cine coaching - filme hitch, o conselheiro amoroso - coach lfp de freitas

3
Filme – Hitch, Conselheiro Amoroso Cine Coaching

Upload: luis-fernando-freitas

Post on 12-Jan-2017

831 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cine coaching - Filme Hitch, o Conselheiro Amoroso - Coach LFP de Freitas

Filme – Hitch, Conselheiro AmorosoCine Coaching

Page 2: Cine coaching - Filme Hitch, o Conselheiro Amoroso - Coach LFP de Freitas

Think Ahead Soluções e Estratégias Empresariais Ltda | Personalizado para LFP de Freitas – Business and Executive Coach – www.lfpdefreitas.com.br

Hitch atua como conselheiro amoroso, e seu trabalho traz algumas características de um Coach, pois além de acreditar que é possível se conquistar qualquer mulher, se utiliza de situações que normalmente são valorizadas por elas da mesma forma que um Coach deve agir: escutando e se interessando atentamente por qualquer pessoa.

Uma repórter cética que se considera realista traz consigo algumas crenças e tem algumas restrições de se relacionar por acreditar que vai sofrer (crença limitante), e acredita que é melhor não amar. Algumas outras crenças surgem no filme como: que muitas vezes é preciso sofrer para ser feliz, que pessoas muito fechadas se escondem sob a discrição ou o humor.

Aparentemente, Hitch que era bem introvertido e tímido, viveu algumas dificuldades e experiências negativas com relacionamentos, mas transformou uma crença que poderia ser limitante em uma crença motivadora, onde desenvolve seu trabalho e também aplica em sua vida pessoal.

O trabalho de Hitch como conselheiro amoroso consiste em trazer para o presente o desejo amoroso de um homem, ou em outras palavras, sair do ponto A e ir para o ponto B (ou ainda trazer o ponto B para o ponto A). Se utiliza de estratégias claras e bemdefinidas e sugere diversas técnicas de Coaching onde destaco:

Preste muita atenção quando estiver com a pessoaImagine o que quiser quando não estiver com ela (use sua imaginação para que seu cérebro acredite que aquilo é possível)Faça um rapport verdadeiro

Durante o filme podemos perceber um detalhe que inclusive é citado: as pessoas esperam algo acontecer para serem felizes, queno caso do filme é a conquista da mulher amada, mas não é isto o mais importante.

Page 3: Cine coaching - Filme Hitch, o Conselheiro Amoroso - Coach LFP de Freitas

Think Ahead Soluções e Estratégias Empresariais Ltda | Personalizado para LFP de Freitas – Business and Executive Coach – www.lfpdefreitas.com.br

Se destaca na estratégia de Hitch, consiste em literalmente fazer um rapport verdadeiro, e assim, por mais que a pessoa seja fechada ela conseguirá identificar aquilo e mudará aos poucos. Ele não trabalha com conquistadores, apenas com pessoas que possuem um desejo verdadeiro e sabem exatamente o que querem e serve de exemplo como os Coaches devem eticamente agir.

Percebemos também que todos nós temos uma marca, algo que aconteceu no passado em nossas vidas e que nos marca até hoje. No filme podemos ver isso na vida dele quando foi traído pela namorada, e na vida dela (a repórter), pela história da irmã que quase morreu após cair num buraco de neve. A mensagem forte que fica: é preciso se respeitar a histórica de cada um!

Como um verdadeiro Coach, Hitch sugere que comecemos nossos dias como se fosse o propósito tudo o que irá fazer, pois assim podemos trabalhar adequadamente nossa mente, uma vez que o cérebro não diferencia o que é real e o que é nossa imaginação.

Algo também que ocorre todos os dias em nossas vidas e difícil se deixar de lado é o julgamento, algo que não deve ser característica de um Coach. Ao descobrir que Hitch é um conselheiro amoroso, a repórter o julga sem antes entender sua história, como é o trabalho e o porquê ele o faz aquilo.

Após tal revelação que é feita pela repórter a mídia, a situação profissional de Hitch fica complicada e ele se vê em dificuldades, mas após uma pergunta poderosa de um de seus clientes, volta a buscar o que considera importante. Hitch chega inclusive a reconhecer que as conquistas não foram obras dele (mas sim de cada cliente, da atuação de cada um individualmente), dizendo não ter feito nada para que aquilo tivesse ocorrido.

Enfim, quando o desejo é verdadeiro, o sentimento prevalece e tudo se arruma. E quando falamos em coisas e sentimentos que surgem no nosso Eu interior, as coisas acontecem e funcionam. Não há como criar uma estratégia para coisas deste tipo funcionem sem um desejo verdadeiro, e da mesma forma deve ser o trabalho de um Coach.