central para a ferrovia norte-suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...a coordenação...

20
KARLOS SOLRAC J ORNAL DO P OVO COMPAHC QUER DAR INÍCIO À REVITALIZAÇÃO DO PERGOLADO DA BONIFÁCIO /12 Hoje no JP tem Mahfus e Paulo Ricardo /3 /2 15 mil cachoeirenses estão vacinados contra a gripe A Imunização continua nos postos até esta sexta- feira, mas só para os grupos prioritários. /5 CACHOEIRA DO SUL, SEGUNDA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2013 ANO 84 - Nº 245 - R$ 2,00 www.jornaldopovo.com.br Estudante de 17 anos está na UTI após acidente na 153 Carro onde jovens estavam após festa no sábado saiu da pista. Natali Marques Coelho está em coma. /10 Movimento Traçado Centro-RS vai bem municiado para audiência pública da Assembleia Legislativa /8 e 9 REGIÃO NOS TRILHOS Cachoeira defende hoje traçado central para a Ferrovia Norte-Sul FOGO NA ZONA NORTE Chamas começaram provavelmente em um dormitório, onde tudo ficou destruído muito rapidamente Meninos de 3 e 6 anos estavam sozinhos em casa na Rua Ivo Becker /4 Irmãos Irmãos resgatados resgatados com vida de com vida de incêndio incêndio JP2 Presente de patrão Adãozinho Iturrusgarai consegue ori- ginais de gran- des cartunistas do país para um leilão em favor da Biblio- teca Pública Municipal. /Encartado

Upload: dangkien

Post on 19-Jan-2019

219 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

KA

RLO

S S

OLR

AC

JORNAL DO POVO

COMPAHC QUER DAR INÍCIO À REVITALIZAÇÃO DO PERGOLADO DA BONIFÁCIO /12

Hoje no JPtem Mahfus ePaulo Ricardo

/3 /2

15 mil cachoeirenses estãovacinados contra a gripe A

Imunização continua nos postos até esta sexta-feira, mas só para os grupos prioritários. /5

CACHOEIRA DO SUL, SEGUNDA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2013 ANO 84 - Nº 245 - R$ 2,00

www.jornaldopovo.com.br

Estudante de 17 anos estána UTI após acidente na 153

Carro onde jovens estavam após festa no sábado saiu da pista. Natali Marques Coelho está em coma. /10

Movimento Traçado Centro-RS vai bem municiado para audiência pública da Assembleia Legislativa /8 e 9

REGIÃO NOS TRILHOS

Cachoeira defende hoje traçadocentral para a Ferrovia Norte-Sul

FOGO NA ZONA NORTE

Chamas começaram provavelmente em um dormitório, onde tudo fi cou destruído muito rapidamente

Meninos de 3 e 6 anos estavam sozinhos em casa na Rua Ivo Becker /4

Irmãos Irmãos resgatados resgatados

com vida de com vida de incêndioincêndio

JP2

Presente de patrãoAdãozinho Iturrusgarai consegue ori-ginais de gran-des cartunistas do país para um leilão em favor da Biblio-teca Pública Municipal.

/Encartado

Page 2: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

Paulo Ricardo

HOJE

Tempo

140 / 250 Chuva: 0%Volume: 0mm

AMANHÃ

140 / 260 Chuva: 0%Volume: 0mm

QUARTA

140 / 240 Chuva: 0%Volume: 0mm

MINUTOSTalita Marins Costa, 28 anos, assistente social e ciclista

TRÊS PERGUNTAS PARA

A morte faz parte da vida. Ela dá sentido ao que fazemos

[email protected]

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril de 2013 2JORNAL DO POVO

5

Sol e poucas nuvens

Sol e poucas nuvens

ASSINATURASTamires

3722-9600

DIÁRIO REGIONAL CIRCULA DE SEGUNDA A SÁBADO

Fundado em 29/6/1929

PABX .................... (51) 3722-9696Linha do Assinante ... (51) 3722-9600Linha Diretada Redação ............ (51) 3722-9666Fax ......................... (51) 3722-9601Classifone ................ (51) 3723-5000

[email protected]

REDAÇÃO Ricardão

3722-9696Ramal 9619

GUIAFONE JPGilmar

3722-9696Ramal 9634

JORNAL DO POVO LTDA CNPJ 90.512.682/0001-04 Rua 7 de Setembro, 1015 CEP 96.508-011Cachoeira do Sul - RS

JORNAL DO POVO

www.jornaldopovo.com.br

PUBLICIDADEJuliana

3722-9696Ramal 9635

Associado à

Ouro no PGQP

SOCIEDADINTERAMERICANADE PRENSA

Filiado ao

DIRETORIA

Diretor-geralEládio Dios Vieira da Cunha

Diretora de relações com a comunidadeHelena Vieira da Cunha

Diretor-editorLiberato Dios

Diretor-comercialMárcio Vieira da Cunha

GERÊNCIASAdministraçãoCristina Kelling

IndustrialJuliano Freitas

ProdutosGilmar Ayres da Cruz

RedaçãoJosé Ricardo Gaspar do Nascimento

Sucursal em Porto Alegre: GRUPO DE DIÁRIOSRua Garibaldi, 659 - Conj. 102 Fone (51) 3272-9595

Representante em Brasília: CENTRAL DE COMUNICAÇÃO Setor Comercial Sul - Bloco D - 10º andar, salas 1002 e 1003 - CEP 70.316-900 - Fone (61) 3323-4701

Representante em São Paulo: CENTRAL DE COMUNICAÇÃORua Pamplona, nº 1465 - São Paulo - SP - Fone/Fax 11 3887 2193 - Cep 01.405-002.

COM QUEM FALAR NO JORNAL DO POVO

UAB dá suporte para professor de Matemática

Kit pedagógco: material de apoio da UAB

A Universidade Aberta do Brasil/Cachoeira do Sul, com recursos do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), recebeu um laboratório de práticas pedagógicas que, além de ser utilizado pelos acadêmicos do curso superior de Matemática, será aberto à rede pública de ensino. A coordenadora do polo da UAB, Rosane Brendler, informou que o material poderá ser utilizado para a qualifi cação docente e para melho-rar a qualidade do ensino de Ma-temática oferecido nas instituições públicas. O laboratório conta com jogos que ajudam em sala de aula. A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra.

Compartilhar a vidaA morte faz parte da vida. Ela dá

sentido ao que fazemos. Mesmo que ela não seja o fi m de tudo, pelo me-nos é o fi m da vida que aprendemos a conhecer desde que nascemos. A experiência de cada um é intransfe-rível. Cada um vive a sua, porém ela pode ser em parte compartilhada. É bom quando podemos escolher com quem queremos compartilhar. Compartilhar não signifi ca estar no mesmo espaço físico. É sim uma postura de compromisso, de cari-nho com o outro.

O acaso, ou o não necessá-rio, nos colo-ca perto das pessoas, mas somos nós que escolhemos

se queremos compartilhar nossa vida com quem convivemos. Não escolhemos os pais, nem os irmãos, no entanto as decisões que advêm desta casualidade são de inteira responsabilidade nossa. Ser mãe, pai, fi lho, irmão é uma condição da natureza e da sociedade, compar-tilhar amizade, carinho, atenção é uma opção diária.

No dia 11 de abril perdemos a nossa querida mãe, avó, bisavó, sogra. É uma família que teve o privilégio de conviver com uma pessoa tão grande de espírito. Uma pessoa que estava sempre com os braços abertos, com um sorriso, com um causo para contar, com uma piada para fazer rir. Um senso de humor invejável, capaz de fazer graça das situações mais inusita-das. Um carinho com todos os seres vivos, plantas, animais e principal-mente pessoas. Passou uma vida inteira agregando amizades. Nunca alimentou desafetos. Sabia que os relacionamentos passam pelas pequenas coisas, por ouvir o outro, por preparar um almoço, arrumar a casa.

Minha mãe foi uma mulher de valores sólidos. Quando escrevo “foi” estou querendo dizer “é”, por que ela continua viva na minha vida e na de todas as pessoas que com ela conviveram. Na minha infância escolar ela revisava a pasta de vez em quando e se encontrasse algo que ela não tinha nos dado, nós teríamos que explicar da onde tira-mos. Ela dizia: não podemos pegar o que não é nosso. A julgar pelos roubos cometidos hoje, muitos não tiveram uma mãe assim.

Minha mãe estudou pouco, mas o sufi ciente para saber o que o estudo pode fazer na vida de uma pessoa. Jamais nos deixava faltar à aula, conferia todos os dias o nosso caderno que não podia ter “ore-lhas”, acompanhava todas as lições de casa.

O que sou devo a ela. É inspirado nela que educamos nossos fi lhos. Mãe, ao compartilhares a tua vida conosco nos tornamos seres huma-nos melhores. Beijo!

Por que você vai de bicicleta para o trabalho?

"Desde a infância eu sempre gostei de bicicletas. No ano passado fui convida-da para participar do Cicloativado e, ao ingressar neste grupo, passei a usar mais a bicicleta. Uso o carro pela manhã, pois o intervalo para o almoço é curto. Com o carro consigo economizar tempo para chegar em casa e voltar ao trabalho. Mas à tarde sempre vou de bicicleta, a não ser que esteja chovendo ou eu tenha de levar algo que não consiga carregar na cesti-nha".

Você mora perto do trabalho?

"Eu moro no Bairro Soares, perto do CTG Tropeiros. São exatos três quilômetros de casa até o meu trabalho, na Secretaria de Trabalho e Ação Social. Pedalando sem pressa levo entre 10 e 15 minutos para chegar. Para retornar para casa levo 20 minu-tos, pois o trajeto de volta possui algumas subidas. Eu gosto e acho que mais pessoas deveriam adotar a bicicleta como meio de transporte".

O que o ciclismo lhe proporciona?

"Uma interação com a cidade. Quando estou de bicicleta eu tenho outra visão da cidade. Consigo admirar detalhes dos prédios e ver as pessoas na rua. Quando eu estou de carro, tudo passa mais rápido. Além disso, a bicicleta proporciona a susten-tabilidade. Pedalar faz bem para a saúde, não polui e torna o trânsito mais humano. Temos hoje muitas pessoas usando a bicicleta na cidade, mas isso a gente percebe apenas quando está pedalando. Por isso acredito que este meio de transporte deveria ser incentivado, talvez até com uma ciclovia em Cachoeira".

MÁXIMA: 28º MÍNIMA: 16,1º

Temperatura em Cachoeira ontem Fases da luaCrescente Cheia MinguanteNova

18/4 27/3 3/410/4

Sol e poucas nuvens

Page 3: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

AGENDA

Julio [email protected]

Bom Dia, LeitorA luta e a mobilização

Cachoeira do Sul e sua região estão empreendendo uma grande luta para incluir o centro do Rio Grande do Sul no mais importante projeto de logística de transporte da história do país. Por isso a importân-cia do movimento Traçado Centro-RS, formado por 20 prefeituras, entre elas a de Cachoeira do Sul, e que confrontará hoje, em Porto Alegre, com outros

pretendentes ao projeto, na audiência pública sobre a Ferrovia Norte-Sul (FNS).

Entretanto, neste mo-mento, hoje, agora, o mais importante nem é certifi car a participação de Cachoeira no projeto. Muito maior que isso é o espírito mobilizador reto-

mado pela comunidade, sedenta de grandes projetos, capaz de unirem entidades, políticos, poder público, cidadãos, sindicatos, empresários e trabalhadores. O movimento Traçado Centro-RS já ingressa na história por sua função agregadora de luta e mobilização. Parabéns, Cachoeira.

HÁ 1 ANO NO JP

Baú do Guidugli

Da Redação

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril de 2013Opinião 3JORNAL DO POVO

O movimento Tra-çado Centro-RS entra na história por sua função agregadora

AGENDARedes sociais

Lembro certa feita quando um experiente jornalista me disse que a imprensa e em especial as mídias sociais teriam sim um papel relevante nas transformações da sociedade. Isso tem uma lógica. O tempo da informação é muito mais rápido que o tempo político. Mais ainda quando necessitamos consultar os nossos pares para efetivarmos aquilo que pensamos. Reunir pessoas fora de seus lares não é tarefa fácil. Por isso que as mobilizações não virtuais carecem cada vez mais de presentes. O mesmo não acontece quando o fenômeno é virtual. Vejam o caso do tomate. Há duas semanas, o quilo do produto chegava a custar 10 reais. Bastou iniciar-se um boicote pela internet e, como um milagre, o produto hoje já pode ser encontrado a dois reais. Nenhuma sazonalidade ou princípio de mercado é capaz de explicar isso. O mesmo ocorreu em relação ao Bar América. Embora o prefeito nunca tivesse tomado posição em contrário, sensibilizou-se sim com a manifestação de mais de 500 pessoas. No caso do patrono da Feira do Livro, da mesma forma. Percebeu que o apelo popular-virtual era forte, e que talvez a decisão do conselho não refl etisse uma opinião de seus pares. E ainda no local, temos o movimento Pró-Agronomia, que se utiliza diuturnamente das mídias, no processo de convencimento. Gostei das últimas atitudes da gestão Neiron/Mariana. Ouvir não é sinônimo de fraqueza. É sinônimo de grandeza. E ser prefeito é atender também os pleitos coletivos. Muito embora seja fundamental que o Executivo tenha protagonismo. Nem ser pautado, nem ser autoritário. Manter esse equilíbrio é fundamental.

Plano DiretorDesde 2003 viemos batendo nesta tecla. Chega-

mos a organizar na Ulbra um seminário nacional sobre isso. Mas entra governo e sai governo, e nada. Não temos, nos nossos quadros, pessoal sufi ciente para isso. Precisamos contratar de fora.

100 diasO prefeito foi muito

consciente em atribuir nota cinco ao seu go-verno. Acho que espelha a realidade dos três primeiros meses. Um tanto confuso e perdido na tomada de decisões. Criar e cobrar metas, no entanto, passa a ser essencial para que este período seja útil na questão de aprendizado.

SaúdeParece que enfi m

reina a paz. Chegou-se à conclusão que não adianta reclamar sobre cumprimento de horários, mas que os médicos precisam ga-nhar melhor. Aliás, foi o que Marta Caminha sempre disse. Espera-mos, no entanto, que o Executivo crie essas condições.

TNSGAo prefeito, seja ele

quem fosse não caberia outra decisão que a de determinar a abertura da licitação. Mas um pequeno detalhe: o con-trato de 1999 ainda está sub júdice. E isso pode dar muito pano para manga.

TarsoPesquisa de opinião

encomendada pelo go-verno mostrou que a população não sentiu, nesses dois anos, uma mudança tão grande entre o governo petista e o governo tucano. Sair da inércia, nesse momento, é funda-mental. Se realmente quiser se reeleger.

ResíduosAlém de faltar um Plano Dire-

tor adequado, ainda não temos um plano de saneamento decente e muito menos um plano de resíduos municipal. Precisamos, urgente-mente, que isso saia do papel.

MarlonQuem conhece o deputado sabe que ele

sempre é o dono da bola. Como não foi cha-mado para ser protagonista, resolveu apostar (e tem 50% de chances de acertar) que a fer-rovia não passará por aqui. Mas não podemos esquecer que não passou de um palpite.

A Sociedade União Cachoeirense nasceu como Clube União Fa-miliar, em 1920, com primeira sede na Ave-nida Brasil, onde hoje está a loja Sanmartin. Mais tarde, um dos fun-dadores, Ivo Becker, sugeriu a mudança para o outro lado da rua, onde construiu uma cancha de bolão. Logo depois foi para o atual endereço.

UAB atrásde tutor

A UAB/Cachoeira recebe até quinta-feira as inscrições para a vaga de tutor do curso de pós-graduação em Matemática, oferecido pela Universidade de Rio Grande (Furg). Po-dem se candidatar pro-fissionais licenciados em Matemática, Física ou Química ou gradua-ção em cursos da área da educação. É preciso ter pelo menos um ano de experiência em sala de aula, vínculo com o setor público e dispo-nibilidade de 20 horas semanais. A bolsa paga aos tutores é de R$ 765,00. O edital pode ser acessado no link http://www.sead.furg.br/index.php/editais/doc_download/294--edital-112013-aber-tura

QUINTA-FEIRA Cacisc ao Meio-dia,

no Sindilojas, com o presidente da Federa-sul, Ricardo Russowsky

Audiência pública da Câmara de Vereadores sobre o projeto de lei da Prefeitura que permite a instalação de antenas de telefonia móvel na zona urbana

Palestra do líder es-pírita Divaldo Franco. 20h, na SRB

23% das vagas para cursos gratuitos do Pronatec não foram preenchidas

Ucab muda estatuto para assumir o rotativo pago

Justiça manda fazer o referendo sobre o tamanho da Câmara em 30 dias

O Imama/Cacho-eira deverá ocupar, em data ainda não defi nida, a Tribuna Popular na sessão ordinária da Câmara de Vereadores para expor suas ações de conscientização das mulheres para a prevenção ao câncer de mama.

Mandatona rua

O vereador Vinicius Cornelli lançou nesta semana uma página no Fa-cebook para divulgar sua atuação legisla-tiva, com destaque para o Mandato na Rua, um projeto em que o parlamentar visita os bairros da cidade em três etapas diferentes: ouvir a comunidade, enca-minhar as demandas para o Executivo e acompanhar o tra-mite do processo. O primeiro encontro foi realizado no Bairro Marques Ribeiro. Foram recebidas em torno de 30 solicita-ções de moradores. A desobstrução de buei-ros e a melhoria das ruas foram algumas das reivindicações.

ColetivosQuando a sociedade

se organiza fora das instituições tradicio-nais, é sinônimo de não acreditar na represen-tatividade formal. No entanto, percebe-se que os vereadores locais, em sua maioria, estão atentos e sensíveis a isso. Tenho esperança.

PPO maior partido de

oposição ainda está pro-curando seu espaço. Mas se quer efetivamente ter chances em 2016, precisa estar atento que a população cansou-se do velho discurso e dos velhos políticos.

Page 4: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

RO

BSO

N N

EVES

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril de 2013Cidade 4JORNAL DO POVO

IMPORTANTE

A reportagem do Jornal do Povo esteve ontem à tarde na casa onde a jovem Aline e sua mãe Jaqueline estariam abrigadas, no Bairro Noêmia. A familiar que abriu a porta para atender a reportagem informou que elas não estavam e que deveriam ir para Porto Alegre para acompanhar os meninos. Aline esta-ria sob o efeito de calmantes, assim como Jaqueline. Os celulares delas foram queimados e elas não possuíam outro contado.

FOGO NA IVO BECKER

Irmãos são resgatados com vida de incêndioMeninos de 3 e 6 anos estavam sozinhos em casa. Permanecem em estado grave em Porto Alegre

Robson Neves

Sozinhos dentro de casa, dois meninos de apenas 3 e 6 anos de idade foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros durante o incêndio que destruiu a residência onde eles moravam e estão internados desde sábado, em estado grave, no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. Os garotos não sofreram queimaduras no corpo, mas foram intoxicados pela fumaça gerada pelo fogo na Rua Ivo Becker, na esquina da sede social da Sociedade União Cachoeirense, zona norte de Cachoeira do Sul.

Segundo o sargento Delmar Jaques, eram 10h35min quando o Cor-po de Bombeiros foi acio-nado para combater o in-cêndio, a duas quadras do quartel da zona norte. Ele estima que se passaram menos de dois minutos entre o chamado e a che-gada à casa em chamas. Os bombeiros não sabiam que havia gente dentro da residência, onde o fogo havia consumido quase tudo, inclusive a porta de entrada. O primeiro passo para combater o incêndio foi desligar a energia elé-trica para poder usar a água para apagar o fogo.

TENSÃO - Mas o que parecia ser mais uma ocorrência de rotina para os bombeiros virou dra-ma quando uma das pessoas que estavam acompanhando o tra-balho alertou que duas crianças estavam na casa. Delmar observa que foi preciso usar máscara com respirador artifi cial para entrar na residência, onde havia muita fumaça e fogo. Enquanto o fogo era combatido, Delmar e outro colega conseguiram abrir a porta do banhei-ro, onde encontraram os irmãos Rafael Bitencourt Candia Dias, 6 anos, e Pietro, 3 anos.

Os meninos estavam desmaiados no chão do box, com o chuveiro ligado, mas ainda respiravam. Rafael teria ligado o chu-veiro e trancado a porta para se proteger do fogo com o irmão. A porta foi arrombada com um chute por Delmar. Os meninos foram carregados no colo pelos bombeiros e levados para o resgate dos Anjos da Guarda, que levou as vítimas ao Hospital de Cari-dade e Benefi cência (HCB). Após serem estabilizados no HCB, os garotos foram transferidos de ambulân-cia para a Capital. Eles estão na UTI pediátrica do HPS.

Incêndio: bombeiro resfria parede da casa queimada sábado, na Rua Ivo Becker

Quarto destruído: local onde teria iniciado o fogo, que destruiu praticamente tudo

TRÊS PERGUNTAS SOBRE

Fogo na Ivo Becker

Onde estava a mãe dos meninos quando ocor-reu o incêndio?A jovem Aline Bitencourt Candia, 22 anos, relatou ao delegado Antônio Taschetto Mota que saiu de casa por volta das 7h50min para sacar di-nheiro no banco e logo depois fazer compras. Aline afi rma que estava acompanhada de sua mãe, Jaqueline Biten-court, 38, e que deixou os fi lhos dormindo em casa.Apesar de não terem conseguido efetuar o saque, elas seguiram na rua, segundo o relato de Aline, fazendo compras. Mota desconfi a e acredita que elas estivessem ape-nas passeando. Quando voltaram para casa, elas viram o incêndio e fi ca-ram em estado de choque.

Estas crianças costu-mavam fi car sozinhas em casa?Uma pessoa da família dos meninos relatou ao delegado Mota que a mãe dos irmãos Rafael e Pietro costumava deixar os fi -lhos sozinhos. Na conver-sa com Mota, esta pessoa chegou a classifi car a mãe como irresponsável. A Polícia Civil vai abrir um inquérito para investigar o incêndio e saber se as crianças passaram a noi-te sozinhas. Existe uma informação extra-ofi cial de que Aline e Jaqueli-ne foram a um baile e deixaram as crianças sozinhas em casa. Elas teriam chegado pouco antes do amanhecer e logo depois saído de novo. Na residência, moravam Aline, os dois fi lhos e sua mãe, a avó dos garotos.

O que pode ter provoca-do o incêndio na casa?Para o delegado Mota, Aline relatou que o fi lho Rafael gostava de brincar com o isqueiro e colocar fogo em papéis no quar-to, sobre a cama. Aline argumentou que sempre tentava deixar o isqueiro em um local inacessível, mas alega que o fi lho subia em uma cadeira para pegar o objeto. Ele acredita que brincando com fogo o menino tenha causado o incêndio. Um isqueiro foi encontrado no banheiro.Sargento Delmar: retirou um dos meninos da casa

Bombeiro se emociona ao recordar resgateCom 30 anos de carreira no Corpo de

Bombeiros, o sargento Delmar Jaques fi cou emocionado ontem ao lembrar do resgate dos irmãos no incêndio ocorri-do na Rua Ivo Becker. “Eu quero ver eles vivos. Quero abraçar estes meninos”, destaca o bombeiro, que pela primeira

vez na carreira salvou uma criança em uma casa em chamas. Recordando a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, Delmar torce pela vida dos meninos. “Meu sonho é ver eles com vida para mostrar que os bombeiros são efi cien-tes”, frisa Delmar.

FOTOS KARLOS SOLRAC

Page 5: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

Cidade 5JORNAL DO POVO

ATENÇÃO

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril de 2013

COMBATE À H1N1

15 mil já vacinados contra a gripeImunização continua nos postos até sexta-feira, mas só para os grupos prioritários

Patricia Miranda

O dia de mobilização contra gripe, que aconteceu no último sábado, imunizou 4.430 cachoeirenses, ou seja, 17,33% do público alvo. Com este número, 15.066 pessoas já estão vacinadas contra a gripe, totalizando 60,18% da meta esperada para Cachoeira do Sul. No sábado, todas as Unidades Sanitárias Estratégicas de Saúde da Família (ESF) fi ca-

ram abertos por nove horas para permitir que a população que não pode ir durante a semana, pudesse receber a injeção neste dia.

Hoje, os postos e ESFs seguem ofere-cendo vacina. Para atingir a meta de 80% dos integrantes dos grupos prioritários é preciso imunizar 20 mil pessoas. A aplica-ção das doses segue até esta sexta-feira. O Ministério da Saúde ressalta que a vacina é segura e é a principal arma para reduzir

as complicações, casos graves e óbitos da gripe.

PÚBLICO - O público-alvo é formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (puérperas), pessoas privadas de liberdade, profi ssionais de saúde, além dos doentes crônicos.

IMPORTANTE

Estudos divulgados pelo Ministério da Saúde demonstram que a vacinação pode reduzir até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e em até 75% a mortalidade destes pacientes. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco de hospitalização e morte em cerca de 70%.

UMA PERGUNTA

Como são defi nidos os grupos prioritários?

A escolha dos gru-pos prioritários segue recomendação da Or-ganização Mundial da Saúde, e é respaldada por estudos epidemio-lógicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os gru-pos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

GRUPO TOTAL JÁ VACINADOS ÍNDICE

Crianças 1.553 783 50,41%

Profi ssionais de saúde 1.697 1.530 90,15%

Gestantes 776 347 44,71%

Puérperas 128 71 55,46%

Idosos 14.246 8.968 62,95%

Doenças crônicas 6.427 3.198 49,75%

Presos 205 165 80,48%

Total 25.032 15.066 60,18%

Fonte: Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações

METASPopulação a ser vacinada

Dos integrantes do público alvo de Cachoeira do Sul, os profi ssionais de saúde e a população carcerária foram os primeiros a atingirem a meta de 80%. Estão imunizados 90,15% dos profi ssionais de saúde e 80,48% dos presos, que inclui os que estão no regime fechado e semi-aberto. O índice mais baixo está entre as gestantes com 44,71%.

Mortes GUIDO

ODILO HENT-GES, 70, morador do Bairro Frota, proprie-tário da JHC Auto Peças, faleceu no HCB no sábado e foi crema-do no domingo no Cre-matório Metropolitano Cristo Rei, em São Leo-poldo. Deixou a esposa Ione e as fi lhas Géssica e June Débora. (Funerá-ria Madre Teresa)

A apo-sentada MARIA COR-REA DA SILVA, 79, mora-dora do Bairro Oliveira, faleceu em seu domi-cílio e foi sepultada no domingo, no Cemitério das Irmandades. Deixou os fi lhos Bertolino, Ro-milda, Cristina e Maria Cristina. (Funerária Madre Teresa)

Page 6: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

DIV

ULG

ÃO

JP

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril de 2013Economia/Geral 6JORNAL DO POVO

ENSINO SUPERIOR

Uergs/Cachoeira espera pelo dia 10Vinda de Agronomia para a cidade dependerá de nova votação do Conepe

Mateus Souza

Cachoeira do Sul está há 19 dias de uma conquista inédita para o município. Ou de mais uma derrota frustrante. No dia 10 de maio, às 9h, em Porto Alegre, o Conselho de En-sino, Pesquisa e Extensão (Conepe), reune-se para votar a instalação do curso de Agronomia, pleiteada por três unidades. Além de Cachoeira, os municípios de Vacaria e Três Passos também querem contar com o curso a partir de 2014.

Criado ofi cialmente na Uergs em reunião realiza-da em outubro do ano pas-sado, o curso de Agronomia é oferecido atualmente na unidade de Santana do Livramento. Na ocasião, o município da fronteira com o Uruguai superou Cachoeira na votação do Conepe, por apenas um voto (oito a sete). Desta vez, os cachoeirenses não que-rem facilitar e já iniciaram uma forte mobilização em busca do curso.

O professor Júl io Mahfus salienta que já está realizando contatos com os professores do corpo docente, que terão direito a voto na reunião. O próximo passo é chegar até os pró-reitores e à vice-reitora, Sita Mara Lopes Santanna ainda esta semana.

VISITA - “Temos uma visita pré-agendada quin-ta-feira para conversar com os pró-reitores e vice-reitora e entregaremos um material para eles, mostrando que queremos o curso”, salienta. O do-cumento é o mesmo que foi entregue ao reitor Fer-nando Guaragna Martins, em reunião realizada no último dia 10, em Porto Alegre. “Foram acrescidas notícias veículadas na im-prensa de Cachoeira sobre a mobilização pelo curso”, completa Mahfus.

IMPORTANTE

O prefeito Neiron Viegas revelou que está bem encaminhada a realização de uma audiência no próximo dia 29 com o governador Tarso Genro. “Vamos pedir o apoio do governador para a instalação do curso de Agronomia para a Uergs/Cachoeira do Sul”, conta.

PARA SABER MAISQuem vota na reunião do Conepe

Reitor Fernando Guaragna Martins Vice-reitora Sita Mara Lopes Santanna Pró-reitor de ensino: Leonardo Alvim Beroldt

da Silva Pró-reitora de extensão: Sílvia Santin Bordin Pró-reitor de administração: Vilmar Boff

Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação: Marc François Richter Diretores dos sete campi regionais Sete professores do corpo docente da Uergs Dois representantes do corpo dicente

Total: 22 votos

Novo orçamento pode ajudar

O novo orçamento do governo do estado para a Uergs é uma questão que vem sendo debatida na Assembleia Legislativa. Atualmente em R$ 41 mi-lhões, o orçamento pode chegar a R$ 100 milhões em 2014. A bancada petista na assembleia, composta de 14 deputa-dos estaduais, aprovou recentemente um pedido para que seja feito este aumento nos recursos destinados à instituição.

“Se houver alguma si-nalização do governador Tarso Genro favorável ao aumento do orçamento da Uergs para 2014 antes do dia 10, é provável que Cachoeira e outra unida-de conquistem o curso de Agronomia”, acredita Mahfus.

Cornelli mobiliza os vereadoresO vereador Vinicius Cornelli (PT),

que preside a Comissão Especial Pró-Agronomia da Câmara de Vere-adores, está tratando o tema como questão prioritária. Na última sexta-feira, antes da sessão solene em ho-menagem ao Engenho Treichel, houve reunião da comissão, que também é composta pelos vereadores Augusto César (PP), Cleber Cardoso (PDT) e Daniel Tarasconi (PMDB).

Cornelli levará ao plenário nesta segunda-feira para votação três enca-minhamentos da reunião. Entre eles, está a elaboração de um informativo, que está sendo elaborado por Cris-tiano Lima, assessor parlamentar de Augusto César. “Neste informativo,

mostraremos porque Cachoeira quer o curso de Agronomia. Também te-remos um levantamento histórico da luta de Cachoeira pela vinda da Uergs e da instalação do campus regional”, explica.

ADESIVOS - Serão impressos pelo menos 500 exemplares deste material. Também serão produzidos adesivos com uma mensagem de apoio à vinda do curso. Outra questão que irá à vo-tação é o aluguel de um ônibus de 45 lugares para levar a comunidade até a reunião do dia 10. “Queremos que lideranças comunitárias e estudantes da Uergs acompanhem este processo”, enfatiza.

Vice-reitora Sita: Mahfus quer con-vence-lá da capacidade de Cachoeira

COMPRA VENDA

COM. 2,016 2,017

TUR. 1,930 2,070

PAR. 1,700 1,800

DINHEIROIndicadores

Infl açãoÍNDICES ANO

INPC (IBGE) - Mar- +0,60 2,05%

IPC (FIPE) - Mar- -0,17 1,20%

ICV - DIEESE - Mar - +0,78% 2,69%

IGP - M (FGV) - Mar - +0,21% 0,84%

IGP - DI (FGV) - Mar - +0,31% 0,81%

IPC (IEPE) - Mar- +0,57% 2,71%

TR - DiáriaDATA

* ÍNDICE DE REMUNERAÇÃO MÉDIA

18/4 a 18/4 0,0000

19/3 a 19/4 0,0000

20/4 a 20/4 0,0000

Nova PoupançaDIA RENDIMENTO %

18/4 0,4134

19/4 0,4134

20/4 0,4134

Trabalhadores assalariadosSALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO

ATÉ R$ 1.247,70 8%

DE 1.247,71 A 2.079,50 9%

DE 2.079,51 A 4.159,00 11%

JANEIRO 2012 E MARÇO/2012

Nacional R$ 622,00

Regional de R$ 700,00

a R$ 761,28

JAN 2013 E FEV 2013

Nacional R$ 678,00

Regional de R$ 770,00

a R$ 837,40

Salário-famíliaRENDIMENTO DEV

ATÉ R$ 608,80 R$ 31,22

DE 608,80 ATÉ R$ 915,05 R$ 22,00

Ouro

ACIMA DE R$ 915,05 NÃO TEM DIREITO

Salário

CUB R1-B R$ 1.003,54

UFIR Abril R$ 1,0641

URM 2013 R$ 43,75

UPF Abril R$ 13,7420

COMPRA R$ 94,00

Preços recebidos pelos produtores esta semana

Mercado

Dólar

PRODUTO R$ Mín MáxArroz casca/50 kg 30,00 32,50Feijão/60 kg 110,00 180,00Milho/60 kg 23,00 30,00Soja/60 kg 52,00 55,00Trigo/60 kg 30,00 36,00Boi/kg vivo* 3,25 3,35Vaca/kg vivo* 2,90 3,00Suíno/kg vivo 2,00 2,60* Pagamento em 30 dias

Euro COMPRA VENDA

COM. 2,635 2,637

Page 7: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

FELI

PE U

LBR

ICH

MATE

US S

OU

ZA

FOTO

S G

AB

RIE

L R

OD

RIG

UES

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril de 2013Geral 7JORNAL DO POVO

SOCIEDADE ORGANIZADA

Almeidasegue afrente daUcapoci

PARA SABER MAIS

Diretoriaeleita

Presidente: Valdoni João Pereira AlmeidaPresidente de honra: João Silveira GoulartVice: Aristides Colmar SilveiraSecretário: Ivan Alman-sa CarlosTesoureiros: Diumer da Silva Gross e Vilson de Almeida OliveiraEsportes: Julio Meira JúniorSocial: Leandro Ramos SIlvaPatrimônio: Miguel Sil-veiraDivulgação: Daiana da Silva FloresInativos: Adroaldo Alves BarbosaJurídico: Aristides Sil-veiraTelefones: Adroaldo Ma-chado AuedConselho fi scal: Delcio Balardin, Jael Luiz da Silva, Mauro Gilberto de Moraes

O auxiliar de perícias Valdoni Pereira Almeida, 59 anos, foi reeleito por aclamação ontem como presidente da União Ca-choeirense dos Policiais Civis (Ucapoci). Este será o terceiro mandato dele à frente da entidade, que foi fundada no dia 21 de abril de 1977 e que sem-pre realiza a eleição neste dia, em que é comemora-do o dia do policial civil.

O tradicional almoço realizado para come-morar a data reuniu 96 pessoas no salão de festas da Central de Polícia. Pela manhã, foi inaugurado o campo de futebol da Uca-poci, com um jogo festivo envolvendo agentes de todas as delegacias da cidade. A Ucapoci atu-almente conta com 80 sócios, que pagam uma taxa mensal de R$ 17,50.

Almeida: reeleito

FOTO

S G

AB

RIE

L R

OD

RIG

UES

LINHA DIRETA

Moradores reclamam delixão no Bairro Soares

Propriedade é usada invedidamente como lixão

Morador mostra o estado de calamidade do terreno

As fotos do leitor Atos Borba Simão, que registrou recentemente para a Linha Direta o lixão clandestino na Rua Jorge Franke, in-centivaram os mora-dores da Rua Ignácio de Carvalho a também denunciarem um pátio baldio na via, tomado por um matagal, usado para acumular lixo. A contadora Iracema Costa, 63 anos, conta que os insetos e animais que vêm do terreno invadem residências vizinhas.

Além disso, ela relata que alguns moradores ajudam a acumular lixo e depois ateiam fogo. “É insuportável convi-ver diariamente lado a lado com dois lixões”, comenta a mulher, que mora na esquina das ruas paralelas, Franke e Ignácio.

O soldador Paulo Ro-berto Machado, 30 anos,

afi rma que o matagal tomou conta da proprie-dade. Por isso, ele opta em roçar o terreno com frequência, para manter a área um pouco mais limpa e visível. O solda-dor que mora do outro lado do terreno aban-donado conta que já foi assaltado em frente a sua casa e confessa estar com receio de circular pelo local.

O OUTRO LADO - A diretora da Secreta-ria Municipal do Meio Ambiente, Ana Marga-rete, diz que o maior problema neste caso é identifi car o dono da propriedade. Contudo, ela está atuando junta-mente com o Cartório, AESUL e Corsan para fazer uma verdadei-ra varredura atrás da identifi cação do dono do lixão. Caso a proprieda-de seja particular, será aplicada uma multa.

MACHOS

Bocal de Ouro - Cadejo da MaiorExpositor: Santo Izidro e Ouro Fino Crioulos, de Santa MariaGinete: Daniel Waihrich Marim TeixeiraNota fi nal: 21,838

Bocal de Prata - Buzzo da MayaExpositor: Cabanha Da Maya, de BagéGinete: Raul LimaNota fi nal: 20,609

Bocal de Bronze - Moirão dos Três PinhaisExpositor: Cabanha Santa Rita, de ArambaréGinete: César Augusto FreireNota fi nal: 20,462

4º Lugar - Farandola da Mangueira VelhaExpositor: Cabanha Costa Nobre, de Braço do Norte (SC)Ginete: Fagner CrescencioNota fi nal 19,962

FÊMEAS

Bocal de Ouro - Divisa De Los CamposExpositor: Estância Vendramin, de Palmeira (PR)Ginete: Fábio Teixeira da SilveiraNota fi nal: 21,843

Bocal de Prata - La Rinconada GolosaExpositor: Estância Guapuruma, de Navegantes (SC)Ginete: Lindor Collares LuizNota fi nal: 21,310

Bocal de Bronze - Jotace TrancaExpositor: Estância Eldorado, de Barra do QuaraíGinete: Onildo Gonçalves NunesNota fi nal: 20,268

4º Lugar - Que Mas Quieres Carapuça do Infi nitoExpositor: Cabanha Carapuça e Agro-pecuária Infi nito, de Cristal e São SepéGinete: Lindor Collares LuizNota fi nal: 19,948

CAVALO CRIOULO

Ginete de Cachoeiraé o Bocal de PrataMontado por Raul Lima, o cavalo Buzzo da Maya,de Bagé, está na inalíssima do Freio de Ouro

Robson Neves

O ginete cachoeirense Raul Teixeira Lima conduziu o cavalo Buzzo da Maya para a conquista do Bocal de Prata, on-tem pela manhã, na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Com o resultado, o conjunto está garantido na fi nal do Freio de Ouro 2013, que acontecerá em agosto, na Expointer. O cavalo pertence a Cabanha da Maya, de Bagé.

Neste ano, Lima foi o ginete com mais cavalos na fi nal do Bocal. Ele le-vou nove animais à decisão em Esteio, conquistando o segundo lugar entre os machos. Esta não é a primeira vez que o cachoeirense de destaca na principal prova do cavalo crioulo. Em 2010, com o cavalo Manotaço do Infi nito, Lima

conquistou o Freio de Bronze.

CAMPEÃO - Entre os 40 machos que disputaram a fi nal, Cadejo da Maior, montado pelo ginete Daniel Teixeira, confi rmou o favoritismo e conquistou o Bocal de Ouro 2013. O cavalo campeão do circuito de animais estreantes em provas havia objetivo a nota mais alta na análise morfológica (8,8 de média).

A nota de Cadejo foi a melhor entre 87 machos e as fêmeas que foram para fi nal do Bocal, que reuniu cerca de 500 crioulos na temporada. Na prova de mangueira, onde pechou os dois novilhos em menos de vinte segundos, ele se credenciou ao título de inéditos que conquistou e agora vai forte para brigar pelo Freio de Ouro. Os quatro melhores em cada categoria estão garantidos na decisão.

PARA SABER MAISO resultado do Bocal de Ouro

Raul Lima e Buzzo da Maya: fortes para pelear pelo Freio de Ouro 2013

Page 8: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril de 2013Geral 8JORNAL DO POVO

REGIÃO NOS TRILHOS

Cachoeira defenderáferrovia na audiênciade hoje na AssembleiaMovimento Traçado Centro-RS vai municiado para o encontro e o confronto de Porto Alegre

Logo: Cachoeira do Sul leva dossiê

e entusiasmo para o encontro de Porto Alegre

Luís Bacedoni

Um dossiê que demonstra as potencialidades regionais, um re-pertório de argumentos favoráveis à obra e muito entusiasmo para defender um dos mais importantes projetos de logística de transporte da história do país. É assim que os integrantes do movimento Traçado Centro-RS, formado por represen-tantes de pelo menos 20 prefeituras, entre elas a de Cachoeira do Sul, participarão hoje, em Porto Alegre, da audiência pública sobre a Fer-rovia Norte-Sul (FNS).

Durante o encontro, que será aberto às 13h30min, no plenarinho da Assembleia Legislativa, as de-legações regionais vão demonstrar porque querem fi car nos trilhos da ferrovia de integração nacional. A audiência será o primeiro grande debate estadual sobre o projeto, que ganhou força em meados do ano passado, quando os três gover-nadores do sul do país passaram a reivindicar o trajeto da FNS.

Para o diretor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio,

Adriano Madrid, que nos últimos dias trabalhou para fi nalizar o es-tudo que será mostrado hoje, em Porto Alegre, Cachoeira do Sul tem condições de sobra para estar no páreo pelo trem cargueiro de alta de velocidade. O dossiê cachoei-rense foi elaborado por um grupo de trabalho que contou também com o secretário municipal do Meio Ambiente, o engenheiro fl orestal Fernando Bernál, e o representante da Prefeitura de Soledade, o advo-gado Alisson Ferronato dos Santos.

Mantido em sigilo, o relatório reitera a posição estratégica de Cachoeira do Sul e das cidades da região central para a construção da ferrovia. Os custos e o impacto am-biental provocado pela obra serão infi nitamente menores pela região central, defendem os integrantes do Traçado Centro-RS. Ao contrário da ferrovia convencional, com um metro de largura, que já corta o estado de leste a oeste, passando por Cachoei-ra do Sul, a Norte-Sul será troncal, interligando o norte ao sul do Brasil, e terá um metro e 60 centímetros de largura, que permitirá que os trens

desenvol-vam veloci-dade três ve-zes maior do que a dos usa-dos atualmente para o transporte de cargas.

REDUÇÃO DE CUS-TO - “De fato a Norte--Sul será um caminho para reduzir o custo da logística de transporte sobre a produção das empresas”, salienta Adriano Ma-drid. O diretor lembra que a nova rota ferroviária não só diminuirá o tempo do percurso de mercadorias, como permitirá o transporte de um volume de carga muito superior ao do trem convencional, que anda no máximo a 20 quilômetros por hora. São argumentos como esse, aliado à possibilidade de Cachoeira do Sul se transformar e centro multimodal de transporte, servindo de acesso para regiões produtoras como Fronteira--Oeste e celeiro, que serão apresen-tados hoje, na audiência pública da Assembleia Legislativa.

CACHOEIRA DO SUL/ALTO DA SERRA DO BOTUCARAÍ

As duas regiões vão defender juntas o traçado do trem de alta velocida-de pela região central, durante o encontro da Assembleia Legislativa. O movimento Traçado Centro-RS está com a estratégia pronta para o evento de hoje.

SANTA CRUZ DO SUL A cidade defende o

traçado da FNS pelo Vale do Rio Pardo e, apesar da tentativa de unifi cação do discurso com Cachoeira do Sul, Santa Cruz tem planos próprios. Contra si pesa o relevo aciden-tado que torna a obra mais cara e também o impacto ambiental que ela provocaria. A favor há uma mobilização política consistente e o argumento de que a ferrovia poderia ser essencial para a con-cretização do terminal do porto de Rio Pardo.

VALE DO TAQUARI Liderados pelo prefei-

to de Roca Sales, Nélio

Vuaden, os municípios do Vale do Taquari reivindi-cam a ferrovia federal, alegando que ela ajudará a revitalizar o porto de Estrela. O prefeito Vuaden diz também que já há uma estrutura ferroviária na região, que só precisaria ser adaptada para bitola larga. Porém, não é tão simples assim. O relevo acidentado da região, as áreas de serra, com recursos naturais diversi-fi cados e de preservação permanente, acarreta-riam um grande passivo ambiental ao fi nal de uma obra da envergadura da Norte-Sul.

ERECHIM/PASSO FUNDO

As duas cidades já estão praticamente con-fi rmadas na rota do trem cargueiro de alta veloci-dade. Ambas, segundo políticos da região, como o deputado estadual Al-temir Tortelli (PT), esta-riam apoiando a ideia de Cachoeira do Sul e Soledade, que defendem o traçado da FNS pelo centro gaúcho.

PARA SABER MAISQuem quer a Ferrovia Norte-Sul

IMPORTANTE

O movimento Traçado Centro-RS desenvolveu um logotipo, que foi confeccionado na forma de bóton e que será usado pela comitiva cachoeirense que irá à audiência pública de hoje na Assembleia Legislativa. O logo diz: “Ferrovia Norte Sul, Nós queremos! Traçado Centro RS”.

Page 9: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

PATR

ÍCIA

MIR

AN

DA

Geral 9JORNAL DO POVO

ATENÇÃO

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril de 2013

O diretor da Smic, Adriano Madrid, não revelou detalhes do estudo que foi feito para a audiência de Porto Alegre. Ele disse que neste momento a estra-tégia mais correta é não fornecer munição para o inimigo. O diretor garantiu, no entanto, que o dossiê incluiu dados e informações de todas as cidades e regiões que se identifi cam com a ideia do trem passando pelo centro gaúcho. Além disto, reportagens de jornais da região foram anexadas ao dossiê.

Vídeo revela o que a Valec pensaO vídeo institucional produzido pela es-

tatal Valec, detentora do projeto da Ferrovia Norte-Sul, revela o que a empresa pensa sobre o traçado da FNS no Rio Grande do Sul. Durante a entrevista do diretor de planejamento da Valec, Josias Cavalcante, o mapa que aparece como pano de fundo mostra que o traçado projetado pela estatal passa pela região central gaúcha.

Esse trajeto confi rma o que o Jornal do Povo apurou em novembro do ano passado, com fontes ligadas à empresa, dando conta que Cachoeira do Sul está cotada para fi car na rota do trem cargueiro de alta velocidade. Isso não só pela sua localização geográfi ca privilegiada, mas também pelas potencialidades econômicas da região.

MULTIMÍDIA

Confi ra no site do Jornal do Povo o vídeo institu-cional sobre a Norte-Sul, produzido pela Valec.

AGENDA

Esta pré-agendado para sexta-feira uma reunião-almoço em Venâncio Ai-res para debater o interesse da região de Venâncio Aires no projeto Ferrovia Norte-Sul. A frente da mobilização, que envolve ainda municípios como Santa Cruz do Sul e Rio Pardo, está o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus.

LISTA

Representantes de Cachoeira na audiência de hoje

Lideranças constestam MarlonO deputado cachoeirense Marlon

Santos está sozinho no discurso de que a cidade praticamente não tem chance de ser contemplada no traçado da Ferrovia Norte-Sul. A cidade está confi ante e unindo forças para o pro-jeto. “Quem lida com vendas costuma dizer que o não está garantido e que é preciso ir atrás do sim, o que esta-mos fazendo pela ferrovia”, destaca o vereador Homero Tatsch. “É hora de mostrarmos aos governos que mais do que qualquer outra região do esta-do, precisamos deste investimento”, acrescenta.

Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Jacuí Centro, administrador Theonas Bau-mhardt, frisa que além de capital, o traçado da Ferrovia Norte-Sul vai con-siderar o social e o econômico. “Isto que dizer que regiões mais pobres, como a nossa, são prioritárias, pois necessitam bem mais de desenvolvi-mento do que áreas metropolitanas”, completa. Cargo em comissão (CC) do governo do estado, Theonas falará so-bre isto na audiência pública de hoje.

Vereador Homero Tatsch: ir atrás

Neiron Viegas, prefeito Ivan Peixe, secretário municipal de

Indústria e Comércio Adriano Madrid, diretor municipal

de Indústria e Comércio Fernando Bernál, secretário muni-

cipal de Meio Ambiente Eliseu Machado, secretário munici-

pal de Governo

Cecília Chaves, presidenta da Câma-ra de Comércio, Indústria e Serviços (Cacisc)

Homero Tatsch, vereador Marcelo Figueiró, vereador Vinícius Cornelli, vereador Theonas Baumhardt, presidente do

Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Jacuí Centro

EDUCAÇÃO

Escola Juvêncio volta às urnasA comunidade da Escola Estadual

Juvêncio Soares, no Bairro Soares, volta às urnas amanhã para eleição de direto-ra. Um pleito aconteceu em outubro do ano passado, quando Juciara Ferreira Pereira e Carmen Regina Correia Mo-reira foram eleitas. No entanto, Carmen desistiu do cargo para atuar na 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e, como o cargo não pode fi car vago, é preciso outra eleição.

Juciara, que tem 51 anos de idade e 28 de magistério, concorre nova-mente, só que agora tendo como vice a professora de Matemática Teresinha Basso Mainardi. O processo eleitoral acontece nesta terça-feira em toda a rede estadual nas escolas em que os diretores ou algum dos vices desistiram do cargo ou nas quais as eleições foram consideradas nulas.

No entanto, o pleito que poderia transcorrer tranquilamente pode se tornar um problema. Isso porque ama-nhã inicia a paralisação de três dias dos professores da rede municipal e estadu-al, e os educadores da Escola Juvêncio Soares vão aderir à mobilização. Sem professores e alunos na escola para

votar, o pleito pode ser anulado por falta de quórum (comparecimento mínimo de cada segmento), onde deve ter a parti-cipação mínima 30% de pais e alunos e 50% de professores e funcionários.

Segundo a diretora Juciara, a co-missão eleitoral chegou a enviar para 24ª CRE um ofício informando que os professores iriam aderir a paralisa-ção, porém, a data da eleição seguiu a mesma. A justifi cativa da 24ª CRE é que a votação acontece igual porque a comissão eleitoral é formada além de professores e funcionários, também por pais e alunos.

MOBILIZAÇÃO - “Esperávamos a compreensão e sensibilidade da Secreta-ria Estadual de Educação em transferir a eleição para outro dia e respeitar o direito democrático do professor em parar”, enfatiza a diretora. Para não anular o pleito, a chapa de Juciara, que não tem chapa de oposição, pretende mobilizar pais e alunos para se dirijam até a escola mesmo sem ter aula e ainda conta com a colaboração dos professores para que também compareçam ao Ju-vêncio, mesmo estando em paralisação.

UMA PERGUNTA

Não era possível apenas indicar um professor para completar o mandato de quem se afastou?

Não. Segundo a assessoria jurídica da Secretaria Estadual de Educação, a va-cância gera necessidade de nova eleição se isso acontecer nos dois primeiros anos de mandato, neste caso, 2013 e 2014. A expressão “completar mandato” somente será aplicada no último ano do mandato, ou seja, os doze meses anteriores ao tér-mino da gestão, quando, no caso de vacância do diretor, assume o vice, substituto legal e, no caso de vacância dos vice-diretores, o diretor indicará os sucessores.

ATENÇÃO

Conforme prevê a Lei da Gestão Democrática, serão considerados indicados os candidatos da chapa que obtiverem 50% mais um dos votos válidos, não computados os votos brancos e nulos. A gestão é de três anos (2013 a 2015). Os votos do segmento pais e alunos têm peso de 50% para a eleição e os votos do segmento professores e funcionários garantem os outros 50%.

SERVIÇO DA ELEIÇÃOEscola Juvêncio

Soares Votação das 8h às 17h, na escola Chapa única Diretora: Juciara Ferreira Perei-

ra (atual diretora) Vice-diretora: Teresinha Mai-

nardi Quem votará: pais ou respon-

sáveis por alunos menores de 18 anos, alunos com 12 anos ou mais, alunos matriculados a partir do 5º ano, independente da idade, pro-fessores e funcionários de escola.

IMPORTANTEAlém da Escola Estadual Juvêncio Soares, na região da 24ª CRE há eleição

também na Escola Duque de Caxias, em Paraíso do Sul, onde o diretor eleito aposentou-se, e na Escola Affonso Diehl, em Segredo, onde o pleito foi anulado por falta de quórum.

Escola Juvêncio tem nova eleição, mas a atual diretora, professora Juciara, quer seguir no cargo

Page 10: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

DIV

ULG

ÃO

JP

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril de 2013Polícia 10JORNAL DO POVO

Plantão

TRÂNSITO

Estudante de 17 anos na UTI após acidenteCarro onde jovens estavam após festa na madrugada de sábado saiu da pista na BR 153, no Bairro Fátima

Robson Neves

A estudante Natali Marques Coe-lho, 17 anos, está internada em es-tado gravíssimo na UTI do Hospital de Caridade e Benefi cência (HCB) desde sábado, quando sofreu um acidente de trânsito na BR 153, no Bairro Fátima. Ela estava de carona em um carro que saiu da estrada e bateu contra árvores perto da ponte sobre o banhado Nossa Senhora de Fátima, nos fundos da Cerâmica Kipper. Natali estava junto com outros quatro jovens e havia saído de uma festa em uma casa noturna

pouco antes do acidente.Moradora do Bairro Quinta da

Boa Vista, a jovem cursa a sétima série do ensino fundamental no Ciep Virgilino Jayme Zinn. A dona de casa Maria Aparecida Luiz Mar-ques, 44, relata que a fi lha saiu na noite de sexta-feira para se divertir na boate Casanova. Maria observa que não queria que a fi lha saísse naquele dia, mas Natali pediu para sair na sexta-feira e prometeu que fi caria em casa com a mãe no sá-bado. “Eu estava meio dormindo quando ela me deu um beijo e saiu”, recorda Maria.

COMA - Na manhã de sábado, angustiada devido a fi lha não ter retornado para casa após a festa, Maria enviou um torpedo de para celular de Natali, pedindo que a moça ligasse para informar onde estava. Maria não obteve a resposta e não conseguiu falar com a fi lha. Em seguida, um amigo telefoneu e relatou que a menina havia sofrido um acidente. Maria foi ao HCB, onde foi informada que a estudante teve traumatismo craniano, sofreu lesão no fígado e teve os pulmões perfurados. Ela está em coma in-duzido na UTI.

Natali: situação delicada depois de festa

O auxiliar de marcenaria Ueslei Elieser Silva Cunha, 20 anos, era o motorista do GM Corsa onde es-tavam mais quatro jovens quando ocorreu o acidente na BR 153. O jovem afi rma que o pneu soltou do aro do veículo e por isso ele acabou perdendo o controle do carro. “Eu não estava rápido. Estava a uns 80 por hora”, salienta Cunha, que teve lesões leves.

De acordo com Cunha, ele e os amigos conheceram Natali Coelho e uma amiga dela no Casanova. Depois de deixarem a boate, ele relata que o grupo decidiu sair e dar uma volta de carro pela cidade. Por volta das 6h45min, ocorreu o acidente na estrada, que fi ca no perímetro urbano.

IDENTIFICADOS - Das quatro

pessoas que estavam no carro de Cunha, apenas Natali e o jovem Lucas Barreto da Silveira, 17, foram identifi cados por agentes da Polícia Rodoviária Federal. Os outros dois teriam deixado o HCB e o local do acidente. Seriam uma jovem e um rapaz. Cunha não soube informar os nomes, justifi cando que conhe-ceu a menina naquela noite. Natali segue internada no HCB.

Motorista alega que pneu soltou da roda

UMA PERGUNTA

O motorista do carro havia bebido?Os agentes da Polícia Rodoviária Federal não localizaram o jovem Ueslei Elieser Silva Cunha depois do

acidente para que ele fosse submetido ao bafômetro. Ontem à tarde, por telefone, ele relatou para a repor-tagem do Jornal do Povo que não havia bebido na festa. No carro dele foram apreendidas duas garrafas de uísque vazias, segundo a ocorrência registrada pela PRF na Polícia Civil. Cunha alega não recordar se haviam garrafas de bebida em seu automóvel.

Mateus Souza

Motorista embriagado

O chapeador Suelmar Fer-reira dos Santos Junior, 19 anos, foi detido pela Brigada Militar na madrugada deste domingo por dirigir embriaga-do e sem habilitação, próximo ao Show Clube do Rio, no Bair-ro De Franceschi. O soldado Josephar Leal informa que os policiais foram atender uma ocorrência de briga no local e fl agrou o suspeito com outros dois indivíduos em um VW Voyage. Houve perseguição na Avenida Marcelo Gama, que só terminou na Rua Leopoldo Souza, próximo a Avenida Brasil. O teste do bafômetro constatou a presença de 0,73 miligramas em Suelmar, que estava exaltado e quebrou o espelho retrovisor da Brigada Militar. Um dos indivíduos que estava no veículo fez ameaças ao policial, dizendo que “isto não vai fi car assim”.

Na contramão e sem CNHA Brigada Militar fl agrou, na madru-

gada de ontem, um motorista dirigindo na contramão, na Rua Julio de Castilhos, próximo ao Posto Cinco Esquinas. O mo-torista, um homem de 27 anos, estava em um Ford Escort no momento em que foi abordado. Ele recusou-se a fazer o teste do bafômetro, mas segundo os policiais, aparentava estar embriagado e não pos-suía carteira de habilitação. O veículo foi recolhido pelo Guinhos PC.

Bateu e fugiu

Roupas furtadas em supemercado

Três peças de roupa e dois lençóis foram furtados no supermercado Rede Super, no centro da cidade, na tarde do último sába-do. A vítima, uma funcionária pública de 53 anos, afi rma que comprou as peças em uma loja da Rua Julio de Castilhos e foi ao super-mercado, deixando as compras no armário, que é chaveado pelo próprio cliente. Quando foi pegar de volta, percebeu que o armário estava vazio. A gerente do estabelecimento estava viajando. A vítima não teve acesso às gravações para identifi car o autor do furto. Ela diz que o prejuízo está estimado em R$ 90,00.

1. O motorista de um veículo GM Corsa colidiu contra um VW Voyage, conduzido por um professor de 51 anos na madrugada deste domingo, por volta das 4h30min. O acidente ocorreu na Rua 15 de Novembro, na esquina com a Andrade Neves. O condutor do Voyage relata que trafegava pela Rua 15, quando teve sua frente cortada pelo Corsa, que fugiu após a colisão. A batida causou danos na lateral esquerda do veículo do professor. Ele não conseguiu identifi car o infrator.

2. Uma hora antes, por volta das 3h30min, outro acidente resultou na fuga de um dos motoristas envolvidos. A vítima, uma técnica em enferma-gem, diz que estava dentro de seu veículo VW Fox, estacionado na Ave-nida Presidente Vargas, próximo ao Banco Itaú, quando foi surpreendida por um automóvel VW Gol que colidiu contra a traseira de seu automóvel. A batida causou danos no para-choque do carro. Ela anotou a placa do veículo e pretende representar.

AVISO DE LICITAÇÃOO Município de Cachoeira do Sul-RS torna público que realizará a seguinte licitação: PREGÃO PRESENCIAL-EDITAL 12/2013-PROCESSO 3.320/2013, referente à contratação de empresa de vigilância, em regime de comodato, com monitoramento e alarme 24 horas para o prédio das Se-cretarias Municipais de Educação, Fazenda e Administração, a pedido da Secretaria Municipal de Administração. Inicio da sessão: 06/05/13 às 9h00min. O edital está disponível no site www.cacho-eiradosul.rs.gov.br e na Secretaria Municipal de Administração, Departamento de Compras, Rua Moron nº 1.013, fone: 0 (xx) 51 3724 6052, em horário de expediente.

Cachoeira do Sul, 19 de abril de 2013.

Cristina da Gama MórSecretária Municipal de Administração.

PREFEITURA DE CACHOEIRA DO SUL - RSSECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃODEPARTAMENTO DE COMPRASRua Moron, 1.013 – Fone/Fax (51) 3724-6052

Page 11: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril de 2013Polícia 11JORNAL DO POVO

Resultado extraofi cialLoterias

QUINA - 3174

04 11 33 59 76

LOTOMANIA - 1341

02 07 10 13 14

18 20 22 24 30

31 37 45 60 61

73 75 79 80 93

LOTERIA FEDERAL DE SÁBADO

1º prêmio 55.0912º prêmio 41.2193º prêmio 52.4284º prêmio 67.3785º prêmio 63.086

Acer

tos

Núm

ero

de

ganh

ador

es

5 0 1.723.431,77

4 123 3.826,79

3 7.664 87,73

Prêm

io

em R

$

Acer

tos

Núm

ero

de

ganh

ador

es

20 1 1.156.497,70

19 7 38.783,47

18 215 1.262,72

17 1.570 108,07

16 9.019 18,81

Prêm

io

em R

$

Acer

tos

Núm

ero

de

ganh

ador

es

6 0 2.940.589,52

5 198 8.062,23

4 9.593 237,72

Prêm

io

em R

$

MEGA-SENA - 1487

04 09 17 23 28 53

Prêm

io

em R

$

Acer

tos

Núm

ero

de

ganh

ador

es

7 0 10.861.438,00

6 6 35.247,71

5 335 901,86

4 6953 6,00

3 68001 2,00

TIMEMANIA - 414

13 20 36 40

44 60 79

Serviço

Patricia Loss

Sob o comando do chefe do setor munici-pal de trânsito, Antônio Reginaldo Mendes, uma blitz educativa ocorrida na manhã deste sábado abordou 263 condutores na quadra da Praça José Bonifácio, no centro de Cachoeira do Sul. A orien-tação que mais se repetiu foi a de que os motoristas e caroneiros usassem o cinto de segurança, o que é uma exigência legal e seu descumprimento pode gerar multa.

Dos 263 condutores abordados, 120 não esta-vam usando o cinto, o cor-respondente a 46%. Como a blitz não era para puni-ções, nenhum motorista foi multado. As abordagens foram feitas pelos cinco novos agentes municipais de trânsito, que estão em curso de formação.

NOVOS AGENTES DE TRÂNSITO

Blitz orientou uso do cintoDos 263 condutores abordados, 120 não estavam usando o equipamento

Educação no trânsito: 263 condutores abordados em blitz neste sábado

DIV

ULG

ÃO

JP

CADERINHAS - “Na blitz deste sábado tam-bém chamou a atenção o alto número de crianças fora das cadeirinhas em que elas deveriam estar sentadas nos carros. Os

veículos tinham o equi-pamento, mas as crian-ças estavam fora dele e na maioria dos casos no colo de um adulto”, destacou Mendes. Outras blitz educativas deverão

ocorrer antes dos agentes municipais de trânsito intensifi carem as abor-dagens com punições aos motoristas que estiverem descumprindo alguma lei de trânsito.

TIME DO CORAÇÃOFIGUEIRENSE/SC

SENTINELA - O co-ordenador da Irman-dade Nossa Senhora da Conceição, Renato Rodrigues, e o pároco padre Hélvio Cândido convidam as pessoas que queiram fazer parte da equipe de sentinela para reunião mensal que acontece sempre na primeira sexta-feira do mês, após a missa das 18h30min, na sacris-tia da catedral.

SEICHO-NO-IE - To-das quartas e quintas-feiras, às 20h, há reu-niões na Rua Moacir da Cunha Rösing, 145. Todos os sábados há reuniões às 15h.

TUTELAR - O tele-fone de plantão do Conselho Tutelar é o 9864-4759. No horá-rio de expediente, o atendimento ocorre pelo 3724-6108.

BATISMO - As ins-crições e preparação para o batismo na Paróquia Nossa Se-nhora da Conceição são do dia 20 a 30 de cada mês.

NARCÓTICOS ANÔ-NIMOS - O Grupo Poder Superior de Narcóticos Anônimos tem reuniões todas as quintas-feiras, às 20h, e aos sábados, às 16h, na Rua Ernesto Barros, 1325, fundos da Igreja Santo Antô-nio. As três primeiras reuniões do mês são fechadas. A última do mês é aberta a toda a comunidade. Informações no site www.nabrasilsul.org.br. A linha de ajuda é (51) 3333-3550 ou no 8201-5600.

AMOR EXIGENTE - O grupo de prevenção para familiares e ami-gos de dependentes químicos Amor Exi-gente reúne-se nas quartas-feiras, das 20h as 22h, nos fun-dos da Igreja Santo Antônio.

JOVENS DO AGNUS DEI - O grupo de jovens Agnus Dei se reúne aos sábados, às 17h, junto ao bispado, antes da missa.

JOVENS RUAH DA RCC - O grupo de jovens Ruah do Re-novaçao Carismatica Católica da Igreja São José tem encontros todos os sábados às 19h30min, na sala do grupo. Os jovens estão convidados a participar dos en-contros.

Page 12: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

FOTO

S D

IVU

LGA

ÇÃ

O J

P

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril de 2013

JORNAL DO POVO

ATENÇÃO

INTERNAÇÃODE DROGADOS

Arquivadoinquéritodos leitospsiquiátricos

A promotora de Jus-tiça Giani Saad arquivou inquérito aberto em 2007 para investigar a carência de leitos psiquiátricos em Cachoeira do Sul. Na época eram apenas três vagas disponíveis na ci-dade, todas no Hospital de Caridade e Benefi cên-cia (HCB).

“O quadro era deses-perador”, recorda a pro-motora. “Mas graças ao empenho do governo do estado, da Prefeitura e do hospital, hoje são 12 lei-tos funcionando a pleno no HCB”, acrescenta. Foi por conta do aumento de quatro vezes no número de leitos que ela decidiu arquivar o inquérito.

MEMORIA - Giani lembra que em 2006, quando veio trabalhar em Cachoeira, era complica-do conseguir internação hospitalar de um depen-dente químico na cidade. “As três vagas estavam sempre ocupadas e então começava uma correria em busca de leito em ou-tro município”, observa. Giani ressalta que o nú-mero de leitos ainda ser insufi ciente, entretanto, a situação está bem melhor do que em 2007, quando foi aberto o inquérito.

Promotora Giani: feliz

LINHA DIRETA

Leitoraelogia

servidordas ObrasA funcionária

pública estadual Maria Alice Nunes está dando nota 10 para o funcionário do setor de iluminação da Secretaria Munici-pal de Obras, Marcelo Souza. Moradora do Bairro Noêmia, Maria Alice trabalha numa escola em Paraíso do Sul e acorda ainda durante a madrugada e, na última terça-feira, ela percebeu que a Rua Olímpia de Paula estava mal iluminada.

“Os vizinhos diziam que ligavam para a Prefeitura e nunca resolviam. Aí eu liguei e falei com o Marcelo, que me atendeu muito bem e deu um prazo de três dias”, conta. O problema foi resol-vido na quarta-feira, surpreendendo Maria Alice. “O Marcelo merece nota mil. Pre-cisamos de mais fun-cionários efi cientes iguais a ele”, elogia.

Nota 10 O comerciante

Antonio Rogério da Silveira, 58 anos, contatou a Linha direta do JP para dar nota 10 para um pessoal que em sua opinião é muito simpático, atencioso e competente. “Não posso deixar de parabeniza-los pelo excelente trabalho, Theonas e Isaura, da US do Centro Social Urbano, e, no setor de transpor-tes do Hospital da Liga, Adriana Viega e Adriana Porte”, conclui Silveira.

O leitor Gerson Leal de Souza dá nota 10 para o funcionário Jonas Selix, do Banco Bradesco, pelo bom atendimento e pela ótima atenção que ele tem com os correntis-tas do banco. “Todos os funcionários deve-riam ser como ele”, completa.

PARA CONTATAR COM O LINHA DIRETA

LIGUE:

3722 9666

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Compahc focado no PergoladoConselho quer dar inicio à revitalização do monumento da Bonifácio

Michele Lisbôa

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-cultural (Compahc) pretende recuperar aos poucos o Pergolado da Praça José Bonifácio. Segundo anunciou o presidente Danilo Cunha, a intenção é realizar em breve a primeira etapa da recuperação do monumento.

Em maio o local será limpo para, então, passar por uma avaliação es-trutural. O Compahc projeta pedir ao prefeito Neiron Viegas a contratação de uma empresa especializada em restauração de patrimônios para esta avaliação. A recuperação do pergolado deverá fazer parte de uma obra maior, a revitalização da Praça José Bonifácio.

MAQUETE - O pergolado ocupou esta semana a pauta do Compahc. A pedido do conselho, os estudantes do Grêmio Estudantil Euclides da Cunha

realizaram uma enquete com 930 cacho-eirenses em idade eleitoral para saber do possível apoio popular à restauração do pergolado. A pesquisa ocorreu entre os ultimos dias 9 e 17. 87,2% dos elei-tores ouvidos aprovam a restauração do monumento inventariado. Apenas 12,8% se opõem.

O pergolado da Bonifácio Gomes cha-mou a atenção da cidade também por outra iniciativa. Até sexta-feira, os clientes do Banco do Brasil da Rua 7 de setembro tiveram a oportunidade de ter uma visão do monumento arquitetônico após sua recuperação: uma maquete no saguão de autoatendimento, elaborado pelos artistas Itamar Saraiva e Giceli Saraiva, feita em madeira, a pedido do Compahc. O presi-dente Danilo Cunha, um engenheiro civil de 78 anos, foi quem pagou os custos da maquete. A miniatura foi construída em escala calculada a partir de fotos e plantas originais do monumento

Cunha: presidente da Comphac

Réplica da pérgola poderá ser visitada a partir de hoje na Casa da Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha

O Compahc também anunciou na última semana o início do proces-so de tombamento da Praça Baltha-zar de Bem. A intenção do con-selho é oficializar o centro histórico desta área, já que outros três prédios nas pro-ximidades já são patrimônios histó-ricos. Caso a idéia se concretize, Cachoeira do Sul será o 16º muni-cípio brasileiro a possuir um centro histórico. Segundo o presidente Dani-lo Cunha há cap-tações de recursos destinadas exclu-sivamente para a manutenção dos monumentos de centros históricos brasileiros.

MEMÓRIA

O pergolado da Praça José Bonifácio foi inaugurado em 1928, durante a ad-ministração do intendente João Neves da Fontoura

As colunas de concreto sustentavam plantas trepadeiras com fl ores e rosei-ras e serviam de ponto de encontro de famílias e de casais de namorados

A obra fez parte na época de um projeto

arquitetônico que garantiu o embeleza-mento da praça

No local próximo às escadas havia um bebedouro, cuja estrutura hidráulica não foi encontrada em nenhum projeto para possível restauro

Nesta época, o projeto de revitalização incluiu o calçamento da Rua 7 de Se-tembro, bancos e fl oreiras na Bonifácio

Page 13: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

2JP

JORNAL DO POVO Segunda-feira,

22 de abril de 2013

O que rolou no fi nal de semana

/Gabi

PRESENTEDE PATRÃOADÃOZINHO ITURRUSGARAI CONSEGUE ORIGINAIS DE GRANDES CARTUNISTASDO PAÍS PARA UM LEILÃO EM FAVOR DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

Francisco e João, os gêmeos de FERNANDA LIMA e RODRIGO HILBERT, comemoraram seu aniversário de 5 anos com festinha temática em uma casa de festas no Rio, ontem. Para entrar no clima, toda a família foi vestida de super-heróis. Inclusive os pais. Enquanto Hilbert foi com uma camisa do Batman, Fernanda encarnou uma linda Mulher Maravilha.

Luís Bacedoni

Quem estiver em Cachoeira do Sul em outubro, durante a 29ª Feira do Livro, po-derá arrematar e levar para casa desenhos originais dos maiores cartunistas do país. O leilão incluirá trabalhos do patrono do evento, o cachoeirense Adão Iturrusgarai, e outros grandes mestres do traço, em obras obtidas em nome da amizade dos artistas com Adão.

A renda do leilão será revertida à Biblio-teca Pública Municipal. A iniciativa partiu do próprio Iturrusgarai e foi aprovada pelo di-retor da Biblioteca, Pedro Paulo Graczcki. “É uma maneira de contribuir com a biblioteca da minha cidade e retribuir a homenagem que me será feita”, destacou o cartunista.

MILIONÁRIO – Iturrusgarai declarou que se fosse milionário abarrotaria as prateleiras da Biblioteca, mas como não faz parte desse grupo, achou melhor pedir obras originais aos amigos e juntar algumas próprias para leiloá-las durante a Feira do Livro. O cartu-nista ainda está escolhendo os trabalhos que vai mandar para o martelo.

Iturrusgarai pretende doar cinco car-toons originais para a Biblioteca e faz questão que um deles seja emoldurado e colocado no hall da Casa de Cultura. “Quero que fique lá para que ninguém se esqueça de mim”, brincou. Além do cacho-eirense já estão confirmados para o leilão originais de Luís Fernando Verissimo, Iotti e Santiago. Poderão ingressar nessa lista Edgar Vasques e Laerte.EDGAR VASQUES

SANTIAGOLUIS FERNANDO VERISSIMO

!A data, o local e os lances mínimos para cada obra que irá a leilão durante a Feira do Livro ainda serão defi nidos. Alguns destes trabalhos originais estão nesta página. “Divulgando os desenhos, o Jornal do Povo pode contribuir com esse esforço de darmos novos volumes para a nossa biblioteca”, diz Adãozinho Iturrusgarai.

Page 14: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

CRUZADAS

JP2

TelinhaRBS TV4h50 Sagrado 4h55 Telecurso Educação Básica 5h10 Telecurso Profi ssionalizante 5h25 Telecurso Ensino Médio 5h40 Telecurso Ensino Fundamental 5h55 Globo Rural 6h30 Bom Dia Rio Grande 7h30 Bom Dia Brasil 8h30 Mais Você 9h55 Bem Estar 10h35 Encontro 12h Jornal do Almoço 12h50 Globo Esporte 13h20 Jornal Hoje 13h50 Vídeo Show 14h40 Vale a Pena Ver de Novo - O profeta 16h20 Sessão da Tarde - "Arrebentando em Nova Iorque" 17h50 Malhação 18h25 Flor do Caribe 19h10 RBS Notícias 19h30 Guerra dos sexos 20h30 Jornal Nacional 21h10 Salve Jorge 22h20 Tela Quente - "Uma noite fora de série" 0h05 Jornal da Globo 0h35 Programa do Jô 2h10 Sessão Brasil - "Casa da mãe Joana"

RECORD 6h15 Balanço Geral SP Manhã 7h25 São Paulo no Ar 8h40 Fala Brasil 10h Hoje em Dia 12h Balanço Geral SP 14h45 Programa da Tarde 17h15 Cidade Alerta 20h30 Jornal da Record 21h15 CSY Nova York 22h15 Balacobaco 23h15 Câmera em Ação0h15 Roberto Justus + 1h15 Programação IURD

TVE 6h30 Caminhos da Reportagem 7h30 Táxista Empreendedor 8h Repórter Brasil 8h30 Jornal Visual 8h45 Espaço Público TVE + AL9h35 Batatinhas 9h40 Mamma Mirabelle 10h Pequenos Rôbos 10h30 Contos de Tatonika 10h35 Meu Amigãozão 11h Cedric 11h30 Spirou e Fantasio12h Cultura Ponto a Ponto 12h30 Jornal da TVE 12h45 Estação Cultura 13h15 Pandorga 13h25 Mamma Mirabelle 13h55 Pequenos Rôbos 14h15 Contos de Tatonika 14h45 Meu Amigaozão 15h Galera do Surf 15h30 Pandorga 16h Sem Censura 17h30 Rede Jovem Cidadania 18h Estúdio Móvel 18h30 Radar 19h Cidadania 19h30 Jornal da TVE 20h Estação Cultura 20h30 Nação 21h Repórter Brasil Noite 22h Roda Viva 23h30 Primeira Pessoa 0h30 Brasilianas.org 1h30 Jornal da TVE

TV PAMPA 5h Show da Fé 7h Pampa Show 8h Show da Fé 8h30 Se Liga Brasil 9h30 Você na TV 12h Pampa Meio-dia 12h55 Pampa Kids 14h30 Pampa Show 15h A Tarde é Sua 17h Algo Mais 17h40 Pampa Debates 18h15 Programa Pampa News 19h05 Jornal da Pampa 19h30 TV Fama 20h55 RedeTV News 21h30 Igreja Internacional da Graça de Deus 22h30 Superpop 0h Studio Pampa 2h50 Leitura Dinâmica

SBT6h Jornal do SBT - manhã 7h SBT Rio Grande Manhã 7h30 Carrossel Animado com Patati Patatá 9h Bom Dia & Cia 12h10 SBT Rio Grande 12h45 Três é Demais 13h15 Arnold 14h Chaves 14h30 Rosalinda 15h30 Cuidado com o anjo16h30 A usurpadora 17h30 Casos de Família18h30 As Visões da Raven 19h20 Eu, a Patroa e as Crianças 19h45 SBT Brasil 20h30 Carrossel 21h15 Programa do Ratinho 22h45 Astros 0h SBT Repórter 1h Jornal do SBT 1h45 Dois Homens e Meio 2h15 Big Bang - a Teoria 2h45 A Garota do Blog 3h30 De Saia Justa 4h Jornal do SBT - madrugada

ULBRA TV 6h20 Macgiver 7h10 EAD na TV 8h Toque de Vida 8h10 Sessão Galerinha 11h10 Daniel Boone 12h05 Toque de Vida 12h15 Buffy - a caça- vampiros 13h Versão brasileira - "Último combate"14h45 Tarde Toon 16h10 Clipagem 17h05 Informação 18h Buffy - a caça- vampiros 18h50 Ulbra Notícias19h15 Atividade 20h10 Cadeira Cativa 21h CPT - Cristo para Todos 21h30 2 Toques 22h15 Cine 48 - "A guerra do chocolate"23h50 Toque de Vida 0h Clipagem0h50 Insônia Class - "Fúria dos pixadores" 2h25 Insônia - "Antônio, o guerreiro de Deus" 4h "Último combate" 5h30 Zorro

BAND4h Igreja Mundial 6h45 1º Jornal 7h30 Agroband 8h Dia Dia 9h10 Band Kids 11h10 Jogo Aberto 12h30 Jogo Aberto RS 13h10 Brasil Urgente RS 14h Ponto de Luz 15h Futurama 15h50 Icarly 16h50 Brasil Urgente 18h50 Band Cidade 19h20 Jornal da Band 20h25 Momento da Sorte 20h30 Show da Fé 21h20 Zoo 21h30 Os Simpsons 22h30 CQC - Custe o Que Custar 0h30 O Mundo Segundo os Brasileiros 1h30 Jornal da Noite 2h15 Claquete 3h15 O Encantador de Cães3h40 Popcorn TV

TV

LUCI PEREIRA, a folgada Creusa de "SaJorge", é só alegria pelos corredores do ProjSuperfeliz com o sucesso da fi el secretária lar que vive opinando na vida dos patrõStenio (Alexandre Nero) e Helô (Giovanna Atonelli), e dona dos jargões "Ôdonelô", "Creddona Helô", "Ôxi" e "Tô chapada", ela conque não consegue mais fazer as obrigaçõdo dia a dia como antes. Uma simples iao supermercado virou um evento. "É umgritaria só. As pessoas querem reescrevenovela", brinca.

Luci Pereira é sucesso nas rua

Comentarista da Globo há decadas, GVÃO BUENO quer novos desafi os após a Codo Mundo de 2014. Galvão pretende propà Globo um talk-show esportivo no estilo “Bem Amigos” do SporTV.

Galvão Bueno quer ter programna Globo

Page 15: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

Segunda-feira,22 de abril de 2013

JORNAL DO POVO/3

HORÓSCOPO

ÁRIES (21/3 a 20/4) - Na ânsia de curtir o que a vida tem de melhor, você pode trocar os pés pelas mãos.

TOURO (21/4 a 20/5) - Nem tudo serão fl ores neste dia, mas evite alimentar velhos res-sentimentos.

GÊMEOS (21/5 a 20/6) - É um bom dia para se dedicar aos seus ideais.

CÂNCER (21/6 a 21/7) - O dia revela aborre-cimentos por causa de dinheiro envolvendo terceiros.

LEÃO (22/7 a 22/8) - Cuidado com a am-bição: quanto mais alto o voo, maior é o tombo. Seja menos ciumento.

VIRGEM (23/8 a 22/9) - É preciso ser mais realista ao lidar com as pessoas.

LIBRA (23/9 a 22/10) - Não se deixe levar pela apatia. No campo afeti-vo, as suas estratégias podem dar certo.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) - Deve ter mais atenção com a forma como gere as suas economias.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) - Cuidado para não magoar os senti-mentos de uma pessoa que lhe é querida.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1) - Concentre-se nos seus objetivos e defi na estratégias para alcançá-los.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2) - Seja o seu melhor amigo. Tome as decisões acertadas na sua vida afetiva.

PEIXES (20/2 a 20/3) - Mantenha a sua opi-nião, não se deixe levar por terceiros.

Alemão e Caixote discu-tem com Lia e, pelo que eles dizem, ela percebe que Vitor só terminou o namoro por causa do irmão. Tatá incentiva Raquel a se arrumar para o encontro com o admirador secreto no Misturama, mas Rômulo avisa que o lugar conti-nua fechado. Marcela se preocupa com o sucesso do encontro de Raquel. Lia marca um encontro com Vitor no jardim se-creto, mas quem aparece é Bruno, Nélio e Rasta. Rômulo se oferece para pagar as dívidas de Nan-do e se tornar seu sócio no Misturama. Rasta sugere que o CRAU desenvolva uma horta urbana no jardim secreto. Nando e Tizinha decidem reabrir o Misturama com a estreia do fi lme de Morgana e Orelha. Vitor chega ao jardim secreto, mas não encontra com Lia. Fati-nha conta para Olavo que Bruno não quis voltar a trabalhar na agência. Alemão e Caixote pres-sionam Vitor para saber de seu irmão.

Samuel dá uma des-culpa a Alberto por ter entrado no quarto de Dionísio e pede para o genro não contar nada para Ester. Cassiano não aprova o namoro de Taís e Hélio. Lin-daura sente ciúmes da proximidade de Samuel com Guiomar. Donato fi ca preocupa-do com a febre alta de Lipe. Juliano confessa a Doralice que está apaixonado por Natá-lia. Quirino comemo-ra com Doralice seu novo emprego como professor de história na escola. Cassiano procura o comandante para denunciar Dom Rafael. Natália fica constrangida diante de Juliano, ao saber que o ex-marido virá para Vila dos Ventos. Hélio conta a Alberto que Cassiano denun-ciará Dom Rafael. Ester confessa a Alberto que nunca o amou.

Berna exige que Wanda se afaste de Aisha. Leonor conversa com Carlos. De-borah tenta tranquilizar Berna. Aisha dá uma joia para Wanda, e Zoe conta para Mustafá. Leonor fala para Amanda e Aída que manterá Carlos na presidência da empresa. Stenio conta para Lívia que Morena desistiu de testemunhar e voltou para Istambul. A vilã descobre que Rosângela irá jantar com Haroldo. Russo fala de Morena para Riva. Helô explica o que Morena deve fazer quando chegar à Turquia. Celso comenta sobre a carta da mãe de Carlos, e Isaurinha fi ca nervosa. Lívia procura Rosângela no hotel. Vanúbia discute com Delzuite. Lucimar percebe Pescoço olhando para Neuma. Érica conta para Theo que Morena deixou Jéssica com ela. Lívia manda vigiarem a casa de Lucimar. More-na chega à casa da mãe. Theo visita Lucimar.

NOVELASMALHAÇÃORBS TV - 17H50MIN

GUERRA DOS SEXOS RBS TV - 19H30MIN

FLOR DO CARIBE RBS TV - 18H25MIN

SALVE JORGE RBS TV - 21H10MIN

"A guerra do chocolate"Ulbra TV - 22h15min

Gemma Jones, Steven Geller e Anthony Hammer. Uma lei proíbe o consumo e a fabricação de chocolates em uma pequena cidade. Dois adoles-centes e uma senhora decidem produzir e vender os doces ilegalmente. Drama.

"Arrebentando em Nova Iorque"

"Uma noite fora de série" RBS TV - 22h20min

Steve Carell, Tina Fey, Mark Ruffalo e James Franco. Phil e Claire Foster já estão casados com fi lhos e o relacionamento caiu na rotina. Decidido a mudar o cenário, ele a convida para um restaurante super badalado e, sem mesa reservada, assume o lugar de outro casal que parecia ter faltado ao compromisso. Só não contavam com o fato de que os donos da tal mesa são procurados por um mafi oso e, assim, a noite que era para ser divertida vira um salve-se quem puder pelas ruas de Nova Iorque. Comédia.

RBS TV - 16h20min Jackie Chan, Anita Mui, Francoise

Yip e Bill Tung. O perito em artes mar-ciais, Keung, chega a Nova Iorque e com-pra briga com motoqueiros e mafi osos, causando um verdadeiro terremoto de pancadaria na cidade. Ação.

FILMES DE HOJE

Nenê ameaça Veruska de fi car com os diaman-tes. Charlô faz outra aposta com Otávio. Ve-ruska chega ao prédio onde está o heliporto de Otávio e todos correm atrás da vilã. Juliana desmaia na recepção do prédio. Roberta entrega os diamantes a Otávio. Fábio destra-ta Manoela. Kiko fi ca triste com o jeito como Frô o trata. Otávio ad-mite a competência de Charlô e Roberta. Nieta e Dino se preocupam com a fi lha. Nando e Otávio combinam de ir ao local do bigode preto e Olívia e Charlô arru-mam um jeito de segui--los. Roberta fi ca tensa com a possibilidade de Nando fazer a campa-nha da Positano. Kiko fala para Frô que sabe como acabar com sua alergia. Charlô e Olívia descobrem o mistério do bigode preto.

OSINEL COSTA

Depois de viver a camareira Neusinha em "Lado a lado", MARIA CLARA GUEIROS voltará aos programas humorísticos. A atriz fará parte de um novo projeto no gênero, que a Globo mantém em segredo. A atração deverá ir ao ar no segundo semestre.

Maria Clara Gueiros de volta aos programas humorísticos

Em qualquer atração que MARQUINHOS, o Anão do Balanço Geral SP (Record), aparece a audiência logo sobe. GERALDO LUÍS, apresentador do telejornal e que lançou Marquinhos como seu assistente de palco, afi rma que sentia que o rapaz seria um sucesso. “Eu tinha certeza. Perguntaram se ele daria certo, se pegaria… Eu disse que queria alegria para o povo. Marquinhos é muito talen-toso”, disse Geraldo Luiz.

Page 16: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

[email protected]

[email protected]

Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.

MACHADO DE ASSIS”

CHUTA QUEM É

A pequena da foto tem atualmente 16 anos e cursa o primeiro ano do ensino médio do Barão. Ela também participa do pré-CLJ e catalogou no ano passado. Você sabe quem é?

BORA BORA ENCERRA SUAS ATIVIDADES

Bora Bora Pub encerrou sua tem-porada no último sábado, tendo como atração o grupo Novo S’tillo e, no cardápio, va-lores promocionais em bebidas.

VEM AÍII FESTA A FANTASIA: dia 4 de maio, na SUC, a partir das 23h30min.T-LIGA: dia 18 de maio, na Hype, a partir das 23h.T-LIGUINHA: dia 25 de maio, na Hype, a partir das 18h.

Luciane Ourives de Oliveira, Alana Balardin e Aline Corrêa

MayneDottes e Katiuce Leivas

Mãe e Filha: Janinha Ourives e Luciane Ourives de Oliveira

Alana Balardin e a mãe Suzy Balardin

Na passarela: Jéssica Pacheco Machado e Bruna Terres

Modelos reunidas

MODA GAUDÉRIANo último dia 7

ocorreu o Chá da Invernada Adulta, no CTG Os Gaudé-rios, com direito a desfi le de moda das lojas Franco Gior-gi, Kakaia Moda e Moda Íntima. A produção das mo-delos foi feita pelo Salão de Beleza Luz e Arte e as fotos foram clicadas por Larissi Bittencourt.

Page 17: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

DRIBLEJORNAL DO POVO Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril 2013

FUTSALp

Semana de cobranças no CachoeiraMá atuação na derrota por 6 a 2 sobre a Alaf de Lajeado preocupa a diretoria

p

2Inter avança com virada

Colorado derrotou o Lajeadense por 2 a 1, em Caxias do Sul, com dois gols do zagueiro Juan.

2Grêmio jogapela vaga

Tricolor encara o São Luiz, hoje, às 21h, na Arena, por uma vaga à semifi nal da Taça Farroupilha.

p3

Mais três times classificados

Ferreira, AZN e Sport venceram seus jogos e avançaram à 2ª fase do Campe-onato Municipal da 2ª Divisão.

Cleber Pinto

A semana será de cobranças no Cachoeira Futsal/Granol. A derrota de sexta-feira por 6 a 2 para a Alaf, em Lajeado, derrubou o time para o terceiro lugar na Série Ouro do Gauchão 2013, com sete pontos e atrás da ADS Sananduva pelo saldo de gols, e não foi bem vista pela diretoria.

O presidente Márcio Vieira da Cunha e o vice César Sena não gostaram nada do que viram em Lajeado e prometem uma sacudida no grupo de jo-gadores. Tudo para que a equipe reaja já no próximo sábado, quando receberá, no Ginásio Derlizão, a Asaf de Santo Ângelo, al-goz na fi nal da Série Prata do ano passado.

Sem citar nomes, Sena entende que há jogadores que podem e devem ren-der mais. "Claro que não foi falta de vontade, mas tem muita gente aquém do que sabe. Vamos pre-cisar dar uma sacudida", salientou.

Sena destacou que os dois gols cedo (o primeiro com 10 segundos) e o erro da arbitragem no fi nal do

CLASSIFICAÇÃO

TIMES .................. PONTOS1) Alaf Lajeado ................. 9 2) ADS Sananduva ........... 73) Cachoeira Futsal .......... 74) Afusca Cachoeirinha .... 65) AGSL São L. Gonzaga .. 56) Sobradinho .................. 47) Bento Futsal ................. 38) Asaf Santo Ângelo ........ 29) Assaf Santa Cruz .......... 1Importante: Lajeado, San-anduva, Bento e Santa Cruz têm um jogo a menos. REGULAMENTO - Jogos em turno e returno, com os cinco primeiros avançando. Os quatro últimos disputarão um torneio que apontará os dois rebaixados à Série Prata 2014.

4ª RODADA

SEXTAAlaf 6 x 2 Cachoeira

SÁBADO - 20hAGSL 3 x 1 Afusca

Sobradinho 1 x 1 ADSBento 7 x 2 S. Ângelo

5ª RODADA

PRÓXIMO SÁBADO - 20hLajeado x Afusca

AGSL x Santa CruzBento x Sananduva

Cachoeira x S. Ângelo

primeiro tempo, que não marcou pênalti e ainda expulsou o ala Jé, contri-buíram para que o time desandasse em Lajeado. "Nós estávamos melhor em quadra, buscando o resultado, quando teve a expulsão. Aí nos perde-mos", disse.

UNIÃO - Além de mobilizar os jogadores, o vice-presidente quer mais união do grupo para o confronto de sábado. O duelo contra Santo Ângelo vale a per-manência no grupo dos classificados e uma boa vantagem sobre o grupo da morte. Vencendo, o Cachoeira chegará a 10 pontos e abrirá seis de vantagem para a Asso-ciação Sobradinho, que folgará na rodada.

Sena aposta na re-abilitação no próximo sábado. "Agora é ver onde erramos e o que podemos fazer cada um para nos corrigir e melho-rar. Sábado temos outra batalha e vamos buscar a nossa reabilitação. Não podemos ter dormência em quadra e perder para nós mesmos", completou o dirigente.

Jé é a baixa para sábadoO técnico Augusto Brink

não poderá contar com o ala Jé no jogo do próximo sábado do Cachoeira Fut-sal/Granol contra a Asaf de Santo Ângelo, às 20h. Expulso na derrota por 6 a 2 para a Alaf, sexta-feira, em Lajeado, Jé está fora do duelo contra os campeões

da Série Prata de 2012.O adversário também foi

mal na rodada de sábado. Jogando em Bento Gon-çalves, a equipe de Santo Ângelo perdeu por 7 a 2 para o Bento Futsal e segue sem vencer na Série Ouro do Gau-chão 2013. Tem apenas dois pontos em quatro partidas.

2ª Divisão seguehoje no Derlizão

Três jogos movimentam hoje, a partir das 19h30min, a 2ª Divisão do Campeonato Municipal de Fut-sal, no Ginásio Derlizão. A disputa pelo grupo B terá os duelos Target x Desportiva, São Lourenço x Us Guris e RC13 x Posto Dal Ri.

Na sexta-feira, o prefeito Nei-ron Viegas abriu a competição e homenageou o jogador Pessolano, do Cachoeira Futsal. Pessolano e o ala Givago são os cachoeirenses na disputa do estadual.

O certame começou com vitórias do Boca Juniors, Chulipa e Flamen-go. O Boca aplicou 6 a 3 sobre o AZN, o Chulipa venceu o Mundo Real por 2 a 1 e o Flamengo B ganhou do Agrosul por 3 a 2.

Pressão em Lajeado: Cachoeira não foi bem e perdeu por 6 a 2 na sexta

Pessolano e o prefeito: homenagem

Só um 100%A Alaf de Lajeado é a

única equipe com 100% de aproveitamento na Sé-rie Ouro. Sábado, Sanan-duva perdeu os primeiros pontos ao empatar em 1 a 1 com Sobradinho.

Vettel venceno Bahrein e

abre 10 pontosAlemão da Red Bull dominou a

4

prova e segue irme na

liderança3

a

p

KA

RLO

S S

OLR

AC

FOTO

S D

IVU

LGA

ÇÃ

O J

P

Page 18: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril de 2013DRIBLE 2>>>FUTEBOLp

Inter a duas vitórias do títuloColorado passa pelo Lajeadense de virada e pega o Veranópolis na semi inal da Farroupilha

Cleber Pinto

Eficiente na bola pa-rada e com dois gols do zagueiro Juan, o Inter virou ontem sobre o Lajeadense, venceu por 2 a 1, no Estádio Cente-nário, em Caxias do Sul, e avançou à semifinal da Taça Farroupilha.

O adversário da semi-final, no próximo final de semana, será o Vera-nópolis, que derrotou o Passo Fundo por 4 a 2, nos pênaltis, após 0 a 0 no tempo normal. Será uma revanche, pois o Veranópolis venceu o Inter por 1 a 0, na única derrota dos titulares na temporada.

Dois jogos separam o colorado do título gaúcho. Se obtiver duas vitórias, conquista o returno e será tricampeão gaúcho conse-cutivo sem a necessidade de dois jogos extras.

O Inter começou no ataque, mas foi sur-preendido logo aos 11 minutos. Após cobran-ça de falta, Gabriel, de cabeça, marcou 1 a 0 para o Lajeadense. O gol cedo não abalou o colorado. O Inter passou a pressionar forte, mas

esbarrou nas defesas do goleiro Eduardo Martini.

Já o Lajeadense mos-trou-se bem posicionado na defesa, mas desperdi-çando os contragolpes. O time teve duas boas chan-ces para ampliar o placar, mas pecou na fi nalização ou no último passe.

PRESSÃO - No segundo tempo, o Inter precisou de apenas dois minutos para empatar. Forlán cobrou falta e o zagueiro Juan, de cabeça, empatou em 1 a 1. O Lajeadense se assustou e foi empurrado para o seu campo pelo Inter.

A pressão colorada au-mentou ainda mais. Edu-ardo Martini ia evitando a virada com boas defesas. Aos 22, após cobrança de escanteio, Rodrigo Mole-do cabeceou, Martini fez grande defesa e Juan, no rebote, virou para 2 a 1.

Depois do gol, o Laje-adense até se soltou para o ataque, mas o setor de-fensivo do Inter mostrou efi ciência e evitou que o goleiro Muriel tivesse trabalho. Nos minuto fi -nais, o Inter administrou o placar para ir em frente e seguir fi rme na luta por mais um título estadual.

FÓRMULA INDYM

O grande dia do japonês Takuma SatoDemorou, mas chegou. Depois

de estrear em 2002 na Fórmula 1 e protagonizar algumas barbeiragens e trapalhadas, o japonês Takuma Sato enfi m comemorou uma vitória em uma categoria de peso no automobilismo mundial. Ontem, Sato venceu a etapa de Long Beach da Fórmula Indy e não conteve a alegria pelo triunfo inédito.

Sato largou na quarta posição nas ruas da cidade californiana e impri-miu um ritmo forte na primeira parte da prova para chegar à liderança. Ele passou por Ryan Hunter-Reay e Dario Franchitti para assumir a ponta e não largar mais. Dali em diante, Sato não cometeu erros para vencer.

A vitória é a primeira do japonês desde 2001, quando ele ainda competia na F3 Inglesa, e também a primeira do Japão na Indy. O segundo colocado foi

o norte-americano Graham Rahal, da RLL Honda. O pódio foi completado por outro piloto que não pertence a uma equipe chamada grande: Justin Wilson, da Dale Coyne. O top-5 ainda teve Dario Franchitti e JR Hildebrand.

Helio Castroneves terminou o GP de Long Beach como o melhor brasileiro da prova, na décima posição. Mesmo assim, como Scott Dixon e Ryan Hunter-Reay obtiveram resultados piores, o piloto da Penske continua na liderança do cam-peonato após três etapas. Castroneves tem 101 pontos, contra 93 de Takuma Sato. Scott Dixon, da Nova Zelândia, é o terceiro colocado com 90 pontos.

Bia Figueiredo foi a 14ª colocada e tem 31 pontos. Tony Kanaan bateu na penúltima volta, provocando a última bandeira amarela da corrida, e tem 59 pontos, em 13º lugar. Takuma Sato comemora: vitória ontem na etapa de Long Beach

4ª RODADA

SÁBADOJuventude 3 x 2 NH

ONTEMInter 2 x 1 Lajeadense

Veranópolis 0 (4) x (2) 0 P. FundoHOJE - 21h

Grêmio x São Luiz

FICHA TÉCNICAINTER

2LAJEADENSE

1

Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Aírton, Willians, Fred (Ygor) e D'Alessandro; Diego Forlán (Caio) e Leandro

Damião. Técnico Dunga.

Eduardo Mar-tini; Márcio Gabriel, Micael, Gabriel e Márcio Goiano; Rudi-ero, Reinaldo, Ramón (Mai-con) e Rennan

Oliveira (Ricardo Maria); Josimar (Léo) e Jandson. Técnico: Flávio Campos.

Vágner LoveO diretor de futebol do

Inter, Marcelo Medeiros, não descartou a possi-bilidade de fazer uma investida no atacante Vágner Love, que atual-mente defende o CSKA, e disse que o jogador tem um currículo invejável.

Oliveira; Júnior Barbo-sa, Thiago Costa, Marcel e Adão; Chicão, Baiano, Washington (Danilo Baía) e Marcos Paraná; Eraldo e Juba. Técnico: Leandro Machado.

São Luiz

Dida; Pará, Cris, Bressan e Alex Telles; Mateus Biteco, Souza, Zé Roberto e Fábio Aurélio; Kleber e Bar-cos. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

XXFicha Técnica Segunda-feira

21h

Grêmio

LOCAL: Arena do Grêmio

ÁRBITRO: Anderson Daronco

Grêmio no tudo ou nada contra o São Luiz na ArenaGrêmio e São Luiz

disputam hoje, às 21h, na Arena, a última vaga à semifi nal da Taça Farrou-pilha. Em caso de empate, os pênaltis apontarão quem duelará contra o Juventude, que sábado derrotou o Novo Hambur-go por 3 a 2.

Problemas não faltam para o tricolor hoje à noite. O técnico Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com o zagueiro Werley e o volante Adria-no, lesionados, além de Fernando e André Santos,

que deverão se apresentar à Seleção Brasileira para o amistoso de quarta-feira contra o Chile.

Como não poderá con-tar com Zé Roberto para o jogo contra o Santa Fe, pelas oitavas de fi nal da Copa Libertadores, Luxa pode hoje testar Fábio Aurélio no meio-campo, com Alex Telles atuando na lateral.

Finalistas da Taça Pi-ratini, o São Luiz aposta na marcação para su-perar o tricolor e seguir sonhando com a taça.

ÁRBITROLeandro Vuaden

Juan: marca o gol da classifi cação do Inter

ALE

XA

ND

RE L

OPS/IN

TER

DIV

ULG

ÃO

JP

Page 19: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril de 2013DRIBLE 3>>>FUTEBOLp

Restam duas vagas na 2ª DivisãoAZN, Sport e Ferreira con irmaram classi icações com vitórias na rodada de ontem

Cleber Pinto

Mais três times carim-baram passagem ontem para a segunda fase do Campeonato Municipal da 2ª Divisão. Atlético Zona Norte, Sport e Ferreira venceram seus jogos e se juntaram a Cristo Rei, Tamoyo e Bom Retiro. Restam duas vagas para as quartas de fi nal. Eldorado, Fortaleza, Santos e Elite B são os quatro times que disputarão as duas vagas restantes.

No confronto mais deci-sivo da rodada, o Ferreira venceu o Madureira, de virada, e garantiu a clas-sificação. O Madureira saiu na frente com gol de Diogo. No fi nal do primeiro tempo, o time do Bairro Carvalho reclamou de um gol anulado, que deixaria a vaga bem perto. No se-gundo tempo, o Ferreira reagiu, buscou com Cleber o empate que já dava a vaga e garantiu a virada com Tobias. Madureira e Boca Juniors foram elimi-nados no grupo B.

A primeira colocação da chave B foi garantida pelo Tamoyo, que chegou aos 11 pontos ao derrotar o Boca Juniors por 3 a 1. No

CLASSIFICAÇÃOGRUPO A

Times ..................pontos1º) AZN ......................112º) Sport .......................93º) Eldorado .................74º) Fortaleza ................5 5º) Santos .....................36º) Elite B .....................27º) Mauá ......................1

GRUPO BTimes ..................pontos1º) Tamoyo .................112º) Cristo Rei ................93º) Bom Retiro ..............94º) Ferreira ..................8 5º) Madureira ...............36º) Boca Juniors ...........0REGULAMENTO - Os times jogam dentro do grupo, em turno único. Os quatro primeiros co-locados de cada grupo avançam à segunda fase, quando ocorrerão os jogos eliminatórios.

RESULTADOSONTEM

Madureira 1 x 2 Ferreira Eldorado 6 x 1 MauáFortaleza 1 x 3 AZNSport 5 x 2 SantosTamoyo 3 x 1 Boca

Bom Retiro 1 x 1 Cristo Rei

ÚLTIMOS JOGOSPRÓXIMO DOMINGO

Mauá x FortalezaSantos x Eldorado

AZN x Elite BDIA 5 DE MAIO

Fortaleza x SantosElite B x Mauá

Eldorado x Sport

3ª RODADASábado

Sport 2 x 1 FortalezaS. José 1 x 1 S. Lourenço Botafogo 4 x 0 Amigos

14 de Julho 1 x 2 Cruzeiro

CLASSIFICAÇÃOTimes ..................pontos1º) Botafogo .................92º) São José ..................73º) São Lourenço ..........74º) Cruzeiro ..................65º) 14 de Julho .............36º) Sport .......................37º) Fortaleza ................08º) Amigos ....................0REGULAMENTO - Os qua-tro primeiros colocados de cada grupo avançam à semifi nal.

4ª RODADAVETERANO

Sábado - 15h15minAmigos x Sport - CEM 3Fortaleza x Cruzeiro - MauáBotafogo x S. José - BotafogoSão Lourenço x 14 - SL

Botafogo goleia o Amigos e assume a liderança do Veterano 2013O Botafogo goleou o Amigos por

4 a 0, sábado, manteve a campanha 100% e assumiu a liderança isolada do Campeonato Municipal de Fute-bol Veterano. O time da Praia Velha tem nove pontos e foi benefi ciado pelo empate em 1 a 1 entre AABC São José e São Lourenço.

Duelando contra o lanterna Amigos, o Botafogo chegou à go-leada com facilidade. Polita, com três gols, e Cleber garantiram mais três pontos para a equipe, que tem três vitórias sobre times que estão na parte inferior da tabela de classifi cação.

O duelo mais esperado da ro-dada terminou sem vencedores. No CEM 3, o São Lourenço largou na frente logo aos seis minutos com um gol de Rafi nha. Aos 11, Everaldo colocou a mão na bola e foi expulso pelo árbitro Leonardo Campos.

Com um a menos, o São Lou-renço se armou com duas linhas de quatro jogadores e priorizou a marcação. A retranca ia dando certo, mas, aos 25 minutos do se-gundo tempo, Cristiano empatou em 1 a 1.

CLÁSSICO - No clássico da zona leste, o Cruzeiro levou a melhor, derrotou o 14 de Julho por 2 a 1

e deu um importante passo para garantir vaga à semifi nal. O time chegou aos seis pontos, três a mais que o 14, e ocupa a quarta coloca-ção. O Cruzeiro saiu na frente com um gol de Batata. O 14 de Julho buscou o empate com Alexandre. Mas Everaldo garantiu a vitória

para o Cruzeiro.No outro jogo da rodada, o Sport

conquistou a sua primeira vitória ao bater o Mauá/Fortaleza por 2 a 1. O Sport tem três pontos. Amigos e Fortaleza, ainda sem pontuar em três rodadas, fi caram bem mais dis-tantes da classifi cação à semifi nal.

São José (E) e São Lourenço: 1 a 1 sábado à tarde no CEM 3

Defi nidomata-matado Paulistão

Palmeiras e Santos farão o clássico das quartas de final do Cam-peonato Paulista. Após 19 rodadas, os jogos de ontem definiram que os demais cruzamen-tos no próximo final de semana serão São Paulo x Penapolense, no Morumbi, Mogi Mirim x Botafogo, no Romildo Ferreira, e Ponte Preta x Corinthians, no Moisés Lucarelli

O clássico acontecerá porque o time da Vila Belmiro terminou a pri-meira fase como terceiro colocado e o Palmeiras foi o sexto. Apesar de ter terminado à frente na tabela, o Santos só terá a vantagem de jo-gar com o apoio de sua torcida na Vila Belmiro. Caso a partida termine empatada, o classifi cado para as semifi nais sairá nos pênaltis.

Já na semifi nal, o ven-cedor de Santos e Palmei-ras não terá um clássico pela frente. Isso porque Corinthians e São Paulo estão do outro lado da chave e se enfrentarão caso sigam adiante no torneio.

Ontem, o São Paulo foi derrotado pelo Mogi Mirim por 1 a 0, o Co-rinthians aplicou 2 a 0 sobre o Atlético Soro-caba, o Santos venceu o Penapolense por 2 a 1 e o Palmeiras perdeu para o Ituano por 2 a 1.

O Manchester City per-deu de virada ontem para o Tottenham, por 3 a 1, e deixou o caminho aberto para o rival Manchester United conquistar hoje o Campeonato Inglês.

O City vê sua sequên-cia de quatro vitórias consecutivas encerrada e fi ca com 68 pontos. O Manchester United, que soma 81 pontos com cinco jogos a serem dis-putados, pode confi rmar o título hoje até com em-pate sobre o Aston Villa.

Já o Tottenham chega aos 61 pontos, um a menos que o Chelsea, que empatou em 2 a 2 com o Liverpool. Outro rival na luta por uma vaga na Liga dos Campeões, o Arsenal é o terceiro com 63 pontos.

Machester aum empate do título

outro jogo, Cristo Rei e Bom Retiro fi caram no empate em 1 a 1. Os dois times ficaram empatados em pontos, vitórias e gols so-fridos. O Cristo Rei garantiu a segunda colocação por ter marcado 13 gols, um a mais que o Bom Retiro.

GRUPO A - Pelo grupo

A, o AZN confi rmou a li-derança e a classifi cação, com 11 pontos, ao derrotar o Fortaleza por 3 a 1. Já o Sport avançou ao golear o Santos por 5 a 2, com três gols de Cleber e dois de Jack. No outro jogo do grupo, o Eldorado assumiu o terceiro lugar ao golear o Mauá por 6 a 1.

Ferreira (E) fi ca em pé e segue em frente: time derrotou o Madureira

KA

RLO

S S

OLR

AC

FO

TOS

Page 20: central para a Ferrovia Norte-Suljornaldopovo.com.br/flip/edicoes/20130422/edicao...A coordenação do novo espaço da Matemática na UAB fi cou a cargo da professora Édila Dutra

Cachoeira do Sul, segunda-feira, 22 de abril de 2013DRIBLE 4>>>

Vettel passeia no BahreinAlemão da Red Bull venceu com facilidade no circuito de Sakhir

F1 FÓRMULA 1

GP DO BAHREIN1) S. Vettel (ALE/Red Bull)2) K. Raikkonen (FIN/Lotus) 3) R. Grosjean (FRA/Lotus) 4) P. di Resta (ESC/F. India)5) L. Hamilton (ING/Mercedes) 6) S. Perez (MEX/McLaren)7) M. Webber (AUS/Red Bull)8) F. Alonso (ESP/Ferrari)9) N. Rosberg (ALE/Mercedes)10) J. Button (ING/McLaren)

MUNDIALPILOTOS E PONTOS1) Sebastian Vettel.....772) Kimi Raikkonen ....673) Lewis Hamilton .....504) Fernando Alonso ..475) Mark Webber ........326) Felipe Massa .........307) Romain Grosjean ..268) Paul di Resta .........209) Nico Rosberg .........1410) Jenson Button .....1311) Sergio Perez ........1012) Adrian Sutil ...........613) Daniel Ricciardo ....614) Nico Hulkenberg ...515) Jean-Eric Vergne ...1

CONSTRUTORESEQUIPES E PONTOS1) Red Bull ...............1092) Lotus ......................933) Ferrari ...................774) Mercedes................645) Force India ............266) McLaren .................237) Toro Rosso ...............78) Sauber .....................5

PRÓXIMA ETAPAGP da Espanha, no dia 12 de maio.

CLASSIFICAÇÃO

Cleber Pinto

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu ontem o Grande Prêmio do Bahrein e abriu 10 pontos de vantagem na liderança do Mundial de Fórmula 1 para o fi nlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, o segundo colocado ontem no circuito de Sakhir. Ro-main Grosjeain, da Lotus, garantiu o terceiro lugar.

Vettel chegou aos 77 pontos, contra 67 de Raik-konen. Com 47 pontos, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) cai para o quar-to lugar, uma vez que o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) já soma 50 pontos.

Com apenas 25 anos, Vettel contabiliza 28 vitó-rias e supera o lendário es-cocês Jackie Stewart, mais um tricampeão mundial. Kimi Raikkonen, por sua vez, mantém uma regu-laridade impressionante e termina uma corrida na

zona de pontuação pela 22ª vez consecutiva.

Em uma prova sofrível para a Ferrari, Massa terminou no 15º lugar após sofrer danos na asa dianteira e ter dois pneus furados, enquanto Alonso

enfrentou problemas na asa móvel e foi o oitavo.

Vettel surpreendeu-se com a vitória fácil."Eu certamente não esperava isso. Acho que fui bem dominante hoje (ontem), o que certamente não era a

expectativa. Eu acho que poderíamos ter feito uma corrida forte mesmo se eu não tivesse assumido a liderança imediatamente", disse o alemão, que largou em segundo e superou Nico Rosberg logo no começo.

Alonso vê falta de sorteO piloto espanhol Fer-

nando Alonso terminou mais uma corrida com um resultado abaixo de suas projeções. No Grande Prêmio do Bahrein, dis-putado ontem, ele fi cou na oitava colocação, em virtude dos problemas mecânicos que atrapa-lharam os planos da Ferrari. A asa móvel do carro da Ferrari trancou e o espanhol teve de parar duas vezes nos boxes, perdendo a chance de brigar pela vitória.

Não foi a primeira vez que Alonso foi preju-dicado pelo carro, uma vez que ele teve que abandonar a etapa da

Malásia, com a asa dian-teira quebrada. Porém, o espanhol acredita que a fase de azar também passará pelos seus adver-sários e neste momento ele poderá se recuperar no campeonato.

"Nós fomos muito azarados. Em quatro corridas tivemos dois momentos de muita fal-ta de sorte", explicou Alonso, ainda confi ante em uma reviravolta no campeonato. "Em algum momento isso também vai acontecer com os outros e nessa hora vamos estar prontos para aproveitar a oportunidade", destacou o espanhol.

Massavê coisasnegativas

Quatro paradas, dois problemas no pneu tra-seiro direito e um 15° posto. Esse foi o saldo de Felipe Massa no GP do Bahrein, disputado on-tem. O brasileiro largou em quarto e ainda teve um problema na asa di-anteira da Ferrari. "Foi uma corrida muito infeliz. Se é verdade que muitas coisas podem acontecer neste esporte, eu não consigo encontrar uma explicação para tantas delas tenham de ser nega-tivas", desabafou.

Sebastian Vettel comemora: piloto abriu 10 pontos para Kimi Raikkonen

O clima fi cou quente na McLaren, graças à disputa intensa no GP do Bahrein, entre Jenson Button e Sergio Pérez, que por pouco não resultou em acidente. No fi nal, Pérez terminou em sexto e Button foi o oitavo.

Button não gostou do comportamento de Pérez. "Você não espera que seu compan-heiro de equipe faça isso a 300 km/h. Não acho que sou o único a pensar dessa maneira. Você não pensa que seu companheiro vai chegar do seu lado e tocar rodas com você. Foi uma surpresa", ressaltou o inglês.

Pérez também fi cou insatisfeito. "Fui agressivo, da mesma maneira como ele foi comigo. Provavelmente, até mais. É uma coisa que temos de conversar", disse o piloto mexicano.

Clima quente com disputa na McLaren

Pérez e Button: duelo na pista

TENISg

Djkovic bate Nadal e erguea taça em Monte Carlo

Pela primeira vez des-de 2003, o Masters 1000 de Monte Carlo tem um campeão diferente. On-tem, o sérvio Novak Djoko-vic venceu o espanhol Rafael Nadal e quebrou a expressiva hegemonia estabelecida pelo adver-sário no torneio ao longo dos últimos anos.

Em pouco menos de duas horas de disputa, Djokovic venceu com parciais de 6/2 e 7/6 (7-1). Terceiro favorito, Nadal cometeu três duplas faltas diante do atual líder do ranking mundial. O sérvio aproveitou cinco das 12 chances para quebrar o saque do adversário.

Além de ganhar o título, Djokovic reduz a

vantagem de Nadal no confronto direto. Em 34 encontros desde a tem-porada de 2006, o sérvio passa a contabilizar 15 vi-tórias sobre o espanhol. O atual número 1 do mundo vinha de uma sequência de três tropeços diante do rival.

Campeão do Masters 1000 nas últimas oito temporadas, Nadal defen-dia uma série de 48 par-tidas de invencibilidade no torneio. Nas fi nais das edições de 2012 e 2009, a vítima do espanhol na fi nal foi justamente o sérvio. Ele não perdia no Principado desde o tropeço contra o argenti-no Guillermo Coria, nas oitavas de fi nal de 2003.

Sérvio Djokovic (E): impedindo 9º título de Nadal

Explosão e Teodoro vencemno Hipódromo do Amorim

TURFEj

Explosão Máxima e Teodoro de Lorena foram os vencedores dos páreos de ontem à tarde no Hipódromo do Amorim. No primeiro páreo, em 1.100 metros, Explosão venceu com 71s8/10, sob a condução do jóquei P. Machado. Getúlio Tatsch é o pro-prietário. Hincha de

Honor ficou em segundo e Jacá Quente finalizou em terceiro.

No segundo páreo, em 1.200 metros, Teo-doro de Lorena venceu com 79s2/10, seguido por Sonata Nostra e A Vapor. O vencedor é de propriedade do Stud MM e teve R. Caetano como jóquei.

Explosão Máxima: no primeiro páreo ontem

FOTO

S D

IVU

LGA

ÇÃ

O J

P

ELE

UTÉ

RIO

STA

HL