centro de referência de tumores do aparelho digestivo alto câncer de … · 2019-11-22 · 4...

16
Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de pâncreas

Upload: others

Post on 03-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto

câncer de pâncreas

Page 2: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

2

A.C.Camargo Cancer Center Sumário

Introdução

Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digest ivo Al to - câncer de pâncreas : o cu idado integrado e mult id isc ip l inar desde a prevenção, o d iagnóst ico, o t ratamento e a reabi l i tação do pac iente

Entendendo seu diagnóstico

Câncer de pâncreas

Fatores de r isco e prevenção

Processo de d iagnóst icos

Sinais e s intomas

Exames diagnóst icos

Estadiamento

Entendendo seu tratamento

Compreendendo como é desenvolv ido o p lano de tratamento

Cirurg ia

Tratamento s istêmico

Quimioterapia , terapia-alvo e imunoterapia

Radioterapia

Cartilha de direitos do paciente com câncer

Demais informações no s i te

4

5

6

6

7

8

8

9

10

10

11

12

12

13

14

14

Sumário

Page 3: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

3

A.C.Camargo Cancer Center Sumário

Page 4: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

4

A.C.Camargo Cancer Center Sumário

Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto:

O cuidado integrado e multidisciplinar desde a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação do paciente.

O câncer de pâncreas é mais comum a partir dos 60 anos de idade. Segundo a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), os casos desse câncer aumentam com o avanço da idade:de 10/100 mil habitantes entre 40 e 50 anos para 116/100 mil habitantes entre 80 e 85 anos.A incidência é discretamente maior no sexo masculino. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) não dispõe de estimativas oficiais para o câncer de pâncreas. No entanto, dados de registros nacionais apontam o câncer do pâncreas como a 9ª neoplasia mais incidente e a 7ª em termosde mortalidade no país no ano de 2016.

Combater o câncer é uma causa da humanidade. É a nossa causa. A integração de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer é o modelo que adotamos no A.C.Camargo Cancer Center, assim como já é adotado nos principais Cancer Centers do mundo. Uma evolução do conceitode saúde em oncologia para melhorar constantemente o combate à doença: o paciente é avaliado por um grupo multidisciplinar de especialistas em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação.

Uma visão global e personalizada, porque cada paciente é único. Os atendimentos são segmentados de acordo com cada tipo de tumor. Assim, os pacientes de Tumores do Aparelho Digestivo Alto são atendidos no Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto, consolidado por profissionais de cerca de 15 especialidades: cirurgião, anestesista, oncologista clínico, radioterapeuta, entre outros. Como funciona: desde o primeiro contato, você é atendido por um especialista em câncer do aparelho digestivo alto. Se necessário, será direcionado para o Navegador, um profissional que vai orientá-lo e acompanhá-lo durante toda a sua jornada de cuidados.

O tratamento é definido em conjunto pela equipe multidisciplinar e considera todas as informaçõesde cada paciente. É o tratamento pensado para você. Dependendo do caso, vai envolver várias equipes, como Fisioterapia, Fisiatria, Nutrição, Psico-oncologia, Serviço Social, Cuidados Paliativos, Central da Dor, entre outras. Para a discussão de casos que fogem do padrão, temos os Tumor Boards - fóruns com especialistas de várias áreas que vão decidir a conduta terapêutica mais adequada.

Todos os profissionais envolvidos no atendimento têm pleno conhecimento dos procedimentosa serem realizados. Diversos estudos apontam que essa visão do todo aumenta a expectativa de cura, otimiza o custo do tratamento e também facilita a vida do paciente, porque ele precisa vir menos vezes à unidade e a agenda é coordenada, de modo a agrupar as consultas e os exames. Oferecemos o que você precisa com a melhor qualidade e no menor tempo.

Sua jornada será em um espaço acolhedor, com iluminação natural, visual leve e agradável, pensado para humanizar o atendimento desde a recepção até os leitos. Uma experiência mais positiva: você vai poder fazer seus exames, confirmar diagnósticos e ter definido seu tratamento em um único lugar, fora do contexto hospitalar tradicional.

É a evolução no cuidado. Faz toda a diferença contar com um Cancer Center.

Sumário

Page 5: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

5

A.C.Camargo Cancer Center Sumário

Entendendo seu diagnóstico

O pâncreas é uma glândula que tem duas funções principais: uma é a produção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue, e outra é a produção de enzimas digestivas, que ajudam a quebrar os alimentos em partículas que serão absorvidas pelo organismo. O pâncreas fica no retroperitônio, região atrás dos órgãos abdominais (estômago, intestino), junto ao duodeno, com vasos sanguíneos importantes, responsáveis pela irrigação sanguínea do fígado, do estômago, do baço e dos intestinos. O pâncreas se divide em cabeça, colo pancreático, corpo e cauda, que é colada ao baço.

Page 6: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

6

A.C.Camargo Cancer Center Sumário

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pâncreas representa 2% do total de casos diagnosticados no país e 4% das mortes. A maioria dos casos é de adenocarcinomas, que têm origem nas células que revestem os ductos por onde enzimas digestivas são liberadas ou nas células acinares produtoras dessas enzimas. Não há sintomas específicos e dificilmente é diagnosticado nos estágios iniciais, o que limita as opções de tratamento.

Câncer de pâncreas

Fatores de risco e prevenção

Vale lembrar que fatores de risco aumentam as chances de desenvolver câncer, mas isso não quer dizer que você vai obrigatoriamente ter câncer de pâncreas. Afinal, pessoas sem fatores de risco também podem desenvolver a doença.

Fumo: o fumo é o principal fator de risco para o câncer de pâncreas e vários outros, como boca, garganta, faringe, laringe, estômago, fígado, pulmão, rins, bexiga e leucemias, e causa 30% das mortes por câncer. Há relação direta entre o número de cigarros consumidos e a incidência de câncer de pâncreas. Fumantes têm risco aumentado em duas a três vezes em relação a não fumantes.

Idade: a doença é mais comum em pessoas com mais de 55 anos.

Obesidade: estar muito acima do peso aumenta em 20% o risco de desenvolver câncer de pâncreas.

Diabetes tipo 2: pessoas com longo histórico da doença também apresentam risco aumentado.

Pancreatite crônica: a inflamação crônica do pâncreas também é associada ao maior risco de câncer, especialmente em fumantes. Histórico familiar de câncer de pâncreas ou de pancreatite hereditária causada por mutações no gene PRSSI.

Síndromes familiais de câncer: mutações genéticas hereditárias respondem por até 10% dos casos de câncer de pâncreas, entre elas as mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, que causam a síndrome câncer de mama e ovário familial e a síndrome de Lynch, causada por mutações nos genes MLH1, MSH2, MSH6 ou PMS2, associada ao câncer colorretal. Nesses casos, paciente e família devem ser acompanhados regularmente por equipe de oncogenética.

Page 7: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

7

A.C.Camargo Cancer Center Sumário

Processo de diagnósticoA principal forma de prevenir tumores pancreáticos é evitar o tabagismo e controlar o peso. O recado vale, principalmente, para homens acima dos 45 anos, gênero e faixa etária em que é mais comum.

Existem alguns marcadores tumorais que podem ser medidos no sangue, principalmente o CA 19.9, que podem estar aumentados no câncer do pâncreas. No entanto, esses marcadores não são específicos para essa e outras doenças, inclusive, aquelas benignas, podem cursar com elevações do nível no sangue. Dessa forma, não existe recomendação de utilizar esses exames de maneira rotineira para o rastreamento populacional do câncer de pâncreas. No entanto, se, por algum motivo, algum desses exames for feito e o nível estiver elevado, recomenda-se consultar um oncologista para prosseguir com a investigação.

Page 8: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

8

A.C.Camargo Cancer Center Sumário

• Icterícia (cor amarelada de pele e mucosas);

• Urina escura e fezes de cor clara;

• Dor no abdome ou na lombar;

• Sensação de empachamento;

• Náusea, vômito ou indigestão;

Sinais e sintomasGeralmente, o câncer de pâncreas não causa sintomas em seus estágios iniciais e, quando eles se manifestam, costumam ser inespecíficos e relacionados a outros órgãos do sistema digestivo. Os sintomas mais frequentemente relatados por pacientes com câncer de pâncreas são:

Exames diagnósticosExames de sangue podem detectar a elevação de um marcador tumoral chamado CA 19.9, que acontece em 80% dos casos. Esse marcador, porém, não é específico de câncer de pâncreas e pode indicar a presença de doenças benignas ou de tumores de outros órgãos. Em caso de suspeita de câncer de pâncreas, o médico pode pedir uma série de exames por imagem, incluindo tomografia e ressonância magnética.

A ultrassonografia endoscópica, que é o ultrassom realizado com aparelho de endoscopia, pode ser utilizada para avaliar se o câncer invadiu vasos sanguíneos importantes ou para obter amostra de tecido para biópsia. A colangiopancreatografia endoscópica retrógrada é uma técnica invasiva que consiste na inspeção da via biliar e do ducto pancreático com um aparelho de endoscopia especial. Esse exame também permite a obtenção de amostra de tecido para biópsia e a desobstrução da via biliar quando os pacientes apresentam icterícia (“amarelão”). Em alguns casos, a biópsia também pode ser realizada através da pele do paciente inserindo-se uma agulha que checa até o pâncreas com a ajuda da tomografia computadorizada. A biópsia não apenas confirma ou descarta o diagnóstico de câncer, como também mostra de que tipo de câncer se trata.

• Cansaço;

• Perda de apetite;

• Perda de peso inexplicável;

• Aparecimento repentino de diabetes.

Page 9: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

9

A.C.Camargo Cancer Center Sumário

EstadiamentoO estadiamento é uma forma de classificar a extensão do tumor e se, ou quanto, ele afetou os gânglios linfáticos ou outros órgãos. No caso do câncer de pâncreas, essa classificação vai de 0 a IV, em algarismos romanos, sendo esse último o estágio mais avançado.

Estágio 0: células anormais são encontradas apenas no tecido de revestimento e podem dar origem a um câncer. Esse estágio também é chamado de carcinoma in situ.

Estágio I: o câncer está limitado ao pâncreas e se divide em IA e IB, de acordo com seu tamanho. Os tumores IA têm 2 cm ou menos e os tumores IB têm entre 2 e 4 cm.

Estágio II: o câncer é grande ou se disseminou para os gânglios linfáticos. Ele se divide em IIA e IIB, em que o IIA tem mais de 4 cm e o IIB é quando o câncer atingiu os gânglios linfáticos.

Estágio III: o câncer se estendeu para os principais vasos sanguíneos próximos ao pâncreas ou quando se disseminou para quatro ou mais gânglios linfáticos próximos ao órgão.

Estágio IV: o câncer se disseminou para órgãos distantes como fígado, pulmão e cavidade peritoneal.

Page 10: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

10

A.C.Camargo Cancer Center Sumário

Pode fazer parte do plano de tratamento

Cada uma delas, sozinha ou combinada, pode ter como objetivo

• Cirurgia • Radioterapia• Quimioterapia• Ensaios clínicos• Cuidado paliativo

Retirar o câncer cirurgicamenteEliminar o tumor sem a necessidade de cirurgiaReduzir o crescimento do câncerReduzir o risco de disseminação do câncer para outras partes do corpoEncolher o tumor para melhorar a operabilidadeAliviar os sintomasGerenciar os efeitos colaterais

Entendendo seu tratamentoNo cuidado do câncer, médicos de diferentes especialidades trabalham juntos para criar um plano de tratamento personalizado para cada paciente. As opções e recomendações dependem de vários fatores, incluindo o tipo de tumor, seu tamanho e a extensão de sua disseminação (classificado em diferentes estágios do câncer), idade e informações, como a presença de alterações moleculares específicas. Além do câncer, o plano de cuidados incluirá também o tratamento de efeitos colaterais. Antes do início do tratamento, é importante discutir os objetivos e os possíveis efeitos com o médico.

As chances de cura do câncer de pâncreas estão diretamente associadas ao diagnóstico precoce e ao tratamento com cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Compreendendo como é desenvolvidoo plano de tratamento

Page 11: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

11

A.C.Camargo Cancer Center Sumário

CirurgiaDependendo da localização do tumor, duas cirurgias principais podem ser realizadas: a duodenopancreatectomia, que é a retirada do duodeno, cabeça do pâncreas e vesícula biliar, ou a pancreatectomia corpo caudal, que é a retirada do corpo e da cauda do pâncreas e do baço. Hoje, é possível realizar a cirurgia do câncer do pâncreas por videolaparoscopia em alguns casos.Em pacientes em que a retirada do tumor não pode ser realizada por algum motivo, a cirurgia paliativa oferece qualidade de vida, permitindo que o paciente possa se alimentar normalmente, reduzindo as dores nas costas e pondo fim à icterícia.

Page 12: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

12

A.C.Camargo Cancer Center Sumário

Todo paciente deve ser tratado com quimioterapia no pós-operatório para destruir as células tumorais que por ventura ainda estiverem vivas. Atualmente, especialmente em pacientes com tumores avançados, também é utilizada a terapia neoadjuvante (tratamento feito antes da cirurgia). Esse tipo de quimioterapia tem o intuito de reduzir o tumor e facilitar o procedimento cirúrgico, além de tratar eventuais células malignas que já tenham saído do pâncreas de maneira mais precoce. Em muitas situações, também deve ser realizada a radioterapia como reforço ao tratamento.

Caso o paciente não possa ser submetido à cirurgia de retirada do câncer do pâncreas ou apresente metástases, o tratamento visa fazer com que o paciente viva mais e com melhor qualidade de vida. Para isso, utilizamos a quimioterapia, especialmente com os esquemas mais modernos, que conseguem beneficiar mais pacientes.

Quimioterapia

Tratamento sistêmico

Page 13: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

13

A.C.Camargo Cancer Center Sumário

RadioterapiaA radioterapia é um tratamento que utiliza a radiação para destruir ou impedir o crescimento das células de um tumor, controlar sangramentos e dores e reduzir tumores que estejam comprimindo outros órgãos. Durante as aplicações, você não conseguirá ver a radiação nem sentirá dor.

As doses de radiação e o tempo de aplicação são calculados de acordo com o tipo e o tamanho do tumor. Isso é feito de modo controlado para destruir as células doentes e preservar as sadias. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 70% dos pacientes com diagnóstico de câncer serão submetidos à radioterapia em alguma fase de seu tratamento.

O serviço de Radioterapia do A.C.Camargo Cancer Center – detentor do nível máximo de acreditação pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão das Nações Unidas (ONU) – atua de forma interdisciplinar e integrada com todos os outros serviços. É formado por médicos radioncologistas, físicos, dosimetristas e técnicos, além de contar com o apoio de outras equipes, como a Enfermagem e a Nutrição.

À disposição dos pacientes, está um completo parque tecnológico, que inclui aceleradores lineares de última geração e modernas técnicas de tratamento, como a Radioterapia Conformada ou Tridimensional (RT3D), Radioterapia Convencional (RT2D), Radioterapia com Modulação da Intensidade do Feixe (IMRT), Radioterapia Intraoperatória, Radiocirurgia ou Radioterapia Estereotáxica Fracionada (REF), Radiocirurgia (RCIR), Braquiterapia e Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT).

A radioterapia no câncer de pâncreas tem papel neoadjuvante, aumentando as chances de uma cirurgia com retirada completa do tumor. No caso de doença localmente avançada, não passível de cirurgia, a radioterapia tem intuito radical, ou seja, é a principal modalidade de tratamento, sendo realizada juntamente com quimioterapia para maximizar sua atividade. Nos casos de doença mais avançada, ela também pode ser utilizada para controlar sintomas, como dor ou sangramento.

Page 14: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

14

A.C.Camargo Cancer Center Sumário

Para apoiar e auxiliar o paciente diagnosticado com câncer, elaboramos uma cartilha que reúne os direitos do paciente com câncer. Essa foi a forma encontrada para demonstrar nossa preocupação também com algumas questões práticas, sociais e financeiras que afetam os pacientes. Essa compilação de legislações trata dos direitos das pessoas portadoras de câncer e/ou de doenças graves, sendo que o seu objetivo é facilitar o entendimento e auxiliar no processo de solicitação dos benefícios previstos em lei, que podem atenuar os impactos financeiros e sociais dos pacientes oncológicos.

Cartilha de direitosdo paciente com câncer

Na cartilha dos Direitos do Paciente com Câncer, você encontra informações sobre:• Saque do FGTS;• PIS;• Compra de veículos adaptados ou especiais;• Isenção de IPI, CMS e IPVA;• Dispensa do rodízio de veículos;• Transporte coletivo gratuito;• Quitação de financiamento de imóvel;• Compra de veículos adaptados ou especiais;• Entre outros benefícios aos quais o paciente e sua família têm direito.

Para consultar a cartilha, acesse https://accamargo.org.br/pacientes-acompanhantes/cartilha-dos-direitos-do-paciente-com-cancer

Page 15: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

15

A.C.Camargo Cancer Center Sumário

Page 16: Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto câncer de … · 2019-11-22 · 4 A.C.Camargo Cancer Center Sumário Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo

Agendamento de consultas, exames e informações.

[email protected]

Central de Relacionamento:

11 2189-5000