chapeuzinho amarelo

2
Obras: Literatura Infantil – Voz de criança Chapeuzinho Amarelo I – Da literatura e de sua obra: I.1 O ser infantil! da literatura Dominador " Dominado #adultos " criança$ %sicolo&ia da aprendiza&em – fases de maturaç'o do pensamento Car(ncia da l)&ica racional e do dom*nio do c)di&o +erbal #abstraç'o$ Abstraç'o " Concretude ,eduç'o do liter-rio a um simples meio para atin&ir uma finalidade educati+a Abstraç'o " Concretude ente infantil / instinti+a0 pr/l)&ica0 inclusi+a0 inte&ral e instant2nea 3tilizaç'o de todos os sentidos do corpo  4'o h- sepa raç'o entre o pe nsamento e o o b5eto de pensa r #concretude$ Criança 6 indi+*duo independen te0 com dese5os e pensamentos pr)prios. I.7 A literatura infantil Literatura infantil atrelada 8 funç'o utilit-riopeda&)&ica #reforço das estruturas +i&entes em educaç'o$ %assi+idade e persuas'o da criança com relaç'o 8s respostas dadas sobre o te"to liter-rio Introduç'o da literatura realista!0 trazendo para o te"to liter-rio um con5unto de tem-ticas +inculadas ao conte"to social. Construç'o plana0 sem surpresas0 numa lin&ua&em 9ue tem por tarefa0 apenas0 ser canal e"pressi+o de +alores e de conceitos fundados na realidade social.! unç'o po/tica ass umir a domi na nt e po /t ic a no s te "t os da literat ura infan til  / confi& ura r um esp aço onde e9 ui+ al( nci as e par ale lism os domina m0 re&idos por um princ*pio de or&anizaç'o basicamente anal)&ico0 9ue opera por semelhanças entre os elementos. ;spaço no 9ual a lin&ua&em informa0 antes de tu do0 so br e si mesma. Li n& ua &e m coisa com carnadura concreta0 des+encilhandose dos des*&nios utilit-rios de mero instrumental.! O pensamento infantil est- sintonizado com este pulsar ima&in-rio In+estese na inteli&(ncia e na sensibilidade da criança. An-lise de al&uns trechos de Chapeuzinho Amare lo. I.< A funç'o utilit-riopeda&)&ica

Upload: maisapac

Post on 08-Jan-2016

7 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Chapeuzinho Amarelo

TRANSCRIPT

7/17/2019 Chapeuzinho Amarelo

http://slidepdf.com/reader/full/chapeuzinho-amarelo-568fe91b70931 1/2

Obras: Literatura Infantil – Voz de criançaChapeuzinho Amarelo

I – Da literatura e de sua obra:

I.1 O ser infantil! da literatura Dominador " Dominado #adultos " criança$ %sicolo&ia da aprendiza&em – fases de maturaç'o do pensamento Car(ncia da l)&ica racional e do dom*nio do c)di&o +erbal #abstraç'o$ Abstraç'o " Concretude ,eduç'o do liter-rio a um simples meio para atin&ir uma finalidade

educati+a

Abstraç'o " Concretude ente infantil / instinti+a0 pr/l)&ica0 inclusi+a0 inte&ral e instant2nea 3tilizaç'o de todos os sentidos do corpo  4'o h- separaç'o entre o pensamento e o ob5eto de pensar #concretude$ Criança 6 indi+*duo independente0 com dese5os e pensamentos pr)prios.

I.7 A literatura infantil

Literatura infantil atrelada 8 funç'o utilit-riopeda&)&ica #reforço dasestruturas +i&entes em educaç'o$

%assi+idade e persuas'o da criança com relaç'o 8s respostas dadas sobreo te"to liter-rio

Introduç'o da literatura realista!0 trazendo para o te"to liter-rio umcon5unto de tem-ticas +inculadas ao conte"to social.

Construç'o plana0 sem surpresas0 numa lin&ua&em 9ue tem por tarefa0apenas0 ser canal e"pressi+o de +alores e de conceitos fundados narealidade social.!

unç'o po/tica assumir a dominante po/tica nos te"tos da literatura infantil   /

confi&urar um espaço onde e9ui+al(ncias e paralelismos dominam0

re&idos por um princ*pio de or&anizaç'o basicamente anal)&ico0 9ueopera por semelhanças entre os elementos. ;spaço no 9ual a lin&ua&eminforma0 antes de tudo0 sobre si mesma. Lin&ua&emcoisa comcarnadura concreta0 des+encilhandose dos des*&nios utilit-rios de meroinstrumental.!

O pensamento infantil est- sintonizado com este pulsar ima&in-rio In+estese na inteli&(ncia e na sensibilidade da criança. An-lise de al&uns trechos de Chapeuzinho Amarelo.

I.< A funç'o utilit-riopeda&)&ica

7/17/2019 Chapeuzinho Amarelo

http://slidepdf.com/reader/full/chapeuzinho-amarelo-568fe91b70931 2/2

Assim0 a funç'o peda&)&ica da literatura infantil implica na aç'oeducati+a do li+ro sobre a criança

Ao uso passi+o e consumista se sobrep=e um uso 9ue implica ati+idadeefeti+a da mente receptora0 su5eito das cone"=es 9ue cria0 das su&est=esde sentidos 9ue capta e reconstr)i em cumplicidade com seu outro – o

li+ro > funç'o utilit-riopeda&)&ica s) resta um caminho0 9ue a le+e ao

+erdadeiro di-lo&o com o ser liter-rio infantil banharse tamb/m na9ualidade sens*+el desse ser com o 9ual de+e estar em harm?nicacon+i+(ncia.

II ,efer(ncias:

@3A,3;0 Chico. Chapeuzinho Amarelo.

%ALO0 aria Bos/. Literatura Infantil. Voz de criança.