sofrer alterações sem aviso prévio;2. Sugerimos o uso de sapatos confortáveis; 3. Os passageiros que não desejem efetuar os trilhos designados a pé, poderão seguir no

autocarro.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo) 09h30 – CoimBra (hoteL astória)

11h00 – Porto (estádio do dragão)

SERVIÇOS INCLUÍDOS

- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento nos hotéis previstos ou similares;- Acompanhamento com guia cultural (biólogo);- Acompanhamento com um masso-terapeuta;- 6 Pequenos almoços no hotel;- 6 Almoços;- 5 Jantares; - Missa em Casas Novas (Chaves);- Visita ao Eco-Museu (Montalegre);- Visita ao Museu do Coiro (Allariz);- Museu do Liño (Allariz);- Muiño do Buratto (Allariz);- Visita ao Mosteiro de Ouseira; - Seguro de viagem.

HOTEL RURAL CASAS NOVAS **** Chaves (1 noite)HOTEL MONTALEGRE **** Montalegre (1 noite)

GRAN HOTEL SAN MARTIN **** Ourense (2 noites)HOTEL EL PALACIO ** Lalín (1 noite)

GRAN HOTEL SANTIAGO **** Santiago de Compostela (1 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 850,00

Individual 990,00

Preço em euros (Mín. 20 participantes adultos)

Page 16: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

PORTUGAL VIAGENS NA MINHA TERRACIRCUITOS DE AUTOCARRO

16

sexta-Feira 133 DIAS / 2 NOITESDATA DE SAÍDA: 13 DE SETEMBRO1º DIA: LISBOA / VILA REAL / VILA POUCA DE AGUIAR / CHAVES / MONTALEGRE Partida de Lisboa com passagem por Coimbra e pelo Porto em direção a Vila Real. Almoço. Conti-nuação para Vila Pouca de Aguiar com visita ao Castelo de Aguiar (castelo roqueiro). Visita à Vila Pouca dos Pequeninos. Segue-se para Chaves para efetuar check-in no hotel. Continuação em direção a Montalegre para um jantar especial com animação “Ceia do Diabo”. Pequeno percurso pedonal até ao Castelo de Montalegre para assistir às comemorações da “Sexta-Feira 13”, que inclui a Queimada das Bruxas. Regresso a Chaves e alojamento.Jantar Ceia do Diabo com:• Coktail: estriquinina com cianeto e insectos• Entradas: afumadas nas lareiras do inferno com míscaros venenosos• Sopa: creme de aranhas, vísceras e patas de galinha no caldeirão• Carne: lombos de morcego com olhos de macacos• Sobremesa: horrores do caixão• Bebidas: vinagre tinto e branco, e outras mixórdias• Café infernal

2º DIA: CHAVES / VILAR DE PERDIZES / PITÕES DAS JÚNIAS / TRAVASSOS / MONTALEGRE Pequeno almoço. Saída para Vilar de Perdizes com paragem e visita. Segue-se por Meixedo até Montalegre, continuando para Pitões das Júnias (Parque Nacional da Peneda-Gerês). Almoço regional (cozido). Regresso por Covelães, continuando em direção a Paredes do Rio. Visita à al-deia. Continuação para Travassos com visita à Torre do Boi. Regresso a Montalegre para visita ao Ecomuseu do Barroso. Segue-se para Chaves. Jantar no hotel e alojamento.

3º DIA: CHAVES / NEGRÕES / CARREIRA DA LEBRE / LISBOA Pequeno almoço. Partida em direção à Albufeira da Barragem do Alto Rabagão (Pisões) com passagem por Morgade e Negrões. Paragem e visita à aldeia. Continuação por Vilarinho, Alturas do Barroso, Carvalhelhos até Carreira da Lebre parando e visitando a Ponte da Pedrinha. Almoço regional com evocação ao “Vinho dos Mortos”. Regresso à origem. Fim dos nossos Serviços.Nota: recomenda-se aos participantes aparecerem trajados a preceito na Ceia de 6 ª Feira.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo) 09h30 – CoimBra (hoteL astória)

11h00 – Porto (estádio do dragão)

SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Acompanhamento com guia cultural;- 2 Pequenos almoços no hotel;- 3 Almoços;- 2 Jantares (1 temático); - Visita a Vila Pouca dos Pequeninos;- Visita guiada a Paredes do Rio;- Visita ao Ecomuseu do Barroso; - Seguro de viagem.

HOTEL FORTE DE SÃO FRANCISCO **** Chaves (2 noites)

Preços por pessoa e programa

Duplo 306,00

Individual 372,00

Cama extra 301,00

Cama extra criança 03-11 anos 139,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 17: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

17

2013

eNCoNtro Com a riBeira saCra 4 DIAS / 3 NOITESDATA DE SAÍDA: 26 DE SETEMBRO1º DIA: LISBOA / TUY / MONDARIZ / OURENSEPartida de Lisboa com passagem por Coimbra e pelo Porto em direção a Tuy. Almoço. Continua-ção até Mondariz – visita às termas. Segue-se para Ourense. Check-in no hotel. Visita ao centro histórico. Jantar no hotel e alojamento.

2º DIA: OURENSE / MONFORTE DE LEMOS / DOADE / CASTRO CALDELAS / MIRADOURO DA GALEANA / MIRADOURO DE CABEZOÁ / OURENSE Pequeno almoço. Saída pela margem esquerda do Rio Minho na direção de Monforte de Lemos. Visita ao centro histórico e ao Centro do Vinho da Ribeira Sacra. Segue-se até Doade junto ao Rio Sil. Almoço. Continuação até às Bodegas Regina Viarum – prova de vinhos. Segue-se até ao Miradouro de Doade – apreciação da paisagem sobre o Rio Sil e dos vinhedos em socalcos. Saída na direção de Castro Caldelas – visita ao castelo. Continuação por A Teixira até ao Miradouro da Galeana – apreciação da paisagem. Segue-se por Parada de Sil até ao Miradouro de Cabezoá – paragem e apreciação da paisagem. Regresso a Ourense. Jantar no hotel e alojamento.

3º DIA: OURENSE / S. PEDRO DE ROCAS / BAÑOS DE MOLGAS / XUNQUEIRA DE AMBIA / ALHARIZ / CELANOVA / VILANOVA DOS INFANTES - Pequeno almoço. Partida em direção ao Mosteiro de S. Pedro de Rocas – visita a este esplendo-roso monumento escavado na rocha natural e com ocupação desde o ano de 573. Continuação por Maceda até Baños de Molgas – paragem e visita a uma fonte termal. Prossegue-se até Xunqueira de Ambia – visita à igreja medieval. Continuação até Allariz – visita ao centro histórico e ao Museu do Coiro. Almoço. Saída para Celanova – visita ao Mosteiro de S. Salvador. Segue-se para o Burgo Medieval de Vilanova dos Infantes – visita. Regresso a Ourense. Tempo livre. Jantar livre. Alojamento.

4º DIA: OURENSE / SANTIAGO DE COMPOSTELA / LISBOA Pequeno almoço. Saída em direção a Santiago de Compostela: a entrada na cidade faz-se pela porta de Mazarelos, a única que resta da muralha antiga da cidade. Visita ao centro histórico e à Catedral. Almoço. Regresso à origem. Fim dos nossos Serviços.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo) 09h30 – CoimBra (hoteL astória)

11h00 – Porto (estádio do dragão)

SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Acompanhamento com guia cultural;- 3 Pequenos almoços no hotel;- 4 Almoços;- 2 Jantares; - Visita às Termas de Mondariz;- Visita ao Centro do Vinho da Ribeira Sacra;- Visita às Bodegas Regina Viarum com prova de vinhos;- Visita ao Castelo de Castro Caldelas;- Visita ao Mosteiro de S. Pedro de Rocas;- Visita ao Centro de Interpretação da Ribeira Sacra;- Visita guiada ao Museu do Coiro em Alhariz e centro histórico;- Visita ao Mosteiro de S. Salvador;- Seguro de viagem.

GRAN HOTEL SAN MARTÍN **** Ourense (3 noites)

Preços por pessoa e programa

Duplo 430,00

Individual 525,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 18: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

PORTUGAL VIAGENS NA MINHA TERRACIRCUITOS DE AUTOCARRO

18

ViNdimas e Lagaradas 2 DIAS / 1 NOITEDATA DE SAÍDA: 28 DE SETEMBRO1º DIA: LISBOA / CELEIRÓS DO DOURO / VILA REAL Partida de Lisboa com passagem em Coimbra em direção a Vila Real, continuando para Celeirós do Douro. Visita à Quinta do Bucheiro. Almoço na quinta. Participação nas vindimas. Festa das Lagaradas (programa da festa sujeito a alterações): missa solene com a bênção dos mostos ( participação das Confrarias), entrada aos lagares para se proceder à pisa da uva (lagaradas) e cortejo etnográfico com a participação das rogas e confrarias. Continuação para Vila Real. Check--in no hotel, jantar e alojamento.

2º DIA: VILA REAL / QUINTA DO TEDO / S. JOÃO DA PESQUEIRA / VARGELAS / MEDA / LISBOA Pequeno almoço. Saída em direção à Régua continuando para a Quinta do Tedo – visita à Quinta por entre os vinhedos, lagares e adega, ao que se segue uma prova de vinhos do Porto (serão provados dois vinhos). Continuação em passeio panorâmico pela margem esquerda do Rio Douro e pelo Vale do Rio Torto Douro até S. João da Pesqueira com pequena paragem. Continuação pela Ferradosa até ao Miradouro de Vargelas onde efetuamos uma pequena paragem. Segue-se até o Poço do Canto (Meda). Almoço e regresso à origem. Fim dos nossos Serviços.Nota: o programa da festa das lagaradas está sujeito a alterações.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo) 09h30 – CoimBra (hoteL astória)

SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Acompanhamento com guia cultural;- 1 Pequeno almoço no hotel;- 2 Almoços; - 1 Jantar; - Prova de vinhos;- Participação nas vindimas;- Participação nas lagaradas;- Seguro de viagem.

HOTEL MIRA CORGO **** Vila Real (1 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 185,00

Individual 205,00

Cama extra 173,00

Cama extra criança 04-10 anos 115,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 19: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

19

2013

moNtes PiNtados 2 DIAS / 1 NOITEDATA DE SAÍDA: 19 DE OUTUBRO1º DIA: LISBOA / POÇO DO CANTO (MEDA) / VARGELAS / S. JOÃO DA PESQUEIRA / QUINTA DO TEDO / VILA REAL Partida de Lisboa com passagem em Coimbra até ao Poço do Canto (Meda). Almoço na al-deia. Segue-se até ao Miradouro de Vargelas (paragem). Continuação pela Ferradosa até S. João da Pesqueira (pequena paragem). Prossegue-se em passeio panorâmico pelo Vale do Rio Torto Douro até à Quinta do Tedo para visita à Quinta por entre os vinhedos, lagares e adega, ao que se segue uma prova de vinhos do Porto (serão provados dois vinhos). Segue-se pela margem esquerda do Rio Douro até à Régua continuando até Vila Real. Check-in no hotel, jantar e aloja-mento.

2º DIA: VILA REAL / PARQUE NATURAL DO ALVÃO / TABUADELO / LISBOA Pequeno almoço. Visita ao Parque Natural do Alvão – circuito passando por Borbela, Relva - Bar-ragem do Alvão, Lamas de Ôlo, Anta, Bobal, Cavernelhe, Fisgas de Ermelo (quedas de água) até ao Vale da Campeã. Continuação em direção a Tabuadelo, Fontes. Almoço. Segue-se em passeio panorâmico por Loureiro em direção à Régua. Regresso à origem. Fim dos nossos Serviços.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo) 09h30 – CoimBra (hoteL astória)

SERVIÇOS INCLUÍDOS- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Acompanhamento com guia cultural;- 1 Pequeno almoço no hotel;- 2 Almoços; - 1 Jantar; - Prova de vinhos;- Seguro de viagem.

HOTEL MIRA CORGO **** Vila Real (1 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 177,00

Individual 196,00

Cama extra 165,00

Cama extra criança 04-10 anos 111,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 20: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

PORTUGAL VIAGENS NA MINHA TERRACIRCUITOS DE AUTOCARRO

20

s. martiNho em terras de torga2 DIAS / 1 NOITEDATA DE SAÍDA: 9 DE NOVEMBRO1º DIA: LISBOA / TAROUCA / S. MARTINHO DA ANTA / VINHAIS / VILA REAL Partida de Lisboa por Coimbra em direção a Tarouca. Almoço. Continuação para Vila Real. Check--in no hotel. Segue-se até S. Martinho de Anta para visita ao Espaço Miguel Torga. Prova do Vinho Novo. Magusto com o maior assador de castanhas do Mundo emprestado cedido pelo Município de Vinhais. Leilão de vinhos e outros. Animação de rua: Zés Pereiras, Bandas de Músi-ca, Gaiteiros, Charangas, Concertinas, Os Imaginários e outros. Jantar de S. Martinho. Pela noite dentro (palco 1: música antiga, música medieval, música renascentista e música barroca; palco 2: Festival de Bandas de Garagem). Leilão de vinhos e outros. Transfer para Vila Real. Alojamento.

2º DIA: VILA REAL / FAVAIOS / PINHÃO / LISBOA Pequeno almoço. Saída em direção a Alijó, continuando para a Aldeia Vinhateira de Favaios: Visita à aldeia, ao Museu de Favaios e a uma padaria. Continuação em direção ao Pinhão para visita à Estação dos Caminho-de-ferro. Segue-se pela margem esquerda do Rio Douro em passeio panorâmico até o Miradouro São Leonardo de Galafura com paragem e interpretação. Almoço. Regresso à origem. Fim dos nossos Serviços.

Partidas (ComParêNCia 15 miNutos aNtes)

07h00 – LisBoa (Jardim ZooLógiCo) 09h30 – CoimBra (hoteL astória)

SERVIÇOS INCLUÍDOS

- Transporte em autocarro de turismo;- Alojamento no hotel previsto ou similar;- Acompanhamento com guia cultural;- 1 Pequeno almoço no hotel;- 2 Almoços; - 1 Jantar de S. Martinho; - Visita ao Museu de Favaios com degustação de pão;- Seguro de viagem.

HOTEL MIRA CORGO **** Vila Real (1 noite)

Preços por pessoa e programa

Duplo 195,00

Individual 215,00

Cama extra 182,00

Cama extra criança 04-11 anos 122,00

Preço em euros (Mín. 30 participantes adultos)

Page 21: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

21

© C

âmar

a M

unic

ipal

de

Mér

tola

Page 22: Circuitos em Autocarro - Verão 2013

INFORMAÇÕES E RESERVAS

Condições gerais de venda de todos os programas e que constituem, na ausência de documento autónomo, o con-trato de viagem.A presente informação é vinculativa para a agência salvo alguma das presentes condições:• Se as alterações nas seguintes condições tiverem sido comu-

nicadas claramente por escrito ao cliente antes da celebração do contrato e as mesmas estejam devidamente previstas no programa;

• Sendo alterações posteriores à celebração do contrato, de-pendem de acordo prévio das partes, salvo o previsto na cláu-sula “impossibilidade de cumprimento”.

As presentes condições gerais obedecem ao disposto no Decre-to-lei 199/2012 de 24 de Agosto.As Condições Gerais cujo objecto seja uma viagem organizada constante do presente programa e as condições particulares que constam da documentação de viagem facultada ao cliente no momento de reserva da viagem consubstanciam o contrato de viagem que vincula as partes.

ORGANIZAÇÃOA organização técnica das viagens incluídas nas brochuras da marca SOLFÉRIAS é da SOLIFÉRIAS, Operadores Turísticos, S.A., com sede na Rua Sousa Lopes, Lote MNO, Loja 6, 1600-207 Lisboa, pessoa colectiva n.º 503 339 938, com o capital social realizado de 109.000 euros, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, e com o RNAVT n.º 1989.

RECLAMAÇÕESAs reclamações apenas poderão ser consideradas desde que apresentadas por escrito à agência no prazo máximo de 20 dias úteis após o termo da prestação dos serviços. As mesmas só poderão ser aceites desde que participadas aos fornecedores de serviços durante o percurso da viagem, exigindo dos mesmos respectivos documentos comprovativos da ocorrência.Em caso de reclamação por incumprimento dos serviços contra-tados poderá o cliente accionar a caução prevista nos termos da legislação em vigor, devendo para isso apresentar a respectiva reclamação junto do Turismo de Portugal I.P. no prazo de 20 dias úteis após o termo da viagem.

BAGAGEM1) A agência é responsável pela bagagem nos termos legais;2) O cliente tem obrigação de reclamar junto da entidade pres-

tadora dos serviços no momento de subtracção, deterioração ou destruição de bagagem.

3) No transporte internacional, em caso de dano na bagagem, a reclamação deverá ser feita por escrito ao transportador imediatamente após a verificação do dano, e no máximo 7 dias a contar da sua entrega. Estando em causa o mero atraso na entrega da bagagem a reclamação deverá ser feita dentro de 21 dias a contar da data de entrega da mesma.

4) A apresentação de tal reclamação será fundamento essencial para o accionamento da responsabilidade da SOLFÉRIAS so-bre a entidade prestadora do serviço.

LIMITESA responsabilidade da agência terá como limite o montante má-ximo exigível às entidades prestadoras dos serviços, nos termos da Convenção de Montreal, de 28 de Maio de 1999, sobre Transporte Aéreo Internacional, e da Convenção de Berna, de 1961, sobre Transporte Ferroviário. No que concerne aos transportes marítimos, a responsabilidade das agências de viagens, relativamente aos seus clientes, pela prestação de serviços de transporte, ou alojamento, quando for caso disso, por empresas de transportes marítimos, no caso de danos resultantes de dolo ou negligência destas, terá como limi-tes os seguintes montantes:a) 441.436 euros, em caso de morte ou danos corporais;b) 7.881 euros, em caso de perda total ou parcial de bagagem

ou da sua danificação;c) 31.424 euros, em caso de perda de veículo automóvel, in-

cluindo a bagagem nele contida;d) 10.375 euros, em caso de perda de bagagem, acompanhada

ou não, contida em veículo automóvel;e) 1.097 euros, por danos na bagagem, em resultado da danifi-

cação do veículo automóvel.Quando exista, a responsabilidade das agências de viagens e tu-rismo pela deterioração, destruição e subtracção de bagagens ou outros artigos, em estabelecimentos de alojamento turístico, enquanto o cliente aí se encontrar alojado, tem como limites:a) 1.397 euros, globalmente;b) 449 euros por artigo;c) O valor declarado pelo cliente, quanto aos artigos deposi-

tados à guarda do estabelecimento de alojamento turístico.A responsabilidade da agência por danos não corporais poderá ser contratualmente limitada ao valor correspondente a cinco vezes o preço do serviço vendido.

DOCUMENTAÇÃOO cliente deverá possuir em boa ordem a sua documentação pessoal ou familiar, (cartão do cidadão, b. i., passaporte, docu-mentação militar, autorização para menores, vistos, certificado de vacinas e outros eventualmente exigidos). A agência declina qualquer responsabilidade pela recusa de concessão de vistos ou a não permissão de entrada ao cliente em país estrangeiro; nestes casos aplicam-se as condições estabelecidas na cláusula “Desistências”, sendo ainda da conta do cliente todo e qualquer custo que tal situação acarretar.

Viagens na União Europeia:• Os clientes (independente da idade) que se desloquem den-

tro da União Europeia deverão ser possuidores do respectivo documento de identificação civil (passaporte; B.I, Cartão do Cidadão);

• Para obtenção de assistência médica devem ser portadores do respectivo Cartão Europeu do Seguro de Doença;

• Os nacionais de países não comunitários devem consultar in-formação específica quanto à documentação necessária para realização de viagem junto das embaixadas/consulados dos países de origem;

Viagens fora da União Europeia:• Os clientes (independente da idade) que se desloquem deve-

rão ser possuidores do respectivo documento de identificação civil (passaporte) bem como do visto se necessário (obtenha tal informação junto da agência no momento da reserva);

• Os nacionais de países não comunitários devem consultar in-formação específica quanto à documentação necessária para realização de viagem junto das embaixadas/consulados dos países de origem;

MUDANÇASCaso os fornecedores da viagem em causa permitam, sempre que um cliente, inscrito para uma determinada viagem, desejar mudar a sua inscrição para uma outra viagem ou para a mesma com partida em data diferente, ou outra eventual alteração, de-verá pagar a taxa, como despesas de alteração. Contudo, quan-do a mudança tiver lugar com 21 dias ou menos de antecedência em relação à data da partida da viagem, para a qual o cliente se encontra inscrito, ou se os fornecedores de serviços não aceita-rem a alteração, fica sujeito às despesas e encargos previstos na rubrica “desistências”.Após iniciada a viagem, se solicitada a alteração dos serviços contratados por motivos não imputáveis à agência (ex. am-pliação das noites de estadia, alteração de voo) os preços dos serviços turísticos poderão não corresponder aos publicados no folheto que motivou a contratação.

CESSÃO DA INSCRIÇÃOO cliente pode ceder a sua inscrição, fazendo-se substituir por outra pessoa que preencha todas as condições requeridas para a viagem, desde que informe a agência vendedora com pelo menos sete dias de antecedência e que tal cessão seja possível nos termos dos regulamentos de transporte aéreos aplicáveis. Em caso de cruzeiros e viagens aéreas o prazo previsto será de quinze dias de antecedência.A cessão da inscrição responsabiliza solidariamente cedente e cessionário pelo pagamento do preço viagem e pelos encargos adicionais originados.

ALTERAÇÕESSempre que existam razões alheias que o justifiquem, a agência organizadora poderá alterar a ordem dos percursos, modificar as horas de partida ou substituir qualquer dos hotéis previstos por outros de categoria e localização similar, devendo informar o cliente da tal alteração, logo que dela tenha conhecimento. Se circunstâncias imprevistas obrigarem a suspender quais-quer viagens, os clientes terão sempre direito ao reembolso das quantias pagas.

ANULAÇÕES DO PROGRAMA PELA AGÊNCIAQuando a viagem esteja dependente de um número mínimo de participantes a Agência reserva-se o direito de cancelar a via-gem organizada caso o número de participantes alcançado seja inferior ao mínimo. Nestes casos, o cliente será informado por escrito do cancelamento no prazo de 14 dias.

ALTERAÇÃO AO PREÇOOs preços constantes nos programas estão baseados nos custos dos serviços e taxas de câmbio vigentes à data de impressão dos programas, pelo que estão sujeitos a alteração que resulte das variações no custo dos transportes ou do combustível, de direi-tos, impostos, taxas e flutuações cambiais até 20 dias antes da data de viagem. Sempre que se verifique uma alteração ao preço da viagem, o cliente será imediatamente informado e convidado a, dentro do prazo que lhe for fixado, aceitar o aumento verifi-cado ou anular a sua inscrição nos mesmos termos e condições que os previstos na rubrica “Impossibilidade de cumprimento”.

REEMBOLSOSDepois de iniciada a viagem não é devido qualquer reembolso por serviços não utilizados pelo cliente. A não prestação de ser-viços previstos nos programas de viagem por causas não impu-táveis à agência organizadora e caso não seja possível a substi-tuição por outros equivalentes, confere ao cliente o direito a ser reembolsado pela diferença entre o preço dos serviços previstos e o dos efectivamente prestados.

IMPOSSIBILIDADE DE CUMPRIMENTOSe por factos não imputáveis à agência organizadora esta vier a ficar impossibilitada de cumprir algum serviço essencial cons-tante dos programas de viagem, tem o cliente direito a desis-tir da viagem, sendo imediatamente reembolsado de todas as quantias pagas ou, em alternativa, aceitar uma alteração e even-tual variação de preço.Se os referidos factos não imputáveis à agência organizadora vierem a determinar a anulação da viagem, pode o cliente ain-da optar por participar numa outra viagem organizada de preço equivalente. Se a viagem organizada proposta em substituição for de preço inferior, será o cliente reembolsado da respectiva diferença.

DESISTÊNCIASO Cliente ou algum dos seus acompanhantes é livre de desistir ou cancelar a viagem a todo o tempo.Tal cancelamento implica que o mesmo seja responsável pelo pagamento de todos os encargos a que a desistência dê lugar e ainda a uma percentagem que pode ir até 15% do preço da viagem.Quando seja caso disso, o cliente será reembolsado pela diferen-ça entre a quantia paga e os montantes acima referidos.

RESPONSABILIDADEA responsabilidade da agência organizadora das viagens cons-tantes dos programas e emergentes das obrigações assumi-das, encontra-se garantida por um seguro de responsabili-dade civil na Companhia de Seguros Tranquilidade, apólice nº 0001481167, no montante de 75.000 euros, nos termos da legislação em vigor.

IVAOs preços mencionados nos programas refletem já o Imposto de Valor Acrescentado à taxa legal em vigor.

VALIDADEA atual programação é válida de 01/05/2013 a 31/10/2013.

NOTA:• As restantes condições especiais estarão incluídas no folheto

de cada destino e viagem em concreto.• As presentes condições gerais poderão ser complementadas

por quaisquer outras específicas desde que devidamente acordadas pelas partes.

• Os preços dos programas de algumas brochuras estão basea-dos na cotização média do dólar pelo que qualquer derivação relevante desta moeda poderá implicar uma revisão dos pre-ços da viagem nos termos constantes da cláusula “alteração de preço”.

• Devido às constantes alterações do preço dos combustíveis sobre os preços praticados poderá haver alteração do suple-mento de combustível inserido no preço nos termos constan-tes da cláusula “alteração de preço”.

• As categorias dos hotéis, cruzeiros e serviços apresentados nos programas seguem as normas de qualidade do país de acolhimento, podendo os mesmos ser alterados por outros similares quando por motivos alheios à agência não seja pos-sível manter ou confirmar a reserva existente, obrigando-se a agência a informar o cliente logo que de tal tenha conhe-cimento.

INFORMAÇÕES GERAIS:

HORAS DE CHEGADA OU PARTIDAAs horas de partida e de chegada estão indicadas na hora local do respectivo país e de acordo com horários das respectivas companhias aéreas à data de impressão dos programas, poden-do por isso ser sujeitas a alteração.

HOTÉIS/ APARTAMENTOSApartamentos - No caso do alojamento ser contratado em apar-tamento é da responsabilidade do cliente a informação do nú-mero de pessoas que irão ocupar o apartamento. No caso de se apresentarem mais pessoas que as reservadas, os apartamentos poderão recusar as entradas.

HOTÉISO preço apresentado é por pessoa e estão baseados numa ocupação dupla. Nem todos os hotéis dispõem de quarto triplo sendo por norma colocada uma cama extra que pode não ser de idêntica qualidade. Nos quartos equipados com duas camas ou casal, o triplo pode ser constituído apenas por aquelas camas. A relação dos hotéis e apartamentos constantes dos programa é indicativa assim como a sua categoria que respeita a critérios e classificações locais cujos critérios por vezes são distintos dos utilizados em Portugal.

REFEIÇÕESSalvo indicações em contrário, os preços apresentados para os suplementos de Meia Pensão e Pensão Completa não incluem bebidas. Nas chegadas ao hotel após a 19h o primeiro serviço de refeição será o pequeno-almoço do dia seguinte, no último dia e salvo possibilidade de late check-out, o ultimo serviço do hotel será o pequeno-almoço.

HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDAAs horas e entrada e saída no primeiro e último dia, serão de-finidas em função do primeiro e ultimo serviço. Em regra, sem carácter vinculativo os quartos podem ser utilizados a partir das 14h do dia de chegada e deverão ser deixados livres até às 12h do dia de saída.Nos apartamentos a entrada verifica-se geralmente pelas 17h do dia de chegada e deverão ser deixados livres até as 10h do dia de saída.

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA CRIANÇASDada a diversidade de condições aplicadas às crianças (destino e fornecedor) recomenda-se questionar sempre as condições especiais que porventura sejam aplicadas à viagem em causa.

SEGUROA agência disponibiliza a venda de seguros que poderão ser adquiridos em função da viagem para garantia de situações de assistência e despesas de cancelamento.

PROVEDOR DO CLIENTEA SOLFÉRIAS é aderente ao Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo. Para usufruir deste serviço deverá no prazo de 20 dias úteis após o fim da viagem apresentar a sua reclama-ção por escrito para a morada: Rua Duque de Palmela, n.º 2, 1 Dt, 1250-098 Lisboa, ou pelo email [email protected] . As agências estão vinculadas ao pontual cumprimento da decisão que venha a ser emitida por tal entidade.