categorias; perguntas exploratótias

12
OBJETIVO: Desenvolver atividades que visam oferecer subsídios para planejar e desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, com o uso das TIC, em sala de aula.

Upload: karen-santos

Post on 10-Apr-2017

311 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Categorias; Perguntas Exploratótias

OBJETIVO: Desenvolver atividades que visam oferecer subsídios para planejar e desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, com o uso das TIC, em sala de aula.

Page 2: Categorias; Perguntas Exploratótias

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

(1). Conhecer atividades que abordam questões exploratórias.

(2). Refletir sobre as atividades diárias realizadas em sala de aula.

(3). Reelaborar atividades estimulando as questões exploratórias.

Page 3: Categorias; Perguntas Exploratótias

Exemplo de questões exploratórias

DESCRIÇÃO:

– Alunos do 4º ano iniciam o estudo sobre o CALOR.

Page 4: Categorias; Perguntas Exploratótias

Questões Exploratórias A professora destas crianças, ao invés de iniciar sua

aula definindo o que é calor, como usualmente fazia, decidiu perguntar a elas o que achavam ser o calor.

Os alunos trouxeram várias ideias: (o calor vem do sol; vem dos nossos corpos; vem dos blusões de lã) e todos concordavam.

Um aluno lembrou que gorros e mantas também são muito quentes e assim começaram a aparecer as concepções ingênuas que as crianças tinham, naquele momento.

Page 5: Categorias; Perguntas Exploratótias

Concepções Ingênuas Estas concepções foram construídas ao longo de 9 ou 10

invernos, durante os quais essas crianças, provavelmente, ouviram os adultos, inúmeras vezes, pedindo que vestissem "roupas quentes".

Assim, cada blusão de lã ou cachecol, usados para manterem-se aquecidas, auxiliou estas crianças a pensarem de determinado modo sobre o que é o calor e quando chegaram à escola já tinham algumas ideias intuitivamente construídas sobre isso.

Essas ideias são consideradas concepções ingênuas porque entram em choque com o conceito de calor, cientificamente elaborado

Ao invés de contradizer essas ideias, a professora propôs que as crianças pensassem sobre como poderiam testá-las, para colocá-las à prova.

Page 6: Categorias; Perguntas Exploratótias

Testando as hipóteses No primeiro dia, as crianças colocaram termômetros

dentro de blusões de lã, gorros e mantas, mas, mesmo depois de 15 minutos embrulhados nestas peças, os termômetros não acusaram mudanças.

Um dos alunos sugeriu, então, que isso poderia estar acontecendo em função do curto tempo de permanência deles dentro das peças e completou: "- Quando o médico mede nossa temperatura precisamos deixar o termômetro na boca por bastante tempo."

Os colegas, que também já haviam passado por esta situação (experiência pessoal), concordaram imediatamente e tiveram a ideia de deixar os termômetros bem enrolados dentro destas roupas durante toda a noite.

Previram temperaturas altíssimas.

Page 7: Categorias; Perguntas Exploratótias

Novos testes Na manhã seguinte, as crianças ficaram confusas ao examinarem os

termômetros e constatarem que suas previsões não se cumpriram, que estavam erradas.

A professora, por sua vez, pensou que agora elas mudariam sua forma de pensar e ela poderia, finalmente, iniciar suas aulas sobre calor.

As crianças, no entanto, não desistiram de suas ideias e logo encontraram outras explicações para a falha nas suas previsões: (talvez não tenham fechado as roupas adequadamente em volta dos termômetros; talvez um vento frio tenha entrado na sala de aula durante a noite e de algum modo também entrou nas roupas; os termômetros poderiam estar estragados...)

Isso levou a novos testes, agora embrulhando os termômetros nas roupas que depois foram acondicionadas em caixas e sacos plásticos vedados com todo o cuidado e postos em armários e em gavetas, longe da janela por onde poderia, eventualmente, entrar um vento gelado.

Page 8: Categorias; Perguntas Exploratótias

Certezas Provisórias No terceiro dia as crianças apressaram-se para

ver o resultado de suas experiências, mas, uma vez mais, ao desempacotarem as peças constataram que os termômetros marcavam uniformemente a mesma temperatura.

A professora solicitou às crianças que

escrevessem em seus diários o que achavam dos resultados e como poderiam explicá-los.

Após alguns momentos de discussão, a professora percebeu que seus alunos estavam desequilibrados: suas teorias não davam conta de explicar os fatos e eles não tinham nenhuma nova teoria para substituir a antiga.

Page 9: Categorias; Perguntas Exploratótias

Refletindo sobre suas hipotéses. A professora, vendo crianças confusas, decidiu-se por

oferecer-lhes a possibilidade de escolherem uma entre duas ideias possíveis:

Escolha A : o calor pode vir de quase qualquer coisa, incluindo blusões de lã, mantas e chapéus. No entanto, quando queremos medir seu calor somos, às vezes, enganados porque medimos o ar frio que está dentro deles.

Escolha B : o calor, em grande parte, vem do sol e de nossos corpos e fica preso dentro da roupa de inverno. A roupa mantém o calor do nosso corpo dentro dela e mantém o ar frio fora.

Os alunos anotaram suas escolhas em seus diários e depois a professora lhes perguntou como poderiam testar esta nova teoria.

Page 10: Categorias; Perguntas Exploratótias

Novas possibilidades de respostas. Uma das alunas, convencida pela experiência de que

"roupa quente" não é realmente quente e que o calor que parece vir dela vem do corpo, sugeriu colocarem os termômetros em gorros, enquanto os usavam. Neste experimento o termômetro registrou valores mais altos, indicando que a aluna estava no caminho certo.

Como podemos constatar, só depois de esgotadas todas as possibilidades, as crianças começaram a duvidar de suas ideias e se mostraram abertas para começarem a pensar na possibilidade de que roupas de lã não são fonte de calor, como pensavam ser, até então.

Estas crianças poderiam ter tido aulas sobre fontes de

calor e sobre fricção, mas suas concepções ingênuas, provavelmente, permaneceriam e elas voltariam a pensar como pensavam até então, se elas não tivessem vindo à tona e se não tivessem sido trabalhadas como foram.

Page 11: Categorias; Perguntas Exploratótias

DESAFIOS

Ainda falando em calor, neste, vídeo vocês identificam aspectos que induzem compreensões contrárias as da ciências?

Page 12: Categorias; Perguntas Exploratótias

REFERÊNCIAS

Imagens retiradas do Google Image

Texto do curso de Formação de Professores do Projeto UCA