centro de assistência social e mobilização permanente de são … › jornal ›...

8
N° 61 - ANO XII MAIO/JUNHO2013 Adolescentes participam do Projeto Conheça o Porto Pág. 5 E mais Palestra de Prevenção contra DSTs 4º Encontro Nacional de Técnicos da Febraeda Walter José Siqueira - Prata da Casa Empresa Parceira - Fassina Soluções Logísticas em Comércio Exterior Ltda Centro de Assistência Social e Mobilização Permanente de São Vicente Atividades comemoram o Dia da Luta Antimanicomial Destaque Jornal Escola e Comunidade do Grupo A Tribuna Pág. 4 Jovens do CAMPSV participaram de atividades musicais e artísticas Visita

Upload: others

Post on 30-May-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

N° 61 - ANO XII

MAIO/JUNHO2013

Adolescentes participam do Projeto Conheça o Porto Pág. 5

E mais Palestra de Prevenção contra DSTs

4º Encontro Nacional de Técnicos da Febraeda

Walter José Siqueira - Prata da Casa

Empresa Parceira - Fassina Soluções Logísticas em Comércio Exterior Ltda

Centro de Assistência Social e Mobilização Permanente de São Vicente

Atividadescomemoram o Dia da Luta Antimanicomial

Destaque

Jornal Escola e Comunidade do Grupo A Tribuna Pág. 4

Jovens do CAMPSV participaram de atividades musicais e artísticas

Visita

Tiragem: 1.200 exemplares - Impresso na Gráfica Diá-rio do LitoralCentro de Assistência Social e Mobilização Permanen-te de São Vicente - CAMPSV. Fundado em 13/09/1969. Comprometimento e Seriedade no Trabalho com Jo-vens - Rua Dr Emílio Carlos, 264 - Vila Cascatinha - São Vicente/ SP. Tel:(13) 3569-4545 / Site: www.campsv.org

Diretoria: Ivan Alves do Espírito Santo (Presidente),Edna Amâncio Serrão (Vice-Presidente), Gilberto dos Santos Tavares (1º Secretário), Ivone Novo Afonso doEspírito Santo (2ª Secretária), Francisco Flávio de Lima dos Santos (1º Tesoureiro), Osvaldinho Cavalcanti Lagoa (2º Tesoureiro), Jonas Chagas (Diretor Social), Marco Antonio dos Santos (Diretor de Patrimônio).

Conselho Fiscal: Marco Antonio Serrão, José Rai-mundo da Silva e Fátima Cristina Martins dos Santos. Suplentes: José Cosmo de Jesus, Kátia Aparecida dos Santos Tavares e Ednilson Cândido dos Santos.Conselho Editorial: Luiz Antonio dos Santos (Geren-te Geral), Daniela Valério (Jornalista - MTB 39.827) e Carolina Fernandes (Diagramação).

Boletim Informativo Bimestral - Publicado desde 2000

2 - Centro de Assistência Social e Mobilização Permanente de São Vicente

Institucional

Ivan A. do Espiríto SantoPresidente da Diretoria

Editorial

Olá, amigos e parceiros! chegando até vocês para divulgar os acontecimentos da nossa institui-ção. Estamos nos aproximando da época dos festejos juninos e vem pela frente muito quen-

tão, pinhão, pé de moleque e outras guloseimas, uma deli-cia! No entanto, a nossa luta continua!

Há pouco tempo estivemos, mais uma vez, em Brasília para participarmos da 2º Audiência Pública da Frente Par-lamentar de Apoio às Entidades de Promoção da Integra-ção ao Mercado de Trabalho, pautada sobre a certificação das entidades que trabalham com a inserção ao mundo do trabalho de jovens aprendizes.

Durante muito tempo, nossa entidade acompanha há 40 e poucos anos, as exigências foram praticamente as mesmas: bastava ser uma entidade filantrópica, beneficen-te, inserir o adolescente no mercado de trabalho - cum-prindo o que determina a Constituição Federal, prestar contas anualmente e a certificação estava garantida. Com a criação de novas leis, regulamentações e mecanismos de controle, o que em tese foi bem vindo para coibir as más práticas, acabou deixando as instituições sérias que traba-lham com a aprendizagem, numa situação extremamen-

te delicada, correndo o sério risco de muitas terem que fechar suas portas. As razões que levam a essa situação angustiante é que além da nossa experiência, num traba-lho realizado há mais de meio século em vários cantos do país, não ter sido considerada não nos foi concedido um período de transição para que pudéssemos nos adequar às novas exigências.

A forma de trabalhar nova para o governo, alterando procedimentos tidos como eficazes nas entidades, em mui-tas circunstâncias nos deixaram sem a possibilidade sequer de ter a quem recorrer para uma melhor compreensão das novidades.

Nosso trabalho continua, hoje com mais recursos teóri-cos e práticos, participamos de encontros técnicos, de reu-niões nas várias esferas de governo para nos qualificarmos e atendermos às exigências. É um trabalho que chega a ser extenuante mas, poder continuar fazendo diferença na vida de muitas pessoas é muito gratificante, razão pela qual vale a pena lutar!

Tenho certeza que sairemos mais fortes e vitoriosos des-sa luta e com a esperança de ver nosso trabalho ampliado para podermos atender um maior número de adolescentes e suas famílias.

Um forte abraço aos nossos colaboradores e bons feste-jos juninos a todos!

Aconteceu no CAMPSV

Mostra: “Festival de Humor na Prevenção à Aids”A instituição recebeu uma exposi-ção com o tema : “Festival de Hu-mor na Prevenção à Aids”. O ma-terial foi cedido pela Secretaria de Saúde de São Vicente.

Jovens assistiram à palestra do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) no auditório da instituição, no último dia 27 de maio.

Proerd

Centro de Assistência Social e Mobilização Permanente de São Vicente - 3

Notícias Febraeda

4º Encontro Nacional de Técnicos

Membros e técnicos da insti-tuição participaram do o 4º Encontro Nacional de Téc-nicos da Febraeda (Federa-

ção Brasileira de Associações Socioedu-cacionais de Adolescentes), realizado no Camp São Bernardo do Campo, no último dia 11 de abril.

Os temas discutidos no encontro fo-ram a Assistência Social e a Socioapren-dizagem. O evento contou com 178 par-ticipantes, representando as filiadas da Grande São Paulo, Interior de São Paulo, ABCD, Litoral e outros Estados.

Durante o encontro foram realizadas palestras com os temas: “Relatório e Pla-no de Trabalho da Entidade de Assistência Social”, com a professora e assistente social Maria Cecília Ziliotto, “Ações e Luta da

Daniela ValérioFEBRAEDA

Frente Parlamentar junto ao MTE e MDS e Audiência Pública”, com o deputado fe-deral João Dado, “Responsabilidade Social da Cisco – Programa Networking Acade-my”, com Flávio Provedel, da empresa Cis-co Systems.

Durante o evento, o Deputado Fe-

deral João Dado, incentivou a união das organizações e creditou à Federa-ção os avanços do movimento pela So-cioaprendizagem no Sistema Único da Assistência Social. Destacou também a iniciativa pela criação da Frente Par-lamentar de Defesa das Entidades de

Dois eventos importantes em prol da garantia e da defesa dos direitos dos ado-lescentes e jovens mobilizaram, no dia 21 de maio, as entidades que compõem o Movimento Nacional pela Socioapren-dizagem no SUAS (Sistema Único da As-sistência Social), entre elas a Febraeda (Federação Brasileira de Associações So-cioeducacionais de Adolescentes). Ambos aconteceram em Brasília.

O primeiro deles foi a manifestação pública na Esplanada dos Ministérios, blo-co F, em frente ao Ministério do Desenvol-vimento Social. Mais de 600 pessoas, entre técnicos, educadores e dirigentes das enti-dades de atendimento, adolescentes e fa-miliares, deputados e autoridades, deram um “abraço simbólico” no MDS.

A iniciativa teve o objetivo de sensibi-lizar a ministra Tereza Campello acerca do reconhecimento da socioaprendizagem no âmbito da assistência social. Com isso, as entidades querem evitar que milhares de adolescentes e suas famílias sejam prejudi-cados pelo não reconhecimento das ações desenvolvidas por instituições sociais em todo o Brasil, e que visam a proteção social

Promoção da Integração ao Mercado de Trabalho.

Os participantes foram divididos em grupos de trabalhos e debateram o tema “Alinhamento das ações das entidades de assistência social e de integração ao mundo do trabalho”. E finalizaram suas atividades com a realização de assem-bléia geral para avaliação das atividades da Febraeda no exercício de 2012.

Os técnicos e adolescentes debate-ram o tema “Superintendência do Tra-balho – Ações da fiscalização dos pro-gramas de aprendizagem profissional”. As convidadas para a ministração do tema foram a dra. Alice Marzano, audi-tora fiscal do Trabalho e coordenadora do Projeto “Inserção de Aprendizes no Mercado de Trabalho” na SRTE-SP, e a dra. Maria Luiza Vilar Feitosa, da Au-ditoria Fiscal do Trabalho do GRTE-SB Campo.

Certificação das Entidades de Integração ao Mundo do Trabalho no Âmbito da Assistência Social

2ª Audiência Pública Mobiliza Entidades

jovens, em pleno exercício de cidadania e protagonismo.

Em seguida, aconteceu uma Audiência Pública no anexo 2 da Câmara dos Depu-tados, no plenário 4, da qual participaram por volta de 150 pessoas. Os manifestantes puderam assistir as apresentações e deba-

tes sobre a Certificação das Entidades de Socioaprendizagem no Âmbito da Assis-tência Social. Cerca de outras 800 pesso-as, em sua maioria adolescentes e jovens, acompanharam os debates por meio de um telão em outro espaço na Câmara.

A organização da audiência foi uma iniciativa da Frente Parlamentar de Apoio às Entidades de Integração ao Mercado de Trabalho e da Comissão de Finanças e Tri-butação da Câmara dos Deputados, com participação da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Comissão de Educação e da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

É preciso destacar a liderança do depu-tado João Dado em todos os momentos, da preparação à realização e condução dos trabalhos. O trabalho do parlamentar foi de extrema importância para o sucesso do movimento.

As entidades comprometidas com o Mo-vimento Nacional se reunirão nos próximos dias em Brasília para planejar as novas ações a partir dessa audiência e para acompanhar a minuta de Medida Provisória que já se en-contra na “Casa Civil” para análise e que tem o intuito de “proteger” as ações das entidades nesse período de transição.

integral ao jovem. Durante o abraço no prédio do MDS,

todos cantaram emocionados o Hino Na-cional e depois seguiram em caminha-da até a Câmara dos Deputados, em um movimento pacífico e solidário, contando com a alegria própria dos adolescentes e

FEBRAEDAFebraeda

Manifestação pública no Ministério do Desenvolvimento Social

Leila Gonçalves e Luiz Antonio participaram do Encontro da Febraeda

4 - Centro de Assistência Social e Mobilização Permanente de São Vicente

Projeto de Capacitação e Inclusão Produtiva

Daniela Valério

Os jovens do CAMPSV es-tiveram, no último dia 2 de abril, na sucursal do Jornal a Tribuna de San-tos e tiveram a oportuni-dade de conhecer a his-

tória, desenvolvimento e criação do Jornal Escola Comunidade.

O JEC é uma publicação voltada para as áreas da educação e sociocultural com

FOTOS DANIELA VALÉRIO

Visita ao Jornal Escola e Comunidade do Grupo A Tribuna

Adolescentes acompanham com atenção o desenvolvimento e criação do JEC Cerca de100 jovens lotaram o auditório de A Tribuna

“Ouvir outras opiniões e conhecer

novos projetos contribuiram bastante para minha formação”,

diz Marcus Vinicius.

o objetivo de proporcionar o acesso à in-formação e incentivar à leitura, utilizando o jornal como recurso didático e ped-agógico. Atualmente o JEC recebe 100 instituições, entre elas escolas das rede pública e privada, além de instituições, ONGs e associações que desenvolvem atividades socioeducativas.

“ É importante os jovens conhecerem o dia a dia do jornal e também conhecer a história da sua fundação. Além disso, o veículo tem o papel de contribuir como

instrumento na formação de cidadãos”, explica Carolina Viana Chagas, coordena-dora de comunicação e editora do Projeto.

De acordo com a coordenadora ped-agógica Marineuza Rocha, essa parceria com o Jornal A Tribuna tem sido positiva. “ Este encontro traz grandes benefícios, pois nos ajuda a socializar as experiên-cias por meio dos encontros bimestrais com as instituições envolvidas. Essa tr-oca nos permite criar e recriar a partir de ideias sugeridas e já vivenciadas por

outros colegas da mesma área podendo, assim, desenvolvê-las em nosso Projeto de Convivência e Formação Geral para o Trabalho”, ressalta Marineuza.

Para o aluno Marcus Vinicius a inte-gração entre o Jornal Escola acrescen-tou muito em seu conhecimento. “Ou-vir ou tras opiniões e conhecer novos projetos contribuiram bastante para minha formação. Achei muito interes-sante essa participação”, diz Marcus Vinicius.

“ O veículo tem o papel de

contribuir como instrumento na formação de cidadãos”,

explica Carolina

Centro de Assistência Social e Mobilização Permanente de São Vicente - 5

Convivência e Formação Geral para o Trabalho

Jovens assistem palestra de prevenção contra DSTs Daniela Valério

Com o intuito de orientar e pre-venir a saúde dos adolescentes contra as DSTs (Doenças Se-xualmente Transmissíveis), o

CAMPSV promoveu mais uma palestra, no último dia 17 de abril, com o tema “Prevenção contra as DSTs”. Ministrada pela técnica de enfermagem Isabel Dias, a discussão focou principalmente o que são as DSTs, quais as consequências de-las e como fazer a prevenção para evitar o contágio.

“ A melhor fase para desenvolver o hábito de cuidar e preservar-se é durante o inicio da vida sexual. Este é o momen-to ideal para orientar e conscientizá-los”, destaca Isabel.

Entre as DSTs mais comuns foram cita-das: Aids, herpes genital, sífilis, gonorréia, clamídia, linfogranuloma venéreo, trico-

Adolescentes esclarecem dúvidas

FOTOS DANIELA VALÉRIO

moníase, candidíase, vaginose bacteriana e cancro mole.

Durante a palestra Isabel ressaltou que o descuido e a falta de tratamento adequa-

dos com as DSTs podem levar à esterilidade e a morte. A frequência periódica à consulta médica e a realização de exames específicos podem diagnosticar as doenças precoce-

mente, impedindo a evolução das mesmas. Ao final do encontro os adolescentes re-

ceberam panfletos de orientação preventiva do Ministério da Saúde e preservativos.

Isabel Dias é técnica de Enfermagem

Uma aula flutuante...

Conhecer a história e atividade do maior Porto da América Latina, este foi o tema central da aula flutuante que percorreu o canal

aquaviário da cidade Santos, no último dia 22 de maio.

Os adolescentes participaram do pas-seio de escuna através do Projeto Conhe-ça o Porto, uma iniciativa do Grupo A Tribuna, Marinex - Inteligência Portuária e apoio Praticagem São Paulo. Os jovens receberam informações sobre a história, curiosidades, meio ambiente, a influência do porto na economia da região, carreiras e profissões.

“O projeto tem o intuito de apresen-tar aos alunos e profissionais da área de educação da Baixada Santista o maior porto da América Latina, mostrando suas atividades de exportações e impor-tações. É uma oportunidade de ter uma nova visão do Porto conhecendo sua im-portância mundial, além de conhecer as profissões ligadas ao setor”, diz a instru-tora do Projeto Bruna Lancellotti.

O passeio de escuna teve duração de 1h30, com saída da Ponte Edgard Perdi-gão, na Ponta da Praia com destino ao Porto, monitorado por instrutor espe-cializado.

FOTOS DANIELA VALÉRIO

O passeio de escuna foi monitorado pela Coordenadora Pedagógica Marineuza Rocha e a pedagoga Dilce Martins Pupo.

6 - Centro de Assistência Social e Mobilização Permanente de São Vicente

Aulas de InglêsFOTOS DANIELA VALÉRIO

Daniela Valério

Falar inglês é uma das exigên-cias mais requisitadas no atual mundo do trabalho. Por isso os aprendizes do CAMPSV já estão

sendo preparados dentro da sala de aula. Aplicar gramática e vocabulário de um modo

Jovens aprendem um novo idioma Agenda Concomitância

Dia da Luta Antimanicomial

O Dia da Luta Antimanicomial, 28 de Maio, foi comemorado com um encon-tro entre escolas e instituições da região no Centro de Convenções de São Vicen-te. O encontro visou combater o abuso e a exploração sexual de crianças e ado-lescentes através de diversas atividades e reflexão do tema.

Os jovens do CAMPSV participa-ram de atividades musicais e artísticas. Visitaram também exposições de diver-sos serviços oferecido pelas secretarias e programas do município destinados a crianças e adolescentes.

O Núcleo de Artes Cênicas do CAMPSV apresentou uma performance com a proposta de elucidar o tema. A apresentação contou com a participação de cerca de 30 jovens.

Para o presidente do Conselho Muni-cipal dos Direitos da Criança e do Ado-

lescente do município de São Vicente, João Carlos Guilhermino da Franca, a proposta é reunir pessoas e organizações para compartilhar a luta em prol dos di-reitos das crianças e adolescentes. Este movimento proporciona troca de expe-riência e aprendizado fortalecendo a luta desta grande causa.

(TURMA A e TURMA B)

01/06/2013 – Sábado8h às 10h – L.P. – Matheus / Foto – Guilherme10h15min às 11h15 – Foto - Guilherme / Inglês – Cristiane11h15min às 13h – Inglês – Cristiane / L.P. – Matheus

07/06/2013 – Sexta-Feira13h às 15h - Inglês – Cristiane15h15min às 17h - - E.F. – Aline

08/06/2013 – Sábado8h às 10h – Inglês – Cristiane / L.P. – Matheus10h15min às 11h15 – E.F. – Aline / Inglês – Cristiane11h15min às 13h – L.P. – Matheus / E.F. – Aline

14/06/2013 – Sexta-Feira13h às 15h - Foto – Guilherme15h15min às 17h - Inglês – Cristiane

15/06/2013 – Sábado8h às 10h – L.P. – Matheus / Filosofia – Carleoncio10h15min às 11h15 – Filosofia – Carleoncio / Foto - Guilherme 11h15min às 13h – Foto - Guilherme / L.P. – Matheus

21/06/2013 – Sexta-Feira13h às 15h - P. A. – Luana15h15min às 17h - E.F. – Aline

22/06/2013 – Sábado 8h às 10h – Inglês – Cristiane / L.P. – Matheus 10h15min às 11h15 – E.F. – Aline / Inglês – Cristiane11h15min às 13h – L.P. – Matheus / E.F. – Aline

28/06/2013 – Sexta-Feira13h às 15h - Cidadania - Leila15h15min às 17h - Inglês – Cristiane

29/06/2013 – Sábado8h às 10h – L.P. – Matheus / Mat. - Marineuza10h15min às11h15 – Mat. - Marineuza / Foto - Guilherme11h15min às 13h – Foto - Guilherme / L.P. – Matheus

Grupo de Artes Cênicas do CAMPSV

Jovens refletem sobre o tema

Gabriela Oliveira Vale Professora de inglês Cristiane

diferente, este é o desafio da professora Cris-tiane Simões. Com dinamismo e atrativos as aulas são ministradas para os aprendizes durante a concomitância. “Antes as aulas de inglês eram monótomas, agora durante a concomitância as aulas são muito dinâ-micas com músicas e atividades que faci-litam na hora de aprender ”, diz aprendiz

Gabriela Oliveira Vale, 16. Para Cristiane o contéudo aplicado de um modo diferen-ciado aumenta a rentabilidade do apren-dizado. “ O conteúdo não se resume ape-nas na gramática. Eles também adiquirem conhecimentos na área de conversação e cultura através de dialógos realizados em grupo”, explica Cristiane.

Daniela Valério

Atividades

Centro de Assistência Social e Mobilização Permanente de São Vicente - 7

Prata da Casa

Walter José Siqueira, fez parte das primeiras turmas da Instituição

Na entrevista Prata da Casa desta Edição, o convidado fez parte das primeiras turmas da ins-tituição: Walter José Siqueira,

58, nascido em Jacareí e criado na cidade de São Vicente. Aposentado, ainda trabalha como escrevente no 2º Cartório de Notas de São Vicente, onde iniciou sua carreira como “Patrulheiro”, nos anos 70.

Como começou a sua história com o CAMPSV? Incentivado pelo meu pai, me inscrevi para concorrer a uma vaga e ingressei nos meados dos anos 1970. Fiz parte da segun-da turma do curso de Aprendizagem, que na época chamava-se Curso de Formação de Patrulheiros.

Em qual empresa você exerceu a função ? Fui encaminhado para 2º Cartório de Notas de São Vicente, no setor Cantinho das Fotocópias, empresa concessora nos serviços de xerox.

Alguma recordação da época? Lembro-me dos encontros entre os pa-trulheiros de Santos, São Vicente e região onde nos reuníamos para discutir ideias e melhorias das instituições. A rigorosidade e disciplina que eram implantadas à época era algo impressionante. Éramos caracte-rizados por um uniforme estilo militar e tínhamos uma postura muito disciplinada e a consciência de que éramos observados

Daniela ValérioDANIELA VALÉRIO

O primeiro emprego

proporciona não só o aprendizado,

mas trava conhecimento com inúmeros

contatos

por toda sociedade. Sentíamos orgulho de ser Patruleiro.

Fale um pouco sobre sua trajetó-ria profissional? Meu primeiro emprego foi numa mercearia próxima de casa e em seguida ingressei no CAMPSV. Após a experiên-cia como patrulheiro fui contratado pelo Cartório, onde iniciei como auxiliar por 5 anos. Depois fiz uma prova para con-correr ao cargo de Escrevente e fui no-meado com o título pelo Juiz. Nesse pe-ríodo, tirei uma licença de 3 meses para gerenciar uma transportadora, depois retornei para o Cartório onde me apo-

sentei e continuo trabalhando.

Qual a sua formação? Conclui o curso de bacharel em Direito em 1981.

A formação no CAMPSV colaborou para o seu sucesso profissional? O curso foi o início da minha vida pro-fissional. Recebi toda preparação necessá-ria para ser encaminhado para o mercado de trabalho. Essa grande chance me deu a oportunidade de conhecer um setor no qual me identifiquei e me desenvolvi pro-fissionalmente.

Deixe uma mensagem de incentivo para os jovens aprendizes: Hoje os jovens têm muito mais recur-sos para a primeira colocação no mercado de trabalho. O primeiro emprego propor-ciona não só o aprendizado, mas também trava conhecimentos com inúmeros con-tatos que podem deslumbrar novas áreas de atuação. Pensem nisso, e aproveite toda essa formação oferecida pela instituição!

Aniversariantes de Maio

02 – Aline Cristina de C. da Silva 02 – Luiz Guilherme Ferreira Rocha02 – Vinícius Alves Caitano da Silva03 – Jailton Buquim dos Santos03 – Simonia Maria F. do Espírito Santo (Coord. Ped.)05 – Akauã Wilkens R. Tavares de Souza05 – Mainara Martins Bezerra06 – Marineuza Rocha P. da Silva (Coord. Ped.)07 – Emerson dos Santos Santana09 – Domenique da Silva Cerqueira09 – Lucas Marani dos Santos10 – Raul Vitor Bispo dos Santos11 – Max José de Souto Junior12 – Isabela Taffarello Pasquini13 – Lucas Santos Silva13 – Thayna de Jesus Santana14 – Agnes Viggiane Coelho (Recepção)14 – Ana Carolina dos S. Evangelista14 – Danilo Amorim Santos Lima15 – Vera Cristina Oliveira Cruz (Ass. Social)16 – André de Souza Nunes16 – Andressa de Oliveira Moreira17 – Myllene da Silva Santos17 – Paloma da Silva Cruz (R.H.)18 – Allana Teixeira Cabral18 – Karina dos Santos Morais18 – Whitny Elizabet Santos Camargo20 – Samara Santana Calacio20 – Thayna Cristine da Silva Sousa21 – Artur Augusto Alves21 – Igor de França Campos Lima21 – Vitor Buquim dos Santos Pereira22 – Bruna Cristina Costa de Lima22 – Nadssa Fernanda Gomes da Silva22 – Ruan Vitor Oliveira Pereira23 – Caroline Pereira de Souza23 – Gabryel Souz Campos23 – Pamella de Almeida P. Danella (Nutricionista)

24 – Jilson dos Santos Encarnação Junior

24 – Lais de Menezes Santos

24 – Vitor Kaue Apoli nario Dias

26 – David Nasci-mento de Souza

29 – Vinicius Ferreira Luque Resaffe

30 – Leticia Aparecida da Silva Siqueira

31 – Aryane Guedes Domingues

31 – Jessica Carregosa de Andrade

8 - Centro de Assistência Social e Mobilização Permanente de São Vicente

Loja 1Pça. José Oliveira Lopes, 86

Jd. Castelo - Santos(13) 3203-3362

3299-3941

Loja 2R. Tenente Durval do

Amaral, 519Jd. Rádio Clube - Santos

(13) 3203-8804

Empresa Parceira

O Grupo Fassina - Soluções Lo-gísticas em Comércio Exterior Ltda iniciou suas atividades em 1974. Empresa 100% familiar,

atua nos serviços de transportes, terminais de containers, embalagens, centro de dis-tribuição, armazenagem, reparos e depósi-tos de containers . A Fassina conta com grande infra-estru-tura de áreas e armazéns, além de uma di-versificada frota de veículos e equipamen-tos próprios, distriubuído em 7 unidades no Estado de São Paulo. Parceria

Para a assistente de recursos huma-nos Jéssica Santana Souza, ex-aprendiz, a parceria tem resultado positivo para ambos os lados.

“É uma grande chance para o jovem in-gressar no mercado de trabalho. Consegui-mos dar esta oportunidade para o aprendiz e esperamos obter um futuro talento dentro da organização”, comenta Jéssica.

Atualmente a empresa conta com 7 aprendizes que atuam nas áreas ope-racional, financeiro, controle de frota e recepção.

Para Graziele Santos Galdino da Sil-va, 18, esta fase está sendo uma grande chance de crescimento profissional. “As aulas teóricas me auxiliaram em relação ao comportamento e responsabilidade. Aprendi muito com as aulas de Qualidade Total, hoje consigo ter mais agilidade para executar os trabalhos”, relata Graziele.

Já para Rafaelly Carneiro da Silva, 17, agora é a oportunidade de colocar todo o conhecimento adquirido em prática.

FassinaDaniela Valério

DANIELA VALÉRIO

“Toda a preparação oferecida pela ins-tituição foi essencial para desenvolver um bom trabalho como aprendiz. Tenho

amadurecido tanto pessoalmente como profissionalmente com esta experiência”, diz Rafaelly.

“Cerca de 80% dos aprendizes são efetivados. Temos muitos talentos em nosso

quadro de profissionais”, diz Jéssica

Soluções Logísticas em Comércio Exterior Ltda

Da esq. para a dir. as aprendizes Vitória Aparecida, Graziele Santos, Rafaelly Carneiro, Jéssica Rúbia , Mayara da Silva e a assistente de RH Jéssica Santana

A Fassina está localizada na Avenida Marginal da Via Anchieta, 960, Chico de Paula, em Santos. Telefone (13) 3298-3000.

Junho

02 – Fernanda Ferreira Silva03 – Camila Ferreira de Souza04 – Dafne Marques Araujo05 – Luan Santos de Oliveira06 – Luis Henrique dos Santos (RH)08 – Juliana Fortes Santos08 – Urias Vitorino da Silva Filho08 – Taynara Cristini Aparecida Vieira09 – Guilherme de Oliveira Branco10 – Caroline Miguel Pinto11 – Daniel Costa Pereira12 – Bruna Ribeiro Silva12 – Natasha Stefani dos Santos Farias12 – Hilda Gomes Ferreira (Cozinha)14 – Thayna Alves Ferreira dos Santos15 – Mayara da Silva15 – Nathalia Aldrey Leocadio de Freitas17 – Fernanda da Silva Quaresma17 – Kaina Silva dos Santos17 – Roberta Sobral Pereira18 – Juliana Souza da Silva20 – Elisangela Fonseca Wilkens20 – João Augusto dos Santos Neto22 – Daniel Abdias Barbosa Junior22 - Maria Luisa Costa23 – Igor Campos Figueira24 – Ana Karina Vieira de Souza24 – Eduarda dos Santos Aguiar24 – João Paulo Xavier de Lima25 – Beatriz Messias Monico28 – Taina Oliveira Santos 29 – Vinícius Pedro Gonçalves

Tel:(13) 3569-4545www.campsv.org

Invista no Futuro!

Contrate um

Aprendiz