celenterados

29
FILO CELENTERADO ( CNIDÁRIO) Ex: hidra, água-viva, corais, anêmonas-do-mar Características gerais: - Animais aquáticos, poucas espécies são de água doce e não há representantes terrestres. - Podem nadar livremente ou viver fixos no fundo do mar ou rios, sozinhos ou formando colônias. - São diblásticos e com simetria geralmente radial. São carnívoros alimentam-se de pequenos animais aquáticos,como crustáceos, anelídeos e larvas de insetos. - O sistema digestivo é incompleto. ( tem boca e não tem ânus) - surgem tecidos - pela 1º vez na escala filogenética animal : neurônios difusos formando uma rede nervosa. Porem há apenas um arco reflexo simples, não existindo nenhum centro nervoso.

Upload: danie-gongui

Post on 05-Jul-2015

10.829 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Celenterados

FILO CELENTERADO ( CNIDÁRIO)Ex: hidra, água-viva, corais, anêmonas-do-marCaracterísticas gerais:

-Animais aquáticos, poucas espécies são de água doce e não há representantes terrestres. - Podem nadar livremente ou viver fixos no fundo do mar ou rios, sozinhos ou formando colônias.

-São diblásticos e com simetria geralmente radial. São carnívoros alimentam-se de pequenos animais aquáticos,como crustáceos, anelídeos e larvas de insetos. - O sistema digestivo é incompleto. ( tem boca e não tem ânus)

-surgem tecidos

- pela 1º vez na escala filogenética animal : neurônios difusos formando uma rede nervosa. Porem há apenas um arco reflexo simples, não existindo nenhum centro nervoso.

Page 2: Celenterados

Podem apresenta-se sob duas formas:a) pólipos:

- tem o corpo cilíndrico- vivem geralmente fixos em um substrato (ex; rochas, conchas, etc)- na sua extremidade livre, apresentam tentáculos em volta da boca

Ex: anêmona-do-mar, hidra, corais

hidra anêmona-do-mar

Page 3: Celenterados

b) medusas:- tem o corpo que lembra um guarda-chuva- seus tentáculos se distribuem ao longo do corpo, no centro do qual fica a boca- nadam livremente, embora de maneira limitada, ou são carregadas pelas correntezas de água.

Ex: água-viva

Page 4: Celenterados

Células de defesas

a) As células características dos cnidários são os cnidoblastos, ou cnidócitos.

b) Trata-se de células epidérmicas modificadas que promovem a defesa do animal e contribuem para a captura de alimentos.

c) O cnidoblasto é dotado de uma cápsula denominada nematocisto, que abriga em seu interior um filamento enovelado, mergulhado em um líquido urticante; d) contém ainda um cílio sensorial (cnidocílio) que funciona como um “gatilho”

e) quando o cnidocílio é estimulado, o nematocisto reage “disparando” o filamento urticante, injetando o veneno no corpo da vítima, o que pode causar-lhe sérios ferimentos ou mesmo a morte.

Page 5: Celenterados
Page 6: Celenterados

Organização do corpo:

-boca : rodeada de tentáculos

-cavidade digestória (gástrica)

-células mioepiteliais: servem como células musculares (contração) e de revestimento do corpo

-células sensoriais: captam estímulos

-células intersticiais: indiferenciadas, importante para a sua regeneração

-cnidoblasto ( ou cnidócito): células de defesa

-células glandulares: secretam enzimas digestivas lançadas na - cavidade gástrica, responsáveis pela digestão extracelular.

- Mesogléia: estrutura gelatinosa que serve de sustentação para o corpo

Page 7: Celenterados
Page 8: Celenterados

Descrição da estrutura corpórea e seu mecanismo de funcionamento

1º - O corpo é dotado de uma única abertura com função de boca e ânus. 2º - Essa abertura fica em contato com uma cavidade digestória ou cavidade gástrica, estrutura que aparece pela primeira vez na escala evolutiva do animal. 3º - A parede do corpo é formada externamente por uma camada epidérmica, com função protetora e sensitiva; internamente, a parede é constituída pela gastroderme. 4º - Na gastroderme existem células glandulares que secretam e liberam suco digestivo no interior da cavidade gástrica. Esse suco promove a digestão parcial do alimento obtido.

Page 9: Celenterados

5º - Posteriormente, a digestão se completa quando as partículas alimentares parcialmente digeridas são englobadas e encerradas no interior de vacúolos digestivos de certas células existentes na gastroderme (células epiteliodigestivas). 6º - Assim os cnidários exibem digestão extra e intracelular.7º - Entre a camada epidérmica e a gastroderme existe a mesogléia, estrutura gelatinosa que serve de sustentação para o corpo. 8º- Entre a mesogléia e a epiderme existem células nervosas que determinam o surgimento de um mecanismo sensitivo-neuromotor, pela primeira vez na escala evolutiva.9º - As células características dos cnidários são os cnidoblastos, ou cnidócitos. Trata-se de células epidérmicas modificadas que promovem a defesa do animal e contribuem para a captura de alimentos.

Page 10: Celenterados

10º - O cnidoblasto é dotado de uma cápsula denominada nematocisto, que abriga em seu interior um filamento enovelado, portador de um líquido urticante; contém ainda um cílio sensorial que funciona como um “gatilho”: ao ser estimulado, o nematocisto “dispara” o filamento urticante, injetando o veneno no corpo da vítima, o que pode causar-lhe sérios ferimentos ou mesmo a morte. 11º - As células intersticiais são pequenas e indiferenciadas, situando-se entre as demais células da epiderme e da gastroderme ( na epiderme podem dar origem a células sexuais, brotos e nematocistos).12º - Em relação à estrutura, abrangem, basicamente, as formas de pólipo ( ex: anêmona-do-mar) ou de medusa (ex:água-viva). 13º - O deslocamento da medusa se dá por jato-propulsão ( contrações dos bordos do animal determinando a rápida expulsão da água acumulada na fase côncava).

Page 11: Celenterados

Reprodução Assexuada: Assexuada: a) Por brotamento (gemiparidade): formam-se “brotos” em determinadas regiões do corpo do animal que pode se manter unido à forma parental, formando colônias, ou se destacar e apresentar vida independente.

Page 12: Celenterados

•Estrobilização: o corpo do pólipo se divide em várias partes e quando ocorre seu amadurecimento sexual, ele se desprende formando novas medusas, agora, com capacidade de reprodução sexuada.

Page 13: Celenterados

Reprodução sexuada:- Entre os cnidários existe espécies monóicas ( hermafrodita) e dióicas( sexo separado). - Muitos cnidários liberam os óvulos e os espermatozóides na água, onde ocorre a fecundação.- Há também espécies com fecundação interna, em que os óvulos são retidos dentro da fêmea, em geral na cavidade gastrovascular, onde são fecundados pelos espermatozóides que penetram pela boca do celenterado.

Page 14: Celenterados

Reprodução por Metagênese- O ciclo de vida apresenta alternância de gerações assexuada polipóide e sexuada medusóide, também chamada de metagênese.- Medusas-machos libertam seus espermatozóides na água e as medusas-fêmeas, dependendo da espécie, podem liberar os óvulos na água ou retê-los no interior do seu corpo, onde são fecundados. - O zigoto desenvolve-se em uma larva ciliada de corpo achatado chamado” plânula”.- Depois de nadar livremente por algum tempo a plânula fixa-se a um substrato, perde os cílios e transforma-se me pólipo.- Este se desenvolve e origina, assexuadamente, medusas imaturas (éfiras) que através da estrobilização são liberadas fechando o ciclo.

Page 15: Celenterados

metagênese

Page 16: Celenterados
Page 17: Celenterados

Alguns representantes dos celenterados

a) Hidras: pólipos. - vivem em água doce, preferencialmente em água frias e limpas- Tem cor verde, parda e cinza.- Algumas se locomovem dando cambalhotas

Page 18: Celenterados

Alguns representantes dos celenterados

a) Hidras: pólipos. - vivem em água doce, preferencialmente em água frias e limpas- Tem cor verde, parda e cinza.- Algumas se locomovem dando cambalhotas

Page 19: Celenterados

b) Caravelas:

-São colônias formadas por vários pólipos transparentes -Apresentam uma bolsa de ar que permitem a flutuação da colônia

- Na colônia, grupos diferentes de pólipos desempenham funções diferentes ( reprodução, proteção,digestão, etc)

Page 20: Celenterados

c) água-viva: medusa

Page 21: Celenterados

d) Actíneas (anêmona-do-mar): - pólipo

Page 22: Celenterados

e) Corais: - Organizam-se em colônias de pequenos pólipos que fabricam um exoesqueleto externo calcário- Quando morrem, seus esqueletos permanecem intactos e servem de suporte para outros pólipos, formando recifes de corais.

Page 23: Celenterados

Relações ecológicas:

-Os celenterados são predadores alimentam-se de moluscos, crustáceos, outros invertebrados e peixes, que são capturados pelos tentáculos, imobilizados pelas toxinas dos cnidoblastos.

- Alguns crustáceos, como os caranguejos paguros, fixam anêmonas em suas carapaças, estabelecendo com elas uma relação de protocooperação. As anêmonas atuam como agentes de defesa, protegendo o caranguejo de seus predadores. Em troca, ganham um meio de locomoção, uma vez que são imóveis.

Page 24: Celenterados
Page 25: Celenterados

-Verifica-se uma relação harmônica em certas anêmonas e hidras que incorporam algas em sua gastroderme, ocorrendo uma troca de nutrientes entre ambas.

- Muitas vezes são essas algas as responsáveis pela coloração dos corais. Nessa relação simbiótica , as algas fornecem aos corais os sais de cálcio que retiram da água, o que permite que eles formem o seu esqueleto calcáreo. Em troca, os corais fornecem abrigo, proteção e gás carbônico par a fotossíntese das algas.

Page 26: Celenterados

OBS: Um dos problemas sérios, conseqüente do aquecimento das águas do mar, é o fenômeno de branqueamento dos corais. Isso ocorre porque os corais reagem ao aquecimento do mar, eliminando as algas que lhes conferem a coloração típica.Sem essas algas, muitas vezes os corais acabam morrendo, o que leva a um grande desequilíbrio ecológico nas regiões de recifes que também constituem o habitat de inúmeras outras espécies.

- ocorre também uma relação de inquilinismo entre o peixe palhaço e a anêmona-do-mar. O peixe vive entre os tentáculos da anêmona, imune ao seu veneno, ficando bem protegido por ela.

Page 27: Celenterados
Page 28: Celenterados
Page 29: Celenterados

Importância dos celenterados-São animais extremamente importantes em seu ecossistema não só pelas diversidades ecológicas , mas também pelo fato de constituírem os recifes de coral onde vivem várias espécies da fauna marinha.

-Dos corais podem ser confeccionados enfeites e jóias.

-Os recifes de coral podem formar “barreiras” e “atóis” ( recifes circulares ou ovais , que cresceram ao redor de vulcões submersos. Possuem um grande lago central, rodeados por pequenas ilhas formadas a partir da plataforma central).