cientistas xs

47
Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar Agrupamento de Escolas de Buarcos Sede do Agrupamento Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Infante D. Pedro, Buarcos Direcção Regional de Educação do Centro

Upload: maria-amaral

Post on 29-Dec-2014

8.172 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

Projecto de ciênciasCientistas XSJardim de Infância de Buarcos

TRANSCRIPT

Page 1: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

Agrupamento de Escolas de Buarcos

Sede do Agrupamento Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos

Infante D. Pedro, Buarcos

Direcção Regional de Educação do Centro

Page 2: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

FUNDAMENTAÇÃO

O documento das orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar faz referência à educação em ciências e às metodologias recomendadas, mas não é claro quanto á sua operacionalização. Assim à que mudar a atitude em relação à educação científica.

A área do Conhecimento do Mundo é uma das três áreas de conteúdo das Orientações Curriculares que visa a iniciação às ciências, com introdução de aspectos relativos a diferentes domínios do conhecimento humano necessários para enquadrar e sistematizar a compreensão do mundo: a história, a sociologia, a geografia, a química, a biologia, a geologia, a astronomia.

A área de Conhecimento do Mundo deverá mobilizar e enriquecer os diferentes domínios de Expressão e Comunicação mediante uma abordagem integradora. Através das expressões a criança explora as possibilidades e limitações do seu corpo, as relações com o espaço e com os objectos; as capacidades manipulativas; no domínio da linguagem, desenvolve o vocabulário e a capacidade de comunicação oral e escrita, no domínio da matemática, desenvolve o sentido da precisão e do rigor, as capacidades de classificação, seriação, medição e cálculo; o pensamento lógico-matemático quando se estabelecem relações causa-efeito. Ao adquirir estes meios a criança passa a poder representar e dar sentido ao mundo, melhorando a sua compreensão da realidade envolvente.

Também a área de Formação Pessoal e Social proporciona oportunidades da criança se situar na relação consigo própria, com os outros e com o meio físico, favorecendo a aquisição de espírito crítico e a interiorização de valores espirituais, estéticos, morais e cívicos. São estas atitudes e valores que vão contribuir para a formação de cidadãos conscientes e solidários, capacitando-os para a resolução dos problemas da vida pessoal e comunitária.

Rómulo de Carvalho afirma que “Os primeiros anos da nossa vida são riquíssimos em experiencias e, como seres inteligentes, temos necessidade

de descobrir o que se passa neste mundo, como se passa e, até, porque se passa”. Esta é uma das razões pela qual a educação em

Page 3: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

ciências deve começar o mais cedo possível, ou seja, no Jardim de Infância.

As actividades de ciências servem para ajudar as crianças a desenvolverem capacidades, a adquirirem procedimentos que lhe permitam explorar o meio participando activamente na construção do seu próprio conhecimento. Estas actividades contribuem para o desenvolvimento de competências de pensamento potenciadoras da capacidade de “aprender a aprender” de “aprendizagem ao longo da vida”. Como diz Glauert “ educação de infância, a ciência procura expandir o conhecimento e a compreensão que as crianças possuem acerca do mundo físico e biológica e ajudá-las a desenvolver meios mais eficazes e sistemáticos de descoberta”

O papel do educador é criar situações significantes em que as crianças possam manifestar as suas ideias e discuti-las com os outros, confrontá-las com a informação disponível e a evidência experimental, tomando consciência de que existem ideias diferentes das suas que servem para explicar os mesmos fenómenos e que algumas (as cientificas) são melhores que as suas. É necessário respeitar os interesses e necessidades de cada criança.

Sabendo que as crianças pequenas aprendem sobretudo pela acção, sendo necessário um envolvimento activo a nível psicomotor, cognitivo e afectivo, as experiências não devem ser realizadas de uma forma isolada e descontextualizada e devem ter um carácter lúdico e de descoberta, pois como salienta Veja “a acção de brincar é inerente à criança, como uma qualidade inata. O facto de experimentar e perder-se na procura de sensações também acaba por surgir como natural”.

OBJECTIVOS GERAIS

Estimular as crianças para as experiencias nas quais os fenómenos físicos são apresentados de uma forma lúdica e atractiva.

Promover o ensino experimental das ciências;

Page 4: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

Criar oportunidades de exploração e de descoberta do meio físico e social de crianças de diferentes níveis de ensino e diferentes meios;

Proporcionar a manipulação de materiais e objectos diversificados;

Contribuir para o desenvolvimento do interesse pela ciência, do espírito crítico, da imaginação, da admiração e da criatividade;

Dinamizar as relações entre a escola, a família e a comunidade local;

Valorizar a educação multicultural e a inclusão das diferenças na formação e no desenvolvimento científico das crianças;

Colocar em prática o princípio de que os conceitos físicos podem ser mais facilmente percebidos por meio da experimentação.

Desenvolver uma linguagem adequada para os factos científicos.

Desenvolver a capacidade de interacção. Criar espaços próprios para as ciências. Experimentar factos do dia-a-dia. Despertar para o interesse científico dentro e fora da sala. Desenvolver a capacidade de observação da natureza e do

ambiente tecnológico em que vivemos.

TRABALHO A DESENVOLVER NA SALA

A Educadora deve registar as ideias das crianças, encorajar as explicações e previsões das crianças, incentivar a utilização de diferentes tipos de registo e envolver as crianças na decisão da forma e do conteúdo dos registos. Por ultimo, importa salientar que o estimulo às actividades cientificas passa pela necessidade de implementar nas salas do Jardim de Infância a “área de ciências”. Os recursos necessários para equipar este espaço devem ser simples e muitos podem ser de uso comum (imanes, lupas, recipientes de plástico de diferentes tamanhos, balanças, termómetros,) devem estar organizados e disponíveis para as crianças poderem utilizar autonomamente.

Objectivos específicos Actividades / Estratégias

Page 5: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

Demonstrar como é transportada a água através do caule das plantas;

Fazer crescer caules a partir da extremidade superior de cenouras;

Demonstrar a semipermeabilidade de uma membrana celular;

Demonstrar a semipermeabilidade de uma membrana celular;

Demonstrar que o ar é pesado;

Demonstrar que o ar e a água são absorvidos pelas plantas e libertados por uns pequenos buracos nas folhas, chamados estomas.

Mostrar que o sal torna mais difícil a solidificação da água.

Demonstrar porque chove e como chove. Porque não devemos poluir o Planeta?

Saber quais os cuidados a ter para evitar o agravamento do “Buraco do Ozono”

Simular uma erupção vulcânica;

Simular as areias movediças;

Descobrir porque flutua um

navio pesado.

As flores que mudam de cor;

Uma Horta em Miniatura;

O Ovo Nu;

O Ovo que encolhe;

O Ar tem peso?

Será que as plantas respiram?

Congela ou não?

As chuvas, normal e ácida.

O “Buraco do Ozono”

O vulcão em erupção.

Areias movediças;

Flutua ou vai ao fundo?

Papel seco ou molhado;

Page 6: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

Demonstrar que embora os gases nem sempre possam ser vistos, eles ocupam espaço;

Demonstrar porque é que o ovo flutua na água salgada;

Demonstrar porque é que o ovo é sugado para dentro da garrafa;

Demonstrar porque é que as cores não se misturam no leite;

Saber como o açúcar reage com o gás;

Saber se é uma solução ácida, alcalina ou neutra;

Será que o ar pesa?

O ovo que flutua e o ovo que não flutua.

O ovo dentro da garrafa;

Explosão de cores;

Coca-cola e menthos, um verdadeiro repuxo;

Solução camaleão;

Uma balança muito simples;

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO PROJECTO

Salas do Jardim de Infância, salão polivalente e recreio exterior.

RECURSOS NECESSÁRIOS

HUMANOS - Educadoras de Infância, crianças, Auxiliares de Acção Educativa, Encarregados de educação e especialistas na área.

MATERIAIS – Material de uso diário, computador, softwares educativos, balança, bacias, pinça, lupa, frascos, copos, garrafas, …

Page 7: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

BIBLIOGRAFIA

Carvalho, R (1995). A física ni dia-a-dia. Lisboa: Relógio de água.

Carvalho, R (2004). Cadernos de iniciação científica. Lisboa: Relógio de água.

Glauert, E. (2005). A ciência na educação de infância. Em I. Seraj-Blatchford (Coord.), manual de desenvolvimento para a educação de infância. Cacém: Texto Editora.

Veja, S. (2006). Ciência 0-3. Laboratórios de ciências en la escuela infantil. Barcelona: Editorial Graó.

Buarcos, 4 de Abril de 2010

A Coordenadora do jardim de Infância

__________________________________

(Ana Paula Silva Lopes)

1 – As flores que mudam de cor

O que preciso:

Um ou vários frascos de vidro Tinta, corante ou anilina Um cravo (de preferência) branco ou mais do que um

O que devo fazer:

1. Colocar a flor dentro do frasco ou cortar o caule no sentido longitudinal e colocar cada metade num frasco diferente

2. Deitar água nos frascos juntamente com os corantes (várias cores em frascos diferentes)

3. Enfiar uma das pontas do caule em cada frasco ou enfiar a caule todo

4. Esperar mais ou menos um dia para ver os resultados

Page 8: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

O que aconteceu?

A flor terá mudado de cor, porque os tubos, chamados xilema, percorrem o caule até às pétalas da flor. A água corada desloca-se através do xilema, permitindo que a cor se distribua pelas células que constituem as pétalas e fazendo-as assim mudar de cor.

2 – Uma Horta em miniatura

O que preciso:

Areia Extremidades superiores de cenouras sem rama Recipiente raso

O que devo fazer:

1. Encher o recipiente com areia2. Molhar a areia com água3. Mergulhar os topos das cenouras na areia molhada, com o lado

cortado para baixo4. Pôr o recipiente num local bem iluminado5. Manter a areia molhada durante 7 dias

O que aconteceu?

Começaram a brotar pequenos caules e folhas verdes. A extremidade superior da cenoura inclui a base do caule e uma parte da raiz. Então estão presentes todos os órgãos necessários para que a planta se desenvolva. O pedaço de cenoura é a raiz, que contem as reservas de alimento. Ao fornecermos-lhe água, permite que o caule cresça e gere folhas outra vez.

Page 9: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

3 – O Ovo Nu

O que preciso:

Um ovo cru com casca Um frasco com tampa (o ovo deve caber no frasco) Vinagre branco

O que devo fazer:

1. Coloca o ovo dentro do frasco sem partir a casca2. Deita o vinagre no frasco até cobrir o ovo3. Fecha a tampa4. Vai observando e depois de 3 dias retira o ovo e vê o que aconteceu

ao ovo

O que aconteceu?

Assim que o ovo é mergulhado no vinagre começam a formar-se bolhas na sua superfície, as quais aumentam com o passar do tempo. Ao fim de 72 horas a casca desapareceu. O ovo permanece intacto devido à membrana fina e transparente que possui. Além disso, o ovo aumentou de tamanho.

Page 10: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

4 – O Ovo que encolhe

O que preciso:

Ovo da experiencia anterior Frasco com tampa Xarope de milho

O que devo fazer:

1. Deitar o xarope de milho no frasco2. Colocar o ovo cuidadosamente dentro do frasco (deve ficar coberto

com o xarope)3. Fecha a tampa e deixa o frasco em repouso durante 72 horas

O que aconteceu’

O tamanho do ovo mudou, está reduzido a uma membrana exterior semelhante à borracha. O excesso de água dentro do ovo desloca-se através da membrana, passando para o xarope. A solução que se encontra no exterior é muito mais concentrada do que no interior do ovo, e portanto a água sai deste.

Page 11: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

5 – O ar tem peso?

O que preciso:

Uma régua graduada Dois balões Um fio

O que devo fazer:

1. Atar o fio ao meio da régua e suspende-a da tua mão.

2. Atar os balões vazios a cada uma das extremidades da régua, por forma a que esta

fique equilibrada.

3. Retirar um dos balões e enche-o de ar. Dar-lhe um nó para não esvaziar.

4. Voltar a prendê-lo na régua.

O que aconteceu?

O balão que está cheio, está mais pesado. Então não temos dúvidas de que o ar é pesado

Page 12: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

6 – Será que as plantas respiram?

O que preciso:

Uma planta de vaso Um saco de plástico Um fio ou elástico

O que devo fazer:

1. Encerra algumas das folhas da planta dentro de um saco de plástico

2. Aguarda uns dias.

O que aconteceu?

O saco plástico fica com pequenas gotículas de água agarradas. As plantas produzem oxigénio por um processo designado fotossíntese. Este requer a luz solar. E o que fazem elas à noite, quando não há sol? É na escuridão que elas usam o oxigénio e os alimentos, tal como fazem os animais, para produzirem dióxido de carbono, água e energia. A isto chama-se respiração.

7 – Congela ou não?

O que preciso:

Dois copos

Page 13: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

Sal refinado Marcador

O que devo fazer:

1. Encher de água metade de ambos os copos2. Dissolver 1 colher de sal num dos copos3. Marcar um S no copo que contém sal4. Por ambos os copos no congelador5. Ir verificando os copos durante o dia

O que aconteceu?

A água salgada não congelou. A temperatura de congelação da água é de 0º C, as moléculas de água começam a ligar-se formando cristais de gelo. O sal mete-se no caminho deste processo de ligação, e é preciso temperatura muito mais baixas para que a água salgada possa congelar.

8 – As chuvas, normal e ácida.

O que preciso:

Uma bacia com água Duas esponjas Tintas ou anilinas

O que devo fazer:

1. Colocar água na bacia até meio2. Molhar as esponjas

Page 14: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

3. Levantar as esponjas e já ensopadas em água começar a espreme-las4. Podemos tingir a água para dar a ideia da poluição das águas e

repetimos o processo

O que aconteceu?

Quando as nuvens estão saturadas com a água que vão acumulando através da evaporação, ficam tão pesadas que começa a chuva. Quando a temperatura é muito baixa esta chuva pode mesmo transformar-se em granizo ou mesmo neve. Os poluentes e pesticidas que são evaporados com a água dos solos, acabam por cair em qualquer local sem que seja o mesmo de onde provêem. São as chuvas ácidas que acabam por fazer mal a todas as colheitas e à Natureza.

9 – O Buraco do Ozono.

O que preciso:

Um globo terrestre Uma lanterna Uma película meia opaca com um buraco

O que devo fazer:

1. Colocar o globo numa mesa para ficar bem visível para todos2. Pedir ajuda a 4 meninos para pegarem nas pontas da película que

fará de filtro (camada do ozono)3. Com a lanterna fazer incidir a luz através do buraco

O que aconteceu?

Page 15: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

A camada do ozono serve de filtro para o nosso Planeta, protegendo-o dos raios solares intensos. Como está com um “buraco” (rarefeito) os raios solares passam, provocando o aquecimento global.

10 – O Vulcão em erupção.

O que preciso:

Um frasco ou um vulcão de compra Bicarbonato de sódio Corantes Vinagre

O que devo fazer:

1. Pôr o vulcão em cima de um prato ou taça baixa2. Encher o vulcão até ao meio com bicarbonato de sódio 3. Acrescentamos um pouco de corante, de preferência vermelho4. Depois deitamos o vinagre

O que aconteceu?

A mistura começou a fervilhar derramando-se pelas encostas do vulcão. A mistura do ácido do vinagre e do alcalino do bicarbonato de sódio, produz bolhas de gás. As milhares de bolhinhas que se formam são muito leves e, por isso, a mistura faz efervescência. A erupção das bolhas é semelhante à lava que irrompe de um vulcão.

Page 16: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

11 – Areias movediças.

O que preciso:

Água

Embalagem de farinha maizena (amido de milho)

Tina de vidro ou tabuleiro raso

  O que devo fazer: 

1. Colocar a farinha maizena numa tina de vidro e acrescentar água lentamente.

2. Mexer a mistura com as mãos.

3. Continuar a acrescentar água em pequenas quantidades até se

conseguir uma mistura com o aspecto do mel (cerca de uma ou duas

chávenas de agua por cada embalagem de farinha maizena).

4. Começa a agitar a mistura com a mão. Retira uma porção e aperta.

Abre a mão e espera um pouco.

5. Observa o que acontece.

   O que aconteceu?  

Na maior parte dos líquidos e dos gases a viscosidade é independente da

pressão a que são sujeitos.

A água, por exemplo, apesar da pressão não fica mais viscosa.

Page 17: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

Mas há fluidos que ficam mais viscosos com a pressão, que é o caso

desta mistura. Se lhe tocarmos dá ideia que são areias movediças.

12 – Flutua ou vai ao fundo?

 

O que preciso:

20 clips

Folha de alumínio

Régua

Balde de água

O que devo fazer:

1. Corta na folha de alumínio dois quadrados com 30cm de lado. 2. Embrulha 10 clips num desses quadrados e amachuca-o até ficar com

a forma duma bola. 3. Dobra para cima os quatro lados do segundo quadrado de modo a

obteres uma caixinha. 4. Introduz 10 clips na caixinha. 5. Coloca a caixinha à superfície da água do balde. 6. Coloca a bola metálica igualmente à superfície da água.

O que aconteceu?

A bola e a caixinha têm igual peso, mas a bola ocupa menos espaço que a caixinha. O volume (ou seja, o espaço que ocupa) de um dado objecto, juntamente com o seu peso, é que vão determinar se o objecto flutua ou não. A caixinha é oca e está, portanto, cheia de ar que pesa menos do que a água e é isso que a vai fazer flutuar.

Os grandes navios são muito pesados e para poderem flutuar têm que ter compartimentos ocos cheios de ar.

Page 18: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

13 – Papel seco ou molhado?

O que preciso:

Copo ou frasco transparente Lenço de papel Taça com água

O que devo fazer:

1. Pôr o lenço ou um papel qualquer dentro do copo, de modo a ficar no fundo sem cair

2. Enche a taça com água e mergulha o copo com a boca para baixo3. Depois tira o copo da água mantendo a boca para baixo

O que aconteceu?

O copo estava cheio de ar, por isso a água não tinha espaço para entrar. Agora, se inclinarmos um bocadinho o copo, reparamos que saíram umas bolhas de ar… assim, já ficou espaço para a água entrar no copo e molhar o lenço.

Page 19: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

14 – O Ovo que flutua e o ovo que não flutua.

O que preciso:

Dois copos de vidro alto e largo Dois ovos Água muito salgada Água

  O que devo fazer: 

1. Deitar a água muito salgada, no copo, até cerca de ¼ de altura.2. Em seguida, deitar com cuidado a água, até cerca de ½ de altura

num outro copo.3. Com cuidado, deixar cair 1 ovo em cada copo e observar o que flutua

e o que se afunda.

O que aconteceu? 

 Estes líquidos tem propriedades muito diferentes. O que faz os objectos flutuarem ou

não, tem a ver com a sua densidade. Se forem mais densos que um determinado

líquido, afundam, mas se forem menos densos do que ele, então flutuam. As águas

têm densidades diferentes e por isso é que os ovos ou podem flutuar em alguns

líquidos e nos outros não.

15 – O Ovo dentro da garrafa

O que preciso:

Um ovo cozido

Page 20: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

Uma garrafa Um pedaço de papel Fósforos

O que devo fazer:

1. Coloco a garrafa num local seguro

2. Acendo o pedaço de papel e meto dentro da garrafa

3. Logo de seguida coloco o ovo na boca da garrafa.

O que aconteceu?

O ovo entra na garrafa porque o dióxido de carbono, formado pela combustão, é um gás que ocupa menos espaço do que o ar. Quando a pressão na garrafa fica menor do que a pressão atmosférica do lado de fora ela “puxa” o ovo para dentro por sucção.

16 – Explosão de cores

O que preciso:

1 prato fundo um pouco de leite corantes de alimento (pelo menos duas cores diferentes) 1 palito de dente detergente de cozinha

O que devo fazer:

Page 21: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

1. Colocar um pouco de leite num prato fundo e deixe descansando alguns minutos para que o leite esteja sem se mover no prato.

2. Pingar algumas gotas de corantes de alimentos de cores diferentes. NÃO MISTURE OS CORANTES!

3. Pegar num palito de dente e molhe a pontinha com um pouco de detergente para louças (se ficar como uma gota).

4. Rapidamente, colocar o palito no meio de alguma mancha de tinta. 5. Agora podemos, "passear" com o palito através das cores! Elas

misturam-se de uma forma divertida, formando manchas coloridas que se misturam em ondas.

O que aconteceu?

A tensão superficial acontece porque as moléculas de leite na superfície sofrem uma grande atracção entre elas. No interior do líquido, todas as moléculas do leite sofrem essas mesmas forças de atracção, mas em todas as direcções. As moléculas de leite na superfície sofrem a atracção apenas das moléculas na horizontal e das outras que estão abaixo, já que em cima tem apenas AR.  

17 – Coca-cola e menthos, um verdadeiro repuxo;

O que preciso:

Uma ou mais garrafas de coca-cola Menthos

O que devo fazer:

1. Devo colocar as garrafas no exterior2. Colocar menthos dentro das garrafas e afastar-me

O que aconteceu?

O açúcar age como catalisador da água com gaz fazendo com que seja libertado violentamente causando um repuxo

Page 22: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

18 – Solução camaleão

O que preciso:

Três tigelas Sumo de limão Água destilada Liquido de lavar fogões (detergente) Solução de couve-roxa

O que devo fazer:

1. Começar por deitar um pouco da solução de couve-roxa nas 3 tigelas

2. Deitar sumo de limão na primeira tigela e reparar na mudança da cor da solução. (fica vermelha)

3. Na segunda tigela, deitar água destilada. (fica da mesma cor)4. Finalmente, verte um pouco de detergente na terceira tigela. Fica verde escura)

O que aconteceu?

Page 23: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

Como podes ter reparado, podes utilizar a solução de couve-roxa para distinguir uma solução ácida de uma alcalina ou neutra. Quando utilizares couve-roxa em saladas podes verificar que a cor adquirida pelo sumo desta é a cor vermelha, isto porque adicionamos vinagre. Por sua vez, se na preparação duma sopa de couve-roxa, utilizares água da torneira, podemos verificar que a solução fica azul. Isto porque a água da torneira é uma base fraca.

1 – As flores que mudam de cor

Precisei de:

____ frascos de vidro ____ tintas de cores diferentes ____ cravos brancos

O que aconteceu?

Cientista XS

Page 24: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

2 – Uma Horta em miniatura

Precisei de:

____ Areia ____ Extremidades superiores de cenouras sem rama ____ Recipiente raso

O que aconteceu?

Cientista XS

Page 25: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

3 – O Ovo Nu

Precisei de:

____ Ovo cru com casca

____ Frasco com tampa

____ Vinagre branco

O que aconteceu?

Cientista XS

Page 26: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

4 – O Ovo que encolhe

Precisei de:

____ Ovo da experiencia anterior ____ Frasco com tampa ____ Xarope de milho

O que aconteceu?

Cientista XS

Page 27: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

5 – O ar tem peso?

Precisei de:

____ Régua graduada _____ Balões _____ fio

O que aconteceu?

6 – Será que as plantas respiram?

Cientista XS

Cientista XS

Page 28: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

Precisei de:

____ Planta de vaso ____ Saco de plástico ____ fio ou elástico

O que aconteceu?

7 – Congela ou não?

Precisei de:

____ Copos ____ Sal refinado ____ Marcador

Cientista XS

Page 29: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

O que aconteceu?

8 – As chuvas, normal e ácida.

Precisei de:

____ Bacia com água ____ Esponjas ____ Tintas ou anilinas

O que aconteceu?

Cientista XS

Page 30: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

9 – O Buraco do Ozono.

Precisei de:

____ Globo terrestre ____ Lanterna ____ Película meia opaca com um buraco

O que aconteceu?

Cientista XS

Page 31: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

10 – O Vulcão em erupção.

Precisei de:

____ Frasco ou um vulcão de compra ____ Bicarbonato de sódio ____ Corantes ____ Vinagre

O que aconteceu?

Cientista XS

Page 32: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

11 – Areias movediças.

Precisei de:

____ Água

____ Embalagem de farinha maizena

____ Tina de vidro ou tabuleiro raso

O que aconteceu?

Cientista XS

Page 33: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

12 – Flutua ou vai ao fundo?

Precisei de:

____ clips

____ Folha de alumínio

____ Régua

____ Balde de água

O que aconteceu?

Cientista XS

Page 34: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

13 – Papel seco ou molhado?

Precisei de:

____ Copo ou frasco transparente ____ Lenço de papel ____ Taça com água

O que aconteceu?

Cientista XS

Page 35: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

14 – O Ovo que flutua e o ovo que

não flutua.

Precisei de:

____ Copos de vidro alto e largo ____ Ovos ____ Água muito salgada ____ Água

O que aconteceu?

15 – O Ovo dentro da garrafa

Cientista XS

Cientista XS

Page 36: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

Precisei de:

____ Ovo cozido ____ Garrafa ____ Pedaço de papel ____ Fósforos

O que aconteceu?

16 – Explosão de cores

Precisei de:

____ Prato fundo ____ Pouco de leite ____ Corantes de alimento ____ Palito de dente

Cientista XS

Page 37: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

____ Detergente de cozinha

O que aconteceu?

17 – Coca-cola e menthos,

um verdadeiro repuxo;

Precisei de:

____ garrafas de coca-cola _____ Menthos

O que aconteceu?

Cientista XS

Page 38: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

18 – Solução camaleão

Precisei de:

____ Tigelas ____ Sumo de limão ____ Água destilada ____ Liquido de lavar fogões (detergente) ____ Solução de couve-roxa

O que aconteceu?

Cientista XS

Page 39: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

1 – As flores que mudam de cor

Precisei de:

____ frascos de vidro ____ tintas de cores diferentes ____ cravos brancos

O que aconteceu?

Cientista XS

Page 40: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar

1 – As flores que mudam de cor

Precisei de:

____ frascos de vidro ____ tintas de cores diferentes ____ cravos brancos

O que aconteceu?

Cientista XS

Page 41: Cientistas xs

Cientistas XS Educação experimental no Pré-Escolar