cinco pontos da nova arquitetura – wikipédia, a enciclopédia livre

1
Cinco pontos da Nova Arquitetura Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Os Cinco pontos da Nova Arquitetura são o resultado da pesquisas realizada nos anos iniciais da carreira do arquiteto Charles-Edouard Jeanneret conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier . Sua forma final foi publicada em 1926 na revista francesa L'Esprit Nouveau. Um ou mais dos pontos são utilizados em alguns projetos anteriores a esta publicação e aparecerão pela primeira vez na Casa Cook, em 1926. É na Villa Garches e na Villa Savoye, no entanto, que estes serão utilizados de forma mais expressiva. Estes conceitos permitiram tornar os elementos constitutivos do projeto independentes uns dos outros, possibilitando a maior liberdade de criação. Os 5 pontos Planta Livre: através de uma estrutura independente permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam exercer a função estrutural. 1. Fachada Livre: resulta igualmente da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos. 2. Pilotis: sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo. 3. Terraço Jardim: "recupera" o solo ocupado pelo prédio, "transferindo-o" para cima do prédio na forma de um jardim. 4. Janelas em fita: possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relação desimpedida com a paisagem. 5. O sucesso dos cinco pontos O sucesso dos cinco pontos foi tal que, com o tempo, estes deixaram de ser associados apenas a Le Corbusier e se tornaram cânones da arquitetura moderna. Assim, arquitetos de países diversos adotaram os preceitos parcial ou integralmente em seus projetos. No Brasil , o prédio do Ministério da Educação e Saúde Pública, projeto de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, entre outros, (com a consultoria de Le Corbusier), utiliza integralmente os cinco pontos arquitetônicos. Ver também Villa Savoye Cité radieuse de Marseille (Unité d'Habitation) Carta de Atenas Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Cinco_pontos_da_Nova_Arquitetura& oldid=38426876" Categorias: Teoria da arquitetura Le Corbusier Esta página foi modificada pela última vez à(s) 13h21min de 17 de março de 2014. Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Compartilha Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Para mais detalhes, consulte as Condições de Uso. Cinco pontos da Nova Arquitetura – Wikipédia, a enciclopédia livre https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_pontos_da_Nova_Arquitetura 1 de 1 11/07/2015 17:06

Upload: paulohenriqueribeiro

Post on 10-Sep-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Cinco Pontos Da Nova Arquitetura

TRANSCRIPT

  • Cinco pontos da Nova ArquiteturaOrigem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

    Os Cinco pontos da Nova Arquitetura so o resultado da pesquisas realizada nos anos iniciais da carreirado arquiteto Charles-Edouard Jeanneret conhecido pelo pseudnimo de Le Corbusier . Sua forma final foipublicada em 1926 na revista francesa L'Esprit Nouveau. Um ou mais dos pontos so utilizados em algunsprojetos anteriores a esta publicao e aparecero pela primeira vez na Casa Cook, em 1926. na VillaGarches e na Villa Savoye, no entanto, que estes sero utilizados de forma mais expressiva. Estes conceitospermitiram tornar os elementos constitutivos do projeto independentes uns dos outros, possibilitando a maiorliberdade de criao.

    Os 5 pontosPlanta Livre: atravs de uma estrutura independente permite a livre locao das paredes, j que estasno mais precisam exercer a funo estrutural.

    1.

    Fachada Livre: resulta igualmente da independncia da estrutura. Assim, a fachada pode serprojetada sem impedimentos.

    2.

    Pilotis: sistema de pilares que elevam o prdio do cho, permitindo o trnsito por debaixo do mesmo.3.Terrao Jardim: "recupera" o solo ocupado pelo prdio, "transferindo-o" para cima do prdio naforma de um jardim.

    4.

    Janelas em fita: possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relao desimpedida com apaisagem.

    5.

    O sucesso dos cinco pontosO sucesso dos cinco pontos foi tal que, com o tempo, estes deixaram de ser associados apenas a LeCorbusier e se tornaram cnones da arquitetura moderna. Assim, arquitetos de pases diversos adotaram ospreceitos parcial ou integralmente em seus projetos. No Brasil, o prdio do Ministrio da Educao e SadePblica, projeto de Lcio Costa e Oscar Niemeyer, entre outros, (com a consultoria de Le Corbusier), utilizaintegralmente os cinco pontos arquitetnicos.

    Ver tambmVilla SavoyeCit radieuse de Marseille (Unit d'Habitation)Carta de Atenas

    Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Cinco_pontos_da_Nova_Arquitetura&oldid=38426876"

    Categorias: Teoria da arquitetura Le Corbusier

    Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 13h21min de 17 de maro de 2014.Este texto disponibilizado nos termos da licena Creative Commons - Atribuio - Compartilha Igual3.0 No Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Para mais detalhes,consulte as Condies de Uso.

    Cinco pontos da Nova Arquitetura Wikipdia, a enciclopdia livre https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_pontos_da_Nova_Arquitetura

    1 de 1 11/07/2015 17:06