certidÃo de numeraÇÃo oficial · de processo administrativo, pagos os correspondentes valores de...

2
Documentos para solicitar a CERTIDÃO de NUMERAÇÃO OFICIAL: -Requerimento Padrão de Certidão (abaixo) -Cópia dos CPF, RG do proprietário ou com- promissário, ou CNPJ da empresa -Cópia do IPTU onde aparece área do imóvel -Cópia da Escritura ou Contrato de Compra e Venda ou Certidão da Matrícula do Registro de Imóveis do imóvel. Cópia de uma conta de água ou de luz do imóvel -Caso o pedido seja feito por Procurador re- presentando o dono, é necessária procura- ção específica com firma reconhecida. A forma de como se define a numeração ofi- cial está no art. 34 do Decreto 49.346/08 que diz que a numeração dos imóveis será base- ada em levantamento métrico efetuado no local e corresponderá aproximadamente à distância, medida em metros, pelo eixo do logradouro, desde a sua origem até o meio da testada ou até a entrada principal ou os portões, se com acessos independentes no caso de imóvel edificado. No § 2º desse artigo cita que a publicação do levantamento métrico no Diário Oficial da Ci- dade deverá trazer a correspondência entre a numeração atribuída ao lote e o seu núme- ro de contribuinte (A palavra “contribuinte“ mudou para “cadastro” no IPTU atual e cor- responde ao SETOR.QUADRA.LOTE- DÍGITO que define o lote nos cadastros mu- nicipais). Solicitação de numeração oficial para as ruas oficiais somente podem ser liberadas para imóveis COM IPTU específico do lote. Em consequência lotes em loteamentos clandestinos, que não têm planta aprovada pela Prefeitura, não podem receber nume- ração oficial. Observação: Nos últimos 20 anos a Prefeitura não aprovou nenhum lotea- mento na Subprefeitura Capela do Socorro. Construções em áreas municipais NÃO podem receber numeração oficial, pois são edificações não autorizadas oficialmente. NUMERAÇÃO OFICIAL de um IMÓVEL 1 3 A numeração oficial de um imóvel na Cida- de de São Paulo é feita conforme determi- na o Decreto 49.346/08 no art. 36 (ver na internet: Google > lei municipal SP > ca- tálogo de leis > preencher 49346 e de- creto > baixar o arquivo em pdf). . Art. 36. A numeração do imóvel, edificado ou não, poderá ser atribuída quando: I - solicitada pelo interessado, por meio de processo administrativo, pagos os correspondentes valores de taxas de expediente e emolumentos; II - for expedido o Alvará de Aprovação pa- ra edificar ou o Auto de Regularização da edificação; III - houver iniciativa da Prefeitura, a qual- quer tempo e a seu critério. § 1º. A numeração do imóvel poderá ser alterada quando a Prefeitura julgar neces- sário, a qualquer tempo. Portanto, se o munícipe precisar ter ou saber da numeração oficial é necessário ingressar com solicitação de CERTI- DÃO de NUMERAÇÃO na Praça de Aten- dimento da Subprefeitura. Para as ruas que tiveram numeração oficializada foi en- tregue um “Comunicado de Alteração de Numeração Predial” no imóvel. Caso ne- cessite desse comunicado novamente de- ve também fazer a solicitação por CERTI- DÃO de NUMERAÇÃO, também na Pça de Atendimento. 2

Upload: truongliem

Post on 27-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CERTIDÃO de NUMERAÇÃO OFICIAL · de processo administrativo, pagos os correspondentes valores de taxas de expediente e emolumentos; II - for ... a numeração oficial de um imóvel,

Documentos para solicitar a

CERTIDÃO de NUMERAÇÃO OFICIAL:

-Requerimento Padrão de Certidão (abaixo)

-Cópia dos CPF, RG do proprietário ou com-

promissário, ou CNPJ da empresa

-Cópia do IPTU onde aparece área do imóvel

-Cópia da Escritura ou Contrato de Compra e

Venda ou Certidão da Matrícula do Registro

de Imóveis do imóvel.

Cópia de uma conta de água ou de luz do

imóvel

-Caso o pedido seja feito por Procurador re-

presentando o dono, é necessária procura-

ção específica com firma reconhecida.

A forma de como se define a numeração ofi-cial está no art. 34 do Decreto 49.346/08 que diz que a numeração dos imóveis será base-ada em levantamento métrico efetuado no local e corresponderá aproximadamente à distância, medida em metros, pelo eixo do logradouro, desde a sua origem até o meio da testada ou até a entrada principal ou os portões, se com acessos independentes no caso de imóvel edificado.

No § 2º desse artigo cita que a publicação do levantamento métrico no Diário Oficial da Ci-dade deverá trazer a correspondência entre a numeração atribuída ao lote e o seu núme-ro de contribuinte (A palavra “contribuinte“ mudou para “cadastro” no IPTU atual e cor-responde ao SETOR.QUADRA.LOTE-DÍGITO que define o lote nos cadastros mu-nicipais).

Solicitação de numeração oficial para as ruas oficiais somente podem ser liberadas para imóveis COM IPTU específico do lote.

Em consequência lotes em loteamentos clandestinos, que não têm planta aprovada pela Prefeitura, não podem receber nume-ração oficial. Observação: Nos últimos 20 anos a Prefeitura não aprovou nenhum lotea-mento na Subprefeitura Capela do Socorro.

Construções em áreas municipais NÃO podem receber numeração oficial, pois são edificações não autorizadas oficialmente.

NUMERAÇÃO OFICIAL

de um IMÓVEL

1 3

A numeração oficial de um imóvel na Cida-de de São Paulo é feita conforme determi-na o Decreto 49.346/08 no art. 36 (ver na internet: Google > lei municipal SP > ca-tálogo de leis > preencher 49346 e de-creto > baixar o arquivo em pdf). .

Art. 36. A numeração do imóvel, edificado ou não, poderá ser atribuída quando: I - solicitada pelo interessado, por meio de processo administrativo, pagos os correspondentes valores de taxas de expediente e emolumentos; II - for expedido o Alvará de Aprovação pa-ra edificar ou o Auto de Regularização da edificação; III - houver iniciativa da Prefeitura, a qual-quer tempo e a seu critério. § 1º. A numeração do imóvel poderá ser alterada quando a Prefeitura julgar neces-sário, a qualquer tempo.

Portanto, se o munícipe precisar ter ou saber da numeração oficial é necessário ingressar com solicitação de CERTI-DÃO de NUMERAÇÃO na Praça de Aten-dimento da Subprefeitura. Para as ruas que tiveram numeração oficializada foi en-tregue um “Comunicado de Alteração de Numeração Predial” no imóvel. Caso ne-cessite desse comunicado novamente de-ve também fazer a solicitação por CERTI-DÃO de NUMERAÇÃO, também na Pça de Atendimento. 2

Page 2: CERTIDÃO de NUMERAÇÃO OFICIAL · de processo administrativo, pagos os correspondentes valores de taxas de expediente e emolumentos; II - for ... a numeração oficial de um imóvel,

NUMERAÇÃO OFICIAL

de um imóvel

DESDOBRO de um LOTE

Folder explicativo de como obter

a numeração oficial de um imóvel,

o desdobro de um lote ou

desdobro do IPTU de um lote.

Dúvidas:

[email protected]

Site: Google > capela do socorro SP

Pelo Eng. Cabral – Coordenador da CPDU—SUB/CS v2

Subprefeito;: SANTIAGO

- DESDOBRO OFICIAL DE UM LOTE: Des-

dobrar um lote significa dividi-lo em 2 ou mais

lotes. Esse desdobro oficialmente ocorre

quando se aprova um projeto de construção de

mais de uma edificação num lote, tal como

construção de sobrados, germinados ou não,

ou construção de um prédio. Na aprovação, é

concedido pela Unidade de Cadastro da SUB/

CS novos números aos novos lotes subdividi-

dos. Após a execução das obras e obtido o

Certificado de Conclusão respectivo (habite-

se) a Secretaria Municipal da Fazenda lança o

IPTU para os novos lotes que foram aprovados.

Esse desdobro aprovado é o ÚNICO aceito

para registro na matrícula do imóvel no Cartó-

rio de Registro de Imóveis.

- DESDOBRO APENAS de IPTU: Para fins de divisão do IPTU a legislação municipal permite o desdobro de um IPTU de um lote em diversos outros IPTUs desde que as edifi-cações, ainda que no mesmo lote, tenha en-trada independente. É comum um lote origi-nalmente aprovado com 10 m de frente (medida obrigatória na área de mananciais da Represa Guarapiranga) ser dividido em dois lotes de 5,0 m de frente e se construir duas edificações independentes. Se solicita-da a Prefeitura lançará dois novos IPTUs cancelando o original, porém esse desdobro não valerá no Registro de Imóveis. Para ob-ter esse tipo de desdobro inicia-se pela inter-net: Google > savsub > selecione opção desejo dividir......> desejo DESDOBRAR > não > não > preencher o formulário eletrô-nico e depois imprimir.

Elaborar um desenho simples com a situação real do lote tal como no desenho “situação pretendida” ao lado, com as medidas de ca-da lote, indicando as metragens, áreas dos novos lotes e das edificações em cada uma e os nomes dos proprietários ou compromissá-rios ou possuidores de cada lote desdobrado.

Ir até a Praça de Atendimento da Subprefei-tura para ingressar com o pedido.juntando o formulário anteriormente impresso, o dese-nho simples, cópia do RG, do CPF, do Con-trato de Compra e Venda ou Escritura ou Ma-trícula do Registro de Imóveis e do IPTU atual. Não pode faltar nenhum desses

DESDOBRO do IPTU

de um IMÓVEL

4 5