cei news mirassol abril 2015 - estudecei.com.br · sentação da peça “o coelhinho que não era...

7
CEI NEWS Informativo do CEI Mirassol - Natal/RN Edição Abril 2015 MÚSICA Colégio promove VII Voz em Canto Educação Infantil realiza apresentações de fábulas Confira dicas de leitura no “Eu Li e Recomendo” [Pág. 4] EDUCAÇÃO [Pág. 3] LIVROS [Págs. 6 e 7] fb.com/ceimirassol estudecei @CeiMirassol (84) 3089-5620 [email protected] C omo forma de conscientizar os alunos sobre a importância dos cuidados com a saúde e sobre qualidade de vida, entre os dias 6 e 17 de abril, o colégio CEI Mirassol pro- moveu, com os alunos da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental I, a Semana da Saúde. Na oportunidade foram realizadas conversas e atividades educativas em alusão ao tema, com a presença de di- versos profissionais da área da saúde, convidados pelo colégio. Segundo a coordenadora do Ensi- no Infantil e 1° ano do Fundamental I, Idyanne Garcia, o objetivo da Semana da Saúde é conscientizar as crianças sobre a importância do cuidado diá- rio com a saúde, com foco na higiene bucal e corporal e na alimentação, procurando fazer com que as crian- ças, desde pequenas, desenvolvam o respeito para com o próprio corpo. A programação da Semana da Saúde do CEI Mirassol teve início com a apresentação do teatro de bonecos da SEMURB, que trouxe a peça “Água, nosso bem maior”, abordando assun- tos como os problemas do desperdí- cio de água, os cuidados com o lixo e a importância da reciclagem. Durante toda a semana, as crianças participaram de palestras e atividades desenvolvidos por dentistas, fonoau- diólogos, nutricionistas, terapeutas e professores de esporte, que envolve- ram temas como a saúde bucal, a saú- de da voz, a importância do esporte para a saúde e a importância nutricio- nal dos alimentos e da culinária. Além disso, durante a Semana da Saúde os alunos participaram de gi- nástica laboral com o terapeuta do colégio e de conversas com médicos, psicólogos e pediatras. CEI Mirassol promove Semana da Saúde Durante a Semana da Saúde, as crianças da Educação Infantil participaram de atividades e palestras com profissionais da saúde

Upload: builien

Post on 10-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CEI NEWS MIRASSOL ABRIL 2015 - estudecei.com.br · sentação da peça “O Coelhinho que não era de Páscoa”. Baseada no livro da escritora Ruth Rocha, a obra foi encenada pelas

CEI NEWSInformativo do CEI Mirassol - Natal/RN Edição Abril 2015

MÚSICAColégio promove VII Voz em Canto

Educação Infantil realiza apresentações de fábulas

Confira dicas de leitura no “Eu Li e Recomendo”

[Pág. 4]

EDUCAÇÃO

[Pág. 3]

LIVROS

[Págs. 6 e 7]

fb.com/ceimirassol estudecei@CeiMirassol (84) 3089-5620 [email protected]

Como forma de conscientizar os alunos sobre a importância

dos cuidados com a saúde e sobre qualidade de vida, entre os dias 6 e 17 de abril, o colégio CEI Mirassol pro-moveu, com os alunos da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental I, a Semana da Saúde.

Na oportunidade foram realizadas conversas e atividades educativas em alusão ao tema, com a presença de di-versos profissionais da área da saúde, convidados pelo colégio.

Segundo a coordenadora do Ensi-no Infantil e 1° ano do Fundamental I,

Idyanne Garcia, o objetivo da Semana da Saúde é conscientizar as crianças sobre a importância do cuidado diá-rio com a saúde, com foco na higiene bucal e corporal e na alimentação, procurando fazer com que as crian-ças, desde pequenas, desenvolvam o respeito para com o próprio corpo.

A programação da Semana da Saúde do CEI Mirassol teve início com a apresentação do teatro de bonecos da SEMURB, que trouxe a peça “Água, nosso bem maior”, abordando assun-tos como os problemas do desperdí-cio de água, os cuidados com o lixo e

a importância da reciclagem. Durante toda a semana, as crianças

participaram de palestras e atividades desenvolvidos por dentistas, fonoau-diólogos, nutricionistas, terapeutas e professores de esporte, que envolve-ram temas como a saúde bucal, a saú-de da voz, a importância do esporte para a saúde e a importância nutricio-nal dos alimentos e da culinária.

Além disso, durante a Semana da Saúde os alunos participaram de gi-nástica laboral com o terapeuta do colégio e de conversas com médicos, psicólogos e pediatras.

CEI Mirassol promove Semana da Saúde

Durante a Semana da Saúde, as crianças da Educação Infantil participaram de atividades e palestras com profissionais da saúde

Page 2: CEI NEWS MIRASSOL ABRIL 2015 - estudecei.com.br · sentação da peça “O Coelhinho que não era de Páscoa”. Baseada no livro da escritora Ruth Rocha, a obra foi encenada pelas

PEDAGÓGICO2

Unidade CEI Mirassol:Rua Joaquim Alves, 1844,

Mirassol - Natal/RNFone: (84) 3089-5620

[email protected]

Unidade Zona Sul:Av. Maria Lacerda Montenegro,

260, Nova Parnamirim/RNFone: (84) 3208-8470

[email protected]

O CEI NEWS é uma publicação do Centro de Educação Integrada

Mais Ltda - CEI Mirassol

O informativo do CEI Mirassolé produzido pela agência

Mais Comunicação Av. Rodrigues Alves, 1272 - Tirol

Fone: (84) [email protected]

Jornalista responsável: Flávio Marinho

Textos: Ingrid Andrade

([email protected])Revisão:

Dezwith Barros ([email protected])

Diagramação e Projeto Gráfico:Ingrid Andrade

Fotos: Arquivo CEI Mirassol

O mês de abril, em

nosso colégio, é marcado pelo período de ava-liações do pri-meiro trimestre, momento em que iremos ava-

liar o desempenho individual dos alu-nos e das turmas. Da mesma forma, os alunos devem aproveitar o período de provas para avaliarem seus conheci-mentos e aperfeiçoarem seus métodos de estudo.

Neste mês, durante o tradicional Momento Cívico com os alunos do Fundamental II e Ensino Médio, acon-teceu a cerimônia de posse do Grêmio Estudantil Ayrton Senna da Silva, com os vencedores da última eleição, a cha-pa Evolução. O Grêmio Estudantil é um instrumento importante de incentivo à participação dos jovens na política e auxilia na comunicação dos alunos com a direção da escola. Desejamos que a nova gestão colha bons frutos durante seu mandato.

O projeto Voz em Canto, na sua sé-tima edição, trouxe ao colégio o grupo vocal Poetas Líricos para uma belíssi-ma apresentação de música lírica. O objetivo do projeto é promover o co-nhecimento de diversos gêneros musi-cais entre os alunos.

Por fim, indicamos a leitura das últi-mas páginas desta edição, com o pro-jeto Eu Li e Recomendo, com sugestões de livros dadas por alunos, professores e funcionários da escola.

Boa leitura!

Professora Maria Célia Andrade

PALAVRA DA DIRETORA

Escola realiza posse da nova gestão do Grêmio Estudantil

Os representantes da chapa eleita para a gestão 2015 do

Grêmio Estudantil Ayrton Senna da Silva tomaram posse durante Mo-mento Cívico realizado no dia 23, no Ginásio de Esportes.

Com a presença da direção e de coordenadores, professores, alunos, pais e representantes de agremiações de outras escolas, o presidente Gui-lherme Bulhões, da chapa Evolução, recebeu as atribuições do cargo pelo presidente da última gestão, discur-sou para os presentes e assinou o ter-mo de posse.

Para a diretora Maria Célia Andra-de, o Grêmio Estudantil é um instru-mento importante de incentivo à

participação dos jovens na política, estimulando-os ao exercício da de-mocracia. Logo após a cerimônia, ocorreu a festa de posse com a pre-sença de banda de música, no pátio do Ensino Médio.

A chapa Evolução, que tem como representantes os alunos Guilherme Bulhões e Beatriz Praxedes, foi eleita no dia 27 de março, com 84,86% do total de votos. Apesar de comporem a única chapa concorrente, para serem eleitos, os candidatos precisavam ob-ter, pelo menos, 51% dos votos dos alunos. As propostas da chapa Evolu-ção abordaram áreas como ação so-cial, saúde, meio ambiente, eventos, cultura, esporte e lazer.

A cerimônia de posse foi realizada durante Momento Cívico, no Ginásio de Esportes

A diretora Maria Célia Andrade e os representantes do Grêmio Estudantil 2015

Page 3: CEI NEWS MIRASSOL ABRIL 2015 - estudecei.com.br · sentação da peça “O Coelhinho que não era de Páscoa”. Baseada no livro da escritora Ruth Rocha, a obra foi encenada pelas

PEDAGÓGICO PEDAGÓGICO 3

www.estudecei.com.brAbril 2015_CEI News

Giro Geral

A CARTA DE PERO VAZTodos os anos, as crianças do 5° ano do Fundamental I re-lacionam o aprendizado do descobrimento do Brasil com a apresentação da peça intitu-lada “A Carta de Pero Vaz”, que retrata os primeiros contatos entre os portugueses e nativos, no Brasil. Desde o início do mês, os alunos vêm ensaiando para a apresentação, que auxilia o aprendizado sobre esse mo-mento histórico em um formato diferente. No dia 30, aconteceu a apresentação do 5° ano, no Auditório do CEI Mirassol, que foi voltada para os alunos do 4° ano do Fundamental I e para os pais.

PRIMEIRA EUCARISTIAIniciaram-se neste mês as aulas preparatórias para a Primeira Eucaristia, para alunos do 4° ao 8° ano do Fundamental. As aulas acontecem até o final do ano, quando os alunos estarão preparados para recebem pela primeira vez o Corpo e o San-gue de Cristo sob a forma de pão e vinho.

AULÃONo dia 26, os alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio partici-param de mais um aulão prepa-ratório para o Enem. Dessa vez, o tema abordado foi “Água, um direito existencial e a crise hídri-ca no Brasil”, envolvendo as dis-ciplinas de Biologia e Geografia. O aulão aconteceu no auditório do CEI Mirassol, mas também foi aberto para os alunos do CEI Zona Sul.

Educação Infantil comemora a Páscoa

As crianças dos Estágios I, II, III e IV e do 1º ano do Funda-

mental I tiveram, no dia 6 de abril, um momento festivo em comemoração à Páscoa. O encerramento do dia con-tou com muita música, um lanche co-letivo e a entrega dos ovos de Páscoa pelos professores da escola.

Prolongando as comemorações da Páscoa, no dia 10, aconteceu a apre-sentação da peça “O Coelhinho que não era de Páscoa”. Baseada no livro

da escritora Ruth Rocha, a obra foi encenada pelas professoras da Edu-cação Infantil.

Segundo a orientadora pedagógi-ca Sylene Freitas, para aprender mais sobre a Páscoa, as crianças realizaram pesquisas sobre a data e seus símbo-los, valorizando o verdadeiro sentido da Páscoa, que envolve lições de soli-dariedade, amor e vida.

Veja mais fotos das comemora-ções de Páscoa na página 5.

No dia 24, as crianças dos Está-gios I, II, III e IV e do 1° ano do

Fundamental I realizaram apresenta-ções das famosas Fábulas de Esopo, escritor da Grécia Antiga que criou histórias que envolvem lições de mo-ralidade e aprendizado, como A rapo-sa e as uvas, O rato e o leão e A tartaru-ga e a lebre.

As apresentações fizeram parte da

culminância da semana, momento que as crianças apresentam para as demais turmas o que estudaram em sala de aula nos últimos dias.

A escolha das Fábulas de Esopo também fizeram referência ao Dia Na-cional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril.

Confira mais fotos das apresen-tações na página 5.

Apresentações das Fábulas de Esopo

Cada uma das turma da Educação Infantil apresentou uma Fábula de Esopo

Crianças da Educação Infantil receberam ovos de Páscoa em comemoração à data

Page 4: CEI NEWS MIRASSOL ABRIL 2015 - estudecei.com.br · sentação da peça “O Coelhinho que não era de Páscoa”. Baseada no livro da escritora Ruth Rocha, a obra foi encenada pelas

PEDAGÓGICO4

www.estudecei.com.brAbril 2015_CEI News

Valorizando a música erudita, o colégio CEI Mirassol promo-

veu no último mês a sétima edição do projeto Voz em Canto.

O evento contou com a presença do grupo vocal Poetas Líricos, da Es-cola de Música da UFRN. Com o tema “Aleluias!”, a apresentação ocorreu no dia 28 de abril, no Auditório do CEI Mirassol.

O objetivo do projeto é estimular o contato dos alunos do 8º ano do Fundamental II com diferentes estilos musicais, relacionando ao conteúdo

aprendido em Linguagem Musical, dentro da disciplina de Artes. O even-to foi aberto para alunos e pais parti-ciparem.

O grupo vocal Poetas Líricos utili-za em suas apresentações a união da música lírica com elementos cênicos. Seu repertório envolve o sacro do Barroco Tardio, incluindo trechos de obras de Hendel, importante compo-sitor nascido no século XVII, que pos-sui mais de 600 obras, que incluem óperas, oratórios e músicas instru-mentais.

VII Voz em Canto - “Aleluias!”

VII Voz em Canto recebeu apresentação do grupo vocal Poetas Líricos, da EMUFRN

Com o objetivo de proporcionar aos alunos um aprendizado

mais significativo e contextualizado, a escola promoveu duas viagens de estudos no último mês.

Os alunos do 2° ano do Funda-mental I visitaram, nos dias 24 e 29, o Aquário Natal, localizado no muni-cípio de Extremoz. Já os alunos do 6° ano do Fundamental II percorreram os municípios de Mossoró e Apodi durante os dias 24 e 25.

No Aquário Natal, os alunos apren-deram tanto sobre animais terrestres quanto aquáticos. Segundo a coor-denadora Fabíola Morais, durante as aulas de campo, os alunos puderam

aprofundar o conhecimento sobre os primeiros conceitos dos seres vivos, o ciclo da vida, as diferentes formas de nascimento, alimentação e ambiente de cada animal.

Em Mossoró, os professores de Arte, Geografia e História planejaram um estudo in loco acerca da Pré-His-tória do RN, da Geografia da Mesorre-gião do Oeste Potiguar e da cultura, da arte e da economia da cidade de Mossoró. A turma do 6° ano visitou o Museu do Petróleo, o Memorial da Re-sistência, o Corredor Cultural, o Laje-do da Soledade, entre outros pontos relevantes para a história local e do RN.

Alunos participaram de viagem de estudos e aula de campo

As equipes de voleibol femini-no, na categoria pré-mirim,

e de futsal masculino, categorias Sub-12 e Sub-14, participaram da Maratona Christus 2015, promovi-da pelo Colégio Christus, de Forta-leza, entre os dias 24 e 26 de abril. As duas equipes de futsal do CEI Mirassol conquistaram o 3° lugar na competição, que contou com a participação de vários colégios convidados. Confira abaixo fotos da competição.

Maratona Christus2015, em Fortaleza

>> ESPORTES

Crianças apresentam as Fábulas de Esopo

Page 5: CEI NEWS MIRASSOL ABRIL 2015 - estudecei.com.br · sentação da peça “O Coelhinho que não era de Páscoa”. Baseada no livro da escritora Ruth Rocha, a obra foi encenada pelas

PEDAGÓGICO FOTOS DO MÊS 5

www.estudecei.com.brAbril 2015_CEI News

Comemorações da Páscoa

Professoras encenaram a peça“O Coelhinho que não era de Páscoa”, de Ruth Rocha

Crianças apresentam as Fábulas de Esopo

Page 6: CEI NEWS MIRASSOL ABRIL 2015 - estudecei.com.br · sentação da peça “O Coelhinho que não era de Páscoa”. Baseada no livro da escritora Ruth Rocha, a obra foi encenada pelas

EU LI E RECOMENDO6

www.estudecei.com.brAbril 2015_CEI News

Eu Li e Recomendo!

“Diário de Um Cavaleiro Templário”, por João Carlos Lima, da 1ª série B do Ensino Médio:

“A obra ‘Diário de Um Cavaleiro Tem-plário’ é uma indicação indispensável para os que apreciam romances medievais. A história verídica de Robert La Croix, um plebeu Francês que, após uma enorme jornada, chega a lutar em nome da fé pela ordem dos cavaleiros templários na terra santa. Todo seu desfeche se desdobra na visão de Robert, sempre abraçando minu-ciosos detalhes de tudo que ele vivenciou,

saindo de sua infância até o dia de sua morte (1109 – 1189).”

Desde o ano passado, o colégio tem desenvolvido um projeto de incentivo à leitura entre alunos e funcionários, divulgado na nossa página no Facebook. O projeto Eu Li e Recomendo traz resumos e comentários sobre livros

que os participantes acharam interessante e gostariam de compartilhar com outras pessoas. Os professores também participam dessa iniciativa, indicando livros clássico e também livros que auxiliam o aprendizado em sala de aula. O projeto é importante para a construção do senso crítico entre os alunos.

Leia abaixo os relatos dos participantes do projeto nesse mês.

“Harry Potter e o Enigma do Prín-cipe”, por Letícia Alves, do 6º ano A do Fundamental II:

“Li e recomendo a obra Harry Potter e o enigma do príncipe, que traz o sexto ano de Harry na escola Hoguorts. Este é um livro muito divertido por conter partes engraçadas e outras cheias de conflito e suspense. A obra inicia com o capítulo chamado de “ O outro ministro”, que trata da substituição do ministro da magia, Cornelius Fudge, por Rufo Scrimgeour e ainda a conversa entre Fudge e o primeiro ministro dos trouxas (trouxas são pessoas que não têm sangue mágico).

A chegada de Harry é marcada por aulas particulares com o di-retor Dumbledore e por um livro de poções com soluções práticas além de feitiços criados por um antigo aluno que se autointitulava “Príncipe Mestiço”. Harry também guarda suspeitas de Draco Mol-foy, o qual acredita ser um comensal da morte e que portanto pla-neja algo a favor do mestre.

Com conflitos e preocupações, dentre elas a falta de consciên-cia da aluna Katie Bell e o envenenamento do amigo Rony Weasley. Em suas férias de Natal, Harry tem uma conversa desagradável com Rufo Scrimgeour, o novo ministro da magia que pede a ele que se junte ao conselho como “o eleito”, nome que vem sendo chama-do desde que a verdade sobre o retorno de Voldemort se revelou. Harry recebe críticas, é chamado de mentiroso e enfrenta um ano repleto de conflitos e desafios.”

“O Guia do Mochileiro das Galáxias”, por Miguel Inácio, do 8º ano B do Fun-damental II:

“Eu li e reco-mendo a série “O Guia do Mochi-leiro das Galá-xias”, de Douglas Adams.

Para O Guia do Mochileiro das Galáxias, o universo era um lugar calmo, tranquilo, mas cheio dos ve-lhos e trabalhosos problemas. Era assim que o humano Arthur Dent via a vida, do seu ponto de vista mínimo sobre ela, em relação à imensidão do universo, de que tão pouco tinha noção. Até o dia que pa-recia o Juízo Final, mas não era. E, imagine se quiser, tudo começou com uma casa. Após um protesto enlameado e esca-par da raça alienígena para proteger sua casa e a Terra, que seriam destruídas para a construção de um desvio, ele é recon-fortado, com a notícia do fim do mundo, pelo seu amigo que nada, além da apa-rência, tem de humano, Ford Prefect. Eles chegam à nave Coração de Ouro, onde encontram a tripulação mais fora do nor-mal da galáxia. Segundo a aventura trazi-da pelo “quase sempre certo...” Guia, eles viajam pelo Universo para jantar no Fim do Universo, descobrir A Pergunta etc. As histórias narradas por Adams trazem ao leitor uma mensagem recheada de boas risadas de que o Universo é maior do que seu quarto, e instiga-o a pensar sobre as-suntos sérios da maneira mais engraçada que vier à cabeça. Não precisa ser cien-tista para falar de ciência. E haja o que houver, lembre-se das amigáveis palavras “Não entre em pânico”.

Page 7: CEI NEWS MIRASSOL ABRIL 2015 - estudecei.com.br · sentação da peça “O Coelhinho que não era de Páscoa”. Baseada no livro da escritora Ruth Rocha, a obra foi encenada pelas

EU LI E RECOMENDO EU LI E RECOMENDO 7

www.estudecei.com.brAbril 2015_CEI News

Eu Li e Recomendo!

“Diário de um Banana – Segurando Vela”, por Tomaz Fernandes Rêgo Brito, do 6º ano A do Fundamental II:

“O livro que li e recomendo é “Diário de um Banana – Segurando Vela”, de Jeff Kinney. A esco-la de Greg precisa arrecadar dinheiro e para isso organiza um baile do dia dos namorados. Greg conta com a ajuda de seu melhor amigo para ar-rumar uma namorada. Durante o baile, cem ve-lhinhas chegam para debater sobre a morte e o baile dos namorados se transforma em um baile da saudade. Quando os idosos saem o D5 toca a última música. Greg encontra Abigail. Os dois começam a dançar e ele grita ao perceber que

ela está cheia de pintinhas. O baile termina, Greg vai para casa e percebe que está com catapora. Enquanto isso sua querida Abigail acaba namoran-do com outro.”

“As aventuras do bom soldado Svejk”, por Clícia Maria e Barros, Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental II:

“Eu li e recomendo, a todos os que se per-mitem “viajar” nas asas da literatura, a obra As aventuras do bom soldado Svejk, do escritor theco Jaroslau Hasek.

Inúmeras são as razões para essa indicação, entre elas está a capacidade do autor trans-portar o leitor para o cenário em que a histó-ria acontece (Primeira Guerra Mundial) e fazer você sorrir, chorar, se emocionar e torcer, sem-pre, para que o bom soldado se liberte desse labirinto de aventuras e desventuras que o des-tino lhe prega.

A obra é repleta de situações trágicas que, com sabedoria, Svejk trans-forma em cômicas. Tudo fruto da leveza e destreza do autor em convencer seu leitor de que ora o bom soldado é um completo imbecil, ora um ardilo-so e inteligente protagonista dos fatos... Fica a dúvida.

Ainda recomendo a leitura por um aspecto que desperta sentimentos antagônicos. Por ser uma obra inacabada (o autor morreu antes de sua con-clusão), consegue a façanha de deixar o leitor feliz por imaginar para Sve-jk o desfecho que lhe aprouver e extremamente triste por comprovar que jamais terá a chance de rir, chorar, torcer por mais uma aventura de Svejk.

Por fim, suspense, drama, comédia, realidade e ficção. Um misto de insa-nidade, insensatez, irreverência, sagacidade e, principalmente, genialidade marcam a trajetória épica do bom Soldado Svejk.

Essa é uma obra marcada por tamanha beleza que dificilmente poderá ser enquadrada em outro estilo que não seja o clássico. A seu respeito de-clarou o autor Berthold Brecht “se me pedissem que apontasse três obras li-terárias que certamente se destacaram neste século, sem dúvida uma seria As aventuras do bom soldado Svejk, de Juroslau Hasek.”

Professora de Filosof ia e Sociologia indica:

“Leite Derramado”, livro de Chico Buarque, indicado pela professora de Filosofia/Sociologia do Ensino Médio:

“O curto e despretensioso romance desse consagrado autor prende a nossa atenção pela narração, por meio de um monólogo, da vida de um ve-lho moribundo em seu leito de hospital. Seus anseios, seu amor mal resolvido, seu com-portamento e sua vida familiar tornam esse livro surpreen-dente e cativante.

Cheio de revelações explí-citas, ou nas entrelinhas, Leite Derramado é uma excelente opção de leitura. Como não poderia deixar de ser, Chico Buarque nos leva a uma via-gem que tem como pano de fundo a sociedade brasileira e alguns de seus velhos hábitos como a corrupção, os compa-drios e preconceitos e ilustra, como poucos, misturando fic-ção e realidade, a decadência de uma tradicional família bra-sileira.”