cidade_de_são_paulo-guia

56
SÃO PAULO D E S T I N O M A N U A L P A R A P R O F I S S I O N A I S D E T U R I S M O M A N U A L P A R A P R O F I S S I O N A I S D E T U R I S M O S Ã O P A U L O

Upload: armando-limonete

Post on 03-Aug-2015

137 views

Category:

Documents


20 download

DESCRIPTION

Guia da Cidade de São Paulo para turistas

TRANSCRIPT

SÃO PAULOD E S T I N O

M A N U A L P A R A P R O F I S S I O N A I S D E T U R I S M O

MA

NU

AL

P

AR

A

PR

OF

IS

SI

ON

AI

S

DE

T

UR

IS

MO

O

PA

UL

O

São Paulo é uma metrópole global. Aqui estão alguns dos produtos mais desejados pelos

brasileiros, os melhores restaurantes, os hotéis-butique, grifes nacionais e internacio-

nais, intensa atividade cultural e uma vida noturna que não pára.

A cidade recebe mais de 90 mil eventos por ano. A cada 6 minutos, um evento acontece

aqui. Somos um destino de negócios consagrado. Das 160 grandes feiras que ocorrem

no País, 120 são em São Paulo. Mas não somos apenas a capital dos negócios na América

Latina. Somos também o maior centro de entretenimento.

Afinal, que outra cidade brasileira conta com uma oferta formada por 280 salas de ci-

nema, 120 teatros e casas de espetáculos, 39 centros culturais e 71 museus, além de

inúmeras casas noturnas, naquela que é considerada uma das noites mais agitadas do

planeta? Isso sem falar nas compras, com mais de 70 shoppings e dezenas de ruas de

comércio especializado. E na gastronomia, são mais de 12 mil restaurantes, com 52 ti-

pos de cozinha de todas as partes do mundo.

Estamos muito animados em liderar a promoção turística da mais importante cidade da

América Latina, que vem se consagrando não somente por sua força econômica, mas por

sua característica vanguardista e seu poder gerador e multiplicador de eventos diferen-

ciados, culturas e tendências.

Aumentar a atração de São Paulo para o turista em viagens de lazer ou de negócios é um

desafio fascinante. E nós estamos organizados para atingir esse objetivo, através de um

plano integrado, com benefícios para a cidade e para os profissionais de turismo. Estão

sendo formatados produtos criativos e inovadores, para nichos e segmentos diversos.

Por isso, a cidade de São Paulo quer convidá-lo como parceiro e sócio para juntos iniciar-

mos um grande e inusitado projeto que irá consolidar aqui um turismo receptivo, criativo

e qualificado, que seduza e conquiste o imaginário de turistas do Brasil e do mundo.

Deixe a cidade surpreender você.

Turismo em São Paulo é um grande negócio!

C A R T A

VOCÊ, SÓCIO NO TURISMO DA CIDADE DE SÃO PAULO

REFERÊNCIA PROFISSIONALPOR QUE VENDER SÃO PAULO

COMO VENDER SÃO PAULO

MANUAL PARA USO DE MARCAS

CONHEÇA SÃO PAULOINTRODUÇÃO

HISTÓRIA

GEOGRAFIA E CLIMA

GASTRONOMIA

CULTURA E ARTE

SÃO PAULO POR REGIÃOINTRODUÇÃO

CENTRO

PAULISTA/JARDINS

ZONA OESTE

ZONA SUL

ZONA NORTE

ZONA LESTE

ARREDORES

LITORAL/INTERIOR

ROTEIROS TEMÁTICOS

ROTEIROS POR PÚBLICO

ENDEREÇOS

GUIA DE VIAGEM

CALENDÁRIO DE EVENTOS

060811

1416181920

222426283032 333435

36

42

48

54

56

REFE

RÊNC

IA P

ROFI

SSIO

NAL

6

COMO VENDER

MANUAL DE MARCAS

São Paulo está entre as capitais mundiais do luxo, do entretenimento e da gastronomia. É líder em turismo

urbano: reúne sofisticação, requinte, agitação e uma infi-nidade de atrações que agradam qualquer tipo de turista. A cultura e a vanguarda são nosso sol e nossa praia.

Não há somente uma razão única para visitar São Paulo. Há várias. Conheça algumas dessas características da capital paulista para melhor apresentá-las aos seus clien-tes. Poucos lugares no mundo oferecem tantas atrações de qualidade e tão surpreendentes ao mesmo tempo.

P O R Q U E V E N D E R

SÃO PAULO É A CIDADE IDEAL PARA O SEU CLIENTE

Marginal Pinheiros

Edifício Copan, de Oscar Niemeyer

© FOTOS: 1 RODRIGO PETTERSON 2 JEFERSON PANCIERI 3 MARCOS HIRAKAWA 4 WANDERLEI CELESTINO 5 ANDRE STEFANO

© 2 © 3

© 4 Mercado MunicipalCulinária oriental

Jockey Club de São Paulo

© 1

POR QUEVENDER

© 5

REFE

RÊNC

IA P

ROFI

SSIO

NAL

7

COMO VENDER

MANUAL DE MARCAS

SÃO PAULO É UM CENTRO GERADOR DE TENDÊNCIAS. Um exemplo de setor gerador de tendências é o de moda. As roupas produzidas por designers da cidade fazem parte do cenário mundial. O Brasil entrou no calendário internacional de desfiles, que inclui Paris, Nova York, Londres e Milão, a partir da São Paulo Fashion Week. A iniciativa, que começou em 1996 sob o nome de Morumbi Fashion, fixou as datas de lançamento das coleções não apenas dos estilistas paulistanos, mas de todo o Brasil. Hoje, realizado duas vezes por ano, o evento é a passarela que exibe a cara da moda brasileira para todo o mundo.

SÃO PAULO É SOFISTICADA. Em poucos lugares do mundo encontram-se tantas lojas e representações de grifes nacionais e internacionais como em São Paulo. O segmento de luxo movimenta anualmente R$ 4 bilhões na capital paulista. De jóias a carros impor-tados, de roupas de grife a cosméticos, de bebidas aos refinados produtos de culinária. O que há de melhor no Brasil certamente pode ser encontrado em São Paulo. E o que há de melhor no mundo também está aqui.

SÃO PAULO É UM CENTRO DE EXCELÊNCIA.Em setores variados como negócios, tecnologia, educação e saúde, a cidade é uma das líderes de mercado no mundo. E também não é possível falar de São Paulo sem mencionar a qualidade dos serviços oferecidos. A rapidez e a eficiência são marcas registradas da cidade, principalmente no que se refere a atendimento.

SÃO PAULO É UM PÓLO DE CONSUMO. O alto poder aquisitivo do paulistano faz com que a quantidade de eventos, tanto de negócios como de entretenimento, seja enorme. A variedade de opções de ruas de comércio especializado, de shoppings e de lojas de grife internacionais, não tem igual em nenhuma outra cidade do país.

SÃO PAULO É UM UNIVERSO DE OPÇÕES EM UM SÓ LUGAR. Só em São Paulo se encontra tanta variedade em setores como o de gastronomia, entretenimento e hotelaria. Em que outro lugar do Brasil é possível encontrar restaurantes que nunca fecham, musicais da Broadway e hotéis-butique?

SÃO PAULO TEM UM CARÁTER VANGUARDISTA. A cidade foi palco da pioneira Semana de Arte Moderna de 1922, o primeiro passo do movimento modernista no Brasil. A primeira obra literária da nova corrente foi dedicada a São Paulo: “Paulicéia Desvairada”, do paulistano Mário de Andra-de, desafiou convenções com muita ironia e ousadia. A ousadia também pode ser encontrada nos projetos arquitetôni-cos da cidade, seja no Museu de Arte de São Paulo (Masp), projetado pela italiana Lina Bo Bardi, seja no famoso Memo-rial da América Latina, do carioca Oscar Niemeyer, ou ainda no novíssimo Hotel Unique, do paulistano Ruy Ohtake.

POR QUEVENDER

REFE

RÊNC

IA P

ROFI

SSIO

NAL

8

POR QUEVENDER

MANUAL DE MARCAS

AMPLA OFERTA CULTURALO cenário cultural de São Paulo é completo. O ambiente cul-tural da cidade é rico em atividades. O que há de melhor no mundo das artes e dos espetáculos encontra-se na capital paulista. Shows de grandes nomes da música internacional e nacional, peças variadas, filmes aclamados. A cidade abri-ga 280 salas de cinema, 122 teatros, 39 centros culturais e 71 museus. Não dá para ficar um dia parado na cidade onde tudo acontece. A toda hora.

GASTRONOMIA DE QUALIDADESão Paulo dá água na boca. Possui mais de 15 mil bares e 12.500 restaurantes de culinárias tradicionais, como a fran-cesa e a italiana, e exóticas, como a coreana e a mongol. E, é claro, dos quatro cantos do Brasil. São mais de 50 tipos diferentes. Há chefs consagrados e restaurantes estrelados que estão entre os melhores do mundo. E a qualquer hora. Há restaurantes que funcionam 24 horas por dia.

COMÉRCIO VARIADOSão Paulo reflete sua diversidade até no comércio. São 42 ruas de lojas especializadas, onde se encontram mercado-rias de todos os segmentos de consumo a preços realmente competitivos. Há ainda mais de 70 shoppings, com lojas de grifes nacionais e internacionais, além de muitos outros ser-viços. Em São Paulo há produtos típicos de todos os cantos do Brasil e também objetos de vários lugares do mundo. É só procurar nas várias opções que a cidade oferece.

HOTELARIA DIFERENCIADASeu cliente conhece um hotel-butique? São Paulo tem vá-rios. Quer um spa dentro do hotel? Você poderá oferecer a ele diversas escolhas. Uma opção próxima a uma casa de espetáculos, a um shopping ou a um restaurante? Sempre há hospedagem de qualidade ao lado das principais atra-ções da cidade. Com mais de 50 mil quartos de todos os tipos e preços, é impossível não agradar seu cliente.

Você, agente de viagens, planejador de eventos ou pro-fissional responsável por viagens corporativas, é nosso

maior parceiro para trazer visitantes para conhecer ou viven-ciar a cidade de São Paulo. Por isso, oferecemos nesse manu-al elementos para que essa venda supere as expectativas de seu cliente e traga um bom retorno para você e sua empresa.

São Paulo é uma metrópole global. Aqui estão os melho-res restaurantes, os hotéis-butique, grifes nacionais e inter-nacionais, cenário cultural efervescente, uma badalada vida noturna e centros de compras para todos os gostos e bol-sos. É, indiscutivelmente, um pacote de atrações para todo tipo de visitante, que encontra na capital paulista tudo o que o turismo urbano pode oferecer.

Ao conhecer todas essas facetas de São Paulo, você será capaz de atender melhor seus passageiros. Poderá respon-der eventuais dúvidas e superar suas expectativas. Afinal, como intermediário de um produto intangível, o agente não tem como mostrar o que está vendendo in loco no momento da negociação. Fala-se sobre o destino somente através de informações objetivas tiradas dos catálogos. Por esse mo-tivo, elas são uma das maiores ferramentas de persuasão que o profissional de turismo dispõe.

Visite nosso site (www.cidadedesaopaulo.com) e preen-cha seus dados para participar de um futuro famtour.

Incorpore algumas das informações abaixo, apresente-as ao seu cliente e boas vendas!

C O M O V E N D E R

CONHEÇA MELHOR SÃO PAULO E TENHA BOM RETORNO

Marginal Pinheiros, uma das vias rápidas da cidade

COMO VENDER

REFE

RÊNC

IA P

ROFI

SSIO

NAL

9

POR QUEVENDER

MANUAL DE MARCAS

CENA NOTURNA PULSANTESão Paulo é de todas as tribos. Isso fica mais claro à noite, quando a cidade se prepara para a “balada”. Casas de ritmos latinos, eletrônicos, roqueiros, populares, brasileiros... Seja música ao vivo ou das pick-ups de DJs, a noite paulistana tem o estilo de música predileto de qualquer visitante.

SOFISTICAÇÃOA cidade concentra um grande número de opções para aque-les que podem e querem pagar por conforto, luxo e sofistica-ção. São hotéis de categoria excepcional, lojas de grifes, res-taurantes de chefs famosos. São Paulo tem a Oscar Freire, considerada a oitava rua mais luxuosa do mundo.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONALCursos rápidos, palestras, seminários, discussões literárias. O visitante pode encontrar o curso que falta para completar

sua qualificação. Durante a semana ou no fim de semana. A cidade dispõe de universidades e centros culturais voltados para o aprendizado de artesanato à tecnologia de ponta.

INFINIDADE DE EVENTOSA cidade abriga mais de 90 mil eventos por ano. Não são ape-nas feiras de negócios, mas também feiras culturais, festas populares, festivais de cinema e música. O calendário de atividades de São Paulo não pára de crescer a cada ano. Um desses eventos certamente vai interessar o seu cliente.

EXCELÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAROs complexos hospitalares de São Paulo têm padrão inter-nacional de qualidade. Possuem equipamentos de ponta e profissionais capacitados. Tratamentos diferenciados e es-pecialistas das mais diferentes áreas da medicina irão sa-tisfazer as necessidades de seus clientes.

COMO VENDER

© FOTO: MARCOS HIRAKAWA

REFE

RÊNC

IA P

ROFI

SSIO

NAL

10

MANUAL DE MARCAS

A desinformação é o maior empecilho para a concretiza-ção de viagens para São Paulo. Há alguns mitos que se

formaram sobre a cidade e que podem ser citados por seus clientes como razões para não visitá-la. Como toda metró-

pole, São Paulo tem problemas. Mas nenhum deles é impe-dimento para aproveitar o que a cidade tem de melhor. Co-nheça abaixo alguns desses mitos e veja quais argumentos usar para contornar uma suposta resistência.

C O M O V E N D E R

MITOS PREJUDICAM A IMAGEM DA CIDADE

“A CIDADE TEM MUITO TRÂNSITO.”O trânsito carregado é uma característica inerente das gran-des metrópoles. Mas São Paulo tem o maior sistema de me-trô do Brasil, que também está entre os mais limpos e segu-ros do mundo. Com o metrô é muito fácil driblar o trânsito. O sistema atende várias atrações da cidade com pontualidade, segurança e conforto.

“A CIDADE É POLUÍDA.”Este é realmente um grande problema para os moradores de cidades grandes. Mas não para os visitantes. Você conhece alguém que deixou de ir a Nova York, Cairo ou Santiago, que estão entre as cidades mais poluídas do mundo, por causa das condições do ar?

“A CIDADE É VOLTADA PARA NEGÓCIOS.”As pessoas vivem apenas para trabalhar? Claro que não. Por isso, os melhores pólos de entretenimento, gastronomia, cultura e lazer estão nos centros financeiros. Essas cidades investem em estabelecimentos que combatem o estresse, como restaurantes, teatros, cinemas, lojas e spas urbanos. O alto poder aquisitivo também atrai as novidades. O melhor exemplo disso são espetáculos que os brasileiros só podiam ver em Nova York ou Londres e agora podem ser vistos em São Paulo. E com uma grande vantagem sobre a Broadway: aqui, todos são encenados em português.

“A CIDADE É PERIGOSA.”A falta de segurança é uma das principais preocupações do brasileiro. Em São Paulo, os índices de violência são maiores na periferia. Segundo a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), a região da Consolação, que engloba bairros como Higienópolis e Pacaembu, registrou somente um assassinato em 2004. O dado equivale à média de 1,96 assassinato por 100 mil habitantes, número próximo ao de Paris. Em outras regiões, como Moema, Pinheiros e Jardins, esse número foi entre 3 e 4 mortes por 100 mil.

“A CIDADE É MUITO GRANDE.”Realmente a cidade é quase um mundo em apenas 1.530 km2 de área. Mas isso não quer dizer que o visitante vai passear pela cidade inteira. Em cada visita, é possível instalar-se em um hotel próximo a diversas atrações. Usar o metrô para se deslocar faz também com que a cidade “encolha”.

“OS PAULISTANOS SÃO FRIOS.” Uma cidade que foi formada por levas de imigrantes, como italianos, portugueses, espanhóis, árabes e japoneses, além de migrantes de várias regiões do Brasil, não pode ser mal-humorada. Só pode ser acolhedora. São Paulo está aber-ta a novos moradores e aos turistas de todos os lugares. A cidade tem festas tradicionais de várias colônias, bares e ca-sas noturnas de muitas tribos e lojas de todos os estilos.

POR QUEVENDER

COMO VENDER

© FOTO: CARLO GIOVANI

REFE

RÊNC

IA P

ROFI

SSIO

NAL

11

POR QUEVENDER

COMO VENDER

Como nosso maior parceiro, o profissional de turismo pode e deve criar seu próprio material de divulgação

do destino São Paulo. Apresentamos a seguir uma lista de etapas para auxiliá-lo no desenvolvimento de mate-riais publicitários e promocionais. As indicações incluem as regras para o uso correto das marcas São Paulo Turis-mo S/A, Parque Anhembi, Comtur e Prefeitura da Cidade de São Paulo e de conteúdos fornecidos.

Ao associar o nome de sua empresa à cidade e à mar-

ca São Paulo Turismo S/A em seu material de divulgação, você poderá vender de forma personalizada um produto com tanto valor agregado. Da mesma forma, você tam-bém estará contribuindo efetivamente para a constru-ção e manutenção da força da cidade de São Paulo no mercado turístico. E, como você sabe, somente uma marca forte é capaz de garantir boas vendas para sua empresa. Agradecemos seu interesse e sua colaboração e desejamos sucesso na promoção de São Paulo.

M A N U A L D E M A R C A S

MELHORE SUAS VENDAS: FAÇA SEU PRÓPRIO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

1ª ETAPADecida quais elementos serão incluídos em seu material de divulgação. Depois entre em contato com o Departamento de Promoção da São Paulo Turismo S/A para solicitar fotos e outros materiais através do tel. (11) 6226-0534 ou pelo e-mail [email protected].

2ª ETAPAEnvie o layout de todos os materiais de divulgação para o Departamento de Promoção da São Paulo Turismo S/A, antes da data programada para publicação ou distribuição. O mesmo pode ser feito pelo e-mail [email protected], fax (11) 6226-0616 ou correio, São Paulo Turismo S/A, a/c Departamento de Promoção, av. Olavo Fontoura, 1209, Parque Anhembi, São Paulo (SP), CEP 02012-021. Mais informações: tel. (11) 6226-0534 ou www.cidadedesaopaulo.com.

3ª ETAPASua solicitação será respondida por e-mail, fax ou correio.

E T A P A S

Somente as fotos fornecidas pela Biblioteca Virtual da São Paulo Turismo ou pelo Departamento de Promoção do órgão poderão ser utilizadas no material promocional.

A mesma regra vale para outros conteúdos: não poderão ser utilizados textos que sejam provenientes de fontes que não pertençam ao Departamento de Promoção da São Paulo Turismo S/A.

Imagens ou textos não podem ser inseridos em cima das fotos da cidade de São Paulo.

As fotos não podem ser sobrepostas ou alteradas de forma alguma.

É necessário que o aviso de copyright seja impresso embaixo de cada foto, logomarca ou mapa da cidade de São Paulo fornecidos pela São Paulo Turismo S/A.

Qualquer texto com referências ao destino São Paulo deve usar as marcas registradas e a nomenclatura conforme especificações deste manual.

Se a marca registrada incluir o símbolo de registro, ele deve ser incluído na primeira referência da marca registrada e na última referência da marca, em cada página. O símbolo não precisa ser repetido em outras referências da mesma marca registrada na mesma página.

O fato de imagens serem fornecidas não implica em permissão automática de uso; é necessário pedir autorização prévia.

Materiais de divulgação NÃO podem ser utilizados a menos que seja obtida aprovação por escrito do Departamento de Promoção da São Paulo Turismo S/A.

Quaisquer materiais enviados e não aprovados devem ser enviados novamente para aprovação escrita final antes da publicação ou distribuição.

A impressão dos materiais pode ser iniciada imediatamente após o recebimento da aprovação escrita do Departamento de Promoção da São Paulo Turismo S/A.

Pedimos a gentileza de que sejam enviadas pelo menos duas cópias do material impresso para nossos arquivos.

As aprovações são válidas pelo período de um ano. Anúncios e folhetos poderão ser veiculados quantas vezes forem necessários, sem nenhuma alteração.

L E M B R E - S E

MANUAL DE MARCAS

REFE

RÊNC

IA P

ROFI

SSIO

NAL

12

POR QUEVENDER

COMO VENDER

M A N U A L D E M A R C A S

DIRETRIZES PARA A PRODUÇÃO E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS

Indicar claramente que a viagem ou o passeio promovidos estão sendo oferecidos por sua empresa. Trata-se de um produto da sua empresa, portanto identifique a peça promocional como sendo de sua agência e não da São Paulo Turismo S/A.

Incluir o aviso de copyright ao utilizar os logotipos, imagens e mapas da São Paulo Turismo, Parque Anhembi, Comtur e Prefeitura da Cidade de São Paulo.

PÁGINAS INTERNAS DE FOLHETOS E MÍDIA IMPRESSA

Utilizar as sugestões de textos deste Manual, caso seja necessário.

Veicular fotos, logos e marcas oferecidos pela São Paulo Turismo S/A apenas em páginas que promovam a cidade de São Paulo como destino.

Utilizar os logos São Paulo Turismo, Parque Anhembi, Comtur e Prefeitura da Cidade de São Paulo separados ou

em montagem onde esses logos sejam do mesmo tamanho e nunca maiores que os outros logos e não muito próximos deles.

Fazer referências sobre a São Paulo Turismo, Parque Anhembi, Comtur e Prefeitura da Cidade de São Paulo em títulos e subtítulos, em páginas ou folhetos dedicados à cidade de São Paulo, desde que seja em forma de logo.

Situar a cidade de São Paulo em uma seção própria ao confeccionar

um tarifário de sua empresa, separada de outros destinos e de tamanho igual ou superior.

Colocar em forma de logo ou em itálico as referências sobre a cidade de São Paulo em títulos ou subtítulos, textos ou legendas.

INTERNET E MÍDIA ELETRÔNICA

Todas as regras mencionadas anteriormente aplicam-se para páginas na Internet ou qualquer mídia eletrônica.

S I M , É P E R M I T I D O E M T O D O S O S M A T E R I A I S D E D I V U L G A Ç Ã O

Usar fotos de pessoas que não autorizaram vínculo promocional com a cidade de São Paulo.

Colocar logotipos da São Paulo Turismo, Parque Anhembi, Comtur e Prefeitura da Cidade de São

Paulo próximos diretamente ao logotipo ou símbolo de sua agência; eles devem ser posicionados em áreas distintas do layout do material de apoio/propaganda.

Apresentar outros

destinos que ofereçam produtos ou serviços concorrentes de produtos ou serviços de parceiros oficiais* da cidade de São Paulo próximos a referências sobre a cidade em quaisquer materiais

impressos ou de propaganda.

Associar as marcas São Paulo Turismo, Parque Anhembi, Comtur e Prefeitura da Cidade de São Paulo com tabaco e bebidas alcoólicas.

N Ã O É P E R M I T I D O E M Q U A L Q U E R M A T E R I A L D E D I V U L G A Ç Ã O

* Parceiros oficiais são empresas que receberam patrocínio e direitos promocionais em certas categorias de produtos e serviços.

CAPA FOLHETO ANÚNCIO EXCLUSIVO ANÚNCIO COM MÚLTIPLOS

NOME DA AGÊNCIA DE VIAGENS

FOTOSPTURIS

FOTOOUTROS

DESTINOS

FOTOSPTURIS

FOTOOUTROS

DESTINOS

© S

ão P

aulo

Turis

mo

© S

ão P

aulo

Turis

mo

FOTOSPTURIS

LOGOAGÊNCIA

© S

ão P

aulo

Turis

mo

LOGOSPTURIS

TEXTOSDESTINOS

SÃO PAULO

TEXTO DEOUTROS

DESTINOS

FOTOSPTURIS

FOTO/LOGOTIPO DE OUTROS DESTINOS

© S

ão P

aulo

Turis

mo

LOGOSPTURIS

TEXTOSDESTINOS

SÃO PAULO

TEXTO DE OUTROS DESTINOS

TEXTO AGÊNCIA

LOGO AGÊNCIA

S U G E S T Õ E S D E L A Y O U T S

MANUAL DE MARCAS

REFE

RÊNC

IA P

ROFI

SSIO

NAL

13

POR QUEVENDER

COMO VENDER

No site www.spturis.com você poderá fazer o download das logomarcas da cidade: São Paulo Turismo S/A (ór-

gão oficial de turismo da cidade de São Paulo), do Parque Anhembi (complexo de eventos), do Comtur (Conselho de

Turismo da cidade) e da Prefeitura da Cidade de São Paulo nos seguintes formatos: Corel, Eps e Illustrator (ai).

Ao utilizar os nomes e as propriedades abaixo relaciona-das, por favor, use exatamente como estiver indicado.

M A N U A L D E M A R C A S

EXEMPLOS DE USO DE MARCA REGISTRADA E NOMENCLATURA

LaranjaPantone 021 C

C 0

M 53

Y 100

K 0

VermelhoPantone Red C

C 6

M 97

Y 97

K 1

VermelhoPantone 1788 C

C 0

M 100

Y 100

K 0

MANUAL DE MARCAS

Para obter informações detalhadas acesse o manual de marcas completo no site www.spturis.com.

C 0

M 0

Y 0

K 30

Vermelho Warm Red C

C 0

M 100

Y 100

K 0

CinzaCool Gray - 5C

AmareloPantone 803 C

C 0

M 0

Y 100

K 0

C 100

M 0

Y 100

K 0

VerdePantone 347 C

CONH

EÇA

SÃO

PAUL

O

14

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CLIMA

GASTRONOMIA

CULTURA

ARTE

Por muitos séculos, São Paulo foi uma cidade bastante pacata. Isso mudou radicalmente com a chegada de

grandes levas de imigrantes no final do século XIX e de migrantes no século seguinte. Eles foram atraídos pela cafeicultura e depois pela indústria e o setor de serviços.

Assim, a cidade cresceu e novas tradições se enraiza-ram. Hoje, a capital do Estado de São Paulo é, além de um importante centro econômico e financeiro, um dos prin-cipais pólos de irradiação de tendências, cultura e entre-tenimento do Brasil.

C O N H E Ç A S Ã O P A U L O

UM PEDAÇO ESPECIAL DO BRASIL ONDE DIFERENTES CULTURAS SE ENCONTRAM

Museu de Arte Moderna

Arte sacra Templo budista na Liberdade

© 1

© 2 © 3

CONH

EÇA

SÃO

PAUL

O

15

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CLIMA

GASTRONOMIA

CULTURA

ARTE

HISTÓRIAA metrópole foi fundada por jesuítas, habitada por ban-deirantes, e hoje é formada por pessoas de todos os lugares do país e do mundo.

Pág. 16

GEOGRAFIALocalizada em um agradável planalto e a poucos quilô-metros do litoral, a Região Metropolitana de São Paulo é formada por mais 38 municípios.

Pág. 18

GASTRONOMIAComida é assunto levado muito a sério na cidade. É um programa obrigatório para aqueles que apreciam as coi-sas boas da vida.

Pág. 19

CULTURA E ARTETodas as expressões artísticas têm vez em São Paulo. Música, artes plásticas, cinema, teatro e carnaval fa-zem parte da programação paulistana.

Pág. 20

CLIMANem frio, nem garoa. A capital paulista tem temperatura agradável e está cheia de novidades e atividades em qualquer estação do ano.

Pág. 18

Graffite da dupla Gêmeos

Desfile da SP Fashion Week

© FOTOS: 1 JORGE NASSYRIOS 2 ANDRE STEFANO 3 JEFFERSON PANCIERI 4 KIYOMORI MORI 5 DIVULGAÇÃO AGÊNCIA FOTOSITE

© 4

© 5

CONH

EÇA

SÃO

PAUL

O

16

GEOGRAFIA

CLIMA

GASTRONOMIA

CULTURA

ARTE

Os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega subiram a Serra do Mar, nos idos de 1553, a fim de bus-

car um local seguro para se instalar e catequizar os índios. Ao atingir o planalto de Piratininga, encontraram o ponto ide-al. Tinha “ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas”.

Os religiosos construíram um colégio numa pequena colina, próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú, onde celebraram uma missa. Era o dia 25 de janeiro de 1554, data que marca o aniversário de São Paulo. Quase cinco séculos depois, o povoado de Piratininga se transformou numa cida-de de 11 milhões de habitantes. Daqueles tempos, restam apenas as fundações da construção feita pelos padres e ín-dios no Pateo do Collegio.

Piratininga demorou 157 anos para se tornar uma cidade chamada São Paulo, decisão ratificada pelo rei de Portugal. Nessa época, São Paulo ainda era o ponto de partida das bandeiras, expedições que cortavam o interior do Brasil. Tinham como objetivos a busca de minerais preciosos e o aprisionamento de índios para trabalhar como escravos nas minas e lavouras.

Em 1815, a cidade se transformou em capital da Provín-cia de São Paulo. Mas somente doze anos depois ganharia sua primeira faculdade, de Direito, no Largo São Francisco. A partir de então, São Paulo se tornou um importante núcleo intelectual e político do país. Mas apenas se tornaria um im-portante centro econômico com a expansão da cafeicultura no final do século XIX. Imigrantes chegaram dos quatro can-

H I S T Ó R I A

PIRATININGA VIROU SÃO PAULO:O COLÉGIO É HOJE UMA METRÓPOLE

F A T O S Q U E M A R C A R A M

1 5 5 4

Primeira missa

1 7 1 1

Piratininga vira cidade

1 8 2 7

Primeira faculdade

1 9 0 5

Pinacoteca do Estado

1 9 1 1

Teatro Municipal

Pateo do Collegio

1 9 0 1

Estação Ferroviáriada Luz

1 8 9 1

Abertura da Avenida Paulista

HISTÓRIA

©

CONH

EÇA

SÃO

PAUL

O

17

GEOGRAFIA

CLIMA

GASTRONOMIA

CULTURA

ARTEtos do mundo para trabalhar nas lavouras e, mais tarde, no crescente parque industrial da cidade. Mais da metade dos habitantes da cidade, em meados da década de 1890, era formada por imigrantes.

No início dos anos 30, a elite do Estado de São Paulo entrou em choque com o governo federal. O resultado foi a Revolução Constitucionalista de 1932, que estourou no dia 9 de julho (feriado estadual). Os combates duraram três semanas e São Paulo saiu derrotado. O Estado ficou isolado no cenário político, mas não evitou o florescimento de ins-tituições educacionais. Em 1935 foi criada a Universidade de São Paulo, que mais tarde receberia professores como o antropólogo francês Lévi-Strauss.

Na década de 40, São Paulo também ganhou importantes

intervenções urbanísticas, principalmente no setor viário. A indústria se tornou o principal motor econômico da cidade. A necessidade de mais mão-de-obra nessas duas frentes trouxe brasileiros de vários Estados, principalmente do nor-deste do país.

Na década de 70, o setor de serviços ganhou maior des-taque na economia paulistana. As indústrias migraram para municípios da Grande São Paulo, como o chamado ABCD (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema). Hoje, a capital paulista é o centro financeiro da América Latina e por isso ainda recebe de braços abertos brasileiros e estrangeiros que trabalham e vivem na cidade de São Paulo, em um ambiente de tolerância e respeito à di-versidade de credos, etnias, orientações sexuais e tribos.

1 9 3 2

Revolução Constitucionalista

1 9 3 5

Universidade de São Paulo

1 9 4 7

Museu de Arte de São Paulo

1 9 5 4

Parque do Ibirapuera

1 9 7 4

Primeira linha de metrô

2 0 0 4

450 anos de São Paulo

Estação Julio Prestes

Catedral da SéMonumento às Bandeiras

HISTÓRIA

© FOTOS: MARCOS HIRAKAWA

©

©

©

CONH

EÇA

SÃO

PAUL

O

18

HISTÓRIA

GASTRONOMIA

CULTURA

ARTE

A cidade está a apenas 760 metros acima do nível do mar, no chamado Planalto Atlântico –que se estende de su-

deste a nordeste do Brasil, acompanhando o litoral. E para colocar o pé na areia não é necessário viajar muito. A cerca de uma hora da cidade está Santos, cujo caminho, através da rodovia Imigrantes, é um dos mais belos do Brasil. A mes-ma estrada, juntamente com a Anchieta, leva para as praias do litoral sul do Estado, como o Guarujá.

Em outra estrada belíssima, a famosa Rio-Santos, estão as praias do litoral norte. Entre as mais famosas estão a agitada Maresias, em São Sebastião, e a de Itamambuca, em Ubatuba, que costuma abrigar campeonatos de surfe.

TAMANHO É difícil falar sobre São Paulo sem citar suas di-mensões. É a quarta maior cidade do mundo, a maior do Hemisfério Sul. Em seus 1.530 km2 de área, espalham-se cerca de 11 milhões de habitantes, segundo o último Censo realizado no Brasil em 2000. Mas São Paulo não está sozi-nha neste mar de gente. A Região Metropolitana da capital paulista é uma área que inclui, além de São Paulo, outros 38 municípios que a circundam. Como em toda metrópole de grandes dimensões, a densidade demográfica é grande e quase não se vê a divisão entre os municípios. Ao todo, são 20 milhões de pessoas, muitas vindas de vários pontos do Brasil e do mundo.

G E O G R A F I A

REGIÃO METROPOLITANA TEM 38 MUNICÍPIOS

São Paulo não faz mais jus ao ape-lido de “cidade da garoa”. Segundo

a pesquisa “Meteorologia e Poluição Atmosférica em São Paulo”, realizada pela Universidade de São Paulo, o au-mento da temperatura média nos últi-mos 40 anos fez com que diminuísse a freqüência das garoas e nevoeiros na cidade. O clima é tropical de altitu-

de, caracterizado por chuvas de verão e temperatura média anual entre 19º C e 27º C. Mas todas as estações do ano podem ser vistas em um único dia em São Paulo. A cidade pode amanhecer ensolarada e sem nuvens e terminar o dia com um temporal. Por isso, é co-mum ver paulistanos com casacos e guarda-chuvas em dias quentes.

Esses dias são mais comuns duran-te o verão, quando a chuva costuma cair no final da tarde, aliviando o calor. No outono, a temperatura é amena, com média em torno de 23ºC. O inver-no costuma ter dias ensolarados e se-cos, com temperaturas que raramente caem abaixo dos 15º C. Na primavera, os dias são bastante quentes e secos.

C L I M A

TEMPERATURA AUMENTOU E A GAROA ESTÁ SUMINDO

O Copan e o Edifício Itália se destacam no centro

GEOGRAFIA

CLIMA

© 1

© FOTOS: 1 MARCOS HIRAKAWA 2 HEUDES RÉGIS 3 ROBERTO WERNER

CONH

EÇA

SÃO

PAUL

O

19

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CLIMA

CULTURA

ARTE

É impossível conhecer a cultura de um lugar sem ex-perimentar os seus sabores. Quem visita São Paulo

tem uma vantagem a mais. Não há exatamente uma úni-ca comida típica, mas várias. Afinal, a cidade foi formada por imigrantes de vários pontos do planeta e ainda conta com a contribuição de migrantes dos quatro cantos do país. São mais de 50 culinárias distintas. Há restauran-tes exóticos como os de culinária coreana e mongol e os tradicionais como os franceses e italianos. E os mais de 12.500 restaurantes espalhados pela cidade oferecem opções não apenas para todos os gostos, mas também para qualquer orçamento.

A pizza, apesar de ter origem italiana, é um prato típico paulistano. Isso porque os pizzaiolos da cidade fizeram uma releitura do prato. Aqui ela tem mais recheio, que também pode invadir a parte de dentro das bordas da redonda. Há mais pizzarias na cidade do que em toda a Itália. Em São Paulo come-se pizza em restaurantes, em padarias, como fast-food em pedaços ou pede-se em casa. Tem massa fina, grossa, com a borda recheada, re-cheios variados, pizza quadrada, de metro, pizzas caras e baratas. Quem visita São Paulo tem de experimentar o que é um dos orgulhos da cidade.

Outro prato típico é o sushi. O prato japonês caiu de vez no gosto dos paulistanos. Em São Paulo, o bolinho de ar-

roz é servido de forma diferente: em rodízio. Por um preço fixo, come-se à vontade. E não apenas sushi: há também outras especialidades nos mais de 500 restaurantes ja-poneses da Grande São Paulo.

E não é só de parrillas argentinas, esfihas árabes, pa-ellas espanholas, tacos mexicanos e eisnbeins alemães que vive o paulistano. A culinária de todo canto do Brasil também está presente em São Paulo. Seja em acarajés baianos ou churrascos gaúchos, a alta gastronomia bra-sileira tem lugar garantido na cidade. E às quartas-feiras e sábados, a brasileiríssima feijoada continua sagrada nos restaurantes paulistanos.

O café, uma das paixões do paulistano, é levado muito a sério. Existem na cidade locais especiais para a degus-tação da bebida e bares que servem drinques à base de café. Toda padaria da cidade oferece um bom café. Aliás, as padarias paulistanas vão muito além dele. Elas ser-vem almoços e sanduíches finos também. A cidade tem pelo menos uma dezena de padarias luxuosas, que ser-vem sanduíches de qualidade, sopas no inverno e cafés da manhã e brunchs de primeira. O visitante deve se in-formar no hotel em que se hospedar sobre o estabeleci-mento mais próximo.

Se a experiência culinária é essencial para conhecer uma cidade, isso é ainda mais verdadeiro em São Paulo.

G A S T R O N O M I A

DE PIZZA A SUSHI À PAULISTA

Sushis, pizzas e outras delícias

GASTRONOMIA

© 2 © 2

©3

CONH

EÇA

SÃO

PAUL

O

20

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CLIMA

GASTRONOMIA

São Paulo é sede de alguns dos mais importantes even-tos culturais do país. São festivais de cinema, shows,

desfiles de moda e exposições. Além dos grandes eventos, o cenário cultural permanente da cidade é efervescente. Nas mais de 280 salas de cinema, 120 teatros e casas de shows,

70 museus, além de diversos centros culturais, há uma va-riada programação o ano inteiro. Visitar São Paulo é imergir em um universo de expressões artísticas. Consulte o site oficial da cidade de São Paulo, o www.cidadedesaopaulo.com para obter informações sobre a programação cultural.

C U L T U R A E A R T E

DIVERSIDADE E VARIEDADE SÃO AS MARCAS DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL

ARTES PLÁSTICASEm São Paulo é possível encontrar obras de arte de todas as tendências artísticas. Modernismo, renascentismo, im-pressionismo, barroco. Em algum museu de São Paulo o visitante vai encontrar a corrente e a forma que mais lhe agrada: esculturas, pinturas, instalações, intervenções, en-tre outros. A arte também está nas ruas. O graffite, pinturas bem-humoradas em muros, é a cara da cidade. Artistas in-ternacionalmente conhecidos, como os Gêmeos, têm obras espalhadas nos muros do Cambuci. Na rua Guaicurus, na Lapa, e na rua Belmiro Braga, na Vila Madalena, há outras obras expostas nos muros das casas.

CINEMA E TEATROA cena teatral da cidade é única no Brasil. Afinal, há pelo me-nos uma centena de teatros. De musicais da Broadway a pe-ças experimentais, há um pouco de tudo. O circuito alterna-tivo, ao redor da Praça Roosevelt, vem se destacando como um novo pólo de eventos culturais. São Paulo tem salas de cinema espalhadas pelos quatro cantos: em centros cultu-rais, shopping centers, galerias ou na rua. Mas dois meses são especiais para os cinéfilos. Em abril acontece o Festival Internacional de Documentários. E, em outubro, é a vez da concorrida Mostra Internacional de Cinema.

SHOWS E GRANDES EVENTOSSão Paulo costuma receber todos os anos vários shows in-ternacionais, como parte de turnês mundiais ou apresenta-ções esporádicas, de bandas e cantores. A cidade também abriga grandes eventos em vários outros setores. Entre os mais conhecidos estão a São Paulo Fashion Week, de moda, a Casa Cor, exibição de decoração de interiores, e as tradi-cionais bienais de arquitetura, arte e de livros. O mais novo desses eventos é a Virada Cultural, 24 horas de arte e cul-tura. Nessa data os museus ficam abertos durante toda a madrugada e as ruas da cidade ganham apresentações de grupos de dança e de música.

CARNAVAL E FESTAS POPULARES A cada ano, o Carnaval paulistano se fixa como uma das mais importantes manifestações culturais do país. A cidade tem seu próprio Sambódromo, o que garante maior conforto para os espectadores e também para aqueles que querem desfilar. Há camarotes e arquibancadas. O desfile principal é realizado na sexta-feira e no sábado de Carnaval. Há ou-tras festas populares e tradicionais como as italianas de San Vito, em junho, a de Nossa Senhora de Achiropita, em agosto, e a de San Gennaro, em setembro. Além da japonesa Tanaba-ta Matsuri, realizada em julho.

CULTURA

ARTE

Masp e o Parque Trianon

© FOTOS: 1 JEFFERSON PANCIERI 2 MARCOS HIRAKAWA

© 1

CONH

EÇA

SÃO

PAUL

O

21

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CLIMA

GASTRONOMIA

Ala das baianas no Carnaval paulistano

CULTURA

ARTE

Parque do Ibirapuera

Museu Paulista

Avenida Paulista

© 2

© 2

© 2

©1

SÃO

PAUL

O PO

R RE

GIÃO

22

CENTRO

PAULISTA/JARDINS

ZONA OESTE

ZONA SUL

ZONA NORTE

ZONA LESTE

ARREDORES

LITORAL/INTERIOR

Acidade tem vários cantos especiais. Para hospedar seu passageiro em um local que melhor atenda suas

necessidades e objetivos, é necessário conhecer cada um deles. Há regiões mais próximas da agitação noturna. Ou-

tras têm o comércio como característica mais forte. Estar hospedado nas proximidades de uma estação de metrô facilita o deslocamento do visitante. Conheça o que cada região tem a oferecer. Pág. 24 a 35

S Ã O P A U L O P O R R E G I Ã O

CADA CANTO TEM SEU CHARME

1

2

3

5

4

68

79 11 12

10

13

16

14

17

15 18

1

2

3

5

4

6

78

9

10

16

15

14

13

12

11

17

18

19

20

21

22

23

24

29

30

2831

27

26

25

1

2

3

5

4 6

7

10

9

8

1

2

3

4

7

6

5

8

9

10 11

12 3 4

56 7

89

10

11

12

13

14

15 16

17

18 20

19

2122

26

23

25

24

N

S

LO

M A P A D A S E S T R A D A S

SÃO PAULO

PA DR E M A NOE L DA N Ó BR EGA

MANGAGUÁITANHAÉM

PERUÍBE

SÃO VICENTE

SANTOS

ITAPECERICADA SERRA

IBIÚNA

SÃO ROQUE

SOROCABA

COTIA

EMBU DAS ARTES

CAMPINAS

SALTO

ITÚ

ATIBAIA SÃO JOSÉDOS CAMPOS

MAUÁ

SANTO ANDRÉ

DIADEMA

SÃO BERNARDO DO CAMPO

GUARULHOS

D. PE DRO I

REGIS BITENCOURT

ANHANGUERA

BANDEIRANTES DUTRA

RODOA N E L

RAPOS O TAVA R E S

IMIGR

ANTE

S

ANCH

IETA

CA STE LO BR A NCO

FER

NÃO

DIAS

© FOTOS: 1 NOME DO FOTOGRAFO© 1

SÃO

PAUL

O PO

R RE

GIÃO

23

CENTRO

PAULISTA/JARDINS

ZONA OESTE

ZONA SUL

ZONA NORTE

ZONA LESTE

ARREDORES

LITORAL/INTERIOR

1 - Anhangüera

2 - Perus

3 - Jaraguá

4 - Pirituba

5 - São Domingos

6 - Brasilândia

7 - Freguesia do Ó

8 - Cachoeirinha

9 - Limão

10 - Mandaqui

11 - Casa Verde

12 - Santana

13 - Tremembé

14 - Tucuruvi

15 - Vila Guilherme

16 - Jaçanã

17 - Vila Medeiros

18 - Vila Maria

N O R T E

Belo Horizonte

Brasília

Curitiba

Florianópolis

Maceió

Natal

Porto Alegre

Recife

Rio de Janeiro

Salvador

586 km

1.015 km

408 km

705 km

2.453 km

2.947 km

1.109 km

2.660 km

429 km

1.962 km

1 - Belém2 - Mooca3 - Vila Prudente4 - Água Rasa5 - Tatuapé6 - Penha7 - Vila Matilde8 - Carrão9 - Vila Formosa10 - São Lucas11 - Sapopemba12 - Aricanduva13 - Cidade Líder14 - Artur Alvim15 - Ponte Rasa16 - Cangaíba17 - Ermelino Matarazzo18 - Vila Jacuí19 - Itaquera20 - Parque do Carmo21 - São Mateus22 - São Rafael23 - Iguatemi24 - José Bonifácio25 - Cidade Tiradentes26 - Guaianazes27 - Lajeado28 - Vila Curuçá29 - São Miguel30 - Jardim Helena31 - Itaim Paulista

L E S T E

1 - Santa Cecília

2 - Consolação

3 - Bela Vista

4 - República

5 - Bom Retiro

6 - Sé

7 - Liberdade

8 - Cambuci

9 - Brás

10 - Pari

C E N T R O

1 - Jaguara2 - Vila Leopoldina3 - Jaguaré4 - Rio Pequeno5 - Butantã6 - Alto de Pinheiros7 - Lapa8 - Barra Funda9 - Perdizes10 - Pinheiros11- Jardim Paulista

O E S T E

1 - Raposo Tavares

2 - Vila Sônia

3 - Morumbi

4 - Itaim Bibi

5 - Moema

6 - Vila Mariana

7 - Ipiranga

8 - Sacomã

9 - Cursino

10 - Saúde

11 - Campo Belo

12 - Santo Amaro

13 - Vila Andrade

14 - Campo Limpo

15 - Capão Redondo

16 - Jardim São Luiz

17 - Socorro

18 - Campo Grande

19 - Jabaquara

20 - Cidade Ademar

21 - Pedreira

22 - Cidade Dutra

23 - Jardim Ângela

24 - Grajaú

25 - Parelheiros

26 - Marsilac

S U L

D I S T Â N C I A S D E C I D A D E S P A U L I S T A S E M R E L A Ç Ã O À C A P I T A L

282

8772

21715

87401

16799

24592

43860

Arar

aqua

ra

Atib

aia

Barr

etos

Bert

ioga

Brot

as

Cam

pina

s

Cam

pos

do J

ordã

o

Fran

ca

Guar

ujá

Guar

ulho

s

Ilhab

ela

Sant

os

Soro

caba

D I S T Â N C I A S D E C A P I T A I S E M R E L A Ç Ã O

A S Ã O P A U L O

Para saber mais sobre os bairros de São Paulo, visite www.prefeitura.sp.gov.br.Para saber mais como chegar às cidades do Estado de São Paulo, consulte o site www.der.sp.gov.br.

Em quilômetros

134

Taub

até

224

Ubat

uba

Em quilômetros

SÃO

PAUL

O PO

R RE

GIÃO

24

PAULISTA/JARDINS

ZONA OESTE

ZONA SUL

ZONA NORTE

ZONA LESTE

ARREDORES

LITORAL/INTERIOR

No centro da capital paulista, o passado dá o tom. Prédios que se confundem com a história da cida-

de e do país são as principais atrações. O visitante não pode deixar de conhecer o Pateo do Collegio, construção simples com um belíssimo museu de arte sacra. Lá es-tão objetos que representam os primeiros passos dados pelos colonizadores.

Entre os principais templos do Brasil está a Catedral da Sé. Ao redor dela ocorreu uma das maiores manifesta-ções da história brasileira, pelas Diretas Já, em 1984. O Mosteiro de São Bento tem concorridas missas acompa-nhadas por apresentações de canto gregoriano.

Imperdível também são os museus da região. O prédio da Pinacoteca do Estado, reformado pelo renomado ar-quiteto Paulo Mendes da Rocha, já é uma atração à parte. A coleção, centrada em arte brasileira, é preciosa. A de arte sacra, no museu de mesmo nome, também conta uma parte da história do Brasil. No Centro Cultural Banco do Brasil, há de tudo: de exposições a filmes.

O Theatro Municipal, obra do arquiteto Ramos de Aze-vedo, do início do século XX, tem também seu próprio museu. Na Sala São Paulo, a modernidade impera. Uma das salas de concerto com a melhor acústica do mundo, tem programação constante.

C E N T R O

REGIÃO ABRIGA MÚSICA E ARTE

PRINCIPAIS ATRAÇÕESMercado Municipal, Pinacoteca do Estado, Sala São Paulo, Catedral da Sé, Pateo do Collegio, Solar da Marquesa de Santos, Jardim da Luz, Centro Cultural Banco do Brasil, Mosteiro de São Bento, Viaduto do Chá, Museu de Arte Sacra, Museu da Imigração Japonesa, Shopping Light.

CARACTERÍSTICAS DA REGIÃOAtrações históricas, boas opções para almoço, museus e teatros, bem servida de transportes.

FICA PRÓXIMADe todas as regiões da cidade, da marginal Tietê (saída para estradas), da Bolsa de Valores e da avenida Paulista.

DICA PRECIOSA Os arredores da Estação da Luz estão em pleno processo de revitalização. A própria estação é uma atração, principalmente por seus vitrais em art déco. Lá está o Museu da Língua Portuguesa, totalmente interativo e que ressalta as influências que ela recebeu de outros povos.

Prédio do Banespa

D E T A L H E D O C E N T R O

S.BENTO

VIADUTO DO CHÁ

AV. SÃO JOÃO

ANHANGABAÚ

LD. PORTO G

ERAL 25 DE M

ARÇO

RUA DIREITA

PRAÇA DA SÉ

TÚN

EL

PATEO DO COLLEGIO

PRÉDIO DOBANESPA

THEATROMUNICIPAL

RUA DO O

UVIDOR

LARGO SÃO FRANCISCO

RU

A ÁLVARE

S PE

NTE

ADO

RU

A 15 D

E N

OVE

MB

RO

RUA L Í

BERO BAD

ARÓ

RUA SÃ

O BEN

TO

RUA BE NJA MIN CONS TA N T

N

S

LO

CENTRO

© 1

SÃO

PAUL

O PO

R RE

GIÃO

25

CENTRO

PAULISTA/JARDINS

ZONA OESTE

ZONA SUL

ZONA NORTE

ZONA LESTE

ARREDORES

LITORAL/INTERIOR

REGIÃO ABRIGA MÚSICA E ARTE COMPRASO centro da cidade tem como principal característica o co-mércio popular. A rua 25 de março atrai pessoas de todo o Brasil que buscam matéria-prima para a fabricação de rou-pas, artesanato e até fantasias de carnaval. Quem procura temperos, comidas e bebidas vai direto para o Mercado Mu-nicipal, bem ao lado da 25 de março. Nas imediações da rua José Paulino, imperam as roupas femininas.

PASSEIOSVer São Paulo de cima é possível no terraço do edifício Itá-lia, onde há também um restaurante. Próximo a ele está um dos edifícios mais conhecidos da cidade: o Copan, de Oscar Niemeyer. Outros prédios famosos são o da Bolsa de Valo-

res e o da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no centro velho. Já no bairro da Liberdade, bem ao lado da Sé, as lanternas vermelhas e o Torii, portão xintoísta, dão um clima exótico às ruas.

GASTRONOMIAQuem visita a Pinacoteca e a Estação da Luz está ao lado do Bom Retiro, local em que imigrantes de várias naciona-lidades e religiões se instalaram no começo do século XX. Por isso, restaurantes de culinária grega, búlgara e coreana são facilmente encontrados. Há também pequenos cafés e restaurantes que servem almoços a quilo para atender a grande demanda dos compradores. Na Liberdade, por sua vez, impera a boa culinária oriental.

Theatro Municipal

Estação Julio Prestes

CENTRO

© FOTOS: 1 MARCOS HIRAKAWA 2 ANDRÉ STÉFANO

© 1

© 2

SÃO

PAUL

O PO

R RE

GIÃO

26

CENTRO

ZONA OESTE

ZONA SUL

ZONA NORTE

ZONA LESTE

ARREDORES

LITORAL/INTERIOR

A avenida Paulista não é apenas o coração financeiro. É um marco afetivo do paulistano. Todos os dias milhares

de pessoas andam por seus enormes quarteirões a trabalho. Nos fins de semana, há também outra multidão, em busca de entretenimento e de cultura, ou que apenas querem pas-sear sem compromisso na rua mais querida de São Paulo.

Em seus mais de 2.800 metros de comprimento, a Paulis-ta tem centros culturais, prédios imponentes, um parque e o museu mais famoso da cidade, o Masp. Construído na déca-da de 60, o prédio do Masp tem um dos maiores vãos livres do mundo – onde é realizada uma feira de antiguidades ao domingos. Mas o acervo permanente do museu é a grande

estrela: há obras de Renoir, Modigliani, Van Gogh, Portinari, entre outros pintores famosos.

Os centros culturais da avenida e das imediações também fazem dela uma atração obrigatória para qualquer visitante. O principal deles é o Centro Cultural São Paulo. Com bibliote-ca farta e exposições temporárias, o local é muito procura-do por jovens. Os shows, peças de teatro e filmes também atraem muitos outros públicos. Além de programação de qualidade, o CCSP tem outra grande vantagem: as atrações são gratuitas ou têm preços populares. Outros lugares que oferecem atrações gratuitas são a Fiesp e o Itaú Cultural, entre outros.

P A U L I S T A / J A R D I N S

ATRAÇÕES GRATUITAS E PINTURAS FAMOSAS EM PLENO CORAÇÃO DE SÃO PAULO

BAIRROS MAIS CONHECIDOSJardim Paulista, Jardim América, Jardim Europa, Cerqueira César, Bela Vista, Paraíso, Consolação.

PRINCIPAIS ATRAÇÕESMasp, Centro Cultural São Paulo, Casa das Rosas, Instituto Itaú Cultural, Centro Cultural Fiesp, Sesc Paulista, Museu da Imagem e do Som, Museu da Casa Brasileira, Museu Brasileiro da Escultura, Caixa Cultural Galeria Paulista, Galeria Ouro Fino, Shopping Frei Caneca, Shopping Paulista, Shopping Center 3, Shopping Pátio Higienópolis, Trianon, Catedral Ortodoxa, Cemitério da Consolação.

CARACTERÍSTICAS DA REGIÃOCentros culturais, boas opções gastronômicas, museus e teatros de qualidade, bem servida de transportes públicos.

FICA PRÓXIMADas regiões sul e oeste, além do centro da cidade.

DICA PRECIOSA A avenida Paulista tem várias livrarias. Algumas também vendem CDs e DVDs. Mas quem ama livros adora sebos. Na passagem subterrânea da esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação, há livreiros expondo raridades e livros mais recentes. Nessas prateleiras pode-se encontrar de tudo.

AV E NIDA PAU LIS TA

RUA OS C A R F R E IR E

TRIANON/MASP

CONSOLAÇÃO

BRIGADEIRO

PARAÍSO

P R I N C I P A I S R U A S D O S J A R D I N S E E S T A Ç Õ E S D E M E T R Ô

A L A M E DA S A N TOS

RU

A AU

GU

STA

A L A M E DA JA Ú

A L A M E DA LOR E N A

AVE

NID

A B

RIG

ADE

IRO

LU

IZ A

NTÔ

NIO

RUA

DOU

TOR

RAF

AEL

DE B

ARRO

S

A L A M E DA IT U

A L A M E DA F R A NC A

ALAM

ED

A C

ASA

BR

ANC

A

PAULISTA/JARDINS

N

S

LO

SÃO

PAUL

O PO

R RE

GIÃO

27

CENTRO

ZONA OESTE

ZONA SUL

ZONA NORTE

ZONA LESTE

ARREDORES

LITORAL/INTERIOR

PASSEIOSAlém dos centros culturais, a região tem muitos museus de qualidade. O Mube, cujo prédio é de autoria de Paulo Mendes da Rocha, tem como especialidade a escultura. Oferece cur-sos de desenho, pintura entre outros. Bem próximo está o Museu da Casa Brasileira que, além de apresentar peças de imobiliário, tem um maravilhoso jardim. A região também tem muitos teatros e cinemas. Andar pela avenida Paulista, que é bastante plana, é bem fácil. Para quem se cansa rápi-do, há estações de metrô bem próximas. Nos Jardins, apesar de as ruas serem mais inclinadas, as novidades das vitrines fazem com que ninguém sinta o cansaço.

COMPRASNa Oscar Freire, alameda Lorena e rua Bela Cintra, concen-tram-se as lojas de grifes nacionais e internacionais. Na rua Augusta, o comércio é mais variado. Na altura do número 2.690 está a Galeria Ouro Fino, que dispõe de lojas descola-das, brechós e de grifes alternativas. Os shoppings também estão por ali. O Paulista fica ao lado da estação Paraíso e o Frei Caneca a algumas quadras da Consolação. O Pátio Higie-nópolis, por sua vez, é conhecido pelas lojas chiques. As fei-rinhas de fim de semana do Masp e a do shopping Center 3, na avenida Paulista, também têm boas opções de compras.

GASTRONOMIA/NOITEVários restaurantes vegetarianos podem ser encontrados nas imediações da rua Augusta. Já os cafés e sorveterias se espalham pelas ruas dos Jardins, atraindo muita gente bonita nos finais de semana. Os restaurantes da alta gas-tronomia também estão concentrados nos Jardins. É bom lembrar seu cliente de que eles exigem reservas com ante-cedência principalmente nos estabelecimentos mais estre-lados. À noite, as imediações da Paulista ganham várias tri-bos: roqueiros, descolados, gays, lésbicas e simpatizantes, clubbers. Na região há lugares para todos dançarem.

Cozinha de restaurante dos Jardins

Avenida Paulista

Masp

© FOTOS: 1 MARCOS HIRAKAWA 2 DIVULGAÇÃO FIGUEIRA RUBAYAT

© 1

© 2

PAULISTA/JARDINS

© 1

SÃO

PAUL

O PO

R RE

GIÃO

28

CENTRO

PAULISTA/JARDINS

ZONA SUL

ZONA NORTE

ZONA LESTE

ARREDORES

LITORAL/INTERIOR

A região engloba complexos culturais fechados e abertos. Na Cidade Universitária estão importantes museus da

cidade. Ao seu lado, cobras e aranhas chamam a atenção no Instituto Butantan. Conjuntos arquitetônicos famosos fazem do Sesc Pompéia, Instituto Tomie Ohtake e Memorial

da América Latina atrações imperdíveis. Ao ar livre, o “centro cultural” Vila Madalena é um bairro à parte. Tem lojas de rua, ateliês de artistas, botecos com mesas nas calçadas, res-taurantes de qualidade e muito vai-e-vem nas ruas. Na Vila, o lado praia de São Paulo existe e é muito divertido.

Z O N A O E S T E

MARCA É A AGITAÇÃO CULTURAL E OS BOTECOS DE QUALIDADE

BAIRROS MAIS CONHECIDOSVila Madalena, Pinheiros, Perdizes, Pompéia, Butantã, Barra Funda, Jaguaré, Lapa.

PRINCIPAIS ATRAÇÕESCeagesp, Cidade Universitária, Estação Ciência, Feira da Benedito Calixto, Instituto Butantan, Instituto Tomie Ohtake, Memorial da América Latina, Mercado Municipal da Lapa, Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Arte Contemporânea, Museu do Crime, Parque da Água Branca, Parque Villa Lobos, Sesc Pompéia, Shopping West Plaza, Pico do Jaraguá, Shopping Eldorado, Shopping Iguatemi, Shopping Butantã.

CARACTERÍSTICAS DA REGIÃOVida noturna, shopping centers, variedade de bares, restaurantes, museus e parques, bem servida de transportes.

FICA PRÓXIMAda avenida Paulista, do centro da cidade, de Osasco, Barueri, Cotia, Taboão da Serra, Embu e do Parque Estadual do Jaraguá.

Prédio do Instituto Tomie Ohtake

DICA PRECIOSA A Vila Madalena é palco de manifestações artísticas de qualidade. O Teatro Brincante, de Antonio Nóbrega, promove espetáculos de música e dança, que contam com a participação do público. Ele também oferece cursos e oficinas de dança, percussão e capoeira. Tel. (11) 3816-0575, www.teatrobrincante.com.br.

Hotel Unique, de Ruy OhtakeZONA OESTE

© 1 © 2

SÃO

PAUL

O PO

R RE

GIÃO

29

CENTRO

PAULISTA/JARDINS

ZONA OESTE

ZONA SUL

ZONA NORTE

ZONA LESTE

ARREDORES

LITORAL/INTERIOR

PASSEIOSBem na saída do metrô Barra Funda está o Memorial da América Latina. O conjunto arquitetônico é marcado por traços delicados, marca inconfundível de Oscar Niemeyer. A programação é intensa: shows a preços populares, cursos, mostras e atividades que incluem o público infantil. Bem próximo a ele está o parque da Água Branca, que tem feira de plantas e produtos orgânicos e um mini-zoológico para as crianças.

A modernidade segue no Instituto Tomie Ohtake, em Pi-nheiros. Com projeto de Ruy Ohtake, o mesmo arquiteto que projetou o Hotel Unique, exibe exposições itinerantes. Mais adiante está a Cidade Universitária, o campus da Universi-dade de São Paulo. Ali estão museus de qualidade como os imperdíveis Museu de Arte Contemporânea e o Museu de Ar-queologia e Etnologia. E no bairro da Lapa, mais atividades culturais: o Sesc Fábrica Pompéia e a Estação Ciência.

COMPRASNa Vila Madalena concentram-se ateliês de estilistas de rou-pas e de artistas plásticos. As lojas descoladas também são características da região. Na Praça Benedito Calixto estão as que vendem objetos de decoração. Aos sábados, a praça abriga uma feira de artesanato.

Na zona oeste há ainda uma infinidade de shoppings: West Plaza, Iguatemi, Eldorado, Butantã. Já plantas e hor-tifrutigranjeiros frescos estão sempre à disposição no Ce-agesp. No bairro de Pinheiros, as lojas de móveis predomi-nam. Na rua Teodoro Sampaio são vendidos sofás, camas, cadeiras e objetos de decoração novos. Paralela, está a rua Cardeal Arcoverde, onde os móveis e objetos antigos dão o tom das vitrines.

O bairro da Lapa concentra o comércio mais popular, com lojas de roupas e calçados. No Mercado Municipal do bairro, não faltam artigos típicos do nordeste, frutas e legumes.

GASTRONOMIA/NOITERestaurantes e bares também não faltam na Pompéia e na Lapa. Apesar da grande quantidade de bons locais para be-ber e comer, são regiões onde impera a tranqüilidade típica dos bairros predominantemente residenciais.

Na Vila Madalena o reinado é dos botecos agitados, dos chiques aos mais simples. Todos servem deliciosas iguarias e bebidas caprichadas. Estudantes, intelectuais e descola-dos andam pelas ruas Girassol, Aspicuelta e Purpurina à pro-cura de um lugar para tomar seu chope. De dia ou de noite. Uma ótima dica diurna é almoçar em algum restaurante da Vila no sábado e passear pelas ruas agitadas do bairro. Nes-se dia, há uma feira de rua que serve a famosa dupla caldo de cana e pastel.

Quem gosta de dançar, seja samba, tecno ou rock, vai encontrar sua praia na Vila. À noite, as ruas são bastante disputadas e as mesas dos bares também. As filas para as casas noturnas não assustam. Os locais para dançar se concentram principalmente na Inácio Pereira da Rocha, Mourato Coelho, entre outras.

Bar da Vila Madalena

Memorial da América Latina

NORTE

LESTEOESTE CENTRO

SUL

N

S

LO

ZONA OESTE

© FOTOS: 1 ANDRE STEFANO 2 DIVULGAÇÃO HOTEL UNIQUE 3 EDSON HIGA

© 3

© 1

SÃO

PAUL

O PO

R RE

GIÃO

30

CENTRO

PAULISTA/JARDINS

ZONA OESTE

ZONA NORTE

ZONA LESTE

ARREDORES

LITORAL/INTERIOR

Para quem chega a São Paulo pelo aeroporto internacional de Congonhas, a zona sul da cidade é o portão de en-

trada. Na região, o visitante encontra tanto diversão diurna, como parques e centros de compras, como noturna, em casas de shows, boates, bares e restaurantes, que ficam

abertos durante a madrugada. Hospedar seu cliente em hotéis da Marginal Pinheiros, Moema, Itaim, Morumbi e Vila Olímpia, faz com que ele tenha acesso privilegiado a todas essas atrações com mais facilidade, aproveitando melhor cada momento que passar em São Paulo.

Z O N A S U L

DO LADO DE CONGONHAS, COM MUITO VERDE E DIVERSÃO NOTURNA

DICA PRECIOSA Aficionados por cinema encontram uma fantástica biblioteca, com livros nacionais e importados, no Museu Lasar Segall. No local também há oficinas e cursos de litogravura, xilogravura e gravura em metal, além de exposições itinerantes. Informações no sitewww.museusegall.org.br.

BAIRROS MAIS CONHECIDOSMoema, Itaim, Vila Mariana, Ipiranga, Morumbi, Vila Nova Conceição, Vila Olímpia.

CARACTERÍSTICAS DA REGIÃOVida noturna agitada, variedade de lojas de rua, bem servida de estações de metrô e de casas de shows.

PRINCIPAIS ATRAÇÕESAutódromo de Interlagos, Cinemateca, Estádio do Morumbi, Fundação Bienal, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, Instituto Butantan, Jockey Club, Monumento às Bandeiras, Museu de Arte Moderna, Museu Afro-Brasil, Museu do Ipiranga, Museu Lasar Segall, Oca, Parque da Aclimação, Parque Burle Marx, Parque do Ibirapuera, Reserva Capivari-Monos, Zoológico, Zôo Safári.

FICA PRÓXIMAdas cidades do ABCD (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema) e da Imigrantes, que leva ao litoral.

Fontes no parque do Ibirapuera

© 1

ZONA SUL

SÃO

PAUL

O PO

R RE

GIÃO

31

CENTRO

PAULISTA/JARDINS

ZONA OESTE

ZONA SUL

ZONA NORTE

ZONA LESTE

ARREDORES

LITORAL/INTERIOR

PASSEIOSA mais famosa atração da zona sul é o Parque do Ibirapuera. Além da enorme área verde – ocupa 1,6 milhão de metros quadrados – possui um complexo de importantes museus. O Museu de Arte Moderna abriga em seu acervo mais de 3.000 peças, entre esculturas, pinturas e fotografias, com ênfase em arte brasileira pós 1945. O Museu Afro-Brasil traz um pouco da significativa contribuição dos africanos à cultura brasileira. Já a Fundação Bienal costuma promover grandes eventos, como a Bienal de Arte. A Oca, um dos pré-dios projetados por Oscar Niemeyer no parque, traz mostras de arte e instalações itinerantes.

No tradicional bairro do Ipiranga está o Museu Paulista. Mais conhecido como Museu do Ipiranga, ele foi criado em 1890 para comemorar a independência do Brasil. Conta a lenda que, ao lado do local onde o museu foi construído, Dom Pedro I teria dado o “grito” de libertação do Brasil. O fato é que hoje o lugar tem belíssimos jardins, inspirados nos de Versailles, e acervo com obras de arte dos séculos 19 e 20, além de objetos de época.

Durante o dia, outro passeio imperdível é uma visita à Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, no Morumbi. Além do acervo de arte e de estar localizada em um belíssimo lugar, a fundação oferece um serviço de chá vespertino fa-moso na cidade.

COMPRASBem perto de Congonhas está o bairro de Moema, onde há lojas de ponta de estoque imperdíveis de roupas e sapatos e um dos maiores shopping centers da cidade, o Ibirapue-ra. Outros paraísos de compras na zona sul da cidade são os shoppings Morumbi e Market Place, conhecido por suas excelentes salas de cinema. Já o shopping D&D, na Margi-nal Pinheiros, é totalmente voltado para a decoração. Para aquisições ainda mais sofisticadas, há a Daslu, uma espé-cie de loja de departamentos muito chique que vende grifes nacionais e internacionais.

NOITEA região tem uma incrível vocação para a diversão noturna. A começar pelos shows. A maior parte das casas de espe-táculos da cidade fica nos bairros da zona sul. Mais exata-mente no triângulo marginal Pinheiros, Moema e Vila Olím-pia. Mas a cena noturna não pára aí. Há ainda uma enorme quantidade de bares e restaurantes que também estão lo-calizados em Moema, Vila Olímpia e Itaim. O serviço não se limita ao almoço e jantar: pode-se comer e beber do happy hour até altas horas.

O visitante que não gosta de dormir cedo ou que preten-de conhecer a “balada” do paulistano não precisa sair da região. Ao contrário. Na Vila Olímpia há uma grande quanti-dade de casas noturnas que varam a madrugada e dispõem de programação que vai do samba ao rock, passando pelos shows de MPB e jazz, e finalizando com apresentações de DJs especializados em música eletrônica. A noite da zona sul não tem hora para terminar.

A Oca, acima, é um dos prédios de Niemeyer no parque do Ibirapuera, ao lado do MAM, do Museu Afro-Brasil e da Bienal. Abaixo, chope gelado em bar da cidade.

© FOTOS: 1 MARCOS HIRAKAWA 2 WANDERLEI CELESTINO 3 ANDRÉ STEFANO

© 2

© 3

NORTE

LESTEOESTE CENTRO

SUL

N

S

LO

ZONA SUL

SÃO

PAUL

O PO

R RE

GIÃO

32

CENTRO

PAULISTA/JARDINS

ZONA OESTE

ZONA SUL

ZONA LESTE

ARREDORES

LITORAL/INTERIOR

A região norte é o portão de entrada de São Paulo para a maioria dos visitantes que chegam de ônibus na cidade.

Ali está o Terminal Rodoviário do Tietê, entre os mais mo-vimentados do mundo. Atende mais de 600 localidades no Brasil e quatro países: Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina.

Bem ao lado do terminal, encontra-se o Arquivo do Estado, considerado o paraíso dos estudiosos. Oferece gratuitamen-te o serviço de consulta de jornais e revistas, dos mais anti-gos aos atuais. A grande atração, porém, são as fichas dos investigados do antigo Deops, disponíveis em microfilme.

Para quem prefere relaxar, o Largo da Freguesia do Ó é o ideal. Com uma igreja no meio, parece uma praça do interior encravada em plena capital paulista. É rodeada por bares e tem uma tradicional festa do Divino (maio). Quem prefere festas pagãs também tem opções na região. Ali concentram -se as quadras de várias escolas de samba: Império da Casa Verde, Mocidade, Rosas de Ouro, Unidos do Peruche etc.

A região também é pródiga em áreas verdes. O Horto Flo-restal e o Parque Estadual da Serra da Cantareira são alguns exemplos disso. Um dos parques mais interessantes da ca-pital, a Cantareira tem trilhas ecológicas e cachoeiras.

Z O N A N O R T E

SAMBA E MUITO VERDE NO PORTÃO DE ENTRADA DA CIDADE

BAIRROS MAIS CONHECIDOSCasa Verde, Freguesia do Ó, Santana, Jaraguá, Pirituba, Limão, Tremembé, Vila Maria.

CARACTERÍSTICAS DA REGIÃOGrandes áreas verdes, bem servida de estações de metrô, shoppings e comércio de rua.

PRINCIPAIS ATRAÇÕESArquivo do Estado, Horto Florestal, Parque Anhembi, Parque Estadual da Serra da Cantareira, quadras de escolas de samba, Shopping D, Shopping Center Norte, Shopping Lar Center.

FICA PRÓXIMAda Serra da Cantareira, e dos municípios de Guarulhos e Mairiporã.

Horto Florestal

NORTE

LESTEOESTE CENTRO

SUL

N

S

LO

ZONA NORTE

© 1

SÃO

PAUL

O PO

R RE

GIÃO

33

CENTRO

PAULISTA/JARDINS

ZONA OESTE

ZONA SUL

ZONA NORTE

ZONA LESTE

ARREDORES

LITORAL/INTERIOR

A zona leste mantém traços importantes da história de São Paulo. Um deles é a Capela de São Miguel, no bairro

de São Miguel Paulista. É a igreja mais antiga da cidade, com data de 1622. Ela substituiu uma pequena capela de 1560 que havia sido construída por José de Anchieta. A capela foi reformada em 1940 e virou catedral, mas ainda é possível ver as paredes de taipa de pilão erguidas no século XVII.

Uma outra importante relíquia histórica da cidade também se encontra na zona leste. É o Memorial do Imigrante, no bairro do Brás. Construído em 1887 para receber os recém-chegados de diversos países, o local ainda guarda objetos, fotos e documentos da época em que servia de abrigo para

os imigrantes, que mais tarde se dirigiam para fazendas de café do interior do Estado. Nos arquivos computadorizados, é possível encontrar informações sobre pessoas que passa-ram por ali. Um trem antigo faz pequenos passeios.

Os parques da região também são ótimas opções de la-zer, como o Parque Ecológico do Tietê e o Parque do Carmo. Nesse último, localizado em Itaquera, há um planetário com equipamentos de última geração. Nos finais de semana e feriados, há sessões especiais para crianças com menos de 8 anos (10h e 14h) e para o público em geral (12h e 16h). Ao lado da entrada do Planetário fica o Sesc Itaquera. Assim como o Sesc Belenzinho, o Itaquera tem boa programação.

Z O N A L E S T E

MARCAS DA COLONIZAÇÃO E DA IMIGRAÇÃO PONTUAM BAIRROS DA REGIÃO

BAIRROS MAIS CONHECIDOSBrás, Belém, Tatuapé, Mooca, Jardim Anália Franco, Penha, Vila Matilde, Vila Prudente.

CARACTERÍSTICAS DA REGIÃOGrande variedade de lojas de rua e shopping centers, bem servida de estações de metrô, parques e sítios históricos.

PRINCIPAIS ATRAÇÕESCapela de São Miguel, Memorial do Imigrante, Parque do Carmo, Parque Ecológico do Tietê, Planetário do Carmo, Sesc Belenzinho, Sesc Itaquera, Shoppings Anália Franco e Tatuapé.

FICA PRÓXIMAde Guarulhos, Mauá, Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Arujá.

Trem do Memorial do Imigrante

ZONA LESTE

NORTE

LESTEOESTE CENTRO

SUL

N

S

LO

© FOTOS: 1 ADRIANA ELIAS 2 MARCOS HIRAKAWA

© 2

SÃO

PAUL

O PO

R RE

GIÃO

34

CENTRO

PAULISTA/JARDINS

ZONA OESTE

ZONA SUL

ZONA NORTE

ZONA LESTE

LITORAL/INTERIOR

Bem ao lado de São Paulo, a apenas 27 quilômetros do centro da cidade, está a animada Embu das Artes. O

nome se justifica. Ali encontram-se dezenas de ateliês de pintores e escultores, antiquários, galerias de arte e mui-tas lojas de artesanato, móveis rústicos e artigos de cama, mesa e banho, decoração e tapetes. É um passeio imperdí-vel, pois a cidade também tem um patrimônio histórico do século XVIII que vale a pena conhecer.

Ao andar pelas ruas de Embu, aos sábados, domingos e feriados, o visitante vai encontrar ainda uma grande feira a céu aberto. Os bons restaurantes e a qualidade dos produ-tos vendidos na cidade fazem de Embu das Artes um dos ro-teiros prediletos dos paulistanos nos finais de semana. Aos domingos há ensaios abertos de maracatu, uma dança de origem africana, no Centro e Teatro Popular Solano Trindade, na avenida São Paulo, 100, no Centro Histórico.

A cidade tem um centro histórico preservado, em que se destaca o Conjunto Jesuítico Nossa Senhora do Rosário, do século XVIII, no Largo dos Jesuítas, 67, Centro. A comunida-de local entra em festa na primeira semana de maio, com a Festa de Santa Cruz, e durante o Corpus Christi, em que as

ruas do centro são cobertas com tapetes feitos de serragem colorida e por onde passa uma procissão.

Para chegar em Embu é muito fácil: fica na rodovia Régis Bittencourt, altura do km 288. Mais informações e o mapa da cidade estão no site www.embu.sp.gov.br.

Santana de Parnaíba, por sua vez, é uma cidade histórica com 209 prédios tombados. A pouco mais de 35 quilôme-tros do centro de São Paulo, a cidade se enche de turistas nos finais de semana, que percorrem suas ruas repletas de barracas de artesanato e bons restaurantes. Ali encontra-se o Museu Histórico e Pedagógico Casa do Anhangüera, que conta a história dos bandeirantes, os desbravadores que passaram por São Paulo no início da colonização portugue-sa. A cidade oferece passeios pela zona rural, com visitas a alambiques e por trilhas percorridas pelos bandeirantes. In-formações sobre os roteiros pelo tel. (11) 4154-5042 ou no site www.santanadeparnaiba.sp.gov.br.

O acesso é pela Rodovia Castelo Branco. Pega-se a saída 26-B, em direção a Barueri. Depois, segue-se pela rodovia dos Romeiros por 12 quilômetros até chegar ao centro do município de Santana de Parnaíba.

A R R E D O R E S

ARTE E HISTÓRIA NA GRANDE SÃO PAULO

EMBU DAS ARTESDistância de São Paulo: 27 km Principais atrações: produção artística, artesanato, decoração e centro históricoComo chegar: Régis Bittencourt, altura do km 288Informações: www.embu.sp.gov.br

SANTANA DE PARNAÍBADistância de São Paulo: 35 km Principais atrações: trilhas, restaurantes, artesanato, centro históricoComo chegar: Castelo Branco, saída 26-B e rod. Romeiros Informações: www.santanadeparnaiba.sp.gov.br

Embu das Artes

ARREDORES

© FOTOS: 1 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - EMBU DAS ARTES 2 ROBERTO WERNER

© 1

SÃO

PAUL

O PO

R RE

GIÃO

35

CENTRO

PAULISTA/JARDINS

ZONA OESTE

ZONA SUL

ZONA NORTE

ZONA LESTE

ARREDORES ESTRADAS

ANCHIETA (SP-150) E IMIGRANTES (SP-160) O sistema faz a ligação entre a região metropolitana de São Paulo com Santos, a apenas 70 quilômetros, as indústrias e fábricas do ABCD (Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul e Diadema) e toda a Baixada Santista. Informações pelo tel. 0800-197878 ehttp://ecovias.terra.com.br

ANHANGÜERA (SP-330)Liga São Paulo às cidades do chamado Triângulo Mineiro, entre elas Uberlândia e Uberaba. Também passa pelos municípios paulistas de Barretos, Franca e Jundiaí. Informações sobre pedágios no site www.autoban.com.br

AYRTON SENNA- CARVALHO PINTO (SP-070)Acesso através do km 22,5 da marginal do Tietê. A Ayrton Senna, antiga Trabalhadores, liga São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e às rodovias Presidente Dutra e Carvalho Pinto. Usada para quem se dirige ao Rio de Janeiro, litoral norte do Estado de São Paulo,Campos do Jordão e Taubaté. Informações sobre pedágios no site www.dersa.com.br/rodovias

BANDEIRANTES (SP-348)Estrada que liga a capital paulista a cidades como Campinas e ao Aeroporto Internacional de Viracopos. Informações sobre pedágios e condições da estrada no site www.autoban.com.br

CASTELLO BRANCO (SP-280)Estrada que passa por Carapicuíba e cidades do interior do Estado de São Paulo. Informações sobre pedágios no site www.viaoeste.com.br

FERNÃO DIAS (BR-381)A rodovia liga São Paulo a Minas Gerais. Passa pelas cidades paulistas de Mairiporã e Atibaia. Dá acesso à rodovia Dom Pedro II. Informações no site www.br381.com.br

PRESIDENTE DUTRA (BR-116)Via de acesso para visitantes do Estado e da cidade do Rio de Janeiro. Também liga as cidades paulistas de Guaratinguetá, São José dos Campos e Taubaté à capital. Informações sobre pedágios da estrada e condições no site www.novadutra.com.br

RAPOSO TAVARES (SP-270)Liga a cidade a Cotia e a Votorantim, além de outros municípios do interior do Estado de São Paulo. Informações no site www.viaoeste.com.br

RÉGIS BITTENCOURT (BR-116)É a ligação entre São Paulo e o sul do Brasil. A rodovia é o principal acesso para Curitiba e cidades da Grande São Paulo, como Embu e Taboão da Serra. Informações no site www.dnit.gov.br

TAMOIOS (SP-125)Com acesso através das rodovias Carvalho Pinto ou Presidente Dutra, leva o motorista ao litoral norte do Estado através da cidade de Caraguatatuba, e à Rio-Santos (BR-101). Informações: www.der.sp.gov.br

A capital paulista está bem pertinho do litoral. A cerca de 70 quilômetros encontra-se Santos, onde está localiza-

do um dos portos mais importantes da América Latina. Ao lado fica o Guarujá, uma praia bastante freqüentada pelos paulistanos nos finais de semana e feriados.

Mas são as praias do litoral norte do Estado que costu-mam atrair mais turistas. Isso acontece por que ali existem grandes áreas de Mata Atlântica, praias de areia fofa e águas límpidas. As mais conhecidas são as dos municípios de São Sebastião, como Maresias, além das de Ubatuba, como Ita-mambuca. Ilhabela, uma preservada ilha, fica a poucos mi-nutos de balsa do centro de São Sebastião.

O Parque Estadual da Serra do Mar também está no lito-ral norte. No Núcleo Picingüaba é possível passear acom-panhado de um guia pelo mangue, rios e vegetação. Mais informações podem ser obtidas pelo tel. (11) 3832-9011 ou através do site www.ambiente.sp.gov.br/ppma/unipici.htm.

O litoral sul também tem áreas de preservação como é o caso do Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Ali há trilhas que contemplam observações arqueológicas, de vegetação e de patrimônio, além de passeios de barco em que os guias locais explicam o interessante ecossistema da região. Infor-mações: www.ambiente.sp.gov.br/ppma/parcard.htm.

No interior do Estado, há ainda muitas outras atrações turísticas. De cavernas gigantes a antigas fazendas de café, passando por trilhas ecológicas e paisagens de tirar o fôle-go. Descubra o que o Estado de São Paulo tem a oferecer no site www.saopaulo.sp.gov.br/saopaulo/turismo

L I T O R A L / I N T E R I O R

PRAIAS LINDASA POUCAS HORAS

Praia de Guanchuma, Ilhabela

Praia da Figueira, Ilhabela

LITORAL/INTERIOR

© 2

© 2

Veja mapa de estradas pág. 22

ROTE

IROS

TEM

ÁTIC

OS

36

GLAMOUR

VERDE

ROMANCE

ARTE

RELIGIÕES

DOS PAULISTANOS

TODAS AS FACES

BEM-ESTAR

COMPRAS

HISTÓRIA

GASTRONOMIA

FAMÍLIA

ROTE

IROS

TEM

ÁTIC

OS

37

GLAMOUR

VERDE

ROMANCE

ARTE

RELIGIÕES

DOS PAULISTANOS

TODAS AS FACES

BEM-ESTAR

COMPRAS

HISTÓRIA

GASTRONOMIA

FAMÍLIA

Um roteiro sob medida para seu passageiro, com to-dos os gostos e interesses contemplados. São Paulo

pode ser exatamente o que ele está procurando. Identi-

fique suas atividades preferenciais e ofereça um roteiro personalizado. Veja algumas sugestões de roteiros que podem atender as expectativas de seus clientes.

R O T E I R O S T E M Á T I C O S

SÃO PAULO DE ACORDO COM A PREFERÊNCIA DE CADA UM

SÃO PAULO GLAMOUR O passageiro que não dispensa luxo e conforto e adora lojas de grifes e restaurantes estrelados não pode dei-xar de visitá-la. A cada viagem, certamente haverá mais novidades para o público AAA.

Pág. 38.

SÃO PAULO VERDERespirar ar puro, fazer esportes ao ar livre e caminha-das entre alamedas arborizadas. Sim, isso é possível na cidade, que oferece grandes áreas verdes, entre par-ques, praças e áreas de proteção ambiental.

Pág. 38.

SÃO PAULO ROMANCE Curtir momentos a dois na capital paulista pode ser uma experiência inesquecível. Há cantinhos românti-cos como restaurantes, spas, cafés, bares e hotéis para qualquer lua de mel de sonhos.

Pág. 39

SÃO PAULO ARTE As freqüentes exposições e mostras, além do acervo permanente dos museus da cidade, já são grandes ra-zões para visitá-la. Informe-se sobre a programação no www.cidadedesaopaulo.com.

Pág. 39.

SÃO PAULO DE TODAS AS RELIGIÕES São Paulo se orgulha da convivência harmônica entre os diferentes credos que abriga. Uma visita aos templos dessas religiões pode ser um passeio educacional ou até um encontro com a espiritualidade.

Pág. 39

SÃO PAULO DOS PAULISTANOSO paulistano sabe, e como sabe, se divertir. Jantar fora, pegar um bom cinema ou apenas bater papo em um bom boteco da cidade é programa para todos e não apenas para os habitantes de São Paulo.

Pág. 39

SÃO PAULO GASTRONOMIA Comer bem é quase um mandamento para os paulista-nos. Afinal, existe uma grande quantidade e variedade de restaurantes de qualidade na cidade. Isso também é fruto da tradição local de prestar bons serviços.

Pág. 41

SÃO PAULO DE TODAS AS FACES Os fluxos imigratórios de europeus e asiáticos, a con-tribuição africana e indígena, e a forte migração de brasileiros de outras cidades formaram São Paulo. Essa contribuição ainda pode ser vista nos dias de hoje.

Pág. 40

SÃO PAULO BEM-ESTAR Os spas urbanos, uma tendência mundial para tornar a vida menos estressante, se espalharam por Sampa. Cuidados com o corpo refletem na mente e fazem qual-quer um se sentir pronto para novas atividades.

Pág. 40

SÃO PAULO COMPRASRuas especializadas em artigos específicos e mais de 70 shopping centers se espalham pela cidade. Bons preços e variedade de produtos sempre são encontra-dos em São Paulo.

Pág. 40

SÃO PAULO HISTÓRIA A história paulistana se confunde com a do início do Brasil independente. E também com as transformações sociais que o país passou nos últimos séculos. A cidade tem uma memória rica e interessante.

Pág. 40

SÃO PAULO FAMÍLIAVisitar São Paulo é uma grande oportunidade para fazer com que a família inteira se divirta. Há atividades para todas as idades e para todos os interesses. É impossí-vel ficar sem programação de qualidade na cidade.

Pág. 41

Balé da Cidade

Luzes do bairro da Liberdade Skyline da cidade no rio Pinheiros Bar do hotel Unique

© FOTOS: 1DIVULGAÇÃO HOTEL UNIQUE 2 MARCOS HIRAKAWA 3 SILVIA MACHADO

© 1 © 2 © 2

© 3

ROTE

IROS

TEM

ÁTIC

OS

36

GLAMOUR

VERDE

ROMANCE

ARTE

RELIGIÕES

DOS PAULISTANOS

TODAS AS FACES

BEM-ESTAR

COMPRAS

HISTÓRIA

GASTRONOMIA

FAMÍLIA

ROTE

IROS

TEM

ÁTIC

OS

37

GLAMOUR

VERDE

ROMANCE

ARTE

RELIGIÕES

DOS PAULISTANOS

TODAS AS FACES

BEM-ESTAR

COMPRAS

HISTÓRIA

GASTRONOMIA

FAMÍLIA

Um roteiro sob medida para seu passageiro, com to-dos os gostos e interesses contemplados. São Paulo

pode ser exatamente o que ele está procurando. Identi-

fique suas atividades preferenciais e ofereça um roteiro personalizado. Veja algumas sugestões de roteiros que podem atender as expectativas de seus clientes.

R O T E I R O S T E M Á T I C O S

SÃO PAULO DE ACORDO COM A PREFERÊNCIA DE CADA UM

SÃO PAULO GLAMOUR O passageiro que não dispensa luxo e conforto e adora lojas de grifes e restaurantes estrelados não pode dei-xar de visitá-la. A cada viagem, certamente haverá mais novidades para o público AAA.

Pág. 38.

SÃO PAULO VERDERespirar ar puro, fazer esportes ao ar livre e caminha-das entre alamedas arborizadas. Sim, isso é possível na cidade, que oferece grandes áreas verdes, entre par-ques, praças e áreas de proteção ambiental.

Pág. 38.

SÃO PAULO ROMANCE Curtir momentos a dois na capital paulista pode ser uma experiência inesquecível. Há cantinhos românti-cos como restaurantes, spas, cafés, bares e hotéis para qualquer lua de mel de sonhos.

Pág. 39

SÃO PAULO ARTE As freqüentes exposições e mostras, além do acervo permanente dos museus da cidade, já são grandes ra-zões para visitá-la. Informe-se sobre a programação no www.cidadedesaopaulo.com.

Pág. 39.

SÃO PAULO DE TODAS AS RELIGIÕES São Paulo se orgulha da convivência harmônica entre os diferentes credos que abriga. Uma visita aos templos dessas religiões pode ser um passeio educacional ou até um encontro com a espiritualidade.

Pág. 39

SÃO PAULO DOS PAULISTANOSO paulistano sabe, e como sabe, se divertir. Jantar fora, pegar um bom cinema ou apenas bater papo em um bom boteco da cidade é programa para todos e não apenas para os habitantes de São Paulo.

Pág. 39

SÃO PAULO GASTRONOMIA Comer bem é quase um mandamento para os paulista-nos. Afinal, existe uma grande quantidade e variedade de restaurantes de qualidade na cidade. Isso também é fruto da tradição local de prestar bons serviços.

Pág. 41

SÃO PAULO DE TODAS AS FACES Os fluxos imigratórios de europeus e asiáticos, a con-tribuição africana e indígena, e a forte migração de brasileiros de outras cidades formaram São Paulo. Essa contribuição ainda pode ser vista nos dias de hoje.

Pág. 40

SÃO PAULO BEM-ESTAR Os spas urbanos, uma tendência mundial para tornar a vida menos estressante, se espalharam por Sampa. Cuidados com o corpo refletem na mente e fazem qual-quer um se sentir pronto para novas atividades.

Pág. 40

SÃO PAULO COMPRASRuas especializadas em artigos específicos e mais de 70 shopping centers se espalham pela cidade. Bons preços e variedade de produtos sempre são encontra-dos em São Paulo.

Pág. 40

SÃO PAULO HISTÓRIA A história paulistana se confunde com a do início do Brasil independente. E também com as transformações sociais que o país passou nos últimos séculos. A cidade tem uma memória rica e interessante.

Pág. 40

SÃO PAULO FAMÍLIAVisitar São Paulo é uma grande oportunidade para fazer com que a família inteira se divirta. Há atividades para todas as idades e para todos os interesses. É impossí-vel ficar sem programação de qualidade na cidade.

Pág. 41

Balé da Cidade

Luzes do bairro da Liberdade Skyline da cidade no rio Pinheiros Bar do hotel Unique

© FOTOS: 1DIVULGAÇÃO HOTEL UNIQUE 2 MARCOS HIRAKAWA 3 SILVIA MACHADO

© 1 © 2 © 2

© 3

ROTE

IROS

TEM

ÁTIC

OS

38

ROMANCE

ARTE

RELIGIÕES

DOS PAULISTANOS

TODAS AS FACES

BEM-ESTAR

COMPRAS

HISTÓRIA

GASTRONOMIA

FAMÍLIA

ROTE

IROS

TEM

ÁTIC

OS

39

GLAMOUR

VERDE

TODAS AS FACES

BEM-ESTAR

COMPRAS

HISTÓRIA

GASTRONOMIA

FAMÍLIA

Hotel Fasano

Quem pensa que São Paulo é uma selva de pedra não sabe do que está falando. A cidade possui 40 parques,

que somam uma área total de 11,2 milhões de metros qua-drados ou 13 metros quadrados para cada habitante. Entre os destaques estão o Parque Estadual da Serra da Cantarei-ra, a maior floresta urbana natural do País, e a Área de Prote-ção Ambiental Capivari-Monos, um pedaço enorme de Mata Atlântica em plena São Paulo, com duas aldeias indígenas e uma rica fauna, ideal para ecoturismo.

S Ã O P A U L O V E R D E

OPÇÕES VERDES NÃO FALTAM NA CIDADE

A cidade está recheada de templos de luxo e de consumo que agradam ao visitante mais exigente. São lojas de

grifes famosas, restaurantes premiados e de categoria in-ternacional, boates badaladas e galerias de arte de primeira. Passageiros AAA também não podem deixar de conhecer os spas e hotéis luxuosos da cidade, entre eles os descolados hotéis-butique. Serviços de helicóptero e de limusine tam-bém estão disponíveis na cidade. Busque o que a cidade tem de melhor e inclua num roteiro de sonhos.

S Ã O P A U L O G L A M O U R

VISITA DEVE INCLUIR REQUINTE E LUXO ONDE PASSEAR Nas ruas dos Jardins, como a Oscar Freire, uma das oito ruas mais luxuosas do planeta. ONDE COMER Em locais famosos como o D.O.M., um dos 50 melhores do mundo, segundo a revista Restaurant. ONDE COMPRAR Nos shoppings Iguatemi, Morumbi e Pátio Higienópolis, nas megalojas Daslu e Clube Chocolate. ONDE BADALAR Nos restaurantes, bares e casas noturnas da Vila Olímpia, e em vários pontos da cidade.

ONDE SE HOSPEDAR Próximo aos parques do Trianon, do Ibirapuera, da Água Branca, entre outros. ONDE PASSEAR Em qualquer um dos 40 parques. Há ainda várias praças e ruas arborizadas pela cidade. ONDE COMER A culinária vegetariana, que inclui os restaurantes indianos, é facilmente encontrada. ONDE SE EXERCITAR Na praça da Paz, no parque do Ibirapuera, pratica-se tai chi chuan diariamente.

Impressionismo, barroco, realismo, vanguardas. Os mu-seus, galerias e centros culturais da cidade de São Paulo

possuem obras de arte que representam as mais variadas correntes artísticas. São Paulo também abriga exposições internacionais ou curadorias nacionais de pinturas, escul-turas, instalações, fotografias. Antes de vir à cidade, reco-menda-se uma breve consulta aos cadernos de cultura dos jornais locais ou ao site www.cidadedesaopaulo.com para informar-se da programação.

S Ã O P A U L O A R T E

ACERVOS ABRANGEM VÁRIOS MOVIMENTOS

O respeito por todas as religiões é um princípio entre os paulistanos. Imigrantes e pessoas de todas as crenças

convivem em harmonia na cidade. Festas religiosas são comemoradas por todos os paulistanos. Uma das mais tra-dicionais é a do Nascimento de Buda, que costuma lotar a praça da Liberdade. Os templos estão abertos a todos os vi-sitantes, que devem respeitar as regras locais, como cobrir a cabeça nas sinagogas, tirar os sapatos nas mesquitas e templos budistas.

S Ã O P A U L O D E T O D A S A S R E L I G I Õ E S

IMERSÃO EM DIFERENTES CREDOS ONDE PASSEAR É só escolher: há templos budistas e protestantes, mesquitas, sinagogas, catedrais, igrejas. ONDE COMER Na Mesquita Central é servido almoço às sextas-feiras, após o término da oração das 12h. ONDE COMPRAR Na padaria do Mosteiro de São Bento são vendidos deliciosos pães feitos pelos monges. ONDE REZAR A cidade abriga comunidades de diversas religiões. Informe-se qual é a do seu cliente.

O paulistano não é somente quem nasceu na cidade. Mas quem a adotou de coração como milhares de pernambu-

canos, baianos, gaúchos, fluminenses, entre outros, além de estrangeiros de diversos países. A mistura de origens faz com que a essência do paulistano seja múltipla e ao mesmo tempo única. O que todos têm em comum? Talvez o amor pela cidade e o cafezinho, que permite uma pausa para uma conversa com os amigos. O paulistano também adora com-prar, se divertir e comer muito bem.

S Ã O P A U L O D O S P A U L I S T A N O S

SIGA OS PASSOS DE QUEM CONHECE ONDE PASSEAR Nas feirinhas de finais de semana na Liberdade, no Masp ou na Benedito Calixto. ONDE COMER São Paulo tem centenas de pizzarias. Sair da cidade sem experimentar uma pizza é uma heresia. ONDE COMPRAR Veja uma lista de ruas especializadas e shoppings a partir da página 50. ONDE IR À NOITE Emendar uma peça de teatro com jantar e terminar a noite em um boteco na Vila Madalena.

A cidade tem muitos cantinhos para serem curtidos a dois. Um brunch lendo o jornal de domingo em uma cafeteria

chique ou um jantar à luz de velas são algumas das possi-bilidades. Melhor ainda se o casal estiver hospedado em um hotel-butique descolado e puder reservar um ingresso de teatro, dentre as dezenas de peças de qualidade que sem-pre estão em cartaz. Passear de mãos dadas pelos parques ou ruas arborizadas da cidade, museus e shopping centers, também são opções românticas.

S Ã O P A U L O R O M A N C E

MUITO MAIS DO QUE JANTARES A DOIS ONDE SE HOSPEDAR Nos diversos hotéis-butique da cidade ou nos que possuem spas para relaxamento. ONDE PASSEAR No Ibirapuera ou em outro parque. Museus, cinema e teatro também são boas opções a dois. ONDE COMER Há diversos restaurantes, como os asiáticos, conhecidos pela comida afrodisíaca. ONDE IR À NOITE Um city tour em limusine regado a champanhe ou em bares com vista para a cidade.

D.O.M.

GLAMOUR

VERDE

ROMANCE

ARTE

RELIGIÕES

DOS PAULISTANOS

© 1

© FOTOS: 1 DIVULGAÇÃO FASANO 2 DIVULGAÇÃO LOTUS 3 DIVULGAÇÃO D.O.M.

© 3

ONDE PASSEAR O visitante deve escolher o museu a ser visitado pelo estilo ou pela exposição. ONDE COMER O Masp e o MAM têm restaurantes próprios. Próximo à Pinacoteca também. ONDE COMPRAR Museus como o Masp e o MAMtêm lojinhas que oferecem de réplicas a cerâmicas. ONDE TOMAR CHÁ Além do acervo, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano tem um chá da tarde famoso.

© 2 Club Lotus

© 2

ROTE

IROS

TEM

ÁTIC

OS

38

ROMANCE

ARTE

RELIGIÕES

DOS PAULISTANOS

TODAS AS FACES

BEM-ESTAR

COMPRAS

HISTÓRIA

GASTRONOMIA

FAMÍLIA

ROTE

IROS

TEM

ÁTIC

OS

39

GLAMOUR

VERDE

TODAS AS FACES

BEM-ESTAR

COMPRAS

HISTÓRIA

GASTRONOMIA

FAMÍLIA

Hotel Fasano

Quem pensa que São Paulo é uma selva de pedra não sabe do que está falando. A cidade possui 40 parques,

que somam uma área total de 11,2 milhões de metros qua-drados ou 13 metros quadrados para cada habitante. Entre os destaques estão o Parque Estadual da Serra da Cantarei-ra, a maior floresta urbana natural do País, e a Área de Prote-ção Ambiental Capivari-Monos, um pedaço enorme de Mata Atlântica em plena São Paulo, com duas aldeias indígenas e uma rica fauna, ideal para ecoturismo.

S Ã O P A U L O V E R D E

OPÇÕES VERDES NÃO FALTAM NA CIDADE

A cidade está recheada de templos de luxo e de consumo que agradam ao visitante mais exigente. São lojas de

grifes famosas, restaurantes premiados e de categoria in-ternacional, boates badaladas e galerias de arte de primeira. Passageiros AAA também não podem deixar de conhecer os spas e hotéis luxuosos da cidade, entre eles os descolados hotéis-butique. Serviços de helicóptero e de limusine tam-bém estão disponíveis na cidade. Busque o que a cidade tem de melhor e inclua num roteiro de sonhos.

S Ã O P A U L O G L A M O U R

VISITA DEVE INCLUIR REQUINTE E LUXO ONDE PASSEAR Nas ruas dos Jardins, como a Oscar Freire, uma das oito ruas mais luxuosas do planeta. ONDE COMER Em locais famosos como o D.O.M., um dos 50 melhores do mundo, segundo a revista Restaurant. ONDE COMPRAR Nos shoppings Iguatemi, Morumbi e Pátio Higienópolis, nas megalojas Daslu e Clube Chocolate. ONDE BADALAR Nos restaurantes, bares e casas noturnas da Vila Olímpia, e em vários pontos da cidade.

ONDE SE HOSPEDAR Próximo aos parques do Trianon, do Ibirapuera, da Água Branca, entre outros. ONDE PASSEAR Em qualquer um dos 40 parques. Há ainda várias praças e ruas arborizadas pela cidade. ONDE COMER A culinária vegetariana, que inclui os restaurantes indianos, é facilmente encontrada. ONDE SE EXERCITAR Na praça da Paz, no parque do Ibirapuera, pratica-se tai chi chuan diariamente.

Impressionismo, barroco, realismo, vanguardas. Os mu-seus, galerias e centros culturais da cidade de São Paulo

possuem obras de arte que representam as mais variadas correntes artísticas. São Paulo também abriga exposições internacionais ou curadorias nacionais de pinturas, escul-turas, instalações, fotografias. Antes de vir à cidade, reco-menda-se uma breve consulta aos cadernos de cultura dos jornais locais ou ao site www.cidadedesaopaulo.com para informar-se da programação.

S Ã O P A U L O A R T E

ACERVOS ABRANGEM VÁRIOS MOVIMENTOS

O respeito por todas as religiões é um princípio entre os paulistanos. Imigrantes e pessoas de todas as crenças

convivem em harmonia na cidade. Festas religiosas são comemoradas por todos os paulistanos. Uma das mais tra-dicionais é a do Nascimento de Buda, que costuma lotar a praça da Liberdade. Os templos estão abertos a todos os vi-sitantes, que devem respeitar as regras locais, como cobrir a cabeça nas sinagogas, tirar os sapatos nas mesquitas e templos budistas.

S Ã O P A U L O D E T O D A S A S R E L I G I Õ E S

IMERSÃO EM DIFERENTES CREDOS ONDE PASSEAR É só escolher: há templos budistas e protestantes, mesquitas, sinagogas, catedrais, igrejas. ONDE COMER Na Mesquita Central é servido almoço às sextas-feiras, após o término da oração das 12h. ONDE COMPRAR Na padaria do Mosteiro de São Bento são vendidos deliciosos pães feitos pelos monges. ONDE REZAR A cidade abriga comunidades de diversas religiões. Informe-se qual é a do seu cliente.

O paulistano não é somente quem nasceu na cidade. Mas quem a adotou de coração como milhares de pernambu-

canos, baianos, gaúchos, fluminenses, entre outros, além de estrangeiros de diversos países. A mistura de origens faz com que a essência do paulistano seja múltipla e ao mesmo tempo única. O que todos têm em comum? Talvez o amor pela cidade e o cafezinho, que permite uma pausa para uma conversa com os amigos. O paulistano também adora com-prar, se divertir e comer muito bem.

S Ã O P A U L O D O S P A U L I S T A N O S

SIGA OS PASSOS DE QUEM CONHECE ONDE PASSEAR Nas feirinhas de finais de semana na Liberdade, no Masp ou na Benedito Calixto. ONDE COMER São Paulo tem centenas de pizzarias. Sair da cidade sem experimentar uma pizza é uma heresia. ONDE COMPRAR Veja uma lista de ruas especializadas e shoppings a partir da página 50. ONDE IR À NOITE Emendar uma peça de teatro com jantar e terminar a noite em um boteco na Vila Madalena.

A cidade tem muitos cantinhos para serem curtidos a dois. Um brunch lendo o jornal de domingo em uma cafeteria

chique ou um jantar à luz de velas são algumas das possi-bilidades. Melhor ainda se o casal estiver hospedado em um hotel-butique descolado e puder reservar um ingresso de teatro, dentre as dezenas de peças de qualidade que sem-pre estão em cartaz. Passear de mãos dadas pelos parques ou ruas arborizadas da cidade, museus e shopping centers, também são opções românticas.

S Ã O P A U L O R O M A N C E

MUITO MAIS DO QUE JANTARES A DOIS ONDE SE HOSPEDAR Nos diversos hotéis-butique da cidade ou nos que possuem spas para relaxamento. ONDE PASSEAR No Ibirapuera ou em outro parque. Museus, cinema e teatro também são boas opções a dois. ONDE COMER Há diversos restaurantes, como os asiáticos, conhecidos pela comida afrodisíaca. ONDE IR À NOITE Um city tour em limusine regado a champanhe ou em bares com vista para a cidade.

D.O.M.

GLAMOUR

VERDE

ROMANCE

ARTE

RELIGIÕES

DOS PAULISTANOS

© 1

© FOTOS: 1 DIVULGAÇÃO FASANO 2 DIVULGAÇÃO LOTUS 3 DIVULGAÇÃO D.O.M.

© 3

ONDE PASSEAR O visitante deve escolher o museu a ser visitado pelo estilo ou pela exposição. ONDE COMER O Masp e o MAM têm restaurantes próprios. Próximo à Pinacoteca também. ONDE COMPRAR Museus como o Masp e o MAMtêm lojinhas que oferecem de réplicas a cerâmicas. ONDE TOMAR CHÁ Além do acervo, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano tem um chá da tarde famoso.

© 2 Club Lotus

© 2

ROTE

IROS

TEM

ÁTIC

OS

40

GLAMOUR

VERDE

ROMANCE

ARTE

RELIGIÕES

DOS PAULISTANOS

GASTRONOMIA

FAMÍLIA

ROTE

IROS

TEM

ÁTIC

OS

41

GLAMOUR

VERDE

ROMANCE

ARTE

RELIGIÕES

DOS PAULISTANOS

TODAS AS FACES

BEM-ESTAR

COMPRAS

HISTÓRIA

Em São Paulo há muito trabalho, mas também há muitas opções de descanso. A cidade não pára, mas relaxa.

Por isso, os hotéis estrelados e os day spas da cidade ofe-recem tratamentos estéticos, limpeza de pele, massagens e banhos terapêuticos. Passar um dia ou apenas algumas horas experimentando terapias modernas e exóticas poderá equivaler a um dia no paraíso. Aqui também encontram-se lojas de produtos para relaxamento como óleos e cremes das principais marcas do mundo e do Brasil.

S Ã O P A U L O B E M - E S T A R

SPAS URBANOS SÃO FÉRIAS NO PARAÍSO ONDE DESCANSAR Em banhos de manteiga de Karité ou ofurô, ou numa sessão de talassoterapia. ONDE COMER Os spas e as clínicas oferecem comidas especiais ou dicas de bons restaurantes. ONDE COMPRAR Comprar óleos e cremes nas lojas da cidade pode prolongar o descanso na volta para casa. ONDE SE DIVERTIR Em uma sessão de massagem: shiatsu, ayurvédica, rolfing, anma ou reflexologia.

O ano inteiro tem novidade a bons preços em São Paulo. Mas há ocasiões em que tudo fica mais barato. No fim de cada

estação, as lojas de vestuário e calçados da cidade promovem grandes queimas. No mês de fevereiro, os shoppings realizam o Liquida SP, em que oferecem descontos de até 70%. Nos meses de janeiro e fevereiro é a vez das lojas de móveis e objetos de decoração promoverem uma liquidação radical. E, em novembro e dezembro, a cidade ferve com os bazares de instituições de caridade, designers e artistas plásticos.

S Ã O P A U L O C O M P R A S

LIQUIDAÇÕES E VARIEDADE ENLOUQUECEM ONDE PASSEAR Nos Jardins, as ruas arborizadas e as vitrines fazem o passeio ficar mais agradável. ONDE COMER Nos shoppings há praças de alimentação para quem não quer perder tempo. ONDE COMPRAR Em lojas de rua, feiras, bazares e shopping centers. Veja uma lista a partir da pág. 50. ONDE SE DIVERTIR Há de supermercados a lojas de construção que ficam abertos 24 horas por dia!

Um dos momentos mais importantes da história do país teria ocorrido na Casa do Grito. A tradição conta que no

local, Dom Pedro I se decidiu pela Independência do Brasil. O momento marcante, que ganhou o Museu Paulista (do Ipiranga) em comemoração, é um dos vários episódios his-tóricos que ocorreram na cidade. O visitante também não pode deixar de conhecer a Casa do Bandeirante e a Casa do Sertanista, que contam como o país foi desbravado pelos in-tegrantes das bandeiras que partiam de São Paulo.

S Ã O P A U L O H I S T Ó R I A

PRÉDIOS CONTAM HISTÓRIA DO BRASIL ONDE PASSEAR Na Casa do Grito, marco da Independência do Brasil, e no Museu Paulista. ONDE COMER Na Casa da Fazenda, casarão do início do século XIX, ou no café do Pateo do Collegio. ONDE APRENDER Nos Museus da Cidade: Casa do Sertanista, Solar da Marquesa e o do Theatro Municipal. ONDE OBSERVAR A cidade tem como marcos o Edifício Martinelli, o Copan e o Hotel Unique.

São Paulo tem a diversidade como bandeira. É terra de pes-soas de todas as cores, crenças e origens. Estrangeiros

e brasileiros convivem em harmonia. Temos o Museu Afro-Brasil que mostra a contribuição da comunidade negra para a cidade. Temos aldeias de índios, no Jaraguá e Parelheiros. Temos o bairro oriental. Temos também a maior Parada GLBT do mundo, que é realizada no mês de junho e costuma reu-nir mais de 2 milhões de pessoas. O visitante deve conhecer as várias tribos que formaram a São Paulo de hoje.

S Ã O P A U L O D E T O D A S A S F A C E S

CIDADE É DE TODOS E PARA TODOS TAMBÉM ONDE PASSEAR O Memorial do Imigrante funcionou como hospedaria até 1978 e hoje é um museu. ONDE COMER Um restaurante italiano ou nordestino. As duas comunidades ajudaram a formar São Paulo. ONDE COMPRAR No bairro da Liberdade, as lojinhas de lembranças chinesas e japonesas agradam a todos. ONDE SE DIVERTIR Animação é o que não falta nas boates GLBT de São Paulo. Elas estão abertas a todos.

Quem nunca experimentou um kimchi e nem sabe o que é bastrmá não pode deixar de conhecer essas duas igua-

rias encontradas em poucos lugares do Brasil. Imergir nos restaurantes de culinária tradicional em São Paulo já é uma experiência única. Descobrir novos sabores, então, é muito melhor. A cidade dispõe de mais de 12 mil restaurantes, re-presentando 52 tipos de culinárias diferentes. Em tempo: kimchi é uma deliciosa acelga temperada de origem coreana e bastrmá é a saborosa carne seca armênia.

S Ã O P A U L O G A S T R O N O M I A

CULINÁRIA VAI DO EXÓTICO AO TRADICIONAL ONDE PASSEAR O Mercado Municipal oferece enorme variedade de produtos, além de o lugar ser lindo. ONDE COMER A grande variedade e a qualidade fazem com que a escolha seja difícil, mas prazerosa. ONDE COMPRAR A rua Paula Souza, próxima ao Mercado, é o paraíso dos chefs profissionais e caseiros. ONDE APRENDER A cidade tem várias escolas de culinária com cursos rápidos que ensinam de tudo.

São Paulo tem atividades para todas as idades, gostos e bolsos. Por isso, visitar a cidade também é uma ótima

oportunidade para reunir a família e ter momentos de lazer, diversão e cultura junto com ela. Há parques infantis, cen-tros culturais, peças teatrais para todos os públicos, espa-ços dedicados ao lazer da Melhor Idade. Juntar os entes que-ridos e montar uma programação variada de atividades em São Paulo será diversão certa. Sempre haverá uma atividade surpreendente para cada membro da família.

S Ã O P A U L O F A M Í L I A

OPÇÕES DE LAZER PARA TODAS AS IDADES ONDE PASSEAR Alugar bicicletas (disponíveis no Ibirapuera) é uma boa opção de lazer. ONDE COMER Nada melhor do que reunir a família à mesa. Principalmente em um rodízio de carnes. ONDE COMPRAR Os shoppings possuem artigos para todas as idades e área de lazer para as crianças. ONDE SE DIVERTIR Os mais jovens vão adorar o Zôo Safári, onde há animais soltos em ambiente natural.

Ecco Restaurante

TODAS AS FACES

BEM-ESTAR

COMPRAS

HISTÓRIA

GASTRONOMIA

FAMÍLIA

© FOTOS: DIVULGAÇÃO RESTAURANTE ECCO

© 1

ROTE

IROS

TEM

ÁTIC

OS

40

GLAMOUR

VERDE

ROMANCE

ARTE

RELIGIÕES

DOS PAULISTANOS

GASTRONOMIA

FAMÍLIA

ROTE

IROS

TEM

ÁTIC

OS

41

GLAMOUR

VERDE

ROMANCE

ARTE

RELIGIÕES

DOS PAULISTANOS

TODAS AS FACES

BEM-ESTAR

COMPRAS

HISTÓRIA

Em São Paulo há muito trabalho, mas também há muitas opções de descanso. A cidade não pára, mas relaxa.

Por isso, os hotéis estrelados e os day spas da cidade ofe-recem tratamentos estéticos, limpeza de pele, massagens e banhos terapêuticos. Passar um dia ou apenas algumas horas experimentando terapias modernas e exóticas poderá equivaler a um dia no paraíso. Aqui também encontram-se lojas de produtos para relaxamento como óleos e cremes das principais marcas do mundo e do Brasil.

S Ã O P A U L O B E M - E S T A R

SPAS URBANOS SÃO FÉRIAS NO PARAÍSO ONDE DESCANSAR Em banhos de manteiga de Karité ou ofurô, ou numa sessão de talassoterapia. ONDE COMER Os spas e as clínicas oferecem comidas especiais ou dicas de bons restaurantes. ONDE COMPRAR Comprar óleos e cremes nas lojas da cidade pode prolongar o descanso na volta para casa. ONDE SE DIVERTIR Em uma sessão de massagem: shiatsu, ayurvédica, rolfing, anma ou reflexologia.

O ano inteiro tem novidade a bons preços em São Paulo. Mas há ocasiões em que tudo fica mais barato. No fim de cada

estação, as lojas de vestuário e calçados da cidade promovem grandes queimas. No mês de fevereiro, os shoppings realizam o Liquida SP, em que oferecem descontos de até 70%. Nos meses de janeiro e fevereiro é a vez das lojas de móveis e objetos de decoração promoverem uma liquidação radical. E, em novembro e dezembro, a cidade ferve com os bazares de instituições de caridade, designers e artistas plásticos.

S Ã O P A U L O C O M P R A S

LIQUIDAÇÕES E VARIEDADE ENLOUQUECEM ONDE PASSEAR Nos Jardins, as ruas arborizadas e as vitrines fazem o passeio ficar mais agradável. ONDE COMER Nos shoppings há praças de alimentação para quem não quer perder tempo. ONDE COMPRAR Em lojas de rua, feiras, bazares e shopping centers. Veja uma lista a partir da pág. 50. ONDE SE DIVERTIR Há de supermercados a lojas de construção que ficam abertos 24 horas por dia!

Um dos momentos mais importantes da história do país teria ocorrido na Casa do Grito. A tradição conta que no

local, Dom Pedro I se decidiu pela Independência do Brasil. O momento marcante, que ganhou o Museu Paulista (do Ipiranga) em comemoração, é um dos vários episódios his-tóricos que ocorreram na cidade. O visitante também não pode deixar de conhecer a Casa do Bandeirante e a Casa do Sertanista, que contam como o país foi desbravado pelos in-tegrantes das bandeiras que partiam de São Paulo.

S Ã O P A U L O H I S T Ó R I A

PRÉDIOS CONTAM HISTÓRIA DO BRASIL ONDE PASSEAR Na Casa do Grito, marco da Independência do Brasil, e no Museu Paulista. ONDE COMER Na Casa da Fazenda, casarão do início do século XIX, ou no café do Pateo do Collegio. ONDE APRENDER Nos Museus da Cidade: Casa do Sertanista, Solar da Marquesa e o do Theatro Municipal. ONDE OBSERVAR A cidade tem como marcos o Edifício Martinelli, o Copan e o Hotel Unique.

São Paulo tem a diversidade como bandeira. É terra de pes-soas de todas as cores, crenças e origens. Estrangeiros

e brasileiros convivem em harmonia. Temos o Museu Afro-Brasil que mostra a contribuição da comunidade negra para a cidade. Temos aldeias de índios, no Jaraguá e Parelheiros. Temos o bairro oriental. Temos também a maior Parada GLBT do mundo, que é realizada no mês de junho e costuma reu-nir mais de 2 milhões de pessoas. O visitante deve conhecer as várias tribos que formaram a São Paulo de hoje.

S Ã O P A U L O D E T O D A S A S F A C E S

CIDADE É DE TODOS E PARA TODOS TAMBÉM ONDE PASSEAR O Memorial do Imigrante funcionou como hospedaria até 1978 e hoje é um museu. ONDE COMER Um restaurante italiano ou nordestino. As duas comunidades ajudaram a formar São Paulo. ONDE COMPRAR No bairro da Liberdade, as lojinhas de lembranças chinesas e japonesas agradam a todos. ONDE SE DIVERTIR Animação é o que não falta nas boates GLBT de São Paulo. Elas estão abertas a todos.

Quem nunca experimentou um kimchi e nem sabe o que é bastrmá não pode deixar de conhecer essas duas igua-

rias encontradas em poucos lugares do Brasil. Imergir nos restaurantes de culinária tradicional em São Paulo já é uma experiência única. Descobrir novos sabores, então, é muito melhor. A cidade dispõe de mais de 12 mil restaurantes, re-presentando 52 tipos de culinárias diferentes. Em tempo: kimchi é uma deliciosa acelga temperada de origem coreana e bastrmá é a saborosa carne seca armênia.

S Ã O P A U L O G A S T R O N O M I A

CULINÁRIA VAI DO EXÓTICO AO TRADICIONAL ONDE PASSEAR O Mercado Municipal oferece enorme variedade de produtos, além de o lugar ser lindo. ONDE COMER A grande variedade e a qualidade fazem com que a escolha seja difícil, mas prazerosa. ONDE COMPRAR A rua Paula Souza, próxima ao Mercado, é o paraíso dos chefs profissionais e caseiros. ONDE APRENDER A cidade tem várias escolas de culinária com cursos rápidos que ensinam de tudo.

São Paulo tem atividades para todas as idades, gostos e bolsos. Por isso, visitar a cidade também é uma ótima

oportunidade para reunir a família e ter momentos de lazer, diversão e cultura junto com ela. Há parques infantis, cen-tros culturais, peças teatrais para todos os públicos, espa-ços dedicados ao lazer da Melhor Idade. Juntar os entes que-ridos e montar uma programação variada de atividades em São Paulo será diversão certa. Sempre haverá uma atividade surpreendente para cada membro da família.

S Ã O P A U L O F A M Í L I A

OPÇÕES DE LAZER PARA TODAS AS IDADES ONDE PASSEAR Alugar bicicletas (disponíveis no Ibirapuera) é uma boa opção de lazer. ONDE COMER Nada melhor do que reunir a família à mesa. Principalmente em um rodízio de carnes. ONDE COMPRAR Os shoppings possuem artigos para todas as idades e área de lazer para as crianças. ONDE SE DIVERTIR Os mais jovens vão adorar o Zôo Safári, onde há animais soltos em ambiente natural.

Ecco Restaurante

TODAS AS FACES

BEM-ESTAR

COMPRAS

HISTÓRIA

GASTRONOMIA

FAMÍLIA

© FOTOS: DIVULGAÇÃO RESTAURANTE ECCO

© 1

ROTE

IROS

POR

PÚB

LICO

42

ADULTOS

GLS/GLBT

CASAIS

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

VIAJANTES ECONÔMICOS

MELHOR IDADE

SAÚDE

Cada pessoa tem um gosto único e interesses muito particulares. Ao identificá-los, você pode oferecer um

roteiro personalizado ao seu cliente, mostrando opções

de atividades que São Paulo oferece e fazendo com que ele tenha uma experiência inesquecível na cidade. Veja alguns nichos que podem ser trabalhados.

R O T E I R O S P O R P Ú B L I C O

UMA PROGRAMAÇÃO PARA CADA TIPO DE PASSAGEIRO

Concerto de música erudita Hopi Hari

Café da Pinacoteca

Parada GLBT

Skyline da cidade no rio Pinheiros

© 1

© 2

© 1© 3

©1

ROTE

IROS

POR

PÚB

LICO

43

ADULTOS

GLS/GLBT

CASAIS

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

VIAJANTES ECONÔMICOS

MELHOR IDADE

SAÚDE

ADULTOSEm grupos ou solitários, os maiores de 18 contam com muitas atividades na cidade. Aqueles que viajam para São Paulo a trabalho não podem deixar de aproveitar um dia a mais na cidade ou um fim de semana, quando as tarifas dos hotéis são menores. São Paulo tem sem-pre algum evento interessante ou uma atividade espe-cial que vai encantar seu passageiro. Informe-se sobre os gostos de seu cliente e consulte os roteiros no site www.cidadedesaopaulo.com e nesta publicação.

Pág. 44.

GLS/GLBT São Paulo tem restaurantes, bares, lojas e boates to-talmente voltados para o público de Gays, Lésbicas e Simpatizantes. Sugira a seu passageiro uma temporada para conhecer as novidades da cena GLBT paulistana.

Pág. 45.

CASAISOs apaixonados que buscam romance e jantares ines-quecíveis têm opções imperdíveis em São Paulo.

Pág. 46.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES Viajar com os filhos é a melhor oportunidade para mos-trar novidades. Seja uma atividade cultural ou de lazer, a cidade tem programação repleta de atrações.

Pág. 46.

VIAJANTES ECONÔMICOSSão Paulo tem várias atividades gratuitas. Não é preciso dinheiro para conhecer boas atrações.

Pág. 47.

MELHOR IDADE Comodidade e cultura é o lema daqueles que têm mais tempo para curtir a vida. E São Paulo é ideal para eles.

Pág. 47.

SAÚDESão Paulo é um centro de excelência médico-hos-pitalar. Se o seu passageiro precisa de tratamentos especializados ou estéticos, sessões de relaxamento ou consultas, a capital paulista é o que ele procura.

Pág. 47.

Catedral da Sé

© FOTOS: 1 ANDRE STEFANO 2 DIVULGAÇÃO HOPI HARI 3 KIYOMORI MORI

© 3

ROTE

IROS

POR

PÚB

LICO

44

GLS/GLBT

CASAIS

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

VIAJANTES ECONÔMICOS

MELHOR IDADE

SAÚDE

São Paulo não é apenas voltada para os negócios. A cida-de tem muito mais do que isso a oferecer. A programa-

ção de lazer e cultura já é um ótimo motivo para visitá-la. Quem procura entretenimento deve ter São Paulo como des-tino certo, já que há uma farta gama de locais para compras e boas opções gastronômicas.

Quem viaja a São Paulo por obrigações profissionais tam-bém deve aproveitar. Sugira a seu passageiro que estique sua permanência a fim de aproveitar as diversas atrações que a cidade oferece. Nos finais de semana, os hotéis pau-listanos oferecem descontos nas tarifas, e a cidade fica ain-da mais interessante. Há dezenas de feiras de antiguidades

e artesanato, além das atividades culturais em cartaz. É possível aproveitar os espetáculos de teatro, como os tra-zidos da Broadway, as peças experimentais ou mesmo as peças do circuito normal.

A boemia paulistana não dura apenas nos finais de sema-na. Os bairros mais agitados de São Paulo, como a chique Vila Olímpia e a descolada Vila Madalena, dispõem de uma grande variedade de bares com especialidades diferentes. Tudo isso com muita gente bonita, porções generosas e go-les da bebida favorita de seu cliente, seja ela qual for.

Informe-se sobre as atividades culturais em cartaz na ci-dade e sugira a seu cliente. A diversão é certa.

A D U L T O S

PROGRAMAÇÃO CULTURAL INTENSA

MANHÃO centro de São Paulo está sendo revitalizado. Quem ainda não o conhece deve visitá-lo. Para quem já o conhece, vale a pena conferir as mudanças. O Pateo do Collegio tem um belíssimo museu de arte sacra e uma sala subterrânea em que são exibidas peças indígenas e as fundações da igreja construída ali pelos jesuítas no século 16. Nas proximidades estão ainda o Solar da Marquesa de Santos, a Catedral da Sé, o Mosteiro de São Bento, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Viaduto do Chá, o Theatro Municipal, o Vale do Anhangabaú, o largo São Francisco e o Mercado Municipal.

TARDEAssim como o centro, a região da Paulista é ideal para ser percorrida a pé. A avenida é a mais conhecida da cidade e é um de seus símbolos. Lá estão atrações imperdíveis como o Masp, um dos principais museus da América Latina, no número 1.578 da avenida. O visitante também deve conferir outros centros culturais como o Itaú Cultural (no 149), Casa das Rosas (37) e Fiesp (1.313). O parque Trianon, bem em frente ao Masp, é um oásis de tranqüilidade na movimentada cena, ideal para quem gosta de flanar. A avenida tem cinco livrarias grandes e diversos cafés e bares.

NOITEO bairro boêmio da Vila Madalena costuma encher de segunda a segunda. Há casas de shows ao vivo, bares com petiscos deliciosos e muita badalação. O público é diversificado: há “descolados”, estudantes, profissionais liberais e casais de namorados.

FINAIS DE SEMANAAs feiras de artesanato animam os dias de descanso do paulistano. Entre elas estão a da praça Benedito Calixto, aos sábados, e a da Liberdade, aos domingos. Quem prefere antiguidades deve ir à do Bexiga e à do Masp, ambas aos domingos.

C U L T U R A E B O E M I A

Livrarias e lojas de CD na avenida Paulista

Mercado Municipal

ADULTOS

© 1

© 2

ROTE

IROS

POR

PÚB

LICO

45

CASAIS

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

VIAJANTES ECONÔMICOS

MELHOR IDADE

SAÚDE

Um dos segmentos do turismo que mais cresce é o de Gays, Lésbicas e Simpatizantes. São Paulo é uma cida-

de “gay friendly” por natureza. A cidade tem orgulho de sua diversidade e por isso não faltam opções para o público GLS. Anualmente, são realizados grandes eventos específicos, como a Parada GLBT e o Festival Mundo Mix da Diversida-de. São Paulo dispõe de atividades variadas como peças e diversão noturna especialmente para este público. Lojas especializadas, restaurantes prediletos do público GLS e pe-ças teatrais sobre o universo GLBT são algumas das opções que não podem faltar no roteiro de seu passageiro.

G L S / G L B T

TERRA DA DIVERSIDADE SEXUAL

MANHÃ E TARDECom bastante fôlego é possível fazer uma maratona de compras nas principais ruas da cidade. Nas imediações da rua José Paulino, no Bom Retiro, o forte são as roupas femininas a preços baixos. Na rua João Cachoeira, no Itaim, e na rua Bem Te Vi, em Moema, não faltam lojas de sapatos a bons preços. Na Oscar Freire e na alameda Lorena, nos Jardins, as roupas de grife imperam. Já os diversos shoppings da capital têm lojas para diferentes bolsos e gostos (veja uma lista de lojas de rua e shoppings a partir da página 50). E, é claro, onde há grande concentração de lojas não podem faltar bons restaurantes para o visitante recarregar as baterias.

NOITEBadalação? As casas noturnas da Vila Olímpia têm de sobra. São desde shows a pistas de dança movidas à música eletrônica ou mesmo samba. Teatro? O roteiro de peças da cidade chega a ter mais de 100 em cartaz. Há ainda cinemas e restaurantes imperdíveis.

FINAIS DE SEMANAVisita à feira de arte e artesanato em Embu, na região metropolitana de São Paulo, que funciona aos sábados, domingos e feriados. As imediações também têm muitas lojas de antiguidades, móveis novos e antigos e artigos para decoração que também abrem nos mesmos dias da feira.

C O M P R A S E B A D A L A Ç Ã O

Loja do Shopping Iguatemi

Parada GLBT

ADULTOS

GLS/GLBT

© FOTOS: 1 ALEXANDRE DINIZ 2 JEFFERSON PANCIERI

© 1

© 2

ROTE

IROS

POR

PÚB

LICO

46

ADULTOS

GLS/GLBT

VIAJANTES ECONÔMICOS

MELHOR IDADE

SAÚDE

NOITEUm bom jantar nas lanchonetes da cidade e uma passada no cinema são ideais para encerrar o dia do pequeno visitante.

FIM DE SEMANAA cidade dispõe de um vasto circuito de peças infantis que se renovam freqüentemente. Quem adora uma montanha russa deve partir para o Hopi Hari, parque de diversões em Itupeva.

A chave para atender as expectativas de casais é ofere-cer um roteiro exclusivo, com opções de qualidade e

que priorizem o contato a dois. Um jantar romântico em um restaurante estrelado é ideal para casais apaixonados. A atmosfera glamourosa, o serviço de primeira e a culinária espetacular compõem um clima de sonhos. Hospedar-se em um hotel-butique, um período em um spa urbano e uma tar-de de compras nos Jardins são apaixonantes.

C A S A I S

CLIMA DE ROMANCE PARA APAIXONADOS

Viajar com crianças é uma ótima oportunidade para ofere-cer-lhes opções culturais como novidade. Os pais e avós

viajantes não podem deixar de aproveitar as peças infantis da cidade. Educativas ou voltadas ao entretenimento, o cir-cuito teatral paulistano diverte com muita qualidade.

Os adolescentes, de qualquer parte do mundo, são mais atraídos por consumo e diversão. Em São Paulo, eles encon-tram suas tribos em locais variados, principalmente em ati-vidades esportivas, matinês, shopping centers, lanchonetes e parques, que não faltam na cidade.

C R I A N Ç A S E A D O L E S C E N T E S

DIVERSÃO PARA OS FILHOS E NETOS

MANHÃUma caminhada pelo parque do Ibirapuera é ideal nas primeiras horas da manhã. Ao lado do parque está a Casa dos Sonhos Estrela, uma espécie de museu do brinquedo (é necessário marcar hora com antecedência). Para quem prefere parques de diversões, há o Parque da Mônica, no Shopping Eldorado, o Fantasy Land, no shopping Market Place, e o Playcenter.

TARDEUma visita ao Instituto Butantan equivale a uma animada aula de biologia. Lá as crianças podem ver animais peçonhentos como cobras, aranhas, sapos e lagartos, além de macacos rhesus, usados em pesquisas do fator RH. Outra dica cultural é a Estação Ciência, em que crianças com mais de seis anos têm a oportunidade de desvendar mistérios da física, biologia, química e informática.

P A R Q U E S E B I C H O S

NOITEHá diversão para todos, de matinês a festas de música eletrônica, shows de artistas famosos e locais para dançar. Uma peça teatral também pode ser uma novidade interessante.

FIM DE SEMANANa Serra da Cantareira, há trilhas para trekking e cachoeiras, além de esportes de ação, como rapel e tirolesa. A entrada do parque fica na avenida Sezefredo Fagundes, na zona norte da capital.

MANHÃNas Grandes Galerias, no centro, reúnem-se os roqueiros. A Galeria Ouro Fino, nos Jardins, é ponto de encontro de clubbers, que ali compram roupas e se informam sobre as “baladas” noturnas.

TARDEUm passeio pelos museus da cidade faz da visita não apenas um mergulho na diversão, mas também no mundo do conhecimento e da cultura. Os artistas de vanguarda costumam agradar os mais novos.

E S P O R T E S D E A Ç Ã O E B A L A D A S

Diversão no Hopi Hari

Hotel Fasano

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

CASAIS

© 1

© 2

© FOTOS: 1 NOME DO FOTOGRAFO© 1

ROTE

IROS

POR

PÚB

LICO

47

ADULTOS

GLS/GLBT

CASAIS

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

MELHOR IDADE

SAÚDE

Os passageiros mais velhos querem diversão com muito conforto e comodidade. São Paulo tem o que eles que-

rem. A programação que faz mais sucesso é o jantar com teatro, em transporte VIP. Vans de receptivo atendem grupos de pessoas da Melhor Idade para levá-los, sem nenhuma preocupação, a uma agradável noite cultural. Tudo isso sem a preocupação de ter de se deslocarem sozinhos. Os tea-tros e restaurantes escolhidos são adaptados para receber aqueles que necessitam de cuidados especiais.

M E L H O R I D A D E

CONFORTO PARA OS MAIS VELHOS

Há passageiros que necessitam viajar por problemas de saúde. A infinidade de especialistas e complexos hospi-

talares faz de São Paulo um centro de excelência no assun-to. A cidade é o destino ideal para o cliente que necessita de tratamentos. Seja qual for a especialidade, a cidade oferece desde médicos especializados a equipamentos de última geração entre os melhores do mundo para exames. A infra-estrutura da cidade conta com hotéis próximos aos centros cirúrgicos, para convalescença.

S A Ú D E

TRATAMENTOS PARA TODOS OS PACIENTES

Estudantes e mochileiros também têm inúmeras ativida-des em São Paulo, mesmo que o orçamento seja reduzi-

do. Não faltam na cidade programas gratuitos e a preços bai-xos nas áreas de cultura, entretenimento e lazer. Cinemas,

teatros e museus vendem meia entrada para portadores de carteira de estudante. Vários museus admitem estudantes por menos de R$ 5. Shows e até espetáculos podem ser vis-tos gratuitamente.

V I A J A N T E S E C O N Ô M I C O S

ATRAÇÕES A PREÇOS BAIXOS E GRATUITAS

NOITEO Centro Cultural São Paulo, cuja programação inclui shows, peças e filmes, não costuma cobrar ingressos. No Centro Cultural da Fiesp, as peças também são gratuitas. Ambas ficam ao lado do metrô.

FIM DE SEMANAAs feiras de artes e antiguidades são diversão garantida e gratuita para os visitantes. Nelas também há opções gastronômicas a preços populares. Os parques também são boas opções.

MANHÃ E TARDEOs principais museus da cidade, como o Paulista (no Ipiranga) e a Pinacoteca do Estado, têm ingressos populares. Entre as atividades gratuitas também estão as visitas a marcos da cidade como o Mosteiro de São Bento, o Mercado Municipal e a avenida Paulista, todos servidos pelo metrô. Os enormes sanduíches do Mercado matam a fome a preços reduzidos. Na Universidade de São Paulo, as entradas do cinema (Cinusp) e do Museu de Arte Contemporânea são totalmente gratuitas.

D I V E R S Ã O C O M P O U C O D I N H E I R O

Museu Paulista, no Ipiranga, e seus jardins

MELHOR IDADE

SAÚDE

© FOTOS: 1 DIVULGAÇÃO HOTEL FASANO 2 DIVULGAÇÃO HOPI HARI 3 MARCOS HIRAKAWA

© 3

VIAJANTES ECONÔMICOS

ENDE

REÇO

S

48

COMPRAS

LAZER DIURNO

LAZER NOTURNO

CENTRO DE CONVENÇÕES

ENDE

REÇO

S

49

COMPRAS

LAZER DIURNO

LAZER NOTURNO

CENTRO DE CONVENÇÕES

PONTOS TURÍSTICOS

ARQUIVO DO ESTADOR. Voluntários da Pátria, 596, zona norte, tel. (11) 6221-4785. www.arquivoestado.sp.gov.br

AUTÓDROMO DE INTERLAGOSAv. Teotônio Vilela, 267, zona sul, tel. (11) 5666-8822. www.autodromointerlagos.com

BIBLIOTECA MARIO DE ANDRADER. da Consolação, 94, centro, tel. (11) 3256-5270.www.prefeitura.sp.gov.br

CAPELA DE SÃO MIGUEL ARCANJOPça. Pe. Aleixo Monteiro Mafra, s/nº,zona leste, www.prefeitura.sp.gov.br

CASA DA FAZENDA MORUMBIAv. Morumbi, 5.594, zona sul, tel. (11) 3742-2810 www.casadafazenda.com.br

CASA DO BANDEIRANTEPça. Monteiro Lobato, s/nº, zona oeste, tel. (11) 3031-0920.www.prefeitura.sp.gov.br

CASA DO SERTANISTAPça. Ênio Barbato s/nº, zona oeste, tel. (011) 3106-2218.www.prodam.sp.gov.br/dph/museus/mucsert.htm

CATEDRAL DA SÉPraça da Sé, s/nº, centro, tel. (11) 3107-6832.www.arquidiocese-sp.org.br

CATEDRAL ORTODOXAR. Vergueiro, 1.515, tel. (11) 5579-3835, Paulista/Jardins. www.catedralortodoxa.com.br

CEAGESPAv. Dr. Gastão Vidigal, 1.946, zona oeste, tel. (11) 3643-3700. www.ceagesp.gov.br

IGREJA N. S. DA CONSOLAÇÃOR. da Consolação, 585,tel. (11) 3256-5356.www.arquidiocese-sp.org.br

IGREJA N. S. DO BRASILPça. N. S. do Brasil, 1, tel. (11) 3085-6828.www.nossasenhoradobrasil.com.br

IGREJA DE SÃO JUDASAv. Jabaquara, 2.682, tel. (11) 5072-9928.www.arquidiocese-sp.org.br

JOCKEY CLUBAv. Lineu de Paula Machado, 1263, tel. (11) 3816-4011. www.jockeysp.com.br

MERCADO MUNICIPALRua da Cantareira, 306, centro, tel. (11) 3228-0673. www.mercadomunicipal.com.br

MESQUITA CENTRALAv. do Estado, 5382, centro, tel. (11) 3208-6789. www.alcorao.com.br

MOSTEIRO DE SÃO BENTOLargo de São Bento, s/nº, centro, tel. (11) 3328-8799.www.mosteiro.org.br

PATEO DO COLLEGIOR. Pateo do Collegio, 2, centro, tel. (11) 3239-5722. www.pateocollegio.com.br

SINAGOGA BETH-ELR. Avanhandava, 137, centro, tel. (11) 3256-1246. www.prefeitura.sp.gov.br

SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS R. Roberto Simonsen, 136, centro, tel. (11) 3105-0991.www.prefeitura.sp.gov.br

THEATRO MUNICIPALPça. Ramos de Azevedo, s/nº,tel. (11) 3223-3022.www.prefeitura.sp.gov.br

TEMPLO BUSSHINJIR. São Joaquim, 285, centro, tel. (11) 3208-4515. www.sotozen.org.br

ZOOLÓGICOAv. Miguel Estéfano, 4.241, zona sul, tel. (11) 5073-0811. www.zoologico.sp.gov.br

ZÔO SAFÁRIAv. do Cursino, 6.338, zona sul, tel. (11) 6336-2143. www.zoologico.sp.gov.br

CULTURA

MUSEUS E CENTROS CULTURAIS

CAIXA CULTURAL GALERIA PAULISTAAv. Paulista, 2.083, Paulista/Jardins, tel. (11) 3107-0498.www.caixa.gov.br

CASA DAS ROSASAv. Paulista, 37, Paulista/Jardins, tel. (11) 3285-6986. www.casadasrosas.sp.gov.br

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASILR. Álvares Penteado, 112, centro, tel. (11) 3113-3651. www.bb.com.br/cultura

CENTRO CULTURAL FIESPAv. Paulista, 1.313, Paulista/Jardins, tel. (11) 3549-4499. www.fiesp.com.br/centro_cultural

CENTRO CULTURAL SÃO PAULOR. Vergueiro, 1.000, Paulista/Jardins, tel. (11) 3277-3611. www.centrocultural.sp.gov.br

ESTAÇÃO CIÊNCIAR. Guaicurus, 1.394, zona oeste, tel. (11) 3673-7022. www.eciencia.usp.br

FUNDAÇÃO BIENALParque do Ibirapuera, Portão 3, zona sul, tel. (11) 5574-5922. http://bienalsaopaulo.globo.com

FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANOAv. Morumbi, 4077, zona oeste, tel. (11) 3742-0077. www.fundacaooscaramericano.org.br

INSTITUTO BUTANTANAv. Vital Brazil, 1.500, zona oeste, tel. (11) 3726-7222. www.butantan.gov.br

INSTITUTO ITAÚ CULTURALAv. Paulista, 149, Paulista/Jardins, tel. (11) 2168-1700. www.itaucultural.org.br

INSTITUTO TOMIE OHTAKEAv. Brigadeiro Faria Lima, zona oeste, 201; tel. (11) 6844-1900. www.institutotomieohtake.org.br

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINAAv. Auro Soares de Moura Andrade, 664, zona oeste, tel. (11) 3823-4600. www.memorial.org.br

MEMORIAL DO IMIGRANTER. Visconde de Parnaíba, 1.316 , zona leste, estação Bresser.tel. (11) 6693-0917. www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

MUSEU AFRO-BRASILParque do Ibirapuera, Portão 3, zona sul, tel. (11) 5908-1721.www.museuafrobrasil.prodam.sp.gov.br

MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA (MAE)Av. Prof. Almeida Prado, 1.466, zona oeste, tel. (11) 3091-4901. www.mae.usp.br

MUSEU DE ARTE SACRAAv. Tiradentes, 676, centro, tel. (11) 3326-1373. http://artesacra.sarasa.com.br

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (MAC)R. da Reitoria, 160, zona oeste, tel. (11) 3091-3039. www.mac.usp.br

MUSEU DE ARTE MODERNA (MAM)Parque do Ibirapuera, Portão 3, zona sul, tel. (11) 5549-9688. www.mam.org.br

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO (MASP)Av. Paulista, 1.578 , Paulista/Jardins, tel. (11) 3251-5644. www.masp.art.br

MUSEU BRASILEIRO DE ESCULTURA (MUBE)Av. Europa, 218 , Paulista/Jardins, tel. (11) 3081-8611. www.mube.art.br

MUSEU DA CASA BRASILEIRAAv. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, tel. (11) 3032-3727. www.mcb.sp.gov.br

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS)Av. Europa, 158 , Paulista/Jardins, tel. (11) 3062-9197. www.mis.sp.gov.br

MUSEU DA IMIGRAÇÃO JAPONESAR. São Joaquim, 381, 7/A, centro, tel. (11) 3209-5465.www.nihonsite.com/muse

MUSEU LASAR SEGALLR. Berta, 111 , zona sul, tel. (11) 5574-7322. www.museusegall.org.br

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESAPça. da Luz, s/nº, centro, tel. (11) 3326-0775. www.estacaodaluz.org.br

MUSEU PAULISTAPq. da Independência, s/nº, zona sul, tel. (11) 6165-8026. www.mp.usp.br

PLANETÁRIO DO CARMOR. John Speers, 137, Portaria 5, zona leste, tel. (11) 6521-1144.www.prefeitura.sp.gov.br

PINACOTECA DO ESTADOPça. da Luz, 2, centro, tel. (11) 3229-9844.www.saopaulo.sp.gov.br/saopaulo/cultura/museus_pinac.htm

SESC BELENZINHOAv. Álvaro Ramos , 915, zona leste, tel. (11) 6602-3700. www.sesc.sp.com

SESC PAULISTAAv. Paulista, 119 , Paulista/Jardins, tel. (11) 3179-3700. www.sesc.sp.com.br

SESC POMPÉIAR. Clélia, 93, zona oeste, tel. (11) 3871-7700. www.sesc.sp.com.br

Jockey Club

Pinacoteca do Estado

CULTURA CULTURA

© FOTOS: 1 MARCOS HIRAKAWA 2 ANDRE STEFANO

© 2

© 1

ENDE

REÇO

S

48

COMPRAS

LAZER DIURNO

LAZER NOTURNO

CENTRO DE CONVENÇÕES

ENDE

REÇO

S

49

COMPRAS

LAZER DIURNO

LAZER NOTURNO

CENTRO DE CONVENÇÕES

PONTOS TURÍSTICOS

ARQUIVO DO ESTADOR. Voluntários da Pátria, 596, zona norte, tel. (11) 6221-4785. www.arquivoestado.sp.gov.br

AUTÓDROMO DE INTERLAGOSAv. Teotônio Vilela, 267, zona sul, tel. (11) 5666-8822. www.autodromointerlagos.com

BIBLIOTECA MARIO DE ANDRADER. da Consolação, 94, centro, tel. (11) 3256-5270.www.prefeitura.sp.gov.br

CAPELA DE SÃO MIGUEL ARCANJOPça. Pe. Aleixo Monteiro Mafra, s/nº,zona leste, www.prefeitura.sp.gov.br

CASA DA FAZENDA MORUMBIAv. Morumbi, 5.594, zona sul, tel. (11) 3742-2810 www.casadafazenda.com.br

CASA DO BANDEIRANTEPça. Monteiro Lobato, s/nº, zona oeste, tel. (11) 3031-0920.www.prefeitura.sp.gov.br

CASA DO SERTANISTAPça. Ênio Barbato s/nº, zona oeste, tel. (011) 3106-2218.www.prodam.sp.gov.br/dph/museus/mucsert.htm

CATEDRAL DA SÉPraça da Sé, s/nº, centro, tel. (11) 3107-6832.www.arquidiocese-sp.org.br

CATEDRAL ORTODOXAR. Vergueiro, 1.515, tel. (11) 5579-3835, Paulista/Jardins. www.catedralortodoxa.com.br

CEAGESPAv. Dr. Gastão Vidigal, 1.946, zona oeste, tel. (11) 3643-3700. www.ceagesp.gov.br

IGREJA N. S. DA CONSOLAÇÃOR. da Consolação, 585,tel. (11) 3256-5356.www.arquidiocese-sp.org.br

IGREJA N. S. DO BRASILPça. N. S. do Brasil, 1, tel. (11) 3085-6828.www.nossasenhoradobrasil.com.br

IGREJA DE SÃO JUDASAv. Jabaquara, 2.682, tel. (11) 5072-9928.www.arquidiocese-sp.org.br

JOCKEY CLUBAv. Lineu de Paula Machado, 1263, tel. (11) 3816-4011. www.jockeysp.com.br

MERCADO MUNICIPALRua da Cantareira, 306, centro, tel. (11) 3228-0673. www.mercadomunicipal.com.br

MESQUITA CENTRALAv. do Estado, 5382, centro, tel. (11) 3208-6789. www.alcorao.com.br

MOSTEIRO DE SÃO BENTOLargo de São Bento, s/nº, centro, tel. (11) 3328-8799.www.mosteiro.org.br

PATEO DO COLLEGIOR. Pateo do Collegio, 2, centro, tel. (11) 3239-5722. www.pateocollegio.com.br

SINAGOGA BETH-ELR. Avanhandava, 137, centro, tel. (11) 3256-1246. www.prefeitura.sp.gov.br

SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS R. Roberto Simonsen, 136, centro, tel. (11) 3105-0991.www.prefeitura.sp.gov.br

THEATRO MUNICIPALPça. Ramos de Azevedo, s/nº,tel. (11) 3223-3022.www.prefeitura.sp.gov.br

TEMPLO BUSSHINJIR. São Joaquim, 285, centro, tel. (11) 3208-4515. www.sotozen.org.br

ZOOLÓGICOAv. Miguel Estéfano, 4.241, zona sul, tel. (11) 5073-0811. www.zoologico.sp.gov.br

ZÔO SAFÁRIAv. do Cursino, 6.338, zona sul, tel. (11) 6336-2143. www.zoologico.sp.gov.br

CULTURA

MUSEUS E CENTROS CULTURAIS

CAIXA CULTURAL GALERIA PAULISTAAv. Paulista, 2.083, Paulista/Jardins, tel. (11) 3107-0498.www.caixa.gov.br

CASA DAS ROSASAv. Paulista, 37, Paulista/Jardins, tel. (11) 3285-6986. www.casadasrosas.sp.gov.br

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASILR. Álvares Penteado, 112, centro, tel. (11) 3113-3651. www.bb.com.br/cultura

CENTRO CULTURAL FIESPAv. Paulista, 1.313, Paulista/Jardins, tel. (11) 3549-4499. www.fiesp.com.br/centro_cultural

CENTRO CULTURAL SÃO PAULOR. Vergueiro, 1.000, Paulista/Jardins, tel. (11) 3277-3611. www.centrocultural.sp.gov.br

ESTAÇÃO CIÊNCIAR. Guaicurus, 1.394, zona oeste, tel. (11) 3673-7022. www.eciencia.usp.br

FUNDAÇÃO BIENALParque do Ibirapuera, Portão 3, zona sul, tel. (11) 5574-5922. http://bienalsaopaulo.globo.com

FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANOAv. Morumbi, 4077, zona oeste, tel. (11) 3742-0077. www.fundacaooscaramericano.org.br

INSTITUTO BUTANTANAv. Vital Brazil, 1.500, zona oeste, tel. (11) 3726-7222. www.butantan.gov.br

INSTITUTO ITAÚ CULTURALAv. Paulista, 149, Paulista/Jardins, tel. (11) 2168-1700. www.itaucultural.org.br

INSTITUTO TOMIE OHTAKEAv. Brigadeiro Faria Lima, zona oeste, 201; tel. (11) 6844-1900. www.institutotomieohtake.org.br

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINAAv. Auro Soares de Moura Andrade, 664, zona oeste, tel. (11) 3823-4600. www.memorial.org.br

MEMORIAL DO IMIGRANTER. Visconde de Parnaíba, 1.316 , zona leste, estação Bresser.tel. (11) 6693-0917. www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

MUSEU AFRO-BRASILParque do Ibirapuera, Portão 3, zona sul, tel. (11) 5908-1721.www.museuafrobrasil.prodam.sp.gov.br

MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA (MAE)Av. Prof. Almeida Prado, 1.466, zona oeste, tel. (11) 3091-4901. www.mae.usp.br

MUSEU DE ARTE SACRAAv. Tiradentes, 676, centro, tel. (11) 3326-1373. http://artesacra.sarasa.com.br

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (MAC)R. da Reitoria, 160, zona oeste, tel. (11) 3091-3039. www.mac.usp.br

MUSEU DE ARTE MODERNA (MAM)Parque do Ibirapuera, Portão 3, zona sul, tel. (11) 5549-9688. www.mam.org.br

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO (MASP)Av. Paulista, 1.578 , Paulista/Jardins, tel. (11) 3251-5644. www.masp.art.br

MUSEU BRASILEIRO DE ESCULTURA (MUBE)Av. Europa, 218 , Paulista/Jardins, tel. (11) 3081-8611. www.mube.art.br

MUSEU DA CASA BRASILEIRAAv. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, tel. (11) 3032-3727. www.mcb.sp.gov.br

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS)Av. Europa, 158 , Paulista/Jardins, tel. (11) 3062-9197. www.mis.sp.gov.br

MUSEU DA IMIGRAÇÃO JAPONESAR. São Joaquim, 381, 7/A, centro, tel. (11) 3209-5465.www.nihonsite.com/muse

MUSEU LASAR SEGALLR. Berta, 111 , zona sul, tel. (11) 5574-7322. www.museusegall.org.br

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESAPça. da Luz, s/nº, centro, tel. (11) 3326-0775. www.estacaodaluz.org.br

MUSEU PAULISTAPq. da Independência, s/nº, zona sul, tel. (11) 6165-8026. www.mp.usp.br

PLANETÁRIO DO CARMOR. John Speers, 137, Portaria 5, zona leste, tel. (11) 6521-1144.www.prefeitura.sp.gov.br

PINACOTECA DO ESTADOPça. da Luz, 2, centro, tel. (11) 3229-9844.www.saopaulo.sp.gov.br/saopaulo/cultura/museus_pinac.htm

SESC BELENZINHOAv. Álvaro Ramos , 915, zona leste, tel. (11) 6602-3700. www.sescsp.com.br

SESC PAULISTAAv. Paulista, 119 , Paulista/Jardins, tel. (11) 3179-3700. www.sescsp.com.br

SESC POMPÉIAR. Clélia, 93, zona oeste, tel. (11) 3871-7700. www.sescsp.com.br

Jockey Club

Pinacoteca do Estado

CULTURA CULTURA

© FOTOS: 1 MARCOS HIRAKAWA 2 ANDRE STEFANO

© 2

© 1

ENDE

REÇO

S

50

CULTURA

LAZER DIURNO

LAZER NOTURNO

CENTRO DE CONVENÇÕES

ENDE

REÇO

S

51

CULTURA

LAZER DIURNO

LAZER NOTURNO

CENTRO DE CONVENÇÕES

RUAS DE COMÉRCIO ESPECIALIZADO

ANTIGUIDADESR. Cardeal Arcoverde, Pinheiros.

ARMARINHOLadeira Porto Geral e R. 25 de março, Centro.

ARTIGOS E UTENSÍLIOS PARA COZINHA RESIDENCIAL, BARES, HOTÉIS E HOSPITAISR. Paula Souza, Brás.

AUTOPEÇASAv. Duque de Caxias, Santa Cecília.

BIJUTERIAS/PAPELARIAR. 25 de Março e R. Barão de Duprat, Centro.

BORRACHAS (artigos)R. Florêncio de Abreu, Centro.

CAÇA E PESCALargo de Pinheiros, Pinheiros, e R. Senador Queiroz, Brás.

CALÇADOS (lojas de descontos)R. Bem-Te-Vi, Moema, e R. João Cachoeira, Itaim.

CALÇADOS POPULARESR. Cavalheiro, Brás.

CHAPÉUS, BONÉS E AFINSR. do Seminário, Centro, e R. Quintino Bocaiúva, Sé.

COUROR. do Arouche e arredores, Centro.

DECORAÇÃOAl. Gabriel Monteiro da Silva, Jd. Paulista, e praça Benedito Calixto, Pinheiros.

DISCOS RAROSR. 24 de Maio (Grandes Galerias), Centro.

ENXOVAISR. Oriente e R. Maria Marcolina, Brás.

EQUIPAMENTOS ELETRO-ELETRÔNICOS E COMPUTADORESR. Santa Ifigênia, Centro.

ERVAS MEDICINAIS E HOMEOPATIASPraça da Sé, Centro.

ESSÊNCIAS E MATERIAL PARA PERFUMES, COSMÉTICOS, VELAS E SABONETESR. Silveira Martins e Praça da Sé, Centro.

FERRAGENSR. Paes Leme, Pinheiros.

FERRAMENTAS E MÁQUINASR. Florêncio de Abreu, Centro.

FLORESCeagesp, Vila Leopoldina, Av. Dr. Arnaldo, Pinheiros, e Largo do Arouche, Vila Buarque.

INGREDIENTES CULINÁRIOS E PRODUTOS DO NORTE E NORDESTER. Paulo Afonso, Brás, e Mercado Municipal, Centro.

INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS, EQUIP. ORTOPÉDICOS, MATERIAL PARA LABORATÓRIOS, CAMAS E CADEIRAS ESPECIAISR. Borges Lagoa, Vila Clementino.

INSTRUMENTOS MUSICAISR. Teodoro Sampaio, Pinheiros,e R. General Osório, Sta. Ifigênia.

JÓIAS EM OURO, PRATA, CHAPEADOS, BIJUTERIAS, ACESSÓRIOS E FERRAMENTAS PARA JOALHEIROSR. Barão de Paranapiacaba, Centro.

LOJAS DE GRIFES NACIONAIS E INTERNACIONAISR. Oscar Freire, Jardins.

LUSTRES E SIMILARESR. da Consolação, Consolação.

MADEIRAS E ACESSÓRIOSR. Paes Leme, Pinheiros, e R. do Gasômetro, Pq. D. Pedro II.

MATERIAL FOTOGRÁFICOR. Conselheiro Crispiniano, Centro.

MOTOS E ACESSÓRIOSR. Barão de Limeira e Lgo. General Osório, Centro.

MÓVEISR. Teodoro Sampaio, Pinheiros.

MÓVEIS USADOSAv. São João e Praça Marechal Deodoro, Centro.

OBJETOS DE DECORAÇÃOR. Normandia, Moema.

OURO BRUTO, PEDRAS PRECIOSASE SEMI-PRECIOSASR. José Bonifácio Barão de Itapetininga, Centro.

PEÇAS DE VEÍCULOS FORA DE SÉRIER. Piratininga, Brás.

PRODUTOS HORTIFRUTIGRANJEIROSCeagesp, Vila Leopoldina, e Mercado Municipal.

PRODUTOS ORIENTAISR. Galvão Bueno e arredores, Liberdade.

ROUPAS JOVENSGaleria Ouro Fino, R. Augusta, 1690, e Grandes Galerias, R. 24 de maio, Centro.

TAPEÇARIAAv. Rangel Pestana, Brás.

TECIDOSR. 25 de Março, Centro.

UNIFORMES, COLETES A PROVA DE BALA SE INSÍGNIASAv. Tiradentes, Luz.

VESTIDOS DE NOIVAR. São Caetano, Luz.

VESTUÁRIO POPULAR R. José Paulino, Bom Retiro, Oriente e Maria Marcolina, Brás.

Veja mapa de localizações de bairros na página 22 e www.cidadedesaopaulo.com.

SHOPPING CENTERS

ARICANDUVAAv. Aricanduva, 5.555, tel. (11) 3444-2000, zona lestewww.aricanduva.com.br

BUTANTÃAv. Francisco Morato, 2.718, tel. (11) 3721-8882, zona oestewww.shoppingbutanta.com.br

CENTER NORTETrav. Casalbuono, 120, tel. (11) 6224-5900, zona nortewww.centernorte.com.br

D&D (especializado em decoração)Av. Nações Unidas, 12.555, tel. (11) 3043-9000, zona sulwww.dedshopping.com.br

ELDORADOAv. Rebouças, 3.970, tel. (11) 3819-0688, zona oestewww.shoppingeldorado.com.br

FREI CANECAR. Frei Caneca, 569, tel. (11) 3472-2000, centrowww.freicanecashopping.com.br

IBIRAPUERAAv. Ibirapuera, 3103, tel. (11) 5095-2300, zona sul.www.ibirapuera.com.br

IGUATEMIAv. Brigadeiro Faria Lima, 2232, tel. (11) 3816-6116, zona sulwww.iguatemisaopaulo.com.br

JARDIM ANÁLIA FRANCOAv. Regente Feijó, 1.739, tel. (11) 6643-4360, zona lestewww.shoppingjardimanaliafranco.com.br

LAR CENTER (especializado em móveis e decoração)Av. Otto Baumgart, 500, tel. (11) 6224-5900, zona norte.www.larcenter.com.br

LIGHTR. Xavier de Toledo com Viaduto do Chá, tel. (11) 3257-2299, centrowww.shoppinglight.com.br

MARKET PLACEAv. Dr. Chucri Zaidan, 902, tel. (11) 5041-7244, zona sulwww.marketplace.com.br

METRÔ TATUAPÉAv. Radial Leste, esquina com r. Tuiuti, tel. (11) 6192-9444, zona leste.www.shoppingtatuape.com.br

MORUMBIAv. Roque Petroni Júnior, 1089, tel. (11) 5189-4500,zona sulwww.morumbishopping.com.br

PÁTIO HIGIENÓPOLISAv. Higienópolis, 646, tel. (11) 3823-2943, zona oestewww.patiohigienopolis.com.br

PAULISTAR.Treze de Maio, 1.947, tel. (11) 3285-4461, centrowww.redeplaza.com.br/paulista.htm

SHOPPING DAv. Cruzeiro do Sul, 1.100, tel. (11) 3311-9333, zona norte.www.shopd.com.br

COMPRAS

Lustres na LiberdadeBenedito Calixto COMPRAS COMPRAS

© FOTOS: 1 ALEXANDRE DINIZ 2 ANDRE STEFANO 3 JULIANA VIDIGAL

FEIRAS DE ARTESANATO E ANTIGUIDADES

FEIRA DE ANTIGUIDADES DO BIXIGAPça. Dom Orione, centro. Aos domingos, das 8h às 18h.

FEIRA DE ANTIGUIDADES DO MASPAv. Paulista, 1.578, Paulista/Jardins, estação Trianon/Masp. Aos domingos, das 10h às 17h.www.masp.art.br

FEIRA DE ARTESANATO E ANTIGUIDADES DA BENEDITO CALIXTOPça. Benedito Calixto, zona oeste, estação Clínicas. Aos sábados, das 9h às 19h.www.pracabeneditocalixto.com.br

FEIRA ORIENTALPça. da Liberdade, centro, estação Liberdade.Aos sábados, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 19h.www.feiradaliberdade.com.br.

© 1

© 2

© 2 © 3

Shopping Iguatemi

Shopping Light

ENDE

REÇO

S

50

CULTURA

LAZER DIURNO

LAZER NOTURNO

CENTRO DE CONVENÇÕES

ENDE

REÇO

S

51

CULTURA

LAZER DIURNO

LAZER NOTURNO

CENTRO DE CONVENÇÕES

RUAS DE COMÉRCIO ESPECIALIZADO

ANTIGUIDADESR. Cardeal Arcoverde, Pinheiros.

ARMARINHOLadeira Porto Geral e R. 25 de março, Centro.

ARTIGOS E UTENSÍLIOS PARA COZINHA RESIDENCIAL, BARES, HOTÉIS E HOSPITAISR. Paula Souza, Brás.

AUTOPEÇASAv. Duque de Caxias, Santa Cecília.

BIJUTERIAS/PAPELARIAR. 25 de Março e R. Barão de Duprat, Centro.

BORRACHAS (artigos)R. Florêncio de Abreu, Centro.

CAÇA E PESCALargo de Pinheiros, Pinheiros, e R. Senador Queiroz, Brás.

CALÇADOS (lojas de descontos)R. Bem-Te-Vi, Moema, e R. João Cachoeira, Itaim.

CALÇADOS POPULARESR. Cavalheiro, Brás.

CHAPÉUS, BONÉS E AFINSR. do Seminário, Centro, e R. Quintino Bocaiúva, Sé.

COUROR. do Arouche e arredores, Centro.

DECORAÇÃOAl. Gabriel Monteiro da Silva, Jd. Paulista, e praça Benedito Calixto, Pinheiros.

DISCOS RAROSR. 24 de Maio (Grandes Galerias), Centro.

ENXOVAISR. Oriente e R. Maria Marcolina, Brás.

EQUIPAMENTOS ELETRO-ELETRÔNICOS E COMPUTADORESR. Santa Ifigênia, Centro.

ERVAS MEDICINAIS E HOMEOPATIASPraça da Sé, Centro.

ESSÊNCIAS E MATERIAL PARA PERFUMES, COSMÉTICOS, VELAS E SABONETESR. Silveira Martins e Praça da Sé, Centro.

FERRAGENSR. Paes Leme, Pinheiros.

FERRAMENTAS E MÁQUINASR. Florêncio de Abreu, Centro.

FLORESCeagesp, Vila Leopoldina, Av. Dr. Arnaldo, Pinheiros, e Largo do Arouche, Vila Buarque.

INGREDIENTES CULINÁRIOS E PRODUTOS DO NORTE E NORDESTER. Paulo Afonso, Brás, e Mercado Municipal, Centro.

INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS, EQUIP. ORTOPÉDICOS, MATERIAL PARA LABORATÓRIOS, CAMAS E CADEIRAS ESPECIAISR. Borges Lagoa, Vila Clementino.

INSTRUMENTOS MUSICAISR. Teodoro Sampaio, Pinheiros,e R. General Osório, Sta. Ifigênia.

JÓIAS EM OURO, PRATA, CHAPEADOS, BIJUTERIAS, ACESSÓRIOS E FERRAMENTAS PARA JOALHEIROSR. Barão de Paranapiacaba, Centro.

LOJAS DE GRIFES NACIONAIS E INTERNACIONAISR. Oscar Freire, Jardins.

LUSTRES E SIMILARESR. da Consolação, Consolação.

MADEIRAS E ACESSÓRIOSR. Paes Leme, Pinheiros, e R. do Gasômetro, Pq. D. Pedro II.

MATERIAL FOTOGRÁFICOR. Conselheiro Crispiniano, Centro.

MOTOS E ACESSÓRIOSR. Barão de Limeira e Lgo. General Osório, Centro.

MÓVEISR. Teodoro Sampaio, Pinheiros.

MÓVEIS USADOSAv. São João e Praça Marechal Deodoro, Centro.

OBJETOS DE DECORAÇÃOR. Normandia, Moema.

OURO BRUTO, PEDRAS PRECIOSASE SEMI-PRECIOSASR. José Bonifácio Barão de Itapetininga, Centro.

PEÇAS DE VEÍCULOS FORA DE SÉRIER. Piratininga, Brás.

PRODUTOS HORTIFRUTIGRANJEIROSCeagesp, Vila Leopoldina, e Mercado Municipal.

PRODUTOS ORIENTAISR. Galvão Bueno e arredores, Liberdade.

ROUPAS JOVENSGaleria Ouro Fino, R. Augusta, 1690, e Grandes Galerias, R. 24 de maio, Centro.

TAPEÇARIAAv. Rangel Pestana, Brás.

TECIDOSR. 25 de Março, Centro.

UNIFORMES, COLETES A PROVA DE BALA SE INSÍGNIASAv. Tiradentes, Luz.

VESTIDOS DE NOIVAR. São Caetano, Luz.

VESTUÁRIO POPULAR R. José Paulino, Bom Retiro, Oriente e Maria Marcolina, Brás.

Veja mapa de localizações de bairros na página 22 e www.cidadedesaopaulo.com.

SHOPPING CENTERS

ARICANDUVAAv. Aricanduva, 5.555, tel. (11) 3444-2000, zona lestewww.aricanduva.com.br

BUTANTÃAv. Francisco Morato, 2.718, tel. (11) 3721-8882, zona oestewww.shoppingbutanta.com.br

CENTER NORTETrav. Casalbuono, 120, tel. (11) 6224-5900, zona nortewww.centernorte.com.br

D&D (especializado em decoração)Av. Nações Unidas, 12.555, tel. (11) 3043-9000, zona sulwww.dedshopping.com.br

ELDORADOAv. Rebouças, 3.970, tel. (11) 3819-0688, zona oestewww.shoppingeldorado.com.br

FREI CANECAR. Frei Caneca, 569, tel. (11) 3472-2000, centrowww.freicanecashopping.com.br

IBIRAPUERAAv. Ibirapuera, 3103, tel. (11) 5095-2300, zona sul.www.ibirapuera.com.br

IGUATEMIAv. Brigadeiro Faria Lima, 2232, tel. (11) 3816-6116, zona sulwww.iguatemisaopaulo.com.br

JARDIM ANÁLIA FRANCOAv. Regente Feijó, 1.739, tel. (11) 6643-4360, zona lestewww.shoppingjardimanaliafranco.com.br

LAR CENTER (especializado em móveis e decoração)Av. Otto Baumgart, 500, tel. (11) 6224-5900, zona norte.www.larcenter.com.br

LIGHTR. Xavier de Toledo com Viaduto do Chá, tel. (11) 3257-2299, centrowww.shoppinglight.com.br

MARKET PLACEAv. Dr. Chucri Zaidan, 902, tel. (11) 5041-7244, zona sulwww.marketplace.com.br

METRÔ TATUAPÉAv. Radial Leste, esquina com r. Tuiuti, tel. (11) 6192-9444, zona leste.www.shoppingtatuape.com.br

MORUMBIAv. Roque Petroni Júnior, 1089, tel. (11) 5189-4500,zona sulwww.morumbishopping.com.br

PÁTIO HIGIENÓPOLISAv. Higienópolis, 646, tel. (11) 3823-2943, zona oestewww.patiohigienopolis.com.br

PAULISTAR.Treze de Maio, 1.947, tel. (11) 3285-4461, centrowww.redeplaza.com.br/paulista.htm

SHOPPING DAv. Cruzeiro do Sul, 1.100, tel. (11) 3311-9333, zona norte.www.shopd.com.br

COMPRAS

Lustres na LiberdadeBenedito Calixto COMPRAS COMPRAS

© FOTOS: 1 ALEXANDRE DINIZ 2 ANDRE STEFANO 3 JULIANA VIDIGAL

FEIRAS DE ARTESANATO E ANTIGUIDADES

FEIRA DE ANTIGUIDADES DO BIXIGAPça. Dom Orione, centro. Aos domingos, das 8h às 18h.

FEIRA DE ANTIGUIDADES DO MASPAv. Paulista, 1.578, Paulista/Jardins, estação Trianon/Masp. Aos domingos, das 10h às 17h.www.masp.art.br

FEIRA DE ARTESANATO E ANTIGUIDADES DA BENEDITO CALIXTOPça. Benedito Calixto, zona oeste, estação Clínicas. Aos sábados, das 9h às 19h.www.pracabeneditocalixto.com.br

FEIRA ORIENTALPça. da Liberdade, centro, estação Liberdade.Aos sábados, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 19h.www.feiradaliberdade.com.br.

© 1

© 2

© 2 © 3

Shopping Iguatemi

Shopping Light

ENDE

REÇO

S

52

CULTURA

COMPRAS

CENTRO DE CONVENÇÕES

ENDE

REÇO

S

53

CULTURA

COMPRAS

LAZER DIURNO

LAZER NOTURNO

VARIEDADE DE OPÇÕES DE VÔOS E OUTROS MEIOS DE TRANSPORTES.ABUNDÂNCIA DE VAGAS NO SETOR HOTELEIRO E VARIEDADE DE CATEGORIAS. GRANDE LEQUE DE ATIVIDADES DE LAZER APÓS O EVENTO.INFRA-ESTRUTURA CAPAZ DE ABRIGAR EVENTOS DE QUALQUER PORTE. ESTAR NO MAIOR CENTRO CONSUMIDOR DA AMÉRICA LATINA.

C E N T R O S D E C O N V E N Ç Õ E S

VANTAGENS DE FAZER UM EVENTO EM SÃO PAULO:

LOCAIS PARA EVENTOS

PARQUE ANHEMBI Av. Olavo Fontoura, 1.209, zona norte, tel. (11) 6226-0400. www.anhembi.com.br

CÂMARA AMERICANA DE COMÉRCIO DE SÃO PAULO (AMCHAM)R. da Paz, 1.431, zona sul, tel. (11) 3011-6000. www.amcham.com.br

CENTRO DE CONVENÇÕES DO SHOPPING FREI CANECAR. Frei Caneca, 569, centro, tel. (11) 3472-2000. www.freicanecashopping.com.br

CENTRO DE CONVENÇÕES REBOUÇASAv. Rebouças, 600, zona oeste, tel. (11) 3898-7850. www.convencoesreboucas.com.br

CENTRO DE EVENTOS SÃO LUÍSR. Luís Coelho, 323, Paulista/Jardins, tel. (11) 3138-9667, Paulista/Jardins. www.eventossaoluis.com.br

CENTRO DE EXPOSIÇÕES IMIGRANTESRod. dos Imigrantes, km.1,5, zona sul, tel. (11) 5073-7799. www.centroimigrantes.com.br

EXPO CENTER NORTER. José Bernardo Pinto, 333, zona norte, tel. (11) 6224-5900. www.expocnorte.com.br

EXPO MART FEIRAS E EVENTOSR. Chico Pontes, 1730, zona norte, tel.(11) 6902-2905. www.expomart.com.br

CENTRO FECOMÉRCIODE EVENTOSR. Dr. Plínio Barreto, 285, centro, tel. (11) 3254-1672. www.fecomercioeventos.com.br

ITM EXPOAv. Engenheiro Roberto Zuccolo, 555, zona oeste, tel. (11) 2117-7000. www.itmexpo.com.br

VILLA NOAH EMBRATELR. Castro Verde, 266, zona sul, tel. (11) 2179-3400.www.villanoah.com.br

TRANSAMÉRICA EXPO CENTERAv. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, zona sul, tel. (11) 5643-3000. www.transamericaexpo.com.br

WORLD TRADE CENTERAv. das Nações Unidas, 12.551, zona sul, tel. (11) 3043-7112. www.wtc.org.br

Mais informações sobre feiras no site www.ubrafe.com.br.

Parque Anhembi -Palácio de Convenções

DICA PRECIOSASugira ao seu passageirode negócios passar pelo menos mais um dia em São Paulo. Assim ele poderá conhecer melhor as atrações da cidade e relaxar. Mais dicas de programas tambémpodem ser vistas no www.cidadedesaopaulo.com

PARQUES PÚBLICOS

DA ACLIMAÇÃOR. Muniz de Souza, 1.119, zona sul, tel. (11) 3208-4042

ÁGUA BRANCAAv. Francisco Matarazzo, 455, zona oeste, tel. (11) 3865-4130.

BURLE MARXAv. Dona Helena Pereira de Moraes, 200, zona sul, tel. (11) 3746-7631.

ECOLÓGICO DO TIETÊRod. Ayrton Senna, km 17, zona leste, tel. (11) 6958.1477, http://ecotiete.sites.uol.com.br

ESTADUAL DA SERRA DA CANTAREIRAAv. Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100, zona norte, tel. (11) 6995-3254.

DO CARMOAv. Afonso de Sampaio e Souza, 951, zona leste, tel. (11) 6748-0010.

HORTO FLORESTALR. do Horto, 931,tel. (11) 6231-8555.

IBIRAPUERAAv. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 10, zona sul, tel. (11) 5574-5177.

JARDIM BOTÂNICO Av. Miguel Estéfano, 3.031, tel. (11) 5073-6300.

JARDIM DA LUZR. Ribeiro de Lima, 99, centro.

VILLA LOBOSAv. Professor Fonseca Rodrigues, 2.000, zona oeste, tel. (11) 3023-0316.

TRIANONAv. Paulista, altura do número 1.500 (em frente ao Masp).

Mais informações sobre parques da cidade emwww.prefeitura.sp.gov.br

LAZER DIURNO

DIVERSÃO INFANTIL

CASA DOS SONHOS ESTRELAAv. República do Líbano, 501, zona sul, tel. (11) 3817-5677.www.estrela.com.br

CIDADE DO LIVROAl. Afonso Schmidt, 877, zona norte, tel. (11) 6977-8674. www.cidadedolivro.com.br

FANTASY LANDAv. Dr. Chucri Zaidan, 902, Shopping Market Place, zona sul, tel. (11) 5543-3377.www.marketplace.com.br

HOPI HARIRod. dos Bandeirantes, km 72, Itupeva (SP), tel. 0300-789-5566. www.hopihari.com.br

KICK BOLA URBANAR. Bacaetava, 250, zona sul, tel. (11) 5044-5088.www.kickbolaurbana.com.br

PARQUE DA MÔNICAAv. Rebouças, 3.970, Shopping Eldorado, zona oeste, tel. (11) 3093-7766.www.monica.com.br

PARQUE MUNDO DA XUXAAv. das Nações Unidas, 22.540, zona sul, tel. (11) 5547-1212.

PLAYCENTERR. José Gomes Falcão, 20, zona norte, tel. (11) 3350-0199. www.playcenter.com.br

WET’N WILDRod. dos Bandeirantes, km 72, Itupeva (SP), Tel. (011) 4496-8000. www.wetnwild.com.br

CASAS DE SHOWS

BOURBON STREET MUSIC CLUBR. dos Chanés, 127, Moema, tel. (11) 5095-6100.www.bourbonstreet.com.br

CITIBANK HALLAl. dos Jamaris, 213, Moema, tel. (11) 6846-6040. www.citibankhall.com.br

CREDICARD HALLAv. das Nações Unidas, 17.955, tel. (11) 6846-6000, www.credicardhall.com.br

ESPAÇO DAS AMÉRICASR. Tagipuru, 795, zona oeste, tel. (11) 3666-5470www.espacodasamericas.com.br

SALA SÃO PAULOPça. Júlio Prestes, s/nº, Centro, tel. (11) 3337-5414.www.salasaopaulo.art.br

TOM BRASIL NAÇÕES UNIDASR. Bragança Paulista, 1.281, Santo Amaro, tel. (11) 5644-9800. www.casatombrasil.com.br

TOM BRASIL VILA OLÍMPIA R. Olimpíadas, 66, Vila Olímpia, tel. (11) 3044-5665.www.casatombrasil.com.br

VIA FUNCHAL R. Funchal, 65, Vila Olímpia, tel. (11) 3089-6999. www.viafunchal.com.br

LAZER NOTURNO TEATROS

ABRILAv. Brigadeiro Luís Antônio, 411, centro, tel. (11) 6846-6060. www.teatroabril.com.br

OFICINAR. Jaceguai, 520, centro, tel. (11) 3106-2818. www2.uol.com.br/teatroficina

CULTURA ARTÍSTICAR. Nestor Pestana, 196, centro, tel. (11) 3258-3344. www.culturaartistica.com.br

MUNICIPAL DE SÃO PAULOPça. Ramos de Azevedo, s/nº, centro, tel. (11) 3223-3022. http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/cultura/theatromunicipal

SÉRGIO CARDOSOR. Rui Barbosa, 153, centro, tel. (11) 3288-0136. www.teatrosergiocardoso.sp.gov.br

LAZER DIURNO

LAZER NOTURNO

CENTRO DE CONVENÇÕES

© FOTOS: 1 WANDERLEI CELESTINO 2 SYSSA MUNIZ

© 1

Parque Anhembi - Auditório Elis Regina

Parque Anhembi - Feira no Pavilhão de Exposições

© 2

© 1

ENDE

REÇO

S

52

CULTURA

COMPRAS

CENTRO DE CONVENÇÕES

ENDE

REÇO

S

53

CULTURA

COMPRAS

LAZER DIURNO

LAZER NOTURNO

VARIEDADE DE OPÇÕES DE VÔOS E OUTROS MEIOS DE TRANSPORTES.ABUNDÂNCIA DE VAGAS NO SETOR HOTELEIRO E VARIEDADE DE CATEGORIAS. GRANDE LEQUE DE ATIVIDADES DE LAZER APÓS O EVENTO.INFRA-ESTRUTURA CAPAZ DE ABRIGAR EVENTOS DE QUALQUER PORTE. ESTAR NO MAIOR CENTRO CONSUMIDOR DA AMÉRICA LATINA.

C E N T R O S D E C O N V E N Ç Õ E S

VANTAGENS DE FAZER UM EVENTO EM SÃO PAULO:

LOCAIS PARA EVENTOS

PARQUE ANHEMBI Av. Olavo Fontoura, 1.209, zona norte, tel. (11) 6226-0400. www.anhembi.com.br

CÂMARA AMERICANA DE COMÉRCIO DE SÃO PAULO (AMCHAM)R. da Paz, 1.431, zona sul, tel. (11) 3011-6000. www.amcham.com.br

CENTRO DE CONVENÇÕES DO SHOPPING FREI CANECAR. Frei Caneca, 569, centro, tel. (11) 3472-2000. www.freicanecashopping.com.br

CENTRO DE CONVENÇÕES REBOUÇASAv. Rebouças, 600, zona oeste, tel. (11) 3898-7850. www.convencoesreboucas.com.br

CENTRO DE EVENTOS SÃO LUÍSR. Luís Coelho, 323, Paulista/Jardins, tel. (11) 3138-9667, Paulista/Jardins. www.eventossaoluis.com.br

CENTRO DE EXPOSIÇÕES IMIGRANTESRod. dos Imigrantes, km.1,5, zona sul, tel. (11) 5073-7799. www.centroimigrantes.com.br

EXPO CENTER NORTER. José Bernardo Pinto, 333, zona norte, tel. (11) 6224-5900. www.expocnorte.com.br

EXPO MART FEIRAS E EVENTOSR. Chico Pontes, 1730, zona norte, tel.(11) 6902-2905. www.expomart.com.br

CENTRO FECOMÉRCIODE EVENTOSR. Dr. Plínio Barreto, 285, centro, tel. (11) 3254-1672. www.fecomercioeventos.com.br

ITM EXPOAv. Engenheiro Roberto Zuccolo, 555, zona oeste, tel. (11) 2117-7000. www.itmexpo.com.br

VILLA NOAH EMBRATELR. Castro Verde, 266, zona sul, tel. (11) 2179-3400.www.villanoah.com.br

TRANSAMÉRICA EXPO CENTERAv. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, zona sul, tel. (11) 5643-3000. www.transamericaexpo.com.br

WORLD TRADE CENTERAv. das Nações Unidas, 12.551, zona sul, tel. (11) 3043-7112. www.wtc.org.br

Mais informações sobre feiras no site www.ubrafe.com.br.

Parque Anhembi -Palácio de Convenções

DICA PRECIOSASugira ao seu passageirode negócios passar pelo menos mais um dia em São Paulo. Assim ele poderá conhecer melhor as atrações da cidade e relaxar. Mais dicas de programas tambémpodem ser vistas no www.cidadedesaopaulo.com

PARQUES PÚBLICOS

DA ACLIMAÇÃOR. Muniz de Souza, 1.119, zona sul, tel. (11) 3208-4042

ÁGUA BRANCAAv. Francisco Matarazzo, 455, zona oeste, tel. (11) 3865-4130.

BURLE MARXAv. Dona Helena Pereira de Moraes, 200, zona sul, tel. (11) 3746-7631.

ECOLÓGICO DO TIETÊRod. Ayrton Senna, km 17, zona leste, tel. (11) 6958.1477, http://ecotiete.sites.uol.com.br

ESTADUAL DA SERRA DA CANTAREIRAAv. Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100, zona norte, tel. (11) 6995-3254.

DO CARMOAv. Afonso de Sampaio e Souza, 951, zona leste, tel. (11) 6748-0010.

HORTO FLORESTALR. do Horto, 931,tel. (11) 6231-8555.

IBIRAPUERAAv. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 10, zona sul, tel. (11) 5574-5177.

JARDIM BOTÂNICO Av. Miguel Estéfano, 3.031, tel. (11) 5073-6300.

JARDIM DA LUZR. Ribeiro de Lima, 99, centro.

VILLA LOBOSAv. Professor Fonseca Rodrigues, 2.000, zona oeste, tel. (11) 3023-0316.

TRIANONAv. Paulista, altura do número 1.500 (em frente ao Masp).

Mais informações sobre parques da cidade emwww.prefeitura.sp.gov.br

LAZER DIURNO

DIVERSÃO INFANTIL

CASA DOS SONHOS ESTRELAAv. República do Líbano, 501, zona sul, tel. (11) 3817-5677.www.estrela.com.br

CIDADE DO LIVROAl. Afonso Schmidt, 877, zona norte, tel. (11) 6977-8674. www.cidadedolivro.com.br

FANTASY LANDAv. Dr. Chucri Zaidan, 902, Shopping Market Place, zona sul, tel. (11) 5543-3377.www.marketplace.com.br

HOPI HARIRod. dos Bandeirantes, km 72, Itupeva (SP), tel. 0300-789-5566. www.hopihari.com.br

KICK BOLA URBANAR. Bacaetava, 250, zona sul, tel. (11) 5044-5088.www.kickbolaurbana.com.br

PARQUE DA MÔNICAAv. Rebouças, 3.970, Shopping Eldorado, zona oeste, tel. (11) 3093-7766.www.monica.com.br

PARQUE MUNDO DA XUXAAv. das Nações Unidas, 22.540, zona sul, tel. (11) 5547-1212.

PLAYCENTERR. José Gomes Falcão, 20, zona norte, tel. (11) 3350-0199. www.playcenter.com.br

WET’N WILDRod. dos Bandeirantes, km 72, Itupeva (SP), Tel. (011) 4496-8000. www.wetnwild.com.br

CASAS DE SHOWS

BOURBON STREET MUSIC CLUBR. dos Chanés, 127, Moema, tel. (11) 5095-6100.www.bourbonstreet.com.br

CITIBANK HALLAl. dos Jamaris, 213, Moema, tel. (11) 6846-6040. www.citibankhall.com.br

CREDICARD HALLAv. das Nações Unidas, 17.955, tel. (11) 6846-6000, www.credicardhall.com.br

ESPAÇO DAS AMÉRICASR. Tagipuru, 795, zona oeste, tel. (11) 3666-5470www.espacodasamericas.com.br

SALA SÃO PAULOPça. Júlio Prestes, s/nº, Centro, tel. (11) 3337-5414.www.salasaopaulo.art.br

TOM BRASIL NAÇÕES UNIDASR. Bragança Paulista, 1.281, Santo Amaro, tel. (11) 5644-9800. www.casatombrasil.com.br

TOM BRASIL VILA OLÍMPIA R. Olimpíadas, 66, Vila Olímpia, tel. (11) 3044-5665.www.casatombrasil.com.br

VIA FUNCHAL R. Funchal, 65, Vila Olímpia, tel. (11) 3089-6999. www.viafunchal.com.br

LAZER NOTURNO TEATROS

ABRILAv. Brigadeiro Luís Antônio, 411, centro, tel. (11) 6846-6060. www.teatroabril.com.br

OFICINAR. Jaceguai, 520, centro, tel. (11) 3106-2818. www2.uol.com.br/teatroficina

CULTURA ARTÍSTICAR. Nestor Pestana, 196, centro, tel. (11) 3258-3344. www.culturaartistica.com.br

MUNICIPAL DE SÃO PAULOPça. Ramos de Azevedo, s/nº, centro, tel. (11) 3223-3022. http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/cultura/theatromunicipal

SÉRGIO CARDOSOR. Rui Barbosa, 153, centro, tel. (11) 3288-0136. www.teatrosergiocardoso.sp.gov.br

LAZER DIURNO

LAZER NOTURNO

CENTRO DE CONVENÇÕES

© FOTOS: 1 WANDERLEI CELESTINO 2 SYSSA MUNIZ

© 1

Parque Anhembi - Auditório Elis Regina

Parque Anhembi - Feira no Pavilhão de Exposições

© 2

© 1

GUIA

DE

VIAG

EM

54

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS

SEGURANÇA

C O M O C H E G A R

DE AVIÃO

AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO/GUARULHOS GOVERNADOR ANDRÉ FRANCO MONTORO (CUMBICA)Rod. Hélio Smidt, s/nº, Guarulhos (SP)Tel. (11) 6445-2945www.infraero.gov.brLiga São Paulo a 23 países e 75 cidades do Brasil e do mundo. Fica a 25 quilômetros do centro de São Paulo e tem tanto serviço de ônibus comum (tel. 156) como o especial, da EMTU (Airport Service) tels. (11) 6445-2505 e 0800-190-088.

AEROPORTO INTERNACIONAL DE CONGONHASAv. Washington Luís, s/nº, zona sultel. (11) 5090-9000, www.infraero.gov.brÉ o aeroporto de maior movimento da América do Sul. Fica a apenas oito quilômetros do centro de São Paulo e é servido pelo sistema de ônibus da cidade e pelo especial EMTU (Airport Service) tels. (11) 6445-2505 e 0800-190-088.

AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS/CAMPINASRod. Santos Dumont, km 66, Campinas (SP)Tel. (19) 3725-5000, www.infraero.gov.brEstá a 14 quilômetros do centro de Campinas e a 99 quilômetros de São Paulo. O acesso é pelas rodovias Santos Dumont, Bandeirantes e Anhangüera. Há transporte de ônibus diário entre Viracopos e os aeroportos de Congonhas e Cumbica. Informações pelo tel. (19) 3234-1000 e (19) 3234-5505.

CAMPO DE MARTEAv. Santos Dumont, 1.979, zona norteTel. (11) 6221-2699, www.infraero.gov.brO aeroporto opera exclusivamente com aviação executiva, táxi aéreo, escolas de pilotagem como o Aeroclube de São Paulo e Serviço Aerotático das Polícias Civil e Militar. Fica no bairro de Santana, na zona norte de São Paulo.

DE ÔNIBUS

TERMINAL RODOVIÁRIO DO TIETÊAv. Cruzeiro do Sul, 1.800, zona norteTel. (11) 3235-0322, das 6h às 23h30www.socicam.com.brAtende todo o país, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Acesso pela estação Tietê do metrô (linha Norte-Sul) e ônibus.

TERMINAL RODOVIÁRIO DA BARRA FUNDAR. Mario de Andrade, 664, zona oesteTel. (11) 3235-0322, www.socicam.com.brAcesso pela estação Barra Funda (linha Leste-Oeste do metrô) trens da CPTM e ônibus. Atende somente as regiões Sorocabana, Alta Paulista, Noroeste Paulista, Vale do Ribeira, Mato Grosso, Foz do Iguaçu e arredores.

TERMINAL RODOVIÁRIO DO JABAQUARAR. dos Jequitibás, s/nº, zona sulTel. (11) 3235-0322,das 6h às 23h30www.socicam.com.brAtende o litoral sul paulista.Acesso pela estação Jabaquara do metrô (linha Norte-Sul) e ônibus.

DE HELICÓPTERO

HELICIDADER.Onofrio Milano, 186, zona oesteTel. (11) 3767-3500, www.helicidade.com.brCampo de pouso privado de helicópteros localizado na zona oeste da cidade.

HELIPARKRua Fortunato Grilenzone, 417, Carapicuíba (SP)Tel. (11) 4186-9599, www.helipark.com.brCampo de pouso privado de helicópteros localizado no município de Carapicuíba, na Grande São Paulo.

T R A N S P O R T E N A C I D A D E

ÔNIBUSSão Paulo tem cerca de 10 mil ônibus que servem toda a cidade. Em casas

lotéricas ou nos postos da SP Transportes, o visitante pode solicitar seu Bilhete Único. É um cartão magnético que deve ser carregado com créditos. Com ele, o passageiro tem direito a quatro passagens a cada duas horas por uma única tarifa. Quem não tem o Bilhete Único pode pagar a tarifa diretamente ao cobrador.Nos ônibus da cidade, o passageiro embarca pela frente e desembarca na parte de trás. Nos corredores de ônibus, o embarque e o desembarque são feitos pelas portas que ficam do lado do motorista. Informações sobre itinerários de ônibus:tel. 156 (ligação gratuita)Informações sobre serviço de ônibus especial para o Aeroporto de Guarulhos: Airport Bus Service, tel. (11) 6445-2505 ou pelo tel. 0800-190088, www.airportbusservice.com.br

METRÔ

A cidade conta atualmente com quatro linhas. O serviço funciona diariamente das 4h40 às 24h. A Linha Lilás é exceção: funciona de segunda a sábado, das 4h40 às 24h.As linhas são: a Azul, que faz o trajeto Norte-Sul ligando o Tucuruvi ao Jabaquara, a Linha Verde, que atravessa a avenida Paulista ligando a estação Imigrantes a Vila Madalena, a Linha Vermelha, que faz o trajeto Leste-Oeste ligando Corinthians/Itaquera a Barra Funda, e a Linha Lilás, do Capão Redondo ao Largo Treze. O Bilhete Único também faz integração entre os ônibus e as linhas de metrô, com um valor diferenciado. Mapas, informações gerais e os roteiros do Turismetrô pelo tel. (11) 3283-5228 ou no www.metro.sp.gov.br

TREM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) serve tanto as regiões periféricas da cidade como a Marginal Pinheiros. No terminal da Luz, é feita a integração gratuita entre

metrô e trens. O sistema de metrô e o ferroviário também se integram nas estações Barra Funda, Brás e Santo Amaro. Informações sobre itinerários pelo tel. 0800-055-0121 e www.cptm.sp.gov.br

TÁXI

É fácil encontrar táxis em São Paulo. O preço a ser pago está indicado no painel em vermelho. Há três categorias: comum, especial e rádio táxi.

COOPERTAXI: tel. (11) 6941-2555.

LIGUE TÁXI:tel. (11) 3866-3030.

ESPECIAL RÁDIO-TÁXI:tel. (11) 3146-4000.

ALUGUEL DE CARRO

São Paulo é servida pelas principais locadoras de carros do mundo. Informe-se com os representantes delas em sua cidade.

TRÂNSITO

É obrigatório o uso de cinto de segurança na cidade e nas estradas. O motorista é proibido de falar no celular enquanto dirige. A cidade tem rodízio de veículos. Os carros com placas terminadas nos seguintes números não podem circulam das 7h às 10h e das 17h às 20h nos seguintes dias da semana: 1 e 2 (segunda), 3 e 4 (terça), 5 e 6 (quarta), 7 e 8 (quinta), e 9 e 0 (sexta). Informações sobre o trânsito: CET, tel. 194 (ligação gratuita), www.cetsp.com.brInformações sobre Rodovias Estaduais: DER, tel. (11) 3311-1400.

T E L E F O N E S

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS

Cartões telefônicos são vendidos em bares e bancas de jornal. Para ligações para fora de São Paulo, é necessário discar 0 + o número da operadora

COMO CHEGAR

TRANSPORTE

TELEFONES

55

GUIA

DE

VIAG

EM

COMO CHEGAR

TRANSPORTE

TELEFONES

+ o código da cidade antes do número do telefone. Para efetuar ligações internacionais, é necessário discar 00 + o número da operadora + o código do país + o código da cidade antes do número do telefone.O código DDD da cidade de São Paulo é 11. Para ligar para algumas cidades do Estado , que também têm código 11, é necessário discar o número da operadora. Informe-se pelo tel. 102. Nas bancas de jornal são vendidos cartões telefônicos de 20, 40, 50 e 75 créditos. Cada crédito é equivalente a dois minutos de conversação para ligações locais.

TELEFONES ÚTEIS E DE EMERGÊNCIAS

CORREIOS (ACHADOS E PERDIDOS)tel. 159DEFESA DO CONSUMIDORtel. 1512EMERGÊNCIA DE TRÂNSITOtel. 194 FARMÁCIAS DE PLANTÃOtel. 136 INFORMAÇÕES DDItel. 000333 INFORMAÇÕES SOBRE ASSINANTEStel. 0800-310-102ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS tel. 156BOMBEIROStel. 193POLÍCIA CIVILtel. 147POLÍCIA MILITAR tel. 190 PRONTO SOCORRO tel. 192

ALUGUEL DE CELULARES

Encontram-se quiosques para alugar celulares no Aeroporto Internacional de Guarulhos e nos grandes hotéis da cidade. Fast Cell, tel. (11) 3772-0777; PresCell, tel. (11) 3253-0077.

I N F O R M A Ç Õ E S T U R Í S T I C A S

CENTRAIS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

CIT AEROPORTO DE GUARULHOSTerminal 1,

desembarque. Aberto diariamente das 6h às 22h. Terminal 2, desembarque.Aberto diariamente das 6h às 22h.

CIT ANHEMBIPALÁCIO DAS CONVENÇÕES DO ANHEMBIAv. Olavo Fontoura, 1209.Funciona durante eventos.

CIT ANHEMBI PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES DO ANHEMBIAv. Olavo Fontoura, 1209.Funciona durante as feiras.

CIT IBIRAPUERAPq. Ibirapuera, em frente ao Pavilhão Eng. Armando A. Pereira.Aberto de 2ª a 6ª das 9hàs 18h e finais de semana das 10h às 16h.

CIT IGUATEMIAv. Brig. Faria Lima,em frente ao Shopping Iguatemi.Aberto de 2ª a 6ª das 9h às 18h e finais de semana das 12h às 18h.

CIT LUZParque da LuzR. Ribeiro de Lima, 99, Luz.Aberto de 3ª a domingo das 10h às 16h.

CIT OLIDOAv. São João, 473, Centro.Aberto diariamente das 9h às 18h.

CIT PAULISTAAv. Paulista, em frente ao Parque Trianon. Aberto diariamente das 9h às 18h.

CIT TIETÊTerminal Rodoviário Tietê, no setor de desembarque. Aberto de 2ª a 6ª das 6h às 22h e finais de semana das 8h às 20h.

CIT MÓVEIS Instalados conforme realizações de eventos.

SITES INDICADOS

FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DE SÃO PAULOwww.fecomercio.com.br

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HOTÉISwww.abih.com.br

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE EVENTOSwww.abeoc.org.br

EMBRATURwww.embratur.gov.br

PREFEITURA DO MUNICÍPIODE SÃO PAULOwww.prefeitura.sp.gov.br

SÃO PAULO TURISMOwww.spturis.com

SÃO PAULO CONVENTION & VISITORS BUREAUwww.visitesaopaulo.com

UNIÃO BRASILEIRA DOS PROMOTORES DE FEIRASwww.ubrafe.com.br

I N F O R M A Ç Õ E S E S P E C Í F I C A S

ELETRICIDADE (VOLTAGEM)A cidade opera em 110 volts e 60 Hz.

ACESSIBILIDADETodos os shoppings da cidade, além de cinemas, teatros, museus e outros locais públicos, vêm sendo adaptados para o uso de portadores de necessidades especiais. O município tem uma Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped). A secretaria disponibiliza no site www2.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sec/deficiencia_mobilidade_reduzida informações para melhor mobilidade em São Paulo. O Guia São Paulo Adaptada da Editora O Nome da Rosa tem mais informações.

HORÁRIO COMERCIALO horário padrão é das 9h às 18h ou em horários próximos a este. Os bancos atendem das 10h às 16h. Os shopping centers funcionam das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h, aos domingos. Os bares e restaurantes da cidade têm horários flexíveis. Há restaurantes que abrem somente para almoço e outros que funcionam o dia inteiro. Há ainda aqueles que ficam abertos durante toda a madrugada, mesmo nos dias de semana. Informe-se antes.

FUSO HORÁRIOSão Paulo segue o horário de Brasília (menos três horas em relação a Greenwich). A cidade é submetida ao horário de verão entre outubro e fevereiro, quando os relógios são adiantados em uma hora.

INGRESSOS As livrarias Fnac (Paulista e Pinheiros), Saraiva (shoppings Eldorado, Morumbi e Center Norte) e Siciliano (Vila Olímpia), além das lojas AM PM, vendem ingressos de shows e espetáculos de teatro, dança, entre outros. A Ticketmaster vende ingressos pela Internet (www.ticketmaster.com.br) ou pelos tels. (11) 6846-6000, em São Paulo, e 0300 789 6846, para ligações de outros Estados.

S E G U R A N Ç A

ENDEREÇOS DE DELEGACIAS ESPECIALIZADAS NO ATENDIMENTO A TURISTAS

DIVISÃO POLICIAL DE PORTOS, AEROPORTOS, ATENDIMENTO AO TURISTA E PROTEÇÃO A DIGNITÁRIOSRua São Bento, 380, 5º andar, Centro.Tel. (11) 3107-5642 e 3107-8332.

1ª DEATUR/CENTROAv. São Luiz, 91, Centro.Tel. (11) 3214-0209 e 3120-3984.

2ª DEATUR/CONGONHASAv. Washington Luis, s/nº, Zona Sul.Tel. (11) 5090-9032, 5090-9043 e 5090 9041.

3ª DEATUR/GUARULHOSRua Dr. João Jamil Zarif, s/nº, Guarulhos (SP) Tel. (11) 6445 3064, 6445-2686, 6445-2162, 6445-3464, 6445-2221.

4ª DEATUR/CAMPINASTel. (19) 225-5426.

DICAS DE SEGURANÇA

Veja no site www.cidadedesaopaulo.com uma lista completa de dicas de segurança criadas pela Deatur.

SEGURANÇA

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

JANEIRO_Aniversário da Cidade (dia 25)_São Paulo Fashion Week – 1ª Edição

FEVEREIRO_Carnaval

MARÇO_Bienal Internacional do Livro (anos pares)

ABRIL_Festival Internacional de Documentários

MAIO_Skol Beats_Grande Prêmio São Paulo de Turfe_Casa Cor São Paulo_Virada Cultural (São Paulo 24 horas de Cultura)

JUNHO_Parada do Orgulho GLBT_Maratona Internacional de São Paulo

JULHO

_São Paulo Fashion Week – 2ª edição_Dia da Pizza_Festa de San Vito_Anima Mundi

AGOSTO _Festa de Nossa Senhora de Achiropita

SETEMBRO_Desfile Cívico da Independência_Revelando São Paulo – Festa da Cultura Paulista Tradicional_Festa de San Gennaro

OUTUBRO

_Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1_Corredor Literário na Paulista_Bienal Internacional de Arquitetura (anos ímpares)_Bienal Internacional de Arte (anos pares)_Mostra Internacional de Cinema_Salão Internacional do Automóvel (anos pares)

NOVEMBRO_Semana da Consciência Negra

DEZEMBRO_Natal Iluminado_Corrida Internacional de São Silvestre (dia 31)_Reveillon na Paulista (dia 31)

Consulte mais informações ou outros eventos no site www.cidadedesaopaulo.com.

even

tos

cultu

rais

e e

spor

tivos

Os estabelecimentos citados neste manual são meramente ilustrativos. O objetivo da São Paulo Turismo é promover a cidade de São Paulo de forma independente e sem nenhum vínculo com os estabelecimentos mencionados. Todas as atrações e/ou informações que constam neste manual estão sujeitas a mudanças e alterações sem aviso prévio. Evite surpresas telefonando antes de indicar a seu cliente serviços ou atrações.

Tiragem: 12.000 exemplaresImpresso em julho de 2006.São Paulo Turismo S/A - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Parque Anhembi, São Paulo (SP), CEP 02012-021, tel. (11) 6226-0400 - [email protected], www.spturis.comwww.cidadedesaopaulo.com/www.anhembi.com.br/www.autodromointerlagos.com

JANEIRO_Couromoda (Calçados, Artigos Esportivos e Artigos de Couro)

FEVEREIRO_Fenatec (Tecelagem)_Feimaco (Máquinas para Confecções)

MARÇO_Farmaexpo (Produtos para Farmácias e Drogaria)_Feicon (Indústria da Construção)_Telexpo (Telecomunicações e Tecnologia)

ABRIL_Brasilplast (Indústria do Plástico)_Hair Brasil (Beleza, Cabelos e Estética)

MAIO_Exposeg (International Security Fair)_Fispal Tecnologia (Processos industriais)

JUNHO_ABF Franchising Expo (Franquias)_Fenit (Indústria Têxtil)_Salão do Turismo – Roteiros do Brasil_Fispal (Produtos para Alimentação)_Lacime (Turismo de Incentivo e Eventos)

JULHO_Automec (Autopeças e Equipamentos)_Francal (Calçados e Acessórios de Moda)

AGOSTO _Fenavem (Vendas e exportações de móveis)_IT Brasil (Informática e Telecomunicações)

SETEMBRO_Cosmoprof Cosmética (Beleza)_Equipotel (Equipamentos para Hotéis, Restaurantes etc)

OUTUBRO_Brasiltec (Inovação Tecnológica)_Pet South America (Produtos para Animais Domésticos)

NOVEMBRO_Feisucro (Setor Alcooleiro)

Os meses indicados são os que os eventos costumam ocorrer. Porém, pode haver mudanças. Mais informações no site www.ubrafe.com.br.

prin

cipa

is fe

iras

PROJETO EDITORIAL E EDIÇÃO DE TEXTO ISABELLE SOMMA (MTB 26.241) ([email protected])

PROJETO GRÁFICO E EDIÇÃO DE ARTE JULIANA VIDIGAL ([email protected])

REVISÃO DE TEXTO PAULA PASSARELLI

MAPAS CARLO GIOVANI

AGRADECIMIENTOSKIYOMORI MORI E MARCOS HIRAKAWA

COMPROMETA-SE COM O MEIO AMBIENTE! ADOTE O 3R NA SUA VIDA: REDUZA, REUTILIZE, RECICLE!

Prestigie o receptivo local. Consulte www.cidadedesaopaulo.com