cine coaching - filme duas vidas - coach lfp de freitas

3

Click here to load reader

Upload: luis-fernando-freitas

Post on 12-Jan-2017

427 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cine coaching - Filme Duas Vidas - Coach LFP de Freitas

Filme – Duas VidasCine Coaching

Page 2: Cine coaching - Filme Duas Vidas - Coach LFP de Freitas

Think Ahead Soluções e Estratégias Empresariais Ltda | Personalizado para LFP de Freitas – Business and Executive Coach – www.lfpdefreitas.com.br

Este filme trata de um empresário de sucesso que atua como consultor de imagem pessoal e cujo trabalho está direcionado a dizer o que deve mudar na pessoa para melhorar sua performance profissional (ensinar as pessoas a enganarem outras, muitas vezes).

Perto de completar 40 anos, se mostra uma pessoa profundamente egoísta e seu foco é ganhar dinheiro, trabalhando de uma forma arrogante, não respeitando seus clientes, amigos e seu próprio pai. Percebemos até aqui que a histórica de cada um é única, precisa ser respeitada para ser entendida, e muitas vezes ressignificada.

Num determinado dia, encontra um garoto que lhe remete a lembrança de alguém conhecido, e credita ao estresse essa “visão”, procurando uma terapeuta que lhe dá um calmante e pede para que relaxe, após não conseguir conversar com ele a respeito destas aparições. Um detalhe que percebemos neste momento, é que a terapeuta demonstra saber que todos nós temos “problemas”, dificuldades ou pontos que precisam ser tratados, e que não devem ser deixados de lado. Os remédios não surtem efeito algum, e analisando o comportamento do menino que volta a aparecer, percebe-se que se trata dele mesmo, só que mais novo (com 8 anos).

Entre tumultos e acontecimentos que colocam o empresário numa zona de desconforto, Amy sua assistente lhe mostra como ele está sendo insensível e estúpido com o menino, mas Russ simplesmente não consegue deixar de ser estúpido.

Após vários acontecimentos, como o menino pedir Amy em casamento entre outros, Russ percebe que talvez se lembrando do passado, poderá levar o menino de volta para casa (eles mudaram de casa 12 vezes), e tudo indica que é isso que o menino precisa. Russ fez de tudo para esquecer seu passado, pois ele lhe trazia vergonha e tristeza, e esse ponto provavelmente tornou ele a pessoa que é. E após essa “convivência”, o menino consegue se lembrar de algo e eles conseguem voltar ao passado. Neste pontodo filme podemos relacionar um bom trabalho de Coaching, de permitir o coachee voltar ao passado e quem sabe, poder ressignificar.

Page 3: Cine coaching - Filme Duas Vidas - Coach LFP de Freitas

Think Ahead Soluções e Estratégias Empresariais Ltda | Personalizado para LFP de Freitas – Business and Executive Coach – www.lfpdefreitas.com.br

Na escola, em seu dia de aniversário de 8 anos, Russ revive uma briga onde apanhou, e percebe e acredita que isso tenha sido o motivo pelo seu fracasso social. Ele dá dicas para o menino ganhar a luta e assim ocorre, mas nem tudo é resolvido. Com a briga,sua mãe que estava doente, tem que ir busca-lo na escola e seu pai ao descobrir o ocorrido, briga de forma dura com o menino, e diz que sua mãe está morrendo e se ele quer que ela morra mais rápido, colocando a responsabilidade nele, e pede que ele não chore mais, que ele crença. Percebemos que a intenção positiva do pai era preservar a mãe e não acusar o filho, fato esse que foi entendido por Russ somente agora (adulto). Ao se permitir lembrar desses fatos, Russ pode ressignificar, perdoar seu pai e se libertar para viver experiências.

Em seguida, o menino vai encontrar Russ e está muito triste. Pergunta sobre sua mãe. Russ, que viu tudo, diz que ele não é o responsável e nem culpado pela doença de sua mãe, apenas que seu pai está com muito medo e muito triste, além de nervoso, e Russ percebe aí o real motivo de sua atual frieza e estúpida postura que adota com seu pai, no trabalho e em seus relacionamentos. Eles então saem para comemorar o aniversário.

Mais animados em uma lanchonete, eles encontram um outro Russ que é o responsável por toda essa trama. Este Russ já tem 70 anos e é piloto de avião (sonho Russ tem desde a infância). O piloto diz como foi legal encontrar eles felizes, percebe que seu plano deu certo e se despede indo embora com sua família, sendo que Amy é sua mulher e está acompanhada com um cachorro que ele sempre desejou.

Russ não se sente mais como um fracassado e descobre que sua vida pode ser ótima, e os dois comemoram pulando e gritando muito felizes, mas Russ percebe que está de volta ao presente, e que precisa ir em direção a uma nova vida. Agradece o menino que não está mais presente e vai viver sua vida...

Todos nós temos uma criança maravilhosa dentro de nós, e nem sempre precisamos usar a maturidade para tudo, pois não nos faráentender ou sentir a vida como deveria ser! Fatos do passado as vezes são ditos por várias intenções positivas. Por isso, o perdão é mágico, e o nosso verdadeiro amor talvez esteja relacionado a nossa capacidade de amar. Quem perdoa, aprendeu a amar de forma mais intensa.