cinema na escola: ilha das flores e lixo extraordinário · forma, do cinema-documentário como...

12
Cinema na escola: Ilha das Flores e Lixo Extraordinário “Assim, se não bastasse a importância do cinema-divertimento, do cinema-arte e, da mesma forma, do cinema-documentário como laboratório para a investigação do historiador, é preciso examinar a fundo o cinema como veículo de ideologias formadoras das grandes massas da população e que pode ser utilizado, com plena consciência de causa, como meio de propaganda. Além disso, é preciso examinar o impacto avassalador da televisão e do videocassete como prolongamentos do cinema e todas as outras formas de comunicação audio-visual que derivaram, em grande medida, do cinema.” Jorge Nóvoa. Apologia da relação cinema-história / Professor do Departamento e Mestrado em História da Universidade Federal da Bahia e coordenador da Oficina Cinema-História. http://www.oolhodahistoria.ufba.br/01apolog.html Documentário é um gênero videográfico que registra, interpreta e comenta um fato, um ambiente ou uma determinada situação. Mas, assim como a ficção, o documentário é uma representação parcial da realidade. Sendo um gênero audiovisual utilizado como forma de expressão da sociedade e registro dos acontecimentos, o documentário surgiu no início do século XIX. Alguns fatores presentes no documentário facilitam a compreensão dos espectadores, como a linguagem mais aprofundada e o maior tempo disponibilizado para a sua produção e exibição. É fundamental ressaltar a importância do documentário na construção e divulgação do conhecimento, além da possibilidade de desenvolvimento de uma participação ativa de uma determinada comunidade a partir da utilização do gênero, como no caso, no gênero jornalístico. Adriana Guedes, Antônio Militão, Camila Araújo, Fernanda Cruz e Marcos Aurélio são graduados em jornalismo pela Universidade Anhembi-Morumbi. http://www2.eca.usp.br/pjbr/arquivos/ensaios8_d.htm Dica de livro sobre documentário Em 1990, quando o cinema nacional teve um momento de retomada, a produção de vídeos e filmes documentais começou a crescer. Foi neste período também que uma série de questões ligadas ao tema passou a preocupar cineastas, críticos e realizadores. Por que a busca pelo real tem ganhado tanta importância? Quais as fronteiras que delimitam ficção e realidade? As autoras exploram a produção contemporânea e levam o leitor a refletir sobre as principais questões que afetam o mundo do documentário nos dias atuais. Analisa mais de 20 documentários. Inclui lista de documentários exibidos no cinema entre 1997 e 2007. Apresenta mais de 40 imagens extraídas de filmes. http://www.travessa.com.br/FILMAR_O_REAL_SOBRE_O_DOCUMENTARIO_BRASILEIRO_CONTEMPO RANEO/artigo/1e09b3ab-346d-43dc-98a5-04f04bef737f

Upload: trinhtram

Post on 01-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Cinema na escola: Ilha das Flores e Lixo Extraordinário

“Assim, se não bastasse a importância do cinema-divertimento, do cinema-arte e, da mesma forma, do cinema-documentário como laboratório para a investigação do historiador, é preciso examinar a fundo o cinema como veículo de ideologias formadoras das grandes massas da população e que pode ser utilizado, com plena consciência de causa, como meio de propaganda. Além disso, é preciso examinar o impacto avassalador da televisão e do videocassete como prolongamentos do cinema e todas as outras formas de comunicação audio-visual que derivaram, em grande medida, do cinema.”

Jorge Nóvoa. Apologia da relação cinema-história / Professor do Departamento e Mestrado em

História da Universidade Federal da Bahia e coordenador da Oficina Cinema-História.

http://www.oolhodahistoria.ufba.br/01apolog.html

Documentário é um gênero videográfico que registra, interpreta e comenta um fato, um ambiente ou uma determinada situação. Mas, assim como a ficção, o documentário é uma representação parcial da realidade. Sendo um gênero audiovisual utilizado como forma de expressão da sociedade e registro dos acontecimentos, o documentário surgiu no início do século XIX. Alguns fatores presentes no documentário facilitam a compreensão dos espectadores, como a linguagem mais aprofundada e o maior tempo disponibilizado para a sua produção e exibição. É fundamental ressaltar a importância do documentário na construção e divulgação do conhecimento, além da possibilidade de desenvolvimento de uma participação ativa de uma determinada comunidade a partir da utilização do gênero, como no caso, no gênero jornalístico.

Adriana Guedes, Antônio Militão, Camila Araújo, Fernanda Cruz e Marcos Aurélio são graduados em jornalismo pela Universidade Anhembi-Morumbi.

http://www2.eca.usp.br/pjbr/arquivos/ensaios8_d.htm

Dica de livro sobre documentário Em 1990, quando o cinema nacional teve um momento de retomada, a produção de vídeos e filmes documentais começou a crescer. Foi neste período também que uma série de questões ligadas ao tema passou a preocupar cineastas, críticos e realizadores. Por que a busca pelo real tem ganhado tanta importância? Quais as fronteiras que delimitam ficção e realidade? As autoras exploram a produção contemporânea e levam o leitor a refletir sobre as principais questões que afetam o mundo do documentário nos dias atuais. Analisa mais de 20 documentários. Inclui lista de documentários exibidos no cinema entre 1997 e 2007. Apresenta mais de 40 imagens extraídas de filmes. http://www.travessa.com.br/FILMAR_O_REAL_SOBRE_O_DOCUMENTARIO_BRASILEIRO_CONTEMPO

RANEO/artigo/1e09b3ab-346d-43dc-98a5-04f04bef737f

Proposta de cinema em sala de aula Documentários:

1- Ilha das flores

2- Lixo Extraordinário

Ilha das Flores

Lançamento: 1989 (12 min) Dirigido por: Jorge Furtado

Nacionalidade: Brasil

Ilha das Flores, Direção: Jorge Furtado, Brasil, 1999. Uma fita de vídeo (12min) VHS. Som. Color. Premiado Curta-Metragem que mostra as contradições sociais do Brasil por intermédio da rede de produção de tomates. Acompanha a produção, passando pelo transporte, consumo (como molho de tomate), até a descarte no lixo (dos que não prestaram para o molho), onde não servirão de alimento para porções - que têm dono - mas para seres humanos - que não têm nenhum dinheiro.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/roteiropedagogico/video/2189_Trabalho_individual_sobre_o_filme_Ilha_da.pdf

Para ver o documentário na íntegra: http://portacurtas.org.br/filme/?name=ilha_das_flores Professor, o documentário é um gênero muito importante; por isso, sugere-se também um trabalho com essa modalidade de discurso. Sugestão didática:

1- Assistir ao filme “Ilha das Flores”. Posteriormente, discuta com os alunos:

Quais as ideias trazidas pelo filme sobre o destino final dos produtos que não

consumimos?

Como o filme constrói sua narrativa: de maneira linear ou fragmentada? Explique.

Ao início do filme, há as seguintes afirmações: “este não é um filme de ficção”. Explique

a necessidade de dizer que este filme não é uma história criada.

Há no filme duas cenas em distintos cenários: a horta e a ilha. Descreva ambos os

lugares, ressaltando essas diferenças.

2- Ao final, sugere-se um texto sobre o assunto tratado no filme:

ILHA DAS FLORES: eleito o mais importante curta brasileiro

Matéria de Amir Labaki publicada na Folha de São Paulo, 9/7/2002:

O filme gaúcho "Ilha das Flores" (1989), documentário experimental do cineasta Jorge Furtado sobre um lixão próximo a Porto Alegre (RS), foi eleito o mais importante curta-metragem brasileiro em eleição organizada pelo site http://www.portacurtas.com.br.

Premiado em festivais pelo mundo afora, incluindo um Urso de Prata em Berlim, em 90, "Ilha" já havia sido incluído em 1995 na lista de cem melhores curtas da história pelo Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, considerado o "festival de Cannes do formato".

Furtado emplacou também o terceiro posto, com a ficção "O Dia em que Dorival Encarou a Guarda" (86), co-dirigida por José Pedro Goulart. Atual roteirista e diretor ligado ao núcleo Guel Arraes, da Rede Globo, ele marca, neste ano, sua estréia em longas-metragens com dois filmes: "Houve uma Vez Dois Verões", já lançado comercialmente no RS, e "O Homem que Copiava".

A lista dos dez mais do curta nacional, votada por uma dezena de críticos, programadores e cineastas, é heterodoxa em gêneros e dispersa em épocas (veja lista ao lado). Quatro dos escolhidos pertencem à chamada "primavera do curta", da virada dos anos 80 até meados dos 90. Dois são assinados por líderes do cinema novo. Um traz a assinatura de um dos pioneiros do cinema nacional, o mineiro Humberto Mauro. Outro representa o cinema marginal do final da década de 60. Por fim, dois outros marcam experiências originais do início dos anos 80.

A relação destaca curtas com um pé na experimentação. É um justo retrato do poder de renovação tradicionalmente exercido pelo formato no Brasil. Os principais exemplos são o protoclipe "Velha a Fiar", de Mauro, o próprio "Ilha das Flores", "Blá, Blá, Blá", de Andrea Tonacci, o subversivo "Mato Eles?", de Sérgio Bianchi, e o ainda proibido "Di", de Glauber Rocha. Com exceção do curta anárquico de Tonacci, poderiam ser todos considerados variações de documentários.

Três curtas representam a produção ficcional: "Couro de Gato", de Joaquim Pedro de Andrade, do filme cinemanovista de episódios "Cinco Vezes Favela"; o citado "Dorival"; e "Dov'eMeneghetti", de Beto Brant. O cinema de animação emplacou dois títulos, exemplares de técnicas distintas. São o desenho "Meow", de Marcos Magalhães, premiado no Festival de Cannes, e a animação de bonecos "Frankenstein Punk", de Eliana Fonseca e CaoHamburguer.

Um total de 60 curtas foi lembrado na votação. O projeto Porta-Curtas é uma iniciativa da distribuidora Synapse, coordenada por JulioWorcman, Bruno Vianna e Gabriela Dias, e faz parte do programa Petrobras Cinema.

O projeto pretende promover o curta brasileiro através de uma série de ações, como a exibição pela internet de um total de cem curtas nacionais. A intenção original era apresentar, já em agosto, todos os dez mais votados. Problemas de direitos e de duração com três deles ("Di", "Mato Eles?" e "Blá, Blá, Blá") os exclui inicialmente do pacote on-line. Serão substituídos por quatro outros títulos da lista: os documentários "Som, ou Tratado de Harmonia" (84), de Arthur Omar, e "Rota ABC" (91), de Francisco César Filho, e as ficções "Viver a Vida" (91), de Tata Amaral, e "Cartão Vermelho" (94), de Laís Bodanski.

Disponível em http://www.casacinepoa.com.br/as-not%C3%ADcias/ilha-das-flores-eleito-o-mais-importante-curta-brasileiro com acesso em 24 de

julho de 2014.

Professor, posteriormente à leitura, sugere-se a exibição do segundo documentário:

Lixo Extraordinário

Lançamento: 2011 (1h39min) Dirigido por: Lucy Walker

Nacionalidade: Brasil

Disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/filme-179776/ com acesso em 24 de julho de 2014.

É possível assistir ao documentário completo no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=ibctyQ9aU5k

E, na sequência, a reportagem do canal “Cidade Olímpica”:

https://www.youtube.com/watch?v=8_KUEAGkeiA

Atividades de discussão e/ou orientação sobre os documentários: Ilha das Flores e Lixo Extraordinário

QUESTÃO 01 Quais as semelhanças entre “Ilha das Flores” e “Lixo extraordinário”, em relação ao lugar em que se passam os fatos? ______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 02 Por que esses dois filmes são documentários e não são filmes de narrativa ficcional? Qual a diferença? ______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 03 Qual dos dois filmes é mais comovente? Por quê? ______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 04 Um deles pode ser considerado uma denúncia, já o outro pode ser considerado uma denúncia e uma ação. Qual é qual? Explique. ______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 05 Quem é Vic Muniz? ______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 06 Cite alguma obra desse autor que é conhecida. ______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 07 Observe agora alguns vídeos desse artista brasileiro e responda logo em seguida: https://www.youtube.com/watch?v=z1b_7GOoqtU https://www.youtube.com/watch?v=Tdgn6uiIq2Y Como Vik produz suas obras? Responda, trazendo para discussão a questão da perspectiva de quem vê para a compreensão do seu traço. ______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 08 Os materiais usados por Vik Muniz são diversos. Em Lixo Extraordinário, ele usou lixo. O que os materiais usados em sua obra retratada no filme queriam dizer além das figuras retratadas, ou seja, o material usado também comunica algo?

Alguns anos atrás, um grupo de notáveis gaúchos, formado por personalidades, modelos, comunicadores,

vestiu-se com o uniforme dos garis que trabalham para o departamento municipal de limpeza urbana e espalhou-se

pelo centro de Porto Alegre. O objetivo era comprovar, na prática, que há uma parte da sociedade sempre invisível,

vivendo à margem de tudo. As pessoas passam ao lado e são incapazes de olhar firme nos olhos daquele varredor

(ou do porteiro, escolha a função que você quiser). Entre os escolhidos estava a ex-miss Daisy Nunes, um rosto

conhecido dos gaúchos. No fim do dia, nem ela, nem seus parceiros de aventura tinham sido percebidos. Vestidos

com os uniformes de garis, todos continuaram invisíveis – ninguém se preocupou em prestar atenção no que faziam.

http://mariomarcos.wordpress.com/2011/02/05/lixo-extraordinario-mostra-a-cara-dos-brasileiros-invisiveis/

QUESTÃO 09 Pergunta: o filme “Lixo Extraordinário” dá rosto a brasileiros invisíveis? Como? Quais? Por que invisíveis? ______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

Leia o texto a seguir e responda logo depois.

PODE APOSTAR QUE, QUANTO MAIS LIXO PRODUZIMOS, PIOR ESTAMOS NOS ALIMENTANDO

Outro filme que me veio à cabeça quando vi "Lixo Extraordinário" foi o já clássico "Ilha das Flores" (1989), curta do

diretor gaúcho Jorge Furtado que, contando a saga de um tomate, faz uma crítica ácida à nossa sociedade de

consumo. Cheque aqui.A questão ambiental ocupa cada vez mais espaço em nossas vidas. Água, energia, lixo e

aquecimento global são temas que vamos ter de encarar. A ligação de tudo isso com nosso estilo de vida, nossa

saúde e nosso comportamento não é uma discussão tão óbvia, mas é fundamental. Essa "ecologia" humana já é

uma das bolas da vez!Talvez o mais bonito desse filme seja justamente focar as pessoas, no impacto que o lixo

produz em suas vidas, no resgate da sua auto-estima, no poder de compreensão do que é a arte e em como ela

pode ser transformadora. Na semana passada, voando para o Rio encontrei um dos personagens (o Tião). Virei tiete!

Como o cara é bacana! O lixo pode ser mesmo extraordinário!

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/O-extraordinario-impacto-do-lixo

QUESTÃO 10

Pesquise de que maneira o município onde você mora faz a gestão do lixo. Na última eleição, como este tema foi abordado entre os candidatos?

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

As últimas palavras de Ilha das Flores foram:

"O que coloca os seres humanos da Ilha das Flores numa posição posterior aos porcos na prioridade de escolha de materiais orgânicos é o fato de não terem dinheiro nem dono. Os humanos se diferenciam dos outros animais pelo Telê encéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por serem livres. Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda."

QUESTÃO 11 Produza um pequeno texto, explicando esse trecho. ______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

Leia o texto a seguir e responda logo depois.

LIXO EXTRAORDINÁRIO: LIÇÃO DE VIDA PELAS MÃOS DOS CATADORES

Um dos painéis em que Vik Muniz retrata uma catadora de lixo

A indicação para o Oscar de melhor documentário para Lixo Extraordinário vem sedimentar a proposta do artista

plástico Vik Muniz, que era o de dar um sentido maior para as vidas dos catadores de lixo do Jardim Gramacho, o

maior aterro sanitário da América Latina, localizado no Rio. SegundoVik, o lixo é para onde as pessoas jogam o que

não querem mais, assim como os catadores de lixo, que vivem à margem da sociedade. Mais do que retratar a

situação em que vivem essas pessoas, o documentário, dirigido pela americana Lucy Walker e pelos brasileiros

Karen Harley e João Jardim, registra o processo de trabalho artístico de Vik Muniz. Ele deixa seus estúdios nos EUA

e vem conhecer de perto como é a vida dos catadores; aos poucos conhece alguns deles e diz o que pretende. Quer

transformar o lixo — a matéria prima e de sobrevivência daqueles trabalhadores — em arte, mas com a parceria e

colaboração deles. E assim é feito. O filme é a construção dos painéis em que os catadores de lixo são retratados e

viram as estrelas principais. Depois de fotografados, as imagens escolhidas dos catadores são projetadas de uma

altura gigantesca no chão e nessa hora a participação deles é fundamental. A fotografia no chão é preenchida com

sucatas e objetos retirados do aterro sanitário. O efeito é belíssimo e esse painel é novamente fotografado e vai se

transformar no quadro final do artista. O espectador na sala de projeção não só participa do processo de construção

dos magníficos painéis de Vik Muniz como acompanha a transformação que se dá na vida de pelo menos cinco

catadores retratados pelo artista. Da garota que posa despretensiosamente no aterro sanitário, que vira uma mulher

independente e com horizontes ampliados depois de completado o trabalho com Vik. Os depoimentos emocionados

de todos os retratados revelam como o processo artístico modificou suas vidas e trouxe autoestima. Mas o mais

emocionante mesmo é o Tião, que lidera a associação dos catadores do Jardim Gramacho: ele acompanha Vik ao

leilão realizado em Londres. A obra que o retrata é arrematada por quase 100 mil reais. Com lágrimas correndo no

rosto, Tião diz que “tudo valeu a pena!”. Ele se refere à batalha para a criação da associação que luta pelos direitos

dos catadores de lixo do Jardim Gramacho. Parte da renda das obras foi revertida à comunidade. E Tião já avisou:

quer estar na noite de entrega do Oscar. Toda a torcida para que Tião e Vik voltem com a estatueta, que será o

reconhecimento de um trabalho artístico e social de fundamental importância.

http://www.favodomellone.com.br/lixo-extraordinario-licao-de-vida-pelas-maos-dos-catadores/

QUESTÃO 12 Qual a importância de Vik Muniz para os catadores de papel do Jardim Gramacho? ______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 13 O Lixão foi fechado pelo governo do Rio de Janeiro, alguns meses depois desse documentário, pois a cidade tem pretensões olímpicas. Isso significa receber em sua capital, a capital fluminense, mais de cem países e seus representantes. Qual a importância desse ato de fechar o lixão para a imagem da cidade no país e no exterior? ______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 14 Posicione-se diante da seguinte questão: Faltou Vik Muniz, ou o fechamento de Jardim Gramacho independeu dele?

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________