ciclo b 12 de julho de 2015 domingo xv do tempo comum domingo xv do tempo comum música: kyrie de...

13
Ciclo B 12 de Julho de 2015 Domingo XV do Tempo Comum Música: Kyrie de Arvo Pärt Restos do Santuário de Betel (Samaria)

Upload: wilson-wagner-de-abreu

Post on 07-Apr-2016

233 views

Category:

Documents


13 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ciclo B 12 de Julho de 2015 Domingo XV do Tempo Comum Domingo XV do Tempo Comum Música: Kyrie de Arvo Pärt Restos do Santuário de Betel (Samaria)

Ciclo B 12 de Julho de

2015

Domingo XV do Tempo Comum

Música: Kyrie de Arvo Pärt

Restos do Santuário de Betel

(Samaria)

Page 2: Ciclo B 12 de Julho de 2015 Domingo XV do Tempo Comum Domingo XV do Tempo Comum Música: Kyrie de Arvo Pärt Restos do Santuário de Betel (Samaria)

Betel é um Santuário Patriarcal que Abraão erigiu (Gén 12, 8) e onde Deus apareceu em sonhos a Jacob (Gén 28, 29); muito mais tarde Jeroboão profanou-o pondo nele um bezerro de ouro (I Reis 12, 29) e onde, finalmente, Amós foi enviado, mas foi recusado por Amasias. “Os enviados”, nem sempre são bem recebidos, como diz o evangelho de hoje.

Imagen do cume de Betel, olhando a terra prometida, co-mo Abraão, depois de ter reco-lhido pedras para dedicar um Altar a Deus.

Page 3: Ciclo B 12 de Julho de 2015 Domingo XV do Tempo Comum Domingo XV do Tempo Comum Música: Kyrie de Arvo Pärt Restos do Santuário de Betel (Samaria)

TODOS MISSIONÁRIOS

1ª leitura: O profeta Amós, feito missionário, é ENVIADO por Deus a Betel, mas Amasias, sacerdote do rei, expulsa-o, porque diz umas verdades que o rei não quer ouvir.Salmo 84: O salmista faz um elogio de Deus, agradecendo a sua acção MISSIONÁRIA quando anuncia um amor fiel. 2ª leitura: No hino aos efesienses, S. Paulo dá graças pela riqueza dos favores que Deus, em Jesus Cristo, derramou sobre nós.Evangelho: Jesus ENVIA os apóstolos a pregar por todo o mundo, vivendo POBREMENTE (“nem alforge nem dinheiro”), e dando a PAZ, mesmo que não sejam bem recebidos.

Page 4: Ciclo B 12 de Julho de 2015 Domingo XV do Tempo Comum Domingo XV do Tempo Comum Música: Kyrie de Arvo Pärt Restos do Santuário de Betel (Samaria)

Amós 7, 12-15 Naqueles dias, Amasias, sacerdote de Betel, disse a Amós:- «Vai-te daqui, vidente. Foge para a terra de Ju-dá. Aí ganharás o pão com as tuas profecias. Mas não continues a profetizar aqui em Betel, que é o santuário real, o templo do reino».Amós respondeu a Amasias:- «Eu não era profeta, nem filho de profeta. Era pastor de gado e cultivava sicómoros.Foi o Senhor que me tirou da guarda do rebanho e me disse: ‘Vai profetizar ao meu povo de Israel’». Profeta Amós

Page 5: Ciclo B 12 de Julho de 2015 Domingo XV do Tempo Comum Domingo XV do Tempo Comum Música: Kyrie de Arvo Pärt Restos do Santuário de Betel (Samaria)

O salmo 84, faz o elogio de Jerusalém, cidade da PAZ (“jeru=cidade, shalom=paz”) onde Deus derrama o seu Amor, que é SALVAÇÃO.

-Como Missionário, Deus ANUNCIA a PAZ, prometendo que habitará connosco.-Ele e o Povo serão um, dando mutuamente fidelidade e amor, bondade e paz. Um grande repto para a união entre Deus e nós.-A bondade será a maneira de actuar de Deus, e assim o mundo viverá em Paz.

Page 6: Ciclo B 12 de Julho de 2015 Domingo XV do Tempo Comum Domingo XV do Tempo Comum Música: Kyrie de Arvo Pärt Restos do Santuário de Betel (Samaria)

Salmo 84

Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor e dai-nos a vossa salvação.

Deus fala de paz ao seu povo e aos seus Deus fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis fiéis e a quantos de coração a Ele se e a quantos de coração a Ele se convertem.convertem.A sua salvação está perto dos que O A sua salvação está perto dos que O temem temem e a sua glória habitará na nossa terra.e a sua glória habitará na nossa terra.

Sonho de Jacob (José de Ribera)

Page 7: Ciclo B 12 de Julho de 2015 Domingo XV do Tempo Comum Domingo XV do Tempo Comum Música: Kyrie de Arvo Pärt Restos do Santuário de Betel (Samaria)

Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor e dai-nos a vossa salvação.

Encontraram-se a misericórdia Encontraram-se a misericórdia e e a fidelidade, a fidelidade, abraçaram-se a paz e a justiça. abraçaram-se a paz e a justiça.

A fidelidade vai germinar da A fidelidade vai germinar da terra, terra, e a justiça descerá do Céu.e a justiça descerá do Céu.

Violação do Santuário, pondo nele um bezerro de OURO

Page 8: Ciclo B 12 de Julho de 2015 Domingo XV do Tempo Comum Domingo XV do Tempo Comum Música: Kyrie de Arvo Pärt Restos do Santuário de Betel (Samaria)

Mostrai-nos, Senhor, o vosso amore dai-nos a vossa salvação.

O Senhor dará ainda o que é bom, O Senhor dará ainda o que é bom, e a nossa terra produzirá os seus e a nossa terra produzirá os seus frutos. frutos. A justiça caminhará à sua frente, A justiça caminhará à sua frente, e a paz seguirá os seus passos.e a paz seguirá os seus passos.

Sinagoga actual em Betel

Page 9: Ciclo B 12 de Julho de 2015 Domingo XV do Tempo Comum Domingo XV do Tempo Comum Música: Kyrie de Arvo Pärt Restos do Santuário de Betel (Samaria)

Efésios 1, 3-14 Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto dos Céus nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. N’Ele nos escolheu, antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença. Ele nos predesti-nou, conforme a benevolência da sua vontade, a fim de sermos seus filhos adoptivos, por Jesus Cristo, para louvor da sua glória e da graça que der-ramou sobre nós, por seu amado Filho. N’Ele, pelo seu sangue, temos a re-denção e a remissão dos pecados. Segundo a riqueza da sua graça, que Ele nos concedeu em abundância, com plena sabedoria e inteligência, deu-nos a conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio de benevolência n’Ele de antemão estabelecido para se realizar na plenitude dos tempos: instaurar todas as coisas em Cristo, tudo o que há nos Céus e na terra. Em Cristo fomos constituídos herdeiros, por termos sido predestinados, segundo os desígnios d’Aquele que tudo realiza conforme a decisão da sua vontade, pa-ra sermos um hino de louvor da sua glória, nós que desde o começo espe-rámos em Cristo. Foi n’Ele que vós também, depois de ouvirdes a palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação, abraçastes a fé e fostes mar-cados pelo Espírito Santo. E o Espírito Santo prometido é o penhor da nos-sa herança, para a redenção do povo que Deus adquiriu para louvor da sua glória.

Deus quiz instaurar tudo em Cristo

Page 10: Ciclo B 12 de Julho de 2015 Domingo XV do Tempo Comum Domingo XV do Tempo Comum Música: Kyrie de Arvo Pärt Restos do Santuário de Betel (Samaria)

Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, ilumine os olhos do nosso coração, ilumine os olhos do nosso coração, para sabermos para sabermos a que esperança fomos chamados.a que esperança fomos chamados. Cf. Ef Cf. Ef 1,17-181,17-18

Page 11: Ciclo B 12 de Julho de 2015 Domingo XV do Tempo Comum Domingo XV do Tempo Comum Música: Kyrie de Arvo Pärt Restos do Santuário de Betel (Samaria)

Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois. Deu-lhes poder sobre começou a enviá-los dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros e ordenou-lhes que nada levassem os espíritos impuros e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem alforge, nem dinheiro; que fossem calçados com alforge, nem dinheiro; que fossem calçados com sandálias, e não levassem duas túnicas. Disse-lhes sandálias, e não levassem duas túnicas. Disse-lhes também: «Quando entrardes em alguma casa, ficai também: «Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali.nela até partirdes dali.E se não fordes recebidos em alguma localidade, se os E se não fordes recebidos em alguma localidade, se os habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés como testemunho contra eles».dos vossos pés como testemunho contra eles».Os Apóstolos partiram e pregaram o arrependimento, Os Apóstolos partiram e pregaram o arrependimento, expul-savam muitos demónios, ungiram com óleo expul-savam muitos demónios, ungiram com óleo muitos doentes e curavam-nos. muitos doentes e curavam-nos. Mc Mc 6, 7-13 6, 7-13

Corazim. Ao norte da GALILEIA

Page 12: Ciclo B 12 de Julho de 2015 Domingo XV do Tempo Comum Domingo XV do Tempo Comum Música: Kyrie de Arvo Pärt Restos do Santuário de Betel (Samaria)

Ó Deus, criai em mim um coração puro,renovai-me por dentro com um espírito firme. Salmo 50, 12

Page 13: Ciclo B 12 de Julho de 2015 Domingo XV do Tempo Comum Domingo XV do Tempo Comum Música: Kyrie de Arvo Pärt Restos do Santuário de Betel (Samaria)

Original: Joan Ramirez (+)Ampliação de imagens, leituras, música, comentários (versão catalã e castelhana): Regina Goberna, em colaboração com Àngel CasasTradução para inglês: Vivian TownsendTradução para italiano: Ramon JuliáTradução para euskera (basco): Periko AlkainTradução para português: José Manuel Marques PereiraTradução para francês: Ángel CasasTradução para holandês: Ben Van Vossel Vídeo: Esther Lozano