central privada de comutaÇÃo telefÔnica tipo...

44
MONYTEL Manual de Programação 1 de 1 CENTRAL PRIVADA DE COMUTAÇÃO TELEFÔNICA TIPO MDX COMPACT 60E1 MANUAL PROGRAMAÇÃO

Upload: doantruc

Post on 11-Jan-2019

232 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

MONYTEL Manual de Programação

1 de 1

CENTRAL PRIVADA DE COMUTAÇÃO TELEFÔNICA

TIPO MDX COMPACT 60E1

MANUAL PROGRAMAÇÃO

MONYTEL Manual de Programação

2 de 2

Manual de Programação

CENTRAL PROVADA DE COMUTAÇÃO TELEFÔNICA

COMPACT – 60E1

MANUAL DE PROGRAMAÇÃO A programação dos serviços da central são executados, em sua totalidade, com auxílio de um microcomputador externo. Como plataforma operacional das rotinas, emprega-se o sistema operacional Windows 3.1/95/98/NT e 2000 da Microsoft. Embora uma parte da programação, como a categorizarão e bloqueio de órgãos, possa ser alterada através da mesa de telefonista, alterações mais amplas apenas serão possíveis através do software de programação. O presente manual trata apenas do aplicativo de programação da central versão 1.1A. Generalidades O programa Compact 60E1 é um aplicativo que trabalha em ambiente Windows e permite efetuar a configuração e programação da central. Para sua operação, o usuário deve dispor de um microcomputador com uma interface serial RS-232. Composição do Programa • COMP60E.EXE Arquivos executável do sistema. Possui os comandos para

manipulação, configuração e programação do sistema. • COMPE.CNF Contém a configuração da porta de saída, efetuados através do

comando Configuração. • DEF60E1.MDX Contém a programação efetuada através do executável • DEF60E1.PRG Arquivo em formato específico para envio à central Instalação Executar o arquivo executável SETUP.EXE do disco de instalação no driver A. O comando SETUP cria automaticamente um subdirectório, e copia todos os arquivos necessário para sua operação. No final da instalação o comando SETUP cria o ícone do programa.

MONYTEL Manual de Programação

3 de 3

COMPACT 60E1 Na tela de entrada são apresentados os três comandos básicos do programa. Dentro de cada comando, estão as operações disponíveis para o comando acionado. Para executar uma operação, basta selecioná-la e então preencher os campos solicitados.

Compact 60E1 – Tela de entrada Comandos do Programa: • Arquivos • Programação • Configuração

A operação do programa segue o padrão Windows e pode ser efetuada através de teclado ou mouse. Na operação com mouse, a seleção de comandos, operações e preenchimento de campos é efetuada posicionando-se o cursor na opção desejada e acionando o botão do mouse em seguida.

MONYTEL Manual de Programação

4 de 4

Para operação com o teclado, utiliza-se as teclas de direção ( setas ) e tabulação ( TAB ) para posicionar o cursor e a tecla ENTER ou ESPAÇO para confirmar as seleções. Outra forma de comandos e operações através de teclado consiste em acionar a tecla (ALT) simultaneamente com a letra que se encontra sublinhada no nome do comando ou operação desejado. Todos os comandos executados no programa, passam pôr um teste de consistência antes de serem implementados; caso haja incosistência, o programa exibe uma mensagem indicando que os dados devem ser corrigidos.

Arquivos O comando arquivos permite efetuar operações de manipulação dos arquivos utilizados pelo programa: • Carregar • Salvar • Enviar • Imprimir • Apagar

• Sair Alt+F4 Comando Arquivo

MONYTEL Manual de Programação

5 de 5

O programa sai de fábrica com uma programação default gravada no arquivo DEF60E.MDX, porém, sempre que desejado, o usuário pode compor uma nova programação, alterar a programação existente ou apagar qualquer programação não desejada. Toda a programação efetuada através do comando Programação deve sempre ser armazenada em um arquivo em disco do microcomputador a fim que esteja disponível para envio à central, bem como para possíveis alterações que possam vir a sofrer. Cada arquivo de programação recebe um nome composto de até oito caracteres seguidos pela extensão .MDX. Para gravar uma programação, utiliza-se a operação Salvar. Quando se procede à gravação de uma programação, dois arquivos de formato e extensão diferentes são gerados no subdiretório correspondente, um com a extensão .MDX e outro com a extensão .PRG. O arquivo com extensão .MDX é gravado em formato próprio para utilização pelo comando Programação, enquanto que o arquivo com extensão .PRG é gravado em formato específico para envio à central através da operação Enviar do comando Arquivos. Toda operação que envolve manipulação de arquivos requer o preenchimento da janela de seleção de Arquivo.

Seleção de Arquivo

A fim de obter o desempenho operacional esperado, ou seja que a central passe a operar segundo a programação efetuada, ao compor, alterar ou substituir uma programação, deve-se, após salvá-la, transmiti-la à central através da operação Enviar.

MONYTEL Manual de Programação

6 de 6

Carregar A operação Carregar é empregada para colocar na memória do microcomputador os dados relativos à programação contida no arquivo de programação da central. Sua execução, requer o preenchimento da janela de seleção de arquivo.

Confirma Arquivo à Carregar A programação default de fábrica se encontra no arquivo DEF60E.MDX e qualquer outra programação efetuada ou alterada pelo usuário se encontra em um dos arquivos com extensão .MDX criados e nomeados pelo próprio usuário. Arquivos utilizados: • DEF60E.MDX Programação Default • Arquivo.MDX Programação do usuário É sempre necessário utilizar a operação carregar antes de enviar uma programação para a impressora ou alterá-la para compor uma nova programação.

MONYTEL Manual de Programação

7 de 7

Salvar A operação Salvar permite atribuir um nome ao arquivo que conterá cada nova efetuada.

Confirma Arquivo a Salvar Operações preliminares: • Arquivos Carregar • Programação Qualquer Operação

MONYTEL Manual de Programação

8 de 8

Enviar A operação Enviar permite transmitir a programação à Central.

Confirma Envio via Mesa Quando o envio da programação for através do par de dados da mesa de telefonista, pela interface de programação da mesa de telefonista deve clicar na opção SIM. Se for via interface serial clique na opção NÃO. Quando a supervisão DAC estiver ativada, a programação somente poderá ser enviada através da interface de programação da mesa de telefonista.

MONYTEL Manual de Programação

9 de 9

Confirma Arquivo à Enviar

Os dados são retirados do arquivo de programação com extensão .PRG de forma que, antes de enviá-los, torna-se necessário informar o nome do arquivo desejado através da janela de Seleção de arquivo. Caso a programação tenha sido alterada através de qualquer operação do comando Programação, antes de enviá-la à central, deve-se utilizar a operação Salvar. Este procedimento é necessário para que os dados contidos no arquivo de programação sejam atualizados antes do envio à central. Após envio a programação é armazenada em memória EEPROM, protegendo a programação caso seja utilizado o reset, ou falha na alimentação da central. O processo de gravação na EEPROM tem duração de aproximadamente 12minutos. A gravação é confirmada como OK quando a mesa de telefonista indicar o alarme primário 1.1. Caso ocorra falha na gravação da programação na EEPROM, a mesa indicará o alarme primário 1.2. Se durante o processo de gravação na EEPROM a central for resetada ou ocorrer falha na alimentação o processo de gravação irá resultar em falha.

MONYTEL Manual de Programação

10 de 10

Imprimir Toda a programação efetuada através do comando Programação pode ser impressa através da operação Imprimir.

Confirma Arquivo a Imprimir Uma vez que os dados para impressão são retirados da memória do microcomputador, e solicitados por ordem numérica de portas ou de números lógicos, esta operação deve ser precedida pela operação Carregar ou, caso a programação tenha sido alterada, pela operação Salvar.

MONYTEL Manual de Programação

11 de 11

Apagar Sempre que não for mais necessário manter uma programação armazenada em disco, pode-se apaga-lá através da operação Apagar. Antes de concluir a operação o programa apresenta a janela de seleção de arquivo e a seguir, apaga os dois arquivos de programação (.MDX e .PRG).

Confirma Arquivo a Apagar Sair A operação sair é utilizada para deixar o programa e retornar ao sistema operacional.

MONYTEL Manual de Programação

12 de 12

Programação Toada a programação da central Compact 60E1 é efetuada através das seguintes operações do comando Programação e podem envolver as seguintes atividades: • Criar uma nova Programação • Alterar a Programação default • Alterar outra programação existente

Comando Programação

Para criar uma nova programação, basta empregar as operações do comando Programação e gravá-la com o nome desejado através da operação Salvar do Comando Arquivos. A alteração de uma programação consiste em carregar uma programação já existente através da operação Carregar do comando Arquivos, alterá-la através do comando programação e , em seguida salvá-la, com o mesmo nome ou outro mais adequado, através da operação Salvar do comando Arquivos. As operações do comando Programação permitem configurar os seguintes elementos da central: • Sistema • Ramal • Tronco

MONYTEL Manual de Programação

13 de 13

• Feixe • Grupo • Grupo DAC • DAC/G • Órbita Sistema Esta operação permite, através de suas opções, programar as características operacionais do sistema.

Programação de Sistema

Opções: • Portas • Facilidades • Numeração • Categorias e Serviços • Discriminação IU • Memórias • Outros • Parâmetros MFC • Multivox • Console Digital • Siga-Me Externo

MONYTEL Manual de Programação

14 de 14

Portas O Compact 60E1 numeradas de 64 a 223. A opção Portas permite programar, para cada uma das portas do sistema, sua operação como tronco ou ramal.

Programação de Porta Tipo de Porta:

Tronco Ramal No relatório de programação ,as portas configuradas como tronco, são listadas sob o item

PORTAS TRONCO e as portas configuradas como ramal sob o item PORTAS RAMAIS

MONYTEL Manual de Programação

15 de 15

Facilidades A opção facilidades permite programar uma tabela de facilidades para o sistema.

Programação de facilidades A tabela de facilidades define como se dá, a partir do tom de discar ou de conversação, o acesso às facilidades do sistema para cada plano de numeração. Para implementá-la, efetua-se o preenchimento dos seguintes campos: • Prefixo • Serviço • Complemento O campo prefixo estabelece, com até quatro dígitos, códigos de acesso aos serviços disponíveis; o campo Serviço estabelece qual serviço é acessado quando digitado o prefixo correspondente; o campo Complemento indica o tipo de complemento que pode seguir o número do prefixo. A programação de permissão para acesso às facilidades programadas é efetuada pelo preenchimento de uma tabela de restrição por encaminhamento, através da opção Categorias e Serviços da operação Sistema.

MONYTEL Manual de Programação

16 de 16

Tipos de Serviço:

Acesso a porta Acesso a feixe Acesso a grupo com prioridade Captura a grupo Programa Serviço Desprograma serviço Programação de porta Programação de feixe Programação de Grupo Captura / Estaciona porta Captura Porta estacionada em outra porta Programação Sistema Acesso a dados do sistema Acesso a Ramal Associado Pêndulo Verifica alarmes Acesso a feixe programado Acesso a feixe E/M decádico Acesso a feixe programado c/ discagem abreviada Acesso a page Acesso a agente Acesso a orbita Acesso a serviço ocorrência Acesso a grupo sem prioridade Acesso a monitoração de agente Captura a outro grupo Flash no tronco Acesso a captura geral Acesso a E/M dtmf

Complemento para Acesso a Porta: Sufixo de 2 dígitos Sufixo de 1 digito Direto Complemento para Acesso a Feixe: Feixe n ( 01-20) Complemento para Acesso a Grupo: Grupo n (01-20) Complemento para Programa Serviço: Siga-me sempre Siga-me Ocupado Siga-me Não Atende Não Perturbe Ramal Associado Troca modo compulsório / telefone Cadeado eletrônico Siga-Me sempre pelo destino

MONYTEL Manual de Programação

17 de 17

Recado Senha para liberação de classe

Liberação de Classe Despertador Cadeado Eletrônico por outro ramal Despertador por outro ramal Liberação de classe e DIU Sign-on Pausa Vigia Memória de Discagem abreviada do ramal Siga-me ADR Muda Grupo atendedor Siga-Me externo Código de Usuário

Complemento para Desprograma Serviço: Siga-me sempre Siga-me Ocupado Siga-me Não Atende Não Perturbe Rechamada Ramal Associado Todos os Serviços Troca modo compulsório / telefone Cadeado eletrônico Siga-me sempre pelo destino Recado Senha para liberação de classe

Liberação de Classe Despertador Cadeado Eletrônico por outro ramal Despertador por outro ramal Sign Off Memória de Discagem abreviada do ramal Siga-me ADR Muda Grupo atendedor Siga-Me externo Código do Usuário

Complemento para Programação de Porta: Bloqueia/desbloqueia Porta Classe Porta Categoria Porta Discriminação IU da Porta Complemento para Programação de Feixe: Porta – Atendedor diurno Grupo – Atendedor diurno R.D. – Atendedor diurno Porta – Atendedor noturno Grupo – Atendedor noturno R.D. – Atendedor noturno

MONYTEL Manual de Programação

18 de 18

Turno de atendimento de 1 feixe Turno de atendimento dos feixes Complemento para Programação de Grupo: Porta – Atendedor diurno Grupo – Atendedor diurno R.D. – Atendedor diurno Porta – Atendedor noturno Grupo – Atendedor noturno R.D. – Atendedor noturno Turno de atendimento de 1 grupo Turno de atendimento dos grupos Porta – Atendedor auxiliar Grupo – Atendedor auxiliar R.D. – atendedor auxiliar Tempo de supervisão para o grupo Complemento para Programação de Sistema: Relógio / Calendário Bloqueia / desbloqueia Enviador DTMF Dump memória

Timbre toque Volume toque Contraste display Volume Bip

Complemento para Acesso a dados do Sistema: Mostra dia / Mês Mostra Ano / dia da Semana Complemento para Acesso a Órbita: Sufixo de 2 dígitos Sufixo de 1 digito No relatório de programação, estes exemplos apareceriam sob o item FACILIDADES. A forma de acesso a facilidade durante tom de ocupado, controle de chamada ou consulta não pode ser alterada e segue um plano de numeração conforme indicado a seguir: Facilidades a partir de Tom de Ocupado: • Retorno 1 • Rechamada automática a Ramal e a Tronco 2 • Intercalação 3 • Aviso de Chamada Urgente 5 • Captura Seletiva 6 • Transferência sobre Ocupado Gancho

MONYTEL Manual de Programação

19 de 19

Facilidades a partir do Tom de Controle de Chamada: • Retorno 1 • Transferencia sem Consulta Gancho Facilidades a partir de Consulta: • Retorno 1 • Conferencia 2 • Pêndulo 7 • Transferencia com Consulta Gancho Numeração A opção Numeração permite programar uma tabela de acesso a portas. Esta tabela define como se dá o acesso as portas do sistema a partir do plano de numeração.

Programação de Numeração

Na composição desta tabela, para cada plano de numeração e prefixo já estabelecidos, é solicitado o preenchimento dos seguintes campos:

MONYTEL Manual de Programação

20 de 20

• Sufixo (00-99) • Porta (Inexistente, 64-223, Modem) O campo porta contém o número físico de cada porta (Tronco ou Ramal) da central ou a identificação da presença do Modem. Os campos Prefixo e Sufixo permitem associar a cada porta, com até quatro dígitos, um número lógico para compor os códigos de acesso à porta. No relatório de programação, a tabela de numeração também é listada sob o item PORTAS TRONCO e PORTAS RAMAIS Categorias e Serviços A opção Categorias e Serviços permite montar uma tabela de até 16 categorias. A atribuição de categorias a cada um dos ramais é efetuada através da operação Ramal. No comando programação.

Programação de Categorias e Serviços Os serviços de um ramal podem ser divididos em dois tipos: Serviços acessados por encaminhamento e funções disponíveis ou não na porta. Tipos de Serviços: • Acessados por encaminhamento (Prefixos programados) • Disponíveis na Porta

MONYTEL Manual de Programação

21 de 21

A marcação de serviços e acesso a portas que são efetuados a partir do tom de discar ou conversação é restringida pela análise de encaminhamento (restrição por facilidade) e corresponde aquelas facilidades definida através da operação facilidades do comando Sistema; facilidades disponíveis nas portas, são liberadas ou não de acordo com uma tabela que especifica qual facilidade é disponível para cada categoria (restrição por serviço ). Serviços Restringidos por Categoria: 01-Marca Rechamada 11-Pode Receber chamada a cobrar 02-Pode ser Rechamada 12-Recebe marcação de Siga-me 03-Intercala Porta sobre Ocupado 13-Pode fazer Chamada urgente 04-Pode ser Intercalada 14-Porta Hot-Line a tronco discado 05-faz Captura Seletiva 15-Tem acesso a memória de sistema 06-Pode ser Capturada 16-Pode programar memória por Porta 07-Faz conferencia 17-Porta de Transmissão de Dados 08-Faz pêndulo 18-Ramal Chave 09-Porta Hot-Line 19-Porta hot-line a Tronco 10-Porta Hot-Line Temporizado 20-Bilhete de Entrada Discriminação IU A opção Discriminação IU permite montar uma tabela com até oito tipos de discriminação, numerados de 1 a 8, os quais complementam as classes dos ramais determinando níveis intermediários de acesso externo

Programação e Tabela de Discriminação IU

MONYTEL Manual de Programação

22 de 22

Cada tipo de discriminação é constituído de uma tabela de bloqueio e uma tabela de permissão associadas, sendo que cada tabela pode conter até 16 números com até 10digitos cada um. Nesta programação, pode-se também restringir o acesso à discagem abreviada. Tabela de Discriminação: • Tipo (1-8) • Bloqueados • Liberados Na tabela bloqueados são colocados os números bloqueados para os ramais que possuírem aquele tipo de discriminação; na tabela Liberados são colocadas as exceções, isto é, números que estão incluídos na coluna de bloqueio e que devem ser liberados. Memórias do Sistema A opção memórias permite programar até 80 códigos para discagem abreviada de sistema. Os códigos são numerados de 20 a 99 e podem estar associados a números de até 16 dígitos.

Programação de memória do Sistema

A limitação de acesso à facilidade de discagem abreviada é implementada através da operação Discriminação IU do Comando Sistema.

MONYTEL Manual de Programação

23 de 23

Outros A opção Outros permite programar diversas características do Sistema que não foram programadas nos itens anteriores.

Outras Programações Tempos de Sistema: • Tempo de Toque • Tempo de retenção • Tempo de Flash • Discagem Abreviada em Tronco DTMF • Acesso a Porta Temporizada • Recado • Fone Fora do Gancho • Flash no Tronco • R.D.1 • R.D.2 O tempo de toque é programado para controlar o toque nos ramais, bem como para facilidade do tipo siga-me se não Atende 0 tempo de retenção é programado para controlar a retenção de ligações e transferencias para órbita.

MONYTEL Manual de Programação

24 de 24

O tempo de flash é utilizado para ajustar o tempo de flash quando, antes de teclar o código de acesso a um serviço, se emprega a tecla Flash nos ramais DTMF a fim de obter o tom de espera de serviço. O tempo de discagem Abreviada em Tronco DTMF permite programar o tempo de espera antes de iniciar a discagem em tronco DTMF. O tempo de Acesso a Porta temporizada indica o tempo necessário para completar o reconhecimento do número da porta com numeração temporizada. O tempo de recado permite programar o intervalo de tempo entre avisos de recado. O tempo de Fone Fora do Gancho permite programar o intervalo de tempo para geração de alarme na mesa de telefonista. O tempo de Flash no tronco permite programar o intervalo de tempo para geração de flash na Linha tronco. A música externa poderá ou não ser conectada ao page, a habilitação da Bilhetagem, sinalização desejada para operação aceita, ramal ocupado, recado e despertador, também são programados. Musica no Page: • Com • Sem Bilhetagem: • Desligada • Ativada Diu: • Desligada Não discrimina a discagem Abreviada • Ligada Discrimina a Discagem Abreviada Sinalização de Operação Aceita, Ramal Ocupado, Recado e Despertador: • R.D.1 – R.D.2 • Normal Senha: • Senha para acesso via MODEM. Porteiro: • Programa a porta tronco que irá servir para porteiro, habilitando o digito 5 para abertura de

fechadura. Duração de Pausa Interdigital: • Programa três passos para pausa interdigital durante a discagem decádica. (300ms,500ms ou

700ms).

MONYTEL Manual de Programação

25 de 25

Parâmetros MFC A opção parâmetros MFC permite programar os parâmetros dos troncos programados para modo de operação DDR através da operação Tronco.

Parâmetros MFC Parâmetros MFC: • Tempos de Tronco MFC ( Espera Desconexão, Envio MFC para frente, Ausência MFC para

frente, retirada MFC para frente) • Milhar de Entrada (nenhum,0-9) • Atendimento no ocupado (Ocupado B2, transfere ao atendedor do feixe) • Número Inexistente (Inexistente B3, inexistente B7, transfere ao Atendedor do Feixe) • Número da Central A programação de numero da central complementa o número do ramal para que seja enviado o número do chamador quando a central à frente o solicitar. No relatório de programação, estes dados aparecem sob o item DIVERSOS.

MONYTEL Manual de Programação

26 de 26

Multivox Na opção Multivox permite programar as posições que serão programadas como KS a 4 fios.

Tela de Programação dos ultivox Multivox: • Posição (1-15) Posição • Número lógico da porta que irá receber o aparelho Multivox A posição 1 corresponde aos pinos 1-6 do HD09 A posição 2 corresponde aos pinos 2-7 do HD09 A posição 3 corresponde aos pinos 3-8 do HD09 A posição 4 corresponde aos pinos 4-9 do HD09

MONYTEL Manual de Programação

27 de 27

Console Digital A opção Console Digital permite programar até 2 consoles CD-100.

Console Digital

Console Digital: • Console 1 • Console 2 Posição na RAF: • Posição (1-15), posição no cartão RAFA1 ligado ao console Controlador: • Número Lógico do ramal onde estará acoplado o console digital.

MONYTEL Manual de Programação

28 de 28

Siga-Me Externo A opção Siga-Me Externo permite programar os parâmetros de operação do Siga-Me Externo

Programação Siga-Me Externo Permite Transferencia Tronco-Tronco: • Permite que uma ligação de entrada seja desviada a um tronco de saída com a discagem programada

pelo ramal (siga-me Externo) ou, permite que o ramal em conversação transfira a ligação (transferencia externa)

Tempo de Conversação Tronco –Troncos s/ detecção: • Como não é detectado tom de ocupado na linha para desconexão da chamada, este tempo deverá ser

programado para que o tronco não fique preso. Tempo para Inicio de Discagem: • Este tempo deve ser programado em casos onde o tom de discar externo demora a ser conectado pela

central, é o tempo contado a partir da ocupação do tronco até o inicio da discagem. Tempo de Conversação Tronco –Troncos c/ detecção: • Este tempo pode ser programado para limitação do tempo de conversação, quando é realizada uma

ligação ramal – ramal marcado com siga-me externo. Siga-Me Externo: • Permite programar um R.D. para informar que a ligação está sendo transferida para um número externo.

MONYTEL Manual de Programação

29 de 29

Senha de Usuário

No: Número crescente de 001 a 200 somente para efeito de cadastro Código: Número de 0001 a 9999. Este será o código do usuário. Senha: Senha de 0001 a 9999. Poderá ser associada uma senha ao código do usuário. Feixe de Saída: Feixe de linhas que será liberado para ligações de saída. DIU: Tabela de bloqueio que será associada ao código do Usuário. Fim de Senha de Usuário: O código poderá ser desativado quando o ramal colocar o fone no gancho por 5 segundos ou quando discar a facilidade para desabilitar. Fim de Expediente: Se for utilizado o modo por discagem da facilidade, poderá ser programado um horário para desabilitar a facilidade evitando assim algum ramal permaneça habilitado por esquecimento do usuário. Para usar basta discar a facilidade + o código do usuário (Se a senha não estiver programada). Ou discar a facilidade + o código do usuário + a senha se estiver programado. O Ramal receberá 2 bip´s de confirmação da facilidade. Colocar e retirar do gancho, discar “0” para pegar linha e fazer as ligações.

MONYTEL Manual de Programação

30 de 30

Ramal Esta operação permite programar as características operacionais relacionadas às portas empregadas como ramal.

Programação de Ramal Para cada ramal, identificando pelo número da porta, número do ramal, são programáveis as seguintes características: • Recebe Ring • Tipo • Discagem • Classe • Categoria • Discriminação IU • Display • Usuário • Ramal Associado • Grupo Dac • Feixe • Supervisão KS • Recebe Page

MONYTEL Manual de Programação

31 de 31

O campo Recebe Ring funciona da seguinte forma:

1- Se o ramal pertencer a um Grupo Dac, ele deve ser marcado como Ring Sim caso contrário, as chamadas de espera não irá tocar no aprelho, mas se retirar do gancho, atende a chamada.

2- Se o Grupo Dac for marcado Ring Sim todos do grupo irão tocar ao mesmo tempo dependendo da programação anterior.

Recebe Ring: • Sim • Não

O campo Tipo permite informar ao sistema o tipo de aparelho utilizado como ramal. A opção Mesa deve ser empregada para a mesa de telefonista (Portas 68 ou 64); a opção Padrão para os ramais decádicos/DTMF, inclusive os ramais tipo MULTIVOX/DATAVOX ; a opção Voice indica a utilização de correio de voz (Voice Mail). Tipos de Ramal: • Mesa • Padrão • Voice O campo discagem indica se a discagem do ramal será efetuada de forma decádica ou DTMF. Os ramais programados como DTMF aceitam os dois tipos de discagem Decádica/DTMF. Os aparelhos MULTIVOX/DATAVOX devem ser programados como decádico. Tipos de discagem: • Decádica • DTMF O campo Classe permite atribuir classes aos ramais, indicando o nível de restrição no acesso externo. Esta restrição pode ainda ser complementada através de um dos tipos de Discriminação IU. Tipos de Classe: • Classe A – Privilegiado • Classe B – Semi-Restrito • Classe C – Restrito ( Recebe transferencia) • Classe D – Restrito • Classe E – Privilegiado mas não recebe DDR Ramais Classe A- Tem acesso a qualquer feixe de troncos ou troncos específicos, através dos códigos correspondentes, e podem efetuar discagem externa; Ramais Casse B- Também podem efetuar discagem externa, mas somente após receber linha de um ramal classe A Ramais Classe C- Não podem efetuar discagem externa, mas podem receber transferencias de ligações efetuadas por ramais classe A ou B.

MONYTEL Manual de Programação

32 de 32

Ramais Classe D- Não tem qualquer tipo de acesso externo, a menos que sejam programados como atendedores. neste caso, embora recebam as chamadas para atendimento, continuam impossibilitados de receber transferencias ou efetuar discagem externa. Ramais Classe E- Igual ao Ramal Classe A porém, não recebe ligação de entrada DDR. O campo Categoria permite atribuir a cada ramal do sistema uma das 16 categorias (1-16) da tabela de categorias programadas anteriormente através da operação Sistema do comando Programação. O campo discriminação IU permite atribuir a cada ramal um tipo de discriminação (1-8) à qual estará sujeito. A tabela de discriminação IU é montada através da operação Sistema do comando Programação. O campo Display permite programar o número até 4 dígitos que aparecerá no display do ramal o qual, por default, corresponde aos últimos quatro dígitos do sufixo programado na tabela de numeração. O campo Usuário permite identificar o nome do usuário do ramal a fim de que seu nome possa ser indicado no display dos aparelhos MULTIVOX/DATAVOX. O campo Ramal Associado permite programar o número do ramal que será acessado quando for digitado o prefixo correspondente a “Acesso a Ramal Associado” da tabela de prefixos. O campo Grupo Dac permite alocar cada ramal em qualquer dos 20 grupos (1-20) designados para trabalhar em grupo. O campo feixe permite associar cada ramal a um feixe de troncos (1-20) para que tenha acesso externo quando digitar o prefixo correspondente a “Acesso a Feixe Programado” da tabela de Prefixos. O campo Supervisão KS permite programar se o ramal poderá ou não ser supervisionado pelos ramais MULTIVOX/DATAVOX que programarem acesso direto à ramal por tecla programável. Sup. KS: • Com • Sem O campo Acesso a Page permite programar se o ramal, no caso de se o MULTIVOX/DATAVOX, receberá mensagens do sistema de busca pessoa e órbita do alto-falante do aparelho e, em caso afirmativo, de qual canal. Acesso Page: • Nenhum • Todos • Canal n (1-3) No relatório de programação, estes dados são apresentados sob o item Portas Ramais.

MONYTEL Manual de Programação

33 de 33

Tronco A operação tronco permite programar as características operacionais de cada porta empregada como tronco:

Programação de Tronco

Para cada tronco, identificado pelo número da porta, são programáveis as seguintes características: • Telefone • Feixe • Modo de Operação • Sentido • Tipo • Display • Supervisão KS • Bina DTMF O campo telefone permite identificar o número associado ao tronco. O campo feixe permite alocar cada tronco em um feixe de troncos.

MONYTEL Manual de Programação

34 de 34

O campo Modo de Operação permite indicar qual o tipo de interface utilizada para cada tronco do sistema. • Decádico • DTMF • Decádico com inversão • DTMF com inversão • R2 Digital • E/M Digital • R2 DTMF • E/M Decádico a 2 fios • E/M DTMF a 2 fios • E/M Decádico a 4 fios • E/M DTMF a 4 fios O sentido de um tronco indica a utilização como entrada e saída, modo bidirecional, ou somente em um dos sentidos, modo Unidirecional. O campo direção informa para troncos unidirecionais, se são de entrada ou saída. Troncos programados como bidirecionais são temporizados em 6s após derrubados, antes que possam ser novamente tomados para saída. Sentido de Operação: • Bidirecional (6s) • Unidirecional Através do campo tipo de Operação , cada tronco pode ser programado para operar como linha de junção ou como Tronco. Tipo de Operação: • Tronco • Linha de Junção O campo display permite programar o número ( 4 digitos) que aparecerá no display dos ramais quando conectados a cada tronco. este número, por default, corresponde aos últimos quatro dígitos do sufixo programado na tabela de numeração. O campo Sup. KS permite programar se o tronco poderá ou não ser supervisionado pelos ramais MULTIVOX/DATAVOX que programarem acesso direto a tronco por tecla programável Sup. KS • Com • Sem O campo Bina permite programar a identificação do assinante A Bina: • Sim • Não No relatório de programação, os dados são apresentados sob o item PORTAS TRONCOS

MONYTEL Manual de Programação

35 de 35

Feixe A operação feixe permite programar as características operacionais de cada feixe criado através da operação troncos do Comando programação.

Programação de Feixe Para cada feixe, identificado pelo número, são programáveis as seguintes características: • Alternativo • DDC • Atendedor • Tipo • Prioridade • Saída O campo Alternativo permite programar um feixe alternativo para chamadas de saída, caso o feixe atual esteja sem tronco disponível. O campo DDC permite indicar, para cada feixe do sistema, a liberação ou não para atendimento de chamadas a cobrar (DDC) O campo atendedor permite programar um atendedor noturno e um atendedor diurno para cada feixe criado através da operação Tronco do comando Programação.

MONYTEL Manual de Programação

36 de 36

Atendedores Diurno/Noturno: • Ramal • Grupo DAC(1-20) • R.D.1 e R.D.2 O campo Tipo permite programar o tipo de operação do feixe, se normal ou acesso direto a ramal (ADR) com auxilio de um dos canais da recepcionista digital (R.D.1 e R.D.2) Tipos de Feixe: • Normal • ADR – R.D.1 • ADR – R.D.2 No relatório de programação de feixe é apresentada sob o item FEIXES. Grupo A operação Grupo permite designar, para cada grupo, os atendedores Noturno e Diurno. Estes grupos são atendedores de ramais e podem ser constituídos por grupos DAC ou R.D.

Programação de Grupo

MONYTEL Manual de Programação

37 de 37

Atendedores Diurno/Noturno: • Ramal • Grupo DAC (1-20) • R.D1 e R.D.2 No relatório de programação , os dados de Grupo são apresentados sob o item GRUPOS. GRUPO DAC A operação Grupo DAC permite programar as características operacionais de cada grupo DAC. Diferentemente dos grupos de operação anterior, os Grupos DAC são atendedores de feixes e de grupos, podendo ser constituídos por agrupamentos de ramais:

Programação de Grupo DAC Para cada Grupo DAC, identificado pelo número, são programáveis o atendedor auxiliar e o tempo

para atendimento auxiliar quando não atendido pelo Grupo DAC. Atendedores Auxiliares: • Ramal • Grupo – DAC • R.D.1 e R.D.2

MONYTEL Manual de Programação

38 de 38

Para cada Grupo DAC, identificado pelo número, são programáveis a mensagem de espera e o tempo de mensagem. Mensagem Atual: • R.D.1 • R.D.2 O campo Toque em todos do grupo habilita a todos os ramais pertencentes ao grupo DAC receberem ring ao mesmo tempo, dependendo da opção marcada RECEBE RING na tela de ramal. Número de Chamadas com prioridade: Programa o número de chamadas atendidas antes de atender uma chamada sem prioridade. No relatório de programação, os dados de Grupo DAC são apresentados sob o item GRUPOS DAC. DAC/G A operação DAC/G permite configurar o sistema DACWIN32 indicando se a supervisora estará ativada e o tempo de pausa para o sistema

Programação DAC/G

MONYTEL Manual de Programação

39 de 39

Supervisão: • Desligada • Ativada Tempo de Pausa: • Pausa Órbita A operação órbita permite associar cada órbita aos canais do sistema de busca-pessoa (page) para estacionamento de chamadas em órbita com emissão de mensagens para a área selecionada.

Programação de Órbita

O sistema permite configurar até 100 órbitas, numeradas de 1 a 100. Page: • Nenhum • Todos • Canal n (1-3)

MONYTEL Manual de Programação

40 de 40

Configuração O comando Configuração permite programar a porta de saída e acertar o relógio / calendário do sistema do microcomputador. Esta configuração fica armazenada no arquivo COMPE.CNF

Configuração A porta de saída dos sistema é do tipo serial RS232C e permite a comunicação entre o microcomputador e a central. Qualquer uma das portas seriais pode ser empregada. Programação da Porta: • Baud Rate 110-19200 bps • Data Bits 5-8 • Stop-bits 1/1,5/2 • Paridade None,odd,even • Porta Com1-Com4 A programação para a porta selecionada deve ser 9600 bps, 8bits, sem paridade e um stop-bit Relógio/Calendário: A programação do relógio/calendário do sistema permite que, ao estabelecer comunicação com a central, seu relógio/calendário sejam sincronizados com o microcomputador.

MONYTEL Manual de Programação

41 de 41

Tabela de Operações e Programações Operações de Códigos Fixos: • Retorno à Chamada em Espera 1 • Rechamada Automática a Ramal ou Tronco 2 • Conferência 2 • Intercalação 3 • Aviso de Chamada Urgente 5 • Abre Fechadura de Porteiro 5 • Captura Seletiva de Chamadas 6 • Consulta a Chamada em Espera 7 • Transferencia com ou sem Consulta rrrr Gancho Operações de Códigos Programáveis: • Acesso a Agente 1 aaaa • Acesso / Consulta a Ramal 2 rr • Acesso a Tronco especifico 78 nn • Acesso / Consulta Ramal Associado 4 • Acesso / Consulta Porta Hot-Line Temporizada Retirar o Monofone do gancho • Acesso a Busca-Pessoa todas as Áreas 540 • Acesso a Busca Pessoa área 1 541 • Acesso a Busca Pessoa área 2 542 • Acesso a Busca Pessoa área 3 543 • Órbita de Chamada 55 c (0-9) ou (00-99) • Captura de Chamada em Órbita 55 c (0-9) ou (00-99) • Check-In (Hotel) 774 ssss rrrr • Check-Out (Hotel) 776 ssss rrrr • Sign-In (DAC) 51 aaaa ssss • Sign-Out (DAC) 52 aaaa ssss • Acesso a Mensagem do Sistema 841 e 842 • Acesso a Música do Sistema 845 • Programação Discagem Abreviada Ramal (10-19) 56 cc Número externo • Desprograma Discagem Abreviada Ramal 56 cc • Estacionamento de Chamadas em Ramal 57 • Captura de Chamada Estacionada em Ramal 57 • Captura de Chamada Estacionada em outro Ramal 58 rrrr • Pausa (DAC) 59 • Captura Dentro de Grupos de Ramais 6 • Atendimento a Chamada em Espera 7 • Desmarca Todos os Servi ços de Ramal 700 rrrr • Marcação de Siga-Me Sempre 71 rrrr • Desmarca Siga-Me Sempre 701 • Marcação de Siga-Me Quando Ocupado 72 rrrr • Desmarca Siga-Me Quando Ocupado 702 • Marcação de Siga-me se Não Atende 73 rrrr • Desmarca Siga-Me Não Atende 703 • Marcação de Siga-Me Sempre pelo Destino 74 rrrr • Desmarca Siga-Me Sempre Pelo Destino 704 • Marcação de Siga-Me se ADR 75 rrrr

MONYTEL Manual de Programação

42 de 42

• Desmarca Siga-Me se ADR 705 • Marcação de Siga-Me Externo 53 número Externo • Desmarca Siga-Me Externo 503 • Marcação de Não Pertube 76 • Desmarca de Não Pertube 706 • Marcação de Cadeado Eletrônico 771 ssss • Desmarca de Cadeado Eletrônico 7701 ssss • Marcação Cadeado Eletrônico por Outro Ramal 776 ssss rrrr • Desmarca Cadeado Eletrônico por Outro Ramal 7706 ssss rrrr • Programação de Senha para Liberação de Classe 773 ssss • Desprograma Senha Liberação de Classe 7703 • Liberação de Classe de Ramal 774 ssss rrrr • Liberação de Classe e Discriminação IU 775 ssss rrrr • Programação de Despertador 777 HHmm • Desprograma Despertador 7707 • Programação de Despertador por Outro Ramal 772 HHmm rrrr • Desprograma Despertador por Outro Ramal 7702 rrrr • Desmarca Rechamada 7708 • Programação de Ramal Associado 779 rrrr • Desprograma Ramal Associado 7709 • Marcação de Recado 79 rrrr • Desmarca Recado 709 rrrr • Rediscagem do último número Externo 80 + 0 ou * + 0 • Discagem Abreviada de ramal (10-19) 8010 a 8019 • Discagem Abreviada de Sistema (20-99) 8020 a 8099 • Acesso / Consulta Feixe troncos (01-20) 8101 a 8120 • Acesso / Consulta grupo ramais (01-20) 8201 a 8220 • Senha de Usuário 86 • Troca Modo Compulsorio / Telefone 87 • Acesso / Consulta à Telefonista 9 • Acesso / Consulta feixe programado para Ramal 0

MONYTEL Manual de Programação

43 de 43

Operações de Códigos Programáveis: Acesso a Agente Acesso / Consulta a Ramal Acesso a Tronco especifico Acesso / Consulta Ramal Associado Acesso / Consulta Porta Hot-Line Temporizada Acesso a Busca-Pessoa Órbita de Chamada Captura de Chamada em Órbita Check-In (Hotel) Check-Out (Hotel) Sign-In (DAC) Sign-Out (DAC) Acesso a Mensagem do Sistema Acesso a Música do Sistema Programação Discagem Abreviada Ramal (10-19) Desprograma Discagem Abreviada Ramal Estacionamento de Chamadas em Ramal Captura de Chamada Estacionada em Ramal Captura de Chamada Estacionada em outro Ramal Pausa (DAC) Captura Dentro de Grupos de Ramais Atendimento a Chamada em Espera Desmarca Todos os Serviços de Ramal Marcação de Siga-Me Sempre Desmarca Siga-Me Sempre Marcação de Siga-Me Quando Ocupado Desmarca Siga-Me Quando Ocupado Marcação de Siga-me se Não Atende Desmarca Siga-Me Não Atende Marcação de Siga-Me Sempre pelo Destino Desmarca Siga-Me Sempre Pelo Destino Marcação de Siga-Me se ADR Desmarca Siga-Me se ADR Marcação de Siga-Me Externo Desmarca Siga-Me Externo Marcação de Não Pertube Desmarca de Não Pertube Marcação de Cadeado Eletrônico Desmarca de Cadeado Eletrônico Marcação Cadeado Eletrônico por Outro Ramal Desmarca Cadeado Eletrônico por Outro Ramal Programação de Senha para Liberação de Classe Desprograma Senha Liberação de Classe Liberação de Classe de Ramal Liberação de Classe e Discriminação IU Programação de Despertador Desprograma Despertador Programação de Despertador por Outro Ramal Desprograma Despertador por Outro Ramal Desmarca Rechamada Programação de Ramal Associado Desprograma Ramal Associado

MONYTEL Manual de Programação

44 de 44

Marcação de Recado Desmarca Recado Rediscagem do último número Externo Discagem Abreviada de ramal (10-19) Discagem Abreviada de Sistema (20-99) Acesso / Consulta Feixe troncos (01-20) Acesso / Consulta grupo ramais (01-20) Troca Modo Compulsório / Telefone Acesso / Consulta à Telefonista Acesso / Consulta feixe programado para Ramal Senha de Usuário