catalogo

26
Ilustração: Montagem feita a partir de foto de televisor em 1950 - Acervo Pró-TV

Upload: associacao-pro-tv-museu-da-tv

Post on 11-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Ilustração: Montagem feita a partir de foto de televisor em 1950 - Acervo Pró-TV CAIXA Cultural São Paulo 25 de janeiro a 13 de março de 2011 Vida Alves Curadora Chateaubriand faz o discurso inaugural da TV, ao lado de Homero Silva (1950) Relembre, viaje pela memória da televisão. Acervo Pró-TV

TRANSCRIPT

Page 1: Catalogo

Ilust

raçã

o: M

ont

agem

fei

ta a

par

tir

de

foto

de

tele

viso

r em

195

0 - A

cerv

o P

ró-T

V

Page 2: Catalogo
Page 3: Catalogo

25 de janeiro a 13 de março de 2011

CAIXA Cultural São Paulo

Page 4: Catalogo
Page 5: Catalogo

Uma fantástica viagem pelo tempo

As páginas a seguir revelam um pouco do que você verá na exposição“60 Anos de TV no Brasil”, exposta na CAIXA Cultural São Paulo de 25 de janeiro a 13 de março de 2011.É uma viagem no tempo, que mostra a história deste fantástico meio de comunicação: a televisão.Em 18 de setembro de 2010, a Pró-TV deu início às comemorações pelos 60 anos da TV. Nós comemoramos esta que é a data de inauguração da 1ª emissora do país: a TV Tupi de São Paulo, canal 3.Com esta exposição, a CAIXA Cultural integra também as comemorações pelos 60 anos da TV no Brasil.

Relembre, viaje pela memória da televisão.

Vida Alves Curadora

Chateaubriand faz o discurso inaugural da TV,ao lado de Homero Silva (1950)

Ace

rvo P

ró-T

V

Page 6: Catalogo

Antes da imagem... o som

Telegrafia sem fio

Rádio

Em 1896, em Roma, Guglielmo Marconi lançou ao mundo o primeiro sistema prático de telegrafia sem fios.Em 1898, conseguiu que sinais radiotelegráficos, emitidos da Inglaterra, fossem escutados claramente em St. Johns, o Labrador, atravessando todo o Atlântico Norte.Estava inventada a radiotelegrafia.(Em 1912, a companhia de Marconi já produzia aparelhos de rádio em larga escala.)

O padre Roberto Landell de Moura, brasileiro, foi o inventor do rádio.Ele nasceu em 21 de janeiro de 1861, em Porto Alegre.Sua primeira retransmissão foi em 10 de junho de 1900, no bairro de Santana, em São Paulo. E foi registrada em reportagem pelo “Jornal do Commércio”. Por seu pioneirismo, é o patrono dos radioamadores do Brasil.

Landel de Moura patenteou seus inventos no Brasil em 1901.Os Estados Unidos patentearam invento semelhante em 1904.

Edgard Roquette Pinto, carioca, nascido em 1884, era médico, antropólogo, ensaísta e etnólogo. Foi ele quem criou a primeira emissora de rádio do país: a Rádio Sociedade de Rio de Janeiro, em 1923, ao lado de Henrique Morize. Essa emissora é a atual Rádio MEC.

A primeira transmissão oficial de rádio, foi no dia 7 de setembro de 1922, no Centenário da Independência, com um discurso do Presidente Epitácio Pessoa.

Em 1936 o jornal “A Noite” criou a Rádio Nacional do Rio de Janeiro que, por muitos anos, foi a mais importante emissora do Brasil. Em 1940, Getúlio Vargas a transformou na rádio oficial do Governo Federal.

Page 7: Catalogo

E veio a imagem

O 1º a falar sobre transmissão de imagem eletronicamente, foi o menino americano Philo Farnsworth. Era pobre e falava sobre isso a todo mundo. Falou a Vladimir Zworykin, imigrante russo nos Estados Unidos. Anos depois, em 1927, Philo Farnsworth, já adulto conseguiu dinheiro, para patentear sua idéia.Zworykin já o tinha feito em 1923. Houve processo. Philo Farnsworth ganhou, mas....foi Zworykin quem passou à história como o inventor da televisão.

De 1938 a 1945 houve a 2ª Grande Guerra Mundial.O mundo silenciou sobre o assunto.

Em 1945 – ficou-se sabendo que vários países, inclusive a Alemanha, embrenharam-se na descoberta da transmissão da imagem.Só três o conseguiram: Estados Unidos, França, Inglaterra.

Assis Chateaubriand, no Brasil, dono do maior império de emissoras de rádio e jornais ficou sabendo da novidade e foi aos Estados Unidos, disposto a implantar televisão no país. Procurou David Sarnoff, diretor da RCA, que disse ao brasileiro: “Televisão não é para um país pobre como o seu”. Ao que Chateaubriand irritado, respondeu: “Fique sabendo, mister, que não vou comprar uma, mas duas. Uma instalarei em São Paulo, antes de Cuba e do México. E a 2ª, na cidade do Rio de Janeiro. Uma da RCA. Outra da G. E.”

E assim fez. 18 de setembro de 1950 – foi inaugurada a TV Tupi de São Paulo.

21 de janeiro de 1951, a TV Tupi do Rio de Janeiro.

No México e em Cuba a televisão foi inaugurada poucos dias depois de São Paulo, Brasil.

Page 8: Catalogo

A preparação

Em meados de 1949, Assis Chateaubriand, o “big boss” das Emissoras Associadas, chegou no pátio da Rádio Tupi e Difusora, onde havia a torre de uma das duas emissoras, uma piscina para resfriamento da água e um jardim, onde os artistas ficavam, nos intervalos dos programas de rádio. E ali jogavam peteca. Era a diversão preferida, à época.Chatô, como era conhecido, chamou Walter Forster a um canto e lhe disse: - “Vou terminar com esse jogo de peteca.” – “Por quê chefe? Não incomoda ninguém.” – “É que aqui vai ser montada a grande novidade: a televisão. Aqui vão ser os estúdios. Vamos montar em breve a nossa televisão”. E Walter Forster confessou sua ignorância e lastimou: “Os artistas vão sentir tanta falta do jogo de peteca.....”.

Já no final de 1949, São Paulo parou para ver os caminhões com as faixas: “1ª televisão do Brasil”, Chateaubriand havia cumprido a palavra. O material foi instalado no alto do Banco do Estado de São Paulo, o Banespa, depois de atravessar toda a cidade.Em 1950, foram realizados vários testes em circuito fechado. A 1ª foi no Hospital das Clínicas, com material G.E.Apareceram na telinha a atriz Miriam Simone e o palhaço Arrelia.A 2ª experiência foi na Sede dos Diários Associados, no centro de São Paulo, com material RCA. Apresentadores: Homero Silva e Walter Forster. Convidado especial: Frei Mojica, frei cantor, com a música: “Jurame”, cujo refrão era “Besame asta locura!” (“Beija-me até a loucura!”)Diz o ator Lima Duarte: “Já imaginaram a televisão que ia sair daí, com o frei pedindo beijos já no 1º programa?”.

Francisco de Assis Chateaubriand de Mello, nasceu na Paraíba, em 1892. era um garoto precoce. Sempre ligado aos problemas do Brasil. Suas lutas foram:- Pelo desenvolvimento do turismo- Pela alfabetização popular- Pela saúde: implantou 500 postos de saúde em todo o Brasil- Contra a devastação das florestas- Pelo desenvolvimento da aviação- Pela criação de museus (em especial criou o Museu de Arte de SP)- Pela comunicação (abriu emissoras de rádio de norte a sul do país. Lançou mais de trinta emissoras de televisão. A primeira foi aTV Tupi-Difusora de São Paulo, a pioneira).

Quem era Assis Chateaubriand?

Page 9: Catalogo

Enfim: a televisão!

A inauguração: 18 de setembro de 1950

O primeiro programa artístico: TV na Taba

Às 16 horas, no bairro do Sumaré, foi realizada a cerimônia oficial de inauguração. Presentes: Assis Chateaubriand, o candidato e logo Governador do Estado de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez, o Bispo Rolim, a madrinha da TV Rosalina Coelho Larragotti, a atriz Lia de Aguiar, que a entrevistou, o apresentador Homero Silva, a garota Sonia Maria Dorce e convidados.

No complexo do Sumaré, que era chamada de Cidade do Rádio, passaram a existir: as Rádios Tupi e Difusora e a Televisão Tupi. O diretor geral era Dermival Costalima e o diretor artístico da TV Tupi, Cassiano Gabus Mendes.

O primeiro programa foi bem variado. E nele teve:- Jornalismo – Crônica de Mauricio Loureiro Gama sobre política- Esporte – Crônica de Aurélio Campos sobre futebol- Música clássica – Orquestra Tupi, sobre regência do maestro Renato de Oliveira- Música Popular – Solo de piano com o maestro Rafael Puglielli - Cantores: Wilma Bentivegna, Osny Silva, Rosa Pardini - Conjunto: “Os Quatro Amigos”- Teatro – Pequeno teatro, dirigido por Walter Forster, com os atores Lia de Aguiar, Yara Lins e Vitória de Almeida - Dança – Clássica: Bailarina Lia Marques - Popular: Rumbeira Rayito del Sol- Humorismo – “Escolinha do Ciccilo” – autor Paulo Leblon, com participação de vários humoristas como alunos. - “Rancho Alegre” – Humorismo caipira, com Mazzaropi, Geny Prado, João Restiffe.- Infantil – “Clube do Papai Noel” – Homero Silva e crianças que cantavam- Visita à emissora – Homero Silva era o cicerone, e as visitantes, as atrizes Miriam Simone e Helenita Sanches- Encerramento – “Hino da Televisão” – cantado por Lolita Rodrigues - “Acalanto” para despedir.

UMA RECEITA QUE FOI REAPROVEITADA POR 60 ANOS.

Page 10: Catalogo

Música... Divina Música

A paixão pela música veio do rádio. E as grandes orquestras também. Quando da sua inauguração, a TV Tupi de São Paulo já possuía orquestra para música erudita, música popular e regional.O diretor artístico era Georges Henry. O chefe do regional, Antônio Rago...Cantores de ópera se apresentavam constantemente no Brasil: Tebaldi, Callas, Caruso. O povo ia ao Teatro Municipal de São Paulo aplaudir. O programa era: “Antarctica no Mundo dos Sons”.Sete ou oito eram os maestros, que se dividiam e se especializavam. A música estava em toda a programação.

Os cantores populares, vindos do rádio, eram adorados: Emilinha Borba, Francisco Alves, Orlando Silva, Marlene, Osny Silva, Agnaldo Rayol, Hebe Camargo, Silvio Caldas, Dalva de Oliveira, Agostinho dos Santos, Ângela Maria, Norma Avian, Elizete Cardoso, Morgana, Clélia Simone, Noite Ilustrada, Carlos Galhardo, Ivon Cury.... Eram todos idolatrados.

Inezita Barroso já na década de 50, apareceu com: “Lampião de Gás” e “Marvada Pinga”. Sucesso que dura 60 anos.

Adoniran Barbosa, veio da Rádio Record e com sua voz rouca, seu “sotaque” paulistano e sua irreverência, veio para ficar. Cronista de São Paulo.

Maysa começou já na televisão, em 1965, com “Ouça” e seus olhos verdes, cantora da paixão....

A TV Record tomou a liderança musical do Brasil.Paulo Machado de Carvalho e seus filhos Paulinho, Alfredo e Tuta gostavam de esporte e de música. Só de 1957 a 1973 nada menos que 50 cantores internacionais vieram cantar em suas emissoras. Entre eles: Stevie Wonder, Johnny Mathis, Nat King Cole, Sarah Vaughel.

Em 1965, a TV Record contratou Elis Regina, a gauchinha de 20 anos que ganhara o Festival da MPB da TV Excelsior, com: “Arrastão”. Ela e Jair Rodrigues lançaram o “Fino da Bossa”.

Os festivais de música popular revolucionaram o cenário musical brasileiro. Solano Ribeiro era o organizador musical.

Page 11: Catalogo

E aí apareceram: Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Betânia, Paulinho da Viola, Geraldo Vandré, Taiguara, Théo de Barros, Wilson Simonal, e vários outros.

Roberto Carlos também surgiu. Sua voz afinadíssima conquistou a todos. Com ele: Wanderléa, Erasmo Carlos, Martinha, Eduardo Araújo, Silvinha.

Roberto Carlos ficou sendo o eterno rei.

A Bossa Nova conquistou o mundo desde 1959. Seu principal nome: João Gilberto. Teve ainda: Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Nara Leão, Toquinho, Nelson Motta, Milton Nascimento. Verdadeiras feras musicais. Sua batida jazzística, sincopada, era a modernidade chegando pra ficar.

A Música Sertaneja veio do rádio: Alvarenga e Ranchinho, Tonico e Tinoco, música de raiz. Depois o “Conjunto Farroupilha”, Rolando Boldrin. E mais tarde, a música sertaneja virou country e fez milionários como: Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, Zezé de Camargo e Luciano. Até que apareceram: Victor e Léo. E a música sertaneja continuou invadindo corações.

Tim Maia, apareceu, com seu corpo enorme, sua voz enorme. O Síndico!

Por fim uma explosão musical. As bandas: Titãs, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor. E ainda Gabriel o Pensador, Carlinhos Brown, e tantos.Juventude que canta, que escandaliza, que dança.

MÚSICA, ETERNA MÚSICA. QUE PODE SER ERUDITA, OPERÍSTICA, POPULAR, SAMBA, ROCK, METAL, AXÉ, PUNK, FUNK, MAS QUE CONTINUA SEMPRE EMBALANDO O CORAÇÃO DESTE POVO, INTENSAMENTE MUSICAL.

Page 12: Catalogo

Futebol... paixão nacional

Os jovens diretores da TV Tupi, já em 1950 sabiam do amor eterno do brasileiro pelo futebol. E o apresentou, no programa “TV na Taba”, do dia 18 de setembro.Uma pequena caixa de papelão.... quase uma mágica e Aurélio Campos, o apresentador, disse que dali para a frente, a televisão iria transmitir os jogos de futebol.

- O 1º locutor esportivo foi Jorge Amaral, que era médico.- O 1º comentarista foi Ary Silva, que era advogado.

Não foi só o futebol que entrou para a televisão, mas todos os esportes. A TV Record sempre se dedicou a ele. E o Estádio do Pacaembu chama-se “Estádio Paulo Machado de Carvalho”, que era o proprietário e dono das Emissoras Unidas. Ele passou para a história, como o “Marechal da Vitória”.

Nomes que ganharam a história do jornalismo esportivo:

- Rebello Junior: o homem do gol inconfundível! Gooooolll!!!!!!- Osmar Santos: o locutor que criou as expressões: “Ripa na Chulipa”, “Pimba na gorduchinha”; “Caroço de Abacate”.- Ary Silva, que foi vereador, deputado e fundou o jornal “Gazeta da Zona Norte”.- Walter Abrahão, advogado, foi Presidente do Tribunal de Contas de São Paulo.- Galvão Bueno, que pelo que consta, recebe 1 milhão de reais por mês pela qualidade de sua narração!- Luciano do Valle, o locutor da Band; de inteligência e educação ímpares.E mais. Wilson Brasil, Luiz Noriega, Rui Vioti, Ary Barroso, Luiz Mendes. E tantos outros...

Aos poucos a televisão foi transmitindo todos os tipos de esportes, tendo até emissoras especializadas só nesse gênero.

Mas o futebol ficou sendo sempre o amor maior do brasileiro!

Page 13: Catalogo

Dança

Já no primeiro programa televisivo houve dança.

A bailarina foi Lia Marques.

E, quase todas as noites, apareciam números de dança clássica. Uma das bailarinas era Maria Pia Finocchio, que hoje é presidente do Sindicato dos Bailarinos de São Paulo.

A bailarina Lia Marques na inauguração da TV Tupi (1950)

Ace

rvo P

ró-T

V

Page 14: Catalogo

O telejornalismo

Chateaubriand era jornalista. E sabia quanto era importante a notícia. Já no primeiro programa, Mauricio Loureiro Gama foi escolhido como jornalista político. Escreveu sobre Jânio Quadros. E foi parabenizado por Chatô, que lhe disse: “O senhor falou direto ao espectador. Foi o único que entendeu realmente o que é 'televisão'”.

O telejornal “Imagens do Dia”, com reportagens curtas, apareceu no dia seguinte à inauguração. Filmagens feitas por Paulo Salomão e Jorge Kurkjian.

Carlos Spera e José Carlos de Moraes, o Tico-Tico, foram os primeiros e mais importantes repórteres de São Paulo, por muitos anos.

No Rio de Janeiro o “Repórter Esso” começou antes de São Paulo. O apresentador era Luiz Jatobá, logo substituído por Gontijo Teodoro, que ficou 18 anos no ar. Em São Paulo, o primeiro “Repórter Esso” foi Kalil Filho. O slogan do programa: “O primeiro a dar as últimas”.

O jornalista mais importante do Rio de Janeiro foi Fernando Barbosa Lima. E o jornalista mais longevo de São Paulo foi Murillo Antunes Alves.

O “Jornal Nacional” iniciou em 1º de setembro de 1969. Primeiro locutor Hilton Gomes, ao lado do que mais se destacou: Cid Moreira. O casal atual: Willian Bonner e Fátima Bernardes. Ótimos!

Jornalistas. Tele-jornalistas!Há quem viva sem eles?

Informar:Missão da televisão!

Page 15: Catalogo

E as crianças?

O primeiro rostinho de criança a aparecer na TV foi o de Sonia Maria Dorce, com 5 aninhos, que anunciou: “Está no ar a Televisão do Brasil”.

No mesmo programa: “TV na Taba”, Homero Silva levou as crianças de seu programa: “Clube do Papai Noel”, da Rádio para a TV Tupi.

Na TV Tupi do Rio, Assis Chateaubriand convidou “Os Bugrinhos do São Francisco” para a inauguração da emissora.

Sonia Maria Dorce, garota prodígio, estrelou vários seriados.O mais importante deles foi “De mãos dadas”, ao lado do grande ator Heitor de Andrade.

Adriano Stuart e Walter Avancini eram “grandes atores mirins”. Faziam cinema, novelas, seriados, sempre com muito êxito.

Julio Gouveia e sua esposa Tatiana Belinky, vieram do TESP e lançaram em 1951 o horário infanto-juvenil. Conheciam pessoalmente Monteiro Lobato e o adaptaram para a TV. O grande sucesso foi o programa “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Julio e Tatiana ficaram na TV Tupi e depois na TV Bandeirantes por quase 30 anos.

O seriado: “Sítio do Pica-Pau Amarelo” ganhou o Brasil, anos depois de ter aparecido em São Paulo, através da TV Globo, no Rio de Janeiro. Era 1977 e essa versão teve direção de Geraldo Casé.

Grandes programas infantis aconteceram na TV Cultura de São Paulo.Foram eles: “Bambalalão”, “Catavento”, “Curumim”, “Jardim Zoológico”, “Rá-tim-bum”, “Mundo da Lua”, “Castelo Rá-Tim-Bum”...e muitos outros!

Xuxa, Angélica e Eliana foram as principais apresentadoras de programas infantis nos anos 80 e 90.

E assim as crianças apareceram sempre nos programas da televisão brasileira.

A atual grande estrela mirim é: Maísa, que Silvio Santos descobriu e lançou para a glória!

Page 16: Catalogo

Sempre rir!

O homem é o único animal que ri. Ri de si mesmo. E ri de seu semelhante. O humor da televisão veio das artes. Veio do teatro, do teatro de revista, do rádio, do circo, do cinema, veio do povo.São tantos os nomes.... Lembremos alguns:Do cinema e do teatro vieram para a televisão: Mesquitinha, Oscarito, Grande Otelo, Virginia Lane, Mara Rúbia, Procópio Ferreira, Dercy Gonçalves, Agildo Ribeiro, Costinha....Do rádio... Ah, do rádio o maior era Nhô Totico. Ele era todos e era um só. Era um gênio.Do rádio vieram: Pagano Sobrinho, Maria Vidal, Zilda Cardoso, Lulu Benencase, Mazzaropi, Manoel de Nóbrega, João Monteiro, Xisto Guzzi, Chico Anysio, e centena de outros.Do circo vieram clãs inteiros! Veio a família Seyssel – Arrelia, Pimentinha; a família Canales – Walter Stuart, Adriano Stuart, Cathy Stuart; no Rio de Janeiro, a família Daniel, com Juan Daniel, Daniel Filho. E veio ainda o Carequinha e.... tantos.Não vamos esquecer: Fuzarca e Torresmo, Gibe....

No primeiro dia da inauguração da televisão já houve humorismo.Pagano Sobrinho, sozinho, contava piadas e fazia tipos.Mazzaropi, o caipira esperto e inteligente, esteve na TV Tupi de São Paulo, inaugurando-a, e também na TV Tupi do Rio de Janeiro, em janeiro de 1951. Depois “Mazza”, como era chamado pelos amigos, foi pro cinema. E seu “Jeca” desengonçado conquistou todo o Brasil, em uma centena de filmes, que passam até hoje em nossa televisão.

Paulo Leblon lançou na inauguração em São Paulo, a primeira escolinha da TV: “Escolinha do Ciccilo”. Nela havia o professor e os alunos. Dentre eles: Simplício, que perdurou por décadas na televisão, com seu grito: “Hóme?!”.

Na TV Paulista apareceu Manoel de Nóbrega, uma bandeira.Grandes nomes em seu elenco: Rony Cócegas, Carlos Alberto de Nóbrega, Zilda Cardoso, Canarinho, Borges de Barros, Consuelo Leandro, Maria Tereza, Walter Ribeiro dos Santos, Ronald Golias, José Vasconcelos, Luiz Pini, Chocolate, tantos.....

Na TV Record a “Família Trapo” reuniu grandes atores: o grande Otelo Zelloni, Renata Fronzi, Cidinha Campos, Ricardo Côrte-Real, Jô Soares. Programa inesquecível.

Page 17: Catalogo

Renato Aragão estreou no Ceará em 1960. Formou-se em Direito, mas nasceu para o humor. Na TV Excelsior começou a dupla com Dedé Santana. Depois chamou Mussum e Zacarias. Foram depois para Record, Tupi e Globo. E aí nasceram “Os Trapalhões”. Sucesso eterno. Renato Aragão, o Didi, fundou o “Renato Aragão Produções”. Hoje ele é “Embaixador da Unicef”, pelo trabalho que faz em prol da alegria da criança no Brasil.

Chico Anysio, menino de Maranguape, Ceará, participou de programas de calouros, ganhou todos. Entrou para o rádio, quis ser galã. Mas resolveu não ser apenas 1 humorista, queria ser todos ao mesmo tempo. Criou 207 tipos diferentes e inesquecíveis. Chico Anysio, verdadeira indústria do humor.

Não vamos esquecer: Marcos Plonka, Renato Consorte, Zé Trindade, Jorge Dória, Jorge Lorêdo (o Zé Bonitinho), Geraldo Alves, Brandão Filho...

E os diretores? Carlos Manga, o maior!

A vez dos novos: Tom Cavalcante, Luiz Fernando Guimarães, Denise Fraga, Marcos Nanini, Pedro Cardoso, Claudia Gimenez...A turma do “Casseta e Planeta”, antenados, satíricos.... geniais!

Manoel de Nóbrega e Borges de Barrosem “A Praça da Alegria” (TV Paulista, 1955)

Ace

rvo P

ró-T

V

Page 18: Catalogo

O teatro na televisão

O teleteatro já começou grandioso. Somado ao cinema, foi rapidamente conquistando o público.- Em 29 de novembro de 1950, foi montado o primeiro grande espetáculo teatral da televisão brasileira: “A Vida Por um Fio”, adaptação do filme: “Sorry, Wrong Number”. Duração: 80 minutos. Atriz única: Lia de Aguiar. E uma voz ao telefone. Inteiramente ao vivo e de cor.Espetáculo jamais comparado!

O primeiro “TV de Vanguarda” foi “O Julgamento de João Ninguém”. Ator principal: Lima Duarte. Adaptador: Dionízio Azevedo. Grande sucesso da televisão, o “TV de Vanguarda”. Mais uma vez, um espanto!

No Rio de Janeiro, o primeiro “Grandes Espetáculos”, foi ao ar em 1951. Autores: Paulo Magalhães e Luis Peixoto. Os atores: Mara Rubia, Jacy Campos, Heloisa Helena. O diretor: Chianca de Garcia.

A primeira novela da TV Tupi em São Paulo: “Sua Vida me Pertence”.Autor: Walter Forster, que era também o ator principal. A atriz: Vida Alves. Foi em 21 de dezembro de 1951. Nela aconteceu o 1º beijo da televisão brasileira. Escândalo!

A primeira novela da TV Paulista: “Helena”. Adaptação de Machado de Assis. Atriz principal: Vera Nunes. Ator: Paulo Goulart. Os estúdios da TV Paulista tinham pouco mais de 4 metros por 4. Pequeníssimo.Foi valente a 2ªemissora paulista, que mais tarde se transformou em Rede Globo.

As novelas aconteciam duas vezes por semana.Mas se seguiam umas às outras. Desde a primeira, jamais deixaram o ar.

- A TV Excelsior foi inaugurada em 09 de julho de 1960.- A primeira novela diária foi: “2-5499 ocupado”, em 1963.

Estava sedimentada a Novela, a Cara do Brasil.

Page 19: Catalogo

O Teleteatro

Várias peças e filmes foram transformados em teleteatros.

Grande Teatro Tupi – Aproveitando a folga às 2ªs feiras das companhias de teatro, Cassiano Gabus Mendes os contratou para se apresentarem nessa noite, na Televisão Tupi. Foi assim que os atores de teatro foram aos poucos entrando na televisão.

Peças importantes apresentadas, ainda na década de 50: “Deus lhe Pague”; “Lição de Felicidade”; “A Amiga”. “Festim Diabólico”. ”Escola de Maridos”; “Senhora”, e inúmeras outras.

A 1ª atriz de teatro que aderiu à televisão foi Madalena Nicol. Outros atores importantes vieram, como Procópio Ferreira, Bibi Ferreira, Cacilda Becker, Walmir Chagas, Nicete Bruno, Cleyde Yaconis e inúmeros outros.

No Rio de Janeiro – Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Fernando Torres, Natália Thimberg, Ítalo Rossi e outros grandes nomes.

Muitas operetas foram também montadas, como: “A Viúva Alegre”, “A Princesa das Czardas”, e várias outras.

A TV de Vanguarda – foi lançado em 30 de novembro de 1952 com a peça “O Julgamento de João Ninguém” e foi ao ar a cada 15 dias, no horário das 21 horas, pela TV Tupi. Foi exibido por 16 anos consecutivos. Adaptou toda a dramaturgia universal.

De duas a três horas de duração, era a programação das famílias, nas noites de domingo.

No Rio de Janeiro, Jacy Campos lançou o: “Câmera Um”. Grandes temas, uma só câmara. Programa com criatividade jamais imitada.

Page 20: Catalogo

Novelas

A primeira novela da televisão brasileira foi: “Sua Vida me Pertence”, em 21 de dezembro de 1951, escrita por Walter Forster, que era também o galã.Outros participantes: Lima Duarte, Lia de Aguiar, José Parisi, Vida Alves. Ela e Walter Forster protagonizaram o primeiro beijo da televisão brasileira.

As novelas iam ao ar duas vezes por semana e tinham, no máximo, 30 capítulos.

Em seguida vieram: “Um Beijo na Sombra”, “Meu Trágico Destino”, “Noivado nas Trevas”, “Rosas para o Meu Amor”, “Os Vestidos de Minha Vida”, estrelada por uma menina: Sonia Maria Dorce e inúmeras outras.

A 1ª novela da TV Paulista foi “Helena”, com Vera Nunes e Paulo Goulart.

As novelas continuaram sempre. Não pararam jamais!

Principais autores de novelas de todos os tempos

Dulce Santucci, Ciro Bassini, José Castelar, Jota Silvestre, Geraldo Vietri, Péricles Leal, Cláudio Petraglia, Teixeira Filho, Ivani Ribeiro, Raimundo Lopes, Walter Negrão, Lauro César Muniz, Gloria Magadan, Vicente Sesso, Bráulio Pedroso, Benedito Ruy Barbosa, Heloisa Castelar, Dias Gomes, Maria Adelaide Amaral, Gloria Perez, Janete Clair, Gilberto Braga, Marcilio Moraes, Rubens Ewald Filho, Agnaldo Silva, Manoel Carlos, e outros.

Walter Forster e Vida Alvesna 1ª telenovela:

“Sua Vida Me Pertence” (1951)

Ace

rvo P

ró-T

V

Page 21: Catalogo

A novela diária

A TV Excelsior de São Paulo foi inaugurada com criatividade.Grande elenco. Grandes inovações. A criação da grade de programação. E o lançamento da primeira novela diária.

Esta foi: “2-5499 Ocupado”.Autora: Dulce Santucci. Atores: Glória Menezes e Tarcísio Meira. Sucesso!

Quando a novela começou a ser diária, ganhou todo o público.A TV Tupi, lançou do autor Geraldo Vietri: “Antônio Maria”, “Nino, o Italianinho”, “A Fábrica”; “Vitória Bonelli”; “Meu Rico Português”, “Os Apóstolos de Judas” e outras.

Ivani Ribeiro, marcou muito com: “Mulheres de Areia” (duas vezes encenada em televisão) e “A Viagem”, novela espírita, que também apareceu na TV Tupi e TV Globo. Ivani foi das mais notáveis novelistas.

Vicente Sesso jamais foi esquecido com a novela: “Sangue do Meu Sangue” e muitas outras.

Em 1968, foi lançada a novela “Beto Rockfeller”¸ escrita por Bráulio Pedroso e, todos a consideram, a novela que divide a linha entre: novelas antigas e novelas modernas.Nela, o ator Luis Gustavo, um anti-herói, é rapaz comum, vendedor de uma loja de sapatos, se introduz na alta sociedade, com seu “Charme Suburbano”. Imenso sucesso!

A TV Excelsior lançou grandes títulos, entre os quais: “A Moça que Veio de Longe”; “Dez Vidas”; “Redenção”, novela de 596 capítulos. A mais longa de todos os tempos.

A TV Globo entrou com tudo. Suas novelas atingiram os maiores índices de audiência. Dias Gomes escreveu, entre outros: “Irmãos Coragem”; “Roque Santeiro”; “Saramandaia”; “O Espigão”; “Roque Santeiro”, a 1ª novela a cores do Brasil. Gilberto Braga fez: “Dancing Days”, “O Dono do Mundo”. Janete Clair, foi considerada a melhor novelista brasileira, e escreveu “Rosa Rebelde”, “Pecado Capital”; “Pai Herói”, “Véu de Noiva”; “O Astro” e inúmeras outras. Manoel Carlos com suas “Helenas”, foi muito apreciado com: “Felicidade”, “Laços de Família”, “Viver a Vida”...

Page 22: Catalogo

Cassiano Gabus Mendes foi autor de: “Anjo Mau”, “Que Rei Sou Eu”, “Ti-Ti-Ti” e inúmeras outras.Glória Perez, ousada, escreveu: “Barriga de Aluguel”, “Caminho das Índias”.Silvio de Abreu foi autor de: “Sassaricando”, “Próxima Vítima”, “Passione”.Rubens Ewald Filho, com Silvio de Abreu foram os responsáveis pelas inúmeras vezes que: “Éramos Seis” foi ao ar. O maior sucesso dessa novela foi no SBT, com Irene Ravache.Benedito Ruy Barbosa foi o grande autor de: “Os Imigrantes”, “Renascer”, “O Pantanal”.

A novela passou então a ser: a cara do Brasil!

Natália Thimberg e Amilton Fernandes na 1ª telenovela de sucesso do país: “O Direito de Nascer” (TV Tupi, 1964)

Ace

rvo P

ró-T

V

Page 23: Catalogo

As Máquinas - Essas Poderosas

Nos primeiros dias as máquinas imensas da televisão espantaram a todos. Uma câmera pesava 80 quilos. As gruas, as torres, todos as temiam. Foram dominando-as aos poucos.Disse Cassiano Gabus Mendes: “Ganhamos um grande brinquedo e queríamos brincar”.

Os filmes eram comprados. Foram eles que, de início, preencheram a programação televisiva.

Em 1960, na inauguração de Brasília, houve operação audaciosa. Microondas colocados em três aviões transmitiram a festa, para vários estados.

O vídeo-tape chegou em 1960. O primeiro teleteatro gravado foi: “Hamlet”, Shakespeare, pela TV Tupi de São Paulo. O primeiro programa todo editado: “Chico Anysio Show”, da TV Globo.Chico contracenando com Chico.

Várias experiências em circuito fechado. A mais comentada : “A Festa da Uva”, em Caxias do Sul.Em 14-03-1972 a TV Gazeta de São Paulo, apresentou o programa: “Vida em Movimento”, de Vida Alves, totalmente colorido em TV aberta.Concessão especial do Ministro das Comunicações Higino Corsetti. Furo da televisão Gazeta.A 1ª novela colorida foi: “O Bem Amado” – TV Globo

O aparelho chegou ao Brasil em 1982, pela Sharp.

Filmes

Rede

VT

A cor

O vídeo-cassete

Page 24: Catalogo

O satélite

TV Digital

Televisão 3D

E O QUE NOS TRARÁ O FUTURO?AGUARDEMOS...

Em 1982, a TV Bandeirantes foi a primeira emissora brasileira a transmitir sua programação via satélite, substituindo o sistema terrestre de microondas.

Em 1985, a Embratel lançou o Brasilsat I, seu primeiro satélite doméstico da comunicação, colocado à disposição de 24 canais de TV.

A evolução das transmissões distantes permitiu, por exemplo, que o mundo todo visse a Guerra do Golfo, no Oriente Médio, nos anos 90.

O mundo se tornou realmente uma aldeia global, como disse Marshall Mcluhan.

O Brasil escolheu o sistema japonês, mas com adaptação brasileira. Esse padrão híbrido foi utilizado por vários países latinos.

Começou a ser utilizada no país a partir de 2 de dezembro de 2007. E tem independência externa.Quem compra aparelho não digital, pode usar um conversor próprio, que custa entre R$300,00 a R$600,00 reais.

A cobertura da transmissão digital hoje abrange 425 municípios, somando 89,5 milhões de pessoas.

O interesse pela Três Dimensões começou em 1950 nos estado Unidos. O filme: “Bwana, o Demônio”, foi lançado em 1952.Mas foi “Avatar”, em 2009, o grande sucesso mundial. O filme mais assistido de todos os tempos. Os americanos preparam 80 filmes 3D, para lançarem no mercado mundial. E do cinema o 3D chegou à TV mundial. No Brasil, apenas a RedeTV! transmite regularmente a nova técnica em sua programação. Ainda é cedo para dizer, mas a novidade vai pegar.

Page 25: Catalogo

Ficha técnica

CAIXA Cultural São Paulo

Presidenta da RepúblicaDilma Rousseff

Ministro da Fazenda Guido Mantega

Presidenta da CAIXA Econômica FederalMaria Fernanda Ramos Coelho

Exposição

ProduçãoPró-TV - Associação dosPioneiros, Profissionais eIncentivadores da Televisão Brasileira

Curadoria e textosVida Alves

Coordenação GeralLuiz Francfort

Produtor ExecutivoElmo Francfort

Produtora LocalLuciana Bandeira

Hotsite

wwww.museudatv.com.br/60anos/

1ª câmera da TV Tupi (1950)

Ace

rvo P

ró-T

V

Page 26: Catalogo

Produção

CAIXA Cultural São PauloPraça da Sé, 111 - CentroSão Paulo - SP | CEP 01001-001Terça a Domingo das 9h às 21hTel: (11) 3321-4400www.caixa.gov.br/caixacultural

SAC CAIXA - 0800 726 0101[informações, reclamações, sugestões e elogios]Ouvidoria - 0800 725 7474[situações não solucionadas e denúncias]0800 726 2492[atendimento a deficientes auditivos]

Distribuição gratuita. Comercialização proibida.