cartilha voluntários jogos abertos 2014 04 09 14 · incompreendido por certa facção do esporte,...

16
Cartilha Voluntários Jogos Abertos 2014 1. O que é voluntariado? O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade em geral. Desenvolve-se através de projetos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras. Corresponde a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário. 2. O que é voluntário, o que ele faz? Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..." Atuar como voluntário é ter um ideal por bem fazer, que assenta numa relação de solidariedade traduzida em gratuitidade no exercício da atividade, prestando serviços não remunerados em benefício da comunidade. Ser voluntário é, também, ter convergência e harmonização com os interesses dos destinatários da ação e com a cultura e valores das organizações promotoras. Nos jogos abertos a ação será em prol a cidade de Bauru, visando a excelência na realização do evento. FAÇA A ROTA Recepcionando os demais torcedores, Orientando sobre nossa cidade e outras competições Torcendo Apoiando caso as delegações esportivas precisem de alguma ajuda. Como pode ser esta ajuda? - Levar água aos atletas e jogadores; - Enxugar e pegar bola; - Enxugar quadra; - Se acontecer algum imprevisto (falta de energia, de água, de limpeza comunicar o Comitê Organizador); - Orientar as delegações quanto à localização de supermercados, restaurantes, lanchonetes, farmácias, ou outros estabelecimentos que tornarão a estadia na cidade confortável. - Divulgar pontos turísticos de Bauru, os acompanhando quando possível. - Estar informado e apresentar às delegações eventos que acontecem simultaneamente ao Jogos Abertos, como shows, teatros e outros eventos de entretenimento.

Upload: dinhliem

Post on 26-Jan-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Cartilha Voluntários Jogos Abertos 2014

1. O que é voluntariado? O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade em geral. Desenvolve-se através de projetos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras. Corresponde a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário.

2. O que é voluntário, o que ele faz? Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu

interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração

alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros

campos..."

Atuar como voluntário é ter um ideal por bem fazer, que assenta numa relação de solidariedade traduzida em gratuitidade no exercício da atividade, prestando serviços não remunerados em benefício da comunidade. Ser voluntário é, também, ter convergência e harmonização com os interesses dos destinatários da ação e com a cultura e valores das organizações promotoras. Nos jogos abertos a ação será em prol a cidade de Bauru, visando a excelência na realização do

evento. FAÇA A ROTA

Recepcionando os demais torcedores,

Orientando sobre nossa cidade e outras competições

Torcendo

Apoiando caso as delegações esportivas precisem de alguma ajuda.

Como pode ser esta ajuda?

- Levar água aos atletas e jogadores;

- Enxugar e pegar bola;

- Enxugar quadra;

- Se acontecer algum imprevisto (falta de energia, de água, de limpeza comunicar o

Comitê Organizador);

- Orientar as delegações quanto à localização de supermercados, restaurantes,

lanchonetes, farmácias, ou outros estabelecimentos que tornarão a estadia na cidade

confortável.

- Divulgar pontos turísticos de Bauru, os acompanhando quando possível.

- Estar informado e apresentar às delegações eventos que acontecem

simultaneamente ao Jogos Abertos, como shows, teatros e outros eventos de

entretenimento.

3. Princípios do voluntariado.

O voluntariado obedece aos princípios da solidariedade, da participação, da cooperação, da complementaridade, da gratuitidade, da responsabilidade e da convergência. Solidariedade – Responsabilidade de todos os cidadãos na realização dos fins do voluntariado. Participação – Intervenção de voluntários e de entidades promotoras em áreas de interesse social. Cooperação – Combinação de esforços e de projetos de entidades promotoras de voluntariado. Complementaridade – O Voluntário não deve substituir os recursos humanos das entidades promotoras. Gratuitidade – O Voluntário não é remunerado pelo exercício do seu voluntariado. Responsabilidade – O Voluntário é responsável pelo exercício da atividade que se comprometeu realizar, dadas as expectativas criadas aos destinatários desse trabalho voluntário. Convergência – Harmonização da atuação do voluntário com a cultura e objetivos da entidade promotora.

4. Direitos do Voluntário. • Desenvolver um trabalho de acordo com os seus conhecimentos, experiências e

motivações;

• Ter acesso a programas de formação inicial e contínua, de modo a aperfeiçoar o seu trabalho voluntário;

• Receber apoio no desempenho do seu trabalho com acompanhamento e avaliação técnica;

• Ter ambiente de trabalho favorável e em condições de higiene e segurança;

• Participação das decisões que dizem respeito ao seu trabalho;

• Ser reconhecido pelo trabalho que desenvolve com acreditação e certificação;

• Acordar com a organização promotora um programa de voluntariado, que regule os termos e condições do trabalho que vai realizar.

5. Deveres do Voluntário Em todas as situações, para que tudo funcione corretamente, além de existirem direitos é

necessário que haja deveres a cumprir. Para isso, podemos considerar como deveres de um

voluntário as seguintes ações: • Observar e respeitar as normas e princípios éticos da organização promotora e/ou de

todas as pessoas a que elas estão interligadas;

• Efetuar algum tipo de formação para um melhor desenvolvimento das atividades

realizadas na organização promotora. Nessas atividades deve mostrar-se ativo,

voluntário e solidário, utilizando corretamente os bens, equipamentos e recursos

materiais colocados ao seu dispor;

• Respeitar as opções e orientações dos profissionais das organizações promotoras,

cumprindo, também, a calendarizarão da realização de atividades acordada;

• Utilizar, durante as atividades, a sua identificação como voluntário e nunca assumir o

papel de representante da organização promotora sem o devido reconhecimento da

mesma.

6. Sobre os jogos abertos.

Os Jogos Abertos são realizados anualmente desde 1936, organizados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a cidade sede, escolhido através de eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência. Os Jogos Abertos têm por objetivo coroar o desenvolvimento da prática desportiva nos municípios do Estado, classificados através dos Jogos Regionais, e contribuir para o aprimoramento técnico das 24 modalidades em disputa. A competição é disputada em três categorias: SUB 21, para atletas com menos de 21 anos de idade, categoria Livre e Primeira Divisão, que reúne as equipes de ponta do esporte paulista.

Modalidades Modalidades Extra Atletismo Basquete Biribol Bocha Boxe Capoeira Ciclismo Damas Futebol Futsal Ginástica Artística Ginástica Rítmica Handebol Judô Karatê Luta Olímpíca Malha Natação Taekwondo Tênis Tênis de Mesa Vôlei de Praia Voleibol Xadrez

Badminton Beach Soccer Canoagem Handbeach Remo Skate Surf Vela

Estréia da Olimpíada Caipira Os Jogos Abertos, conhecidos como a Olimpíada Caipira, se constituem no principal evento esportivo do País e um dos maiores da América Latina. Os jogos foram realizados pela primeira vez em Monte Alto, no interior de São Paulo, em 1936, idealizados pelo professor Horário Baby Barioni. Na ocasião, a competição foi disputada apenas por equipes de Basquete. Nos jogos de Monte Alto, além da cidade sede, participaram mais oito municípios: Franca, Mirassol, Olímpia, Piracicaba, Araçatuba, Caçapava, Casa Branca e a cidade mineira de Uberlândia, que foi a campeã.

Fora do Estado

Apenas uma única vez os Jogos Abertos não foram realizados no Estado de São Paulo. Foi em 1937, quando aconteceu a segunda edição da competição. Os jogos foram realizados na cidade mineira de Uberlândia. Além do Basquete, a competição também passou a ser disputada na modalidade de natação. Pelo segundo ano consecutivo, o título ficou com Uberlândia. No ano seguinte, em 1938, os Jogos Abertos foram realizados em Sorocaba, e pela primeira vez,

além do Basquete e da natação, foi incluída a modalidade de atletismo. Uberlândia foi tri-campeã dos Jogos Abertos neste ano, que também foi sua última participação.

Caráter Oficial

Os Jogos Abertos passaram a ter caráter oficial em 1939, quando a competição foi realizada em Campinas. Edmundo Carvalho, que era o diretor do Departamento Estadual de Educação Física, conseguiu a oficialização da competição junto ao Governo do Estado. A medida acabou desagradando o idealizador dos Jogos, Baby Barioni, que, vítima de pressões políticas e incompreendido por certa facção do esporte, acabou marginalizado. Os ideais de Baby Barioni só foram oficialmente reconhecidos por ocasião dos 30º Jogos Abertos, em 1965, em Santos, quando foi homenageado por esportistas e dirigentes.

Único Vácuo

Desde 1936, quando foram realizados pela primeira vez, os Jogos Abertos só não aconteceram uma vez. Em 1989 uma greve de professores na rede estadual e a conseqüente necessidade de reposição de aulas impediram que as escolas estaduais pudessem ser cedidas para alojamentos. Tanto as escolas estaduais, quanto as municipais, são fundamentais para que uma cidade tenha condições de abrigar os jogos. Maior Anfitriã

A cidade que mais sediou os Jogos Abertos foi Santos, que organizou a competição sete vezes: em 1946, 48, 51, 65, 87, 2000 e 2003. Ribeirão Preto sediou 5 vezes; Rio Claro, Campinas, Araçatuba e Sorocaba foram anfitriões 4 vezes cada.

Maiores campeãs

Apenas 10 cidades tiveram o gostinho de comemorar o título geral dos Jogos Abertos. A maior vencedora é a cidade de Santos. Das 70 edições realizadas até agora, o município do litoral tem 25 títulos. Em segundo lugar, vem a cidade de Santo André, com 12 títulos, seguido de Campinas e São Caetano com 10 títulos cada. Guarulhos foi a grande vencedora em seis edições da competição. A cidade mineira de Uberlândia, que disputou os Jogos Abertos apenas em suas três primeiras edições de 1936 a 1938, foi campeã três vezes. Com um título cada aparecem Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, Jundiaí e São José dos Campos. São Caetano do Sul conquistou nove de seus dez títulos nos últimos 10 anos.

Comitês

Os Jogos Abertos são uma realização da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, em parceria com a cidade sede. Dois órgãos são responsáveis pelo evento. O Comitê Dirigente, formado por integrantes do Governo do Estado, responsáveis principalmente pela parte técnica da competição; e pelo Comitê Organizador, integrado basicamente por membros da comunidade local, responsáveis pela infra-estrutura dos Jogos.

Qualificação

Para participar de uma determinada modalidade nos Jogos Abertos, o município deverá ser campeão ou vice dos Jogos Regionais de sua região, com exceção do boxe masculino, ciclismo feminino e luta olímpica que não são disputadas nos Jogos Regionais. Fica assegurada também a participação aos municípios inscritos nos Jogos Regionais, cuja modalidade não se realizou por falta de participantes inscritos. O município sede, independente de sua classificação nos Jogos Regionais, está pré-classificado para disputar qualquer modalidade que desejar.

Portadores de Necessidades Especiais Os Jogos Abertos também são disputados por atletas portadores de necessidades especiais nas modalidades de natação e atletismo e terão contagem de pontos separada da modalidade

convencional. O programa conta com provas para deficiente físicos e visuais, tanto no masculino quanto no feminino.

Curiosidades dos Jogos do Interior

Relação das cidades campeãs

· Santos: 25 vezes. · Santo André: 12 vezes. · Campinas: 10 vezes. · São Caetano do Sul: 10 vezes. · Guarulhos: 6 vezes. · Uberlândia: 3 vezes. · Jundiaí: 1 vez. · Ribeirão Preto: 1 vez. · São Bernardo do Campo: 1 vez. · São José dos Campos: 1 vez. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Abertos_do_Interior

Economia

É muito importante que a cidade “sede” esteja preparada para receber os Jogos Abertos. Padarias, hotéis, restaurantes, lanchonetes, supermercados, Postos de Gasolina, taxistas e o comércio em geral devem estar conscientes da importância da competição. Neste período, a expectativa é de que o consumo cresça em média cerca de 20 a 30%. Os Jogos Abertos vão proporcionar um incremento importante no nosso comércio, gerando empregos e movimentando a economia.

Voluntários

Para desenvolver todas as atividades que envolvem os Jogos Abertos, o Comitê Organizador vai necessitar do apoio de voluntários em todas as áreas: esportiva, médica, transporte, alimentação, infra-estrutura, alojamentos, guias, imprensa, entre outras.

Comissão Organizadora Bauruense - Jogos Abertos de 2014

DECRETO Nº 12.472, DE 14 DE MAIO DE 2.014

Cria e formaliza o Comitê Bauruense para os jogos abertos de 2.014.

O PREFEITO MUNICIPAL DE BAURU, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo art. 51 da Lei Orgânica do Município de Bauru,

D E C R E T A Art. 1º Fica criado o Comitê Bauruense para os Jogos Abertos de 2.014. Art. 2º Ficam nomeados para compor o Comitê Bauruense para os Jogos Abertos de 2.014: PREFEITO MUNICIPAL Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça; RG n° 25.539.031-2 VICE PREFEITA MUNICIPAL Estela Alexandre Almagro; RG nº 25.579.162-8 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER Ademar Fernandes Campos Junior; RG n° 18.816.593-9 Alex Garcia; RG n° 33.078.164-9 Carlos Roberto de Campos; RG nº 18.036.890-4 Davison Honório; RG nº 21.697.389 Edison dos Reis; RG nº 16.825.195 Fabiane Vieira da Costa Slompo; RG n° 24.850.269-4 José Aparecido dos Santos; RG n° 11.854.240 José Cláudio Zuwicker Yamamuro; RG n° 12.568.086 Laudemir Lopes; RG 11.533.744-1 Marcos Soares; RG 16.434.314-3 Maria Dalva Freire; RG nº 1.311.500-87 Mauricio Francisco do Nascimento; RG 15.248.674-4 Michelle Cristina Silva; RG n° 44.221.919-2 Rodinei Serrador; RG nº 25.058.824-9 Roger Barude Camargo; RG n° 15.511.736-1 Rogério Mariano; RG nº 29.439.693-7 Rubens dos Santos; RG nº 8.798.025 Saint Clair Thanis Garrido; RG n° 17.804.798 Wilson Morais Losilla; RG n° 4.809.204-6 GABINETE DO PREFEITO Andréa Arena de Pinho Miranda; RG 25.158.477-X Marcelo Araújo; RG 16.290.511-7 Roberto Leme de Macedo; RG 5.646.390-X Silvia Regina da Silva Batista de Deus; RG 3.479.977-6 REPRESENTANTE DA IMPRENSA DA PREFEITURA DE BAURU Mara Silvia Cerquetani; RG n° 16.743.674 SECRETARIA MUNICIPAL DA ADMINISTRAÇÃO José Roberto dos Santos Junior; 45.269.226-X Mariana Félix Bueno Belone; 30.325.186-4 Priscilla de Oliveira Ferasoli; 30.712.763-1 Sandra Marquesi Pirola Bezerra; 25.110.331-6 SECRETARIA MUNICIPAL DAS ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS Jayme Luzia Filho; RG 17.187.537-0 Wilson Carneiro de Souza; RG 13.908.120-3 SECRETARIA MUNICIPAL DO BEM-ESTAR SOCIAL Geralda Cristina de Paula; RG 18.813.630 Maria Cristina Rosa; RG 23.983.128-7 Michelle Karen de Brunis Ferreira Bragaia; RG 28.059.263-2 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Elson Reis; RG 16.826.288

Francisco Mello Nóbrega; RG 9.393.127 Roberto Milanda Chinalha; RG 15.667.104-9 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Carlos Alberto Vianna Rossetto Filho; RG 47.890.190-2 Ricardo Nishikawa; RG 27.779.589-8 SECRETARIA MUNICIPAL DE ECONOMIA E FINANÇAS José Ricardo da Costa Jorge; RG 16.436.878-4 Marcelo Moreno; RG 18.682.263 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Rita Regina da Silva Santos; RG n° 17.744.762 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Paulo André Zuwicker Yamamuro; RG 14.427.917-4 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS Marineide Alves; RG 10.620.332 Isac Hudson; RG 40.589.793-5 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO Antônio Vitorino Ferreira; RG 9.817.501-4 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Carlos Eduardo Sacomandi; RG n° 6.944.869 REPRESENTANTES DO DAE Rosane Terezinha Braite; RG 12.909.055 Simone Stoco Scarabotto Cury; 10.620.292-3 REPRESENTANTES DA EMDURB Antonio Mondelli Junior; RG 19.808.307-5 Karen Cristiane Cesarino; RG 22.416.258-5 REPRESENTANTE DA DELEGACIA REGIONAL DE ESPORTES Michele Kyrillos Obeid; RG 28.478.888-0 REPRESENTANTES DA DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO BAURU Rodrigo Cordeiro Camilo; RG 39.973.449-0 Josiane Rosa da Silva Higo; RG 10.267.778-MG Art. 3° Este decreto entra em vigor na data de sua publicação. Bauru, 14 de maio de 2.014.

RODRIGO ANTONIO DE AGOSTINHO MENDONÇA PREFEITO MUNICIPAL

MAURÍCIO PONTES PORTO SECRETÁRIO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS

ROGER BARUDE CAMARGO SECRETÁRIO DE ESPORTES E LAZER

Registrado no Departamento de Comunicação e Documentação da Prefeitura, na mesma data. ANDRÉA MARIA LIBERATO

DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO

LOCAIS DE PROVA

Obs.: Podem ocorrer alterações nos locais de jogos até o início do evento.

7. Sobre a cidade.

Bauru é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. O município tem elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M), classificado em 0,825 pontos, com destaque para o IDH-Educação (IDH-E), que atinge 0,906 pontos, um dos índices mais altos do Brasil.

Fundada em 1896, a uma altitude média de 526 m e máxima de 615 m, a cidade é centro de um território de 673,5 km², onde vivem 344 039 habitantes (2010). O lema do município, presente em seu brasão é a frase em latim Custos Vigilat, que em português significa "Sentinela Alerta". No mesmo brasão aparece uma onça pintada, mamífero de porte médio que habitou a região, no início do século XXI, atualmente raro ser encontrado.

Bauru também é conhecida por um sanduíche que leva o mesmo nome, Bauru, criado pelo advogado bauruense Casimiro Pinto Neto em um bar no Largo do Paissandu, São Paulo, Ponto Chic, em 1934, quando era aluno da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e mais tarde impulsionado pelo "Zé do Esquinão", durante décadas instalado no centro urbano de Bauru. A receita do sanduíche Bauru, como se elabora na cidade, é originalmente a seguinte: pão francês, rosbife, fatias de tomate, rodelas finas de picles de pepino e queijo branco derretido na água.

A presença de forte setor de serviços, vários campos de universidades - como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) - e a localização da cidade no entroncamento de três ferrovias e três rodovias fazem de Bauru um dos principais pólos urbanos do Estado de São Paulo.

Economia

A relativa infertilidade de suas terras, e a facilidade de transporte provocada pelo entroncamento rodoferroviário existente no município levou ao setor de serviços e comércio a ser a principal atividade econômica do município.

A agricultura é incipiente, baseando-se no cultivo do abacaxi e frutas tropicais. A pecuária sempre esteve presente no município e a cana-de-açúcar ganhou espaço nos últimos anos, com a instalação de diversas usinas no interior paulista.

O setor industrial é representado por indústrias de transformação, metal-mecânica e alimentícia. Nos setores gráfico e alimentício, Bauru possui empresas líderes nacional de seus setores, com grande volume de exportações e comércio interno.

Pontos Turísticos

Bauru obtém sua vocação turística voltada ao turismo de negócios e ao turismo científico. O turismo local é potencialmente rico em todos os sentidos e levando em consideração a

posição geográfica do município no estado paulista, várias são as atrações rurais e urbanas em uma ampla e rica região com opções do setor que se completam (a poucos quilômetros).

Bauru oferece ótimas redes, franquias, hotéis, restaurantes, museus, bares de qualidade, cinemas, shopping Centers (Bauru Shopping Center, Boulevard Shopping Nações, Shopping Autofest), Alameda Quality Center, calçadão com dezenas de lojas, centro de compras na região sul e central, um zoológico de primeiro mundo, uma atividade cultural intensa com destaque ao Teatro Municipal, o Aeroclube, o novo Aeroporto Moussa Tobias, ótimas casas noturnas com shows variados e para todos os gostos o ano todo.

Em Bauru é possível aliar atividades urbanas com passeios pela área rural, passando pelo Zoológico, Jardim Botânico, museus, comércio, pesqueiros com ótima infraestrutura e muito mais.

O turismo no setor científico é exercido em alta escala em Bauru, em razão do município abrigar escolas, universidades, institutos e hospitais com forte foco na pesquisa e atendimento de anomalias, tendo sido criado em decorrência, verdadeiros centros científicos de importância internacional, tais como o "Centrinho", que se dedica à recuperação de portadores de anomalias crâniofaciais; o Hospital Lauro de Souza Lima, especializado em hanseníase e, claro, o Instituto Brannemark, sede internacional presidida pelo famoso médico que descobriu e desenvolveu as modernas técnicas de osseointegração. A cidade conta também com outros grandes hospitais como Hospital Estadual, Hospital de Base, Hospital Unimed, Hospital São Lucas, Hospital Beneficência Portuguesa, sem contar as várias clínicas que fazem de Bauru uma referência internacional.

• PARQUE VITÓRIA RÉGIA

Anfiteatro Vitória Régia Parque ao ar livre - Cartão de visitas de Bauru (Av. Nações Unidas Qd 25).

• PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU

O Parque Zoológico Municipal de Bauru é um dos Zoos de maior destaque do País, tanto pela sua estrutura, como pelo seu sentido ecológico, o que vem despertando cada vez mais, a atenção das pessoas de Bauru e da região e a nível Estadual e Nacional, por ser pioneiro em alguns projetos e diferente dos demais em seus objetivos. O Zoo foi inaugurado em 24 de agosto de 1980 se expandiu e hoje é em qualidade, um dos melhores do país.

Dentre as principais atrações do Zoo, podemos citar o Aquário Municipal, onde estão em exibição os peixes que outrora habitavam o rio Tietê, como o Pintado, Dourado, Pacu, Piavas, etc, além de peixes ornamentais da amazônia. Temos também o “Pinguinário”, sendo que foi em Bauru que pela primeira vez no Brasil se desenvolveu um recinto próprio para a manutenção de Pinguins em cativeiro, tendo obtido o sucesso esperado e hoje neste recinto vive o grupo mais antigo desta espécie em cativeiro no Brasil, com mais de 7 anos. A “Casa dos Répteis”, considerado o mais bonito bloco de recintos para a manutenção de répteis no Brasil, se constitui hoje na grande atração, onde os visitantes podem conhecer e aprender a importância destas espécies animais que também necessitam ser preservadas.

Área: 20 alqueires Nº de animais: mais de 800 Nº de espécies: 132 Animais: de origem da África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e do Sul, sendo que a maior parte do plantel é constituída de animais da fauna brasileira. Saiba mais: www.zoobauru.com.br Localização: Às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (próximo ao Campus da UNESP, final da Avenida Nações Unidas) Visitação: segunda à sexta-feira, das 8h às 16h00, sábados e domingos das 8h às 17h

• JARDIM BOTÂNICO MUNICIPAL

O Jardim Botânico Municipal de Bauru localiza–se na região sudeste do município e foi criado em 04 de Março de 1994. Possui 321 hectares de vegetação nativa, remanescente de uma área adquirida pelo município no inicio do século passado, com a finalidade de preservar mananciais para garantir o abastecimento de água potável para o vilarejo de Bauru. O Jardim Botânico Municipal de Bauru possui espaços que contemplam Centro de Visitação, Coleções de plantas vivas, Herbário, Trilha ecológica, Sistema de tratamento de águas residuárias, Laboratório de horticultura e viveiro de mudas, ocupando importante papel na conservação de ecossistemas naturais e sua área é um dos últimos fragmentos protegidos de vegetação nativa da região de Bauru. Saiba mais: www.jardimbotanicobauru.com.br Localização: Às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (próximo ao Campus da UNESP, final da Avenida Nações Unidas) Visitação: segunda-feira a domingo, das 8h às 16h30.

• MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL

Em 1956 o governo de estado de São Paulo criou vários Museus Históricos e Pedagógicos, com o objetivo de preservar a memória, personagens e fatos dos períodos Colonial e Imperial Brasileiros. Para Bauru foi destinado o Museu Histórico Municipal, que possui um acervo muito rico e diversificado, abrangendo coleções de objetos, pintura, fotos, documentação impressa e manuscrita, que retrata a história da cidade de Bauru e dispõe de uma sala de pesquisa para auxiliar e fornecer subsídios a alunos do ensino médio, mestrandos e doutorandos. Localização: Rua Rio Branco, q. 03, no complexo da Estação Paulista. Fone: (14) 3232-4621.

• MUSEU FERROVIÁRIO REGIONAL

Por ter sido Bauru a cidade que recebeu o maior entroncamento ferroviário do estado de São Paulo, tanto em termos de fluxo de transporte, como de dinheiro, houve nesta época muito desenvolvimento para nossa região. Foi inaugurado em 26/08/89, sendo em sua inauguração a primeira exposição permanente do Museu Ferroviário Regional de Bauru, no prédio situado na Rua Primeiro de Agosto, centro de Bauru, ao lado da Estação Ferroviária, antigo escritório da Diretoria Administrativa da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, num complexo de quatro salas e um auditório.

O Museu Ferroviário no final do ano de 2005 iniciou um processo de reforma na estrutura física, ganhando no seu espaço interno uma praça, com palco e bancos, e uma parte de um carro de passageiro reformado. Esta área é destinada a eventos culturais no museu. Atualmente está com a exposição permanente denominada "As ferrovias e o desenvolvimento urbano", a qual retrata a importância das ferrovias como alavanca de progresso e influência social das regiões onde estavam instaladas.

O Museu fica na Rua Primeiro de Agosto, quadra 01 e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h e aos sábados, das 9h às 13h30. Fone: (14) 3212-8262.

• MUSEU DA IMAGEM E DO SOM O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Bauru é projeto de museu que será o centro local

de informação e deverá permitir o pronto acesso de visitantes/pesquisadores a todo tipo de conhecimento. As coleções de imagem e som deverão incluir os tipos de suportes apropriados e tecnologia moderna, bem como materiais convencionais. O acervo do Museu da Imagem e do Som de Bauru deverá refletir o passado e a evolução da sociedade bauruense, assim como a imaginação da população local. Seus objetivos visam salvaguardar o acervo de imagem e som que contém a história de Bauru; promover a leitura do acervo homem/objeto/homem, enquanto

sujeito de toda e qualquer ação; promover o conhecimento da herança cultural e a apreciação das imagens e sons, realizações e inovações cientificas; garantir aos cidadãos acesso a todo tipo de informação etc.

A inauguração das instalações será efetuada tão logo se concretize a finalização da construção do novo espaço junto à antiga Estação da Paulista, localizado entre as ruas Agenor Meira e Rio Branco, próximo à linha férrea, na região central da cidade.

• SISTEMA MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS

O Sistema Municipal de Bibliotecas é integrado pela Biblioteca Municipal "Rodrigues de Abreu", a Biblioteca Infantil "Ivan Engler de Almeida", a Gibiteca Municipal "Aucione Torres Agostinho", oito Bibliotecas Ramais e o Bibliônibus que atende eventos e escolas por agendamento. Esses equipamentos culturais são responsáveis pela elaboração, execução, acompanhamento e avaliação dos projetos e atividades da área de literatura e de incentivo e acesso à produção literária e à literatura.

A Biblioteca Central foi informatizada em 2002 e atualmente conta com um acervo de 44 mil obras disponíveis, além de periódicos, vídeos e hemeroteca. As Bibliotecas Ramais possuem um acervo de 16 mil exemplares. Localização: Avenida Nações Unidas, 8-9. Fone: (14) 3235 1312.

• AEROCLUBE DE BAURU Bauru - Capital Nacional do Voo a Vela. O Aeroclube de Bauru foi fundado 1.939, e foi projetado pelos mesmos engenheiros que,

nos anos 30, conceberam a gloriosa estrada de ferro que fez da cidade de Bauru uma de suas principais estações e ponto estratégico no estado de São Paulo: a Noroeste do Brasil.

Foi um dos primeiros aeroclubes e aeroportos do interior do estado de São Paulo, mantendo hoje a importante marca de ser o aeroclube que está há mais tempo funcionando ininterruptamente.

Considerado um dos clubes com maior atividade aérea em todo Brasil, o Aeroclube de Bauru possui a maior frota de planadores disponíveis em um clube nacional, além de diversas aeronaves a motor. Desde 1949, o Aeroclube de Bauru ocupa o primeiro lugar do ranking nacional do Vôo a Vela, sendo esta marca esportiva um orgulho e uma marca tradicional da cidade que já reconheceu, até mesmo através de lei, o “Dia Municipal do Volovelista”, data comemorada, em âmbito local, quase no mesmo dia da fundação do Aeroclube de Bauru – 9 de abril. Localização: quadra 19 da Avenida Octávio Pinheiro Brisolla. Site: www.aeroclubebauru.com.br

• HORTO FLORESTAL DE BAURU

O Horto Florestal de Bauru é uma ampla área verde de 50 hectares. O espaço também abriga uma estação experimental de pesquisa de pinus, eucalipto e outras espécies exóticas e nativas da flora brasileira. Nesta visita, os participantes do Programa Olhar Verde conheceram mais detalhes desse projeto e tiveram uma fascinante experiência de contato com a natureza! Local: quadra 38 da Avenida Rodrigues Alves

• IGREJA TENRIKYO

A Sede Missionária da Igreja Tenrikyo do Brasil, ou Dendotyo do Brasil foi inaugurada em 31 de julho de 1951, na cidade de Bauru. Local: Rua Tenri, 4-58, Vila Independência

• BOSQUE DA COMUNIDADE

O Bosque da Comunidade é uma área de lazer para adultos e crianças, com cerca de 16 mil metros quadrados de muitas árvores, trilhas e brinquedos infantis. Local: Rua Araujo Leite, quadra 28.

• PRAÇA RUI BARBOSA

• HOTEIS

8. Informações importantes. • TELEFONES ÚTEIS

Beneficiência Portuguesa: (14) 2106-8600 (Rua Rio Branco, 13-83 - Centro ) Corpo de Bombeiros: (14) 3222-5553 / 193 Defesa Civil: (14) 9651 03 04 Departamento de Água e Esgoto: (14) 3235-6100 – 0800 7710195 Emdurb: (14) 3233-9000 Hospital de Base de Bauru: (14) 3104-3535 (Rua Monsenhor Claro, 8-88 - Centro ) Hospital de Olhos de Bauru: (14) 3366-5831 (Rua Rio Branco, 13-83 - Centro ) Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais: (14) 3223-5688 / (14) 3234-7767 (Rua Sílvio Marchione, 3-20 - Vila Nova Cidade Universitária |Rua Nicolau - Assis 5041 - Jardim Panorama ) Hospital Estadual de Bauru: (14) 3103-7777 (Av. Engº Luiz Edmundo Carrijo Coube, 1100, Jd. Santos Dumont (próximo ao Campus da Unesp) ) Hospital Pesquisa de Reabilitação Lesões Labiopalatais (Centrinho): (14) 3234-7787 (Rua Sílvio Marchione, 3 - 20 - Vila Nova Cidade Universitária ) Hospital São Lucas: (14) 3235-4500 (Rua Rio Branco 12- 40 - Centro ) Hospital UNIMED: (14) 3103-2121 (Av. Doutor Arnaldo Prado Curvello, 10-110 - Parque Santa Terezinha (Rod. Bauru-Jaú) Junta Serviço Militar: (14) 3224-3015 Polícia Civil: 156

Polícia Militar: 190 Ponto de Táxi Rodoviária: (14) 3222 4309 Prefeitura Municipal de Bauru: (14) 3235-1000 Pronto Socorro Central: (14) 3104-1160 / (14) 3104-1166 (Rua Rubens Arruda, qd. 07 ) Rodoviária: (14) 3233-9000 SAMU: 192 Tiro de Guerra 0254 de Bauru: (14) 3227-0207 Unidade de Pronto Atendimento – UPA Bela Vista: (14) 3102-1210 / (14) 3102-1234 (Rua Marçal de Arruda Campos, qd. 04 Unidade de Pronto Atendimento – UPA Geisel/Redentor: Rua Antonio Manoel Costa com Av. Hipódromo Unidade de Pronto Atendimento – UPA Ipiranga: Rua José Miguel com Rua Antonio Walderramas D’Aro Unidade de Pronto Atendimento – UPA Mary Dota: (14) 3109-2460 / (14) 3109-2462 (Rua Pedro Salvador, qd. 02

ESCOLA BAIRRO ENDEREÇO TELEFONE SEST/SENAT DISTRITO INDUSTRIAL R: JOSÉ POSTINGUE Nº 5-115 2108 1800

RECINTO MELLO DE MORAES JD. SHANGRILA AV. COMENDADOR J. DA SILVA MARTHA Q.36

ITE VILA FALCÃO PÇA. NOVE DE JULHO , 1-51 2107 5000

CIPS CENTRO R: INCONFIDÊNCIA, 2-28 3879 6961

BIBLIOTECA V. TECNOLOGICA VILA TECNOLÓGICA R: JOSÉ SBEGHEN S/N.

CASA DO GAROTO PQ VISTA ALEGRE AL. CONEGO A. DIFRANCIA, 4-10 3239 2066

LAR ESCOLA RAFAEL MAURICIO BAURU/AREALVA ROD. CESÁRIO J. DE CASTILHO KM 346 3237 2311

CASA DE CURSILHOS JD. FERRAZ AV. JOSÉ HENRIQUE FERRAZ, 20-51 3236 1322

C.S.U. J. GERSON FRANÇA R: RUI BARBOSA 17-51 3232 3088

E.E. POUSADA DA ESPERANÇA POUSADA R: JOSÉ D.SANTOS GARCIA Q2 3237 6264

E.E. RAYMI O. B. PEREIRA VILA DUTRA RUA DA IGREJA 1-23 3238 1062

EMEF DIRCE B. G. AZEVEDO TANGARÁS R: ANTÔNIO DE DEZEMBRO 5-15 3281 9271

EMEF ALZIRA CARDOSO CHAPADÃO R: OROZIMBO FIGUEIREDO 4-45 3239 6980

E.E. ADA CARIANI MARY DOTA AV. MARCOS DE PAULA RAPHAEL Q20 3239 2511

E.E. ANA ROSA D'ANUNZIATA JD. REDENTOR R: PROF° LUZIA PERES REGO 1-70 3203 3344

E.E. ANTONIO F. MENEZES JD. PROGRESSO R: CAP. MARIO ROSSI 9-37 3212 3633

E.E. ANTONIO G. AZEVEDO JD. PAGANI R: FLAVIO DE TOLEDO CAMPOS S/N 3277 1199

E.E. PR. ANTONIO JORGE LIMA NOBUJI NAGASAWA R: ORLANDO QUEROBIM Q2 3237 3393

E.E. SERRALVO SOBRINHO VILA IPIRANGA R: JOSÉ MIGUEL Q19 3236 1452

E.E. XAVIER DE MENDONÇA VILA INDUSTRIAL R: ROMEU CRIVELLI 8-20 3238 1023

E.E. IRMÃ SBRISSIA N. ESPERANÇA R: BENEDITO DE ABREU 2-41 3238 1321

E.E. AYRTON BUSCH JARAGUÁ R: PROF° AYRTON BUSCH 14-41 3238 1117

E.E. AZARIAS LEITE J. CAROLINA R: ADANTE GIGO 5-80 3203 4841

E.E. CARLOS CHAGAS V. SÃO PAULO R: BENEDITO R. DE MATOS 3-80 3239 1249

E.E. CAROLINA L. ALMEIDA JD. GODOY R: NELSON MIRANDA E SILVA 2-68 3239 8700

E.E. CRISTINO CABRAL ALTOS DA CIDADE R: GERSON FRANÇA 19-165 3223 3855

E.E. DURVAL G. AZEVEDO OURO VERDE R: MACIEL PINTO DE OLIVEIRA 4-67 3236 1411

E.E. EDSON BASTOS GASPARINI GASPARINI RUA DOS FERROVIÁRIOS 6-50 3239 1286

E.E. EDUARDO VELHO FILHO JD. SANTANA R: VANGELIO MONDELLI 1-23 3222 6663

E.E. ERNESTO MONTE VILA NOEMI PÇA DAS CEREJEIRAS 4-44 3223 3856

E.E. FRANCISCO A. BRIZOLA GEISEL R: DR. IVO GIUNTA 3203 3233

E.E. FRANCISCO ANTUNES BELA VISTA R: SÃO LOURENÇO Q10 3222 6071

E.E. GUIA LOPES (NOVO) V. DUTRA R: JOÃO ABDELNUR ABRAÃO 2-1 3218 1472

E.E. HENRIQUE BERTOLUCCI INDEPENDÊNCIA R: GABRIELPINTO RIBEIRO 3-44 3236 1300

E.E. IRACEMA AMARANTE BELA VISTA R: VITÓRIA 14-99 3222 6258

E.E. JOÃO MARINGONI BEIJA FLÔR R: PROF° JULIETA G. MENDONÇA 1-50 3239 1381

E.E. JOÃO PEDRO FERNANDES VANUIRE RUA DOS PINTORES Q1 3239 2470

E.E. JOÃO SIMÕES NETO P.STA.TEREZINHA R: JOSEFINA F. MOLAQUINI 2-20 3203 4200

E.E. JOAQUIM DE MICHELI JD. CRUZ. DO SUL R: DR. BERNARDINO TRANCHESI 2-51 3203 2706

E.E. JOAQUIM MADUREIRA P.V.A. PRAÇA DAS ORQUÍDEAS 1-6 3239 9191

E.E. JOSÉ AP. G. AZEVEDO BELA VISTA R: OLAVO BILAC 12-40 3222 6212

E.E. JOSÉ RANIERI CAROLINA R: ENG. XERXES R. DOS SANTOS 12-40 3203 1616

E.E. JOSÉ VIRANDA V. GIUNTA R: FORTUNATO RESTA 8-10 3223 6951

E.E. LUIS BRAGA JD. EUROPA R: FUAS DE MATOS SABINO 16-56 3223 7575

E.E. LUIZ CARLOS GOMES V. DUTRA R: JOÃO ABDELNUR ABRAÃO 1-10 3238 2303

E.E. LUIZ C. ALMEIDA VILA FALCÃO R: CAMPOS SALES 11-22 3238 1101

E.E. LUIZ ZUIANI PQ. SÃO JORGE R: AVIADOR GOMES RIBEIRO 34-60 3203 2553

E.E. MAJOR FRAGA TIBIRIÇA R: CARMELO ZAMATARO 2-64 3276 1144

E.E. MARTA BARBOSA (CAIC) N. ESPERANÇA R: SARGENTO JOSÉ DOS SANTOS Q12 3238 1914

E.E. MERCEDES PAES BUENO HIGIENOPOLIS R: XINGU 7-46 3223 8481

E.E. MORAES PACHECO BELA VISTA R: 1° DE MAIO 16-10 3222 3857

E.E. PQ. JARAGUÁ JARAGUÁ R: CARLOS PEREIRA BICUDO 2-80 3218 9596

E.E. SANTA EDWIRGES STA. EDWIRGES R: ANGELO PASCOAL 2-51 3238 1974

E.E. PLINIO FERRAZ V. INDEPENDÊNCIA R: RIACHELO 8-41 3226 1366

E.E. SALVADOR FILARDI N. ESPERANÇA R: IRENE PREGNOLATO Q5 3238 1337

E.E. SILVÉRIO SÃO JOÃO V. UNIVERSITARIA R: MACHADO DE ASSIS Q18 3223 2699

E.E. STELA MACHADO V. PACIFICO R: WENCESLAU BRAZ 17-73 3238 2397

E.E. SUELI AP. SÉ ROSA BAURU I R: RABELIO BONORA 2-35 3277 6086

CESUB VILA FALCÃO R: CARLOS DE CAMPOS 5-10 3238 7055

E.E. TORQUATO MINHOTO BELA VISTA R: SILVA JARDIM 11-22 3222 6453

E.E. VERA CAMPAGNANI JD. REDENTOR R: SÃO VALENTIM 3-30 3203 3344

E.E. WALTER B. MELCHERT OTÁVIO RASI R: JOSÉ FAZZIO 1-50 3203 3662

EMEF JOSÉ FRANCISCO JR JD. PROGRESSO R: JOÃO BORGES 2-30 3232 6835

EMEF CLAUDETE VECCHI PQ. VIADUTO R: ROQUE URIAS BAPTISTA 4-20 3218 5794

EMEF ETELVINO MADUREIRA JD. FLÓRIDA R: SEVERINO DANTAS 5-15 3277 1422

EMEF GERALDO ARONE FORTUNATO R. LIMA R: JOÃO PRUDENTE SABRINHO 9-5 3238 3499

EMEF JOSÉ ROMÃO NOVA BAURU R: PEDRO DE CASTRO PEREIRA 8-50 3237 3446

EMEF LOUDES COLNAGHI JOSÉ REGINO AV. JOÃO BATISTA P. FANTIN 3-50 3203 7624

EMEF MARIA CHAPARRO STA. EDWIRGES ALAMEDA URANO 5-38 3218 0633

LAR ESCOLA RAFAEL MAURICIO QUINTA B. OLINDA ROD. BAURU/ IACANGA KM. 346,6 3237 2311

EMEF WALDOMIRO FANTIM VILA DUTRA R: PRIMO PEGORARO 2-45 3238 9967

EMEF ANIBAL DI FRANCIA PQ. SÃO GERALDO R: MANOEL FIGUEIREDO, 1-20 3237 2475

EMEF IVAN ENGLER JD. VITÓRIA AV. MARIA RANIERI, 4-30 3236 1884

EMEF NACILDA DE CAMPOS JD. TV R: JOAQUIM MARCIANO, 5-39 3239 3462

NER GEISEL R: ANTHERO DONNINI, 1-125 3203 3769

EMEF STA. MARIA V. CARDIA R: PRESIDENTE KENNEDY, 19-97 3227 7419

CEJA PETRÓPOLIS JD. PETRÓPOLIS R: CAPITÃO MARIO ROSSI 7-71 3222 5467

CEJA REDENTOR JD. REDENTOR R: OLAVO MOURA 2-36

CEJA MARY DOTTA JD. MARY DOTTA R: MARIA ELISA N. DE OLIVEIRA Q1

CEJA JD. GODOY JD. GODOY R: PROF° ARACY S. BARBIERI 2-50 3237 1567

CEJA VILA S. PAULO V. SÃO PAULO R: SEBASTIÃO F. DA COSTA Q1 3237 3203

CEJA BAURU XVI BAURU XVI R: FLORIPES SILVEIRA DE SOUZA 8-1 3218 9987

CEJA JD. EUGÊNIA JD. EUGÊNIA R: PARAGUAI 1-66 3276 4439

CEJA FORTUNATO FORTUNATO R: ALCINO PINHEIRO 1-45 3218 9390

CEJA PQ. DAS NAÇÕES PQ. NAÇÕES R: AUGUSTO BASTAZINE 3-71 32235312

EMEI AP. P. PEZZATTO VILA SOUTO R: BERNARDINO DE CAMPOS 16-16 3227 1604

EMEI ARACY BRAZOLOTTO VILA DUTRA R: JOSÉ NEVES SEVERIANO 4-60 3238 6336

EMEI CHAPEUZINHO VERM. VILA IPIRANGA R: TAMANDARÉ 29-74 3236 3299

EMEI FLORIPES SILVEIRA BAURU XVI R: JOÃO GUEDES 1-80 3238 7474

EMEI JATY QUEIROS GORRETA VILA DUTRA AL. CAMPO GRANDE 3-45

EMEI Mª ALICE S. PRUDENTE V. INDUSTRIAL R: DR. JOÃO DE GOES M. S. NETTO 5-39 3238 5667

EMEI MANOEL A. BRANDÃO V. FALCÃO R: BERNARDINO DE CAMPOS 6-68 3234 7607

EMEI VERA LUCIA C. SAVI NOVA ESPERANÇA R: SARGENTO MANOEL F. INOJOSA 3-50 3238 7225

EMEI CATARINA P. SILVA V. SÃO PAULO R: BENEDITO R. DE MATOS 3-65 3237 3240

EMEI DORIVAL T. GODOY JD. PAGANI R: LUIZ BONETTI 1-260 3277 4852

EMEI EDNA FAINA P.V.A. ALAMEDA HELIOTROPOS 7-35 3237 3358

EMEI JAIME BICHUSKY JD. GODOY R: JOAQUIM FELIPE DE MELO 2-33 3237 5162

EMEI Mª ELIZABETH C. PADUA VANUIRE R: MARIO COLONHESI 1-35 3237 3098

EMEI MAGDALENA P.S.MARTHA JD. CHAPADAO R: MARIA ELISA N. DE OLIVEIRA Q1 3237 5956

EMEI MARCIA A. BIGHETTI BEIJA FLÔR R: DR. ADAUTO DE CARVALHO 1-180 3277 1119

EMEI ORLANDO SILVEIRA SANTA LUZIA R: WALDEMIR NUNESMEDEIROS 4-100 3239 4830

EMEI VALÉRIA O. ASENJO P. DA ESPERANÇA R: JOAQUIM GONÇALVES SORIANO 6-25 3239 7532

EMEI ABIGAIL F. HORTA JD. PANORAMA R: PONCIANO F. DE MENEZES 7-78 3227 3065

EMEI ANTONIO G. AZEVEDO VILA IPIRANGA R: ANTONIO GASPARINE 1-31 3236 3471

EMEI FRANCISCO GABRIELI V.INDEPENDÊNCIA R: CUBA 7-80 3276 4844

EMEI ROBERVAL BARROS JD. OURO VERDE R: MARCEL PINTO DE OLIVEIRA Q7 3236 4111

EMEI STÉLIO M. LOUREIRO CENTRO RUA XV DE NOVEMBRO 3-51 3227 2864

EMEI CARLOS C. VIANA JD. VÂNIA MARIA R: MARIETA FRANÇA 8-76 3232 8211

EMEI CARLOS G.P. MELO JD. VÂNIA MARIA R: CARMO BARDALOTTI 3-30 3232 7093

EMEI JOÃO MARINGONI BELA VISTA R: PADRE NÓBREGA 17-42 3232 2129

EMEI JOSÉ GORI PQ. JARAGUA R: CARLOS PEREIRA BICUDO 4-130 3238 3499

EMEII LEILA B. AIDAR BELA VISTA R: AFONSO PENA 15-30 3232 2039

EMEI LIONS BELA VISTA R: SILVA JARDIM 11-80 3232 9606

EMEI MARIA CONCEIÇÃO ROSA BRANCA R: MARCIA ANDALÓ M. CARVALHO 1-71 3218 8234

EMEI MYRIAN AP. OLIVEIRA FORTUNATO R: CARLOS MACHADO BELAMINUT 2-27 3238 6775

EMEI GASPARZINHO JD. REDENTOR R: SANTA PAULA 2-50 3203 2174

EMEII GILDA S. IMPROTA JOSÉ REGINO R: ANTONIO BORTONE 7-40 3281 2486

EMEII ISAAC P. ROLDAN OTÁVIO RASI R: CARLOS GOMES DE CAMARGO 3-81 3231 2069

EMEI LEILA F.A. CASSAB JD. CRUZ. DO SUL AV. CRUZEIRO DO SUL 13-15 3203 1371

EMEI MARIA R. LIMA GEISEL R: ANTHERO DONNINI, 1-115 3231 2057

EMEII NIDOVAL REIS EDMUNDO COUBE R: LUIZ BORTOLIERO NETO 1-49 3203 7696

EMEI ROSANGELA V. CARVALHO JD. CAMÉLIAS R: ORLANDO RANIERI 7-38 3203 3978

EMEII GIZELI S. PINTO PQ. VIADUTO R: ROQUE URIAS BAPTISTA 4-52 3218 2127

EMEII LILIAN P. HADAD LEÃO XIII R: EVANGELINA M. DE OLIVEIRA 3-40 3238 5858

EMEII IARA C. VICENTE JD. CHAPADÃO R: ZORAIDERIBEIRO BUSO - Q3 3239 6597

EMEII IRENE F. CHERMONT VILA ANTARTICA ALAMEDA CRISANTEMOS Q5 3239 3989

EMEII AIDA T. BORRO V. ANTARTICA R: MAJOR FONSECA OSÓRIO 4-60 3232 7479

EMEII GARIBALDO JD. SANTANA PRAÇA DOS VIAJANTES 2-35 3226 3793

EMEII GLÓRIA CRISTINA LIMA CENTRO R: RODRIGO ROMEIRO 6-41 3227 9648

EMEII Mª HELENA P.AMANTINI JD. OURO VERDE R: TOMAZ BOSCO Q1 3236 2379

EMEII WILSON M. BONATO JD. AMÉRICA AV. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 16-29 3227 1788

EMEII ANTONIO DAIBEM JD. VANIA MARIA R: CARMO BARDALOTTI Q6 3218 1870

EMEII DALVA F.F. COSTA JD. PROGRESSO R: JOÃO BORGES 2-60 3212 4860

EMEII MARCIA ANDALÓ PQ. ROOSEVELT ALAMEDA DEMOSTENES 10-45 3232 9350

EMEII MÔNICA C. CARVALHO STA. EDWIRGES ALAMEDA URANO Q6 3238 3699

EMEII HUBERT RADEMARKERS GASPARINI RUA DOS ENFERMEIROS 1-45 3237 4937

EMEII Mª FÁTIMA FIGUEIREDO POUSADA 1 RUA SANTO GARCIA Q5 3237 1306

EMEII VENANCIO R.G.AZEVEDO VILA S. TEREZINHA HOSPITAL LAURO DE S. LIMA 3203 5373

EMEII MARCIA E.Z. FLORA CENTRO R: CAPITÃO JOÃO ANTONIO 4- 3223 8830

EMEII MADRE TEREZA CALCUTÁ BAURU 22 R: MARIA JOSÉ SILVEIRO D. SANTOS 2-35 3231 2730

EMEII LUZIA T.O. BRAGA VILA INDUSTRIAL AV. BANDEIRAS 12-50 3238 2112

COM. MISSÃO CRISTÃ RURAL ESTRADA BAURU/AREALVA 81156774

REGIONAL BELA VISTA BELA VISTA R: SANTOS DUMONT Nº 14-43 3212 7865

EMEII ETELVINA VILA GARCIA R:JULIO SIMÕES Nº 2-45 32398491

ETEC CENTRO R: VIRGILIO MALTA Nº 12-70 3234-4252

FATEC CENTRO R: MANOEL BENMTO CRUZ Nº 3-30 3223-2083