centro de educaÇÃo mbiental esposende · caros parceiros, com a abertura do centro de educação...

45
CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SPOSENDE Plano de Actividades 2011-2012

Upload: trinhdien

Post on 10-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ESPOSENDE

Plano de Actividades 2011-2012

“A viagem da Clarinha”, um dos módulosinteractivos que integra a exposiçãopermanente do CEA, e que aborda opercurso do rio Cávado, desde a suanascente até à foz.

Caros parceiros,

Com a abertura do Centro de Educação Ambiental (CEA), no passado dia 19 deAgosto, foi dado um novo impulso na forma de fazer educação ambiental emEsposende.

Este espaço, para além de uma mais valia no trabalho de sensibilização,educação e formação ambiental que o Município de Esposende desenvolvedesde 1997, pretende ser um pólo dinamizador e inovador na área do ambiente,abrangendo a investigação, a exposição e a aprendizagem de matériasrelacionadas com o ambiente.

Os objectivos que nortearam a criação do CEA passam pela educação, formaçãoe esclarecimento da comunidade, bases para o desenvolvimento de um espíritode corresponsabilidade e de cidadania rumo à sustentabilidade ambiental doconcelho.

Trata-se de um espaço de descoberta, aberto, criativo, e interdisciplinar, queambiciona um mundo de inovadoras soluções, oportunidades e conhecimentos,um projecto que se pretende de todos e dirigido a todos. Os espaços existentesno CEA propiciam uma nova percepção da relação Homem/Ambiente e ocontacto com outras formas de conhecimento e tecnologias.

O Plano de Actividades para o ano lectivo de 2011-2012 inclui, para além devisitas organizadas aos vários espaços do CEA, um conjunto diversificado deiniciativas sobre várias temáticas ambientais, onde serão utilizadas diferentesmetodologias, adequadas aos objectivos e metas definidas para cada uma dasáreas. Mas, para além das questões ambientais, o CEA propõe igualmente arealização de eventos e actividades de natureza mais lúdica.

O objectivo último da educação para a sustentabilidade passa pelo fomento deuma democracia participativa e crítica. No entanto, estimular uma participaçãocontínua e o envolvimento real dos munícipes e dos cidadãos em geral,pressupõe a aquisição de conhecimentos e de competências, que somados auma maior sensibilidade e motivação para as questões ligadas ao ambiente,potenciam o desenvolvimento de uma maior consciência ambiental econsequentemente, a alteração de hábitos e comportamentos. Oestabelecimento de parcerias e protocolos com entidades externas, e aarticulação e cooperação entre instituições são estratégias fundamentais, quepermitirão a obtenção de melhores resultados e a materialização dos objectivosdelineados.

Este é o grande propósito do Centro de Educação Ambiental

Faça parte desta missão!

Centro de Educação Ambiental de Esposende “uma janela aberta para o mundo”

Localizado na antiga Quinta do Paiva, em Marinhas, o Centro de EducaçãoAmbiental possui várias edificações que foram reestruturadas e que seencontram vocacionadas para apoiar o desenvolvimento de trabalhos depesquisa e a realização de oficinas temáticas e de actividades de expressãoplástica.

Para além da exposição “Ambiente Interactivo”, uma exposição permanente emque as novas tecnologias são a nota dominante, de uma biblioteca, de umaecoteca, de um auditório e de várias salas para actividades, o CEA apresentaainda ao visitante espaços exteriores distintos, com múltiplas funções, como é ocaso do Trilho da Biodiversidade, das Hortas Pedagógicas, do Parque deMerendas e do Horto Municipal.

Centro de Educação Ambiental

da ideia à acção

A estratégia para o desenvolvimento das actividades propostas neste documentopassará pelo fomento de parcerias e protocolos de cooperação, mas também pelaimplementação de uma metodologia de actuação que se pretende clara eobjectiva, e que se baseia nas seguintes fases:

Descoberta

Interiorização de informação

Assimilação

Avaliação e responsabilização

O estabelecimento de protocolos de cooperação com diversas instituições locais eexternas fará igualmente parte das medidas a implementar durante o corrente anolectivo.

PLANO DE ACTIVIDADES 2011/2012

As iniciativas que integram o Plano de Actividades doCEA e que se apresentam no presente documento,pretendem trabalhar de forma equilibrada os domíniosafectivos e cognitivos.

Para além de um conjunto de recursos e serviços, o CEAdisponibiliza um programa dirigido à comunidadeeducativa e proporciona também várias actividadespensadas para públicos-alvo específicos e para acomunidade em geral.

A participação em algumas das iniciativas propostasimplicará um custo, conforme preçário disponível nosite da Esposende Ambiente (www.esposendeambiente.pt).Contudo, os estabelecimentos de educação e ensino eIPSS’s concelhios têm à partida um acesso privilegiado epraticamente gratuito às propostas do CEA.

Como consultar este documento?As propostas apresentadas neste documento subdividem-se em quatro capítulos

Espaços do CEA

Serviços do CEA

Actividades no CEA

E para além do CEA

Espaços do CEA“A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”

(Einstein)

Exposição “Ambiente Interactivo”

Através da utilização de sons e imagens atractivas,

esta exposição apela aos sentidos do visitante, e

despoleta uma curiosidade natural e um vontade

de conhecer melhor o nosso concelho.

ESPAÇOS DO CEAOs recursos que o CEA coloca à disposição dovisitante, nomeadamente as várias salas de trabalhoe equipamentos do Centro de Formação, bem comoos diversos espaços exteriores, proporcionam umindispensável complemento técnico e logístico aodesenvolvimento de projectos educativos, depesquisa e investigação.

Exposição “Ambiente Interactivo”

Esta exposição, de carácter permanente, destaca-se pela tecnologia interactiva que lheestá associada, uma vez que permite ao visitante “navegar” por entre vários cenários equadros, e obter informação sobre vários temas ambientais na “quantidade e medida”que lhe é mais adequada. Os temas abordados – água, resíduos, biodiversidade eenergia - despoletam uma curiosidade natural em conhecer mais e melhor o concelhode Esposende e contribuem para uma melhor percepção das questões ambientaiscom influência directa no desenvolvimento sustentável da região.

Público-alvo: Todas as faixas etárias. Alguns módulos privilegiam o lúdico e aaprendizagem associada ao divertimento, enquanto que outras soluções possuem umcunho mais educativo e informativo.

Calendarização: Durante o ano lectivo, incluindo interrupções lectivas. As visitasguiadas dirigidas à comunidade educativa de Esposende serão preferencialmentedesenvolvidas durante o 1º período.

Exposições temporáriasO Centro de Acolhimento e outros espaços do CEA irão receber regularmenteexposições temporárias que versarão sobre diversas temáticas ambientais, de acordocom os projectos em curso e áreas de intervenção agendadas.

Os espaços da Biblioteca e Ecoteca têmcomo objectivo dotar o CEA das condiçõese materiais essenciais à realização detrabalhos de pesquisa, essencialmente naárea do ambiente.

Ecoteca

ESPAÇOS DO CEA

EcotecaEste espaço tem como missão apoiar os alunos, professores e visitantes narealização de trabalhos de pesquisa, em particular trabalhos ligados à área doambiente. Para o efeito a ecoteca disponibiliza computadores com ligação àinternet, bem como as condições necessárias para a realização de trabalhos,nomeadamente trabalhos em grupo.

BibliotecaA biblioteca situa-se no Centro de Formação do CEA e trata-se de um espaçodestinado à consulta e pesquisa bibliográfica, que privilegia a procura deconhecimento e formação sobre diferentes áreas temáticas ligadas ao Ambientee à Sustentabilidade. A biblioteca do CEA, com o apoio da Biblioteca MunicipalManuel de Boaventura, disponibiliza um conjunto significativo de publicaçõesque abordam diferentes vertentes do meio ambiente, no sentido de apoiar arealização de trabalhos escolares ou académicos. Para o efeito, e para além delivros adequados a diferentes faixas etárias, encontram-se também disponíveispara consulta e pesquisa bibliográfica, brochuras, artigos e publicações sobrediversas temáticas ambientais, bem como documentos técnicos de âmbito local,regional e nacional.

Público-alvo: Todas as faixas etárias

Calendarização: Durante o ano lectivo, incluindo interrupções lectivas.

As Oficinas do Verdinho e do Caça-Sujõessão duas salas de actividades, situadasjunto ao Horto Municipal onde é possível arealização de actividades de natureza maisprática.

Salas de Actividades

ESPAÇOS DO CEA

AuditórioO auditório do CEA dispõe de 70 lugares sentados e encontra-se equipado comum sistema de projecção multimédia, possibilitando desta forma ovisionamento de filmes e apresentações, bem como a realização de seminários,congressos e outros eventos que envolvam a participação de grupos organizadosou mesmo da população em geral, constituindo-se como um espaço dedicado àpartilha de conhecimento e de saberes.

Salas de ActividadesPara a realização de trabalhos e actividades de natureza mais prática, o CEAdisponibiliza, no Centro de Formação, uma sala com capacidade para 40 lugaressentados, e junto ao Horto Municipal, duas salas polivalentes – a Oficina doVerdinho e a Oficina do Caça-sujões. A Sala de Actividades do Centro deFormação tem como primeiro objectivo o desenvolvimento de acções quecomplementem a visita à exposição “Ambiente Interactivo”, nomeadamenteatravés da realização de trabalhos de descoberta e de interiorização deconhecimentos. Já as oficinas de trabalho, com capacidade para 50participantes, encontram-se destinadas à realização de actividades ambientaisde cariz mais prático, nomeadamente trabalhos relacionados com jardinagem,agricultura, trabalho manuais e de expressão plástica.

O Horto Municipal, para além de apoiar amanutenção dos espaços verdes doconcelho, tem também como missãosensibilizar os visitantes para a importânciadas plantas e dos espaços verdes.

Horto Municipal

ESPAÇOS DO CEA

Horto MunicipalO Horto Municipal encontra-se sob a gestão do Sector de Espaços Verdes daEsposende Ambiente e tem como objectivo principal a propagação de plantaspara posterior colocação e manutenção dos espaços verdes do município deEsposende. Para além desta valência, o Horto Municipal encontra-se aberto aopúblico, e contribui assim para fortalecer toda a componente pedagógica doCEA.

Trilho da BiodiversidadeNa zona mais a norte do CEA, o visitante encontra um pequeno trilho, queserpenteia um espaço verde dedicado à temática da biodiversidade e queconvida à reflexão e ao conhecimento, alertando para a importância de algumasdas espécies que integram a biodiversidade local. Para além de várias espéciesflorestais autóctones, neste trilho também é possível encontrar plantasaromáticas, bem como espécies adaptadas às condições edafo-climáticas locais.

Público-alvo: Todas as faixas etárias

Calendarização: Durante o ano lectivo, incluindo interrupções lectivas

Serviços do CEA“Não arriscar nada é arriscar tudo”

(Al Gore)

SERVIÇOS DO CEAPara além dos recursos já identificados, e com oobjectivo de rentabilizar os espaços eequipamentos existentes, o CEA pretende tambémdisponibilizar um conjunto de serviços que irãosendo ajustados e mais adequadamentedivulgados ao longo do tempo.

Organização de Congressos e SimpósiosA organização de congressos e simpósios de carácter científico, profissional ousocial, em áreas ambientais tão diversificadas e abrangentes quanto possível, seráoutra das apostas do CEA. Para além de organizar e promover os seus próprioseventos, o CEA pretende também promover a disponibilização do espaço, dosequipamentos e dos recursos existentes para a realização de eventos destanatureza, a entidades externas que solicitem as instalações para estes fins.

Este serviço tem um custo associado que poderá ser consultado no preçário doCEA.

Organização de Acções e Cursos de FormaçãoOs espaços do CEA estarão disponíveis para o desenvolvimento de acções e cursosde formação direccionados a diversos públicos da comunidade, pretendendo serum instrumento de auxílio na implementação de actividades que requeremconhecimentos específicos na área ambiental.

Este serviço tem um custo associado que poderá ser consultado no preçário do CEA.

SERVIÇOS DO CEA

Desenvolvimento de EstágiosO Centro de Educação Ambiental poderá receber estagiários, provenientes dediversas e distintas área de formação, constituindo-se assim como um parceirofundamental de estabelecimentos de educação e ensino.

Aluguer de Espaços e EquipamentosOs espaços e os equipamentos do CEA poderão ser requisitados para odesenvolvimento de actividades e iniciativas promovidas por entidades externas,desde que devidamente justificados e mediante o pagamento de um valor pré-definido, conforme descriminado no preçário do CEA.

Este serviço tem um custo associado que poderá ser consultado no preçário doCEA.

Festas Temáticas e Festas de AniversárioPara além de organizar e promover os seus próprios eventos, o CEA irá tambémdisponibilizar os seus espaços para a realização de iniciativas de carácter maislúdico, como é o caso das Festas de Aniversário ou das Festas Temáticas. Esteserviço tem um custo associado que poderá ser consultado no preçário do CEA.

Este serviço tem um custo associado que poderá ser consultado no preçário doCEA.

Actividades no CEA“O principal desafio deste século é transformar uma ideia que parece abstracta –

desenvolvimento sustentável – numa realidade para todos. “

(Kofi Annan )

Visita do Centro de Intervenção Cultural eSocial de Palmeira de Faro

À descoberta do CEA

ACTIVIDADES NO CEAAs actividades que a seguir se descrevem serãodesenvolvidas durante o presente ano lectivo e têm comoprimeiro objectivo dar a conhecer este novo equipamento,bem como as diversas valências do mesmo.

À descoberta do CEAPara além da possibilidade de conhecerem os diferentes espaços do Centro deEducação Ambiental, esta actividade integra também uma visita guiada àexposição “Ambiente Interactivo” e a participação numa actividade de expressãoplástica intitulada “Álbum de fotografias”.

Destinatários: Alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino básico.

Utentes das IPSS’s e comunidade sénior

Associações culturais, desportivas ou outras

Calendarização: Durante o ano lectivo, incluindo interrupções lectivas (consultarHorário de Funcionamento). As visitas guiadas dirigidas à comunidade educativade Esposende serão preferencialmente desenvolvidas durante o 1º período.

Normas:

Número máximo de participantes: 25

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactos)

Caso os estabelecimentos de ensino do concelho não possuam meio detransporte próprio, e após formalização da inscrição, o CEA disponibilizarátransporte para a primeira visita, ficando o agendamento da mesma dependenteda disponibilidade de autocarro.

Os estabelecimentos de educação e ensino e IPSS de fora do concelho poderãoinscrever-se nesta iniciativa, mediante um custo conforme descrito no preçário.

Transplantações de azevinho realizadas noCampo da Cividade, com a colaboração daAssociação Rio Neiva, em Novembro de 2010,no âmbito da Semana da Floresta Autóctone.

Semana da Floresta Autóctone

ACTIVIDADES NO CEA

Semana da Floresta Autóctone

O Centro de Educação Ambiental e o Gabinete Técnico Florestal da autarquiairão associar-se às comemorações do Dia da Floresta Autóctone, através darealização de um conjunto de actividades que terão como tema central adivulgação e preservação das espécies autóctones. Para além da realização desementeiras e plantações, e da participação numa Gincana Florestal, osparticipantes terão igualmente oportunidade de visualizar algumasdemonstrações relacionadas com o trabalho diário da Equipa de SapadoresFlorestais.

Destinatários: Alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino básico.

Utentes das IPSS’s

Calendarização: de 21 a 26 de Novembro, das 9h30 às 11h30, e das 14h30 às16h30

Normas:

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

Oficina “Segredos das plantas”Na sexta-feira, 25 de Novembro, ao final da tarde, será realizada uma Oficinasobre Plantas Aromáticas e Medicinais, dirigida a todos quanto queiramconhecer um pouco mais os segredos das plantas com aroma.

Vamos reflorestar o Monte da Sr.ª da GuiaNo sábado, dia 26, com a colaboração das Associações de Bombeiros, da Equipade Sapadores Florestais e da Junta de Freguesia de Belinho, será realizada umagrande acção de reflorestação da encosta mais sensível do Monte da Sr.ª daGuia. Cada voluntário poderá contribuir para esta causa, através da plantação deuma árvore. A actividade decorrerá durante todo o dia.

Consulte o site da Eamb para mais informações sobre estas duas acções.

ACTIVIDADES NO CEA

Oficinas “Vamos aprender a fazer”O desenvolvimento desta iniciativa tem como suporte e metodologia deactuação as expressões “saber saber” e “saber fazer”. Através daexperimentação, o CEA pretende enfatizar a importância da componente práticano desenvolvimento de actividades de educação ambiental, como umaimportante ferramenta de trabalho que potencia a alteração de hábitos ecomportamentos.

Oficina de Brinquedos FlorestaisEsta oficina temática será desenvolvida pelo Gabinete Técnico Florestal daautarquia e tem como objectivo dar a conhecer a importância dos recursosflorestais.

Destinatários: Alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.

Utentes das IPSS’s

Calendarização: Durante o 2º período lectivo, todas as quartas-feiras, das 10h00às 11h30, na Oficina do Verdinho.

Normas:

Número máximo de participantes: 25

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

ACTIVIDADES NO CEA

Oficina “Vamos reciclar papel”Esta actividade inclui uma pequena apresentação sobre a importância dareciclagem, para além da realização de uma acção de reciclagem de papel.

Destinatários: Alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.

Utentes das IPSS’s, Comunidade Sénior

Calendarização: Durante o 2º e 3º períodos lectivos, incluindo interrupçõeslectivas.

Normas:

Número máximo de participantes: 25

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

Oficina “Energicodependente”Esta oficina integra a realização de várias experiências e pretende dar a conheceras várias fontes de energia, bem como fomentar a utilização sustentada dosrecursos energéticos e eficiência energética no dia-a-dia.

Destinatários: Alunos do 2º e 3 ciclos do Ensino Básico e secundário

Calendarização: Durante o 3º período lectivo.

Normas:

Número máximo de participantes: 30

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

ACTIVIDADES NO CEA

Oficina “Brincar com a Ciência”Nesta oficina pretende-se abordar as ciências experimentais nas mais variadasvertentes do ambiente, através da realização de experiências sobre os processose os fenómenos que ocorrem na natureza, demonstrando como estes seprocessam, quer através da observação dos mesmos, quer através da realizaçãode pequenas experiências.

Destinatários: Alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

Utentes das IPSS’s

Calendarização: Durante o 3º período lectivo

Normas:

Número máximo de participantes: 25

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

Oficina das SementesAs acções a desenvolver nesta oficina consistirão na realização de sementeiras,plantações e cultivo de espécies vegetais com o intuito dos participantescompreenderem e acompanharem as várias fases de desenvolvimento do ciclovegetativo de diversas plantas.

Destinatários: Comunidade em geral.

Utentes das IPSS’s, Comunidade Sénior e associações

Calendarização: Durante o 2º período lectivo, podendo alargar-se ao mês deAbril

Normas:

Número máximo de participantes: 25

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

ACTIVIDADES NO CEA

Oficina “Use e re-Use”Esta oficina tem como objectivo divulgar estratégias simples e acessíveis dereaproveitar o chamado “lixo” em diferentes áreas como decoração, costura,arte, etc, e desta forma utilizar de forma mais sustentável os recursos naturais.

Destinatários: Comunidade em geral.

Utentes de IPSS’s, Comunidade Sénior e associações

Calendarização: A partir de Janeiro, previsivelmente no último sábado de cadamês.

Normas:

Número máximo de participantes: 20

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre os temas das oficinas, asdatas de realização e os custo da inscrição.

Oficina “Saberes e Sabores”Dirigida à comunidade em geral, esta iniciativa pretende aliar as boas práticasagrícolas à culinária, através da realização de workshops temáticos onde aprodução biológica e a alimentação saudável vão ser notas dominantes.

Destinatários: Comunidade em geral.

IPSS’s, e associações

Calendarização: A partir de Março. As datas serão divulgadas posteriormente.

Normas:

Número máximo de participantes: 20

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre os temas das oficinas, asdatas de realização e os custo da inscrição.

ACTIVIDADES NO CEA

Oficinas de Férias

Esta actividade encontra-se vocacionada para a ocupação dos tempos livres dascrianças e jovens durante as interrupções lectivas, Natal, Páscoa e Verão, ondeserão desenvolvidas de actividades pontuais associadas a um tema.

Destinatários: Crianças/jovens dos 7 aos 12 anos.

Utentes das IPSS

Calendarização: Pontualmente, durante as interrupções lectivas.

Normas:

Número máximo de participantes: 25

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre as datas de realização eos custo da inscrição.

Oficina “Jardim dos Sentidos”

Esta oficina encontra-se direccionada para grupos específicos, nomeadamentecrianças e jovens portadores de deficiência física e/ou mental, bem comocidadãos com limitações diversas e tem como objectivo a realização de umpercurso e de actividades sensoriais, onde serão explorados os diferenteselementos da natureza com base nos sentidos, evidenciando-se assim outrasformas de olhar a natureza.

Destinatários: Alunos com necessidades educativas especiais

Utentes da APPACDM e CISE

Utentes das IPSS, Comunidade Sénior

Calendarização: Durante o 3º período lectivo.

Normas:

Número máximo de participantes: 10

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

ACTIVIDADES NO CEA

Palestras “À conversa no CEA”Regularmente serão realizadas palestras onde se pretende uma abordagemparticipativa de diversos temas de índole ambiental, tendo como destinatários acomunidade em geral e grupos da sociedade específicos. Estas palestras serãorealizadas com o intuito de informar e de esclarecer a população sobre algumasquestões pertinentes relacionadas directa ou indirectamente com temáticasambientais e que sejam de interesse público. A abordagem dos temas seráefectuada de forma mais informal potenciando-se assim o espaço para o debatee a discussão, permitindo a troca de ideias, experiências, o esclarecimento e areflexão sobre questões pertinentes da actualidade.

Destinatários: Alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário.

IPSS’s , associações culturais, desportivas ou outras

Juntas de Freguesia e munícipes

Representantes das várias actividades económicas

Calendarização: Mensalmente, a partir de Dezembro

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre os temas das palestras,datas e horários de realização.

Os alunos do Ensino Especial iniciaram oseu projecto com uma visita aos váriosespaços do CEA.

Horticultura Terapêutica no CEA

ACTIVIDADES NO CEA

Horticultura Terapêutica no CEAOs participantes deste programa realizarão, em rotinas semanais, diversasacções de cariz prático associadas à área da jardinagem e que têm comoprincipal objectivo contribuir para o desenvolvimento de competências de base,motivando os alunos para aprendizagens cognitivas e para o seudesenvolvimento pessoal. As actividades propostas terão como principalobjectivo promover o contacto directo com a natureza, nomeadamente com asplantas, no sentido de potenciar o bem-estar e o aumento da qualidade de vidados participantes.

Destinatários: Alunos do Ensino Especial

APPACDM

Calendarização: Durante o ano lectivo

Normas:

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

Hortas Pedagógicas da Maria RepolhaOs pequenos talhões disponíveis no CEA podem ser adoptados porestabelecimentos de educação e ensino, IPSS’S ou grupos de cidadãosorganizados, ficando estes responsáveis pelo desenvolvimento das várias tarefase trabalhos agrícolas inerentes à produção quer de hortícolas quer de flores,nomeadamente a sementeira, manutenção e colheita. O CEA dará o apoiotécnico necessário e fornecerá os materiais implícitos ao desenvolvimento dosvários projectos. O objectivo desta iniciativa passa essencialmente por educar asdiferentes gerações para a importância dos produtos da terra e para anecessidade de se respeitar os ciclos das plantas.

Destinatários: Alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do Ensino Básico

Utentes das IPSS e associações

Calendarização: As hortas encontram-se disponíveis a partir de 17 de Outubro.

Normas:

As inscrições e selecção do talhão devem ser efectuadas via e-mail outelefonicamente (consultar Contactosno final do documento)

ACTIVIDADES NO CEA

O meu Natal é EcológicoO Natal está normalmente associado ao consumo excessivo de tudo,nomeadamente de recursos naturais. Assim sendo, torna-se importantesensibilizar os mais novos e não só, para a necessidade de se adoptarcomportamentos mais adequados à sustentabilidade do nosso planeta,começando por pequenos gestos em nossa casa, na nossa escola, no nosso localde trabalho.

Os estabelecimentos de ensino e instituições inscritos elaborarão um enfeite deNatal obrigatoriamente utilizando resíduos e desperdícios, de acordo com asindicações que serão entretanto remetidas. Estes enfeites serão depoisutilizados na decoração das árvores de Natal e dos espaços do CEA.

Esta iniciativa será valorizada com a integração de acções complementares, como intuito de sensibilizar os munícipes em geral para estas questões.

A participação dos estabelecimentos de educação e ensino e das IPSS seráreconhecida de forma simbólica, conforme as normas de participação dainiciativa que serão posteriormente enviadas a todos os inscritos.

Destinatários: Estabelecimentos de educação e ensino

IPSS. Comunidade sénior

Calendarização: A elaboração e entrega dos trabalhos deverão decorrer até 16de Dezembro de 2011. Os enfeites ficarão expostos até 7 de Janeiro de 2012.

Normas:

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre as actividades que serãodesenvolvidas no âmbito desta iniciativa.

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

ACTIVIDADES NO CEA

Dia a dia, pense verde todo o anoNesta iniciativa pretende-se o desenvolvimento de actividades que contribuampara que, simbolicamente, se possam assinalar alguns dos dias do calendáriodedicados a temáticas ambientais. Estas acções serão direccionadas para acomunidade educativa e para a população em geral.

Toda a informação sobre as actividades que serão realizadas no âmbito de cadadia será disponibilizada com antecedência no site da EAmb.

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre as actividades que serãodesenvolvidas no âmbito desta iniciativa.

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

DatasAmbientais

Dia Mundial da Floresta 21 de Março

Dia Mundial da Água 22 de Março

Dia Mundial da Terra 22 de Abril

Dia Mundial da Biodiversidade 22 de Maio

Dia Nacional da Energia 29 de Maio

Dia Mundial do Ambiente 5 de Junho

ACTIVIDADES NO CEA

Iniciativa “À descoberta do rio Cávado”Com o desenvolvimento desta iniciativa pretende-se uma exploraçãoaprofundada do módulo interactivo “A Viagem da Clarinha” que versa sobre otema da água na perspectiva de um curso de água, neste caso o rio Cávado, bemcomo a realização de várias actividades complementares de forma a potenciar ainteriorização de conhecimentos e uma maior motivação para os assuntosabordados, como seja a realização de trabalhos de limpeza das margens, oregisto fotográfico das ameaças e dos valores ambientais, a preparação desinalética e, se viável, o intercâmbio com escolas e instituições localizadas aolongo do rio.

Destinatários: Alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e utentes das IPSS

Calendarização: 2º e 3º períodos lectivos

Normas:

Número máximo de participantes: 25

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

Concurso “Eco-Floreira”Nesta iniciativa as escolas e IPSS interessadas deverão idealizar e construir umfloreira ecológica, com base no reaproveitamento de materiais, mas ondetambém estejam presentes elementos naturais. Os alunos deverão igualmenteelaborar um pequeno relatório de acompanhamento do projecto. Os trabalhos aconcurso ficarão depois expostos no CEA e serão avaliados por um júri. Todos osresponsáveis pelos trabalhos apresentados receberão um prémio departicipação relacionado com a temática em causa, e os autores dos trabalhospremiados receberão um conjunto de artigos e materiais ligados à jardinagem eà agricultura. As normas desta iniciativa ficarão disponíveis no site da EAmb atéao final do ano de 2011.

Destinatários: Alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do Ensino Básico e IPSS

Calendarização: a entrega dos trabalhos deverá ser efectuada até 21 de Maio

Normas:

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

ACTIVIDADES NO CEA

Campos de FériasA dinamização de campos de férias será outras das apostas do CEA. NestesCampos de Férias, para além da participação em actividades desenvolvidas nosespaços do CEA, serão ainda privilegiadas actividades de descoberta da naturezae outras experiências ao ar livre. Os Campos de Férias terão a duração de pelomenos três dias e contarão com o envolvimento de outras entidades, de modo apermitir o enriquecimento das iniciativas e condições disponibilizadas.

Destinatários: Crianças/jovens entre os 7 e os 12 anos

Calendarização: Interrupção lectiva da Páscoa e férias de verão

Normas:

Número máximo de participantes/Campo: 20

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre esta iniciativa,nomeadamente as datas de realização e custos associados

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

ACTIVIDADES NO CEA

Semana da Abelha e do MelEsta iniciativa, que conta com a colaboração do Gabinete Técnico Florestal,propõe a realização de um conjunto significativo de actividades, nas maisvariadas áreas, tendo por base a apicultura. Aproveitando o facto de que, a 22de Maio se comemora, para além do Dia Mundial da Biodiversidade, o Dia doApicultor, serão levadas a cabo diversas iniciativas como a realização de umcurso de formação sobre apicultura, o desenvolvimento de uma oficina deculinária ligada ao mel, e de um workshop sobre as propriedades curativas dopólen e do mel, a realização de leituras dramatizadas e teatros de fantochessobre a abelha, a projecção de filmes animados sobre o tema, bem como arealização de uma exposição com os trabalhos que concorreram ao concurso“Eco-floreiras”

Destinatários: Alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico

Alunos do Secundário e IPSS’s

Agricultores

População em geral

Calendarização: de 21 de Maio a 26 de Maio

Normas:

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

Consulte o site da Eamb para mais informações sobre as actividades que serãodesenvolvidas no âmbito desta iniciativa e respectivas datas de realização.

ACTIVIDADES NO CEA

Voluntariado “Gota a gota”Aliar a disponibilidade, a vontade, o tempo, a dedicação, as competências, eprincipalmente, a atitude e espírito pró – activo em favor da preservaçãoambiental será a força motriz que no desenvolvimento de projectos devoluntariado ambiental no CEA, em colaboração com o Banco de VoluntariadoLocal. Neste sentido, cada voluntariado será uma “Gota” que irá encher esteoceano de acções, investimento e dinâmica que se pretende que CEA seja,valorizando e colaborando nos programas ou iniciativas onde a sua colaboraçãose verifique pertinente, dada a sua relevância ou complexidade.

Destinatários: População em geral

Calendarização: a partir de 2012

Normas:

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre as actividades que serãodesenvolvidas no âmbito desta iniciativa e respectivas datas de realização.

Workshops “Hoje é dia de…”No âmbito desta iniciativa serão desenvolvidas pequenas acções de formaçãosobre temáticas e áreas tão diversas como a agricultura biológica, a poda deárvores, a compostagem doméstica, o fabrico de fantoches e marionetas, adramatização de histórias e a fotografia da natureza, etc.

Destinatários: População em geral

Calendarização: a partir de 2012

Normas:

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre as actividades que serãodesenvolvidas no âmbito desta iniciativa, as datas de realização e o custo deinscrição.

E para além do CEA?

E PARA ALÉM DO CEA?Para além das propostas já apresentadas, que integram iniciativas a desenvolver nas instalações doCentro de Educação Ambiental, a Esposende Ambiente irá também promover a realização deactividades ligadas à sensibilização ambiental, com vista a uma utilização mais sustentável dos recursose à redução do impacte no ambiente decorrente do nosso estilo de vida. A colaboração nodesenvolvimento de projectos partilhados com várias entidades e a sensibilização da comunidade emgeral são alguns dos objectivos dos propostas do Programa de Educação para a Sustentabilidade.

Programa “Eco-Escolas”Este programa de educação ambiental é promovido pela secção portuguesa daFundação para a Educação Ambiental e direccionado para as escolas. Asautarquias desempenham o papel de parceiras e colaboradoras nodesenvolvimento das actividades. Uma escola que pretenda ser reconhecidacom a Bandeira Verde deverá seguir a metodologia proposta e realizaractividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e tema do ano.

Para mais informação consultar o seguinte site: www.abae.pt

Destinatários: Escolas 1º, 2º e 3º ciclos

Programa “Mais escola, mais planeta”Tendo como ponto de partida a redução da sua pegada ecológica, osestabelecimentos de educação e ensino concelhios que se encontram sob agestão do Município de Esposende serão desafiados a reduzirem os consumosde energia e de água, e assim contribuírem efectivamente para a alteração decomportamentos, para que a “escola” possa gerir de uma forma sustentável osseus recursos.

As escolas e jardins de infância poderão trabalhar diferentes vertentesambientais, como energia, resíduos, água, entre outros, desde que devidamenteintegradas nos projectos individuais. Paralelamente a Eamb e a autarquia farãoo acompanhamento dos consumos de água e energia. No final do ano lectivo,50% do valor monetário que cada estabelecimento de educação e ensino pouparem energia e em água, comparativamente com o ano lectivo anterior, seráentregue aos respectivos estabelecimentos de ensino na forma de materialescolar.

As normas de participação serão divulgadas junto dos potenciais participantes.

Destinatários: Jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

E PARA ALÉM DO CEA?

Desfile de Carnaval “Fantasia Ambiente”À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende irá promover arealização de um desfile de carnaval ecológico, cujo o tema incidirápreferencialmente sobre as questões ligadas à energia – energias renováveis,eficiência energética, fontes energéticas poluentes. As fantasias de Carnavalpoderão ser confeccionadas a partir de desperdícios ou, em alternativa, osestabelecimentos de ensino poderão optar pela elaboração de acessórios, comocartazes, faixas, adereços, etc, visando a sensibilização da população para aimportância do uso sustentado dos recursos energéticos. O objectivo final será arealização de um desfile pela cidade de Esposende.

As normas de participação serão divulgadas atempadamente junto dospotenciais participantes.

Destinatários: Todos os estabelecimentos de ensino e instituições concelhios.

Data de realização: 17 de Fevereiro de 2012

Hora do PlanetaÀ semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende e a EAmb irãoaderir à campanha Hora do Planeta 2012, associando-se a cidadãos e empresasem todo o mundo que irão participar num evento simbólico que pretendeestimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para reduziras emissões de carbono numa base contínua e diária. Assim, a 31 de Março de2012 todos serão convidados a apagar as luzes durante uma hora, para mostrarque, unidos, podemos fazer a diferença na luta contra as alterações climáticas.

Destinatários: Comunidade em geral

Data de realização: 31 de Março de 2012

E PARA ALÉM DO CEA?

Galardão “Esposende tem BOA energia”Em 2012 será lançada uma nova edição do Galardão “Esposende tem BOAenergia”, um galardão de reconhecimento de boas práticas em projectos quepromovam a gestão sustentada de energia, o combate às alterações climáticas,bem como o desenvolvimento sustentável do concelho. Este concurso divide-seem sete categorias:

Categoria estabelecimentos de educação e ensino

Categoria instituições de solidariedade social e associações

Categoria Indústria

Categoria Comércio e Serviços

Categoria Munícipe

Categoria Construção

Categoria Turismo

O regulamento desta iniciativa será divulgada atempadamente junto dospotenciais participantes.

Newsletter “Este mês pense mais em…”Será igualmente dada continuidade ao envio mensal de uma publicação emformato digital que abordará diversas temáticas ambientais e que divulgarátambém as iniciativas a desenvolver no Centro de Educação Ambiental.

Destinatários: Lista de contactos da base de dados da EAmb. Caso queiramreceber a newsletter, por favor informem-nos via e-mail.

Contactos

Centro de Educação AmbientalRua Conde de Madimba - Marinhas4740-572 Esposende

Tel. 253 969380e-mail: [email protected]

Horário de funcionamento do CEA

Horário de inverno - Outubro a Maio Segunda a sexta-feira: 9h30m – 12h30m

14h00 – 17h30m Sábado: 14h00m – 17h30m

Horário de verão - Junho a Setembro Segunda a sexta-feira : 9h30m – 12h30m

14h00 – 18h30m Sábado : 14h00m – 18h30m