centro de empoderamento da mulher para manhiça - mulher e ......centro de empoderamento da '...

1
" .. Centro de empoderamento ' ' da mulher para Manhiça UM centro destinado à forma- ção económica da mulher está a ser construído na Maluana, distrito da Manhiça, província de Maputo . O empreendimento, que se espera venha a ser referência na África Austral, vai oferecer di- versos cursos ligados ao empre- en'dedorismo e auto-emprego, que permitirão às mulheres de- senvolver iniciativas de geração de renda para as suas famílias. A infra-estrutura, fruto de inYcstimen to do Governo, com- portará vários blocos. Até aqui foram erguidas sete salas de aula das 56 previstas, com capacidade para 50 estudantes. uma infra-estrutura que está a ser erguida num espaço de 23 hectares. Neste local s erá dada formação de curta e longa duração, e as mulheres sairão de lá com alguns "kits" que lhes permitam iniciar e desenvolver negócios". expli- cou Sansão Buque, director nacional adjunto do Ministério do Género, Criança e Acção Social. A ideia, segundo a fonte, já foi partilhada no Conselho de Ministros. A orientação deste órgão foi de envolver outras instituições públicas, tais como os ministérios do Tra- balho, Emprego e Segurança Social; Indústria e Comércio; EducaÇão e Desenvolvimento Humano; e da Economia e Fi- nanças, com vista a tornarem o projecto mais abrangente. As obras iniciaram dois anos, mas pela falta de fundos decorrente da actual conjuntu- ra financeira do país decorrem a meio gás. O Ministério do Género, Criança e Acção Social está a trabalhar para conseguir 1 parceiros do se ctor privado e/ou organizações da socie-- dade civil para concretizar o projecto. "O grande desafio que te- mos neste momento em rela• ção ao prosseguimento deste grande projecto é a mobiliza- ção de recursos. Estamos a trabalhar com fundos do Es- tado, que são parcos, por isso temos de mobilizar parceiros a fim de materializarmos este nosso grande sonho. O centro vai trazer mais-valia para o empoderamento económico das mulheres, que é uma das prioridades do Executivo", observou Buque. \.:lo \.. tc.i. r+ . oLt . ai <fh r c> S- 1 --e.J oo , :s ..b ·

Upload: others

Post on 06-Aug-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Centro de empoderamento da mulher para Manhiça - Mulher e ......Centro de empoderamento da ' mulher ' para Manhiça UM centro destinado à forma ção económica da mulher está a

" ..

Centro de empoderamento ' '

da mulher para Manhiça UM centro destinado à forma­ção económica da mulher está a ser construído na Maluana, distrito da Manhiça, província de Maputo.

O empreendimento, que se espera venha a ser referência na África Austral, vai oferecer di­versos cursos ligados ao empre­en'dedorismo e auto-emprego, que permitirão às mulheres de­senvolver iniciativas de geração de renda para as suas famílias.

A infra-estrutura, fruto de inYcstimento do Governo, com­portará vários blocos. Até aqui foram erguidas sete salas de aula das 56 previstas, com capacidade para 50 estudantes.

"É uma infra-estrutura que está a ser erguida num espaço de 23 hectares. Neste local será dada formação de curta e

longa duração, e as mulheres sairão de lá com alguns "kits" que lhes permitam iniciar e desenvolver negócios". expli­cou Sansão Buque, director nacional adjunto do Ministério do Género, Criança e Acção Social.

A ideia, segundo a fonte, já foi partilhada no Conselho de Ministros. A orientação deste órgão foi de envolver outras instituições públicas, tais como os ministérios do Tra­balho, Emprego e Segurança Social; Indústria e Comércio; EducaÇão e Desenvolvimento Humano; e da Economia e Fi­nanças, com vista a tornarem o projecto mais abrangente.

As obras iniciaram há dois anos, mas pela falta de fundos decorrente da actual conjuntu-

ra financeira do país decorrem a meio gás. O Ministério do Género, Criança e Acção Social está a trabalhar para conseguir 1

parceiros do sector privado e/ou organizações da socie- ­dade civil para concretizar o projecto.

"O grande desafio que te­mos neste momento em rela• ção ao prosseguimento deste grande projecto é a mobiliza­ção de recursos. Estamos a trabalhar com fundos do Es­tado, que são parcos, por isso temos de mobilizar parceiros a fim de materializarmos este nosso grande sonho. O centro vai trazer mais-valia para o empoderamento económico das mulheres, que é uma das prioridades do Executivo", observou Buque.

\.:lo \..tc.i. ~;Soe., e.&~ ; r+. oLt . ~1 ai <fhr ~ c> S-1

--e.J oo , :s ~ ..b ·