catálogo master 2014 - tecfilter · sentam os modos de atuação ou comandos. 1. cada posição da...

90
2 VÁLVULAS

Upload: lycong

Post on 07-Feb-2019

232 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2 12VÁLVULAS

2 12

2.0.1.1

A função das válvulas direcionais é de permitir, orientar ou interromper um u o de ar. or distri uir o ar aos elementos de tra al o, são con ecidas tam ém como válvulas de distri uição.Constituem os instrumentos de comando de um circuito. am ém são utili adas em taman os menores como

emissoras ou receptoras de sinais para o comando das válvulas principais do sistema, e ainda em funções de tratamento de sinais.

uas das principais caracter sticas ue possi ilitam sua classi cação, são o n mero de vias e o n mero de posições, de nidos a se uir

Vias enominamos assim o n mero de ocais de coneão do elemento de distri uição. ode se ter válvulas

de 2, , , ou mais vias. ão é poss vel um n mero de vias inferior a dois.

Posições refere se ao n mero de posições estáveis do elemento de distri uição. As válvulas mais comuns possuem 2 ou posições, apesar de al uns modelos particulares possu rem mais. ão é poss vel um n mero de posições inferior a dois.

As válvulas direcionais são de nidas conforme o n mero de vias e o n mero de posições da se uinte forma

N° Vias / N° posições

emplos 2 2 duas vias duas posições 2 tr s vias duas posições 2 uatro vias duas posições 2 cinco vias duas posições cinco vias tr s posições etc.

o aç o o s o o s m olo representa a função da válvula e sua forma

de acionamento e ou reação. ão representa de forma al uma a válvula do ponto de vista construtivo. s m olo é composto por duas partes em de nidas

m loco central, onde são identi cadas as posições estáveis do elemento de comutação e as vias de cone ão para cada posição, e de dois locos e tremos ue representam os modos de atuação ou comandos. 1. Cada posição da válvula é representada por um qua

drado. Haverá tantos quadrados adjacentes quantas posições de distri uição ouver na válvula.

2. s ocais são representados por traços unidos ao quadrado correspondente à posição normal de repouso da válvula.

. As vinculações entre os ocais são representadas por lin as e setas, indicando o sentido de circulação. s

ocais fec ados são representados por lin as transversais. Tais representações são feitas para cada posição.

. As canali ações de escape são representadas por um tri n ulo, podendo ser

a scape sem possi ilidade de cone ão orif cio sem rosca).

) scape com possi ilidade de cone ão orif cio com rosca).

O s m olo é completado com os esquemas correspondentes aos comandos das válvulas, sendo estes o meio pelo qual é o tida a comutação das suas posições.

IntroduçãoVálvulas direcionais

istem diferentes tipos de comandos musculares ou manuais, mecânicos, pneumáticos, elétricos e eletropneumáticos.

V as 2 2ertencem a este rupo todas as válvulas de fec amento

que possuem um orif cio de entrada e outro de sa da 2 vias) e duas posições de comando. ão utili adas somente nas partes dos equipamentos pneumáticos onde não é preciso efetuar a descar a do sistema alimentado pela mesma válvula; atuam somente como válvulas de passa em. odem ser normalmente fec adas ou a ertas, dependendo se fec am ou a ilitam a passa em respectivamente na sua posição de repouso.

V as 2Além de alimentar um circuito, permitem a sua descar a ao serem comutadas. Tam ém podem ser normalmente fec adas ou a ertas.

V as 2ossuem quatro orif cios de cone ão, sendo um para

alimentação, dois para utili ações normais e um para escape, sendo este ltimo comum para am as utili ações. Operam em duas posições de comando, sendo que para cada uma delas s uma utili ação é alimentada, enquanto que a outra é conectada ao escape; esta condição é invertida ao se comutar a válvula.

V as 2ossuem cinco orif cios de cone ão e duas posições de

comando. A diferença em relação à 2 é que possuem dois escapes que correspondem um para cada utili ação. sto possi ilita entre outras coisas, controlar a velocidade

de avanço e retorno de um cilindro de maneira independente.

V as e posiçõesAs funções das e tremidades das válvulas de tr s posi ções são id nticas às de duas posições, todavia a dife rença é que estas incorporam uma posição central adicio nal.

sta posição poderá ser de centro fec ado, centro a erto ou centro so pressão.

m centro a erto permite a interrupção intermediária de um atuador de maneira livre, uma ve que am as as câmaras cam conectadas ao escape nesta posição. m centro fec ado, ao contrário, permitirá uma interrupção intermediária, porém o cilindro cará loqueado pelo impedimento de seus escapes. O centro com pressão mantém am as as câmaras alimentadas, o que permite interromper com precisão um cilindro sem aste, compensando eventuais perdas de ar no circuito.

e o asas eletroválvulas, o sinal que ori ina a comutação é de

nature a elétrica, e citando um solen ide que por ação ma nética provoca o deslocamento de um n cleo m vel interno que a ilita ou não a passa em do uido.

os comandos diretos, o mesmo n cleo a ilita ou não a passa em principal do uido; nos comandos eletrop

2.0.1.2

pe ressão a soluta de alimentação da válvula ar) pressão manométrica 1,01 )

r a ão e i ida pelo acionamento m3 )

e o e ações pa a o a e as as i e io ais

1. Na sua maioria todas as roscas são Gás cilíndricas ). eve se tomar cuidado especial ao montar

tu ulações alvani adas, que por serem de rosca c nica podem causar a que ra do componente. tili e preferencialmente cone ões com rosca cilíndrica de assento frontal ).

2. e for utili ado selante de ta para as uniões rosqueadas, certi que se que não so rem restos que possam penetrar no interior da válvula e prejudicar seu om funcionamento.

3. Ao montar a tu ulação, certi que se que não aja corpos estran os em seu interior. recomendável soprar previamente com ar limpo e seco.

. Não monte as válvulas em am ientes com temperaturas maiores que as especi cadas.

. m todos os casos certi que se que o ar fornecido para as válvulas ten a sido previamente ltrado e de prefer ncia lu ri cado. ma válvula operada com ar sem ltra em e sem lu ri cação ca sujeita à diminuição da sua vida til.

. uitas válvulas são similares e ternamente, entretanto cumprem funções diferentes ou tra al am com pressões diferentes. ara maior se urança, veri que o c di o da válvula e con rme que seja o mesmo no catálo o do fa ricante.

. ara maior se urança nas cone ões e evitar acionamentos acidentais, veri que qual é o ocal de pressão, quais são as utili ações e quais são os escapes de acordo com o sím olo O na etiqueta de cada válvula.

. uase todas as válvulas possuem os ocais de descar a com rosca, o que permite condu ir os escapes para onde não aja risco de contaminação de leo ou propa ação de ruídos.

. e os escapes de ar produ irem ruídos inc modos ou superarem os limites permitidos, deve se prever a utili ação de silenciadores de escape.

10. Se a válvula for de 2 posições estáveis comandada por impulsos, ten a em mente que ela deve ser montada sempre de tal forma que o distri uidor que na

ori ontal, para evitar o risco de que este se movimente pela ação de seu pr prio peso e ou por vi rações.

11. recomendável instalar as válvulas o mais pr imo possível dos atuadores comandados.

12. No caso de comandos elétricos ou eletropneumáticos, certi que se que a tensão de alimentação corresponda à tensão nominal do solenóide com sua respectiva tolerância. Fora deste valor, poderão funcionar de forma incorreta e com peri o de deterioração.

13. Levar em conta que as solenóides e as tomadas podem assumir diferentes posições para efeito de se conse uir a orientação mais conveniente dos ca os para cada aplicação.

14. Em solenóides de corrente contínua ou alternada é recomendável o uso de indicadores com LED, para

IntroduçãoVálvulas direcionais

neumáticos, uma válvula piloto de comando direto envia o sinal pneumático que desloca o distri uidor principal.

a a e s i as io ais as asE istem várias características a serem de nidas para a escol a de uma válvula, que são as se uintesA vazão nominal, e pressa em Nl min, representa a vaão normal de ar em l min que passa pela válvula, com

uma pressão de alimentação de ar e uma perda de car a de 1 ar. A freqüência de comutação re ete a rapide com que a válvula comuta as suas posições.

o a e as asAs válvulas direcionais na sua concepção ásica possuem os ocais de cone ão diretamente so re o seu corpo. Esta forma de monta em é adequada quando se trata de automações simples com uma quantidade redu idade válvulas. Outra forma de monta em é através das bases unitárias, onde todas as cone ões se encontram so re uma parte inferior sem peças móveis e sem manutenção. A reposição ou manutenção periódica da válvula não implica em tarefas de descone ão e cone ão, economi ando tempo e mão de o ra.

aseando se neste critério, foram desenvolvidas as denominadas bases manifold ou ases para monta em m ltipla. A diferença em relação às ases unitárias é que e istem um canal comum para alimentação e outro para os escapes, proporcionando economia de cone ões e tempo de monta em. Sendo as cone ões feitas eralmente por trás, isto possi ilita a monta em frontal das

ases em painéis com as suas saídas pela parte de trás dos mesmos.

i e sio a e o as asA va ão normal necessária para o acionamento de um cilindro pneumático, dependerá em eral da va ão necessária para o acionamento, que por sua ve dependerá do taman o do cilindro, da velocidade de seu acionamento e da pressão de operação, onde

2 2 p 1 1 r va ão necessária Nm3 ) d diâmetro do pistão do cilindro cm2) C curso do cilindro cm) t tempo de e ecução do movimento se ) p pressão de operação ou manométrica ar)

A va ão nominal normal que a válvula deve ter é determinada pela se uinte e pressão

onde n a ão nominal da válvula Nl min) p ueda de pressão admitida na válvula ar)

p pe p(

2 12

2.0.1.3

facilitar o acompan amento dos sinais durante as manutenções. No caso de corrente contínua, vale mencionar que os LEDs possuem polaridade e só acenderão se a polaridade for respeitada.

P a o e a e ç o p e e i a as as i e io ais

A vida das válvulas direcionais é determinada pelos ciclos de comutação reali ados. ortanto, em função deste parâmetro é reali ado tam ém o pro rama de manutenção preventiva das válvulas.

ode se esta elecer um plano de manutenção preventiva que considere intervenções por períodos semanais, a cada mil ões de ciclos de comutação ou 1 ano) e a cada 24 mil ões de ciclos de comutação ou 3 anos). Deve se estipular por e emplo controles visuais de vaamentos, vi rações ou aquecimento, desmonta ens

parciais, limpe a de elementos e reposições preventivas de peças deterioradas. tili e sempre its de eparo

C O ori inais. ara maiores informações contate a C O Capacitação.

A freq ncia das intervenções é afetada tam ém pela qualidade da monta em e pela qualidade do ar fornecido limpe a, umidade e lu ri cação). A monta em inadequa

da ou a má qualidade do ar podem redu ir notavelmente a vida til das válvulas, e por conseq ncia e i ir uma maior freq ncia de manutenção.

A conversão do período em ciclos de comutação para oras de funcionamento de máquina, pode ser esta ele

cida para cada válvula em particular, através da se uinte fórmula

H eríodo de manutenção em oras Cc eríodo de manutenção em ciclos de comutação n Freq ncia de atuação da válvula ciclos minuto)

es o a e as i a esO tra al o de desmonta em pode ser e ecutado no local ou em ancada, retirando se a válvula da máquina. Em am os os casos deve se interromper o a astecimento de ar a m de evitar acidentes ou que ras. Todas as partes são removíveis com ferramentas comuns de ancada.

tili e a mais adequada para cada caso.uando for utili ada morsa para prender peças, esta

deve rá possuir protetores nos mordentes, feitos de material mole para não dani car as peças da válvula; apertar moderadamente. Evite prender o distri uidor em morsa já que ele poderá sofrer deformações que o inutili em. O mesmo cuidado deverá ser tomado ao se prender uc as de distri uição.

uando a desmonta em das peças oferecer di culdade e cessiva, su erimos procurar o serviço técnico da

C O.

Li pe a as peçasA lava em das peças pode ser feita por imersão em quero

sene e com pincel ou escova de limpe a, soprando com ar so pressão limpo e seco. conveniente repetir a operação várias ve es até o ter se uma limpe a completa das peças. O uso de solventes ou desen ra antes industriais ca limitado àqueles que não conten am produtos clorados tricloretileno ou tetracloreto de car ono) ou solventes aro

máticos t inner, acetona, tolueno, etc). Estes compostos são incompatíveis com as partes não metálicas das válvulas conforme o modelo, uc as e pistões plásticos, uarnições,

etc.) provocando a rápida deterioração dos mesmos. No caso dos comandos eletropneumáticos, é importante manter limpo o fundo do tu o uia e a frente de contato do tra ante ou n cleo móvel. ara limpe a, não deverão ser usados elementos mecânicos espátulas, pontas, limas, etc.) pois podem modi car as superfícies metálicas de contato e alterar o funcionamento do conjunto. tili e asolina e remova a sujeira soprando com ar so pressão limpo e seco.So nen uma ipótese deve se alterar as molas do conjunto tra ante, pois elas são cali radas para a função especí ca dentro de mar ens muito estreitas. Sua alteração introduirá defeitos no comando e conseq entemente na própria

válvula.

eposiç o e peças recomendável utili ar as peças de reposição ori inais da C O. Na su stituição de uarnições elásticas, deve se

evitar o e cesso de deformação das mesmas durante a monta em. recomendável que os anéis O rin sejam desli ados até sua posição e não rolados . Este ltimo alar a a parte interna dos anéis, modi cando suas características. A monta em de certas uarnições é fol ada, ou seja, não justa caso das uarnições do distri uidor e uc as de distri uição). normal que este tipo de uarnição que fol ada em seu alojamento. Não se deve completar nem utili ar uarnições de diâmetro menor ou de maior seção para conse uir um ajuste.

o a e as i a es Todas as peças devem estar perfeitamente secas antes de iniciar sua monta em. conveniente lu ri car previamente as superfícies desli antes e as uarnições, utili ando ra a

ranca neutra leve não rosa nem aditivada com lítio) ou compostos comerciais sliliconados leves. Os its de reparo incluem a ra a su erida, que pode ser adquirida em separado.

tili e as quando na monta em as uarnições tiverem que ser mantidas na posição. Lu ri que as partes com moderação e asse ure o correto posicionamento das uarnições e juntas de tampa antes do ajuste nal. Evite morder as

uarnições.Dar especial atenção ao posicionamento das seletoras de pilota em, já que da sua posição depende o funcionamento da válvula conforme o modo desejado. O ajuste nal das tampas ou co erturas deverá ser feito radual e pro ressivamente em forma cru ada.

es es e a a e o e e io a e oAntes de reinstalar a válvula na máquina, alimente a válvula com pressão de a ar e tampe seus ocais de utili ação 2 e 4).

Em tais condições e para am as as posições do distri ui

IntroduçãoVálvulas direcionais

2.0.1.4

IntroduçãoVálvulas direcionais

dor, verifique se á va amentos nos ocais de escape 3 e ) e nas tampas de comando e reação.

No caso das válvulas com comando eletropneumático, deve se aplicar ener ia elétrica nas solenóides e verificar tam ém se á va amentos por escape no ar piloto, no tu o uia e no atuador manual, em como a presença de vi rações. Nas válvulas com ca eçotes de comando servo assistidos, verifique a posição das mesmas de acordo com o tipo de alimentação desejado interna ou e terna).

Nunca teste uma eletroválvula soprando pelas utiliações, pois é provável que a mesma não c e ue a

comutar.ara as válvulas de comando manual, opere os coman

dos e efetue os controles de va amentos mencionados, para am as as posições escapes, tampas de comando e reação), verificando se á va amentos audíveis.Em todos os casos, teste o funcionamento comutando várias ve es as posições do distri uidor principal.

2 12

2.0.1.5

SimbologiaVálvulas direcionais

álvula com 2 posições de traal o

álvula com 3 posições de traal o

Válvula de 2 vias e 2 posições 2 2)

Válvula de 3 vias e 2 posições 3 2)

Válvula de 4 vias e 2 posições 4 2)

Válvula de 5 vias e 2 posições 5 2)

Válvula de 5 vias e 2 posições 5 2) com sentido indistinto de

circulação do uido

Válvula de 5 vias e 3 posições 5 3) com centro fec ado

Válvula de 5 vias e 3 posições 5 3) com centro a erto

Válvula de 5 vias e 3 posições 5 3) com centro pressuri a

do

Comando manual enérico

Comando manual com otão

Comando manual com alavanca

Comando com pedal

Comando mecânico apalpador

Comando mecânico com rolete operando nos 2 sentidos

Comando mecânico com rolete unidirecional, operando em 1 só sentido

Comando com vareta elástica

2.0.1.6

SimbologiaVálvulas direcionais

Comando por pressão pneumático)

Comando por pressãopneumático) assistido

eação por pressão pneumática) assistida

Área diferencial

Comando manual com otão servo assistido

Comando manual com alavanca servo assistido

Comando mecânico com apalpador servo assistido

Comando mecânico com rolete servo assistido

Comando mecânico com rolete unidirecional servo assistido

Comando mecânico com vareta elástica servo assistido

Comando por ai a pressão ou depressão vácuo)

Comando elétrico com um solenóide

Comando elétrico com um solenóide ou atuador manual

Comando elétrico servoassistido com um solenóide

Comando elétrico servoassistido com um solenóide e atuador manual

Válvula de 2 posições com comando por alavanca e retorno por mola monoestável)

Válvula de 2 posições com comando por alavanca

iestável)

Válvula de 3 posições com comando por alavanca estável nas 3 posições)

Válvula de 3 posições com comando por alavanca posição central estável)

Válvula de 3 posições com comando pneumático posição central estável)

Válvula de 3 posições com comando eletropneumático posição central estável)

eação com mola

eação pneumática

eação pneumática assistida com mola

2 12

2.1.1.1

Válvulas 3/2 para painel Série MT - M5

Tipo .................................

onta em.......................

Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Comandos ......................

Materiais .........................

Válvula 3 2 para painel, atuação manual, normalmente a erta ou fec ada, reação por molaFuros diâmetro 22 mm Os comandos estão vinculados com o corpo à aioneta5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido filtrado recomenda se lu rificação) Gases inertes0... ar 0...116 psi)66 l min 0,0 Cv)Tipo otoeira elétrica em plástico ou metal

metálicos apenas so encomenda)Corpo de amac, distri uidor de aço ino idável, uarnições de N

V a o o a o po o o

V a o o a o ipo o e o

Monoestável, botão em diversas cores.

Monoestável, pulsador cor vermelha.

lásticos Ø22

Metálicos Ø22

)

Verde 0.230.042.300 361 0.230.042.300 363Vermel o 0.230.042.300 3 4 0.230.042.300 3 6

reto 0.230.042.300 3 0.230.042.300 3 0

A 86 91,5C 76 80

ØE 27 30F 10 11,5

lásticos Ø22

Metálicos Ø22

)

0.230.042.300 365 0.230.042.300 367

A 97,5 108C 76 80

ØG 40 40H 21,5 28

2.1.1.2

Válvulas 3/2 para painel Série MT - M5

lásticos Ø22

Metálicos Ø22

)

0.230.042.300 369 0.230.042.300 371

A 112 106C 85 80I 35 39M 27 26L 23 25

lásticos Ø22

Metálicos Ø22

)

0.230.042.300 373 0.230.042.300 375

A 123,5 116,5C 85 80

ØN 27 30O 11,5 22,5

27 14

lásticos Ø22

Metálicos Ø22

)

0.230.042.300 377 0.230.042.300 379

A 106,5 109C 76 80Q 30 40

30,5 29

V a o o a o po o o o a i oBiestável, botão na cor preta.

V a o o a o o a i o o a eBiestável, é fornecida com 2 chaves.

V a o o a o ipo o e o o e o o a aBiestável, retorna à posição com um leve giro no botão. Cor vermelha.

Adaptador de furo Ø 30mm á Ø 22mm 2

o e aç o

2 12

2.1.2.1

Série MML - M5Válvulas 3/2manuais e mecânicas

Válvulas 3 2 normalmente fec adas de atuação manual ou mecânica, reação por molaComando por pulsador manual 400 Comando direto 1000 Comando por rolete 500 5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado recomenda se lu ri cação) Gases inertes0...10 ar 0...145 psi)45 l min 0,046 Cv)Corpo de amac, comandos metálicos e plásticos de in enieria

Tipo .................................

Força de atuação............

Temperatura am iente....Temperatura uido ..........Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Materiais .........................

V as o o a os a ais

o a o po p sa o a a

Descrição

Comando pulsador 0.230.101.300

2.1.2.2

Série MML - M5Válvulas 3/2manuais e mecânicas

V as o o a os e i os

o a o i e o po es e ao a o i e o

Curso de atuação de 3 mm; providenciar um top externo para evitar golpes no

Curso de atuação de 3 mm; providenciar um top externo para evitar golpes no

Descrição

Comando direto

0.230.119.300

Comando direto por esfera

0.230.135.300

Comando por rolete

0.230.121.300

Comando por rolete unidirecional atil o)

0.230.123.300

Comando por rolete lateral idirecional

0.230.125.300

Comando por rolete lateral re ulável idirecional

0.230.127.300

Comando vareta elástica universal livre

0.230.133.300

Comando vareta lateral re ulável

idirecional

0.230.131.300

it de reparo

0.200.000.392

2 12

2.1.2.3

Série MML - M5Válvulas 3/2manuais e mecânicas

o a o po o e e a e a i i e io a

o a o po o e e a e a e e i i e

o a o po a e a e s i a i e sa i e o a o po a e a a e a e e i i e

o a o po o e e o a o po o e e i i e io a a i o

2.1.3.1

Série MM - M5Válvulas 3/2manuais e mecânicas

Válvulas 3 2 de atuação manual ou mecânica, reação por mola. ode ser conectada como normalmente a erta ou normalmente fec ada, ou como seletoraComando por pulsador manual 800 Comando direto 1800 Comando por rolete 900 5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado recomenda se lu ricação) Gases inertes0...10 ar 0...145 psi)80 l min 0,081 Cv)Corpo de amac, comandos metálicos e plásticos de in enieria

Tipo .................................

Força de atuação............

Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Materiais .........................

V as o o a os a ais

o a o p sa o a a

Descrição

Comando pulsador 0.230.001.300

2 12

2.1.3.2

Série MM - M5Válvulas 3/2manuais e mecânicas

V as o o a os e i os

o a o i e o o a o i e o po es e a

Curso de atuação de 3 mm; providenciar um top externo Curso de atuação de 3 mm; providenciar um top externo

Descrição

Comando direto

0.230.019.300

Comando direto por esfera

0.230.035.300

Comando por rolete

0.230.021.300

Comando por rolete unidirecional atil o)

0.230.023.300

Comando por rolete lateral idirecional

0.230.025.300

Comando por rolete lateral re ulável idirecional

0.230.027.300

Comando vareta elástica universal livre

0.230.033.300

Comando vareta lateral re ulável idirecional

0.230.031.300

it de reparo

0.200.000.383

2.1.3.3

Série MM - M5Válvulas 3/2manuais e mecânicas

o a o po o e e

o a o po o e e a e a i i e io a

o a o po o e e i i e io a a i o

o a o po o e e a e a e e i i e

o a o po a e a e s i a i e sa i e o a o po a e a a e a e e i i e

2 12

2.1.4.1

Série MV - 1/8”Válvulas 3/2 e 5/2comandos manuais

Válvulas 3 2 e 5 2 de atuação manual e reação por mola reação pneumática so consulta)Comando us 3,4 5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado recomenda se lu ri cação) Gases inertes 0...10 ar 0...145 psi)370 l min 0,375 Cv) As de comando

us ull 450 l min 0,457 Cv)Corpo de amac, comandos metálicos e plásticos de in enieria

Tipo .................................

Força de atuação............Temperatura am iente....Temperatura uido ..........Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................

Materiais .........................

V as o o a os a ais

Descrição Válvulas 3 2 Válvulas 5 2

Alavancapara painel

0.230.149.311 0.230.149.411

SH LL 0.230.144.311 0.230.144.411

SH 0.230.145.311 0.230.145.411

otão curtopara painel vermel o)

0.230.109.311 0.230.109.411

otão lon o para painel vermel o)

0.230.111.311 0.230.111.411

otão rotativo para painel preto)

0.230.113.311 0.230.113.411

Co umelo pequenopara painel vermel o)

0.230.115.311 0.230.115.411

Co umelo randepara painel vermel o)

0.230.117.311 0.230.117.411

it dereparo

0.200.000.323 0.200.000.325

3/2: 5/2:

3/2: 5/2:

3/2: 5/2:

3/2: 5/2:

2.1.4.2

21 21

PUSH-PULL

o a o po a a a a pa a pai e

PUSH

o o o pa a pai e e e o

Série MV - 1/8”Válvulas 3/2 e 5/2comandos manuais

2 12

2.1.4.3

3/2: 5/2:

3/2: 5/2:

3/2: 5/2:

3/2:5/2:

Série MV - 1/8”Válvulas 3/2 e 5/2comandos manuais

o o o a i o pa a pai e p e o

o o o o pa a pai e e e o

o e o pe e o e e o

o e o a e e e o

2.1.5.1

Série MV - 1/8”Válvulas 3/2 e 5/2comandos mecânicos

Válvulas 3 2 e 5 2 de atuação mecânica e reação por mola reação pneumática so consulta)Comando direto 3,4 Comando por rolete 1,75 5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido filtrado recomenda se lu rificação) Gases inertes 0...10 ar 0...145 psi)370 l min 0,375 Cv) Corpo de amac, comandos metálicos e plásticos de in enieria

Tipo .................................

Força de atuação............

Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Materiais .........................

Descrição Válvulas 3 2 Válvulas 5 2

Comando direto

0.230.119.311 0.230.119.411

Comando por rolete

0.230.121.311 0.230.121.411

Comando por rolete unidirecional atil o)

0.230.123.311 0.230.123.411

it dereparo

0.200.000.323 0.200.000.325

Descripción Válvulas 3 2 Válvulas 5 2

Comando por rolete

0.230.155.311 0.230.155.411

Comando por rolete unidirecional atil o)

0.230.157.311 0.230.157.411

V as o o a o pa a se iço pesa o

V as o o a o pa a se iço e e

NOTA-Válvulas com reação pneumática sob encomendaAs dimensões da página 2.1.5.2, não correspondem com os modelos de válvulas para serviço pesado. Consultar

2 12

2.1.5.2

3/2: 5/2:

3/2: 5/2:

3/2: 5/2:

Série MV - 1/8”

o a o po o e e

o a o po o e e i i e io a a i o

o a o i e o

Curso de atuação de 3 mm; providenciar um top externo

do curso do comando.

Válvulas 3/2 e 5/2comandos mecânicos

2.1.6.1

Válvulas 5/2manuais e mecânicas

Série SB0 servo - 1/8”

V as o o a os a ais o a o p sa o a a

Tipo .................................

Força de atuação............

Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Materiais .........................

Válvulas 5 2 servo assistidas de atuação manual, para monta em em painel ou de atuação mecânica; reação por mola reação pneumática so consulta), com possi ilidade de alimentação e terna do comandoComando por pulsador manual 400 Comando direto 1000 Comando por rolete 500 5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado recomenda se lu ri cação) Gases inertes2,5...10 ar 36...145 psi)420 l min 0,42 Cv)Corpo de amac, comandos metálicos e plásticos de in enieria

Descrição

Comando pulsador manual

22 1 1 11

it de reparo 2 1

Comandos manuais

Comandos mecânicos

2 12

2.1.6.2

Válvulas 5/2manuais e mecânicas

Série SB0 servo - 1/8”

o a o po o o

o a o ipo o e o

o a o o o o o a i o

Monoestável, botão de várias cores.

Monoestável, pulsador cor vermelha.

Biestável, botão cor preta.

* Comandos metálicos somente por encomenda.

* Comandos metálicos somente por encomenda.

* Comandos metálicos somente por encomenda.

o a o o a i o o a eBiestável, é fornecido com 2 chaves.

* Comandos metálicos somente por encomenda.

lásticos Ø22

Metálicos Ø22

)Verde 0.220.142.411 361 0.220.142.411 363

Vermel o 0.220.142.411 384 0.220.142.411 386reto 0.220.142.411 388 0.220.142.411 390

A 150 155,5C 140 144

ØE 27 30F 10 11,5

lásticos Ø22

Metálicos Ø22

)

0.220.142.411 365 0.220.142.411 367

A 141,5 152C 140 144

ØG 40 40H 21,5 28

lásticos Ø22

Metálicos Ø22

)

0.220.142.411 369 0.220.142.411 371

A 177 170C 150 144I 35 39

M 27 26L 23 25

lásticos Ø22

Metalicos Ø22

)

0.220.142.411 373 0.220.142.411 375

A 188,5 180,5C 150 144

ØN 27 30O 11,5 22,5

27 14

2.1.6.3

Válvulas 5/2manuais e mecânicas

Série SB0 servo - 1/8”

o a o ipo o e o o e o o a a

o e aç o e pai is

Biestável, retorna à posição com um leve giro do pulsador. Cor vermelha.

* Comandos metálicos somente por encomenda.

Adaptador de furo Ø 30mm á Ø 22mm 2

lásticos Ø22

Metálicos Ø22

)

0.220.142.411 377 0.220.142.411 379

A 170,5 173C 140 144

ØQ 30 4030,5 29

2 12

2.1.6.4

Válvulas 5/2manuais e mecânicas

Série SB0 servo - 1/8”

V as o o a os e i os

o a o i e o o a o i e o po es e a

Curso de atuação de 3 mm; providenciar um top externo para evitar

Curso de atuação de 3 mm; providenciar um top externo para evitar

Descrição

Comandodireto

22 11 11

Comandodireto por esfera

22 1 11

Comandopor rolete

22 121 11

Comando por rolete unidirecional

atil o)

22 12 11

Comando por rolete lateral

idirecional

22 12 11

Comando por rolete lateral re ulável

idirecional

22 12 11

Comando vareta elástica universal livre

22 1 11

Comando vareta lateral re ulável

idirecional

22 1 1 11

it de reparo 2 1

2.1.6.5

Válvulas 5/2manuais e mecânicas

Série SB0 servo - 1/8”

o a o po o e e a e a i i e io a o a o po o e e a e a e e i i e io a

o a o po a e a a e a e e i i e io ao a o po a e a e s i a i e sa i e

o a o po o e e o a o po o e e i i e io a a i o

2 12

2.1.7.1

Série SB1 servo - 1/4”Válvulas 5/2manuais e mecânicas

Tipo .................................

Força de atuação............

Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Materiais .........................

Válvulas 5 2 servo assistidas de atuação manual ou mecânica; reação por mola reação pneumática so consulta), com possi ilidade de alimentação e terna do comandoComando por pulsador manual 400 Comando direto 1000 Comando por rolete 500 5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado recomenda se lu ricação) Gases inertes2,5...10 ar 36...145 psi)1000 l min 1,016 Cv)Corpo de amac, comandos metálicos e plásticos de in enieria

V as o o a os a ais o a o p sa o a a

Descrição

Comando pulsador manual

22 1 1 22

it de reparo 2 1

2.1.7.2

Série SB1 servo - 1/4”Válvulas 5/2manuais e mecânicas

V as o o a os e i os

o a o i e o o a o i e o po es e a

Curso de atuação de 3 mm; providenciar um top externo para

do curso do comando.

Descrição

Comandodireto

22 11 22

Comandodiretopor esfera

22 1 22

Comandopor rolete

22 121 22

Comando por rolete unidirecional

atil o)

22 12 22

Comando por rolete lateral

idirecional

22 12 22

Comando por rolete lateral re ulável

idirecional

22 12 22

Comando vareta elástica universal livre

22 1 22

Comando vareta lateral re ulável

idirecional

22 1 1 22

it dereparo

2 1

2 12

2.1.7.3

Série SB1 servo - 1/4”Válvulas 5/2manuais e mecânicas

o a o po o e e i i e io a a i oo a o po o e e

o a o po o e e a e a i i e io a o a o po o e e a e a e e i i e io a

o a o po a e a a e a e e i i e io ao a o po a e a e s i a i e sa i e

2.1.8.0

Série CH1 NG 1/4’’Válvulas 3/2 e 5/2comandos manuais

Válvulas 3 2 e 5 2 com comando por otão G 1 45...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado recomenda se lu ri cação) Gases inertes0...10 ar 0...145 psi)

nitária 3 2 e 5 2) ou em manifold só 5 2) através do Distri uidor de alimentação ou

ase manifold ver códi os e dimensões na pá . 2.2.6.7)1650 l min 1,6 Cv)

Tipo .................................Cone ões .......................Temperatura ...................Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Monta em.......................

Va ão nominal ................

Descrição

Válvula 3 2comando a otão,reação por mola

0.250.033.322

Válvula 3 2comando a otão,reação pneumática

0.250.033.422

Válvula 3 2comando a otão,

iestável SH LL0.250.033.822

Válvula 5 2comando a otão,reação por mola

0.250.003.322

Válvula 5 2comando a otão,reação pneumática

0.250.003.422

Válvula 5 2comando a otão,

iestável SH LL0.250.003.822

it dereparo 0.200.000.852

2 12

2.1.8.1

Série CH1 NG 1/4’’Válvulas 3/2, 5/2 e 5/3comandos manuais

Válvulas 3 2, 5 2 e 5 3 com comando por alavancaG 1 45...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado recomenda se lu ri cação) Gases inertes0...10 ar 0...145 psi)

nitária 3 2 e 5 2) ou em manifold só 5 2) através do Distri uidor de alimentação ou

ase manifold ver códi os e dimensões na pá . 2.2.6.7)

ode se irar a cada 903 2 e 5 2 1650 l min 1,6 Cv)5 3 1200 l min 1,2 Cv)

Tipo .................................

Cone ões .......................Temperatura ...................Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Monta em.......................

osição alavanca ...........Va ão nominal ................

Descrição

Válvula 3 2 comando alavanca

iestável0.250.030.122

Válvula 3 2 comando alavanca monoestável

0.250.030.322

Válvula 5 2 comando alavanca

iestável0.250.000.122

Válvula 5 2 comando alavanca monoestável

0.250.000.322

Válvula 5 3 comando alavanca, centro fec ado, triestável

0.250.000.522

Válvula 5 3 comando alavanca, centro a erto, triestável

0.250.000.722

Válvula 5 3 comando alavanca, centro pressuri ado, triestável

0.250.007.722

Válvula 5 3 comando alavanca, posição central estável, centro fec ado

0.250.000.922

Válvula 5 3 comando alavanca, posição central estável, centro a erto

0.250.001.122

Válvula 5 3 comando alavanca, posição central estável, centro pressuri ado

0.250.007.922

it de reparoversões NG 0.200.000.852

2.1.8.2

Série CH3 NG 1/2’’Válvulas 5/2 e 5/3comandos manuais

Válvulas 5 2 e 5 3 com comando por alavancaG 1 25...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado recomenda se lu ri cação) Gases inertes0...10 ar 0...145 psi)Unitária ou em manifold através do Distri uidor de alimentação ver códi os e dimensões na pá . 2.2.7.2)

ode se irar a cada 905 2 4400 l min 4,4 Cv)5 3 4000 l min 4,0 Cv)

Tipo .................................

Cone ões .......................Temperatura ...................Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Monta em.......................

osição alavanca ...........Va ão nominal ................

Descrição

Válvula 5 2 comando alavanca

iestável0.250.000.144

Válvula 5 2 comando alavanca monoestável

0.250.000.344

Válvula 5 3 comando alavanca, centro fec ado, triestável

0.250.000.544

Válvula 5 3 comando alavanca, centro a erto, triestável

0.250.000.744

Válvula 5 3 comando alavanca, centro pressuri ado, triestável

0.250.007.744

Válvula 5 3 comando alavanca, posição central estável, centro fec ado

0.250.000.944

Válvula 5 3 comando alavanca, posição central estável, centro a erto

0.250.001.144

Válvula 5 3 comando alavanca, posição central estável, centro pressuri ado

0.250.007.944

it de reparoversões NG 0.200.000.859

2 12

2.1.9.1

Utilizadas geralmente logo depois de uma unidade FRL, para corte de fornecimento e despressurização do circuito alimentado.Podem servir também como acionamento de emergência.

Tipo .................................

Fluido ..............................osição de tra al o ........

Cone ões .......................Va ão l min a 6 ar) ......Diâmetro nominal ...........

ressão de tra al o .......

Temperaturas..................Materiais .........................

Válvulas desli antes 3 2 de atuação manual, iestáveis e com descar a à atmosfera

Ar comprimido ltradoIndiferente

1 8 1 4 3 8 1 2 3 4600 1900 2300 4100 78005 mm 8 mm 11 mm 14 mm 18 mm0...16 ar 0...232 psi)Vácuo20...80 C 4...176 F)

Corpo e ran uras de alumínio, uarnições de N

Válvulas deslizantes NG1/8” a 3/4”

Válvulas 3/2 comandos manuais

Posição aberta: o circuito se encontra sob pressão. Posição fechada: a alimentação se encontra interrompida e o circuito está em descarga.

Ø it de reparo A Ø C

1 8 11 0.400.010.125 63 21,5 7 1 4 22 0.400.010.126 78 27,5 10,5 3 8 0.400.010.127 82,5 34 11 1 2 0.400.010.128 105 40 15 3 4 0.400.010.129 127 49,5 16

2.1.9.2.1

Ø A C E F G H I J L M N Q

G 1 4 72,6 45 1,5 11.5 M34X1,5 92,5 5 62 49 40 3 49 62 120 23G 3 8 88,5 56 1,5 13,5 M40X1,5 104 6,6 74 62 51 3 62 74 140 27G 3 4 110,3 72 2 18 M52X1,5 126 6,6 102 89 64 3 81 94 160

Válvulas rotativasSérie AR

Válvulas 4/2 comandos manuais

Tipo .................................

Fluido ..............................Cone ões .......................Va ão nominal ................Diâmetro nominal ...........

.....ressão de tra al o .......

Temperaturas..................Materiais .........................

Válvulas rotativas 4 2 e 4 3 de atuação manual, com distri uidor sem uarnições o que arante um funcionamento se uro e sem manutenção.

osi ilidade de ação em painéisAr comprimido ltrado Gases inertesG1 4 G3 8 G3 4520 l min 1400 l min 3400 l min4,5 mm 6,5 mm 10,5 mmØ34,5 mm Ø40,5 mm Ø52,5 mm0...10 ar 0...145 psi)5...60 C 23...140 F)

Corpo da válvula de alumínio, distri uidor lapidado de resina acetálica

Nota: consulte as válvulas rotantes 4/3 de centro a pressão, com as mesmas características que as 4/3 aberto ou fechado.

P: AlimentaçãoA e B: UtilizaçõesR: Escape

Descrição Ø

Válvula 4 2 G 1 4 0.240.002.222G 3 8 0.240.002.233G 3 4 0.240.002.255

Válvula 4 3centro fec ado

G 1 4 0.240.002.322G 3 8 0.240.002.333G 3 4 0.240.002.355

Válvula 4 3centro a erto

G 1 4 0.240.002.622G 3 8 0.240.002.633G 3 4 0.240.002.655

2 12

2.1.9.3

Série SB1 - 1/4”Válvulas 5/2 com pedal

Tipo .................................

Fluido ..............................

Cone ões .......................Va ão nominal ................

ressão de tra al o .......Temperaturas..................Materiais .........................

Acessórios ......................

Válvulas 5 2 de atuação por pedal, distri uidor com ran uras, monoestáveis ou iestáveis, com descar a para atmosferaAr comprimido ltrado recomenda se lu ri cação) Gases inertesG 1 41000 Nl min 1,016 Cv)0...10 ar 0...145 psi)5...50 C 23...122 F)

Corpo da válvula e do pedal de amac, distri uidor de alumínio e uarnições de N

orrac a nitrílica)roteção de c apa opcional, para evitar

acionamentos acidentais

roteção

0.200.000.200

Descrição

Monoestável 0.220.003.522

iestável 0.220.003.722

2.1.9.5

Série PP - 1/4”Válvulas 5/2 com pedal

Tipo .................................

Fluido ..............................Cone ões .......................Va ão nominal ................

ressão de tra al o .......Temperaturas..................Materiais .........................

Válvulas 5 2 de atuação por pedal com proteção incorporada, monoestáveis ou

iestáveis com trava mecánica, com escape para atmosferaAr comprimido ltrado Gases inertesG 1 4500 Nl min 0,508 Cv)0...8 ar 0...116 psi)5...60 C 23...140 F)

Corpo da válvula e do pedal de amac, distri uidor de alumínio e uarnições de N orrac a nitrílica), proteção plástica, para evitar acionamentos acidentais

Descrição

Monostável 0.240.002.422

iestável com trava 0.240.002.522

2 12

2.2.1.2

Mini-válvulas 15 mmMini-eletroválvulas 3/2

Tipo .................................

Cone ão elétrica.............Monta em.......................Temperaturas..................Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ...............Cone ão .........................Tensão ............................

ot ncia..........................

Mini eletroválvulas 3 2 normalmente fec adas de 15 mm de lar ura com atuador manualCom tomada DIN 43650 formato C incluídaUnitária ou m ltipla através do it manifold10...50 C 14...122 F)

Ar comprimido ltrado0...8 ar 29...116 psi)16 l min passa em Ø 0,8 mm)M5 0,8Consultar a ta ela a ai o1 watt

V as e a i oInclui as válvulas

V a i ia

Substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.900.000.471 com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida: 0.900.000.471/ 901.

Para mais características dos solenóides, veja na página 2.6.1.1.

Códi oadicional

Tensão

1 220 230V 50 60H2 110V 50 60H

24V 50 60H2 24 Vcc1 12 Vcc

Descrição

Mini eletroválvula 3 2 orifício 15 mm monoestável

0.900.000.471

Quantidade de válvulas

2 0.900.000.472 3 0.900.000.473 4 0.900.000.474 5 0.900.000.475 6 0.900.000.476 7 0.900.000.477 8 0.900.000.478 9 0.900.000.479

10 0.900.000.480

2.2.2.2

Eletroválvulas 3/2

Tipo .................................

Monta em.......................Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Freq ncia......................Materiais .........................

Válvulas 3 2 de atuação elétrica, normalmente fec adas, com atuador manual iestávelUnitária ou m ltipla através do it manifold5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado Gases inertes0...10 ar 0...145 psi)40 l min 0,04 Cv)Má . 24 H a 6 ar)Corpo de amac, o ina encapsulada em resina epo i, tu o uia e tra ante de latão e aço ino idável

Para mais características dos solenóides, veja na página 2.6.2.2

i a i o

válvulas.

Descrição

Eletroválvula 3 2 NF unitária 211 211 ---

Eletroválvula 3 2 NF para mánifold 211 11 ---

Quantidade de válvulas

2 0.200.000.4823 0.200.000.4834 0.200.000.4845 0.200.000.4856 0.200.000.4867 0.200.000.4878 0.200.000.4889 0.200.000.489

10 0.200.000.490

Série 211 Global Class1/8’’

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela superioi, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.211.005.211 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida 0.211.005.211 / 201

Tensão Códi o adicional

220V 50 60H 201110V 50 60H 20248V 50 60H 20824V 50 60H 203

24 Vcc 212 12 Vcc 213

2 12

2.2.3.1

Eletroválvulas 2/2 e 3/2

Válvulas 2 2 e 3 2 de atuação elétrica, com atuador manual monoestávelLaterais, inferiores ou para monta em m ltipla através do it manifoldTomada DIN 43650 A5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido filtrado Gases inertes0...2,5 ar 0...10 ar 0 ...16 ar

... ... ... 78 l min ) 115 l min 40 l min0,08 Cv) 0,12 Cv) 0,04 Cv)

Corpo de amac, o ina encapsulada em resina epo i, tu o uia e tra ante de aço ino idávelUso idráulico ou pneumático até 30 ar

Tipo .................................

Cone ões .......................

Cone ão elérica..............Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......

Va ão nominal ................

Freq ncia má . .............Materiais .........................

Construção especial .......

(*) Com p = 2,5 bar, p = 0,5 bar

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela ao lado, de acordo com a tensão selecionada para a solenóide.Exemplo: uma válvula 0.210.005.211/ - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida: 0.210.005.211 / 001.

Para mais características das solenoides, veja na página 2.6.3.1

Descrição Cone ão 0...2,5 ar 0...10 ar 0...16 ar

Eletroválvula 2 2 normalmente fec ada

Lateral 0.210.003.911 0.210.004.011 0.210.004.111 Inferior 0.210.004.211 0.210.004.311 0.210.004.411 M ltiplo 0.210.006.311 0.210.006.411 0.210.006.511

Eletroválvula 2 2normalmente a erta

Lateral 0.210.004.511 0.210.004.611 0.210.004.711 Inferior 0.210.004.811 0.210.004.911 0.210.005.011

Eletroválvula 3 2normalmente fec ada

Lateral 0.210.005.111 21 211 --- 21 11 ---Inferior 0.210.005.411 21 11 --- 0.210.005.611 M ltiplo 0.210.006.611 21 11 --- 0.210.006.811

Eletroválvula 3 2normalmente a erta

Lateral 0.210.005.711 21 11 --- 21 11 ---Inferior 0.210.006.011 0.210.006.111 21 211 ---

Série 213 - 1/8”

Tensão Códi o adicional

220V 50H 240V 60H 1110V 50H 120V 60H 248V 50H 48V 60H

24V 50H12V 50H24V 60H12V 60H190 Vcc110 Vcc 148 Vcc 1124 Vcc 1212 Vcc 1

2.2.3.2

Série 213 - 1/8”Eletroválvulas 2/2 e 3/2

Eletroválvulamontagem múltipla

i a i o

Só pode ser montado um manifold com válvulas NF.

Eletroválvula NFsaída lateral

Eletroválvula NFsaída inferior

Eletroválvula NAsaída lateral

Eletroválvula NAsaída inferior

Manifold comalimentação inferior

Manifold comalimentação lateral

Acessórios

Separador de pressão 0.200.000.053Guarnição separadora 0.000.010.013Atuador manual 0.200.000.089Cone ão com rosca superior 0.200.000.040

Quantidade de válvulas

it manifoldalimentação inferior

it manifoldalimentação lateral

2 0.200.000.472 0.200.000.4623 0.200.000.473 0.200.000.4634 0.200.000.474 0.200.000.4645 0.200.000.475 0.200.000.4656 0.200.000.476 0.200.000.4667 0.200.000.477 0.200.000.4678 0.200.000.478 0.200.000.4689 0.200.000.479 0.200.000.469

10 0.200.000.480 0.200.000.470

2 12

2.2.4.1

Série SB0 Global Class1/8”

Válvulas direcionais 5/2

Tipo .................................

Monta em.......................

Cone ões .......................Temperatura am iente....Temperatura do uido.. ...Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Freq ncia......................Materiais .........................

Válvulas 5 2 de atuação pneumática ou elétrica, com atuador manual mono e iestávelUnitária, em uso m ltiplo através do Distri

uidor de alimentação ou ase manifoldDe tra al o G 1 8 De pilota em M5 0,85...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido filtrado recomenda se lu rificação Gases inertesVerificar para cada tipo de atuação420 l min 0,42 Cv)24 H com reação pneumática e a 6 ar)Corpo de amac, distri uidor de aço ino idável, uarnições de N

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.220.002.311/ - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida 0.220.002.311 / 201

Para mais características das solenóides, veja na página 2.6.2.2

NOVO: atuador manual conforme

ISO 4414 e EN 983.

Descrição ressão de tra al o it de reparo

Válvula 5 2comando pneumático,reação pneumática

1,5...10 ar 22 1 11 0.200.000.509

Válvula 5 2comando pneumático,reação por mola

2,5...10 ar 22 1 11 0.200.000.510

Válvula 5 2iestável por

impulsos pneumáticos

0,5...10 ar 22 1 11 0.200.000.511

Eletroválvula 5 2,reação pneumática

1,5...10 ar 22 2 11 --- 0.200.000.512

Eletroválvula 5 2,reação por mola

2,5...10 ar 22 2 11 --- 0.200.000.513

Eletroválvula 5 2,iestável por

impulsos elétricos

0,5...10 ar 22 2 11 --- 0.200.000.514

Tensão Códi o adicional

220V 50 60H 201110V 50 60H 20248V 50 60H 20824V 50 60H 203

24 Vcc 212 12 Vcc 213

2.2.4.2

Série SB0 Global Class1/8”

Válvulas direcionais 5/2

o a o p e i o o a o e e op e i o si p es

o a o e e op e i o p o

is i i o e a i e aç o

A letra ’’n’’ equivale ao número de posições disponíveis para as válvulas.

válvulas e o acessório selecionado para as

ase a i o

A letra ’’n’’ equivale ao número de posições disponíveis para as válvulas.

válvulas e o acessório selecionado para as

Quantidade de válvulas

2 0.200.000.1323 0.200.000.1334 0.200.000.1345 0.200.000.1356 0.200.000.136

Quantidade de válvulas

2 0.200.000.1423 0.200.000.1434 0.200.000.1445 0.200.000.1456 0.200.000.1467 0.200.000.1478 0.200.000.148

laca de fec amento 0.200.000.536

2 12

2.2.4.10

Série VM15 1/8”Válvulas direcionais5/2, 5/3 e 2x3/2

Tipo .................................

Funções ..........................Monta em.......................Cone ões .......................

Comando elétrico ...........

Temperatura am iente....Temperatura do uído.....Fluído..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Freq ncia......................Materiais .........................

Válvulas direcionais de atuação pneumática ou elétrica, reação por mola ou pneumática, monoestáveis ou iestáveis5 2 5 3 2 válvulas 3 2 em um só corpoUnitárioTra al o G 1 8 ilota em M3 0,5 Escape de comandos elétricos M3 0,5Ca eçote elétrico ISO 15218 com atuador manual monoestável5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado se recomenda lu ri cação) Gases inertesVer para cada tipo de atuação850 l min 0,85 Cv) em 5 2 e 3 2)24 H com reação pneumática e 6 ar)Corpo de alumínio, distri uidor de aço ino idável, uarnições de N

Para obter a máxima vazão que dispõe as válvulas VM15, se recomenda utilizar conectores com rosca

Para mais características das solenóides, veja na página 2.6.1.1

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.251.002.311 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida: 0.251.002.311 / 901

Consultar por solenóide para ambientes perigosos

Descrição ressão de tra al o it de reparo

Válvula 5 2comando pneumático,reação pneumática

2,5...8 ar 2 1 1 11 0.200.000.958

Válvula 5 2comando pneumático,reação por mola

2,5...8 ar 2 1 1 11 0.200.000.958

Válvula 5 2iestável por

impulsos pneumáticos

1...8 ar 2 1 1 11 0.200.000.958

Válvula 5 3comando pneumático,centro fec ado

2,5...8 ar 2 1 1 11 0.200.000.958

Válvula 5 3comando pneumático,centro a erto

2,5...8 ar 2 1 2 111 0.200.000.958

Válvula 5 3comando pneumático,centro por pressão

2,5...8 ar 2 1 111 0.200.000.958

Eletroválvula 5 2,reação pneumática

2,5...8 ar 2 1 2 11 --- 0.200.000.959

Eletroválvula 5 2,reação por mola

2,5...8 ar 2 1 2 11 --- 0.200.000.959

Eletroválvula 5 2,iestável por

impulsos elétricos

1...8 ar 2 1 2 11 --- 0.200.000.994

Eletroválvula 5 3centro fec ado

2,5...8 ar 2 1 2 11 --- 0.200.000.994

Eletroválvula 5 3centro a erto

2,5...8 ar 2 1 111 --- 0.200.000.994

Eletroválvula 5 3centro por pressão

2,5...8 ar 2 1 11 --- 0.200.000.994

Códi oadicional

Tensão

1 220 230V 50 60H2 110V 50 60H

24V 50 60H2 24 Vcc1 12 Vcc

2.2.4.11

Série VM15 1/8”Válvulas direcionais5/2, 5/3 e 2x3/2

o a o p e i o o a o e e op e i o si p es

o a o e e op e i o p o

o e o p e i aPode-se utilizar qualquer um dos conectores mostrados no Capítulo 7 deste manual. Para maximizar a vazão, se recomenda utilizar o

aumentadas.

Válvulas2 3 2 Descrição ressão

de tra al o it de reparo

2 Válvulas 3 2normal fec adas,comando pneumático

2,5...8 ar 0.251.008.511 0.200.000.958

2 Válvulas 3 2normal a ertas,comando pneumático

2,5...8 ar 0.251.008.711 0.200.000.958

2 Válvulas 3 2NA NC,comando pneumático

2,5...8 ar 0.251.008.911 0.200.000.958

2 Válvulas 3 2normal fec adas,comando elétrico

2,5...8 ar 0.251.009.111 0.200.000.994

2 Válvulas 3 2normal a ertas,comando elétrico

2,5...8 ar 0.251.009.311 0.200.000.994

2 Válvulas 3 2NA NC,comando elétrico

2,5...8 ar 0.251.009.511 0.200.000.994

Tipo osca Ø e t. tu o

eta M3 0,5 4 1 1Cotovelo M3 0,5 4 1

eta G 1 8 8 1 1 11

2 12

2.2.4.20

Série VM15-B 1/8”Válvulas direcionais5/2, 5/3 e 2x3/2 para base

Tipo .................................

Funções ..........................Monta em.......................

Cone ões .......................Comando elétrico ...........

Temperatura am iente....Temperatura do uído.....Fluído..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Freq ncia......................Materiais .........................

Válvulas direcionais de atuação pneumática ou elétrica, reação por mola ou pneumática, monoestáveis ou iestáveis para ase5 2 5 3 2 válvulas 3 2 em um só corpo

ara uso m ltiplo mediante ase manifold, Estação multipolo ou Estação us de campoDe tra al o G 1 8 De pilota em M3 0,5Ca eçote elétrico ISO 15218 com atuador manual monoestável5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido filtrado se recomenda lu rificação) Gases inertesVer para cada tipo de atuação850 l min 0,85 Cv) em 5 2 e 3 2)24 H com reação pneumática e 6 ar)Corpo de alumínio, distri uidor de aço ino idável, uarnições de N

Para obter a máxima vazão que dispõe as válvulas VM15, se recomenda utilizar conectores com rosca

Descrição ressão de tra al o it de reparo

Válvula 5 2comando pneumático,reação pneumática

2,5...8 ar 2 2 1 11 0.200.000.958

Válvula 5 2comando pneumático,reação por mola

2,5...8 ar 2 2 1 11 0.200.000.958

Válvula 5 2iestável por

impulsos pneumáticos

1...8 ar 2 2 1 11 0.200.000.958

Válvula 5 3comando pneumático,centro fec ado

2,5...8 ar 2 2 1 11 0.200.000.958

Válvula 5 3comando pneumático,centro a erto

2,5...8 ar 2 2 2 111 0.200.000.958

Válvula 5 3comando pneumático,centro por pressão

2,5...8 ar 2 2 111 0.200.000.958

Eletroválvula 5 2,reação pneumática

2,5...8 ar 2 2 2 11 --- 0.200.000.959

Eletroválvula 5 2,reação por mola

2,5...8 ar 2 2 2 11 --- 0.200.000.959

Eletroválvula 5 2,iestável por

impulsos elétricos

1...8 ar 2 2 2 11 --- 0.200.000.994

Eletroválvula 5 3centro fec ado

2,5...8 ar 2 2 2 11 --- 0.200.000.994

Eletroválvula 5 3centro a erto

2,5...8 ar 2 2 111 --- 0.200.000.994

Eletroválvula 5 3centro por pressão

2,5...8 ar 2 2 11 --- 0.200.000.994

Para mais características das solenóides, veja na página 2.6.1.1

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.252.002.311 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida: 0.252.002.311 / 901

Consultar por solenóide para ambientes perigosos

Códi oadicional

Tensão

1 220 230V 50 60H2 110V 50 60H

24V 50 60H2 24 Vcc1 12 Vcc

2.2.4.21

Série VM15-B 1/8”Válvulas direcionais5/2, 5/3 e 2x3/2 para base

ase a i o

A letra ’’n’’ equivale ao número de posições disponíveis para válvulas.

Acessórios

laca ce a 2 1 Separad. de pressão 2 Suporte ação plano A) 2 Suporte tril o DIN 2

Quantidade de válvulas ase Manifold

4 ver pa . 2.2.4.226 28 2

10 212 2 2

Válvulas2 3 2 Descrição ressão

de tra al o it de reparo

2 Válvulas 3 2normal fec adas,comando pneumático

2,5...8 ar 2 2 11 0.200.000.958

2 Válvulas 3 2normal a ertas,comando pneumático

2,5...8 ar 2 2 11 0.200.000.958

2 Válvulas 3 2NA NC,comando pneumático

2,5...8 ar 2 2 11 0.200.000.958

2 Válvulas 3 2normal fec adas,comando elétrico

2,5...8 ar 2 2 111 --- 0.200.000.994

2 Válvulas 3 2normal a ertas,comando elétrico

2,5...8 ar 2 2 11 --- 0.200.000.994

2 Válvulas 3 2NA NC,comando elétrico

2,5...8 ar 2 2 11 --- 0.200.000.994

2 12

2.2.4.22

Série VM15-B 1/8”Válvulas direcionais5/2, 5/3 e 2x3/2 para base

ase a i o o a

Trata-se de um sistema manifold formado por bases individuais unidas lateralmente. Cada base permite a montagem de 2 válvulas.

manifold.

VM15ase Manifold modular

dupla)Terminais

2 1 2 2 1 2

Acessórios

laca ce a 2 1 Separad. de pressão 2 1

2.2.4.23

Tipo .................................

Funções ..........................Monta em.......................

Comando elétrico ...........

Temperatura am iente....Temperatura do uído.....Fluído..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Freq ncia......................Materiais .........................

Válvulas direcionais de atuação elétrica, reação por mola ou pneumática, monoestáveis ou iestáveis para ase saída lateral5 2 5 3 2 válvulas 3 2 em um só corpo

ara uso m ltiplo mediante ase manifold, Estação multipolo ou Estação us de campoCa eçote de comando elétrico ISO 15218, com atuador manual monoestável.5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido filtrado se recomenda lu rificação) Gases inertesVer para cada tipo de atuação540 l min 0,54 Cv) en 5 2 3 2)24 H com reação pneumática e 6 ar)Corpo de alumínio, distri uidor de aço ino idável, uarnições de N

Códi oadicional

Tensión

1 220 230V 50 60H2 110V 50 60H

24V 50 60H2 24 Vcc1 12 Vcc

Descrição ressão de tra al o it de reparo

Eletroválvula 5 2,reação pneumática

2,5...8 ar 2 2 11 --- 0.200.001.379

Eletroválvula 5 2,reação por mola

2,5...8 ar 2 2 11 --- 0.200.001.379

Eletroválvula 5 2,iestável por

impulsos elétricos

1...8 ar 2 2 11 --- 0.200.001.380

Eletroválvula 5 3centro fec ado

2,5...8 ar 2 2 11 --- 0.200.001.380

Eletroválvula 5 3centro a erto

2,5...8 ar 2 111 --- 0.200.001.380

Eletroválvula 5 3centro por pressão

2,5...8 ar 2 11 --- 0.200.001.380

2 Válvulas 3 2normal fec adas,comando elétrico

2,5...8 ar 2 111 --- 0.200.001.380

2 Válvulas 3 2normal a ertas,comando elétrico

2,5...8 ar 2 11 --- 0.200.001.380

2 Válvulas 3 2NA NC,comando elétrico

2,5...8 ar 2 11 --- 0.200.001.380

Série VM15-BSL 1/8”Válvulas direcionais5/2, 5/3 e 2x3/2 para basesaída lateral

Para mais características das solenóides, veja na página 2.6.1.1

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.254.002.311 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida: 0.254.002.311 / 901

Consultar por solenóide para ambientes perigosos

2 12

2.2.4.24

Acessórios

laca ce a para válvula 2 1laca ce a elétrica) 2

Separad. de pressão 2 1 Suporte ação plano A) 2 1

Quantidade de válvulas ase Manifold

4 2 16 2 18 2 110 2 112 2 1 2

Série VM15-BSL 1/8”Válvulas direcionais5/2, 5/3 e 2x3/2 para basesaída lateral

A letra ’’n’’ equivale ao número de posições disponíveis para válvulas.

ase a i o sa a a e a

2.2.5.1

Tipo .................................

Monta em.......................

Cone ões .......................Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Freq ncia a 6 ar) .......

Materiais .........................

Válvulas 5 2 de atuação pneumática ou elétrica, com atuador manual mono e iestávelUnitário ou em uso m ltiplo através do Distri uidor de alimentação ou ase manifoldDe tra al o G 1 4 De pilota em M5 0,85...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado recomenda se lu ri cação) Gases inertesVeri que para cada tipo de atuação1000 l min 1,016 Cv)18 H reação pneumática)16H reação por mola)Corpo de amac, distri uidor de alumínio,

uarnições de N orrac a nitrílica)

Série SB1 Global Class1/4”

Válvulas direcionais 5/2

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.220.002.322 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida 0.220.002.322 / 201

Para mais características das solenóides, veja na página 2.6.2.2

NOVO: atuador manual conforme ISO 4414 e EN 983.

Descrição ressão de tra al o it de reparo

Válvula 5 2comando pneumático,reação pneumática

1,5...10 ar 22 1 22 0.200.000.176

Válvula 5 2comando pneumático,reação por mola

2,5...10 ar 22 1 22 0.200.000.177

Válvula 5 2iestável por

impulsos pneumáticos

0,5...10 ar 22 1 22 0.200.000.178

Eletroválvula 5 2,reação pneumática

1,5...10 ar 22 2 22 --- 0.200.000.182

Eletroválvula 5 2,reação por mola

2,5...10 ar 22 2 22 --- 0.200.000.183

Eletroválvula 5 2,iestável por

impulsos elétricos

0,5...10 ar 22 2 22 --- 0.200.000.184

Tensão Códi o adicional

220V 50 60H 201110V 50 60H 20248V 50 60H 20824V 50 60H 203

24 Vcc 212 12 Vcc 213

Consultar por solenóide de baixo consumo e para ambientes perigosos.

2 12

2.2.5.2

Série SB1 Global Class1/4”

Válvulas direcionais 5/2

o a o p e i o o a o e e op e i o si p es

o a o e e op e i op o

is i i o e a i e aç o

ase a i o

A letra ’’n’’ equivale ao número de posições.

válvulas e o Distribuidor de alimentação para

A letra ’’n’’ equivale ao número de posições.

Quantidade de válvulas

2 0.200.000.1623 0.200.000.1634 0.200.000.1645 0.200.000.1656 0.200.000.166

Quantidade de válvulas

2 0.200.000.5023 0.200.000.5034 0.200.000.5045 0.200.000.5056 0.200.000.5067 0.200.000.5078 0.200.000.508

laca de fec amento 0.200.000.535

2.2.5.3

Séries EN1 e SB1NAMUR 1/4”

Válvulas direcionais3/2 e 5/2

anéis o-ring de vedação. A versão 3/2 inclui placa adaptadora.

Tipo .................................

Monta em.......................

Cone ões .......................Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Freq ncia a 6 ar) .......

Materiais .........................

Válvulas 3 2 e 5 2 de atuação pneumática ou elétrica, com atuador manual mono e

iestávelSuperfície de monta em conforme normas VDI VDE 3845 NAMU )De tra al o G 1 4 De pilota em M5 0,85...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado recomenda se lu ri cação) Gases inertesVeri que para cada tipo de atuação1000 l min 1,016Cv)18 H reação pneumática)16 H reação por mola)

Válvulas EN1 ressão de tra al o it de reparo

Eletroválvula 5 2reação pormola

2,5...10 ar 221 12 22 --- 0.200.000.542

Eletroválvula 3 2reação pormola

2,5...10 ar 221 22 22 --- 0.200.000.542

Para mais características dos solenóides, veja na página 2.6.2.2.

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.220.012.322 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida 0.220.012.322 / 201

NOVO: atuador manual conforme

ISO 4414 e EN 983.

Válvulas S 1 ressão de tra al o it de reparo

Válvula 5 2comando pneumático,reação pneumática

1,5...10 ar 22 11 22 0.200.000.176

Válvula 5 2comando pneumático,reação por mola

2,5...10 ar 22 11 22 0.200.000.177

Válvula 5 2iestável por

impulsos pneumáticos

0,5...10 ar 22 11 22 0.200.000.178

Eletroválvula 5 2,reação pneumática

1,5...10 ar 22 12 22 --- 0.200.000.182

Eletroválvula 5 2,iestável por

impulsos elétricos

0,5...10 ar 22 12 22 --- 0.200.000.184

Tensão Códi o adicional

220V 50 60H 201110V 50 60H 20248V 50 60H 20824V 50 60H 203

24 Vcc 212 12 Vcc 213

Consultar por solenóide de baixo consumo e para ambientes perigosos.

2 12

2.2.5.4

Séries EN1 e SB1NAMUR 1/4”

Válvulas direcionais3/2 e 5/2

o a o p e i o 2

o a o e e op e i o si p es 2 o a o e e op e i o p o 2

Válvulas S 1 ressão de tra al o it de reparo

Válvula 3 2comando pneumático,reação pneumática

1,5...10 ar 0.220.021.322 0.200.000.176

Válvula 3 2comando pneumático,reação por mola

2,5...10 ar 0.220.021.522 0.200.000.177

Válvula 3 2iestável por

impulsos pneumáticos

0,5...10 ar 0.220.021.722 0.200.000.178

Eletroválvula 3 2,reação pneumática

1,5...10 ar 0.220.022.322 0.200.000.182

Eletroválvula 3 2,iestável por

impulsos elétricos

0,5...10 ar 0.220.022.722 0.200.000.184

Placa de interfase para regulação de velocidade, código 0.200.000.538

e o a N1 2

2.2.6.1

Válvulas direcionais 5/2 e 5/3

Válvulas 5 2 e 5 3 de atuação pneumática ou elétrica, reação por mola ou pneumática, monoestáveis ou iestáveisDe tra al o G1 4 De pilota em M5 0,8Ca eçote elétrico com atuador manual

iestável opção norma CNOMO)5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado recomenda se lu ri cação) Gases inertesVeri car para cada tipo de atuação1650 l min 1,6 Cv)1000 l min 1,0 Cv)Corpo de alumínio, distri uidor de alumínio anodi ado duro, uarnições de N

orrac a nitrílica)

Tipo .................................

Cone ões .......................Comando elétrico ...........

Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal 5 2) ........Va ão nominal 5 3) ........Materiais .........................

Para mais características dos solenóides, veja na página 2.6.2.2.

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.250.002.322 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida 0.250.002.322 / 201.

Descrição ressão de tra al o

Válvula 5 2comando pneumático,reação pneumática

2...10 ar 0.250.001.322

Válvula 5 2comando pneumático,reação por mola

2...10 ar 0.250.001.522

Válvula 5 2iestável por

impulsos pneumáticos

1...10 ar 0.250.001.722

Válvula 5 3comando pneumático,centro fec ado

2...10 ar 0.250.001.922

Válvula 5 3comando pneumático,centro a erto

2...10 ar 0.250.002.122

Válvula 5 3comando pneumático,centro por pressão

2...10 ar 0.250.008.122

Eletroválvula 5 2,reação pneumática

2...10 ar 0.250.002.322

Eletroválvula 5 2,reação por mola

2...10 ar 0.250.002.522

Eletroválvula 5 2,iestável por

impulsos elétricos

1...10 ar 0.250.002.722

Eletroválvula 5 3centro fec ado

2...10 ar 0.250.002.922

Eletroválvula 5 3centro a erto

2...10 ar 0.250.003.122

Eletroválvula 5 3centro por pressão

2...10 ar 0.250.008.322

it de reparo para comandosversões NG

pneumáticos 0.200.000.828

eletropneumáticos 0.200.000.829

Tensão Códi o adicional

220V 50 60H 201110V 50 60H 20248V 50 60H 20824V 50 60H 203

24 Vcc 212 12 Vcc 213

Série CH1 NG Global Class1/4’’

Consultar por solenóide de baixo consumo e para ambientes perigosos.

2 12

2.2.6.2

o a o e e op e i o si p es

o a o e e op e i o p o

o a o p e i o

Série CH1 NG 1/4”Válvulas direcionais 5/2 e 5/3

2.2.6.3

Válvulas 3 2 de atuação pneumática ou elétrica, reação por mola ou pneumática, monoestáveis ou iestáveisDe tra al o G1 4 De pilota em M5 0,85...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado recomenda se lu ri cação) Gases inertesVeri car para cada tipo de atuação1650 l min 1,6 Cv)Corpo de alumínio, distri uidor de alumínio anodi ado duro, uarnições de N

orrac a nitrílica)

Tipo .................................

Cone ões .......................Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Materiais .........................

Para mais características dos solenóides, veja na página 2.6.2.2.

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.250.032.322 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida 0.250.032.322 / 201.

Descrição ressão de tra al o

Válvula 3 2comando pneumático,reação pneumática

2...10 ar 0.250.031.322

Válvula 3 2comando pneumático,reação por mola

2...10 ar 0.250.031.522

Válvula 3 2iestável por

impulsos pneumáticos

1...10 ar 0.250.031.722

Eletroválvula 3 2,reação pneumática

2...10 ar 0.250.032.322

Eletroválvula 3 2,reação por mola

2...10 ar 0.250.032.522

Eletroválvula 3 2,iestável por

impulsos elétricos

1...10 ar 0.250.032.722

its de reparo para comandos

neumáticos 0.200.000.828

eletropneumáticos 0.200.000.829

Série CH1 NG Global Class1/4’’

Tensão Códi o adicional

220V 50 60H 201110V 50 60H 20248V 50 60H 20824V 50 60H 203

24 Vcc 212 12 Vcc 213

Válvulas direcionais 3/2

Consultar por solenóide de baixo consumo e para ambientes perigosos.

2 12

2.2.6.6

Série CH1 NG 1/4”

o a o e e op e i o si p es

o a o e e op e i o p o

o a o p e i o

Válvulas direcionais 3/2

2.2.6.7

Série CH1 NG 1/4”Válvulas direcionais 3/2, 5/2 e 5/3

is i i o e a i e aç o

ase a i o

A letra ’’n’’ equivale ao número de posições.

válvulas e o Distribuidor de alimentação para

A placa de fechamento é utilizada para suprimir uma posição do manifold.

A letra ’’n’’ equivale ao número de posições.

A placa de fechamento é utilizada para suprimir uma posição do manifold.

Quantidade de válvulas

2 0.200.000.6723 0.200.000.6734 0.200.000.6745 0.200.000.6756 0.200.000.6767 0.200.000.6778 0.200.000.6789 0.200.000.679

10 0.200.000.680

laca de fec amento 0.200.000.651

Quantidade de válvulas

2 0.200.000.8023 0.200.000.8034 0.200.000.8045 0.200.000.8056 0.200.000.8067 0.200.000.8078 0.200.000.8089 0.200.000.809

10 0.200.000.810

laca de fec amento 0.200.000.801

2 12

2.2.6.10

Série VM18 1/4”Válvulas direcionais5/2, 5/3 e 2x3/2

Tipo .................................

Funções ..........................Monta em.......................Cone ões .......................

Comando elétrico ...........

Temperatura am iente....Temperatura do uído.....Fluído..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Freq ncia......................Materiais .........................

Válvulas direcionais de atuação pneumática ou elétrica, reação por mola ou pneumática, monoestáveis ou iestáveis5 2 5 3 2 válvulas 3 2 em um só corpoUnitárioTra al o G 1 4 ilota em M5 0,8 Escape de comandos elétricos M5 0,8Ca eçote elétrico ISO 15218 com atuador manual monoestável5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido filtrado se recomenda lu rificação) Gases inertesVer para cada tipo de atuação1400 l min 1,4 Cv) em 5 2 e 3 2)24 H com reação pneumática e 6 ar)Corpo de alumínio, distri uidor alumínio,

uarnições de N

Descrição ressão de tra al o it de reparo

Válvula 5 2comando pneumático,reação pneumática

2,5...8 ar 2 1 1 22 0.200.001.138

Válvula 5 2comando pneumático,reação por mola

2,5...8 ar 2 1 1 22 0.200.001.138

Válvula 5 2iestável por

impulsos pneumáticos

1...8 ar 2 1 1 22 0.200.001.138

Válvula 5 3comando pneumático,centro fec ado

2,5...8 ar 2 1 1 22 0.200.001.138

Válvula 5 3comando pneumático,centro a erto

2,5...8 ar 2 1 2 122 0.200.001.138

Válvula 5 3comando pneumático,centro por pressão

2,5...8 ar 2 1 122 0.200.001.138

Eletroválvula 5 2,reação pneumática

2,5...8 ar 2 1 2 22 --- 0.200.001.139

Eletroválvula 5 2,reação por mola

2,5...8 ar 2 1 2 22 --- 0.200.001.139

Eletroválvula 5 2,iestável por

impulsos elétricos

1...8 ar 2 1 2 22 --- 0.200.001.172

Eletroválvula 5 3centro fec ado

2,5...8 ar 2 1 2 22 --- 0.200.001.172

Eletroválvula 5 3centro a erto

2,5...8 ar 2 1 122 --- 0.200.001.172

Eletroválvula 5 3centro por pressão

2,5...8 ar 2 1 22 --- 0.200.001.172

Para mais características das solenóides, veja na página 2.6.1.1

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.251.002.322 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida: 0.251.002.322 / 901

Consultar por solenóide para ambientes perigosos

Códi oadicional

Tensão

1 220 230V 50 60H2 110V 50 60H

24V 50 60H2 24 Vcc1 12 Vcc

2.2.6.11

Série VM18 1/4”Válvulas direcionais5/2, 5/3 e 2x3/2

Válvulas2 3 2 Descrição ressão

de tra al o it de reparo

2 Válvulas 3 2normal fec adas,comando pneumático

2,5...8 ar 2 1 22 0.200.001.138

2 Válvulas 3 2normal a ertas,comando pneumático

2,5...8 ar 2 1 22 0.200.001.138

2 Válvulas 3 2NA NC,comando pneumático

2,5...8 ar 2 1 22 0.200.001.138

2 Válvulas 3 2normal fec adas,comando elétrico

2,5...8 ar 2 1 122 --- 0.200.001.172

2 Válvulas 3 2normal a ertas,comando elétrico

2,5...8 ar 2 1 22 --- 0.200.001.172

2 Válvulas 3 2NA NC,comando elétrico

2,5...8 ar 2 1 22 --- 0.200.001.172

o a o p e i o o a o e e op e i o si p es

o a o e e op e i o p o

2 12

2.2.6.20

Série VM18-B 1/4”Válvulas direcionais5/2, 5/3 e 2x3/2 para base

Tipo .................................

Funções ..........................Monta em.......................

Cone ões .......................Comando elétrico ...........

Temperatura am iente....Temperatura do uído.....Fluído..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Freq ncia......................Materiais .........................

Válvulas direcionais de atuação pneumática ou elétrica, reação por mola ou pneumática, monoestáveis ou iestáveis para ase5 2 5 3 2 válvulas 3 2 em um só corpo

ara uso m ltiplo mediante ase manifold, Estação multipolo ou Estação us de campoDe tra al o G 1 4 De pilota em M5 0,8Ca eçote elétrico ISO 15218 com atuador manual monoestável5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido filtrado se recomenda lu rificação) Gases inertesVer para cada tipo de atuação1400 l min 1,4 Cv) em 5 2 e 3 2)24 H com reação pneumática e 6 ar)Corpo de alumínio, distri uidor de alumínio,

uarnições de N

Descrição ressão de tra al o it de reparo

Válvula 5 2comando pneumático,reação pneumática

2,5...8 ar 2 2 1 22 0.200.001.132

Válvula 5 2comando pneumático,reação por mola

2,5...8 ar 2 2 1 22 0.200.001.132

Válvula 5 2iestável por

impulsos pneumáticos

1...8 ar 2 2 1 22 0.200.001.132

Válvula 5 3comando pneumático,centro fec ado

2,5...8 ar 2 2 1 22 0.200.001.132

Válvula 5 3comando pneumático,centro a erto

2,5...8 ar 2 2 2 122 0.200.001.132

Válvula 5 3comando pneumático,centro por pressão

2,5...8 ar 2 2 122 0.200.001.132

Eletroválvula 5 2,reação pneumática

2,5...8 ar 2 2 2 22 --- 0.200.001.139

Eletroválvula 5 2,reação por mola

2,5...8 ar 2 2 2 22 --- 0.200.001.139

Eletroválvula 5 2,iestável por

impulsos elétricos

1...8 ar 2 2 2 22 --- 0.200.001.172

Eletroválvula 5 3centro fec ado

2,5...8 ar 2 2 2 22 --- 0.200.001.172

Eletroválvula 5 3centro a erto

2,5...8 ar 2 2 122 --- 0.200.001.172

Eletroválvula 5 3centro por pressão

2,5...8 ar 2 2 22 --- 0.200.001.172

Para mais características das solenóides, veja na página 2.6.1.1

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.252.002.322 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida: 0.252.002.322 / 901

Consultar por solenóide para ambientes perigosos

Códi oadicional

Tensão

1 220 230V 50 60H2 110V 50 60H

24V 50 60H2 24 Vcc1 12 Vcc

2.2.6.21

Série VM18-B 1/4”Válvulas direcionais5/2, 5/3 e 2x3/2 para base

ase a i o

A letra ’’n’’ equivale ao número de posições disponíveis para válvulas.

Válvulas2 3 2 Descrição ressão

de tra al o it de reparo

2 Válvulas 3 2normal fec adas,comando pneumático

2,5...8 ar 2 2 22 0.200.001.138

2 Válvulas 3 2normal a ertas,comando pneumático

2,5...8 ar 2 2 22 0.200.001.138

2 Válvulas 3 2NA NC,comando pneumático

2,5...8 ar 2 2 22 0.200.001.138

2 Válvulas 3 2normal fec adas,comando elétrico

2,5...8 ar 2 2 122 --- 0.200.001.172

2 Válvulas 3 2normal a ertas,comando elétrico

2,5...8 ar 2 2 22 --- 0.200.001.172

2 Válvulas 3 2NA NC,comando elétrico

2,5...8 ar 2 2 22 --- 0.200.001.172

Acessórios

laca ce a 2 1 1 Separad. de pressão 2 1 1 Suporte ação plano A) 2 1 1 Suporte tril o DIN 2 1 1

Quantidade de válvulas ase Manifold

4 2 1 126 2 1 128 2 1 1210 2 1 112 2 1 1 2

2 12

2.2.6.22

VM18ase Manifold modular

dupla)Terminais

2 1 2 2 1 2

Acessórios

laca ce a 2 1 1 Separad. de pressão 2 1

Série VM18-B 1/4”Válvulas direcionais5/2, 5/3 e 2x3/2 para base

ase a i o o a

Trata-se de um sistema manifold formado por bases individuais unidas lateralmente. Cada base permite a montagem de 2 válvulas.

manifold.

2.2.6.23

Série VM18-BSL 1/4”

Descrição ressão de tra al o it de reparo

Eletroválvula 5 2,reação pneumática

2,5...8 ar 2 2 22 --- 0.200.001.381

Eletroválvula 5 2,reação por mola

2,5...8 ar 2 2 22 --- 0.200.001.381

Eletroválvula 5 2,iestável por

impulsos elétricos

1...8 ar 2 2 22 --- 0.200.001.382

Eletroválvula 5 3centro fec ado

2,5...8 ar 2 2 22 --- 0.200.001.382

Eletroválvula 5 3centro a erto

2,5...8 ar 2 122 --- 0.200.001.382

Eletroválvula 5 3centro por pressão

2,5...8 ar 2 22 --- 0.200.001.382

2 Válvulas 3 2normal fec adas,comando elétrico

2,5...8 ar 2 122 --- 0.200.001.382

2 Válvulas 3 2normal a ertas,comando elétrico

2,5...8 ar 2 22 --- 0.200.001.382

2 Válvulas 3 2NA NC,comando elétrico

2,5...8 ar 2 22 --- 0.200.001.382

Válvulas direcionais5/2, 5/3 e 2x3/2 para basesaída lateral

Tipo .................................

Funções ..........................Monta em.......................

Comando elétrico ...........

Temperatura am iente....Temperatura do uído.....Fluído..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................Freq ncia......................Materiais .........................

Válvulas direcionais de atuação elétrica, reação por mola ou pneumática, monoestáveis ou iestáveis para ase saída lateral5 2 5 3 2 válvulas 3 2 em um só corpo

ara uso m ltiplo mediante ase manifold, Estação multipolo ou Estação us de campoCa eçote de comando elétrico ISO 15218, com atuador manual monoestável5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido filtrado se recomenda lu rificação) Gases inertesVer para cada tipo de atuação1100 l min 1,1 Cv) en 5 2 3 2)24 H com reação pneumática e 6 ar)Corpo de alumínio, distri uidor de alumínio,

uarnições de N

Códi oadicional

Tensión

1 220 230V 50 60H2 110V 50 60H

24V 50 60H2 24 Vcc1 12 Vcc

Para mais características das solenóides, veja na página 2.6.1.1

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.254.002.322 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida: 0.254.002.322 / 901

Consultar por solenóide para ambientes perigosos

2 12

2.2.6.24

Quantidade de válvulas ase Manifold

4 2 16 2 18 2 110 2 1 112 2 1 12

Série VM18-BSL 1/4”

A letra ’’n’’ equivale ao número de posições disponíveis para válvulas.

Acessórios

laca ce a para válvula 2 1laca ce a elétrica) 2

Separad. de pressão 2 1 Suporte ação plano A) 2 1

ase a i o sa a a e a

Válvulas direcionais5/2, 5/3 e 2x3/2 para basesaída lateral

2.2.7.1

Válvulas direcionais5/2 e 5/3

Válvulas 5 2 e 5 3 de atuação pneumática ou elétrica, reação por mola ou pneumática, monoestáveis ou iestáveisDe tra al o G1 2 De pilota em G1 8Ca eçote elétrico CNOMO com atuador manual iestável5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido ltrado recomenda se lu ri cação) Gases inertesVeri car para cada tipo de atuação4200 l min 4,2 Cv)4000 l min 4,0 Cv)Corpo de alumínio, distri uidor de alumínio anodi ado duro, uarnições de N

orrac a nitrílica)

Tipo .................................

Cone ões .......................Comando elétrico ...........

Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal 5 2) ........Va ão nominal 5 3) ........Materiais .........................

Para mais características dos solenóides, veja na página 2.6.2.2.

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.250.002.344 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida 0.250.002.344 / 201.

Para mais características dos solenóides, veja o capítulo 5 deste manual.

Descrição ressão de tra al o

Válvula 5 2comando pneumático,reação pneumática

2...10 ar 0.250.001.344

Válvula 5 2comando pneumático,reação por mola

2...10 ar 0.250.001.544

Válvula 5 2iestável por

impulsos pneumáticos

1...10 ar 0.250.001.744

Válvula 5 3comando pneumático,centro fec ado

2...10 ar 0.250.001.944

Válvula 5 3comando pneumático,centro a erto

2...10 ar 0.250.002.144

Válvula 5 3comando pneumático,centro por pressão

2...10 ar 0.250.008.144

Eletroválvula 5 2,reação pneumática

2...10 ar 0.250.002.344

Eletroválvula 5 2,reação por mola

2...10 ar 0.250.002.544

Eletroválvula 5 2,iestável por

impulsos elétricos

1...10 ar 0.250.002.744

Eletroválvula 5 3centro fec ado

2...10 ar 0.250.002.944

Eletroválvula 5 3centro a erto

2...10 ar 0.250.003.144

Eletroválvula 5 3centro por pressão

2...10 ar 0.250.008.344

it de reparo para comandosversões NG

pneumáticos 0.200.000.857

eletropneumáticos 0.200.000.858

Série CH3 NG Global Class1/2’’

Tensão Códi o adicional

220V 50 60H 201110V 50 60H 20248V 50 60H 20824V 50 60H 203

24 Vcc 212 12 Vcc 213

Consultar por solenóide de baixo consumo e para ambientes perigosos.

2 12

2.2.7.2

Válvulas direcionais5/2 e 5/3

o a o e e op e i o p oo a o e e op e i o si p es

o a o p e i o

is i i o e a i e aç o

A letra ’’n’’ equivale ao número de posições.

válvulas e o Distribuidor de alimentação para

A placa de fechamento é utilizada para suprimir uma posição do manifold.

Quantidade de válvulas

2 0.200.000.8423 0.200.000.8434 0.200.000.8445 0.200.000.8456 0.200.000.846

laca de fec amento 0.200.000.841

Série CH3 NG Global Class1/2’’

2.3.1.1

Série VS1 NG Global ClassVálvulas direccionais 5/2 e 5/3 para base ISO e VDMA

Taman o .........................Tipo .................................

Monta em.......................

Comando elétrico ...........

Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................

ISO 1Válvulas 5 2 e 5 3 com distri uidor, de atuação pneumática ou elétrica, reação por mola ou pneumática, monoestáveis ou iestáveisSo re ases normali adas S 1 e V A 2 taman o 1, com cone ão lateral ou em manifold para cone ões inferiores, so consulta)Ca eçote elétrico CNOMO, ISO 15218com atuador manual iestável5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido filtrado recomenda se lu rificação) Gases inertesVerificar para cada tipo de atuação1200 l min 1,2 Cv)

Para mais características dos solenóides, veja o capítulo 5 deste manual.

Tensão Códi o adicional

220V 50 60H 201110V 50 60H 20248V 50 60H 20824V 50 60H 203

24 Vcc 212 12 Vcc 213

Estes códigos não incluem as bases. As mesmas devem ser solicitadas em separado (ver página 2.3.3.1 e 2.3.3.2).

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.250.002.422 com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida: 0.250.002.422 / 201.

Para mais características dos solenóides, veja na página 2.6.2.2.

Dimensões: veja a página 2.3.2.1 e subseqüentes.

Descrição

ressão

de tra al o

Válvula 5 2 comando pneumático, reação pneumática

2...10 ar 0.250.001.422

Válvula 5 2 comando pneumático, reação por mola

2...10 ar 0.250.001.622

Válvula 5 2 iestável por impulsos pneumáticos

1...10 ar 0.250.001.822

Válvula 5 3 comando pneumático, centro fec ado

2...10 ar 0.250.002.022

Válvula 5 3 comando pneumático, centro a erto

2...10 ar 0.250.002.222

Válvula 5 3 comando pneumático, centro por pressão

2...10 ar 0.250.008.222

Eletroválvula 5 2, reação pneumática

2...10 ar 0.250.002.422

Eletroválvula 5 2, reação por mola

2...10 ar 0.250.002.622

Eletroválvula 5 2, iestável por impulsos elétricos

1...10 ar 0.250.002.822

Eletroválvula 5 3 centro fec ado

2...10 ar 0.250.003.022

Eletroválvula 5 3 centro a erto

2...10 ar 0.250.003.222

Eletroválvula 5 3 centro por pressão

2...10 ar 0.250.008.422

it de reparo para comandos versões NG

pneumáticos 0.200.000.823

eletropneumáticos 0.200.000.824

Consultar por solenóide de baixo consumo e para ambientes perigosos.

2 12

2.3.1.2

Série VS2 NG Global Class

Taman o .........................Tipo .................................

Monta em.......................

Comando elétrico ...........

Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................

ISO 2Válvulas 5 2 e 5 3 com distri uidor, de atuação pneumática ou elétrica, reação por mola ou pneumática, monoestáveis ou iestáveisSo re ases normali adas S 1 e V A 2 taman o 2, com cone ão lateral ou em manifold para cone ões inferiores, so consulta)Ca eçote elétrico CNOMO, ISO 15218com atuador manual iestável5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido filtrado recomenda se lu rificação) Gases inertesVerificar para cada tipo de atuação2600 l min 2,6 Cv)

Para mais características dos solenóides, veja o capítulo 5 deste manual.

Tensão Códi o adicional

220V 50 60H 201110V 50 60H 20248V 50 60H 20824V 50 60H 203

24 Vcc 212 12 Vcc 213

Estes códigos não incluem as bases. As mesmas devem ser solicitadas em separado (ver página 2.3.3.1 e 2.3.3.2).

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.250.002.433 com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida: 0.250.002.433 / 201.

Para mais características dos solenóides, veja na página 2.6.2.2.

Dimensões: veja a página 2.3.2.1 e subseqüentes.

Descrição ressão de tra al o

Válvula 5 2 comando pneumático, reação pneumática

2...10 ar 0.250.001.433

Válvula 5 2 comando pneumático, reação por mola

2...10 ar 0.250.001.633

Válvula 5 2 iestável por impulsos pneumáticos

1...10 ar 0.250.001.833

Válvula 5 3 comando pneumático, centro fec ado

2...10 ar 0.250.002.033

Válvula 5 3 comando pneumático, centro a erto

2...10 ar 0.250.002.233

Válvula 5 3 comando pneumático, centro por pressão

2...10 ar 0.250.008.233

Eletroválvula 5 2, reação pneumática

2...10 ar 0.250.002.433

Eletroválvula 5 2, reação por mola

2...10 ar 0.250.002.633

Eletroválvula 5 2, iestável por impulsos elétricos

1...10 ar 0.250.002.833

Eletroválvula 5 3 centro fec ado

2...10 ar 0.250.003.033

Eletroválvula 5 3 centro a erto

2...10 ar 0.250.003.233

Eletroválvula 5 3 centro por pressão

2...10 ar 0.250.008.433

it de reparo para comandos versões NG

pneumáticos 0.200.000.853

eletropneumáticos 0.200.000.854

Válvulas direccionais 5/2 e 5/3 para base ISO e VDMA

Consultar por solenóide de baixo consumo e para ambientes perigosos.

2.3.1.3

Série VS3 NG Global Class

Taman o .........................Tipo .................................

Monta em.......................

Comando elétrico ...........

Temperatura am iente....Temperatura do uido .....Fluido ..............................

ressão de tra al o .......Va ão nominal ................

ISO 3Válvulas 5 2 e 5 3 com distri uidor, de atuação pneumática ou elétrica, reação por mola ou pneumática, monoestáveis ou iestáveisSo re ases normali adas S 1 e V A 2 taman o 3, com cone ão lateral ou em manifold para cone ões inferiores, so consulta)Ca eçote elétrico CNOMO, ISO 15218com atuador manual iestável5...50 C 23...122 F)10...60 C 14...140 F)

Ar comprimido filtrado recomenda se lu rificação) Gases inertesVerificar para cada tipo de atuação4750 l min 4,8 Cv)

Para mais características dos solenóides, veja o capítulo 5 deste manual.

Tensão Códi o adicional

220V 50 60H 201110V 50 60H 20248V 50 60H 20824V 50 60H 203

24 Vcc 212 12 Vcc 213

Estes códigos não incluem as bases. As mesmas devem ser solicitadas em separado (ver página 2.3.3.1 e 2.3.3.2).

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.250.002.444 com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida: 0.250.002.444 / 201.

Para mais características dos solenóides, veja na página 2.6.2.2.

Dimensões: veja a página 2.3.2.1 e subseqüentes.

Descrição ressão de tra al o

Válvula 5 2comando pneumático,reação pneumática

2...10 ar 0.250.001.444

Válvula 5 2comando pneumático,reação por mola

2...10 ar 0.250.001.644

Válvula 5 2iestável por

impulsos pneumáticos

1...10 ar 0.250.001.844

Válvula 5 3comando pneumático,centro fec ado

2...10 ar 0.250.002.044

Válvula 5 3comando pneumático,centro a erto

2...10 ar 0.250.002.244

Válvula 5 3comando pneumático,centro por pressão

2...10 ar 0.250.008.244

Eletroválvula 5 2,reação pneumática

2...10 ar 0.250.002.444

Eletroválvula 5 2,reação por mola

2...10 ar 0.250.002.644

Eletroválvula 5 2,iestável por

impulsos elétricos

1...10 ar 0.250.002.844

Eletroválvula 5 3centro fec ado

2...10 ar 0.250.003.044

Eletroválvula 5 3centro a erto

2...10 ar 0.250.003.244

Eletroválvula 5 3centro por pressão

2...10 ar 0.250.008.444

it de reparo para comandosversões NG

pneumáticos 0.200.000.855

eletropneumáticos 0.200.000.856

Válvulas direccionais 5/2 e 5/3 para base ISO e VDMA

Consultar por solenóide de baixo consumo e para ambientes perigosos.

2 12

2.3.1.4

C1

A C C1 D D1 E F ØG H I J L

VS 1 103 42 43 100 144 185 18 36 M 5 28 38 3 4VS 2 137 54 52 111 172 210 24 48 M 6 38 48 9 5VS 3 170 67 64 121 204 242 32 64 M 8 48 58 15 6

Séries VS1 - VS2 - VS3

o a o p e i o o a o e e op e i o

Válvulas direccionais 5/2 e 5/3 para base ISO e VDMA

2.3.3.1

A C D E F G H ØI J Ø Ø

VS 1 0.200.000.602 110 84 30 10 18 36 98 28 5,5 46 M5 G 1 4VS 2 0.200.000.605 124 95 35 13 24 48 112 38 6,6 56 M6 G 3 8VS 3 0.200.000.608 149 119 32 18 32 64 136 48 6,6 71 M8 G 1 2

A C D E F G H Ø I J Ø Ø

VS 1 0.200.000.601 110 84 32 10 18 36 98 28 5,5 48 M5 G 1 4VS 2 0.200.000.604 124 95 40 13 24 48 112 38 6,6 57 M6 G 3 8VS 3 0.200.000.607 149 119 32 18 32 64 136 48 6,6 71 M8 G 1 2

Séries VS1 - VS2 - VS3

ases e o e o a e a S - V A 2

ases e o e o i e io S - V A 2

Válvulas direccionais 5/2 e 5/3 para base ISO e VDMA

2 12

2.3.3.2

A C D E F G H Ø I J Ø Ø

VS 1 0.200.000.603 110 85 44 71 18 36 95 28 M5 43 M5 G 1 4VS 2 0.200.000.606 135 100 45 86 24 48 115 38 M6 56 M6 G 3 8VS 3 0.200.000.609 190 140 54 130 32 64 168 48 M8 71 M8 G 1 2

VS 1 0.200.000.613VS 2 0.200.000.614VS 3 0.200.000.615

C D E F G Ø H Ø I J Ø

VS 1 0.200.000.610 85 46 6 15 28 95 5,5 7 11 22 G 3 8VS 2 0.200.000.611 100 47 8 17,5 35 115 6,6 9 13 26 G 1 2VS 3 0.200.000.612 140 56 8 25 52 168 9 12 15 30 G 1

Séries VS1 - VS2 - VS3Válvulas direccionais 5/2 e 5/3 - ISO 5599/1

ases e o e o ip a S - V A 2

e o par de Terminais.A placa de fechamento é utilizada para anular uma posição do manifold.

ases

laca de fec amento

e i ais S - V A 2 pa

2.4.1.2

Eletroválvulas 2/2

Tipo .................................

osição de tra al o ........ressão de tra al o .......

Fluido ..............................Va ão nominal ................Frequ ncia má . .............Temperaturas ............. ....Materiais .........................

Eletroválvula 2 2 com diafra ma, normalmente fec adaVertical, com a o ina para cima4...10 ar 54...145 psi)Ar comprimido filtrado1932 l min v 30 l min)2 ciclos min5...50 C 23...122 F)

Corpo de amac, diafra ma de N orrac a nitrílica)

Ø G it de reparo

G 1 2 0.240.001.144 0.200.000.208

Serie pesada tipo diafragma 1/2” Global Class

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a seguir, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.240.001.144 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida 0.240.001.144 / 201.

Para mais características dos solenóides, veja na página 2.6.2.2

Tensão Códi o adicional

220V 50 60H 201110V 50 60H 20248V 50 60H 20824V 50 60H 203

24 Vcc 212 12 Vcc 213

2 12

2.4.1.4

Série AZ Global Class1/2” até 1 1/2”

Válvulas eeletroválvulas 2/2

Para mais características das solenóides, veja na página 2.6.2.2

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a direita, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.241.000.154 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida 0.241.000.154 / 201.Para 30 bar consultar.

Tipo .................................

osição de tra al o ........ressão de tra al o .......ressão de comando......

Fluido ..............................Modelos ..........................Cone ões .......................Va ão nominal ................

Cone ão do comando ....

Temperaturas ............. ....Materiais .........................

Válvulas e eletroválvulas 2 2 a o turador, normalmente fec adasVertical, com a o ina para cima2...10 ar 0,9...2,5 ar 4...30 ar 2...10 ar 2...10 ar 4...30 arAr comprimido ltradoAZ 5 AZ 7G 1 2 G 3 4 G 1 G 1 1 4 G 1 1 26500 l min 15200 l mincom G 3 4 ) com G1 1 4 )

G 1 8 para comando pneumático ou elétrico com suprimento e terno)5...50 C 23...122 F)

Corpo de alumínio, fec amento frontal e outras uarnições de N orrac a nitrílica)

Modelo 2...10 ar 0,9...2,5 ar 4...30 ar

Comando pneumático

AZ 5 G 1 2 2 1 0.241.000.954 0.241.001.554G 3 4 2 1 0.241.000.955 0.241.001.555

AZ 7 G 1 2 1 0.241.000.976 0.241.001.576G 1 1 4 0.241.000.577 0.241.000.977 0.241.001.577G 1 1 2 2 1 0.241.000.978 0.241.001.578

Comandoelétrico

AZ 5 G 1 2 2 1 1 ---G 3 4 2 1 1 ---

AZ 7 G 1 2 1 1 ---G 1 1 4 0.241.000.177G 1 1 2 2 1 1 ---

Comando elétrico comsuprimento

e terno

AZ 5 G 1 2 0.241.000.254 0.241.000.754 0.241.001.754G 3 4 0.241.000.255 0.241.000.755 0.241.001.755

AZ 7 G 1 0.241.000.276 0.241.000.776 0.241.001.776G 1 1 4 0.241.000.277 0.241.000.777 0.241.001.777G 1 1 2 0.241.000.278 0.241.000.778 0.241.001.778

it de reparo

AZ 5 2 222AZ 7 2 2

AZ 5 30 ar) 2 2AZ 7 30 ar) 2 2

Tensão Códi o adicional

220V 50 60H 201110V 50 60H 20248V 50 60H 20824V 50 60H 203

24 Vcc 212 12 Vcc 213

Consultar por solenóide de baixo consumo e para ambientes perigosos.

2.4.1.5

(*) Para comando elétrico com suprimento externo.(**) Atuador manual.

Válvulas eeletroválvulas 2/2

A - o a o p e i o A - o a o p e i o

A - o a o e i o A - o a o e i o

A - o a o e i o a A - o a o e i o a

Série AZ Global Class1/2” até 1 1/2”

2 12

2.4.1.6

IMPORTANTE:1. Alimentando pela conexão 1: 1.1. Obtemos a função 3/2 NF 1.2. Fechando a conexão 3 obtemos a função 2/2 NF

2. Alimentando pela conexão 3 (para comandos pneumáticos ou eletrico com suprimento ext.) 2.1. Obtemos a função 3/2 NA 2.2. Fechando a conexão 1 obtemos a função 2/2 NA

Válvulas eeletroválvulas 3/2

Tipo .................................

osição de tra al o ........ressão de tra al o .......ressão de comando......

Fluido ..............................Modelos ..........................Cone ões .......................Va ão nominal ................

Cone ão do comando ....

Temperaturas ............. ....Materiais .........................

Válvulas e eletroválvulas 3 2 a o turador, normalmente fec adasVertical, com a o ina para cima2...10 ar 0,9...2,5 ar 4...30 ar2...10 ar 2...10 ar 4...30 arAr comprimido ltradoAZ 5 AZ 7G 1 2 G 3 4 G 1 G 1 1 4 G 1 1 26500 l min 15200 l mincom G 3 4 ) com G1 1 4 )

G 1 8 para comando pneumático ou elétrico com suprimento e terno)5...50 C 23...122 F)

Corpo de alumínio, fec amento frontal e outras uarnições de N orrac a nitrílica)

Modelo 2...10 ar 0,9...2,5 ar 4...30 ar

Comando pneumático

AZ 5 G 1 2 2 1 0.241.001.054 0.241.001.654G 3 4 2 1 0.241.001.055 0.241.001.655

AZ 7 G 1 2 1 0.241.001.076 0.241.001.676G 1 1 4 0.241.000.677 0.241.001.077 0.241.001.677G 1 1 2 2 1 0.241.001.078 0.241.001.678

Comandoelétrico

AZ 5 G 1 2 2 1 ---G 3 4 2 1 ---

AZ 7 G 1 2 1 ---G 1 1 4 0.241.000.377G 1 1 2 2 1 ---

Comandoelétrico comsuprimento

e terno

AZ 5 G 1 2 0.241.000.454 0.241.000.854 0.241.001.854G 3 4 0.241.000.455 0.241.000.855 0.241.001.855

AZ 7 G 1 0.241.000.476 0.241.000.876 0.241.001.876G 1 1 4 0.241.000.477 0.241.000.877 0.241.001.877G 1 1 2 0.241.000.478 0.241.000.878 0.241.001.878

Série AZ Global Class1/2” até 1 1/2”

Para mais características das solenóides, veja na página 2.6.2.2

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela a direita, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.Exemplo: uma válvula 0.241.000.354 / - - - com tensão 220V 50/60Hz, deve ser pedida 0.241.000.354 / 201.Para 30 bar consultar.

it de reparo

AZ 5 2 222AZ 7 2 2

AZ 5 30 ar) 2 2AZ 7 30 ar) 2 2

Tensão Códi o adicional

220V 50 60H 201110V 50 60H 20248V 50 60H 20824V 50 60H 203

24 Vcc 212 12 Vcc 213

Consultar por solenóide de baixo consumo e para ambientes perigosos.

2.4.1.7

Válvulas eeletroválvulas 3/2

(*) Para comando elétrico com suprimento externo.(**) Atuador manual.

A - o a o p e i o A - o a o p e i o

A - o a o e i o A - o a o e i o

A - o a o e i o a A - o a o e i o a

Série AZ Global Class1/2” até 1 1/2”

2 12

2.4.2.1

3/h3/h

3/h3/h

(5) 11/4 3/h(6) 11/2 3/h

3/h

Ø C Ø G H H1 L

G 3 8 46 54 31 98 22 G 1 2 52 60 35 112 27 G 3 4 64 70 38 135 33 G 1 69 76 41,5 143 41 G 1 1 4 86 91 48 165 50 G 1 1 2 96 102 54 180 60 G 2 109 115 60,5 207 75

Série axiais 3/8” a 2”Válvulas 2/2

Tipo .................................

Cone ões do comando...ressão do uido ............

ressão de comando......

Temperaturas..................Fluidos ............................

Fluido de comando .........Materiais .........................

Válvulas 2 2 de atuação a ial, comandadas pneumaticamente. De simples ação normalmente fec ada ou normalmente a erta) ou de dupla açãoG 1 8 , com superfície conforme norma NAMUMá . 16 ar 232 psi)Vácuo 740 mm de H 97,4 )Simples ação 4,2...8 ar 60...116 psi)Dupla ação 3...8 ar 44...116 psi)20...135 C 4...302 F)

Guarnições de VITON á ua, ar, óleos, ra as, idrocar onetos

Guarnições de E DM á ua quente, ar, vaporAr comprimido ltradoCorpo e distri uidor interno de latão niquelado, assento de fec amento de latão niquelado com arruela de aço ino idável e junta de TFE, mola de aço fosfatado, uarnições de viton ou E DM conforme o modelo)

Nota: devido à sua concepção simples, com uma única parte em movimento e suas reduzidas dimensões, sua aplicação é aconselhada em substituição às válvulas esféricas ou similares com atuador de acionamento.

erda

de

car

a ar

)

Factor v

Ø CSimples ação normalmente fec ada Simples ação normalmente a erta Dupla ação

G 3 8 10 2 21 1 2 0.442.021.017 030 0.442.121.017 020 0.442.121.017 030 0.442.221.017 020 0.442.221.017 030 G 1 2 15 2 21 21 2 0.442.021.521 030 0.442.121.521 020 0.442.121.521 030 0.442.221.521 020 0.442.221.521 030 G 3 4 20 2 22 2 2 0.442.022.027 030 0.442.122.027 020 0.442.122.027 030 0.442.222.027 020 0.442.222.027 030 G 1 25 2 22 2 0.442.022.534 030 0.442.122.534 020 0.442.122.534 030 0.442.222.534 020 0.442.222.534 030 G 1 1 4 32 2 2 2 2 2 0.442.023.242 030 0.442.123.242 020 0.442.123.242 030 0.442.223.242 020 0.442.223.242 030 G 1 1 2 40 2 2 2 0.442.024.049 030 0.442.124.049 020 0.442.124.049 030 0.442.224.049 020 0.442.224.049 030 G 2 50 2 2 2 0.442.025.048 030 0.442.125.048 020 0.442.125.048 030 0.442.225.048 020 0.442.225.048 030

2.4.3.1

Ø A D E F G H I L M N O Ø Q Ø S U V

314 ME A 0.240.001.744 1 2 40 115 26 100 189 17 84 60 104 25 1 2 79 1 120 74.5 8316 ME A 0.240.001.766 1 40 165 37.5 120 238 8 104 65.5 154 20 3 4 104 1 1 2 170 83.5 6

Válvulas de segurança para prensas

Série MEP-A

Tipo .................................

Normas ...........................osição de tra al o ........ressão de tra al o .......

Fluido ..............................Modelos ..........................Mano ras por minuto......Va ão nominal A .........Va ão nominal A .........Silenciador de escape ....

Temperaturas..................Materiais .........................

Eletroválvulas 3 2 a o turador, normalmente fec adas, com comando eletropneumático interno, de corpo duplo de flu o paralelo, com dispositivo interno de se urança e rearme automáticoUNI 8205Vertical, com as o inas para cima2...8 ar 29...116 psi)Ar comprimido ltrado e lu ri cado314 ME A 316 ME A180 1601460 l min 6220 l min3780 l min 23300 l min

ecomenda se utili ar a série pesada veja capítulo 3)10...50 C 14...122 F)

Corpo de alumínio, uarnições de poliuretano

Nos códigos das eletroválvulas substituir os traços após a barra pelos valores da tabela, de acordo com a tensão selecionada para o solenóide.

Códi oadicional

Tensão

701 220V 50H702 110V 50H703 24V 50H705 220V 60H706 110V 60H707 24V 60H712 24 Vcc

it de reparo

314 ME A 2 1316 ME A 2 2

Para bitolas maiores (modelo 318MEP-A) consultar nosso departamento comercial

2 12

2.4.3.2

Válvulas de segurança para prensas

Série MEP-A

As o inas 1 2) estão em repouso, os n cleos 3 4) empurrados pelas molas fec am os acessos 5 6) e conectam as câmaras de comando 9 10) com as descar as.Os ei os 13 14) estão posicionados para cima pela ação das molas 21 22) e da pressão, o struindo a passa em do ar até a utili ação Através dos discos 15 16).

A utili ação A comunica se com o escape .

E citando se só uma o ina, por e emplo a 1), ou tirando se a e citação só de uma, por e emplo a 2) o piloto fec ado 4) fec a o acesso 6), a re a descar a 8) e esva ia a câmara 9).

O ei o 13) move se para cima empurrado pela mola 21) e pela pressão do o turador 15). O o turador 15) fec a e a passa em 11) a re.O ei o 14) por sua ve , se posiciona em a ertura, mantendo sua posição de e citação.A pressão so re a utili ação A descarre a se através da passa em 11) com maior superfície, de modo a resistir a pressão que c e a de através do ei o a erto 14).A pressão so re o conduto 6), que so ressai do ocal C , se descarre a em al uns décimos de se undos até

através de 18); transcorrido este tempo, uma posterior e citação do piloto 2) não produ nen um efeito por falta de ener ia pneumática. A válvula ca loqueada.Uma mano ra posterior só é possível após o resta elecimento da posição de repouso em am os os ei os e dei ando a pressão de entrada preenc er os canais 5 6).

Alimentando eletricamente am os os pilotos 1 2), seus n cleos 3 4) vencem as molas e fec am as descar as 7 8), a rindo as passa ens 5 6).A pressão e istente durante o repouso em 5 6) alcança as câmaras de comando 9 10) e move os ei os 13 14) para ai o, comunicando a pressão de entrada com a utili ação A através das passa ens 23 24) e fec ando os escapes 11 12).

Posiç o e epo so

i aç o

es a a ea e o

2.5.1.1

Eletroválvulas direcionais Versões PIEZO

Ap i eis s e e o as s ies H e VS

Válvulas com ca eça de comando eletropneumático com tecnolo ia IEZO. Esta atuação consiste de uma pastil a de material cerâmico

pie oelétrico com funções 3 2, que su stitui as o inas convencionais.A cerâmica pie oelétrica muda a sua forma ao circular corrente, permitindo assim a passa em de um sinal pneumático usado para comutar a válvula.

Va a e s

ANTIEXPLOSIVAS com se urança intrínseca raus a e . ermitem operar a válvula em am ientes peri osos, certi cados pelo T conforme a norma EN 50020. POTÊNCIA NOMINAL MÍNIMA 0,003 24 Vcc) 0,77 220 Vca). CORRENTE DE CONSUMO NOMINAL 0,1 mA 24 Vcc) 3,5 mA 220 Vca). Tempos de resposta muito ai os. ressão de operação 1,2...10 ar. odem ser utili ados com ar ltrado de 5 , seco ou com mínima

lu ri cação. ermitem lon os períodos de perman ncia com o solenóide

e citado 100 ED) sem elevação da temperatura no conjunto. Estas válvulas não são sensíveis a campos ma néticos erados

nas pro imidades, sendo dessa forma especiais para dispositivos de solda em. Estas válvulas possuem tam ém a vanta em de poder operar em

equipamentos NON STO funcionamento contínuo). Estes são equipamentos que operam normalmente com fontes principais de suprimento de ener ia, mas que podem ser transferidas a fontes secundárias à ateria ou à ener ia solar caso a ener ia da fonte principal seja interrompida. A vanta em do modelo multitensão é a de ser ideal para os fa ricantes

de máquinas que e portam a diferentes países. Não necessitam de diferentes modelos de válvulas com diferentes tensões. Um sómodelo multitensão simpli ca a fa ricação e o estoque de peças de reposição. Eliminam se os danos causados à eletroválvula por ser li ada em

uma tensão ou polaridade incorreta. Monta em norma CNOMO e tomada DIN 43650 A. Devem ser utili adas com ar ltrado a 5m sem lu ri cação.

Ap i ações

Em máquinas que possuem rande quantidade de eletroválvulas para redução si ni cativa do consumo. Utili ação em m ltiplas aplicações de posicionamento pneumático. ermite operar válvulas à distancia por radiofreq ncia tendo como

fonte de ener ia aterias carre adas por painéis solares. Estas aplicações são muito utili adas em operações por controle remoto em fá ricas de arma ena em de ás natural. As outras vanta ens dessas válvulas são mínima ener ia de consumo, se urança intrínseca e a não eração de calor.

2 12

2.5.2.1

Eletroválvulas direcionais Versões para atmosferas explosivas

Tipo .................................

Monta em.......................

Cone ão ED ...................ressão do tra al o .......

Atuador manual ..............roteção ........................

Classe de isolação .........Normas ...........................

Homolo ações................

Aplicações ......................

Ca eçote de comando eletropneumático, 3 2 normal fec ado, a prova de e plosão com se urança intrínsecaVálvulas séries S 1, EN1,CH1, CH3, VS1, VS2, VS3 e AZ 1001...7 arMonoestávelI 65 com a tomada colocada e ajustada)F IEC 85)EN 50014, EN 50020, EN 50284 e EN 50281 1, Tipo EE ia II C T6Certificação do La oratoire Central des Industries Electriques LCIE 02 ATEX 6122X

ecomendadas para aplicações em ind strias químicas, petrolíferas, de as, mineiras, etc.

Para mais características das solenóides, veja na página 2.7.1.1 e 2.7.2.1

Tipo .................................

Monta em.......................

Cone ão ED ...................ressão do tra al o .......

Atuador manual ..............roteção ........................

Classe de isolação .........Normas ...........................

Homolo ações................

Aplicações ......................

Ca eçote de comando eletropneumático, 3 2 normal fec ado, a prova de e plosão encapsulado especial)

Válvulas séries S 0, S 1, EN1,CH1, CH3, VS1, VS2 VS3 e AZ 1001...7 arDe acordo com o modelo de válvulaI 66 com a tomada colocada e ajustada)F IEC 85)EN 50014 e EN 50028, Tipo EE m II 2G T4 T5Certi cação CESI 02 ATEX 142X - La oratorio CESI 0722 com noti cação CESI 03 ATEX 075Q

ecomendadas para aplicações em ind strias químicas, petrolíferas, de as, mineiras, etc.

2.6.1.1

Solenóides e acessórios Série 15

Tipo .................................

Atuador manual ..............ressão de tra al o .......

Diâmetro de passa em ..Va ão a 6 ar .................Fluidos ............................

Cone ão ED ...................roteção .........................

Temperatura am iente....Tempo de resposta .........Classe de isolação .........

Ca eçote de comando eletropneumático, 3 2 normalmente fec ado, lar ura 15 mmMonoestável0...8 ar0,8 mm16 l minAr comprimido ou ases neutros, ltrados a 50 , sem lu ri cação100I 65 com a tomada colocada e ajustada)10...50 C 14...122 F)

5 15 msF CEI 85)

To a a 1

P a a e a ap aç o pa a ase o a CNOMO

Base giratória a cada 90º

Utilizada para adaptar estes solenóides às válvulas séries VS, CH e AZ, para aplicações onde é necessário baixo consumo elétrico.

Tensão ot ncia

220 230 V 50 60 H 3 VA 0.200.000.901110V 50 60H 3 VA 0.200.000.90224V 50 60H 3 VA 0.200.000.903

24 Vcc 1 0.200.000.92312 Vcc 1 0.200.000.913

Descrição

laca de adaptação 0.200.000.939

Tensão Cor do LED

220 Vca Vermel o 0.200.001.220110 Vca Amarelo 0.200.001.22124 Vca Verde 0.200.001.222

12 24 Vcc Verde 0.200.001.223

2 12

2.6.2.1

Solenóides e acessórios Série 22

Tipo .................................ressão de tra al o .......

Diâmetro de passa em ..Diâmetro de tu o uia ....Fluidos ............................

Variação de tensão .........Variação de freq ncia ...Cone ão ED ...................

roteção .........................Temperatura am iente....Temperatura do ar ..........Tempo de resposta .........Classe de isolação .........Encapsulamento .............Homolo ações................

Solenóide para eletroválvulas, lar ura 22mm0,5...10 ar1,1 mm8 mmAr comprimido ou ases neutros, ltrados a 50 , com ou sem lu ri cação 10 10

100I 65 com a tomada colocada e ajustada)Má . 50 C 122 F)10...60 C 14...140 F)

Apro . 10 msHEm resina epo iCE

To a a 22

T o ia o p e o e o e o e es ape

Base giratória 180º

A conexão de escape possui rosca fêmea M5.

Tensão

Tu o uia completo 2 12Cone ão de escape 2 1

Tensão ot ncia

220V 50H 240V 60H 11 VA 0.200.000.101110V 50H 120V 60H 11 VA 0.200.000.10248V 50H 48V 60H 10 VA 0.200.000.13724V 50H 24V 60H 10 VA 0.200.000.103 12V 50H 12V 60H 9 VA 0.200.000.104

190 Vcc 9 0.200.000.109110 Vcc 7 0.200.000.11048 Vcc 8 0.200.000.11124 Vcc 4 0.200.000.112 12 Vcc 4 0.200.000.113

Tensão Cor do LED

220V ca Vermel o 0.200.001.215110V ca Amarelo 0.200.001.216

24 48V ca Verde 0.200.001.21824V cc Verde 0.200.001.21712V cc Verde 0.200.001.219

2 contatos terra 0.200.000.138

2.6.2.2

Solenóides e acessórios Série 22 Global Class

Tipo .................................ressão de tra al o .......

Diâmetro de passa em ..Diâmetro de tu o uia ....Fluidos ............................

Variação de tensão .........Variação de freq ncia ...Cone ão ED ...................

roteção .........................Temperatura am iente....Temperatura do ar ..........Tempo de resposta .........Classe de isolação .........Encapsulamento .............Homolo ações................

Solenóide para eletroválvulas, lar ura 22mm0,5...10 ar1,1 mm9 mmAr comprimido ou ases neutros, ltrados a 50 , com ou sem lu ri cação 10 10

100I 65 com a tomada colocada e ajustada)Má . 50 C 122 F)10...60 C 14...140 F)

Apro . 10 msHEm resina epo iCE

To a a 22 o LED o a C ass

T o ia o p e o o a C ass

Base giratória 180º

A conexão de escape do tubo guia possui rosca fêmea M5.

Tu o uia completo GC 2 1 21

Tensão Cor do LED

220V ca Vermel o 2 1 21110V ca Amarelo 2 1 21

24 48V ca Verde 2 1 2124V cc Verde 2 1 2112V cc Verde 2 1 21

Tensão ot ncia

220V 50 60H 6 VA 0.200.001.201110V 50 60H 4,5 VA 0.200.001.20248V 50 60H 8 VA 0.200.001.20824V 50 60H 4,5 VA 0.200.001.203

24 Vcc 4,5 0.200.001.212 12 Vcc 4,5 0.200.001.213

2 12

2.6.3.1

0.210.002.332 0.210.002.354 0.210.002.432 0.210.002.454

0.200.000.024

0.210.002.532 0.210.002.554 0.210.002.632 0.210.002.6540.210.002.732 0.210.002.754 0.210.002.832 0.210.002.8540.210.002.932 0.210.002.954 0.210.003.032 0.210.003.0540.210.003.132 0.210.003.154 0.210.003.232 0.210.003.2540.210.003.332 0.210.003.354 0.210.003.432 0.210.003.4540.210.005.211 0.210.005.511 0.210.006.711 0.240.000.1540.240.000.155 0.240.000.176 0.240.000.1770.210.005.111 0.210.005.411 0.210.006.611 0.200.000.0230.210.005.311 0.210.005.611 0.210.006.811 0.200.000.0250.210.004.511 0.210.004.811 0.210.005.711 0.210.006.011 0.200.000.0260.210.004.611 0.210.004.911 0.210.005.811 0.210.006.111 0.200.000.0270.210.004.711 0.210.005.011 0.210.005.911 0.210.006.211 0.200.000.0280.210.003.911 0.210.004.011 0.210.004.111 0.210.004.211 0.200.000.0300.210.004.311 0.210.004.411 0.210.006.311 0.210.006.4110.210.006.511 0.210.007.5110.210.006.911 0.210.007.011 0.210.007.111 0.200.000.0320.210.007.211 0.210.007.311 0.210.007.411 0.200.000.035

Solenóides e acessórios Série 32

Tipo .................................ressão de tra al o .......

Diâmetro de passa em ..Fluidos ............................

Variação de tensão .........Variação de freq ncia ...Cone ão ED ...................

roteção .........................Temperatura am iente....Temperatura do ar ..........Cone ão .........................Tempo de resposta .........Classe de isolação .........Encapsulamento .............Homolo ações................

Solenóide para eletroválvulas, lar ura 32mm0,5...10 ar 2 mm Ar comprimido ou ases neutros, ltrados a 50 , com ou sem lu ri cação 10 10

100I 65 com a tomada colocada e ajustada)Má . 50 C 122 F)10...60 C 14...140 F)

DIN 43650 AApro . 10 msHEm resina epo iCE

To a a 2 DIN -A

T o ia o p e o e o e o e es ape

Base giratória 90º

Aplicável nas se uintes válvulas Códi o do tu o uia

Descrição

Cone ão de escape G1 8 2

Tensão ot ncia Tensão ot ncia

220V 50H 240V 60H 18 VA 2 1 12V 60H 23 2110V 50H 120V 60H 18 VA 2 2 190 Vcc 9 248V 50H 48V 60H 23 VA 2 110 Vcc 9 2 1

24V 50H 18 VA 2 48 Vcc 10 2 1112V 50H 23 VA 2 24 Vcc 7 2 12 24V 60H 18 VA 2 12 Vcc 10 2 1

Descrição

2 contatos terra 0.200.000.0383 contatos terra 0.200.000.039

2.7.1.1

Série 15

Tipo .................................

Normas ...........................

Atuador manual ..............ressão de tra al o .......

Diâmetro de passa em ..Va ão a 6 ar..................Fluidos ............................

Cone ão ED ...................roteção .........................

Temperatura am iente....Temperatura do ar ..........Tempo de resposta .........Classe de isolação .........Homolo ações................

Ca eçote de comando eletropneumático, 3 2 normalmente fec ado, antie plosivo com se urança intrínseca, lar ura 15 mmEN 50014, EN 50020, EN 50284 e EN 50281 1, Tipo EE ia II C T6Monoestável1...7 ar0,5 mm12 l minAr comprimido ou ases neutros, ltrados a 10 , sem lu ri cação100I 65 com a tomada colocada e ajustada)10...50 C 14...122 F)10...30 C 14...86 F)

8 a 15 msF CEI 85)Certi cação do La oratoire Central des Industries Electriques LCIE 02 ATEX 6122X

To a a 1

P a a e a ap aç o pa a ase o a CNOMO

Utilizada para adaptar estes solenóides às válvulas séries VS e CH, para aplicações onde a segurança intrínsica é necessária.

Recomendadas para aplicações antiexplosivas em industrias químicas, petrolíferas, de gases, de minérios, etc.

Tensão ot ncia

12 Vcc 0,7 0.200.000.92224 Vcc 0,7 0.200.000.921

Solenóides antiexplosivos

Descrição

laca de adaptação 0.200.000.939

Descrição

2 contatos terra 2

Base giratória 90º

2 12

2.7.2.1

Solenóides antiexplosivos Série 22

Tipo .................................

ressão de tra al o .......Diâmetro de passa em ..Fluidos ............................

Cone ão do escape........Variação de tensão .........Cone ão ED ...................

roteção .........................Tempo de resposta .........Classe de isolação .........Homolo ações................

Solenóides antie plosivos encapsulados ATEX 94 9 CE, conforme normas EN 60079 0 2009, EN 6007918 2009, EN 60079 31 2009, lar ura 30mm tu o uia especial incluso) - -

0,5...8 ar1,1 mmAr comprimido ou ases neutros, ltrados a 50 , com ou sem lu ri caçãoM5 0,8 10

100I 6610 msFTÜV IT 13 ATEX 030

Tensão ot ncia

220V 50 60 H 3,2 VA 0.200.000.544110V 50 60H 3,2 VA 0.200.000.54524V 50 60H 3,2 VA 0.200.000.546

24 Vcc 3 0.200.000.55112 Vcc 3 0.200.000.552

Nota: Por razões de segurança, não é permitido a venda de bobinas separadas do conjunto tubo guia tragante.