catÁlogo geral · 2020. 11. 6. · massa folhada francesa e inglesa e ensina as técnicas para...

29

Upload: others

Post on 26-Jan-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • CATÁLOGO GERAL

    200 RECEITAS DE TORTAS MAGNIFICAS Sarah Lewis Com versões doces e salgadas, esse volume resgata o prazer de preparar tortas com diferentes tipos de massa e recheios, que podem ser servidas em qualquer ocasião. Traz receitas básicas de massa podre, massa folhada francesa e inglesa e ensina as técnicas para abrir a massa, forrar a fôrma, assar e decorar,além de explicar como usar massas prontas, para otimizar o tempo na cozinha. Apresenta ainda opções sem glúten, ideais para quem sofre de intolerância alimentar.

    21 DIAS PARA UMA VIDA LOW CARB Mariana Montezzana Como encontrar um caminho eficiente que acabe com o vai e vem do peso e aumente a minha autoestima? Nos deparamos com essa pergunta incontáveis vezes. São tantas dietas, promessas e, principalmente, frustrações, que encontrar um caminho saudável e com resultados duradouros, sem que você precise passar fome, parece algo difícil demais.Com uma alimentação baseada no baixo consumo de carboidratos e alto consumo de comida de verdade, a autora traz para você uma estratégia eficiente para o controle do peso e cuidados com a saúde no longo prazo

    50 DOCES VEGANOS Katia Cardoso Em 50 doces veganos, Katia Cardoso traz receitas para todas as horas. São barrinhas e smoothies para o café da manhã, biscoitinhos e cookies para o lanche da tarde, pavês e sorvetes para a sobremesa do dia a dia, além de lindos bolos para ocasiões especiais.Inspirada em suas memórias de infância e nos doces que a vida lhe foi servindo, Katia adaptou receitas tradicionais e contemporâneas para criar delícias sem ingredientes de origem animal. Assim, suas receitas são também ideais para quem precisa retirar a lactose e o ovo do cardápio. Para agradar todas as tribos, há também diversas receitas sem glúten, tudo sem abrir mão do sabor e da textura.

    ALIMENTE SUAS EMOÇOES: SEM CULPA, SEM REGRAS - APENAS A COMIDA CERTA PARA LIDAR COM CADA SENTIMENTO Lindsey Smith Desde a hora em que acordamos até o momento em que adormecemos, temos de lidar com inúmeras atividades: horas exaustivas de trabalho, agenda com compromissos impossíveis de cumprir, relacionamentos, contas a pagar, tarefas domésticas, estudos… a lista é infinita. Conforme o dia passa, é comum desejar algum consolo – um pedaço de pizza, uma coxinha, um copo de refrigerante bem geladinho, uma barra de chocolate. Essa busca por prazer ou energia por meio da comida é comum, pois a alimentação proporciona bem-estar e nos envolve com sentimentos de conforto e satisfação. Cada refeição tem o poder de despertar sentimentos únicos e de nos proporcionar emoções diversas.Alimentação deve ser emocional, é assim que o nosso corpo funciona!

    AMAR, RIR E COMER John Tickell Baseado no bom senso, na ciência e na alimentação saudável, Amar, Rir e Comer é um guia acessível, simples e descomplicado para você melhorar sua saúde e prolongar sua expectativa de vida. De qualidade de vida, principalmente.Atuando simultaneamente sobre o corpo, a mente e a boca – os três fatores críticos da vida saudável –, o Programa ACE compreende um conjunto de instruções sobre como manter-se ativo, reagir às pressões externas controlando o estresse e alimentar-se de forma inteligente. Amar, Rir e Comer contém um programa de desintoxicação de sete dias, planos alimentares que funcionam – simples, saborosos e completos –, deliciosas receitas e uma lista de Petiscos Infalíveis para você se manter energizado o dia inteiro.

  • CATÁLOGO GERAL

    BISCOITO OU BOLACHA?: PEQUENAS DELICIAS EM 50 RECEITAS E DICAS Lu Bonometti A jovem confeiteira Lu Bonometti abre seu caderninho e divide com os leitores mais de 50 receitas que são um sucesso em sua loja. Há biscoitos do mundo todo – como sequilho, macaron e cookie – adaptados para os ingredientes disponíveis no Brasil. E também algumas criações, como os biscoitos de pistache, avelã, gianduia e amêndoa. A autora também ensina opções para datas festivas, para sobremesas e exclusivas receitas de biscoitos salgados. Traz ainda a história do biscoito, lista os tipos mais comuns, apresenta os métodos de preparo, discorre sobre como usar melhor os ingredientes e utensílios e ensina até a embalar as pequenas iguarias para presente.

    CONSERVAS DO MEU BRASIL: COMPOTAS, GELEIAS E ANTEPASTOS Gil Gondim Goiabada, compota de cajá, de umbu e de pêssego; doce de cidra e de mamão; geleia de morango e de tamarindo; conserva de pinhão, de palmito e de pequi; sardela e alichella; picles de pera... Quem não fica com água na boca ao pensar nesses doces, conservas, compotas e antepastos? Quem não se encanta diante daqueles vidros que enchem nossos olhos com o colorido dessa tradição centenária? Resgatando todo esse sabor e essa cor, cultivados nos tachos de norte a sul do país, o Senac São Paulo apresenta Conservas do meu Brasil, uma coletânea com mais de cinquenta receitas, todas testadas e adaptadas pela banqueteira Gil Gondim, para que você possa reproduzi-las em pequenas porções na sua própria cozinha.

    COZINHA VEGANA PARA O DIA A DIA Gabriela Oliveira Em Cozinha vegana para o dia a dia, Gabriela Oliveira reuniu mais de 100 receitas práticas e deliciosas para agradar aos paladares mais exigentes, sempre sem carne, ovos ou laticínios. Combinando os pratos de cereais e leguminosas, um jantar substancioso e reconfortante está garantido – e todos os nutrientes também. Se a pedida for um lanche descontraído, as receitas de tortas, pizzas hambúrgueres, pães e molhos vão fazer bonito. Já no fim de semana, que tal reunir os amigos e oferecer bolinhos, croquetes e empadinhas para embalar uma conversa animada?Gabriela ensina ainda a fazer leites e queijos vegetais, indica o valor nutricional dos pratos e explica como montar uma refeição estritamente vegetariana completa.

    CULINARIA BRASILEIRA, MUITO PRAZER Roberta Malta Saldanha Obra essencial para entender a culinária brasileira, este livro vai ajudar você a descobrir os nossos ingredientes mais típicos e desvendar o preparo das receitas mais tradicionais da nossa cozinha. Além disso, um time estrelado de 170 chefs, cozinheiros, confeiteiros, mixologistas e profissionais de Norte a Sul assinam as mais de 170 receitas, formando um panorama detalhado da culinária brasileira de ontem e hoje. Cada região do Brasil está divididas em seis capítulos – Bebidas; Petiscos e entradas; Pratos principais e acompanhamentos; Doces, sobremesas e outras iguarias; Receitas clássicas e Ingredientes – que trazem glossário de pratos e ingredientes, além de curiosidades pra você conhecer um pouco mais do nosso Brasil.

    DESAFIOS CULINÁRIOS: MISSÕES (IM)POSSÍVEIS PARA CONQUISTAR PANELAS E PALADARES Alaúde Acha difícil preparar sobremesas sem açúcar? Improvável conseguir fazer um risoto sem usar arroz? Impossível um bolo ficar fofinho sem ovo nem farinha de trigo? Este livro mostra que é possível realizar estes e vários outros desafios culinários e ao final receber o melhor prêmio de todos: o elogio por ter preparado um prato delicioso! E para você ter para sempre a lembrança de todos os passos dessa aventura, o boxe também traz um lindo livro de anotações – com frases inspiradoras e cômicas – para registrar todas as suas peripécias culinárias.

    A DIETA CETOGENICA Amy Ramos Endossado por vários expoentes da comunidade médica dentro e fora do Brasil, a dieta cetogênica foi comprovada como uma maneira saudável e eficaz de alcançar a perda de peso, pois consiste em alimentos com baixo teor de carboidrato e gordura que estimulam o corpo a queimar gordura para gerar energia. Livre-se de uma vez por todas dos quilos a mais, tenha mais disposição e seja saudável sem sofrimento.

  • CATÁLOGO GERAL

    DO FORNO PARA A MESA Caroline Bretherton Do forno para a mesa apresenta mais de 350 delícias assadas, como bolos, tortas, suflês, pães, pizzas, lanches, biscoitos, barrinhas e docinhos, além de massas de base para panquecas, blinis e tortilhas. Ricamente ilustradas, receitas e técnicas são explicadas passo a passo, tudo para facilitar o preparo e dar segurança para que o cozinheiro se sinta apto não só a elaborar cada prato como também para criar novas versões a partir deles. Desenvolvido tantopara iniciantes como para pessoas mais experientes na cozinha.

    ESTE NAO E MAIS UM LIVRO DE DIETA Rodrigo Polesso Quantas vezes você já sacrificou seu bem-estar e se frustrou depois de passar semanas comendo alimentos dos quais não gosta, passando fome, contando calorias, se exercitando ou fazendo dietas da moda, tudo para ver pouquíssimos resultados no espelho e na balança que sumiram rapidamente com o terrível efeito sanfona? Saiba que todo esse sacrifício não vale a pena. Rodrigo Polesso acredita que cuidar da saúde e conquistar a boa forma não precisam ser sinônimos de sofrimento e frustração. Com um diálogo claro e embasamento científico, você descobrirá uma alimentação verdadeira, que não apenas desbloqueará a sua queima de gordura, mas também lhe dará níveis de energia e vitalidade que você nem acredita serem possíveis.

    LAROUSSE DAS SOBREMESAS INFALIVEIS Larousse Este livro apresenta 200 receitas muito práticas, ideais para os iniciantes, mas também para os mais experientes que querem sobremesas deliciosas sem gastar horas na cozinha. Fáceis e rápidas, além das delícias levarem poucos ingredientes, possuem poucas etapas de preparo. Amplamente ilustrado, é a receita infalível para bolos, tortas, biscoitos, musses e outras sobremesas clássicas.

    O LIVRO DE RECEITAS DO BLOG FRU-FRUTA Pati Bianco Gosta de bolo, mas é alérgico a ovo? Adora um brigadeiro, mas não pode ingerir lactose? Então, este livro é para você. Pati Bianco, criadora do blog Fru-fruta, desenvolveu 50 doces perfeitos para quem sofre com esse tipo de alergia e intolerância alimentar, pois as receitas não levam ovos, leite, manteiga ou mel – e muitas também não contém glúten nem açúcar! São opções para alegrar o café da manhã, sobremesas para arrematar uma bela refeição, lanchinhos para levar na bolsa ou degustar em casa com uma xícara de chá, além de bebidas quentes e frias. O livro tem conteúdo digital extra, como QR Codes que mostram como variar a receita ou GIFs que ilustram algumas etapas do preparo.

    MANUAL PRATICO DE PANIFICAÇAO Senac SP O Manual prático de panificação Senac, elaborado por autores que conhecem nosso mercado e nossos ingredientes, revela os segredos da atividade do padeiro e prepara o leitor para uma atuação criativa e competente em estabelecimentos de perfis diversos: indústria, hipermercados e padarias que trabalham em grande escala ou mesmo negócios voltados à fabricação artesanal. Para essa formação completa, apresenta mais de 90 receitas de diversas regiões do Brasil e de outros países da América, da Europa e da Ásia.

    RECEITAS DE TERRA E MAR Nicia Maria Dantas Neste livro, mais do que simplesmente apresentar receitas clássicas, que vão desde as mais sofisticadas até as genuinamente caseiras, Nícia Dantas revela truques, apresenta sugestões para situações variadas, ensina como servir as receitas e nos mostra que a elegância é um estado natural de quem sabe e gosta de receber.

  • CATÁLOGO GERAL

    FAMILIAS HOMOAFETIVAS: A INSISTENCIA EM SER FELIZ Licia Loltran De forma humana e sensível, Lícia Loltran traz para o público leitor histórias de vida que ressaltam a busca pela felicidade fora dos “padrões” judaico-cristãos. Essas histórias também destacam as dificuldades de casais homoafetivos na legalização de suas uniões, nas adoções e, principalmente, na superação de preconceitos. Mesmo que o teor “militante” não se faça presente nos textos, este livro é, na verdade, uma brilhante iniciativa de humanizar casais de mulheres com filhos que fogem da heteronormatividade, mas que, para existirem, tiveram de se sujeitar a leis e à ordem estabelecida. Nesse sentido, o livro tem uma perspectiva política, pois traz situações decorrentes da própria luta dos casais homoafetivos, como a superação de barreiras familiares, sociais e institucionais. Tudo isso sem cansar o leitor, pois cada narrativa está recheada de detalhes, singularidades que, no conjunto, se tornam plurais.

    RACISMOS: DAS CRUZADAS AO SECULO XX Francisco Bethencourt Nesta obra de fôlego, o renomado historiador Francisco Bethencourt mostra as formas de racismo que precederam as teorias de raça, observando-as no contexto de hierarquias sociais e condições locais. O argumento é de que a prática discriminatória, em suas várias modalidades e aspectos, foi sempre provocada por projetos políticos de monopolização de recursos. O foco de Racismos é o mundo ocidental, mas o autor também propõe comparações com tipos de segregação presentes em outras regiões do mundo. Ao provar que não há uma tradição constante de racismo, Bethencourt amplia nossa compreensão das relações interétnicas e contribui para o fim da história deste preconceito.

    AGIR E PENSAR COMO UM GATO Stéphane Garnier Ao observar Ziggy, seu gato, Stéphane Garnier começou a perceber que muitas coisas que fazia sem ter vontade, muita gente com quem convivia e nada tinha a lhe acrescentar, muito estresse e energias negativas que trazia para casa depois de um dia de trabalho só serviam para uma coisa: fazer com que se sentisse mal, pra baixo, infeliz. Stéphane descobriu que os gatos vivem muito melhor do que nós! São livres, honestos, carismáticos, nobres, independentes e temos muito a aprender com eles.

    ANSIEDADE 2: AUTOCONTROLE Augusto Cury Em Ansiedade 2 – Autocontrole, o psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury revela os segredos para gerenciar o estresse e desenvolver o autocontrole, essencial para uma vida emocional saudável e plena. Além disso, apresenta a diferença entre ansiedade e estresse e ressalta que os dois são essenciais para a sobrevivência humana, mas que, como tudo na vida, precisam ser dosados. Alguns dos conceitos utilizados pelo autor foram apresentados no mega best-seller Ansiedade – Como enfrentar o mal do século, como, por exemplo, a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), que vem pouco a pouco nos transformando em prisioneiros em nossa própria mente, suas consequências alarmantes e técnicas para enfrentá-la.

    APRENDA A SER OTIMISTA: COMO MUDAR SUA MENTE E SUA VIDA Martin E. P. Seligman Conhecido como o pai da nova ciência da psicologia positiva, Martin E. P. Seligman se baseia em mais de vinte anos de pesquisa para mostrar como o otimismo melhora a qualidade de vida, e como qualquer um pode aprender a praticá-lo. Oferecendo dicas simples, o Dr. Seligman explica como acabar com o hábito do “eu desisto”, interpretar seu comportamento de forma mais construtiva e experimentar os benefícios de um diálogo interior mais positivo. Segundo o autor, essas habilidades podem acabar com a depressão, melhorar seu sistema imunológico, ajudá-lo a desenvolver todo seu potencial e fazê-lo mais feliz. Com dicas práticas para o dia a dia, Aprenda a ser otimista é um livro essencial para qualquer fase da vida.

  • CATÁLOGO GERAL

    MENTES INQUIETAS: TDAH - DESATENÇAO, HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE Ana Beatriz Barbosa Silva O TDAH é um funcionamento mental acelerado, inquieto, capaz de produzir ideias incessantemente. Algumas dessas ideias se apresentam de forma brilhante ou surgem de maneira atrapalhada e não encontram um direcionamento correto. A Dra. Ana Beatriz apresenta vários casos, explicando como o TDAH se manifesta de formas diferentes e mostrando que, com informação adequada e acompanhamento médico, é possível minimizar o seu impacto no desempenho escolar, na vida profissional e também nas relações afetivas. O livro traz um capítulo dedicado ao transtorno em crianças, com informações úteis para pais e professores, ajudando a diferenciar a agitação natural das crianças de sintomas que exigem acompanhamento profissional. Também aborda como o TDAH pode afetar a vida das mulheres, acostumadas à jornada múltipla e desempenhando os papéis de esposa, mãe, profissional e dona de casa simultaneamente

    O CEREBRO ANSIOSO Leandro Teles O cérebro ansioso convida o leitor para um passeio pela mente humana, explicando os conceitos por trás dos transtornos de ansiedade, que atrapalham a vida de milhares de pessoas. Você vai descobrir que a ansiedade na verdade é um sistema criado para garantir a sobrevivência da espécie e entender qual o limite entre uma ansiedade saudável e início da doença.

    COMO SAIR DO LABIRINTO Spencer Johnson Ao acompanhar Hem e Hope, sua mais nova amiga, em sua jornada pelos corredores do labirinto, o leitor vai descobrir as ferramentas que irão ajudá-lo a atravessar o caminho e não só se adaptar às transformações como também mudar seu destino.Como sair do labirinto irá ensinar o leitor a pensar “fora da caixa” – ou melhor, fora do labirinto – e descobrir como sair de qualquer labirinto em que ele se encontre na vida. Uma leitura rápida e envolvente que traz ensinamentos que vão permanecer por toda a vida.

    FELICIDADE AUTÊNTICA Martin E. P. Seligman Felicidade autêntica apresenta a revolucionária psicologia positiva e nos mostra como aplicá-la no dia a dia. De acordo com Martin E. P. Seligman, eminente pesquisador da psique humana e fundador da psicologia positiva, não basta acabarmos com o sofrimento para sermos felizes, e sim descobrirmos o que há de melhor dentro de nós. O autor nos ensina que a felicidade pode ser cultivada, desde que saibamos utilizar alguns traços e qualidades que já possuímos, como bondade, originalidade, humor, otimismo e generosidade.

    FLORESCER Martin E. P. Seligman A felicidade, alerta Seligman, faz parte do bem-estar, mas só ela não dá sentido à vida. Ao contrário do que prega o senso comum, a felicidade não é tudo que devemos buscar na existência. Ela é apenas um dos cinco pilares que sustentam o nosso bem-estar. Os outros quatro são Engajamento, Relacionamentos, Sentido e Realização. A partir desses conceitos, o autor instiga os leitores a avaliar que elementos presentes em suas vidas podem fazer com que cultivem seus talentos e construam relacionamentos profundos, ou sintam prazer em contribuir para o mundo. O resultado desse tipo de avaliação é o que faz uma pessoa "florescer".

    F*DEU GERAL. UM LIVRO SOBRE ESPERANÇA? Mark Manson Ao trazer desde pesquisas psicológicas até pérolas da sabedoria atemporal de filósofos como Platão e Nietzsche (e Tom Waits), Manson disseca religião e política e trata de como as duas, desconfortavelmente, vieram a se assemelhar. Também explora nossa relação com o dinheiro, o entretenimento e a internet, e desafia de modo franco nossas definições de fé, felicidade, liberdade e, até mesmo, a própria definição de esperança. Um passeio inusitado e divertido pela dor em nossos corações e o estresse em nossas vidas.

  • CATÁLOGO GERAL

    GERAÇAO DE VALOR Flavio Augusto da Silva Desde que nascem, as pessoas são treinadas para agir de acordo com o senso comum. O ensino convencional as estimula a buscar segurança, e não liberdade. Com medo de se arriscar, a maioria segue o fluxo da boiada e sonha pequeno, optando por seguir um emprego estável e passar anos financiando a casa própria. Flávio Augusto também sofreu todas essas pressões, mas conseguiu sair da conformidade bem cedo. De uma família simples da periferia do Rio de Janeiro, aos 23 anos, escolheu o caminho do empreendedorismo, criou uma escola de inglês que deu origem à bem-sucedida rede WiseUp e logo se tornou um dos mais jovens bilionários brasileiros.

    O GRANDE LIVRO DO HO'OPONOPONO Jean Graciet Por trás de toda situação, todo acontecimento e todo encontro que ocorre na sua vida, esconde-se uma memória. A finalidade do Ho’oponopono é liberar você de tudo o que possa impor obstáculos na sua vida ou ser fonte de dor, pesar ou sofrimento. Fortaleça a sua paciência, autoconfiança, a gratidão e o amor pelos outros e por si mesmo, e a prática cotidiana do Ho’oponopono liberará você, pouco a pouco, das suas memórias, ajudando-o a descobrir, ao longo da sua evolução, o seu "tesouro" interior, o ser de luz que você realmente é.

    O INFERNO SOMOS NOS: DO ODIO A CULTURA DE PAZ Leandro Karnal; Monja Coen Vivemos dias difíceis, de vozes múltiplas que parecem nunca dialogar, ávidas que são para atacar e julgar. Em tempos adversos como o que vivemos, de crise, preconceito e intolerância, como transformar o ódio em compreensão do outro em suas diferenças? Como sair de um cenário de violência e construir uma cultura de paz? O historiador Leandro Karnal e a Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen Budista do Brasil, conversam nesse livro sobre essas e outras questões, em diálogo inspirador. Os autores lembram que o medo pode estar na origem da violência e apontam como o conhecimento, de si e do outro, é capaz de produzir uma nova atitude na sociedade, menos agressiva e mais acolhedora.

    INTELIGENCIA SOCIOEMOCIONAL Augusto Cury Augusto Cury oferece aos leitores ferramentas contra algumas das piores epidemias da atualidade: a ansiedade, a solidão, a depressão e o estresse, males que acometem cada vez mais jovens. Criado originalmente como um método pedagógico para ser aplicado em sala de aula – e que de fato está presente em mais de mil escolas espalhadas pelo país –, o programa Escola da Inteligência é uma ferramenta inovadora para ajudar nossos filhos e alunos a enfrentar com resiliência e criatividade os desafios da vida. A partir dos princípios da inteligência socioemocional – ser autor da própria história, gerenciar os pensamentos, administrar e proteger a emoção, trabalhar os papéis da memória e formar mentes brilhantes –, podemos aprimorar nossas habilidades para nos tornarmos pais inspiradores e professores encantadores, mais aptos a formar indivíduos felizes e tranquilos.

    O DILEMA DO PORCO-ESPINHO: COMO ENCARAR A SOLIDAO Leandro Karnal Em O dilema do porco-espinho, Karnal viaja pela modernidade líquida e analisa a solidão no mundo virtual e o isolamento. Discute dos amigos imaginários criados pelas crianças aos pensamentos de alguns filósofos, como Aristóteles, que dizia que a solidão criava deuses e bestas. Como a solidão é um tema que sempre o acompanhou e, segundo revela o próprio Karnal, tem crescido na maturidade, o autor escreve este livro como um ensaio pessoal. Ao dividir suas meditações, o autor convida o leitor, durante o ato da leitura, a deixar a solidão de lado e compartilhar seus pensamentos também.

  • CATÁLOGO GERAL

    O ABRIDOR DE LETRAS Joao Meirelles Filho A clareza de linguagem de O abridor de letras é a primeira coisa a chamar a atenção. Algo que, quando se encontra no Brasil, é logo temperado com algum grau de Barroco. Ainda que essas histórias não estejam distantes totalmente disso, seja pelo estilo, seja pela temática – a exuberância da natureza e das relações, por exemplo –, é o domínio da linguagem e a consciência que só há no autêntico escritor que não permitem os excessos tão comuns nos paraísos tropicais.

    ÁGUAS DA CABAÇA Elizandra Souza “Águas da Cabaça” é o livro da poetisa Elizandra Souza. Com ilustrações de Salamanda Gonçalves e Renata Felinto, a obra reúne sete mulheres negras em diferentes protagonismos dentro da obra.

    QUARTO DE DESPEJO: DIARIO DE UMA FAVELADA Carolina Maria de Jesus O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem a este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

    ALHO, CEBOLA E BEIJO NA BOCA Fernando Botto Alho, cebola e beijo na boca, um muito bem humorado livro de contos/crônicas, que despretensiosamente retratam o cotidiano contemporâneo desta eterna, embora cada vez mais metropolitana, província Curitiba.

    AMIZADE E TAMBEM AMOR Fabricio Carpinejar Em seu novo livro de crônicas, Carpinejar não fala de amor, mas de amizade. São 122 textos ao longo de mais de 200 páginas que combinam reflexões de companheirismo e humor do cotidiano com lembranças da infância e um ou outro conselho sobre convivência. “Os amigos são para toda a vida, ainda que não estejam conosco a vida inteira. Amigo é destino, amigo é vocação”, escreve.

    ARRANJOS PARA ASSOBIO Manoel de Barros Arranjos para assobio, de 1982, marca o período em que Manoel passou a ser reconhecido pelo grande público, ao redimensionar a relação entre homem e natureza, marcando o território de sua criação como contrário a tudo o que é útil ou racional.

    BECOS DA MEMORIA Conceiçao Evaristo Becos da memória é um dos mais importantes romances memorialistas da literatura contemporânea brasileira. A autora traduz, a partir de seus muitos personagens, a complexidade humana e os sentimentos profundos dos que enfrentam cotidianamente o desamparo, o preconceito, a fome e a miséria; dos que a cada dia têm a vida por um fio. Sem perder o lirismo e a delicadeza, a autora discute, como poucos, questões profundas da sociedade brasileira.

  • CATÁLOGO GERAL

    CAFÉ Dona Jacira Biografia narrada em primeira pessoa, Café nos apresenta palavras impressas que refletem mais que o brilho da poesia que, por vezes, brota do riso e o olhar reflexivo de Dona Jacira, tal como em um baile, as palavras valsam entre um capítulo e outro e vão, suavemente, apresentando a rica história de uma mulher que decidiu perseverar. Mas, não se engane! A obra descortina mais que a história de uma mulher de personalidade forte. Café fala sobre sonhos, desilusões, desejos, identidade, território, justiça e medo.

    A CASA DOS PESADELOS Marcos Debrito Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó. Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo, que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente, mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo. Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.

    QUANDO ELA DESAPARECER Victor Bonini Uma garota de dezesseis anos desaparece durante uma excursão escolar. Mas não se trata de qualquer garota. Dois anos atrás, elaesteve à beira da morte, e quando foi encontrada, ninguém acreditou que sobreviveria.Agora, há dois meses desaparecida, não restam dúvidas de que esteja morta. Rastros de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas. Pressionados, os policiais estão desesperados por respostas, mas ninguém na longa lista de suspeitos parece ter forte motivação paracometer um crime.Até que o caso vira de cabeça para baixo e segredos muito bem enterrados emergem para revelar o lado cruel de um lugaraparentemente tranquilo. No meio de tantos possíveis culpados, os inocentes é que estão mais aflitos porque alguns deles começaram amorrer.

    VOZES DO JOELMA: OS GRITOS QUE NAO FORAM OUVIDOS Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini Os autores se uniram para criar versões perturbadoras sobre as tragédias que ocorreram em um terreno amaldiçoado, e convidaram o igualmente perverso Tiago Toy para se juntar na tarefa de despir os homicídios, acidentes e assombrações que permeiam um dos principais desastres brasileiros: o incêndio do edifício Joelma. O trágico acontecimento deixou quase 200 mortos e mais de 300 feridos, além de ganhar as manchetes da época e selar o local com uma aura de maldição. Esse fato até hoje ecoa em boatos fantasmagóricos que envolvem a presença de espíritos inquietos nos corredores do prédio e lendas sobre lamúrias vindas dos túmulos onde corpos carbonizados foram enterrados sem identificação. Algo que nem todos sabem, é que muito antes do Joelma arder em chamas no centro de São Paulo, o terreno já havia sido palco de um crime hediondo, no qual um homem matou a mãe e as irmãs e as enterrou no próprio jardim. Devido às recorrentes tragédias que marcaram o local, há quem diga que ele é assombrado por ter servido como pelourinho, onde escravos eram torturados e executados. E sua maldição já fora identificada pelos índios, que deram-lhe o nome de Anhangabaú: águas do mal.

    O CASAMENTO Victor Bonini Meses atrás, os amigos diriam que o namoro de Plínio e Diana tinha prazo de validade. Eles se conheceram de um jeito bizarro, pensam completamente diferente e nenhuma das famílias aprova o relacionamento. Mas eles resistiram a tudo. E agora vão se casar. Enquanto a plateia espera ansiosa em frente ao altar, algo brutal acontece na antessala.

  • CATÁLOGO GERAL

    AS COISAS Tobias Carvalho Sensível e implacável por trás de uma escrita limpa e simples, As coisas traz uma costura de vivências humanas sob a ótica de um jovem homossexual. O personagem constante dessas histórias trabalha, viaja, estuda, cruza ruas de metrópoles agitadas, passa horas em aplicativos de encontros sexuais. Não há maquiagens para a solidão, nem disfarce para o sexo. Ele sente, ele quer, ele ganha e perde, transformando-se de história em história e construindo um arco narrativo que alicerça todo o livro.

    O COLECIONADOR DE PEDRAS Sergio Vaz Sérgio Vaz é poeta, e, como poeta, sabe ser simples. Como simples, sabe tecer o coletivo. Como coletivo, sabe ser nós. E como nós, nos faz grandes ao seu lado. “Se outros poetas pedem silêncio, ele pede mais barulho. Se outros escritores pedem paz, ele quer guerra.”

    CORAÇAO-GRANADA Akapoeta O amor (correspondido ou não) mexe com nossa alma e nosso corpo. A ansiedade, quando nos toma de assalto, também. Outro ponto em comum: os dois fizeram e continuam fazendo artistas de todos os tipos produzirem criações capazes de gerar reflexão e também de dar sentido ao que, muitas vezes, parecia já não ter. Nesse novo livro, ele combina novos ressignificados com poemas curtos e longos, voltando a encantar o leitor com sua escrita acessível e, ao mesmo tempo, impactante.

    AS CRÔNICAS DE OLAM: LUZ E SOMBRAS L.L. Wurlitzer No primeiro livro da trilogia As Crônicas de Olam, o escritor brasileiro, L. L. Wurlitzer, nos leva a um mundo desconhecido baseado na milenar cultura hebraica. A história conta as aventuras do “guardião de livros” que se lança desesperadamente em uma perigosa viagem para desvendar os mistérios que cercam o desaparecimento de seu mestre. Em seu caminho, ele encontrará criaturas e demônios aterrorizantes, conhecerá cidades esplêndidas e enfrentará batalhas épicas, pouco sabendo que suas escolhas podem significar a salvação ou o fim de uma Era.

    CUIDE DOS PAIS ANTES QUE SEJA TARDE Fabrício Carpinejar Um livro emocionante sobre família, do autor best-seller Carpinejar. Em Cuide dos pais antes que seja tarde, Carpinejar mergulha em sua própria intimidade ao se lembrar de seus pais. Faz confissões, desabafos sinceros e também aconselha todos aqueles que ainda têm pai e mãe vivos a valorizá-los, tudo isso de maneira poética e verdadeira. A inevitabilidade da morte permeia a obra, com reflexões sobre o que podemos fazer para lidar com ela de modo a torná-la menos dolorosa. O tom de arrependimento também se faz presente, em meio às memórias do autor. Mesmo em meio a temas que emocionam e levam o leitor a viajar nas lembranças, a leitura flui levemente, comovendo e transformando ao mesmo tempo. É um convite à reflexão, sobretudo a respeito da vida, da individualidade e da pluralidade de cada membro da família.

    DERCY DE CABO A RABO Maria Adelaide Amaral Dercy à moda de Dercy: franca, escrachada, irônica, vital. Dos palcos do teatro mambembe às telas de TV de todo o país – foram 101 anos vividos com intensidade. Dramas fortes, comédias pessoais, casamentos desfeitos, uma filha, bisnetos. E o teatro, sempre o teatro, sua fonte de energia.

  • CATÁLOGO GERAL

    DEVASSOS NO PARAISO João Silvério Trevisan Num frutífero diálogo com diversos campos de conhecimento e expressões de nossa cultura — cinema, teatro, política, história, medicina, psicologia, direito, literatura, artes plásticas etc. —, João Silvério Trevisan realiza um estudo pioneiro sobre a homoafetividade no Brasil. Considerado uma referência, Devassos no Paraíso atravessou gerações, provocou intensa interlocução com a comunidade LGBT e influenciou desde ações emancipatórias até pesquisas sobre gênero e sexualidade. Agora, esse monumental trabalho chega à sua quarta edição trazendo novos capítulos, imagens e texto atualizado sobre as lutas e conquistas dos direitos LGBT ocorridas no século XXI.

    PILULAS AZUIS Frederik Peeters Nesta narrativa gráfica pessoal e de rara pureza, por meio de um roteiro simples e de temas universais (o amor, a morte), Frederik Peeters conta sobre seu encontro e sua história com Cati, envolvendo o vírus ignóbil que entra em cena e muda tudo, e todas as emoções contraditórias que ele tem de aprender a gerenciar: amor, raiva, compaixão. Pílulas azuis nos permite acompanhar, sem nenhum vestígio de sentimentalismo, através de um prisma raramente (senão nunca) abordado, o cotidiano de uma relação cingida pelo HIV, sem deixar de lançar algumas verdades duras e surpreendentes sobre o assunto. Apesar da seriedade do tema, Pílulas azuis é uma obra cheia de leveza e humor. Não é à toa que é considerada por muitos a obra-prima de Frederik Peeters. Uma das mais belas histórias de amor já publicadas.

    RETALHOS Craig Thompson Retalhos é um relato autobiográfico da vida no Meio Oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus — transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê —, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.

    ELZA Zeca Camargo Zeca Camargo narra a história de Elza Soares, da infância pobre ao sucesso, consagrada em discos que marcaram a música brasileira e, mais recentemente, nos ovacionados e premiados A mulher do fim do mundo e Deus é mulher. Nas palavras de Zeca: “Esta é a versão final, definitiva, contada por ela. Elaborada por mim, mas a matéria-prima é a memória da Elza – e isso é muito, muito fascinante. É como um mergulho nessa vida maravilhosa e nessa trajetória incrível.” Com coordenação de conteúdo de Juliano Almeida e Pedro Loureiro, o livro foi construído a partir de muita pesquisa do autor e ao longo de dezenas e dezenas de encontros entre Elza e Zeca no apartamento da autora, no Rio de Janeiro. Foram momentos de conversas deliciosas e uma interação fantástica, transpostas em livro num texto ágil e revelador que funciona como um passeio pelas lembranças de uma de nossas maiores artistas.

    ESCALPO Ronaldo Bressane Ian Negromonte é um quadrinista gaúcho decadente, ainda que jovem. Na esteira de uma crise pós-separação e em meio às manifestações de 2013, somada aos perrengues financeiros, nosso herói vê sua história se cruzar com a de Miguel Ángel Flores, escritor chileno que chegou ao Brasil como um jovem fugitivo do regime de Pinochet. O velho, que precisa acertar contas com o passado, instiga Ian a encarar uma longa e inusitada jornada, que o leva - e nos leva junto - a diversos países da América do Sul, incluindo a nossa Paraty. Mesmo nesse lugar aparentemente paradisíaco, Ian investiga o que está por trás dos clichês cotidianos e dos sorrisos de turistas. Os buracos são muito mais embaixo, camaradas.

  • CATÁLOGO GERAL

    VIRUS TROPICAL Power Paola Vírus Tropical é uma saga familiar divertida e descolada, repleta de personagens cômicas e alopradas: um pai sacerdote que dá missas clandestinas em casa, uma mãe que lê o futuro nos dominós, uma irmã mais velha depravada, outra totalmente beata. No meio dessa trupe, a caçula Paola tenta encontrar seu espaço e sua identidade.

    HOLOCAUSTO BRASILEIRO Daniela Arbex Durante décadas, milhares de pacientes foram internados à força, sem diagnóstico de doença mental, num enorme hospício na cidade de Barbacena, em Minas Gerais. Ali foram torturados, violentados e mortos sem que ninguém se importasse com seu destino. Eram apenas epilépticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, meninas grávidas pelos patrões, mulheres confinadas pelos maridos, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento.Ninguém ouvia seus gritos. Jornalistas famosos, nos anos 60 e 70, fizeram reportagens denunciando os maus tratos. Nenhum deles — como faz agora Daniela Arbex — conseguiu contar a história completa. O que se praticou no Hospício de Barbacena foi um genocídio, com 60 mil mortes.

    INSUBMISSAS LAGRIMAS DE MULHERES Conceição Evaristo Insubmissas é um retrato de sororidade negra, de uma aliança e empatia entre mulheres: uma narradora que visita cidades em busca de histórias encontra-se com as personagens que aceitam se contar, sem julgamentos prévios. E, assim, vemos transitar pelas páginas deste livro histórias de mulheres como as de Shirley Paixão, Aramides Florença e Natalina Soledad.

    LAMPIAO E MARIA BONITA Wagner G. Barreira Lampião é um sujeito raríssimo cuja história não se encerra. Circunscrito a seu ambiente, o semiárido nordestino, Virgulino Ferreira da Silva, bandido, assassino, terrível, encontrou Maria da Déa, casada, inquieta, aventureira. A união da dupla e a vida entre seus seguidores apresentou ao país, preocupado em ser moderno, uma forma diferente, assustadora e sedutora de viver. Gênio militar inato, galanteador, sábio, pernóstico, malvado, justo... Quantas pessoas foram capazes de reunir tantos defeitos e qualidades? Quantas mulheres abandonaram tudo para seguir o grande amor?

    O LIVRO DAS IGNORAÇAS Manoel de Barros Publicado pela primeira vez em 1993, O livro das ignorãças é um dos mais emblemáticos livros de Manoel de Barros, em que o autor desvenda os caminhos de sua criação poética. Desaprender para retornar ao estado da ignorância, procurando dentro de si a disponibilidade necessária para observar e apreender novamente o mundo,é uma das lições do poeta.Dividido em três partes, O livro das ignorãças rompe com as regras da gramática e da linguagem, inaugurando uma forma sofisticada e singular de fazer poesia. Nas palavras de Valter Hugo Mãe, que assina o prefácio desta edição: “O que [Manoel] propõe foge largamente ao óbvio ou ao expectável, é mais da ordem de uma rebeldia, de uma revolução”.

    LUNA LINA: A MENINA QUE SEMEAVA ECOS Julio Carlos Alves Dílio, um homem simples, pai e marido exemplar, descobre de maneira surpreendente que, em um passado muito distante, viveu um fazendeiro de coração nobre, que teve a preocupação de passar para sua descendente, Luna Lina, toda sua sabedoria e humildade. Através de ricos detalhes, valorizando a conexão que há entre todos os elementos da natureza e também o respeito que deve existir entre as pessoas, independente de etnia ou classe social, nos ensina que não somos as únicas espécies inteligentes na face da terra. Dílio descobre, de forma jamais esperada, um segredo escondido que muda toda a sua vida. Com muita persistência, ele desvenda o enigma: "O presente está dentro de uma caixa pequena, guardado dentro de uma enorme caixa".

  • CATÁLOGO GERAL

    NINGUEM E INOCENTE EM SAO PAULO Ferrez Expoente da chamada literatura marginal, o escritor paulista Ferréz revela neste livro de contos inéditos o cotidiano trágico, patético e por vezes cômico da periferia. Usando a linguagem do gueto, o autor constrói uma narrativa carregada de realidade, crua e urgente. Ferréz escreve com conhecimento de causa. Assim como seus personagens, ele é morador de um subúrbio de São Paulo e vive na pele a violência e a eterna desesperança dos que estão à margem da sociedade.

    MARIA BONITA: SEXO, VIOLENCIA E MULHERES NO CANGAÇO Adriana Negreiros A mulher mais importante do cangaço brasileiro, que inspirou gerações de mulheres, ganha agora sua biografia mais completa e com uma perspectiva feminista. Embora a mitificação da imagem de Maria Bonita tenha escondido situações de constante violência, ela em nada diminui o caráter transgressor da Rainha do Sertão.Desde os anos 1990, a data de nascimento de Maria Bonita passou a ser celebrada no Dia Internacional da Mulher. Com o tempo, ela transformou-se em uma marca poderosa, emprestando seu nome a centenas de pousadas e restaurantes espalhados pelo Nordeste, salões de beleza, academias de ginástica, cerveja, pizza, assentamento rural, música, bandas de forró e coletivos feministas.Enquanto a companheira de Lampião viveu, no entanto, essa personagem nunca existiu. A cangaceira que teve a cabeça decepada em 28 de julho de 1938 era simplesmente Maria de Déa: uma jovem de 28 anos que morreu sem jamais saber que, um dia, seria conhecida como Maria Bonita.

    MARIA FIRMINA DOS REIS: FACES DE UMA PRECURSORA Constancia Lima Duarte Maria Firmina, uma das pioneiras da ficção de autoria feminina em nosso país, ao lado de Nísia Floresta (1810-1885) e Ana Luísa de Azevedo e Castro (1823-1869), assume o ponto de vista do Outro tanto na representação dos escravizados, quanto no inédito enfoque das relações de dominação patriarcal, a partir da perspectiva da mulher. “A mente! Isso sim ninguém pode escravizar!”, afirma em certo momento uma de suas personagens. Em Úrsula, seu romance mais conhecido, a ausência de liberdade do negro emana do mesmo sistema que subordina a mulher, e, isto, muito antes de Simone de Beauvoir promover a equiparação destas categorias. A mulher e o Outro, tanto quanto o negro. Tais questões, que estão na ordem do dia na contemporaneidade, por si só justificam a ampla divulgação da escritora, bem como a organização de um volume específico contendo estudos sobre sua obra. Para que melhor a pudéssemos visualizar em sua grandeza, foram reunidos ensaios e artigos de autores que são referência em sua fortuna crítica, como também de jovens pesquisadores que nos revelam novas possibilidades de leitura que a obra firminiana oferece.

    NAS MONTANHAS DO MARROCOS Luisa Berard Inicialmente ambientado na Inglaterra, nos idos de 1847, conta a história da bela e impetuosa lady Katherine Hartington, a filha mais nova do conde de Northwick. A narrativa construída em torno da jovem protagonista apresenta as relações familiares e a suntuosidade da época vitoriana, descrevendo o estilo de vida da aristocracia inglesa e os obstáculos sociais impostos às mulheres, impedidas de aspirar a algo além de um promissor casamento. Nesse universo sobressai a figura da poderosa duquesa de Melbourne, que não se amolda a esse papel socialmente pré-estabelecido e transmite à sobrinha seus conhecimentos sobre o instigante mundo dos negócios, potencializando o seu natural desejo de liberdade. Mas um revés do destino fez com que Katherine aportasse em Tânger em um contexto completamente inesperado. De uma hora para outra, a inglesa se vê obrigada a viver no Marrocos e conhece sua apaixonante cultura e paisagens montanhosas e desérticas. Nesta exótica jornada, ela se depara com o mais importante: o amor. Entre tentativas de retorno à Inglaterra e o fascínio pelas areias do Saara, majestosas cordilheiras marroquinas e um desafio amoroso que a seduzem para ficar, Katherine se defrontará com novas e impensáveis realidades, sem suspeitar das guinadas que o futuro ainda lhe reservaria.

  • CATÁLOGO GERAL

    PRESOS QUE MENSTRUAM Nana Queiroz Grande reportagem sobre o cotidiano das prisões femininas no Brasil, um tabu neste país, Nana Queiroz alcança o que é esperado do futuro do jornalismo: ao ouvir e dar voz às presas (e às famílias delas), desde os episódios que as levaram à cadeia até o cotidiano no cárcere, a autora costura e ilumina o mais completo e ambicioso panorama da vida de uma presidiária brasileira. Um livro obrigatório à compreensão de que não se pode falar da miséria do sistema carcerário brasileiro sem incorporar e discutir sua porção invisível.

    ROGÉRIA: UMA MULHER E MAIS UM POUCO Márcio Paschoal Neste livro, Marcio Paschoal reconstrói a intensa trajetória de Astolfo-Rogéria desde seus primeiros passos como maquiador das cantoras da era do rádio e das estrelas da TV Rio, passando por sua estreia nos palcos em plena época da ditadura, o sucesso internacional e o reconhecimento artístico em seu retorno ao Brasil. Para traçar um retrato fiel de Rogéria, o autor fez uma grande pesquisa iconográfica, reunindo fotos lindíssimas. Também optou por dar voz à biografada, que conta, com toda a sua irreverência, deliciosas histórias do showbiz. Sem citar nomes, mas dando pistas suficientes para instigar os leitores, Rogéria revela detalhes picantes de seus casos de amor com políticos, artistas, empresários, esportistas e jornalistas.

    O ROMANCEIRO DA INCONFIDENCIA Cecilia Meireles Com a imaginação a adivinhar o que não se mostra claro ou não está nos documentos, Cecília Meireles escolheu uma via humilde, mas de percurso difícil, como o calcetado das ruas por onde passavam as suas personagens. O romance ibérico medieval que refloresceu no Brasil. E o fez com segurança e maestria, com fidelidade às técnicas dos cantadores.

    O ADVOGADO DO DIABO Morris West Na Calábria, sul da Itália, surge um culto a memória de um homem chamado Giacomo Nerone, a quem são atribuídos milagres. A devoção popular chama a atenção do vaticano, que avalia a possibilidade de abrir um processo de canonização. Para confirmar a santidade, o sacerdote inglês Blaise Meredith é enviado com a missão de descobrir e denunciar fatos que possam impedir a santificação de Nerone.O papel deste investigador canônico é o de um verdadeiro advogado do diabo. Em suas diligências, o religioso não só descobre a verdade sobre Giacomo com enfrenta dramas em sua consciência que o fazem reavaliar seu papel de homem e de sacerdote. A obra é sucesso de público e crítica, e se destacou entre os clássicos da literatura da língua inglesa da segunda metade do século XX por abortar aspectos fundamentais da natureza humana.

    ALGUEM PARA AMAR Judith Mcnaught Em toda a Inglaterra, não há beleza que se compare à de Elizabeth Cameron, a Condessa de Havenhurst. Criada longe dos salões londrinos, ela não sabia que ligações afetivas e financeiras frequentemente se entrelaçam em sutis arranjos de interesses. Quando Ian Thornton, um homem atraente, de origem misteriosa e perigosamente hábil nos jogos sociais aparece, a ingenuidade de Elizabeth a impede de suspeitar de seu comportamento. Os dois embarcam numa relação permeada de intrigas, escândalos e irrefreável sensualidade, mas será amor verdadeiro?

    A LOUCA DOS GATOS Sarah Andersen Os quadrinhos de Sarah Andersen são para todos que precisam lidar com níveis de ansiedade cada vez mais alarmantes, que sentem que o mundo está à beira do colapso e que se esforçam para sair ao menos um centimetrozinho da zona de conforto. Ou seja, é basicamente um manual de sobrevivência para os dias de hoje.

  • CATÁLOGO GERAL

    O INCENDIO DE TROIA Kassandra cresce sem sequer saber da existência do irmão, a não ser pelas visões inexplicáveis em que enxerga os ventos através dos olhos dele. Ao voltar para Troia, Kassandra dedica-se a tornar-se sacerdotisa de Apolo, o Deus-Sol; mas, dentro dela, desenvolve-se um conflito forte e perturbador entre os 'velhos costumes', em que as mulheres mandavam e a religião originava-se da Mãe Terra, e o novo mundo de deuses e reis do sexo masculino - um mundo caracterizado por disputas sem sentido e uma ânsia de sangue que levam ao cerco de sua amada cidade.

    ALMOÇO NU William S. Burroughs Logo que foi lançado em Paris, em 1959, Almoço nu se tornou um dos romances mais importantes do século XX. Influência determinante na relação entre arte e obscenidade, a obra redefiniu não apenas a literatura, mas a cultura americana como um todo. O protagonista é o junkie William Lee, que viaja por vários lugares — física ou alucinadamente. Construído numa série de vinhetas, que podem ser lidas fora de ordem, o livro se inspira nas experiências inusitadas do próprio Burroughs em lugares como México, Tânger e Estados Unidos, e no seu vício em heroína, morfina e outras drogas.

    A AMANTE Danielle Steel A beleza de Natasha Leonova foi sua salvação. Resgatada das ruas de Moscou pelo bilionário russo Vladimir Stanislas, há anos ela vive sob sua proteção em um mundo de luxo, glamour e negócios escusos, dos quais ela nada sabe. A casa deles é o mundo. A bordo de um incrível iate, eles vão para onde querem. Mas, para fazer parte da vida de Vladimir, ela tem de aceitar suas regras: nada de filhos ou casamento. Em troca de segurança e conforto, ela é dele e de mais ninguém.Theo Luca é filho de um dos maiores artistas do século XX. Ele herdou do pai não só o talento para a pintura como também um valioso patrimônio. Ele e a mãe frequentemente expõem as obras de Lorenzo Luca no restaurante que a viúva mantém em homenagem ao falecido marido em uma comuna na França. Theo é muito dedicado ao trabalho e luta para ser reconhecido como um grande pintor; porém, um belo dia, ele comete um erro grave: apaixona-se pela amante de um dos homens mais poderosos do mundo.Mas talentoso pintor é o retrato de um mundo novo, que abre os olhos de Natasha para uma realidade com a qual ela pensava que só poderia sonhar.

    AMERICANAH Chimamanda Ngozi Adichie Uma história de amor implacável que trata de questões de raça, gênero e identidade. Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, ela se depara pela primeira vez com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra. Quinze anos mais tarde, Ifemelu é uma blogueira aclamada nos Estados Unidos, mas o tempo e o sucesso não atenuaram o apego à sua terra natal, tampouco anularam sua ligação com Obinze. Quando ela volta para a Nigéria, terá de encontrar seu lugar num país muito diferente do que deixou e na vida de seu companheiro de adolescência. Principal autora nigeriana de sua geração e uma das mais destacadas da cena literária internacional, Chimamanda Ngozi Adichie parte de uma história de amor para debater questões prementes e universais como imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero. Bem-humorado, sagaz e implacável, Americanah é, além de seu romance mais arrebatador, um épico contemporâneo.

    AMOR E OUTROS PREMIOS DE CONSOLAÇAO Jamie Ford Órfão e descendente de chineses, Ernest Young viveu até os doze anos em um colégio interno patrocinado por uma das senhoras da alta sociedade da cidade. Em 1909, ao receber um inusitado convite para visitar a Feira Mundial, que desde o final do século anterior se tornou famosa na cidade de Chicago, ele descobre que será sorteado como prêmio de uma rifa. A ganhadora é a dona de um bordel dedicado a homens endinheirados conhecida como Madame. E é nesse cenário improvável que, com o passar do tempo, Ernest encontra pela primeira vez uma família e tem seu coração dividido por dois amores: a filha da Madame, cujo maior desejo é se casar algum dia com um dos clientes ricos de sua mãe e se tornar uma “moça respeitável.

  • CATÁLOGO GERAL

    ANNA KARIENINA Liev Tolstói “Toda a diversidade, todo o encanto, toda a beleza da vida é feita de sombra e de luz”, escreve Liev Tolstói no romance que Fiódor Dostoiévski definiu como “impecável”. Com absoluta maestria, Tolstói conduz o leitor por um salão repleto de música, perfumes, vestidos de renda, num ambiente de imagens vívidas e quase palpáveis que têm como pano de fundo a Rússia czarista. Nessa galeria de personagens excessivamente humanos, ninguém está inteiramente a salvo de julgamento: não há heróis, tampouco fracassados, e sim pessoas complexas, ambíguas, que não se restringem a fórmulas prontas. Religião, família, política e classe social são postas à prova no trágico percurso traçado por uma aristocrata casada que, ao se envolver em um caso extraconjugal, experimenta as virtudes e as agruras de um amor profundamente conflituoso, “feito de sombra e de luz”.

    ASCENSAO Stephen King Scott Carey tem muito em que pensar — o projeto enorme que pegou no trabalho; o casal lésbico que mora na casa ao lado e o cachorro delas, que insiste em fazer as necessidades no seu quintal; e a súbita e inexplicável perda de peso das últimas semanas.Apesar de não querer ser estudado e examinado, Scott decide compartilhar a questão com seu velho amigo, o dr. Bob Ellis. Afinal, apesar dos números decrescentes na balança, sua aparência continua a mesma — além disso, seu peso não varia quando está nu ou usando roupas pesadas, quando está de mãos vazias ou carrega algo no colo. Não importa o que ele faça ou coma, Scott está cada vez mais leve — embora não mais magro —, e conforme seu peso se aproxima de zero, ele sabe que logo nada vai prendê-lo ao chão.Scott não quer se preocupar com o que vem pela frente; ele ainda tem tempo para resolver todas as suas questões antes do Dia Zero, e por que não começar pelas mais difíceis? Por exemplo, encarando o preconceito que suas vizinhas têm sofrido da comunidade — e dele — e fazendo o possível para ajudar. Amizades improváveis, a maratona anual da cidade e a misteriosa condição de Scott são a fórmula para grandes transformações. Incrivelmente alegre e profundamente triste, Ascensão é um verdadeiro antídoto para nossa cultura intolerante.

    O ASSASSINO DO ZODIACO Sam Wilson Numa sociedade corrupta e violenta, dividida pelos signos do Zodíaco, as desigualdades entre as pessoas vêm do berço e continuam por toda a vida. Assassinatos passam a ocorrer com brutalidade incomum, e as vítimas parecem não ter nada em comum. Seriam esses crimes uma rebelião contra o sistema ou obra de um serial killer? Para encontrar uma resposta, o detetive Jerome Burton se junta à astróloga forense Lindi Childs. Juntos eles percorrem uma trajetória sombria para tentar desvendar uma história tenebrosa de traição, amores perdidos, promessas quebradas e uma verdade devastadora capaz de abalar o mundo em que vivem.

    BEREN E LUTHIEN J. R. R. Tolkien Citada em O Senhor dos Anéis, a principal história contada em O Silmarillion narra o romance e a jornada épica de Beren, um homem mortal, e Lúthien, uma princesa élfica. O pai dela, um grande senhor élfico, opõe-se à união e, para permitir o casamento com Lúthien, impõe a Beren uma tarefa impossível de ser realizada. É este o foco central da lenda: a tentativa incrivelmente heroica de Beren e Lúthiende, juntos, roubar uma Silmaril do maior de todos os seres malignos, Morgoth, o Sombrio Inimigo do Mundo.

    A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA Kimberly Bradley Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa, para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular - coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um "pé torto" como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando. Os possíveis bombardeios de Hitler são a oportunidade perfeita para Ada e o caçula Jamie deixarem Londres e partirem para o interior, em busca de uma vida melhor.

  • CATÁLOGO GERAL

    A CAÇADORA DE DRAGOES Kristen Ciccarelli Quando era criança, Asha, a filha do rei de Firgaard, era atormentada por sucessivos pesadelos. Para ajudá-la, a única solução que sua mãe encontrou foi lhe contar histórias antigas, que muitos temiam ser capazes de atrair dragões, os maiores inimigos do reino. Envolvida pelos contos, a pequena Asha acabou despertando Kozu, o mais feroz de todos os dragões, que queimou a cidade e matou milhares de pessoas — um peso que a garota ainda carrega nas costas. Agora, aos dezessete anos, ela se tornou uma caçadora de dragões temida por todos. Quando recebe de seu pai a missão de matar Kozu, Asha vê uma oportunidade de se redimir frente a seu povo. Mas a garota não vai conseguir concluir a tarefa sem antes descobrir a verdade sobre si mesma — e perceber que mesmo as pessoas destinadas à maldade podem mudar o próprio destino.

    O CAMINHO DE CASA Yaa Gyasi Nascida em Gana e criada nos Estados Unidos, a jovem Yaa Gyasi tornou-se um dos nomes mais comentados na cena literária norte-americana em 2016. Seu romance de estreia, O caminho de casa, recebeu resenhas estreladas dos mais importantes jornais e revistas do país, alcançou a disputada lista dos mais vendidos do The New York Times e foi incluído na prestigiosa lista dos 100 livros notáveis do ano do mesmo jornal. Com uma narrativa poderosa e envolvente que começa no século XVIII, numa tribo africana, e vai até os Estados Unidos dos dias de hoje, Yaa mostra as conseqüências do comércio de escravos dos dois lados do Atlântico ao acompanhar a trajetória de duas meias-irmãs desconhecidas uma da outra, e das gerações seguintes dessa linhagem separada pela escravidão.

    CANÇAO DE NINAR Leila Slimani Apesar da relutância do marido, Myriam, mãe de duas crianças pequenas, decide voltar a trabalhar em um escritório de advocacia. O casal inicia uma seleção rigorosa em busca da babá perfeita e fica encantado ao encontrar Louise: discreta, educada e dedicada, ela se dá bem com as crianças, mantém a casa sempre limpa e não reclama quando precisa ficar até tarde.Aos poucos, no entanto, a relação de dependência mútua entre a família e Louise dá origem a pequenas frustrações – até o dia em que ocorre uma tragédia. Com uma tensão crescente construída desde as primeiras linhas, Canção de ninar trata de questões que revelam a essência de nossos tempos, abordando as relações de poder, os preconceitos de classe e entre culturas, o papel da mulher na sociedade e as cobranças envolvendo a maternidade.

    A CARTA SECRETA Lucinda Riley Quando sir James Harrison, um dos maiores atores de sua geração, morre aos 95 anos, deixa para trás não apenas uma família arrasada, mas também um segredo que seria capaz de abalar o governo britânico.Joanna Haslam, uma jovem e ambiciosa jornalista, é designada para cobrir o funeral, no qual estão presentes algumas das maiores celebridades do mundo. Mas ela se depara com algo sombrio além de todo aquele glamour: a menção a uma carta que James Harrison deixou, cujo conteúdo algumas pessoas escondem há setenta anos a qualquer custo.Enquanto procura retirar o véu de mentiras que encobre o segredo e dar o furo jornalístico do século, Joanna percebe que forças poderosas tentam impedi-la de descobrir a verdade. E elas não vão se deixar deter por nada para chegar à carta antes dela.

    CEM ANOS DE SOLIDAO Gabriel Garcia Marquez A narrativa desenvolve-se em torno de todos os membros dessa família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, uma personagem centenária e uma matriarca das mais conhecidas da história da literatura latino-americana.

  • CATÁLOGO GERAL

    CIRCE Madeline Miller Na casa do grande Hélio, divindade do Sol e o mais poderoso da raça dos titãs, nasce uma menina. Circe é uma garotinha estranha: não parece ter herdado uma fração sequer do enorme poder de seu pai, muito menos da beleza estonteante de sua mãe, a ninfa Perseis. Deslocada entre deuses e seus pares, os titãs, Circe procura companhia no mundo dos homens, onde enfim descobre possuir o poder da feitiçaria, sendo capaz de transformar seus rivais em monstros e de aterrorizar os próprios deuses.Sentindo-se ameaçado, Zeus decide bani-la a uma ilha deserta, onde Circe aprimora suas habilidades de bruxa, domando perigosas feras e cruzando caminho com as mais famosas figuras de toda a mitologia grega: o engenhoso Dédalo e Ícaro, seu filho imprudente, a sanguinária Medeia, o terrível Minotauro e, é claro, Odisseu.E os perigos são muitos para uma mulher condenada a viver sozinha em uma ilha isolada. Para proteger o que mais ama, Circe deverá usar toda a sua força e decidir, de uma vez por todas, se pertence ao reino dos deuses ou ao dos mortais que ela aprendeu a amar.

    CONFISSOES Kanae Minato O mundo da professora Yuko Moriguchi girava em torno da pequena Manami, uma garotinha de 4 anos apaixonada por coelhinhos. Agora, após um terrível acontecimento que tirou a vida de sua filha, Moriguchi decide pedir demissão.Antes, porém, ela tem uma última lição para seus pupilos. A professora revela que sua filha não foi vítima de um acidente, como se pensava: dois alunos são os culpados. Sua aula derradeira irá desencadear uma trama diabólica de vingança. Narrado em vozes alternadas e com reviravoltas inesperadas, Confissões explora os limites da punição, misturando suspense, drama, desespero e violência de forma honesta e brutal, culminando num confronto angustiante entre professora e aluno que irá colocar os ocupantes de uma escola inteira em perigo.

    OS DETETIVES SELVAGENS Roberto Bolano Os protagonistas de Os Detetives Selvagens são Arturo Belano e Ulises Lima, dois poetas marginais, mas em poucos trechos do livro são eles que conduzem a ação. O leitor sabe deles quase sempre através do olhar de outros personagens, numa investigação típica de romance policial. Por sua vez, Belano e Lima também estão numa busca detetivesca, atrás dos rastros de uma misteriosa poeta vanguardista que desapareceu no deserto de Sonora, no norte do México. Vencedor do prêmio Rómulo Gallegos, de 1999, Os detetives Selvagens foi eleito, em 2006, o livro chileno mais importante dos últimos 25 anos.

    UM NOVO CORAÇAO Sylvia Day Nunca teria me imaginado aqui. Mas estou bem agora. Em um lugar que amo, minha casa reformada e passando meu tempo com novos amigos que adoro, num emprego que me motiva. Estou me recuperando do passado para um futuro em que possa ser feliz. E daí Garrett Frost se torna meu mais novo vizinho.Ele é determinado e ousado, uma força da natureza que ameaça destruir a ordem cuidadosa da minha vida. Mas também sei reconhecer alguém perseguido por fantasmas de seu passado. Garrett é um perigo e, magoado e assombrado, parece muito mais perigoso. Temo que eu ainda esteja frágil demais para enfrentar a tempestade que existe dentro dele, muito delicada para encarar sua dor. Mas ele é muito decidido e tentador.E algumas vezes a esperança surge mesmo em meio à desolação.

    GELIDO Tess Gerritsen Quando a médica-legista Maura Isles reencontra um antigo amigo de faculdade durante um congresso, parte em uma viagem com ele e seu grupo. Porém, um acidente com o carro em meio a uma nevasca os leva ao inóspito vilarejo de Kingdom Come, onde algo terrível parece ter ocorrido. Enquanto isso, a detetive Jane Rizzoli recebe a notícia do desaparecimento da amiga e decide investigar seu destino. Assim, enquanto tenta descobrir o que houve com Maura, embrenha-se em uma trama envolvendo uma misteriosa seita e segredos do passado.

  • CATÁLOGO GERAL

    ARENA 13 Joseph Delaney Leif tem uma única ambição: tornar-se o melhor lutador da famosa Arena 13. Lá, os espectadores apostam em qual lutador vai derramar sangue primeiro. E, em ajustes de contas, apostam em qual lutador vai morrer. Mas a região é aterrorizada por Hob, um ser maligno que se deleita torturando a população e exibe o seu poder devastador desafiando combatentes da Arena 13 a lutas até a morte quando bem entende. E isso é exatamente o que Leif quer, pois ele conhece bem os crimes de Hob. E, no cerne da sua ambição, arde o desejo de vingança. Leif procura revanche contra o monstro que destruiu a sua família. Mesmo que isso lhe custe a vida.

    UM LEGADO DE ESPIOES John leCarre Peter Guillam, parceiro leal e discípulo de George Smiley no Serviço Secreto Britânico — também conhecido como Circus —, aproveitava a aposentadoria na fazenda da família na costa sul da Bretanha quando uma carta enviada pela agência de inteligência britânica o convoca a ir a Londres. O motivo? Seu passado na Guerra Fria veio à tona para confrontá-lo.As operações de espionagem que costumavam ser a menina dos olhos da agência estão sendo examinadas por uma geração que não possui nenhuma memória da Guerra Fria. Agora, alguém terá de pagar pelo sangue inocente derramado em nome de um bem maior. A hora do acerto de contas chegou.

    VACAS Dawn O'Porter Mulheres não têm que se encaixar em estereótipos. Tara, Cam e Stella são estranhas vivendo suas próprias vidas da melhor forma que podem, apesar de poder ser difícil gostar do que você vê no espelho quando a sociedade grita que você devia viver de um jeito específico. Quando um evento extraordinário cria laços invisíveis de amizade entre elas, a catástrofe de uma mulher vira a inspiração de outra, e uma lição para todas. Às vezes não tem problema não seguir o rebanho. Vacas é um livro poderoso sobre três mulheres julgando uma à outra, mas também a si mesmas. Entre todo o barulho da vida moderna, elas precisam encontrar suas próprias vozes.

    O SARI VERMELHO Javier Moro Em 1965, Sonia Maino, uma estudante italiana de 19 anos, conhece em Cambridge um jovem indiano chamado Rajiv Ghandi. Ela é filha de uma família humilde de Turim; ele pertence à estirpe mais poderosa da Índia. É o início de uma história de amor que nem mesmo a morte será capaz de quebrar. Por amor, a italiana abandona seu mundo e seu passado para fundir-se com seu novo país, a Índia prodigiosa que adora 20 milhões de divindades, fala oitocentos idiomas e que vota em quinhentos partidos políticos. Sua coragem, honestidade e sua entrega acabarão transformando-a em uma deusa aos olhos de um sexto da humanidade.

    A VELOCIDADE DA LUZ Javier Cercas O enredo de A velocidade da luz, grosso modo, é a relação entre um escritor espanhol e um veterano norte-americano da guerra do Vietnã, Rodney Falk, que ele conheceu na Universidade de Urbana, uma cidadezinha próxima a Chicago. Com base em suas lembranças de Falk e nas cartas que este mandava do front ao pai, o escritor/narrador pretende entender os enigmas do amigo americano e produzir um livro a respeito.

    O REGRESSO DO CATAO Matilde Asensi A paleógrafa Ottavia e seu marido, o arqueólogo Farag Boswell, aguardam a visita de Stweart Macalister, diretor da Universidade de Toronto. Macalister não chega sozinho – traz com ele Becky e Jake Simonson, casal de milionários e mecenas da pesquisa científica. O trio leva a Ottavia e Boswell um documento de valor histórico inimaginável: uma carta datada do século XII sobre a descoberta de um sepulcro em Nazaré com a ossada de nove corpos.

  • LITERATURA INFANTOJUVENIL

    13 SEGUNDOS Bel Rodrigues Após o fim de seu relacionamento, Lola só quer passar um tempo com os amigos e dedicar-se a música. Com o fim do coral, a garota precisa encontrar outra forma de expor seu talento musical. Com a ajuda de John, um intercambista, Lola vai passar pelo último ano do ensino médio com música, provas, amigos e uma situação inesperada: um vídeo de 13 segundos.

    ABOBORELA Stela Barbieri e Fernando Vilela Shen, um rapaz generoso e solitário, recebe de um desconhecido uma flauta capaz de encantar as pessoas, os bichos e até o broto de uma semente que germina em seu jardim... Do pé de abóbora nasce Aboborela, uma moça linda e de olhos brilhantes, que transforma a vida de Shen com seu amor. Acontece que o rei, sabendo da beleza de Aboborela, decide aprisioná-la e se casar com ela. No entanto, o que o rei não imaginava é que a moça era astuta e inteligente e sabia muito bem como se livrar de sua tirania para voltar a viver com seu amado Shen.

    ADIVINHAS PARA BRINCAR Josca Ailine Baroukh e Lucila Silva de Almeida O que é, o que é? Salta, dá um espirro e vira pelo avesso. Qual é o bicho que anda com as patas? O que faz virar a cabeça? Você pode até saber a resposta para algumas dessas perguntas, mas neste livro há muitos outros desafios! São mais de 70 adivinhas com animais, alimentos, objetos, partes do corpo humano e elementos da natureza para você se divertir a valer com os amigos.

    AMORAS Emicida e Aldo Fabrini Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.

    AS ANDANÇAS DO TIAO JALAPAO PELO SERTAO DO TOCANTINS Fábio Sombra Prepare a mochila e venha desvendar os mistérios de um território quase mágico no coração do Brasil. Em As andanças do Tião Jalapão pelo Sertão do Tocantins, o escritor Fábio Sombra conduz o leitor pelos principais pontos turísticos do Sertão do Tocantins, enquanto resgata causos e histórias da tradição oral local. E faz isso com um contador de causos de primeira: Tião Jalapão. O senhor de setenta e muitos anos, barba branca e pele curtida pelo sol, tem uma curiosa relação com a região. Afinal, ele esteve envolvido no surgimento de cada um dos atrativos mais procurados pelos turistas. A história, escrita e ilustrada por Sombra, percorre os principais atrativos da região e constrói um guia para nenhuma criança – ou adulto – botar defeito.

    AQUALTUNE E AS HISTORIAS DA AFRICA Ana Cristina Massa Maria, Guilherme, mais conhecido como “Orelha”, e Aqualtune só queriam curtir as férias juntos. Eram amigos desde sempre. Mas não imaginavam que uma simples viagem para uma fazenda longe da cidade grande se transformaria na maior aventura da vida deles. A revelação de uma antiga lenda africana, a presença de Cambinda, uma avó bem diferente das “vovós”, e a figura de Zumbi, o guerreiro dos Palmares, mudariam o destino de Aqualtune e seus amigos.

  • LITERATURA INFANTOJUVENIL

    OS ARTEIROS MAGICOS Neil Patrick Harris Carter é mais habilidoso do que imagina, mas ele não acredita em mágica de verdade. Quando os pais do garoto desaparecem, seu tio Velhaco o obriga a viver de trapaças nas ruas – até que Carter resolve escapar.Ao fugir, porém, ele jamais esperava encontrar amigos e magia numa cidadezinha pacata da Nova Inglaterra. Mas, como num passe de mágica, tudo muda assim que o ambicioso B. B. Bosso e sua trupe de palhaços ladrões chega tocando o terror no lugar. Depois de um fatídico encontro com Dante Vernon, o provedor local de truques de mágica, Carter encontra outros cinco jovens ilusionistas. Com trabalho em equipe e muita magia, eles farão de tudo para livrar a cidade das garras de Bosso. Os seis arteiros mágicos descobrirão, juntos, a amizade, a aventura e a autoconfiança nesta nova série que vai além de qualquer truque. Sim, respeitáveis leitores, a magia existe – e ela está em suas mãos.

    ARTEMIS FOWL: O MENINO PRODIGIO DO CRIME Eoin Colfer e Alves Calado Artemis é o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. O garoto imagina um plano para recuperar a fortuna de sua família, após o desaparecimento misterioso de seu pai. Seu plano poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies. O garoto começa a pôr seu plano em prática em Ho Chi Minh, a calorenta capital do Vietnã, em pleno século XXI. Lá, aliando tecnologia de ponta a seus dons criminosos, ele chantageia uma fada decadente para roubar seu Livro, objeto que permitirá desvendar os segredos do Povo das Fadas e descobrir onde esse povo guarda uma enorme reserva de ouro. O único problema é que o Livro está em gnomês - o idioma das fadas, um alfabeto ancestral, jamais decifrado por um humano. De volta à sua segura mansão na Irlanda, ele trabalha freneticamente, com a ajuda de seu superpotente computador, até conseguir desvendar o código e traduzir o texto. Mas isso é só o início.

    A ARVORE VERMELHA Shaun Tan Em meio a imagens totalmente oníricas, Shaun Tan conduz sua personagem. Uma menina ruiva que acaba de despertar num dia sem promessas. Errando por uma cidade surreal e catastrófica, sua esperança se esvanece sem explicação. Porém, no fim do dia, de volta a seu quarto sombrio, ela testemunha o milagre da vida: um minúsculo broto que, graças à luz, num virar de página, se transforma em uma grande árvore vermelha.

    AS AVENTURAS DE MIKE Gabriel Dearo e Manu Digilio Sabe aquele garoto popular da escola? Que é descolado se veste bem e faz sucesso com as garotas? Pois é, esse com certeza não é o Mike. Na verdade, o Mike é exatamente o contrário de tudo isso! Ele é desastrado, prefere videogames e salgadinhos no lugar de futebol, e é péssimo com as garotas. Ao lado do seu fiel amigo Nando (que é o ser humano mais distraído do planeta Terra) vão se aventurar em uma competição de biscoitos em busca de um misterioso prêmio que irá mudar suas vidas para sempre.

    BALAS, BOMBONS, CARAMELOS Ana Maria Machado Dos animais à beira do rio Nilo, certamente nenhum era mais carismático do que Pipo, o hipopótamo. Sem nenhum desejo de impor sua força aos outros animais -- coisa que não seria difícil tendo em vista seu tamanho avantajado --, Pipo conquistava a todos com sua calma e seu sorriso. Um dia, porém, quando Pipo abriu a boca para enchê-la de água, como fazia todos os dias, foi surpreendido por uma repentina e inexplicável dor. Seus amigos chamaram o médico, que nada pôde fazer. Só mesmo o dentista Pica-pau para resolver o problema: é que Pipo estava com os dentes esburacados de tanto comer doces e balas às escondidas, em vez de se contentar com seu capim.

  • LITERATURA INFANTOJUVENIL

    A BELA E A FERA Jeanne-Marie Leprince De Beaumont e Gabrielle-Suzanne Barbot De Villeneuve Adaptado, filmado e encenado inúmeras vezes, o enredo de A Bela e a Fera vai muito além da jovem obrigada a casar com uma horrenda Fera que no final se revela um lindo príncipe preso sob um feitiço. Nessa edição bolso de luxo da coleção Clássicos Zahar você encontra reunidas duas variantes da história. A versão clássica, escrita por Madame de Beaumont em 1756, vem embalando gerações e inspirou quase todos os filmes, peças, composições e adaptações que hoje conhecemos. A versão original, que Madame de Villeneuve publicara em 1740, é de uma riqueza espantosa, que entre outras coisas traz as histórias pregressas da Fera e da Bela e dá voz ao monstro para que ele mesmo narre seu destino.

    BICHOLOGICO Paula Taitelbaum No livro, círculos, quadrados, retângulos, triângulos e outras formas geométricas fazem nascer animais divertidos e envolventes. Há o Gato Chinês que é vampiro e possui um nariz que mais parece um alvo de mira; o Macaco Português que usa gravata borboleta e caneta atrás da orelha, o Elefante Holandês com uma tromba estampada de xadrez e um colar feito com grãos de aveia; o Coelho Escocês que é pirata e exibe cabelo moicano ou ainda o Cão Polonês que tem cílios de boneca e antenas sobre a cabeça. Estes bichos vão surgindo quando as coloridas formas passam de uma página e outra, acompanhadas de muita rima e criatividade.

    CADERNO DE RIMAS DO JOAO Lazaro Ramos e Mauricio Negro Caderno de rimas do João é o primeiro livro do autor e ator Lázaro Ramos publicado pela Pallas Editora. O menino João encanta os leitores com rimas espontâneas e temáticas diversas. Ele nos apresenta, de um jeito divertido, os assuntos de um modo mais colorido. Além do texto escrito por Lázaro Ramos, O livro conta com as ilustrações do renomado Mauricio Negro. Uma combinação que só podia dar certo! Venha você também se encantar com as rimas do João!

    CADERNO SEM RIMAS DA MARIA Lázaro Ramos e Maurício Negro Neste título chamado Caderno sem rimas da Maria, o autor se inspira em sua filha, inventa e ressignifica palavras e, nesta brincadeira, mostra que a liberdade da leitura nos faz viajar para lugares muito distantes.

    A CAIXA DE PREOCUPAÇOES Suzanne Chiew e Sean Julian O urso Miguel tem um monte de preocupações. Por sorte, Mila sabe como ajudá-lo. – As preocupações ficam menores quando você as compartilha. É verdade! – ela dizia. Então, Mila ajuda Miguel a fazer uma caixa especial. – Escreva todas as suas preocupações e coloque-as aqui. Elas podem não desaparecer, mas não vão mais te impedir de fazer as coisas. Será que a caixa das preocupações realmente funciona?

    CATANDO PIOLHOS, CONTANDO HISTORIAS Daniel Munduruku e Maté Memórias de infância de um menino indígena que nos fala das tradições de seu povo Munduruku transmitidas pela narrativa oral nos momentos felizes quando, sentado na aldeia, no colo dos mais velhos ou ao pé da fogueira, ouvia histórias enquanto eles catavam piolhos em seus cabelos e lhe faziam carinhos na cabeça.

  • LITERATURA INFANTOJUVENIL

    CHAPEUZINHO E O LEAO FAMINTO Alex T. Smith e Gilda de Aquino Certa manhã, tia Rosa acordou com o corpo cheio de pintas! Nesse caso, o que fazer? Ligar para a Chapeuzinho! Ao saber da situação, a menina se despediu do pai e correu para levar para a tia, em sua cesta, tudo o que ela precisava para se curar. Mas, no caminho, encontrou um leão faminto que bolou um plano para devorá-la. Ele chegou primeiro à casa da tia, escondeu-a no armário, disfarçou-se e ficou lá, esperando. Será que seu plano vai dar certo ou será que a Chapeuzinho vai pregar uma peça no leão? Nesse premiado reconto contemporâneo, uma menina cheia de vida mostra o valor do diálogo e da amizade.

    CHUVA DE MANGA James Rumford O Chade é um país que fica lá longe, no centro do continente africano. Seu povo vive uma realidade diferente e, ao mesmo tempo, próxima do coração brasileiro. Há terras secas e alguns momentos de fertilidade no solo árido - uma bênção que cai do céu. Por meio do dia-a-dia do menino Tomás, os leitores poderão imaginar o que é esperar pela chuva, fazer um carrinho de lata, apreciar os frutos da terra generosa e a felicidade de um povo que tem tão pouco e valoriza tudo.

    CINCO GIRAFAS NO ESPAÇO Caio Riter e Lúcia Brandão Se você gosta de histórias e de rimas, se acha que fantasia com alegria combina, se gosta de contar estrelas no céu, se acredita que ler é bom pra dedéu, se ama bichos espertos e pescoçudos, se acha que ler é viajar por vários mundos, então te apresentamos este livro legal, tem astronautas e uma nave espacial, nela se encontram cinco girafas, cinco Marias, elas viviam no espaço, ora essa, quem diria. E se você quer saber o que depois acontece, Abra este livro e a viagem da leitura comece: Ué, mas como podem caber cinco girafas num foguete?

    O COLECIONADOR DE INFINITOS Alexandre Azevedo e Suzete Armani Um menino possuía uma enorme coleção. Seus amiguinhos também colecionavam chaveiros, canetas, figurinhas, mas em menor quantidade. E quando perdiam algumas peças, ficavam muito tristes. O menino, não! Sua coleção era tão grande, mas tão grande, que não cabia em qualquer lugar.

    COM A PONTA DOS DEDOS E OS OLHOS DO CORAÇAO Leila Rentroia Iannone Fernando, um menino simples e amável, sofre com a rejeição na escola para onde foi transferido. Porém, com ajuda de sua avó, que já não enxerga, ele aprende que pode vencer a rejeição dos colegas com atitudes fortes e coerentes para as de um menino de sua idade. Não se deixando influenciar pelo que a turma pensa que é certo, ele aprende a conquistar seu espaço e firma sua identidade.

    CONTOS DE TERROR DO NAVIO NEGRO Chris Priestley Com sua prosa refinada e ilustrações ao mesmo tempo encantadoras e misteriosas, o autor reúne as histórias de um velho marinheiro que bate à porta de Ethan e Cathy em busca de abrigo, numa noite de tempestade. Piratas malignos e até um barco fantasma fazem parte do repertório de sustos que pegam os irmãos, e os leitores, de surpresa nesta coletânea deliciosamente aterrorizante.

  • LITERATURA INFANTOJUVENIL

    CONTOS DE TERROR DO TIO MONTAGUE Chris Priestley Com Contos de terror do tio Montague, o britânico Priestley acompanha Edgar, um garoto cujo tio – Montague – adorava entretê-lo com uma série de histórias arrepiantes e bastante reais. Há até provas de que todas elas de fato aconteceram: um velho telescópio de latão, uma moldura dourada, uma pequena boneca... Mas como o tio Montague conseguira tal sinistra coleção? Edgar precisava voltar para sua casa, do outro lado do bosque, e mal podia saber que o tio era, na verdade, o protagonista da mais surpreendente e terrível de todas as histórias. Priestley desembarca no Rio de Janeiro em setembro para participar da semana do livro da Escola Britânica.

    DANNY DINGLE: DESCOBERTAS FANTASTICAS - O METALMOVEL Angie Lake, Suruchi Sati, e outros Este é Danny Dingle, também conhecido como Metal Experimental (há há) – espião supersecreto e futuro assistente do maior super herói DO MUNDO, o Cara de Metal! Danny e Percy sabem que vão ter que fazer de tudo para derrotar o arqui-inimigo de Danny, Gareth Trumpshaw, um gênio do mal, filho de outro gênio do mal. (Eles também são trapaceiros de marca maior!) Será que a poção especial supergaseificada de seu pai vai poder tirá-los desse apuro? Ou o Supercão terá que salvá-los mais uma vez?

    O DIA EM QUE MINHA VIDA MUDOU POR CAUSA DE UM CHOCOLATE COMPRADO NAS ILHAS MALDIVAS Keka Reis Parecia um dia comum. Bom, pelo menos um dia comum do sexto ano. Até que, no meio da aula de ciências, Mia recebeu um embrulho inesperado. Um chocolate Pura Magia! Aquele chocolate trazia as melhores lembranças de seu pai, e há anos ela não encontrava mais pra vender. Junto com o chocolate, um bilhete: “Quer sentar do meu lado hoje na perua?”, com a letra do Bereba! E agora? Eles não eram só amigos? Por que tudo estava ficando estranho de repente? O pessoal tinha começado a passar o dia inteiro no celular e a chamar o recreio de intervalo, os adultos só queriam ter conversas sérias, não dava mais para comprar roupa na seção infantil… Como sobreviver a tudo isso e ainda decidir como responder o bilhete?

    DIARIO DE PILAR EM MACHU PICCHU Flávia Lins E Silva e Joana Penna Onde será que o gato Samba se meteu? É o que Pilar e Breno precisam descobrir! Num pulo, os dois entram na rede mágica e...lá vão para uma aventura de tirar o fôlego. No alto das montanhas do Peru, eles desbravarão os segredos de Machu Picchu, a Cidade Sagrada, e tentarão evitar que a jovem Yma, escolhida do deus Sol, fique ali para sempre. Ao mesmo tempo em que conhecem as tradições e lendas da civilização inca, Pilar, Breno e Samba vivem momentos tão inesquecíveis quanto perigosos- trilham as margens do rio Urubamba, enfrentam o poderoso Sacerdote Supremo, escondem-se nos templos de pedra, deliciam-se com choclos e quinoa e aprendem um monte de palavras no idioma quéchua.

    ESTE LIVRO ESTA CHEIO DE MONSTROS Guido Van Genechten e Gilda de Aquino Antes de deixar a capa para trás, é bom que você saiba: este livro está cheio de monstros, e você pode parar de ler a qualquer momento. Mas se você é valente, prepare-se: tenha por perto alguns itens essenciais como pregadores de roupa, protetores de ouvido e botas de borracha para seguir nessa aventura – divertida e, quem diria, até mesmo fofinha. Com ilustrações ultra divertidas que se assemelham aos desenhos das crianças, cada monstro ganha vida e características assustadoras, como gostar de comer lesmas ou adorar um banho de limo. Deu para sentir o humor? O livro, interativo, anuncia o que as crianças vão ver se tiverem coragem de virar a página. E nessa brincadeira de saber o que as espera, a risada é certa!

  • LITERATURA INFANTOJUVENIL

    EU NÃO SOU NÃO Fábio Monteiro e Ionit Zilberman Este livro é como um jogo onde a regra principal é não seguir as regras de sempre. Este livro pode ser lido de trás para frente, de frente para trás, de cabeça para baixo. No jogo, como na vida, o tempo passa junto com as tagarelices do pensamento, e a imaginação corre solta ao encontrar personagens que nos ajudam de modo lúdico a enfrentar aquela pergunta: quem sou? Para aliviar esta questão de ser ou não ser, entre nesse jogo de imagem, fantasia, papel, palavra, diversidade e coração. Este livro é assim, mas também pode ser não.

    A FANTASMAGORICA NOITE DE HUGO Bertrand Santini Desde que nasceu há doze anos, Hugo viveu com os pais em uma bela propriedade no sul da França. Recentemente, encontraram petróleo na propriedade e será uma questão de tempo até começarem a perfuração. Mas o pai de Hugo descobre, perto do cemitério da colina, uma espécie extremamente rara de flor. Isso bastará para manter o lugar como uma área protegida. Uma noite fatídica, no entanto, irá abalar a vida da família inteira. Hugo é perseguido por um ladrão e morre afogado na lagoa, na véspera de seu aniversário. Mas, a aventura não para por aí, ela apenas está começando!

    FARRA NO QUINTAL Edith Chacon e Fran Junqueira O livro Farra no quintal é um jogo com rimas e sons.O gato, o pato, o rato e um sapato se juntam na história para criar uma grande confusão.No final da história há um convite ao leitor para que siga adiante e continue com a brincadeira.

    O GRANDE LIVRO DOS DINOSSAUROS Alex Frith Desdobre as enormes páginas e divirta-se com os fatos curiosos sobre os dinossauros e outras criaturas gigantescas. As ilustrações vão fascinar os pequenos leitores e alguns grandalhões também!

    GRAVITY FALLS: O GUIA DE MISTERIO E DIVERSAO DO DIPPER E DA MABEL Dipper Pines, Mabel Pines, e outros Neste guia supercompleto sobre a série mais incrível já produzida, descubra os segredos para desvendar os maiores mistérios de múltiplas dimensões e se divertir até não poder mais! Quer descobrir o melhor jeito de acabar com o fantasma que assombra a sua loja? Ou como desvendar um código ultrassecreto? Conheça, neste livro supermaneiro totalmente colorido, as numerosas dicas e atividades permeadas com o humor aguçado e característico da série. Confira em Gravity Falls: o guia de mistério e diversão do Dipper e da Mabel! também os conselhos de Dipper sobre como manejar aparições sobrenaturais no seu dia a dia, como confrontar afirmações sobre o famoso diário perdido, as melhores maneiras de decifrar vários tipos de código e, ainda, os questionários mais hilários elaborados pela Mabel.

    O