catálogo pnat 2014 | abcz

32
Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens PN T

Upload: grupo-publique

Post on 02-Apr-2016

248 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

Programa Nacional de Avaliação de Touros JovensPN T

Page 2: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

Fo

to: M

igue

l Fur

tad

o

Page 3: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

Uma das missões da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entidade que há 80 anos atua para a evolução das raças zebuínas no Brasil e no mundo, é a promoção do melhoramento genético do rebanho nacional.

Desde a década de 60, quando iniciaram as provas zootécnicas oficiais, até hoje, a entidade vem trabalhando em busca de novas ferramentas de seleção animal.

Para aumentar a oferta no mercado de touros jovens com avaliação genética positiva, a ABCZ instituiu o Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT). Já foram selecionados 44 reprodutores das raças Brahman, Guzerá, Nelore e Tabapuã, cujas doses de sêmen coletadas foram distribuídas gratuitamente para 151 rebanhos colaboradores em várias regiões do Brasil. Esse número elevado de rebanhos participantes vem possibilitando o aumento da acurária das avaliações genéticas dos touros jovens, em um menor espaço de tempo.

Nas páginas a seguir, apresentamos um balanço dos cinco anos do PNAT, que já tem quase cinco mil produtos com nascimento comunicado à ABCZ. Criadores participantes do programa acreditam que esta é uma importância ferramenta para oferta de touros melhoradores ao mercado.

Uma novidade deste catálogo é a publicação das avaliações genéticas processadas integralmente pelo PMGZ. Todos os touros aprovados na 4ª bateria (edição 2013) do PNAT estão publicados a seguir juntamente com as avaliações genéticas. Os reprodutores das outras quatro baterias também compõem este catálogo. Estão sendo publicadas as informações genealógicas e o índice iABCZ de cada um desses animais.

Em 2014, novos touros entrarão para o grupo de selecionados do PNAT. A seleção ocorrerá durante a ExpoGenética, feira agendada para o período de 16 a 24 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O resultado final desta 6ª bateria estará disponível no site do PMGZ (www.pmgz.org.br).

Page 4: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

Nova referência no mercado de touros melhoradores

PN T

O desempenho dos Touros PNAT comprova a eficiênciada evolução genética promovida pelo PMGZ

Fo

to: R

úbio

Mar

ra

Page 5: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

Em cinco anos, desde a sua criação, o PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens), que trabalha com a base

de dados do PMGZ conseguiu identificar 35.781 touros jovens aptos a participar do concurso que é uma turbina de força no melhoramento genético. As comissões formadas por criadores,

Por Márcia Benevenuto

técnicos das centrais de sêmen e técnicos da ABCZ elegeram entre todos os animais inscritos nas quatro baterias 44 indivíduos para integrar o processo que envolve a coleta e distribuição de doses aos rebanhos colaboradores, que hoje estão em 151 propriedades localizadas em 18 estados brasileiros e nas 5 regiões da federação.

Page 6: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

A evolução do PNATna fase de congelamentoe distribuição de sêmen

Na indústria de sêmen, a ABCZ tem 8 parceiros que atuam efetivamente na escolha dos touros, na inserção deles no processo de coleta e na promoção para o mercado. “Ser um touro PNAT é um argumento forte para colocar o produto do animal jovem no mercado. O aval da ABCZ e a chancela de ser um touro eleito no programa ajudam a quebrar a resistência do mercado por animais que ainda não tem DEPs geradas. Nós fizemos nossa primeira contratação em 2013 e estamos bastante ansiosos pelos resultados que virão dos rebanhos colaboradores, pois com eles poderemos confrontar os índices gerados pelas avaliações”, diz o gerente de produto corte da Semex, Caio Tristão.

Além da Semex, integram o programa Alta Genetics, ABS Pecplan, Araucária Genética Bovina, CRV Lagoa, CRI Genética, Maya Genética e Naviraí Genética. Pelas regras, as centrais precisam distribuir 600 doses de cada reprodutor aos rebanhos colaboradores e estes obrigatoriamente devem integrar a base de dados do PMGZ. Desde o início do PNAT já foram comunicados ao SRGRZ

um total de 26.568 inseminações, com 4.986 produtos nascidos e, destes, 3.084 animais já têm pesagens válidas no CDP. O criador da raça Tabapuã Márcio Henry Gregg, do município de Araruama/RJ, é um dos participantes do PNAT. Os resultados obtidos com o touro Cipoal mostram a importância do trabalho de convergência entre critérios de seleção por morfologia e por avaliação. O reprodutor que foi primeiro lugar no PNAT 2012 também ficou com o 3º lugar na pista da 79ª ExpoZebu e conquistou 5 grandes campeonatos importantes no mesmo ano, incluindo Goiânia e Feicorte, para fechar o Ranking da ABCT (Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã) como melhor macho adulto do Ranking 2013. “O PNAT foi fundamental no projeto que estruturamos para esse reprodutor. Passar pelo crivo dos técnicos da ABCZ, dos técnicos das centrais e dos criadores, na fase inicial da carreira, ajudou a respaldar a entrada do touro no mercado”, diz o selecionador.

O animal Cipoal já coletou 7 mil doses na Alta Genetics, dessas 4,5 mil foram comercializadas e 600 entregues aos rebanhos colaboradores que estão inseridos no PMGZ. O reprodutor tabapuã foi escalado pelo proprietário para desfilar na 7ª ExpoGenética junto com uma progênie de

RAÇAS 2010 2011 2012 2013 TOTAL

BRAHMAN

GIR

GUZERÁ

NELORE

TABAPUÃ

TOTAL

0

0

0

5

1

6

0

0

1

9

1

11

1

0

3

7

2

13

3

0

1

9

1

14

4

0

5

30

5

44 *Touros PNAT eleitos desde 2010.

Page 7: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

novilhas. “Na etapa atual precisamos mostrar a produção dele e gerar números para melhorar a acurácia. O PNAT tem contribuído muito para provar o potencial desses touros jovens. Em menos de um ciclo pecuário começam a nascer os produtos e com eles os números que vão provar esses touros. Dessa forma conseguimos reunir dados consistentes em um prazo encurtado para poder explorar ao máximo e com segurança o valor genético dos touros por mais tempo”, completa Márcio Gregg.

A maior parte dos touros que foi eleita no PNAT e conduzida para as centrais de coleta, foi capaz de congelar sêmen ainda nos primeiros meses de estabulamento. O desempenho favorável dentro da indústria possibilitou à ABCZ manter o calendário de ações que propõe, no cronograma, o agendamento para o início da distribuição do material genético aos rebanhos colaboradores, antecipando o período de estação de monta, por exemplo, e a previsão de nascimentos em ciclo curtíssimo.

A raça Guzerá teve quatro touros eleitos no PNAT. O diferencial destes exemplares foi o de demonstrar a convergência entre as seleções baseadas em conceitos zootécnicos e as que são inspiradas em características morfológicas. Um exemplo é o animal Florin S, PNAT 2012, do criador e diretor da ABCZ Antônio Pitangui de Salvo. Florin foi Grande Campeão e reservado de Grande em pistas pesadas como Curvelo, Belo Horizonte e ExpoZebu.

Em linhas similares de seleção está o criatório do sufixo Amar, que representa toda a criação do

Guzerá moderno, com extrema caracterização e valor genético. Os crioulos da Fazenda Amar faturaram o título de Melhor Criador na ExpoZebu 2014 para os proprietários Ana Claudia Mendes e Marcelo Mendo de Souza. O mesmo plantel, com manejos específicos, fez bonito no PNAT com o touro Astro Fiv de Amar e na ExpoZebu com o Ator FIV de Amar, Reservado Grande Campeão. “Nós acreditamos no trabalho

Fo

to: D

ivul

gaç

ão

Ana Claudia Mendes e Marcelo Mendo de Souza.

Fo

to: D

ivul

gaç

ão

Márcio Gregg na fazenda fluminense.

Page 8: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

criterioso com planejamento. Não dispensamos as ferramentas de seleção tradicionais que envolvem a sensibilidade do olhar do criador, do técnico e dos jurados, e muito menos as tecnologias oferecidas no PMGZ, que estão fundamentadas em décadas de informações e estudos. Eu gosto muito do PNAT e sempre que puder vou trazer nossos touros para o concurso. O programa é seguro e os resultados a gente comprova quando começam à nascer as progênies. O Astro é touro jovem de 2013 e já temos produtos excelentes dele nascidos na fazenda. Um melhor que o outro”, diz a selecionadora Ana Claudia.Outro criatório adepto do PNAT é o da EAO Agropecuária. O plantel, que esteve representado em todas as edições tem como maior destaque no programa o reprodutor NEVI. O touro é líder de sumário no PMGZ/2013 em várias características de sua régua de DEPs e um dos mais requisitados da atualidade. Outro ilustre da Fazenda Baviera e que teve a carreira turbinada no PNAT é Quebec da EAO. O touro teve 50% de suas cotas de produção comercializados em leilão pelo valor de R$ 300 mil. “Desde a primeira edição do PNAT tivemos a oportunidade de ter reprodutores eleitos

no programa. Além do Nevi, tivemos o Neval, o Nacasamu, o Pakayr e, por último, o Quebec. Os resultados do Nevi demonstram a consistência do processo. Ele passou por todas as etapas do melhoramento desde a identificação, a seleção e o teste de progênie até chegar à liderança do sumário PMGZ. Com certeza, o sucesso na venda de sêmen do reprodutor está relacionado com a identificação precoce no PNAT e os resultados obtidos no maior programa de melhoramento genético das raças zebuínas”, diz o gerente pecuário da EAO, Maurício Filho.

PNAT Balanço

44

Touros Eleitos4.986

Nascimentos 3.084

Pesagens

26.568CDCs

Fo

to: A

ngel

a B

itten

cour

t

Maurício Filho e as progênies dos raçadores EAO.

Page 9: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

Abrangência ilimitada

O processo para a utilização das palhetas do PNAT é abrangente e democrático. Os proprietários dos rebanhos colaboradores manifestam o interesse de trabalhar com a produção de pelo menos três touros elencados na edição. O volume de animais pré-selecionados para a quinta bateria do PNAT preencheu uma lista com 10.042 touros aptos a participar do programa e, neste ano, além das raças que participam desde a estreia do processo seletivo, a novidade é a inclusão de reprodutores das raças Sindi e Indubrasil. Os criadores interessados foram visitados pelos técnicos da ABCZ, a partir de janeiro de 2014, para proceder a avaliação visual dos candidatos a touros jovens e orientar os criadores de perto.

“Este é o processo mais democrático que um selecionador de genética melhoradora tem para inserir um novo touro de seu rebanho no mercado nacional de sêmen. Se o criador confiar no indivíduo, acreditar no potencial do trabalho,

e se esses conceitos estiverem de acordo com as necessidades e expectativas do mercado, ele deve participar sem receios. É uma grande oportunidade. Um touro PNAT sai da ExpoGenética evidenciado e respaldado por todos os formadores de opinião desse segmento da pecuária seletiva. O touro jovem, que antes do processo era só uma esperança particular do seu criador, passa a ser uma promessa aguardada no mercado”, afirma o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos.

Localizaçãodos rebanhoscolaboradores

PA

ROMT

MS

GO

MG

SP

PR

RJ

ES

BA

CEPB

SE

MA

TO

DF

1ª fase: A ABCZ, através do PMGZ, identifica os touros jovens com idade entre 18 e 30 meses, tendo como data base 15 de agosto de cada ano. A primeira seleção dos touros jovens é feita com base nas suas avaliações genéticas, devendo estes ter iABCZ com classificação TOP até 3% para a raça nelore; até 5% para as raças: Brahman, Gir, Guzerá e Tabapuã; e até 10% para as raças Sindi e Indubrasil.

2ª fase: Os animais candidatos serão avaliados previamente em suas propriedades de origem por técnicos credenciados da ABCZ. Nesta ocasião, os touros deverão ser inscritos no Registro Genealógico Definitivo, com apresentação obrigatória de exame andrológico, qualificando-o como apto à reprodução.

3ª fase: Nesta fase, os animais vistoriados e aprovados pelos técnicos da ABCZ deverão participar da ExpoGenética 2014, e apresentar novo exame andrológico. Ainda durante a mostra, todos os animais pré-selecionados e aprovados no exame andrológico serão submetidos à análise e aprovação de três grupos formados por todos os técnicos da ABCZ, por criadores participantes do PMGZ e por técnicos das centrais de inseminação que são parceiras do projeto PNAT.

4ª fase: Os touros jovens são conduzidos para a indústria onde serão submetidos ao manejo para coleta, processamento e congelamento de sêmen para distribuição aos rebanhos colaboradores e comercialização.

As etapas do PNAT

Page 10: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

Índices

35.781 Touros pré-classificados;

258 Touros participantes no PNAT durante a ExpoGenética;

44 Touros selecionados, coletados e com doses distribuídas para rebanhos colaboradores;

151 rebanhos colaboradores no programa;

18 unidades da federação e nas cinco regiões brasileiras;

26.568 CDC´s comunicadas na ABCZ;

4.986 produtos com nascimentos comunicados na ABCZ;

3.084 produtos com pesagens válidas no CDP.

Os índices foram emitidos na data de 06/06/2014.

Centrais de Inseminação parceiras do Programa:

Programa Nacional de Avaliação de Touros JovensPN T

Page 11: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

GALANTIM BONS (Nelore)Backup em vaca PanagpurRGD: BONS 1479 • Nasc.: 18/09/2008iABCZ: 25,15 • TOP 0,5%Prop.: Patrícia Zancaner Caro e Outros/Cond.

HAJASTHAN COL (Nelore)Backup em vaca Ranger ColRGD: COL A8208 • Nasc.: 16/11/2008iABCZ: 19,07 • TOP 2%Prop.: Gabirel Luiz S. Peixoto da Silva

HASIBAH COL (Nelore)Quark Col em vaca Agente Col RGD: COL A7882 • Nasc.: 23/10/2008iABCZ: 19,05 • TOP 2%Prop.: Colonial Agropecuária

NEVI DA EAO (Nelore)Quark Col em vaca PacaraRGD: EAO 2319 • Nasc.: 01/11/2008iABCZ: 22,45 • TOP 0,5%Prop.: EAO Empreendimentos Agropecuários e Obras S/A

HOUSTON COL (Nelore)Backup em vaca Barão ColRGD: COL A8088 • Nasc.: 05/11/2008iABCZ: 17,34 • TOP 2%Prop.: Colonial Agropecuária

5694 DA COPAC. (Tabapuã)Avaí de Taba em vaca AG Hitu da JangadaRGD: GER 5694 • Nasc.: 19/10/2008iABCZ: 20,72 • TOP 1%Prop.: Maria Mendonça A. Ribeiro e Outros/Cond.

PN T1ª Bateria

2010

Page 12: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

1159 DA FC (Nelore)Hanuman da Mat. em vaca 1646 da MNRGD: AGO 1159 • Nasc.: 05/12/2009iABCZ: 7,09 • TOP 20%Prop.: Antonio Carlos G. de Oliveira

INDIANO DE NAVIRAÍ (Nelore)Tecelão da SM em vaca BúgioRGD: CSCC 3331 • Nasc.: 14/09/2009iABCZ: 6,11 • TOP 24%Prop.: Agropecuária Naviraí

HANDICAP BONS (Nelore)Berloque da Bons em vaca Eslavo NFRGD: BONS 1755 • Nasc.: 27/10/2009iABCZ: 6,9 • TOP 21%Prop.: Patrícia Zancaner Caro e Outros/Cond.

PAKHAR DA ALODIA (Nelore)Jammhu da Alodia em vaca 1646 da MNRGD: FMS 1351 • Nasc.: 20/08/2009iABCZ: 7,71 • TOP 18%Prop.: Fabiano Franca Mendonça Silva

SATURNO CHIC PAUL. (Nelore)Backup em vaca PanagpurRGD: CHIC 1865 • Nasc.: 01/10/2009iABCZ: 19,82 • TOP 1%Prop.: Francisco Olavo Pugliesi Castro

QUINTETO ÁGUA BOA (Nelore)Donato de Nav. em vaca PanagpurRGD: OEV 2675 • Nasc.: 29/10/2009iABCZ: 14,38 • TOP 5%Prop.: Otoni Ernando Verdi

PN T2ª Bateria

2011

Page 13: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

HANGAR 1 CRISTAL (Nelore)Helíaco da Java em vaca PanagpurRGD: PVB 2699 • Nasc.: 11/05/2009iABCZ: 21,61 • TOP 1%Prop.: Vilabela S/A Agropastoril

DELORI VILLEFORT (Guzerá)Haiti TE S. Claramar em vaca Naab SRGD: IVAG 1014 • Nasc.: 24/02/2009iABCZ: 12,54 • TOP 12%Prop.: Agroville Agricultura e Empreendimentos Ltda.

LASTRO FIV DA RFA (Nelore)Rambo da MN em vaca EnlevoRGD: RFA 2064 • Nasc.: 30/12/2009iABCZ: 13,33 • TOP 6%Prop.: José Antonio Furtado

UAI MB DA FLOR (Tabapuã)Avaí de Taba em vaca CachimboRGD: MBF 3413 • Nasc.: 02/06/2009iABCZ: 17,99 • TOP 3%Prop.: Antonio A. V. Bossi e Irmã/Cond.

MODELO FIV DA VRJO (Nelore)Nobre em vaca Big Ben da S. NiceRGD: VRJO A2731 • Nasc.: 28/04/2009iABCZ: 24,87 • TOP 0,5%Prop.: José Olavo Borges Mendes

Page 14: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

PN T3ª Bateria

2012

IKATAN DA BONS (Nelore)Berloque da Bons em vaca PolonêsRGD: BONN 555 • Nasc.: 04/11/2010iABCZ: 16,96 • TOP 3%Prop.: Patrícia Zancaner Caro e Outros/Cond.

PAKAYR DA EAO (Nelore)B8369 da MN em vaca Big do BJRGD: EAO 4229 • Nasc.: 15/08/2010iABCZ: 23,52 • TOP 0,5%Prop.: EAO Empreendimentos Agropecuários e Obras S/A

JOKAR FIV COL (Nelore)Dirigível Col em vaca Ilustre NFRGD: COL 19661 • Nasc.: 23/09/2010iABCZ: 16,21 • TOP 3%Prop.: Colonial Agropecuária

REINADOR ÁGUA BOA (Nelore)Bitelo em vaca Galileu da Água BoaRGD: OEV 2828 • Nasc.: 02/11/2010iABCZ: 15,23 • TOP 4%Prop.: Otoni Ernando Verdi

JUNIK COL (Nelore)Quark Col em vaca PaisagistaRGD: COL 19772 • Nasc.: 07/11/2010iABCZ: 31,04 • TOP 0,1%Prop.: Colonial Agropecuária

RELEVO ÁGUA BOA (Nelore)Bitelo em vaca Galileu da Água BoaRGD: OEV 2840 • Nasc.: 12/11/2010iABCZ: 30,98 • TOP 0,1%Prop.: MFC Agropecuária Ltda.

Page 15: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

CIPOAL CCC (Tabapuã)Tarzan TE CC em vaca Iguaçu CCRGD: CCTA 1041 • Nasc.: 25/03/2010iABCZ: 19,71 • TOP 2%Prop.: Bruno Henry Gregg

SUDÃO FIV DE CV (Nelore Mocho)Erug de Nav. em vaca Oficial da SMRGD: CVCV 9710 • Nasc.: 15/07/2010iABCZ: 19,1 • TOP 2%Prop.: Carlos Viacava

FLORIM S (Guzerá)Anjo S em vaca Mago TE SRGD: CNS 8161 • Nasc.: 08/09/2010iABCZ: 15,25 • TOP 7%Prop.: Antonio P. Salvo e Outros

PARANA DE CMC (Tabapuã)Avaí de Taba em vaca CachimboRGD: CMC 442 • Nasc.: 03/03/2010iABCZ: 18,93 • TOP 2%Prop.: Cláudio A. da Silva Moura Costa

MR UBER GENGIS KHAN (Brahman)MR Uber POI 1 em vaca JDH MR Elliot MansRGD: UBER 653 • Nasc.: 25/12/2010iABCZ: 3,63 • TOP 23%Prop.: Aldo Silva Valente Jr.

EPISÓDIO VILLEFORT (Guzerá)Haiti TE S. Claramar em vaca MabroukRGD: IVAG 1895 • Nasc.: 11/08/2010iABCZ: 13,77 • TOP 9%Prop.: Virgílio Villefort Martins

FOGO FIV DA SARG (Guzerá)Doce FIV GEO em vaca Fua SRGD: MNCG 158 • Nasc.: 07/12/2010iABCZ: 12,85 • TOP 11%Prop.: Marcos de Nascimento Cury

Page 16: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ
Page 17: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

PN T4ª Bateria

2013

Page 18: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

Nome: Registro: Nascimento: Sexo:

Proprietário: Raça: Categoria:

Fazenda: Município: UF:

Rebanhos*: Filhos*: Nasc. Último Filho:

NAJAR FIV IPê OURO IPE 3921 06/10/2011 mAchO

ARNALDO mANUEL S. mAchADO BORGES NELORE PO

IPê OURO UBERABA mG

iABcZ: 19,23

TOP: 2%

cc: 2,01%

cARAcTERíSTIcAS DEP Ac% TOP% (99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Peso à fase materna - efeito direto (PM-ED) - kg 1,61 21 16Peso à desmama - efeito direto (PD-ED) - kg 3,06 21 11Peso ao sobreano - efeito direto (PS-ED) - kg 8,01 23 3Ganho de peso pós-desmama (GPD) - g/dia 21,16 20 6Peso à fase materna - efeito materno (PM-EM) - kg 1,84 24 5Total materno do peso à desnana (TMD) - kg 4,17 23 4Idade ao primerio parto (IPP) - dias -23,57 20 2Perímetro Escrotal ao sobreano (PES) - cm 0,19 20 20Estrutura Corporal (E) - - -Precocidade (P) - - -Musculosidade (M) - - -

GENEALOGIA PATERNA GENEALOGIA mATERNA

TANGORG: C6692

iABCZ: 10,89 • Top: 10

A.1359 DA MNRG: CB9862

RAMBO DA MNRG: I1111

iABCZ: 20,37 • Top: 1GRACIA TE IPE OURO

RG: IPE 2559

NOBRE TE DA PRIM.RG: J 744

iABCZ: 23,53 • Top: 0,5

STEKA TE PONTAL VRRG: VRC 2933

* Rebanhos e Filhos: refere-se ao número de filhos com pesagens válidas no período de desmama.

cENTRAL: ABS PEcPLAN

GENEALOGIA PATERNA

Page 19: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

GENEALOGIA mATERNA

Nome: Registro: Nascimento: Sexo:

Proprietário: Raça: Categoria:

Fazenda: Município: UF:

Rebanhos*: Filhos*: Nasc. Último Filho:

JAmBO FIV BONS BONS 2013 22/08/2011 mAchO

PATRIcIA ZANcANER cARO OUT/cOND NELORE PO

BONSUcESSO GUARARAPES SP

iABcZ: 19,48

TOP: 2%

cc: 1,7%

cARAcTERíSTIcAS DEP Ac% TOP% (99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Peso à fase materna - efeito direto (PM-ED) - kg 2,15 19 9Peso à desmama - efeito direto (PD-ED) - kg 4,49 19 4Peso ao sobreano - efeito direto (PS-ED) - kg 9,32 20 2Ganho de peso pós-desmama (GPD) - g/dia 24,38 18 4Peso à fase materna - efeito materno (PM-EM) - kg 1,35 17 9Total materno do peso à desnana (TMD) - kg 4,10 18 4Idade ao primerio parto (IPP) - dias -7,19 14 14Perímetro Escrotal ao sobreano (PES) - cm 0,66 17 2Estrutura Corporal (E) - - -Precocidade (P) - - -Musculosidade (M) - - -

GENEALOGIA PATERNA GENEALOGIA mATERNA

RAMBO DA MNRG: I1111

iABCZ: 20,37 • Top: 1

IRONIA DA BONSUC.RG: DZ7070

BERLOQUE DA BONS.RG: BONS 130

iABCZ: 22,1 • Top: 0,5DARA TE DA BONS.

RG: BONS 543

1646 DA MNRG: D7661

iABCZ: 20,02 • Top: 1

IARA DA BONSUC.RG: DZ7049

* Rebanhos e Filhos: refere-se ao número de filhos com pesagens válidas no período de desmama.

cENTRAL: ALTA GENETIcS

Page 20: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

Nome: Registro: Nascimento: Sexo:

Proprietário: Raça: Categoria:

Fazenda: Município: UF:

Rebanhos*: Filhos*: Nasc. Último Filho:

JAVARI BONS BONS 2099 22/09/2011 mAchO

PATRIcIA ZANcANER cARO OUT/cOND NELORE PO

BONSUcESSO GUARARAPES SP

iABcZ: 25,67

TOP: 0,5%

cc: 072%

cARAcTERíSTIcAS DEP Ac% TOP% (99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Peso à fase materna - efeito direto (PM-ED) - kg 2,40 23 7Peso à desmama - efeito direto (PD-ED) - kg 4,42 22 4Peso ao sobreano - efeito direto (PS-ED) - kg 10,27 21 1Ganho de peso pós-desmama (GPD) - g/dia 30,74 20 2Peso à fase materna - efeito materno (PM-EM) - kg 2,26 17 3Total materno do peso à desnana (TMD) - kg 5,60 20 2Idade ao primerio parto (IPP) - dias -17,53 14 4Perímetro Escrotal ao sobreano (PES) - cm 0,78 25 1Estrutura Corporal (E) - - -Precocidade (P) - - -Musculosidade (M) - - -

GENEALOGIA PATERNA GENEALOGIA mATERNA

B8734 DA MNRG: MANA B8734

iABCZ: 21,14 • Top: 1

DENGOSINHA COLRG: COL A3775

GANGES COLRG: COL A6879

iABCZ: 22,15 • Top: 0,5FARPA FIV BONS.RG: BONS 1195

1646 DA MNRG: D7661

iABCZ: 20,02 • Top: 1

MALVA DO GUIRAHYRG: SZAN M 10

* Rebanhos e Filhos: refere-se ao número de filhos com pesagens válidas no período de desmama.

cENTRAL: mAyA GENÉTIcA

cARAcTERíSTIcAS

GENEALOGIA PATERNA

Page 21: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

GENEALOGIA mATERNA

Nome: Registro: Nascimento: Sexo:

Proprietário: Raça: Categoria:

Fazenda: Município: UF:

Rebanhos*: Filhos*: Nasc. Último Filho:

NAVIRAí LOTUS cScN 12212 25/09/2011 mAchO

AGROPEc. NAVIRAí LTDA. NELORE PO

SANTA mARTA NAVIRAí mS

iABcZ: 19,84

TOP: 1%

cc: 1,63%

cARAcTERíSTIcAS DEP Ac% TOP% (99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Peso à fase materna - efeito direto (PM-ED) - kg 0,38 26 41Peso à desmama - efeito direto (PD-ED) - kg 1,78 26 24Peso ao sobreano - efeito direto (PS-ED) - kg 8,50 28 3Ganho de peso pós-desmama (GPD) - g/dia 24,49 25 4Peso à fase materna - efeito materno (PM-EM) - kg 2,44 26 3Total materno do peso à desnana (TMD) - kg 4,49 26 3Idade ao primerio parto (IPP) - dias -5,69 22 17Perímetro Escrotal ao sobreano (PES) - cm 0,82 30 1Estrutura Corporal (E) 0,020 22 37Precocidade (P) 0,040 22 21Musculosidade (M) 0,009 22 54

GENEALOGIA PATERNA GENEALOGIA mATERNA

BUGIO TE DA SMRG: CSCN 7346

iABCZ: 10,49 • Top: 11

CRATERA DE NAVIRAIRG: CSCN 8139

FUNCIONARIO NAVIRAIRG: CSCN 9022

iABCZ: 9,07 • Top: 14TRUCADA DA SMRG: CSCN 6497

OLHAR COLRG: I8844

iABCZ: 6,08 • Top: 24

FALANGE DA FG.RG: GUA 7435

* Rebanhos e Filhos: refere-se ao número de filhos com pesagens válidas no período de desmama.

cENTRAL: NAVIRAí GENÉTIcA

Page 22: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

cARAcTERíSTIcAS

GENEALOGIA PATERNA

Nome: Registro: Nascimento: Sexo:

Proprietário: Raça: Categoria:

Fazenda: Município: UF:

Rebanhos*: Filhos*: Nasc. Último Filho:

QUEBEc EAO EAO 5785 22/08/2011 mAchO

EAO EmPREEND. AGROP. E OBRAS S/A NELORE PO

BAVIERA ITAGIBA BA

iABcZ: 24,72

TOP: 0,5%

cc: 0,31%

cARAcTERíSTIcAS DEP Ac% TOP% (99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Peso à fase materna - efeito direto (PM-ED) - kg 3,72 57 1Peso à desmama - efeito direto (PD-ED) - kg 6,90 57 0,5Peso ao sobreano - efeito direto (PS-ED) - kg 13,72 58 0,1Ganho de peso pós-desmama (GPD) - g/dia 25,98 65 3Peso à fase materna - efeito materno (PM-EM) - kg 1,40 26 9Total materno do peso à desnana (TMD) - kg 5,56 42 2Idade ao primerio parto (IPP) - dias 2,55 20 57Perímetro Escrotal ao sobreano (PES) - cm 1,16 51 0,1Estrutura Corporal (E) - - -Precocidade (P) - - -Musculosidade (M) - - -

GENEALOGIA PATERNA GENEALOGIA mATERNA

RAMBO DA MNRG: I1111

iABCZ: 20,37 • Top: 1

IRONIA DA BONSUC.RG: DZ7070

BERLOQUE DA BONS.RG: BONS 130

iABCZ: 22,1 • Top: 0,5NAVIRADA DA EAO

RG: EAO 2248

QUARK COLRG: L4810

iABCZ: 27,61 • Top: 0,1

DHARMA DA SUACUIRG: FMNE 43

* Rebanhos e Filhos: refere-se ao número de filhos com pesagens válidas no período de desmama.

cENTRAL: ABS PEcPLAN

Page 23: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

Nome: Registro: Nascimento: Sexo:

Proprietário: Raça: Categoria:

Fazenda: Município: UF:

Rebanhos*: Filhos*: Nasc. Último Filho:

EXPRESSIVO FIV FVc FVc 8009 12/11/2011 mAchO

JAIRO mAchADO cARNEIRO FILhO NELORE PO

VERA cRUZ BARRA DO GARçAS mT

iABcZ: 19,53

TOP: 2%

cc: 0,41%

cARAcTERíSTIcAS DEP Ac% TOP% (99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Peso à fase materna - efeito direto (PM-ED) - kg 3,28 19 2Peso à desmama - efeito direto (PD-ED) - kg 5,17 19 2Peso ao sobreano - efeito direto (PS-ED) - kg 8,84 22 2Ganho de peso pós-desmama (GPD) - g/dia 14,77 18 15Peso à fase materna - efeito materno (PM-EM) - kg 1,92 22 5Total materno do peso à desnana (TMD) - kg 5,15 21 2Idade ao primerio parto (IPP) - dias -8,31 18 12Perímetro Escrotal ao sobreano (PES) - cm 0,50 18 5Estrutura Corporal (E) - - -Precocidade (P) - - -Musculosidade (M) - - -

GENEALOGIA PATERNA GENEALOGIA mATERNA

TANGORG: C6692

iABCZ: 10,89 • Top: 10

A.1359 DA MNRG: CB9862

RAMBO DA MNRG: I1111

iABCZ: 20,37 • Top: 1ADELHA

RG: AYJR 901

QUARK COLRG: L4810

iABCZ: 27,61 • Top: 0,1

CARATERRG: AYJR 132

* Rebanhos e Filhos: refere-se ao número de filhos com pesagens válidas no período de desmama.

cENTRAL: ABS PEcPLAN

GENEALOGIA mATERNA

Page 24: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

Nome: Registro: Nascimento: Sexo:

Proprietário: Raça: Categoria:

Fazenda: Município: UF:

Rebanhos*: Filhos*: Nasc. Último Filho:

mETILO FIV VT FVT 7146 11/08/2011 mAchO

AmAURI GOUVEIA NELORE mOchA PO

Vô ThOmAZ AVARÉ SP

iABcZ: 15,38

TOP: 4%

cc: 0,55%

cARAcTERíSTIcAS DEP Ac% TOP%Peso à fase materna - efeito direto (PM-ED) - kg 1,27 21 21Peso à desmama - efeito direto (PD-ED) - kg 3,30 21 9Peso ao sobreano - efeito direto (PS-ED) - kg 10,78 23 1Ganho de peso pós-desmama (GPD) - g/dia 33,30 20 1Peso à fase materna - efeito materno (PM-EM) - kg -0,07 23 56Total materno do peso à desnana (TMD) - kg 1,41 22 26Idade ao primerio parto (IPP) - dias -8,13 19 12Perímetro Escrotal ao sobreano (PES) - cm 0,42 20 7Estrutura Corporal (E) - - -Precocidade (P) - - -Musculosidade (M) - - -

GENEALOGIA PATERNA GENEALOGIA mATERNA

FAMOSO M.DA RVRG: HA6210

iABCZ: 10,49 • Top: 11

BRASILANDIA DE CVRG: CVCA 445

JAGUARARI DE CVRG: CVCV 2014

iABCZ: 18,31 • Top: 2GRAPA TE DE NAVIRAI

RG: CSCN 9570

COSTUME DE NAVIRAIRG: CSCN 7859

iABCZ: 6,19 • Top: 24

TRUCADA DA SMRG: CSCN 6497

* Rebanhos e Filhos: refere-se ao número de filhos com pesagens válidas no período de desmama.

cENTRAL: SEmEX

cARAcTERíSTIcAS

GENEALOGIA PATERNA

(99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Page 25: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

GENEALOGIA mATERNA

Nome: Registro: Nascimento: Sexo:

Proprietário: Raça: Categoria:

Fazenda: Município: UF:

Rebanhos*: Filhos*: Nasc. Último Filho:

mILVIO FIV VT FVT 7148 14/08/2011 mAchO

AmAURI GOUVEIA NELORE mOchA PO

Vô ThOmAZ AVARÉ SP

iABcZ: 15,38

TOP: 4%

cc: 0,55%

cARAcTERíSTIcAS DEP Ac% TOP% (99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Peso à fase materna - efeito direto (PM-ED) - kg 1,27 57 21Peso à desmama - efeito direto (PD-ED) - kg 3,30 57 9Peso ao sobreano - efeito direto (PS-ED) - kg 10,78 58 1Ganho de peso pós-desmama (GPD) - g/dia 33,30 65 1Peso à fase materna - efeito materno (PM-EM) - kg -0,07 26 56Total materno do peso à desnana (TMD) - kg 1,41 42 26Idade ao primerio parto (IPP) - dias -8,13 20 12Perímetro Escrotal ao sobreano (PES) - cm 0,42 51 7Estrutura Corporal (E) - - -Precocidade (P) - - -Musculosidade (M) - - -

GENEALOGIA PATERNA GENEALOGIA mATERNA

FAMOSO M.DA RVRG: HA6210

iABCZ: 10,49 • Top: 11

BRASILANDIA DE CVRG: CVCA 445

JAGUARARI DE CVRG: CVCV 2014

iABCZ: 18,31 • Top: 2GRAPA TE DE NAVIRAI

RG: CSCN 9570

COSTUME DE NAVIRAIRG: CSCN 7859

iABCZ: 6,19 • Top: 24

TRUCADA DA SMRG: CSCN 6497

* Rebanhos e Filhos: refere-se ao número de filhos com pesagens válidas no período de desmama.

cENTRAL: ALTA GENETIcS

(99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Page 26: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

Nome: Registro: Nascimento: Sexo:

Proprietário: Raça: Categoria:

Fazenda: Município: UF:

Rebanhos*: Filhos*: Nasc. Último Filho:

mERITO FIV VyDA VyDA 132 19/12/2011 mAchO

AmAURI GOUVEIA NELORE PO

Vô ThOmAZ AVARÉ SP

iABcZ: 21,75

TOP: 1%

cc: 1,13%

cARAcTERíSTIcAS DEP Ac% TOP% (99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Peso à fase materna - efeito direto (PM-ED) - kg 3,26 21 3Peso à desmama - efeito direto (PD-ED) - kg 5,60 21 1Peso ao sobreano - efeito direto (PS-ED) - kg 13,53 23 0,5Ganho de peso pós-desmama (GPD) - g/dia 35,64 20 0,5Peso à fase materna - efeito materno (PM-EM) - kg 0,18 24 41Total materno do peso à desnana (TMD) - kg 3,08 23 8Idade ao primerio parto (IPP) - dias -8,06 20 12Perímetro Escrotal ao sobreano (PES) - cm 0,83 20 1Estrutura Corporal (E) - - -Precocidade (P) - - -Musculosidade (M) - - -

GENEALOGIA PATERNA GENEALOGIA mATERNA

FAJARDO DA GBRG: I3165

iABCZ: 12,94 • Top: 7

AMAGDALARG: AT 499

BACKUPRG: AAAP 1653

iABCZ: 31,06 • Top: 0,1GRAPA TE DE NAVIRAI

RG: CSCN 9570

COSTUME DE NAVIRAIRG: CSCN 7859

iABCZ: 6,19 • Top: 24

TRUCADA DA SMRG: CSCN 6497

* Rebanhos e Filhos: refere-se ao número de filhos com pesagens válidas no período de desmama.

cENTRAL: ALTA GENETIcS

cARAcTERíSTIcAS

GENEALOGIA PATERNA

Page 27: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

(99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

GENEALOGIA mATERNA

Nome: Registro: Nascimento: Sexo:

Proprietário: Raça: Categoria:

Fazenda: Município: UF:

Rebanhos*: Filhos*: Nasc. Último Filho:

DEQUE FIV TJG FZch 383 22/10/2011 mAchO

mARIA cEcILIA JUNQUEIRA GERmANO TABAPUã PO

chAPADãO GUARDA-mOR mG

iABcZ: 16,24

TOP: 4%

cc: 1,89%

cARAcTERíSTIcAS DEP Ac% TOP% (99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Peso à fase materna - efeito direto (PM-ED) - kg 2,72 21 9Peso à desmama - efeito direto (PD-ED) - kg 4,39 22 7Peso ao sobreano - efeito direto (PS-ED) - kg 7,70 22 7Ganho de peso pós-desmama (GPD) - g/dia 18,40 19 9Peso à fase materna - efeito materno (PM-EM) - kg 1,27 22 18Total materno do peso à desnana (TMD) - kg 3,82 22 10Idade ao primerio parto (IPP) - dias -6,36 18 4Perímetro Escrotal ao sobreano (PES) - cm 0,06 19 35Estrutura Corporal (E) 1,164 18 13Precocidade (P) 0,154 16 67Musculosidade (M) 0,569 15 25

GENEALOGIA PATERNA GENEALOGIA mATERNA

RAIO DA PROG.NYRG: NYFP 1459

iABCZ: 21,57 • Top: 1

AGUIA MB DA FLORRG: E3623

LIDER MB DA FLORRG: MBF 1187

iABCZ: 16,68 • Top: 4NORUEGA TE DA PRATA

RG: PRT 5169

CACHIMBO DA PRATARG: PRT 2365

iABCZ: 6,61 • Top: 30

EGIDE MB DA FLORRG: E3895

* Rebanhos e Filhos: refere-se ao número de filhos com pesagens válidas no período de desmama.

cENTRAL: c.R.I. GENÉTIcA

Page 28: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

Nome: Registro: Nascimento: Sexo:

Proprietário: Raça: Categoria:

Fazenda: Município: UF:

Rebanhos*: Filhos*: Nasc. Último Filho:

ASTRO FIV DE AmAR LUNI 74 10/08/2011 mAchO

ANA cLAUDIA mENDES SOUZA GUZERÁ PO

SANTA cEcILIA UBERABA mG

iABcZ: 15,67

TOP: 6%

cc: 7,89%

cARAcTERíSTIcAS DEP Ac% TOP% (99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Peso à fase materna - efeito direto (PM-ED) - kg 3,85 21 5Peso à desmama - efeito direto (PD-ED) - kg 7,14 22 2Peso ao sobreano - efeito direto (PS-ED) - kg 7,94 22 3Ganho de peso pós-desmama (GPD) - g/dia 29,02 19 2Peso à fase materna - efeito materno (PM-EM) - kg -0,37 22 69Total materno do peso à desnana (TMD) - kg 2,92 22 16Idade ao primerio parto (IPP) - dias -6,34 20 15Perímetro Escrotal ao sobreano (PES) - cm 0,21 18 15Estrutura Corporal (E) 0,695 16 42Precocidade (P) - - -Musculosidade (M) - - -

GENEALOGIA PATERNA GENEALOGIA mATERNA

ABAETE SRG: CNS 4995

iABCZ: 32,63 • Top: 0,1

DEGOLA SRG: CNS 5595

HAITI TE S.CLARAMARRG: AFGF 184

iABCZ: 10,85 • Top: 16MAHADEVI II TE S

RG: CNS 6041

BESOURO ROERG: ROES 1

iABCZ: 20,23 • Top: 2

ACNA SRG: CNS 5049

* Rebanhos e Filhos: refere-se ao número de filhos com pesagens válidas no período de desmama.

cENTRAL: ALTA GENETIcS

cARAcTERíSTIcAS

GENEALOGIA PATERNA

Page 29: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

(99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

GENEALOGIA mATERNA

Nome: Registro: Nascimento: Sexo:

Proprietário: Raça: Categoria:

Fazenda: Município: UF:

Rebanhos*: Filhos*: Nasc. Último Filho:

mR UBER POI 739 UBER 739 22/05/2011 mAchO

ALDO SILVA VALENTE JUNIOR BRAhmAN PO

SãO LOURENçO VALENçA RJ

iABcZ: 9,61

TOP: 6%

cc: 0,09%

cARAcTERíSTIcAS DEP Ac% TOP% (99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Peso à fase materna - efeito direto (PM-ED) - kg 2,66 19 2Peso à desmama - efeito direto (PD-ED) - kg 3,88 19 2Peso ao sobreano - efeito direto (PS-ED) - kg 2,93 20 11Ganho de peso pós-desmama (GPD) - g/dia 4,02 17 26Peso à fase materna - efeito materno (PM-EM) - kg -1,02 22 64Total materno do peso à desnana (TMD) - kg 0,33 20 33Idade ao primerio parto (IPP) - dias -22,56 19 3Perímetro Escrotal ao sobreano (PES) - cm 0,11 18 16Estrutura Corporal (E) -0,271 16 76Precocidade (P) 0,485 15 28Musculosidade (M) - - -

GENEALOGIA PATERNA GENEALOGIA mATERNA

JDH DOMINO MANSO 42RG: 683995

JDH QUEEN LILA MANSORG: 530303

JDH SIR MARRI MANSORG: 718788

iABCZ: 14,68 • Top: 2MISS QUITUMBA POI 91

RG: LEEB 91

MR.V8 700/3RG: 630321

iABCZ: 0,62 • Top: 38

PHOENIX 1099 PODER.RG: 103

* Rebanhos e Filhos: refere-se ao número de filhos com pesagens válidas no período de desmama.

cENTRAL: ALTA GENETIcS

Page 30: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

Nome: Registro: Nascimento: Sexo:

Proprietário: Raça: Categoria:

Fazenda: Município: UF:

Rebanhos*: Filhos*: Nasc. Último Filho:

mR UBER POI 741 UBER 741 22/05/2011 mAchO

ALDO SILVA VALENTE JUNIOR BRAhmAN PO

SãO LOURENçO VALENçA RJ

iABcZ: 7,48

TOP: 10%

cc: 0,52%

cARAcTERíSTIcAS DEP Ac% TOP% (99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Peso à fase materna - efeito direto (PM-ED) - kg 1,38 19 10Peso à desmama - efeito direto (PD-ED) - kg 2,19 20 10Peso ao sobreano - efeito direto (PS-ED) - kg 1,39 21 27Ganho de peso pós-desmama (GPD) - g/dia 0,46 17 47Peso à fase materna - efeito materno (PM-EM) - kg 0,39 22 27Total materno do peso à desnana (TMD) - kg 1,34 21 19Idade ao primerio parto (IPP) - dias -19,27 20 5Perímetro Escrotal ao sobreano (PES) - cm 0,08 19 22Estrutura Corporal (E) -1,037 17 96Precocidade (P) 0,115 15 54Musculosidade (M) - - -

GENEALOGIA PATERNA GENEALOGIA mATERNA

JDH DOMINO MANSO 42RG: 683995

JDH QUEEN LILA MANSORG: 530303

JDH SIR MARRI MANSORG: 718788

iABCZ: 14,68 • Top: 2LADY UBER POI 152

RG: UBER 152

JDH CHARLEY S JAZZRG: 750937

iABCZ: -6,8 • Top: 78

JJ MS QUERENCA 189RG: QERJ 189

* Rebanhos e Filhos: refere-se ao número de filhos com pesagens válidas no período de desmama.

cENTRAL: ALTA GENETIcS

cARAcTERíSTIcAS

GENEALOGIA PATERNA

Page 31: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

GENEALOGIA mATERNA

Nome: Registro: Nascimento: Sexo:

Proprietário: Raça: Categoria:

Fazenda: Município: UF:

Rebanhos*: Filhos*: Nasc. Último Filho:

SOPRANO BR LAGO LAKO 112 26/03/2011 mAchO

FABIO JOSE DE FARIA cAmARGOS BRAhmAN PO

DO LAGO BOA ESPERANcA mG

iABcZ: 3,74

TOP: 22%

cc: 4,41%

cARAcTERíSTIcAS DEP Ac% TOP% (99) REPRESENTAçãO GRÁFIcA (0,1)

Peso à fase materna - efeito direto (PM-ED) - kg 0,34 18 29Peso à desmama - efeito direto (PD-ED) - kg 1,22 18 19Peso ao sobreano - efeito direto (PS-ED) - kg 2,01 20 19Ganho de peso pós-desmama (GPD) - g/dia 6,76 8 13Peso à fase materna - efeito materno (PM-EM) - kg -2,25 17 87Total materno do peso à desnana (TMD) - kg -2,40 18 74Idade ao primerio parto (IPP) - dias -23,43 17 3Perímetro Escrotal ao sobreano (PES) - cm 0,03 17 35Estrutura Corporal (E) - - -Precocidade (P) - - -Musculosidade (M) - - -

GENEALOGIA PATERNA GENEALOGIA mATERNA

JDH MR SHANNON MANSORG: 822515

iABCZ: 14,52 • Top: 2

JDH MS DULC.M.174/1RG: 813923

JDH MR MOSL.M.368/1RG: 846561

iABCZ: 4,52 • Top: 19MS YURI ATINA 15

RG: IURI 15

JDH WESTIN MANS.80/1RG: 813956

iABCZ: 10,43 • Top: 5

MISS ATINA 761 R55RG: GOMI 15

* Rebanhos e Filhos: refere-se ao número de filhos com pesagens válidas no período de desmama.

cENTRAL: ALTA GENETIcS

Page 32: Catálogo PNAT 2014 | ABCZ

100%

Criador, o PMGZ agora é 100% produzido pela ABCZ.O que você ganha com isso? Maior agilidade às suas necessidades na obtenção de dados, informações de DEPs completas, Índices, além de contar com uma equipe própria e afinada com mais de 100 técnicos especializados em avaliação de rebanhos.

100% Produtividade100% Melhoramento100% Garantia ABCZ100% Zebu

PMGZ é um produto da [email protected]