ceratipack - fitosistema.com · depositando os ovos embaixo da epiderme das frutas que estão...

2
CERATIPACK Para o acompanhamento do voo e controle por trampeio massivo da Ceratitis capitata Fabricante e fornecedor: SEDQ Sociedad Española de Desarrollos Químicos, S.L. (SEDQ) Marie Curie, 33 08210 Barberà del Vallès (Barcelona) Spain Tel: +34937190471 Fax: +34937194790 [email protected] CARATERÍSTICAS GERAIS A mosca-das-frutas, Ceratitis capitata Wiedeman (Diptera: Tephritidae) é uma das pragas das árvores frutíferas mais importantes do mundo, já que causa problemas graves em vários cultivos. A aparição dos adultos começa no final da primavera. Depois de uns 3 dias, depois da cópula, as fêmeas iniciam a posta, depositando os ovos embaixo da epiderme das frutas que estão prestes a emadurecer. Cada fêmea pode chegar a pôr entre 300- 400 ovos ao longo da sua vida. Os ovos eclodem entre dos dois e quatro dias se as condições são favoráveis. A larva passa por três estágios larvários até que pupa. O processo da pupação acontece no chão. O ciclo dessa espécie pode ser completado em 20-30 dias. Por isso, pode ter até sete gerações por ano, dependendo das condições climatológicas. Os danos acontecem inicialmente pela posta dos ovos e depois pela larva que é alimentada da polpa da fruta, havendo a formação de buracos com a polpa totalmente destruída. PROCEDIMENTO DE CONTROLE O controle da mosca-das-frutas é feito a través da aplicação de inseticidas de contato com a totalidade da árvore ou com tratamentos parciais com uma mistura de inseticida e atraente alimentício. A aplicação de inseticidas é complicada, já que o período no qual o inseto tem a capacidade de produzir danos é no momento da mudança da cor da fruta, perto ao momento da colheita. Além disso, existe o risco que os resíduos de inseticida na fruta estejam por cima dos limites permitidos. Por isso e por sua eficácia, o procedimento de controle proposto é a captura massiva. Essa técnica consiste em atrair os adultos para o interior de uma armadilha com atraente, onde acontece a morte do inseto a causa do contato com um inseticida.

Upload: phamduong

Post on 19-Nov-2018

230 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CERATIPACKPara o acompanhamento do voo e controle por trampeio massivo da Ceratitis capitata

Fabricante e fornecedor: SEDQ

Sociedad Española de Desarrollos Químicos, S.L. (SEDQ)Marie Curie, 3308210 Barberà del Vallès (Barcelona) Spain Tel: +34937190471Fax: [email protected]

CARATERÍSTICAS GERAIS

A mosca-das-frutas, Ceratitis capitata Wiedeman (Diptera: Tephritidae) é uma das pragas das árvores frutíferas mais importantes do mundo, já que causa problemas graves em vários cultivos. A aparição dos adultos começa no final da primavera. Depois de uns 3 dias, depois da cópula, as fêmeas iniciam a posta, depositando os ovos embaixo da epiderme das frutas que estão prestes a emadurecer. Cada fêmea pode chegar a pôr entre 300-400 ovos ao longo da sua vida. Os ovos eclodem entre dos dois e quatro dias se as condições são favoráveis. A larva passa por três estágios larvários até que pupa. O processo da pupação acontece no chão. O ciclo dessa espécie pode ser completado em 20-30 dias. Por isso, pode ter até sete gerações por ano, dependendo das condições climatológicas. Os danos acontecem inicialmente pela posta dos ovos e depois pela larva que é alimentada da polpa da fruta, havendo a formação de buracos com a polpa totalmente destruída. PROCEDIMENTO DE CONTROLE O controle da mosca-das-frutas é feito a través da aplicação de inseticidas de contato com a totalidade da árvore ou com tratamentos parciais com uma mistura de inseticida e atraente alimentício. A aplicação de inseticidas é complicada, já que o período no qual o inseto tem a capacidade de produzir danos é no momento da mudança da cor da fruta, perto ao momento da colheita. Além disso, existe o risco que os resíduos de inseticida na fruta estejam por cima dos limites permitidos. Por isso e por sua eficácia, o procedimento de controle proposto é a captura massiva. Essa técnica consiste em atrair os adultos para o interior de uma armadilha com atraente, onde acontece a morte do inseto a causa do contato com um inseticida.

CERATIPACK

FORMULAÇÃO O produto CERATIPACK está composto pela armadilha, e o sachê difusor CERATIPROTECT, que contém substâncias atraentes para atrair a mosca. A armadilha utilizada é a Maxitrap cônica. A tampa é impregnada com um inseticida de contato (deltametrina) para causar a morte das moscas que entram. A eficácia do CERATIPACK depende da temperatura, ventilação e humidade ambiental. Em condições normais está por volta aos 180 dias, podendo diminuir em condições adversas. APLICAÇÃO

Cada sachê difusor deve ser colocado na armadilha, no caso que o produto CERATIPACK seja fornecido desmontado. Si for a opção ready to use, deve ser utilizado diretamente.

A quantidade de CERATIPACK recomendada é de 50-80/há dependendo do cultivo. 50 CERATIPACK/há para cítricos gerais, frutas de sementes e pimentão. 80 CERATIPACK/há para frutas de caroço, uva de mesa e manga. Em algumas variedades de cítricos muito sensíveis ao ataque dessa mosca, é recomendável aumentar o número de CERATIPACK/há de 50 à 80.

Cada CERATIPACK tem que ser pendurado de um galho da árvore à uma altura de 1,40-1,80 m do chão, na parte sul da árvore.

O CERATIPACK tem que ser colocado 40 dias antes da mudança de cor, pelo menos 50-60 dias antes da colheita.

É recomendado avaliar periodicamente alguma armadilha com a finalidade de conhecer o nível de presença da mosca no campo.

Quando a fruta mudar de cor é recomendado fazer um controle para comprovar o nível de danos. A partir desses dados é possível decidir se é necessária ou não a aplicação de um tratamento químico adicional.

ARMAZENAMENTO E MANEJO O produto CERATIPACK é fornecido em pacotes com o número adequado de unidades, podendo variar em função da embalagem. De forma geral CERATIPACK ready to use (montado) é entregue embalado em sacolas de 20 unidades e em caixas de 240 unidades. O CERATIPACK desmontado é entregue em caixas de 100 unidades. O material da embalagem é impermeável aos vapores dos diferentes produtos. É recomendado guardar o produto na sua embalagem original, sem abri-lo, até o momento da sua utilização, preferivelmente em um lugar fresco. Em essas condições o produto pode ser guardado durante um período de dois anos. É aconselhado o uso de luvas duranteo manejo dos difusores, quando o CERATIPACK estiver desmontado. Da mesma forma é recomendado evitar o contato com a parte interior da tampa. Os difusores, as tampas e as embalagens tem que ser manuseados de acordo à legislação vigente.